You are on page 1of 3

Comentrios sobre a reforma do Cdigo de Processo Penal de 2008 A alterao feita no Processo Penal Brasileiro em 2008 mudou substancialmente

alguns procedimentos e criou outros. Todavia, apesar de as modificaes primarem pela celeridade processual, grande problema ptrio, algumas adaptaes mostram-se descabidas e at mesmo inconstitucionais. A adoo do sistema acusatrio pela Constituio de 1988 coloca em xeque algumas atitudes que continuam sendo adotadas pelos Magistrados como a de conduzir a audincia (artigo 212 CPP), dar andamento a mesma sem que o acusado tenha um defensor presente e requerer oitiva de testemunhas de ofcio. Na audincia, primeiro ouve-se o ofendido, depois as testemunhas (primeiro as de acusao seguidas das defensivas) e por ltimo o acusado, desrespeitando assim o Pacto de So Jos da Costa Rica que preceitua que o acusado deve ser ouvido imediatamente por um juiz; portanto, inconstitucional, uma vez que, com a EC 45/2004, os tratados internacionais sobre Direitos Humanos passam a ter fora de Emenda Constitucional, caso obedecidos alguns requisitos. Entretanto, exceto alguns casos de menor complexidade, como ouvir todas as testemunhas, vtimas, peritos, outros assistentes e os rus em uma nica audincia? A inteno do legislador esbarra em problemas sociais e na prpria dinmica das Varas Criminais que no tornam possvel a concluso do ato levando a adiamentos que, na prtica, descaracterizam a figura processual. Quanto aos ritos processuais, dividem-se em comum ordinrio, sumrio, sumarissimo e especiais sempre mantendo o comum ordinrio como subsidirio aos demais e deixando de separ-los por penas de deteno ou recluso que, hodiernamente, no passam de convenes. A citao, caso haja presuno de que o ru est se ocultando, pode ser feita por hora certa, trazendo para o Processo Penal uma figura do Processo Civil e atribuindo grande poder aos Oficiais de Justia que j so incumbidos de perigosas diligncias. A reforma do CPP deixa muitas dvidas sobre o real momento do recebimento da Denncia ou Queixa (arts. 396 e 399 CPP) e quanto aos motivos de rejeitla, que se confundem com as causas de absolvio sumria (arts. 397 e 395). Todavia, efetua uma reformulao no principal momento do processo (a oralidade da audincia) e cria novas possibilidades de lidar com um sistema penitencirio decado, atribuindo diferentes momentos para a aplicao de figuras como a composio de danos.

Pessoalmente, entendo que a principal mudana cultural; conceitos sem fundamento Constitucional, como denunciar pelo crime mais grave, ou princpios artificiais como indubio pro societatis continuam sendo aplicados como mximas pelos representantes do Parquet. A gerao que hoje conduz o Judicirio no pas formou sua personalidade em meio a um perodo antidemocrtico de nossa sociedade e atua com temor s rpidas mudanas de comportamento trazidas pela quantidade de informaes que recebemos todos os dias. Mesmo assim, a mudana necessria e a nica forma de evoluir. Smula 160 STF: nula a deciso do tribunal que acolhe contra o ru nulidade no arguida no recurso da acusao, ressalvados os casos de recurso de ofcio. Prolatada uma sentena, condenatria ou absolutria, pelo juiz a quo, cabe recurso de Apelao para o Tribunal Superior. No caso de o MP recorrer da deciso, pode suscitar em suas razes preliminar de nulidade de qualquer ato processual. Todavia, o Tribunal no pode reconhecer nulidade que no foi arguida pelo MP em seu recurso. Assim define o exemplo de Ada Pellegrini: ...se a invalidao favorecer ao ru, v.g., na hiptese de estar condenado e no ter sido regularmente citado, mesmo que a defesa no tenha argido a nulidade, caber ao rgo julgador proclamar a nulidade e ordenar a renovao do feito, a partir da citao, pois isso favorece o ru; se, ao contrrio, tratar-se de nulidade no argida pela acusao, mas cujo reconhecimento poder prejudicar a defesa (como ocorreria, por exemplo, se o ru est absolvido e com a renovao do feito poder ser condenado, diante de novas provas), a nada restar ao tribunal seno confirmar a absolvio.

Smula 337 STJ: cabvel a suspenso condicional do processo na desclassificao do crime e na procedncia parcial da pretenso punitiva. Se o delito for desclassificado na sentena (ex: art. 157 CP para art. 155 CP), e apresentarem-se as hipteses para a propositura da Suspenso condicional do processo, o juiz deve abrir vista ao MP para que se manifeste sobre a mesma. No mesmo sentido, a smula orienta para o caso de a pretenso punitiva for procedente apenas parcialmente. Para o caso de desclassificao em grau recursal, os autos devem ser remetidos primeira instncia para o mesmo. No obedecida tal disposio, seria caso de cerceamento de defesa nos termos do art. 648, VI, do CPP. A smula leva em conta que a suspenso um direito do ru e deve ser proposta sempre que possvel. Segundo o professor presentes os pressupostos legais, a previso abstrata se converte numa obrigatoriedade. E, ainda que presentes os requisitos legais, o acusador est obrigado a negociar a suspenso condicional do processo, devendo, nas

infraes

de

mdio

potencial

ofensivo,

motivar

sua

negativa.

Bibliografia: LOPES Jr., Aury. Direito Processual Penal e sua Conformidade Constitucional. Volume 2. Rio de Janeiro, Lumen Juris. GIACOMOLLI, Nereu Jos. Reformas (?) do Processo Penal: Consideraes Crticas. Rio de Janeiro 2008, Lumen Juris. NUCCI, Guilherme de Souza. Cdigo de Processo Penal Comentado. So Paulo, 2008. Revista dos Tribunais. GRINOVER, Ada Pellegrini; FERNANDES, Antnio Scarance; GOMES FILHO, Antnio Magalhes. As nulidades no processo penal. 7. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2001.

You might also like