You are on page 1of 26

O Anarquismo na geografia de lise Reclus

Rui Ribeiro de Campos,


da PUC-Campinas ruicampos@puc-campinas.edu.br

Resumo: O artigo se prope a fazer uma anlise da presena da ideologia anarquista em obras de lise Reclus publicadas em lngua portuguesa. Seus textos apresentam como ncleo central o desaparecimento de fronteiras, a solidariedade sem distino de sexo e a abolio dos privilgios, do poder, da religio e do Estado. Reclus era antideterminista, anticlerical, antidarwinista social e favorvel igualdade de gneros. Buscou explicar os problemas sociais por meio da Geografia, sem, contudo, compartiment-la, e foi colocado no ostracismo por sua viso anarquista. O estabelecimento da luta de classes foi tratado como uma necessidade de qualquer anlise geogrfica; como tambm o processo de busca de equilbrio e o papel fundamental da mudana dos indivduos. Realizou uma anlise geogrfica da dominao poltica e insistia na necessidade de libertao. Em sua perspectiva, cincia e poltica estavam indissoluvelmente ligadas. Palavras-chave: lise Reclus; anarquismo; geografia; liberdade.

APRESENTAO
Jean Jacques lise Reclus (1830-1905), cujo pai era pastor calvinista, foi enviado, aos 13 anos, a uma escola religiosa na Prssia para ser pastor. Teve problemas com os educadores, voltou casa paterna e tentou fazer um curso de teologia protestante, do qual foi expulso por suas ideias republicanas. Aos 19 anos, retornou Prssia para ser professor-repetidor e, em 1851, mudouse para Berlim para cursar a universidade, sendo aluno do curso de Geografia ministrado por Carl Ritter. Nesse mesmo ano, em carta me, escreveu sobre sua deciso de no ser mais pastor; entre outras coisas, afirmou:
[...] tempos viro em que cada homem ser seu prprio rei e seu prprio pastor, [...] entre os homens no haver nada alm de influncias recprocas, vnculos de amor; cada um falar ao seu irmo das idias que agitam sua mente, dos sentimentos que cruzam seu corao... no haver quem governe ou conduza seus semelhantes [...] mas como alcanar esse futuro se no o

O Anarquismo na geografia de lise Reclus

CAMPOS, R.R.

realizamos em ns mesmos, se descontentes recusamos todo rei ou pastor, no protestamos contra toda idia interior que tenda a converter-nos a ns prprios naquilo que condenamos? (RECLUS, 2002, p. 11)

Durante esse perodo j se consolidara o ncleo central de suas ideias, com destaque para o desaparecimento de fronteiras, a solidariedade sem distino de lnguas ou raas e a abolio dos privilgios. De um de seus escritos juvenis era uma frase que aparecia em cabealhos de diversos jornais anarquistas:
[...] o nosso fim chegar quele estado de perfeio ideal no qual as naes no tero mais necessidade de estar sob a tutela de um governo ou de outra nao; e a ausncia de governo a ANARQUIA, A MAIS ELEVADA EXPRESSO DA ORDEM. Aqueles que no pensam que a terra deva um dia livrar-se de toda tutela no crem no progresso, so reacionrios. (RECLUS, 2002, p. 12)

Em 1851, quando Lus Napoleo deu um golpe e se transformou em Napoleo III, Reclus voltou cidade de Orthez (onde seu pai morava) para impedir a adeso da guarnio local ao imperador. Consumado o golpe, fugiu para a Inglaterra e, temendo ser preso, mudou-se para a Irlanda; mas o pas, devido explotao inglesa, estava em crise. Como milhares de irlandeses, emigrou, em 1852, para os EUA, onde se empregou como estivador em New York, depois em uma fbrica de conservas e mais tarde como preceptor de trs filhas de um grande fazendeiro escravista em New Orleans (Louisiana). Foi durante sua permanncia nos Estados Unidos que ele rompeu definitivamente com a religio. O abolicionista ficou indignado em relao aos compromissos da igreja com os grandes fazendeiros escravocratas e tornou-se ateu.
[...] ele j havia decidido no ser pastor; recusando servir de guia de rebanho, mas ainda permaneceu crente. Quando esteve na Inglaterra, o espetculo da hipocrisia do clero presbiteriano havia contribudo para desenvolver seus sentimentos anti-clericais. Mas foi na Amrica que ele alcanou o atesmo. (GIBLIN, 1998, apud HAESBAERT, 2006, p. 115)

Em 1855 mudou-se para Nova Granada (atual Colmbia); ali, impressionado com a grande extenso de reas desocupadas, tentou desenvolver um processo de colonizao com imigrantes europeus, mas nada conseguiu. Com a anistia (1856), em 1857 retornou Frana; e iniciou efetivamente, nessa poca, seu trabalho como gegrafo, passando a viver de seus escritos. Em 1862 ingressou na Sociedade Geogrfica de Paris e, at 1871, viveu nesta

lise, Rev. Geo. UEG - Goinia, v.1, n.1, p.1-26, jan./jun. 2012

Artigo

cidade como tradutor (dominava bem as lnguas francesa, inglesa, alem e russa), escritor de guias tursticos e de artigos para revistas, sem deixar de participar ativamente da vida poltica. Era amigo, desde 1865, de Mikhail Bakunin e foi candidato (derrotado) Assemblia Nacional, defendendo o fim do imprio e a restaurao da Repblica. Participou do coletivismo bakunista que pregava que o caos era criativo: [...] o impulso destrutivo tambm um impulso criador. Bakunin Combateu em barricadas e exaltou o carter sanguinrio da insurreio camponesa; ... mas a crueldade seria sempre um mal [...] e um grande desastre. (COSTA, 1985, p. 15). Mas a revoluo social no poderia fiar-se nos meios pacficos. (Ibidem, p. 45). Bakunin fundou organizaes secretas como a Fraternidade Universal (de rgida hierarquia e frrea disciplina interna) para combater qualquer tipo de autoridade, Estado e religio. Tambm pregava a abolio total das classes sociais, a igualdade socioeconmica e poltica entre os dois sexos. O primeiro passo nesse sentido seria a abolio do direito de herana. Estimulou a violncia atravs da propaganda pela ao (la propagande par le fait). O Estado deveria ser [...] substitudo por uma federao livre de associaes que desfrutariam de liberdade de separao e garantiriam uma total liberdade pessoal. (Ibidem, p. 23). lise Reclus j participava, desde 1858, de Liga da Paz e da Liberdade, de Bakunin. Na I Internacional ficou contra Marx e Engels, contra os comunistas autoritrios ou alemes. Karl Marx, em uma carta (1876), escreveu: O que pensam os socialistas de lngua francesa me desagrada profundamente. Eles so representados, bem entendido, pela triste figura dos irmos Reclus, co-fundadores da Aliana e profundamente desconhecidos por suas obras socialistas. (cit. por ANDRADE, in: RECLUS, 1985, p. 16). Engels, tambm em uma carta (1877), escreveu: lise um copiador ordinrio e nada mais, sem a menor importncia poltica (Ibidem). Com o incio da guerra franco-prussiana, lise Reclus alistou-se como soldado. Com a derrota de Napoleo III, instalou-se um governo capitulacionista em Versalhes, fato que provocou a organizao da Comuna de Paris (1871), para lutar contra a Alemanha e o governo republicano reacionrio. Reclus aderiu Comuna, escreveu um manifesto em jornal criado por ele (Le Cri du Peuple), foi preso em uma fortaleza em Brest, julgado por um conselho militar de guerra que o condenou ao degredo perptuo na Nova Calednia (Melansia).

O Anarquismo na geografia de lise Reclus

CAMPOS, R.R.

Um movimento internacional de escritores e de Sociedades de Geografia a seu favor conseguiu a permuta da pena de degredo para a de exlio por dez anos. Exilado em 1872 na Sua, assinou um contrato para escrever a Nouvelle Gographie Universelle, contrato que o proibia de abordar temas religiosos, polticos e sociais, pois o editor afirmou desejar o trabalho de um gegrafo e no de um anarquista. Segundo Creagh, Reclus era um fervoroso adepto da mestiagem, e via [...] nisso um meio de progredir moralmente no curso inevitvel rumo complexidade, porque os casamentos mistos reduzem as tenses tnicas e nacionais e enriquecem as respectivas culturas. (in: RECLUS, 2010c, p. 20) Criticava Darwin, mas sua maior dificuldade com este bilogo derivava da luta pela sobrevivncia, da eliminao do menos apto, da lei do mais forte. Mesma razo para refutar o darwinismo social, que via como algo produzido pelos dominadores para justificar a opresso e a explorao. Suas posies eram contrrias s de Malthus. Em La Terre (1869) escreveu:
Pode-se avaliar em 12 milhes de quilmetros quadrados, cerca da dcima parte da superfcie dos continentes, o conjunto dos espaos cultivados pelas mos do homem [...]. verdade que a maior parte desta vasta extenso mais explorada por uma espcie de pilhagem do que seriamente cultivada. A populao da Terra, avaliada hoje em um bilho e 400 milhes de habitantes, poderia facilmente dobrar sem que o solo lhe faltasse, desde que fosse cultivado com inteligncia. (RECLUS, 1985, p. 45/46)

Para ele, as condies naturais poderiam ser (relativamente) determinantes quanto menos avanada fosse a organizao social. A influncia das condies naturais variava de lugar para lugar e de poca em poca. Portanto, era essencialmente antideterminista. Era ainda anticlerical, sempre procurando criticar as aes das instituies religiosas, do presente e do passado. Como grande parte dos anarquistas, suas posies eram favorveis igualdade de gneros. Em O Homem e a Terra, escrevendo sobre a lngua, disse que, em todas, ela foi chamada e com direito de materna:
[...] as mes sempre foram as pacientes educadoras da infncia. O pai permanece calado, mas a me repete os sons, ela se faz de papagaio para encorajar a criana a imit-la. A mulher fornece o primeiro vocabulrio, o primeiro caderno de canes, o primeiro elenco de contos; ela que conserva e permite desenvolver todas as conquistas da humanidade. E, alm disso, tudo o que existe de verdadeiramente indispensvel para se conduzir na vida nos foi

lise, Rev. Geo. UEG - Goinia, v.1, n.1, p.1-26, jan./jun. 2012

Artigo

ensinado pelas mulheres: o sorriso, os gestos elegantes, a polidez, a arte de agradar. (RECLUS, 1985, p. 74)

Em suas obras, fez boas anlises sobre capitalismo, colonialismo, mudanas sociais, urbanizao, alm de ver o mundo em sua totalidade e em suas dinmicas. Nessas anlises dos fenmenos, ele combinava numerosos fatores para apreender o mundo em toda a sua complexidade. O mundo no seria uma justaposio de elementos, mas um todo sustentado por interaes constantes. Em 1893 visitou o Brasil a fim de pesquisar material para o 19 volume da Nova Geografia Universal. Nessa visita, esteve em diversas regies, como no Rio de Janeiro, onde visitou algumas instituies cientficas e culturais. Parece que tomou conhecimento da experincia da primeira colnia anarquista no Brasil (no Paran): a Colnia Ceclia1 (de 1890 a 1895), pois escreveu: [...] notavelmente uma colnia de comunistas, quase todos italianos, que se fundou em La Ceclia, perto de Palmeira [...] (RECLUS, p. 346, apud CARDOSO, 2006, p. 11). Em 1894 participou do grupo que fundou a Nova Universidade Livre de Bruxelas e comeou (aos 64 anos) a ministrar alguns cursos como professor universitrio. Em sua aula inaugural em Bruxelas, intitulada Geografia Comparada no Espao e no Tempo (1894), iniciou com a afirmao de que a verdade que nos tornar livres! e de que seria melhor se fosse uma entrevista, conversaes entre iguais. Esperava, assim, que os ouvintes fossem abster-se de crer em sua palavra: Exporei fatos, mas vos rogando para verificar minhas palavras. (RECLUS, 2010a, p. 76) Iniciou com crticas s cincias que desenvolviam seus estudos isoladamente das outras e, aps um levantamento sobre os parasos, os locais sagrados onde no haveria mais fome, sede, fadiga, servido ou morte, afirmou que estava em uma era na qual os homens no possuam mais f para descobrir parasos em algum local, mas conservavam ainda o direito da busca da felicidade. E terminou dizendo:
Enquanto cristos esperam ainda um milagre para que a terra divinize-se, sob o governo direto de um Rei da Glria, outros homens de ideal pensam em humanizar a grande ptria, unir-se com ela de um modo mais ntimo, fazer dela uma residncia de felicidade para todos aqueles que nela se encontram. (RECLUS, 2010a, p. 96)
1. Sobre esta colnia, ver: SCHMIDT, Afonso. Colnia Ceclia: romance de uma experincia anarquista. 3. ed. So Paulo: Brasiliense, 1980 (1. ed.: 1942).

O Anarquismo na geografia de lise Reclus

CAMPOS, R.R.

Entretanto, na Universidade Livre de Bruxelas, ele no deu muitas aulas em razo da vaga de atentados anarquistas da dcada de 1880.

O LIVRO ANARQUISTA DE RECLUS


No prefcio de A Conquista do Po (de Kropotkin), Reclus afirmou: [...] enquanto na terra houver pobres, um gracejo de mau gosto, uma ironia cruel dar o nome de sociedade a este conjunto de seres humanos que se odeiam e se despedaam como feras encerradas numa arena. (RECLUS, in: KROPOTKINE, 1975, p.12) E escreveu ainda:
Mas, a reivindicao de todos os bens usurpados comunidade, isto , a expropriao, s o comunismo anrquico a pode realizar. E para isso teremos que destruir o governo, rasgar as leis, repudiar a sua moral, desobedecer autoridade e seguir os estmulos da nossa prpria iniciativa, agregando-nos segundo as afinidades, os nossos interesses, o nosso ideal e a natureza dos trabalhos a realizar. (RECLUS, in: KROPOTKINE, 1975, p. 13)

No mesmo texto disse:


Bem sabem eles que a lei inqua e mentirosa, que os magistrados so defensores dos fortes e tiranos dos fracos, que a conduta regular da vida e a probidade do trabalho nem sempre so recompensadas pela certeza de ter um bocado de po garantido, e que a imprudncia cnica do agiota e a crueldade insensvel do penhorista so melhores armas e de resultados mais eficazes para a conquista do po do que todas as virtudes e a honestidade de carcter. (RECLUS, in: KROPOTKINE, 1975, p. 15)

Reclus afirmou em um manifesto escrito em 1889:


Ns somos revolucionrios porque queremos a justia e porque, por toda a parte, vemos a injustia reinar ao nosso redor. em sentido oposto ao trabalho que so distribudos os produtos do trabalho. O ocioso tem todos os direitos, mesmo aquele de causar a fome em seu semelhante, enquanto o trabalhador nem sempre tem o direito de morrer de fome em silncio: ele encarcerado quando condenado por fazer greve. As pessoas que se chamam padres tentam fazer crer em milagre, para que as inteligncias sejam escravizadas; pessoas chamadas reis se dizem descendentes de um senhor universal para serem governantes de tudo a sua volta; pessoas armadas por estes ferem, golpeiam com sabres e fuzilam como lhes aprouver; pessoas em togas pretas, que se dizem a justia por excelncia, condenam o pobre, absolvem o rico, vendem frequentemente as condenaes e as absolvies; mercadores

lise, Rev. Geo. UEG - Goinia, v.1, n.1, p.1-26, jan./jun. 2012

Artigo

distribuem veneno no lugar de alimento, matam no varejo ao invs de matar por atacado e tornam-se assim capitalistas honrados. (RECLUS, 2011, p. 107)

Em sua obra A evoluo, a revoluo e o ideal anarquista (1898) 2, seu livro de teoria poltica, denunciou preconceitos, hipocrisias,
Assim, quando vemos uma mulher pura de sentimentos, nobre de carter, intacta de todo escndalo diante da opinio pblica, caminhar em direo prostituta e dizer-lhe: Tu s minha irm; venho aliar-me a ti para lutar contra o policial que te insulta e pe a mo sobre teu corpo, contra o mdico da polcia que manda os beleguins te prenderem e te viola em sua visita mdica, contra toda a sociedade que te despreza e te humilha, nenhum de ns atm-se a consideraes gerais para regatear seu respeito valente evolucionista em luta contra a impudncia do mundo oficial. (RECLUS, 2002, p. 24-25)

Na mesma obra analisou grandes perodos e fatos histricos, do passado at o presente, demonstrou que defensores da Reforma Protestante agiram do mesmo modo que os catlicos e que
em nome da liberdade, da igualdade e da fraternidade, que se cometem, doravante, todas as maldades. Era para emancipar o mundo que Napoleo fazia seguir atrs dele um milho de degoladores; para fazer a felicidade de suas caras ptrias respectivas que os capitalistas constituem as vastas propriedades, constroem as grandes fbricas, estabelecem os poderosos monoplios que restabelecem, sob uma nova forma, a escravido de outrora. (RECLUS, 2002, p. 36)

E insistiu na necessidade de o verdadeiro revolucionrio estudar e conhecer os fatos: No aceitamos verdade promulgada: fazemo-la nossa, antes de mais nada, pelo estudo e pela discusso, e aprendemos a rejeitar o erro, tivesse ele mil selos de garantia e certificados. (Ibidem, p. 52) Segundo ele, a histria mostrava que toda obedincia era abdicao e que toda servido era morte antecipada; mas tambm que sculos de descobertas foram sempre aqueles em que os poderes religiosos e polticos se encontravam enfraquecidos por competies e que em sua poca a caracterstica bsica era a onipotncia do dinheiro. Fez crticas ao domnio do capital:
Sim, se o capital, sustentado por toda a liga dos privilegiados, conserva imutavelmente a fora, seremos todos escravos de suas mquinas,
2. Nunca nenhum progresso, quer seja parcial ou geral, realizou-se por simples evoluo pacfica; sempre se fez pela revoluo brusca. Se o trabalho de preparao se opera com lentido nos espritos, a realizao das idias tem acontecido abruptamente: a evoluo se faz no crebro, e so os braos que fazem a revoluo. (RECLUS, 2011, p. 107/108)

O Anarquismo na geografia de lise Reclus

CAMPOS, R.R.

simples cartilagens unindo os dentes de ferro s rvores de bronze ou de ao; se s poupanas reunidas nos cofres dos banqueiros acrescentamse incessantemente novos despojos, administrados por associados responsveis somente diante de seus livros contbeis, ento, seria em vo que apelareis piedade, pois ningum ouviria vossas lamentaes. O tigre pode desviar-se de sua vtima, mas os livros de banco pronunciam sentenas sem apelao; os homens, os povos so esmagados sob esses pesados arquivos, cujas pginas silenciosas contam, em nmeros, a impiedosa obra. (RECLUS, 2002, p. 80)

Exps o ideal anarquista como evolucionista e revolucionrio, criticou a instituio justia, o exrcito, as palavras como ordem, patriotismo ou paz social e os partidos que conquistavam ou desejavam o poder, pois os revoltados de ontem se tornariam os conservadores do dia seguinte. No poupou nem os socialistas: Certamente, os socialistas, tornados os senhores, procedero e procedem da mesma maneira que seus antecessores republicanos: [...]. (Ibidem, p. 84) Condenou a educao realizada nas escolas por religiosos, por serem os mesmos inimigos da cincia e ocultadores de fatos. Afirmou que era fora da escola que mais se instrua, mas valorizou a escola com diferentes concepes de educao:
certo, o ideal dos anarquistas no suprimir a escola, ao contrrio, faz-la crescer, fazer da prpria sociedade um imenso organismo de ensinamento mtuo, onde todos seriam simultaneamente alunos e professores, onde cada criana, depois de ter recebido noes de tudo nos primeiros estudos, aprenderia a desenvolver-se integralmente, segundo suas foras intelectuais, na existncia por ela livremente escolhida. (RECLUS, 2002, p. 108)

Afirmou ainda que, Sem dvida, aqueles que dispem de riqueza tm mais facilidade do que outros para estudar e instruir-se, mas possuem tambm mais facilidade para perverter-se e corromper-se. (Ibidem, p. 47). Mas a libertao cabe a cada um, principalmente aos que se sentem oprimidos e que so solidrios. Para combater preciso saber. Por isso que a primeira condio para a obteno de triunfo livrar-se da ignorncia. Disse que [...] preciso reivindicar para todos os homens no somente o alimento mas tambm a alegria, [...]. (Ibid., p. 67) Pregava o fim de qualquer tipo de dogma, de interveno sobrenatural, de chefia, de obedincia e o direito de todos de exprimirem seus pensamentos sobre todas as coisas, tendo como nica reserva o respeito pelo outro.

lise, Rev. Geo. UEG - Goinia, v.1, n.1, p.1-26, jan./jun. 2012

Artigo

[...] no choque das idias a nica coisa que deve nos preocupar, visto que a prpria vida depende dela todo abandono de princpios resulta forosamente na derrota. [...] a seiva que faz a rvore e que lhe d suas folhas e flores; o sangue que faz o homem; so as idias que fazem a sociedade. (RECLUS, 2002, p. 89 e 93)

No prefcio de A Conquista do Po, escreveu:


Quando no houver nem pobre nem rico, quando o famlico no olhar com inveja o repleto, a amizade desinteressada tornar melhores as relaes dos homens e a religio da solidariedade, hoje asfixiada, substituir-se- a esta religio vaga e fictcia que cria alucinadamente quimricas personagens na vacuidade impondervel do cu. (RECLUS, in: KROPOTKINE, 1975, p. 16)

Ele conferia ao anarquismo um contedo positivo, principalmente ao anarquismo coletivista fundado no apoio mtuo. Evitava propor dogmas e sempre enxergou as possibilidades de retrocesso.

A VISO CRATA NA OBRA A TERRA


A viso poltica de Reclus sempre esteve inscrita em suas obras. Em La Terre (1869, dois volumes), um tratado a respeito do que rotulam de geografia fsica, procurava analisar dinamicamente as relaes entre o homem e a natureza, admitindo a primazia do primeiro. Ao mesmo tempo em que abordava os fenmenos fsicos, procurava salientar a ao do homem como um modificador da natureza, como aquele que pode dominar e transformar a natureza. Refutava o determinismo fisiogrfico e, quando procurava demonstrar o domnio do homem sobre a natureza, colocava as condies naturais como o meio esttico e as sociais como o meio dinmico. Nessa obra afirmou que a fora do homem se media pelo seu poder de acomodao ao meio. Na medida em que se desenvolveram em inteligncia e liberdade, os homens souberam reagir e se transformaram em agentes geolgicos, modificando diversas esferas da natureza, dando superfcie terrestre maior diversidade de aspectos. Antes de se apropriar do solo pela cincia, o homem o fez pela cultura. Ronald Creagh, em artigo no livro Do Sentimento da Natureza nas Sociedades Modernas (RECLUS, 2010c), destacou que em sua obra O leitor convidado a descobrir sua solidariedade com o meio, a importncia do apoio mtuo, a riqueza da mestiagem social, em resumo, convidado a

10

O Anarquismo na geografia de lise Reclus

CAMPOS, R.R.

um percurso coletivo suscetvel de conduzir a humanidade a uma perfeio complexa nunca alcanada. (in: RECLUS, 2010c, p. 10/11) No mesmo livro Reclus escreveu que
Ningum duvida de que se nos colgios as crianas no tivessem de sofrer essa rude disciplina que tem quase sempre por resultado o enfraquecimento de toda individualidade, e se o estado militar no viesse em seguida, com sua disciplina ainda mais terrvel, tomar por centenas de milhares e reduzir obedincia passiva os jovens mais fortes e mais aventureiros, as populaes francesas desempenhariam na histria das viagens e das descobertas o grande papel ao qual os destinava a admirvel posio de seu domnio, [...]. (RECLUS, 2010c, p. 69)

E tambm dissertou sobre o problema de escravos no poderem compreender a beleza da terra sobre a qual ocorria sua vida miservel. Lamentava o fato de a ignorncia, a misria, o medo, o amor pelo lucro terem obscurecidos os espritos e ocultado, em parte, a beleza da Terra.
Do mesmo modo, a maioria dos conquistadores espanhis e portugueses, esses homens to grandes por sua audcia, to atrozes por sua crueldade, parece no ter visto essa admirvel natureza do Novo Mundo, em meio qual eles encontravam-se inebriados como por magia. [...]; seus vidos olhos s buscavam as veias de ouro nas profundezas das rochas e do solo. (RECLUS, 2010c, p. 67)

As paisagens eram recortadas e vendidas aos mais abonados; quase tudo de bonito podia se transformar em propriedade particular; Empreendedores apossam-se das cataratas, cercam-nas de tapumes para impedir os viajantes no-pagantes de contemplar o tumulto das guas, [...]. (RECLUS, 2010c, p. 86) A natureza era profanada pelos especuladores justamente por causa de sua beleza. A obra humana poderia embelezar ou degradar a natureza. Entre as causas que j fizeram desaparecer civilizaes,
[...] deve-se contar em primeira linha a brutal violncia com a qual a maioria das naes tratam a terra nutriz. Abatiam as florestas, faziam secar as fontes e transbordar os rios, deterioravam os climas, cercavam as cidades de zonas pantanosas e pestilentas, depois, quando a natureza, por eles profanada, tornara-se-lhes hostil, eles a odiavam, [...]. (RECLUS, 2010c, p. 91)

Para ele, era [...] preciso que o estudo direto da natureza e a contemplao de seus fenmenos tornem-se para todo homem completo

lise, Rev. Geo. UEG - Goinia, v.1, n.1, p.1-26, jan./jun. 2012

Artigo

11

um dos elementos primordiais da educao; [...]. (Ibidem, p. 92) Portanto, o sentimento pela natureza, assim como pelas artes, se desenvolvia por intermdio da educao. Agindo de modo muito impaciente para desfrutar, demasiado indiferente ao destino das prximas geraes, o homem no conservava a beleza da Terra. E com uma viso antecipada de equilbrio ecolgico afirmou: Libertas, graas interveno insensata do homem, dos pssaros que lhes faziam guerra, as tribos dos insetos, formigas, cupins, gafanhotos crescem em nmero de maneira a tornar-se, eles tambm, verdadeiros agentes geogrficos. (RECLUS, 2010a, p. 63) No era contra qualquer interveno humana na natureza; pelo contrrio, elogiava as mudanas feitas de modo adequado. Se a interveno era em benefcio da maioria, chegou a afirmar que se tratava [...] de conservar, aumentar, inclusive, a beleza exterior da natureza, devolver-lha quando uma explorao brutal j a fez desaparecer. (Ibidem, p. 70) Entretanto, os que estavam naquela poca na vanguarda, se preocupavam muito pouco com o embelezamento, pois eram muito mais industriais que artistas, preferindo a fora beleza. Nessa obra ressaltava a importncia do apoio mtuo e convidava o leitor a um percurso coletivo que seria capaz de conduzir a todos a uma perfeio.

A NOVA GEOGRAFIA UNIVERSAL


Na obra Nouvelle gographie universelle (1875 a 1892, 19 volumes, 17.873 pginas), escrita sob a vigilncia poltica do editor, Reclus dividiu a Terra em grupos de Estados, descrevendo, com detalhes, os aspectos fsicos e os sociais, como a utilizao do espao geogrfico, as relaes de classe existentes, a rede urbana, e outros. No estudo de reas prximas, como a Frana, evitava anlises polticas mais profundas, o que no ocorria quando analisava reas distantes, como a China ou a ndia. Nestas reas analisava as relaes com o colonizador, as formas de dominao, chamando a ateno para fatos tais como os problemas da formao de classes sociais e a existncia, no mundo colonial, de um grupo minoritrio dominante de origem local e aliado ao dominador, que era quem se beneficiava da dominao. No volume oito analisou a ndia, uma colnia de explotao inglesa. Discorreu sobre a estrutura de poder, como poucos dominavam tantos; como poucos ingleses desorganizaram a economia local, obtendo matrias-primas a baixos preos e um grande mercado para seus excedentes maquinofaturados,

12

O Anarquismo na geografia de lise Reclus

CAMPOS, R.R.

e dominaram uma populao numerosa. Vrios distritos de cem mil habitantes so governados por um nico ingls, contra cuja vontade no h apelao e que no tem outro juiz alm de sua conscincia para aplicar leis de uma terrvel severidade. (RECLUS, 1985, p. 121) Analisava a funo das estradas de ferro construdas em territrio indiano, pelas quais as poucas tropas britnicas podiam [...] ser rapidamente concentradas e dirigidas para os pontos perigosos: mais do que compensaram a massa, pela velocidade dos movimentos. (Ibid., p. 124) Recrutavam pessoas de grupos nativos, mas as deixavam em separado e com fraca artilharia. Dessa forma, os regimentos nativos
[...] no mantm entre si nenhum lao de nacionalidade, de lngua, de patriotismo, e as castas que os compem so agrupadas de forma a se equilibrarem e a se neutralizarem em caso de dissenes [sic] intestinas. [...] Todos os oficiais hindus ou maometanos comeam por servir nos regimentos ingleses a fim de a serem disciplinados e levarem aos seus compatriotas os costumes do exrcito britnico. (RECLUS, 1985, p. 124)

Alm disso, uma rea dividida em mais de 150 Estados, com prncipes vassalos com algum exrcito, o governo britnico limitou o nmero de soldados mantidos por estes prncipes, no lhes deixava chegar armas mais eficazes e dava aos descendentes destes senhores uma educao poltica de conformidade com os interesses da Inglaterra. Relatou a antipatia existente entre os indianos e os colonizadores, os monoplios exercidos pela GrBretanha e, em tom irnico, disse que a Inglaterra tinha se dado por misso [...] civilizar os indianos e elev-los, gradativamente, dignidade de homens livres; mas, enquanto espera que essa obra se concretize, a rica Gr Bretanha vive s expensas do pobre Industo: [...]. (Ibid., p. 126) Os indianos, segundo ele, estavam muito divididos em castas inconciliveis para que se pudesse despertar idia de ptria e reivindicar sua independncia comum. No captulo que se referia ao Brasil criticou as tcnicas do censo de 18903, o carter primitivo dos processos agrcolas aqui existentes e o desgaste dos solos por eles provocado, a concesso da explorao da malha ferroviria a empresas estrangeiras e a inadequada diviso poltico-administrativa do pas. Analisou a importncia da cultura do caf e o perigo, devido a oscilaes
3. Afirmava que o censo de 1890, desprezado em alguns estados, [...] compreendia um longo questionrio onde havia colunas relativas aos defeitos fsicos e aos haveres; por isso, altos personagens, at legisladores, deram o exemplo de negar a resposta. Em toda parte os nmeros indicados pelos recenseadores foram inferiores realidade. (RECLUS, 1985, p. 167-168).

lise, Rev. Geo. UEG - Goinia, v.1, n.1, p.1-26, jan./jun. 2012

Artigo

13

internacionais de preos, da dependncia de uma nica cultura de exportao; falou da existncia de grandes propriedades rurais improdutivas, causadoras do empobrecimento da maioria da populao da zona rural e discutiu a necessidade de o governo incentivar as pequenas lavouras. Escreveu que
O pessoal empregado nos trabalhos agrcolas e industriais da fazenda compreende centenas de famlias, que vivem em casinhas cujo aspecto mesquinho recorda os maus dias de escravido. De ordinrio sem jardins, os casebres pouco asseados alinham-se em uma ou duas filas, formando quadrado; como a soldados em revista, e dum lancear de olhos o feitor pode tudo fiscalizar. (RECLUS, 1985, p. 176).

Lembrou que o Brasil foi o ltimo pas do hemisfrio ocidental a abolir a escravido. Para ele, a Constituio brasileira havia quase que servilmente imitado a dos Estados Unidos e era inadequada s tradies, aos costumes, herana da colonizao portuguesa. E deduziu que assim que os poderes reais dados ao do presidente dos Estados Unidos e por imitao ao do Brasil, levaram logo o governo a prtica da ditadura. Desde seu comeo alis, o poder nascido da revoluo foi uma autocracia militar.(RECLUS, apud CARDOSO, 2006, p. 12) Analisou o processo da proclamao da Repblica, mostrando que foi apenas uma mudana formal, pois as estruturas anteriores foram mantidas. Em um captulo chamado Relaes da China com o Exterior falou sobre a importncia da propagao da lngua inglesa na preponderncia regional, assim como anteriormente haviam dito sobre a francesa em outras reas, das emigraes chinesas e de suas caractersticas (ou da explotao sofrida pelos mesmos) e da diferena que existia entre a emigrao chinesa e a europeia: aquela era composta quase exclusivamente por homens.
Dessa partida de tantos jovens e to poucas moas resultou um fato doloroso, calamidade das provncias litorneas do sul, [...], o principal reduto da emigrao chinesa: a prtica do infanticdio se tornou frequente infanticdio de meninas, bem entendido. Inmeros pais, que s viam futuro para as filhas no casamento e no h outra opo na China preferiam mat-las a v-las ficarem solteiras. (RECLUS, 1985, p. 136)

Tambm analisou a penetrao das relaes capitalistas nos povos primitivos, nos quais o sistema de autossubsistncia estava sendo substitudo pelo de trocas. E, apesar de ter se empolgado com o progresso, j notava que o mesmo trazia grandes benefcios aos setores dominantes e inmeras

14

O Anarquismo na geografia de lise Reclus

CAMPOS, R.R.

desvantagens para os pobres e para os pases colonizados. Percebeu tambm que a misria crescia na mesma proporo das cidades industriais e nestas, as condies de vida dos ex-camponeses eram miserveis. Nessa obra no realizou somente uma enumerao dos aspectos fsicos e sim de um conjunto de informaes e anlises sobre a situao econmica, social e poltica; ou seja, uma anlise geogrfica. Analisou a penetrao das relaes capitalistas nos povos e notou que o progresso trazia benefcios aos setores dominantes e desvantagens para os pobres e os pases colonizados.

O HOMEM E A TERRA (1905)


Sua principal obra foi Lhomme et la Terre, publicada na Frana em 1905 (6 volumes, 3.589 pginas), onde j no ttulo invertia a postura tradicional e que permanecer por muito tempo: a terra e o homem. Escrita sem censura4, procurou, segundo o prprio autor, dar [...] uma viso vertical da ao do homem na superfcie da Terra, cobrindo duas categorias: espao e tempo. (RECLUS, 1985, p. 19). Afirmando que a geografia a Histria do espao, enquanto a histria a Geografia do tempo, se props a realizar uma geografia social e procurou analisar o processo histrico da humanidade, a distribuio da populao, as formas de Estado e de governo, os problemas relativos ao trabalho, colonizao, cultura, educao e outros. Nesta obra estabeleceu claramente seus trs conceitos fundamentais do desenvolvimento da sociedade humana e que devem estar presentes na anlise geogrfica. Propunha uma geografia da sociedade, mostrava que nenhum fator agia isoladamente, mas sim de forma complexa. Estabelecia correlaes entre o espao produzido e o processo atravs do qual havia sido produzido, procurando demonstrar a dinmica das relaes entre a sociedade e a natureza e a necessidade do constante reformular para o entendimento e o domnio do espao. No aceitava uma lei geral para toda a humanidade, na sua mudana do estado tribal ao Estado, pois cada povo possua seus prprios caminhos. Para ele, diversas pocas coexistiam, pois o presente trazia consigo os vestgios, as marcas, as cicatrizes do passado. Fazia a distino entre a colnia de povoamento e a de explotao; chamava de colnia de povoamento aquelas resultantes da migrao de famlias europeias para reas pouco
4. A Editora Hachette negou-se a publicar essa obra sob o pretexto de que as concluses eram anarquistas; conseguiu public-la na Inglaterra (1904) e s no ano seguinte na Frana.

lise, Rev. Geo. UEG - Goinia, v.1, n.1, p.1-26, jan./jun. 2012

Artigo

15

povoadas com a pretenso de se estabelecer de modo definitivo. Em uma poca em que no era comum aos gegrafos se preocuparem com as cidades, ele o fez, discutindo suas funes e alertando para os problemas. No prefcio (O Homem a natureza adquirindo conscincia de si prpria) estabeleceu as leis fundamentais de sua anlise. Na primeira categoria de acontecimentos, afirma que,
[...] pelo desenvolvimento desigual nos indivduos e nas sociedades, todas as coletividades humanas, exceo das tribos permanecidas no naturismo primitivo, desdobram-se, por assim dizer, em classes ou castas, no apenas diferentes, mas opostas em interesses e tendncias, inclusive francamente inimigas em todos os perodos de crise. [...] O segundo fato coletivo [...] o equilbrio rompido de indivduo a indivduo, de classe a classe, balanceia-se constantemente em torno de seu eixo de repouso: a violao da justia reclama sempre vingana. Da as incessantes oscilaes. Aqueles que comandam buscam permanecer os senhores, enquanto os subjugados esforam-se para reconquistar a liberdade, depois, levados pela energia de seu mpeto, tentam reconstituir o poder em seu proveito. [...] Ou, ento, os oprimidos submetem-se, tendo esgotado sua fora de resistncia: morrem lentamente e apagam-se, j no tendo a iniciativa que faz a vida; ou, ento, a reivindicao dos homens livres que se impe, e, no caos dos acontecimentos, pode-se discernir autnticas revolues, [...]. Um terceiro grupo de fatos, [...] atesta-nos que nenhuma evoluo na existncia dos povos pode ser criada seno pelo esforo individual. na pessoa humana, elemento primrio da sociedade, que se deve buscar o choque impulsivo do meio, destinado a traduzir-se em aes voluntrias para disseminar as idias e participar das obras que modificaro o comportamento das naes. [...] A luta de classes, a busca do equilbrio e a deciso soberana do indivduo, tais so as trs ordens de fatos que nos revela o estudo da geografia social, e que, no caos das coisas, mostram-se bastante constantes para que se lhes possa dar o nome de leis. (RECLUS, 2010a, p. 47-50)

Retomando, e com base em Andrade (RECLUS, 1985, p. 20-25), foram trs os conceitos quanto natureza da Geografia: a) Pesquisa do Equilbrio: as sociedades humanas (com exceo dos povos primitivos) estavam divididas em classes ou castas com interesses e tendncias opostos. b) A Luta de Classes: essa diviso de classes se baseava em um equilbrio que podia ser rompido atravs da luta entre dominados

16

O Anarquismo na geografia de lise Reclus

CAMPOS, R.R.

e dominadores, fato que seria a origem das guerras civis, das lutas entre os povos; a vitria do dominado alterava as estruturas sociais, mas a derrota aumentava o controle, sobre ele, dos dominantes. c) Deciso soberana do indivduo: [...] nenhuma evoluo positiva pode se realizar sem esforo individual, sem o aperfeioamento do homem como pessoa. (Ibidem, p. 20). Este aperfeioamento levava, naturalmente, formao de uma sociedade na qual as pessoas seriam mais livres. Para Reclus estas trs ordens de fatos se mostravam razoavelmente constantes, o que permitiria atribuir a elas o nome de leis. E que se devia aprofundar o estudo do planeta, visando uma solidariedade mais consciente do indivduo. O estabelecimento da luta de classes no era uma novidade, mas foi colocada como uma necessidade de qualquer anlise geogrfica; isso era novo. O mesmo ocorria com o processo de busca de equilbrio, tambm presente em outros autores, embora no gegrafos. Sua maior inovao estava no papel fundamental da mudana dos indivduos e no peso que daria a atores individuais. [...] ele inova antes de tudo e sobretudo ao religar essas trs grandes leis e demonstrar que longe de exclurem-se mutuamente, elas coexistem e respondem uma outra. (BOINO, in: RECLUS, 2010a, p. 36) Tratou tambm da origem da famlia, das classes sociais e do Estado. De como algum se apossava de determinada regio, de um pequeno Estado, e se tornava o chefe; tambm da violncia dos captores machos e do matriarcado e patriarcado. Estes, segundo ele, se desenvolveram lado a lado, conforme as vicissitudes dos homens (ganhando ou perdendo), [...] sem nunca manter o ponto de equilbrio enquanto instituio. Ponto de equilbrio este que a perfeita igualdade de direitos entre os indivduos e, por conseguinte, entre os sexos. (RECLUS, 1985, p. 62) Das trs formas de casamento primitivas (homem comprava a mulher; vice-versa; entre iguais), alguns vestgios ainda existiam, embora ainda fossem fundadas no direito do marido ou do pai. Inclusive a prpria virtude era um monoplio do macho e esta pretenso exclusiva havia gerado todos os males: [...] feroz cime do marido proprietrio, brutalidade na educao dos filhos, queima das vivas, prtica e finalmente dever do infanticdio (Ibidem, p. 63). Esse instinto de apropriao no se limitou somente s pessoas e se estendeu s coisas, embora fosse uma propriedade de modo diferente do que

lise, Rev. Geo. UEG - Goinia, v.1, n.1, p.1-26, jan./jun. 2012

Artigo

17

os economistas entendiam. Entretanto, as guerras foram [...] uma das grandes causas, a mais importante de todas as que contriburam para a instituio da propriedade privada. [...] A guerra pois, por suas consequncias, o arteso mais temvel da desigualdade entre os homens. (Ibidem, p. 67). Na maioria dos idiomas, os ttulos dados a chefes e nobres tiveram origem nas lutas. Em muitos sistemas o homem abandonava sua dignidade; [...] e precisamente a quem lhe tirou o brio que ele passa a amar, respeitar e venerar mais que todos os demais. Como um co, ele rasteja aos ps do dono que o insulta e que nele bate (Ibidem, p. 68).
A tendncia imitao tambm um dos fenmenos naturais que mais contriburam ao desenvolvimento do esprito monrquico na humanidade: o fraco gosta de se modelar pelo forte, o pobre pelo rico, o feio pelo bonito, e at mesmo o bonito gosta de imitar o horrvel que se torna soberano. (RECLUS, 1985, p. 69)

No captulo VI, sobre divises e ritmos da Histria, disse que no se poderia citar nenhum perodo da Histria que fosse idntico a outro, que todos os ciclos eram sempre ampliados e desenvolviam indefinidamente no decorrer dos tempos (RECLUS, 1985, p. 100). Segundo ele, as condies mais favorveis ao desenvolvimento de um grupo consistiam em viver em paz, mas no isolado, com frequentes trocas de visita com seus vizinhos. Se viver em guerras, a sociedade teria tudo a temer e seria atingida por desgraas. Vencida, dever se humilhar, aviltar-se, bajular o vencedor que a dizima e empobrece; vitoriosa, aclamar seus chefes triunfantes, elevando-os acima dos demais cidados e dando-lhes privilgios, e portanto, ocasies para fazerem o mal; [...]. (RECLUS, 1985, p. 102) Estes vencedores, se aumentavam a superfcie de seu territrio (por conquistas imediatas ou por colnias), as consequncias seriam funestas para esse detentor: [...] s poder conservar sua conquista fora de crimes prprios do conquistador: brutalidade, recusa de justia, violncia e assassinato (Ibidem). Reclus falou da dificuldade em se saber sobre a verdade histrica, que a teocracia tinha seus historiadores, que seria diferente a descrio do mesmo fato feita de forma imparcial por dois escritores honestos com patriotismos diferentes. Como os iluministas, no acreditava na tradio, pois fatos [...] narrados pelos ancestrais no podem inspirar nenhuma confiana, pois no foram esclarecidos pela discusso de testemunhos contraditrios: [...] (Ibidem, p. 106). Mas no bastava saber da incerteza dos anais e lendas reunidas sob o

18

O Anarquismo na geografia de lise Reclus

CAMPOS, R.R.

nome de Histria. Mentiras ocupavam as lembranas, narraes bblicas eram ainda contadas nas escolas como verdadeiras, Os personagens dominantes, diante dos quais se faz desfilar os sculos, so os homens funestos que suscitaram o dio entre os povos e buscaram sua glria no confronto e no esmagamento dos exrcitos: [...]. (Ibidem) Afirmava que humanismo, embora restrito em nmero de pessoas, era quando o indivduo tendia [...] a manifestar-se em todo o esplendor de sua pessoa, desembaraado das mltiplas travas dos costumes e das leis. (RECLUS, 1999, p. 111) Em sua viso, [...] o valor das sociedades se mede pelas individualidades fortes, conscientes de si mesmas, que nelas surgem. (Ibidem) Dizendo que os que se aproximavam da verdade cientfica se distanciavam da f, atacou a Igreja crist, principalmente na maldio que ela, segundo ele, pronunciara contra o corpo e que uma grande revoluo ocorrera porque havia cado o dogma do pecado original que havia ensinado a depreciar o corpo ou a ver nele o receptculo de todos os vcios. (Ibidem, p. 117) Com o Renascimento
[...] a mulher, metade da humanidade, reconquistou ento praticamente uma dbil parte da vida social que lhe havia negado a Igreja, e pde sair do crculo da famlia e da sombra das abbadas e conventos; grande nmero delas at chegou a ser clebre por seu conhecimento, seu gnio inventivo e sua energia; em muitas famlias nobres, as filhas participavam plenamente da educao de seus irmos. (RECLUS, 1999, p. 117)

Lembrou que a Igreja espanhola havia proibido o uso da gua pura, condenara os banhos que os descendentes dos rabes tomavam e que a sujeira de uma princesa foi elevada a herosmo. (Ibidem, p.118) Os artistas agora tinham adquirido o direito de ver a natureza e os homens como eles realmente eram. Entretanto, afirmou que antes o progresso fora facilitado [...] pela constituio de uma forma de propriedade muito menos injustamente distribuda que a que havia existido antes e a que ser aps a Reforma. (RECLUS, 1999, p. 121) Falou da inveno da imprensa e de sua importncia como ponto de partida de uma revoluo intelectual e moral, da criao de novas utopias de carter mais elevado, dos conflitos da formao de Estados (por soberanos enlouquecidos pelo poder e pela adulao), e da decadncia da Espanha no perodo por causa de sua ligao umbilical com a Igreja Catlica. E teceu crticas

lise, Rev. Geo. UEG - Goinia, v.1, n.1, p.1-26, jan./jun. 2012

Artigo

19

duras aos padres, Inquisio5 que desejava exterminar herticos, judeus (obrigados a serem batizados ou ento a migrar), mouros e pensadores livres. No volume V (Repartio dos Homens) afirmou que o crescimento urbano no resultava somente de fatores negativos como tambm de positivos. Citou a supresso de terrenos comunais, a mecanizao do campo, a necessidade de trabalhadores nas indstrias e tambm a atrao que a cidade exercia, como um local de modernidade, multides, luzes, cultura e anonimato. Em 1866 j afirmava:
Bem pouco numerosos so os emigrantes que podem realizar seus sonhos de fortuna; muitos deles encontram a pobreza, a doena, uma morte prematura nas grandes cidades, mas ao menos aqueles que vivem puderam ampliar o crculo de suas idias; eles viram lugares diferentes uns dos outros; formaramse em contato com outros homens; tornaram-se mais inteligentes, mais instrudos, e todos esses progressos individuais constituem para a sociedade inteira uma vantagem inestimvel. (RECLUS, 2010c, p. 79/80)

Quando as cidades crescem, a humanidade progride, quando diminuem, o corpo social ameaado regride barbrie. (Ibidem, p. 37) Mesmo no sistema burgus, capitalista, elas poderiam ser fatores de progresso, notadamente no caso da higiene, do saneamento, pois tendo os burgueses de viver ao lado dos trabalhadores eles necessitavam melhorar a infraestrutura da higiene. O ar das cidades ainda estava carregado de princpios de morte. (RECLUS, 2010c, p. 81) As cidades, j no comeo da era das ferrovias, se tornavam imensas, acima das quais pesava uma abboda cinzenta de fumaa; eram [...] mais complexas, mais fervilhantes de matria humana e de mquinas prodigiosas. (Ibidem, p. 32) As cidades de ar impuro, de contgios mortais, de lutas desordenadas tambm eram locais onde brotaram novas ideias, geraram novas obras e eclodiram revolues. Analisou os fatores de localizao das cidades, mas o que mais o incomodava era a organizao socioespacial urbana desigual, que ele condenava e para a qual propunha alteraes. A existncia do antagonismo entre burguesia-Estado e explorados-dominados, fazia com que o embelezamento urbano somente beneficiasse alguns moradores; escreveu que os bairros
5. Esses defensores da f se encarniaram contra todo pensamento independente. Seu primeiro cuidado foi queimar as bibliotecas e fechar as escolas e os banhos; depois, dirigiram-se ao que restava do passado, derrubando os edifcios, cobrindo as obras mestras de arabescos com grosseiros rebocos, abandonando os trabalhos de irrigao [...]. (RECLUS, 1999, p. 130)

20

O Anarquismo na geografia de lise Reclus

CAMPOS, R.R.

suntuosos tinham como contrapartida casas srdidas. E mais: o embelezamento do centro tinha tambm a finalidade de expulsar para a periferia as populaes pobres:
Todavia, numa sociedade na qual os homens no tm assegurado o po, na qual os miserveis e, inclusive, os famlicos ainda constituem uma forte proporo dos habitantes de cada grande cidade, s um bem parcial transformar os bairros insalubres, se os infelizes que outrora os habitavam encontram-se expulsos de seus antigos casebres para irem procurar outros no subrbio e levar para mais ou menos longe suas emanaes infectas. (RECLUS, 2010b, p.68/69)

Cidades surgem, cidades morrem, cidades mudam de lugar; as razes: capricho de um soberano, pestilncias, mudanas no comrcio, importncia histrica de algumas riquezas, substituio de uma estrada por outra via mais favorvel, e outras. Pois a geografia no algo imutvel; ela faz-se, refaz-se todos os dias: a cada instante modifica-se pela ao do homem. (RECLUS, 2010b, p. 59) O capital fundava cidades contrrias aos interesses gerais, destrua grupos humanos que s queriam viver, enfeava as cidades com suas exigncias. Em [...] nossos dias de extrema diviso do trabalho, em que a fora militar tornou-se praticamente independente da nao, e nenhum civil pode ingerir-se dando sua opinio em matria estratgica, [...] (Ibidem, p. 61), muitas cidades se tornaram mais feias. Tambm pela invaso de grandes indstrias manufatureiras, assombrando vrios subrbios [...] repletos de chamins ftidas, atravessados de ruas obscuras: imensas construes ladeiam-nas, cegas ou perfuradas de inumerveis janelas de repugnante simetria. (Ibidem, p 63) Abordou ainda nessa obra a brbara especulao, a reserva de determinados cantos para o capital, os arquitetos que construam casas sem visitar os locais, a necessidade de saneamento. Se, como ele afirmou, as enfermidades de uns acarretavam aquelas dos outros, nenhuma cidade ignorava a importncia do saneamento [...] pela limpeza das ruas, abertura de praas gramadas e floridas, sombreadas por grandes rvores, rpida coleta de todas as imundcies e distribuio da gua pura em abundncia em todos os bairros e em todas as casas. (Ibidem, p. 65) O grande problema era que as cidades (assim como os Estados) possuam governantes que se ocupavam sobretudo de seus interesses privados.

lise, Rev. Geo. UEG - Goinia, v.1, n.1, p.1-26, jan./jun. 2012

Artigo

21

Uma das diversas solues para os problemas urbanos (alm da supresso da desigualdade pelo estabelecimento da anarquia) seria o estabelecimento de cidades jardins. Mas [...] so sempre privilegiados que habitam as cidades-jardins e a boa inteno dos filantropos no suficiente para conjurar as consequncias do antagonismo que existe entre o Capital e o Trabalho. (Ibidem, p. 74) O que ele sonhava era que todas as pessoas conseguissem [...] respirar o ar em quantidade suficiente, desfrutar plenamente a luz do sol, saborear a beleza das folhagens e o perfume das rosas, alimentar generosamente sua famlia sem temer que o po [...] (Ibidem, p. 73) viesse a faltar. No final afirmou que Os ingleses demonstraram largamente que o civilizado leva a melhor sobre o selvagem na arte de matar o prximo, [...]. (Ibidem, p. 118). No captulo VII abordava a propriedade e a cultura feita na terra. Segundo ele, o poder dos reis e imperadores era limitado, mas o da riqueza no, pois o dlar o senhor dos senhores. O modelo do civilizado [...] de se preparar para o lucro, tencionando comandar os outros homens atravs do dinheiro todo-poderoso. Seu poder aumenta na proporo exata de seu haver. (Ibidem, p. 75) As posses coletivas influenciavam [...] no carter moral dos indivduos e desenvolvem enormemente o esprito de solidariedade, de ajuda mtua e de cordial afabilidade; [...]. (Ibidem, p. 81/82) Na Europa Ocidental haviam sido extintas essas formas, pois os senhores pediam o amparo de leis que eles mesmos ditavam ao Estado para anexar o melhor quinho das comunas. A diviso da terra em grandes propriedades tornou-se regra em diversas regies, onde aqueles que nela realmente trabalhavam foram normalmente expulsos de qualquer parcela de posse. O latifndio comporta, em sua essncia, a privao de terra para um grande nmero: se alguns tm muito, porque a maioria no tem nada. Onde existia uma diviso que permitia o sustento de uma famlia, ela era fruto de conflitos que se produziram na sucesso dos sculos entre os interesses opostos. Do mesmo modo que entre a propriedade coletiva e a propriedade privada, a guerra travada eternamente entre a grande e a pequena propriedade; [...]. (Ibidem, p. 88) Mencionou exemplos dos obstculos oferecidos pelas grandes propriedades, analisou o rendeiro e o meeiro (a falta do interesse pelo que pode acontecer terra) e o aparecimento das associaes financeiras para as quais a terra era somente um valor cambivel representado por papis.

22

O Anarquismo na geografia de lise Reclus

CAMPOS, R.R.

Reafirmou que em diversos lugares a situao do agricultor era inferior ao que exige a dignidade humana. Que o campons, como era conhecido, estava em vias de desaparecimento: ao mudar o modo de propriedade da terra, ele tambm muda. Cada vez mais o trabalhador rural e/ou o pequeno proprietrio se aproximavam da situao do operrio urbano. Por tudo isso, Reclus falava em geografia social e no em geografia humana , afirmava que, o que mais importava, era a contribuio que a cincia geogrfica poderia fornecer soluo dos problemas sociais6 e que, uma de suas funes, era procurar explicar a origem desses problemas. Por isso, procurou realizar uma anlise geogrfica da dominao poltica e insistir na necessidade de libertao, realizando, frente geopoltica da poca, uma contrageopoltica.

CONSIDERAES FINAIS
Reclus, este autodidata, que buscou explicar os problemas sociais e buscar solues atravs da Geografia, sem compartiment-la, foi propositadamente colocado no ostracismo por sua militncia anarquista. A sua viso poltica transparecia em suas obras e nos conceitos que explicitava em relao Geografia. Ele foi contemporneo de Ratzel (1844-1904) e de La Blache (18451918). Mas foi esquecido. Algumas obras dos trs foram publicadas quase que ao mesmo tempo. Enquanto a geografia social de Reclus colocava em relevo modos de produo, sistemas de explotao capitalista e de opresso estatista, tipos de propriedade (sua origem e a justia de sua posse), processos de povoamento e outros, Vidal, como afirmou Paul Boino, [...] construiu uma geografia regional embasada na descrio das paisagens e numa geografia humana repousando no estudo dos tipos de vida. (In: RECLUS, 2010a, p. 12) O que realmente incomodava os integrantes da Escola Regional Francesa era o anarquismo, a concepo inovadora, engajada de Geografia e as opes pedaggicas de Reclus. Quem fazia anlise da religio como ele, quem evocava constantemente as questes de poder e do Estado, seria contra as pretenses do governo francs e dos conservadores. A Frana, aps 1870,
6. No temos nada a delinear por antecipao sobre o quadro da sociedade futura: ao espontnea de todos os homens livres que cabe cri-la e lhe dar a sua forma, alis incessantemente varivel como todos os fenmenos da vida. (RECLUS, 2011, p. 109)

lise, Rev. Geo. UEG - Goinia, v.1, n.1, p.1-26, jan./jun. 2012

Artigo

23

vivia com a lembrana da Comuna de Paris e mergulhada no clima de revanche em relao Alemanha. Reclus, um ex-comunardo e anarquista (o que j era suficiente para no ser aceito oficialmente), era contrrio ao uso da Geografia apoltica e ainda como um instrumento de poder e de doutrinao.
[...] a geografia devia ser simultaneamente um meio para compreender o mundo, analisar seus desequilbrios, tentar circunscrever qual poderia ser seu equilbrio, e tambm um instrumento para formar cidados no sentido anarquista do termo e um instrumento para a ao poltica. Em sua perspectiva, cincia e poltica estavam indissoluvelmente ligadas. (BOINO, in: RECLUS, 2010a, p. 20)

As destruies provocadas no espao geogrfico europeu pela Segunda Grande Guerra abriram novas perspectivas aos gegrafos de participao no planejamento e na reconstruo. Alguns defendiam a aplicabilidade do conhecimento geogrfico e colaboravam com os governos federais; outros criticavam essa aproximao. As discusses sobre essas divergncias fizeram com que se aproximassem de outras cincias sociais e que muitos passassem a dar mais ateno s questes tericas e a procurar respostas no marxismo. Nos anos 1950, sob a influncia de Pierre George (1909-2006), com as tentativas de fundar uma nova corrente (geografia radical), foi que comearam a redescobrir Reclus. Entretanto, o fato de a maioria desses gegrafos ser marxista fez com que rejeitassem anlises reclusianas. Como afirmou Paul Boino:
Para esses gegrafos marxistas, o espao s podia ser o produto de uma histria, determinada ela prpria pelas relaes de produo. A contrrio, para Reclus, o espao no era simples e unicamente um reflexo do sistema econmico. O espao era simultaneamente um reflexo da sociedade, uma aposta social, um quadro de realizao das relaes sociais e um fator influindo na sociedade. Alm disso, Reclus, sendo anarquista, no considerava que tudo era redutvel nica questo das relaes econmicas e de sua evoluo histrica. (BOINO, in: RECLUS, 2010a, p. 16/17)

Como, logo aps a Segunda Grande Guerra, diversos gegrafos da corrente radical eram ligados ao Partido Comunista Francs, sua obra acabou no sendo exumada. Alm disso, Reclus sempre defendeu a unidade da Geografia e eles tentavam se basear em Marx que fez mais anlises anespaciais.

24

O Anarquismo na geografia de lise Reclus

CAMPOS, R.R.

O XX Congresso do Partido Comunista da URSS (1956), as invases da Hungria (1956) e da antiga Tchecoslovquia (1968) levaram a discusses sobre aplicabilidade do socialismo, sobre o modelo sovitico, e provocaram o ressurgimento de Reclus. Redescobriu-se um Reclus j ultrapassado em suas descries pois a realidade era outra , mas atual em uma srie de questes levantadas por ele, como a da anlise das estruturas econmicas, polticas e sociais, do crescimento industrial-urbano, das formas de dominao, do carter imperialista da expanso colonial, atravs da farsa de estar levando a outros povos a verdadeira religio e os valores da civilizao ocidental. Portanto, no incio da dcada de 1970, a crise do marxismo e da Geografia na Frana, em razo de outras cincias abordarem de modo mais adequado o espao natural e de certo nmero de cincias sociais comearem a tratar da questo das relaes entre a sociedade e o espao, procurou-se mais por Reclus7. Para Yves Lacoste, o primeiro grande gegrafo da Frana no foi Vidal de la Blache e sim lise Reclus; e para
[...] o grande pensador anarquista, a geografia no somente no pode ignorar os problemas polticos, mas ela permite coloc-los melhor, ou revelar a importncia dos mesmos. [...] ... seu nome foi cuidadosamente esquecido na Universidade, em particular por aqueles que pilharam, sem vergonha, os dezenove tomos de sua grande Geografia Universal, s vezes para se utilizar de numerosas passagens dessa obra naquela que estava colocada sob a patronagem de Vidal. (LACOSTE, 1988, p. 105-106).

De qualquer maneira, lise Reclus teve o mrito de conseguir fundir seu ideal poltico com sua prxis profissional. Sua concepo do dinamismo das relaes entre o homem e o meio, do dinamismo da organizao territorial, da Geografia como um instrumento de transformao da realidade e da incorporao do papel do Estado e das relaes entre as classes sociais como algo essencial da anlise geogrfica, so concepes fundamentais para a reflexo da Geografia como uma cincia social, como uma cincia a servio da vida. Enquanto os gegrafos conservadores defendiam pontos de vista que iam ao encontro aos interesses do Estado e das classes dominantes, ganhando ctedras universitrias e posies de destaque nos governos, o libertrio Reclus,
7. [...] para Vidal, a regio que produz, enquanto para Reclus, so os operrios e os camponeses. [...] o Norte que explora o Sul, enquanto para os anarquistas so burguesias do Norte que exploram proletrios ao Norte bem como ao Sul, [...]. (BOINO, in: RECLUS, 2010a, p. 25) A partir de 1976, a revista Hrodote consagrou a ele diversos artigos, um nmero inteiro (em 1981) e foi realizado um colquio sobre ele em Bruxelas (1985).

lise, Rev. Geo. UEG - Goinia, v.1, n.1, p.1-26, jan./jun. 2012

Artigo

25

por ser contrrio existncia do Estado e se colocar ao lado dos dominados, foi excludo das ctedras, de seu pas e dos compndios de Geografia. Ele pregava o fim de qualquer dogma, de interveno sobrenatural, de chefia, de obedincia cega, e o direito de todos exprimirem seus pensamentos, com a nica reserva do respeito pelo outro. H atualmente a necessidade de se avaliar se gegrafos tero o desejo de retomar o pensamento reclusiano para fazer da Geografia um instrumento de compreenso altura da complexidade que o mundo de hoje requer.

ANARCHISM AT LISE RECLUS GEOGRAPHY


Abstract: The article proposes to perform an analysis of the anarchism ideologys presence at lise Reclus works published in Portuguese. His texts have as main core the frontiers disappearing, the solidarity with no sexual distinction and the abolition of privileges, power, religion and State. It was anti-determinist, anti-clerical, anti-social Darwinist and in favor or gender equality. Tried to explain the social issues thought Geography, without compartmentalizing it, and was put in ostracism because of his anarchist view. The class conflict was placed as a need to any Geographic analysis, as well the search of balance process and the crucial role of the individual change. He performed a Geographic analysis of the political domination and insisted in the liberty need. According to his perspective, Science and Politics were indissolubly connected. Keywords: lise Reclus; anarchism; geography; freedom.

REFERNCIAS
CARDOSO, Luciene Pereira Carris Cardoso. A visita de lise Reclus Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro. Revista da Sociedade Brasileira de Geografia, Rio de Janeiro, v. 01, n. 01, 2006, p. 1-15. (ISSN 1980-9387) Disponvel em http://www.socbrasileiradegeografia.com.br/revistasbg/luciene%20p%20c%20cardoso.htl. Acesso em: 06 de setembro de 2010, s 21hs30min. HAESBAERT, Rogrio. A Nova Orleans de lise Reclus e as contradies da Amrica. GEOgraphia (UFF), Niteri, a. 07, v. 14, p. 113-118, 2006. KROPOTKINE, Pedro. A Conquista do Po. 3. ed. Lisboa: Guimares & Cia Editores, 1975, 269 p. (prefcio de Elise Reclus) C. Biblioteca Sociolgica. (1. ed.: 1888) LACOSTE, Ives. A geografia isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas, SP: Papirus, 1988. RECLUS, lise. Histoire dun ruisseau. Paris: J. Hetzel et Cie.,1869 (Bibliothque dducation et de Rcration) _____. lise Reclus: geografia. So Paulo: tica, 1985 (C. Grandes Cientistas Sociais, 49).

26

O Anarquismo na geografia de lise Reclus

CAMPOS, R.R.

_____. O Renascimento. El Hombre y la Tierra, Vol. 4, cap. XI, Casa Editorial Maucci, Barcelona, s/d. Traduo de Ruy Moreira. GEOgraphia Ano 1 N. 2 1999, p. 109-135. _____. A evoluo, a revoluo e o ideal anarquista. So Paulo: Imaginrio, 2002. Traduo de Plnio Augusto Colho (1. ed. francesa: 1898). _____. Da ao humana na Geografia Fsica; Geografia comparada no Espao e no Tempo. So Paulo: Expresso e Arte: Editora Imaginrio, 2010a, 96 p. _____. Renovao de uma cidade; Repartio dos Homens. So Paulo: Expresso e Arte: Editora Imaginrio, 2010b, 95 p. _____. Do Sentimento da Natureza nas Sociedades Modernas. So Paulo: Expresso e Arte: Editora Imaginrio, 2010c, 95 p. _____. Por que somos anarquistas? Boletim Campineiro de Geografia. Campinas (SP): Associao dos Gegrafos Brasileiros Seo Campinas, vol. 1, n. 1, 2011, p. 106-109 (Traduo de Rui Ribeiro de Campos) ISSN:2236-3637 http://agbcampinas.com.br /bcg/index.php/boletim-campineiro/index.

Sobre o autor
RUI RIBEIRO DE CAMPOS. Licenciado em Filosofia e Geografia, professor por 25 anos no ensino mdio, Mestre em Educao pela PUC-Campinas e Doutor em Geografia pela UNESP - Rio Claro. Autor de Breve Histrico do Pensamento Geogrfico Brasileiro nos Sculos XIX e XX (Pao Editorial, 2011), professor na PUC-Campinas de Histria do Pensamento Geogrfico e Geografia Poltica.

Recebido para avaliao em 03 de junho de 2012 Aceito para publicao em 15 de julho de 2012

You might also like