You are on page 1of 4

EDUCAO AMBIENTAL NAS SRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

PERETTI, Vanessa Aline1, DIAS, Aide Mara2 Palavras-Chave: educao ambiental cidadania geografia ensino fundamental

Introduo A educao ambiental na escola ou fora dela continuar a ser uma concepo radical de educao, no porque prefere ser a tendncia rebelde do pensamento educacional contemporneo, mas sim porque nossa poca e nossa herana histrica e ecolgica exigem alternativas radicais, justas e pacficas. Portanto, utilizando como referencial a Escola Estadual de Ensino Fundamental Jos Ferreira Ramos, localizada no municpio de Gaurama/RS, na qual representa a possibilidade de lidar com conexes entre diferentes dimenses humanas, propiciando, entrelaamentos e mltiplos saberes.
O problema da pesquisa se resume em saber qual a importncia de se trabalhar as questes ambientais em sala de aula e a sua contribuio na formao pessoal e social dos alunos.

Como objetivo central a presente pesquisa se prope a motivar e sensibilizar as pessoas para transformar as diversas formas de participao na defesa da qualidade de vida. Destacando a educao ambiental como uma funo transformadora na qual a co-responsabilizao dos indivduos torna-se um objetivo essencial para modificar um quadro de crescente degradao socioambiental. A educao ambiental como tantas outras reas de conhecimento pode assumir, assim, uma parte ativa de um processo intelectual, constantemente a servio da comunicao do entendimento e das soluo dos problemas (VIGOTSKY, 1991, p.43).

Especialista em Metodologia do Ensino de Geografia EADCOM e Mestranda em Geografia/Geocincias UFSM email:Vanessa.peretti@yahoo.com.br. 2 Orientadora, Professora- EADCOM e-mail: aide_mara@hotmail.com

Metodologia A primeira etapa para a execuo da proposta, foi o levantamento bibliogrfico , ressaltando os principais autores referentes ao tema em questo. A pesquisa de campo foi realizada atravs de um questionrio com questes referentes ao trabalho de educao ambiental em sala de aula para os professores, alunos de 1 a 4 srie do ensino fundamental e funcionrios da escola em estudo. Aps o levantamento dos dados, os mesmos foram ilustrados atravs de grficos e analisados.

Resultados e Discusses Cada conceito permite uma leitura diferenciada e complementar daquilo que conceituamos como e espao geogrfico. Muitas dimenses do planeta/mundo sob diferentes ticas e escalas, expressam o conhecimento adquirido e refletem as respostas de vrios campos disciplinares. Neste caso, estamos buscando expressar o olhar da Geografia. Ambiente um desses conceitos, ele nos permite avaliar, analisar uma dimenso do espao geogrfico. Trata-se de um conceito trabalhado em outros campos do conhecimento, desde a fsica (com a ideia de meio) biologia (com a ideia de meio ambiente). O conceito de ambiente, assim como o de natureza, so construes histricas que permitem conhecer e agir, da a necessidade de discusso conceitual e nova construo do saber (LEFF, 2001, p.162). O mais desafiador evitar cair na simplificao de que a educao ambiental poder superar uma relao pouco harmoniosa entre os indivduos e o meio ambiente mediante prticas localizadas e pontuais, muitas vezes distantes da realidade social de cada aluno. Cabe sempre enfatizar a historicidade da concepo de natureza, o que possibilita a construo de uma viso mais abrangente, como o caso das questes ambientais (CARVALHO, 2001, p. 59). A Geografia, desde sua origem como campo do conhecimento e, mesmo antes, desde a Antiguidade, sempre se preocupou em compreender o espao geogrfico, ou o espao morada do homem (e das mulheres) no planeta Terra. Constitui, portanto, uma cincia cujo conceito balizador de seus estudos o espao geogrfico. Entende-se por espao geogrfico a materializao das prticas humanas sobre a superfcie da terra (no sentido amplo). Trata-se de refletir sobre a produo do espao na sua relao complexa e contraditria entre as prticas humanas que

decorrem de seu modelo de produzir, de sua forma de se organizar socialmente e da construo de sua cultura. Pensando dessa forma, o espao geogrfico constitui uma totalidade impossvel de ser contemplada analiticamente (SUERTEGARAY 2000, p.96). A Geografia que se refaz a partir dos anos 90m tem como objetivo fazer o aluno compreender o mundo, na medida em que se compreenda nele e, na medida em que se compreendendo torna-se sujeito, no s do processo de conhecimento, como de transformao desse mesmo mundo. Construindo sua prtica como indivduo ou como grupo. A construo de ambincias, ou seja, processo de conhecimento de si e dos lugares construdos interativamente, na perspectiva de ao transformadora, uma noo de espao geogrfico, como um sistema composto por relaes sociais articuladas e relaes fsico-sociais, espao condicionador da existncia humana e que pode, este espao ser eleito como objeto catalisador de aes transformadoras exatamente por esse motivo por ser condicionador da existncia humana (REGO 2000, p. 102).

Concluses A natureza fornece recursos e sustenta o desenvolvimento da sociedade, sendo pouco a pouco associada a ideia de habitat. Essa associao ajuda a entender o ambiente nas suas interaes fsicas e sociais, constitudo por uma diversidade territorial de distintos indivduos, grupos sociais e culturais. Por isso, os estudos ambientais tornam-se importante para o desenvolvimento das relaes instauradas entre sociedade e natureza. Muitos problemas ambientais, existentes no local, so resultantes da deficincia de infraestrutura bsica nos assentamentos urbanos, como esgoto sanitrio, coleta de lixo e, sobretudo, a falta de controle e monitoramento ambiental por parte das comunidades envolvidas e rgos governamentais. Esses processos intensificam a eroso e aumentam as reas de deposio de sedimentos que atingem os leitos dos rios, gerando conflitos de uso do solo e deteriorando a qualidade das guas. O diagnstico desses conflitos servir de base para problematizar o conhecimento e desenvolver habilidades e capacidades para se operar com o espao geogrfico. O projeto de educao ambiental um instrumento que o professor pode utilizar para explicar e representar a construo de diferentes tipos de paisagens e territrios que compe a geografia do lugar. A educao ambiental visa auxiliar o aluno a agir no espao e a influir na sua construo. Efetivamente possibilita: atitude de participao ativa na construo e produo de moradia; co-

responsabilidade em gesto territorial; valorizao da vida no espao; respeito ao direito das pessoas pelo deslocamento espacial e tica ambiental. Como formao e exerccio de cidadania refere-se a uma nova forma de encarar a relao do homem com a natureza, baseada numa nova tica, que pressupe outros valores morais e uma forma diferente de ver o mundo e os homens.

Referncias CARVALHO, L. A inveno ecolgica. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2001. LEFF, H. Saber ambiental, Sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrpolis: vozes, 2001. PIRES, Cludia. Impactos ambientais decorrentes de ocupaes clandestinas e irregulares junto s nascentes da bacia hidrogrfica do Arroio do Salso. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2000. REGO, N. Geografia e educao: gerao de ambincias. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2000. SURTEGARAY, D. M. A. Ambiente e lugar no urbano. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2000. VIGOTSKY. A formao social da mente. So Paulo: Martins, 1991.

You might also like