You are on page 1of 12

A MENSURAO DO CAPITAL INTELECTUAL PELA CONTABILIDADE

1 INTRODUO
No atual ambiente empresarial, o conhecimento recurso fundamental, por constituir-se na principal fonte de competitividade das empresas, uma vez que os recursos materiais, estruturais e tecnolgicos so mais facilmente adquiridos por todas as organizaes. Logo, o conhecimento, expresso por Davenport e Prusak (1999, p.6) como uma mistura fluida de experincia condensada, valores, informao contextual e insight experimentado, torna-se basicamente o nico diferencial para a maioria das empresas. Por constituir-se de singular diferencial, o conhecimento, juntamente com o capital intelectual, assumem relevncia neste novo contexto. Ao mesmo tempo, verifica-se que estes recursos, importantes na formao do valor das empresas, no so evidenciados nas Demonstraes Contbeis, principalmente, pela sua dificuldade de mensurao. Este fato sugere que a contabilidade busque um realinhamento, tendo em vista que no retrata certas realidades da empresa. Existem vrios mtodos que se propem a mensurar o valor do capital intelectual. Portanto, este artigo tem por objetivo efetuar consideraes sobre alguns dos modelos de mensurao do capital intelectual abordados na literatura, buscando evidenciar o que a contabilidade pode mensurar por meio da utilizao de cada metodologia. Assim, o artigo foi organizado de modo a conceituar e caracterizar o capital intelectual por meio do conceito de ativo intangvel, e apresentar alguns modelos de mensurao do capital intelectual, procurando mostrar como a contabilidade procede em cada modelo. Alm da introduo, o artigo est estruturado em duas partes. Na primeira, so apresentados os conceitos de ativos tangveis, intangveis e capital intelectual, bem como as vrias maneiras que diferentes autores o caracterizam. Na segunda, so feitas consideraes sobre os seguintes mtodos de mensurao do capital intelectual: Navegador do Capital Intelectual (Stewart), Monitor de Ativos Intangveis (Sveiby) e Navegador Skandia (Edvinsson e Malone). Por ltimo, so apresentadas as consideraes finais.

2 CAPITAL INTELECTUAL
O fato da contabilidade no evidenciar certos ativos intangveis nas Demonstraes Contbeis, faz com que a anlise gerencial destes relatrios fique prejudicada nestes aspectos porque no podero dar uma idia totalmente precisa de utilidade do ativo para as empresas. Dentre estes itens intangveis, destacam-se o goodwill e o capital intelectual.

Para melhor compreender o capital intelectual, torna-se necessrio primeiramente tecer alguns comentrios sobre os ativos tangveis e intangveis. Tambm preciso fazer uma incurso terica no conceito de goodwill.

2.1 Ativos tangveis e intangveis


Para compreender o que so ativos tangveis e intangveis, necessrio, inicialmente, entender o que o ativo. De acordo com Marion (1998, p.53), o ativo so todos os bens e direitos de propriedade da empresa, mensurveis monetariamente, que representam benefcios presentes ou benefcios futuros para a empresa. Para ser considerado como tal deve atender a todas as caractersticas citadas, das quais importa ressaltar aquela que representa benefcios presentes ou futuros, uma vez que d a idia de utilidade do ativo para a empresa. Neste sentido, Iudcibus (1993, p.117) esclarece que a caracterstica fundamental dos ativos sua capacidade de prestar servios futuros entidade que os tm como propriedade, individual ou conjuntamente com outros ativos e fatores de produo, capazes de se transformar, direta ou indiretamente, em fluxos lquidos de entradas de caixa. Esta caracterstica, que em outras palavras pode ser entendida como o potencial de gerao de resultados organizao, comum tanto aos ativos tangveis como aos intangveis. Os ativos tangveis so aqueles que possuem corpo fsico, como por exemplo, mquinas, terrenos, mveis, veculos, obras civis, entre outros. Atendem facilmente a todos os requisitos necessrios definio de ativo. Por sua vez, os ativos intangveis so aqueles que no possuem existncia fsica, e o valor limitado pelos direitos e benefcios que antecipadamente sua posse confere ao proprietrio, segundo definiu Kohler apud Iudcibus (1993, p.195). Logo, os pontos crticos, relacionados a maioria dos itens deste grupo de ativos, se referem dificuldade de mensurao e determinao de seus ciclos de vida. Martins (1972, p.54) explica que talvez a caracterstica mais comum a todos os itens do chamado Ativo Intangvel seja o grau de incerteza existente na avaliao dos futuros resultados que por eles podero ser proporcionados. Porm, apesar da complexidade e incerteza inerentes sua mensurao, os ativos intangveis devem ser reconhecidos obedecendo as mesmas regras vlidas para todos os ativos. Hendriksen e Van Breda (1999, p.388) mencionam que, de acordo com o SFAC 5, pargrafo 63, um item deve ser reconhecido quando (a) corresponde definio apropriada, (b) mensurvel, (c) relevante, e (d) preciso. Dentre estes itens, que devem ser reconhecidos como intangveis, esto alm do conhecido goodwill (que faz parte dos intangveis tradicionais), as despesas diferidas. Exemplos de ativos intangveis podem ser vistos no Quadro 1.

Quadro 1 Alguns ativos intangveis contemplados na literatura pesquisada Intangveis Tradicionais Nomes de produtos Direitos de Autoria Compromissos de no concorrer Franquias Interesses Futuros Goodwill Licenas Direitos de operao Patentes Matrizes de gravao Processos secretos Marcas de comrcio Marcas de produtos
Fonte: Hendriksen e Van Breda (1999, p.389).

Despesas Diferidas Propaganda e promoo Adiantamentos a autores Custos de desenvolvimento de software Custos de emisso de ttulos de dvida Custos judiciais Pesquisa de marketing Custos de organizao Custos pr-operacionais Custos de mudana Reparos Custos de pesquisa e desenvolvimento Custos de instalao Custos de treinamento

Dos exemplos de intangveis citados, no presente trabalho, o goodwill merece ateno especial, por ser, ainda hoje, um aspecto complexo e de difcil conceituao para a contabilidade, apesar de ser motivo de estudos, debates, artigos, livros, legislao, concordncias e divergncias desde h muitos anos. As citaes a ele datam de sculos atrs..., conforme menciona Martins (1972, p.55). Alm disso, merece ateno pela sua estreita relao com a abordagem do capital intelectual. Embora no haja homogeneizao do conceito, Monobe (1986, p.56-58) observa que a maioria dos autores concorda que o goodwill uma resultante do valor da empresa como um todo, em termos de sua capacidade de gerao de lucros futuros, e do valor econmico de seus ativos identificados e contabilizados. Tem a sua existncia vinculada organizao, no podendo ser separado ou vendido, diferindo dos demais ativos identificveis e separveis que podem ser transacionados individualmente. Dentre os fatores responsveis pela formao do goodwill, Catlett e Olson apud Martins (1972, p.75-76) destacam a administrao superior, organizao ou gerente de vendas proeminente, fraqueza na administrao do competidor, propaganda eficaz, processos secretos de fabricao, boas relaes com os empregados, crdito proeminente como resultado de uma slida reputao, excelente treinamento para os empregados, alta posio perante a comunidade, desenvolvimento desfavorvel nas operaes do competidor, associaes favorveis com outras empresas, localizao estratgica, descoberta de talentos ou recursos, condies favorveis com relao aos impostos, legislao favorvel, dentre outros. Ressaltam que esta uma lista aleatria de alguns aspectos que poderiam contribuir para o ganho de poder da organizao, sendo impossvel listar todos eles, em virtude da prpria natureza do goodwill. Vrios desses fatores, responsveis pela formao do goodwill, so tambm responsveis pela formao do capital intelectual. Neste sentido, Antunes (2000, p.88-89) explica que goodwill e capital intelectual fazem parte do mesmo fenmeno, pois os fatores que identificam a existncia de um valor a mais na organizao e que integram o capital intelectual, j faziam parte do goodwill. Entende que o conceito de goodwill abrange o conceito de capital intelectual.

2.2 Conceito de capital intelectual


O capital intelectual objeto de estudo de vrios pesquisadores. Antunes (2000, p.81) relata que o termo capital intelectual apareceu pela primeira vez somente em 1994, em matria publicada por Thomas Stewart, na Fortune, com o ttulo: Your companys most valuable asset: intellectual capital. Stewart (1998, p.XIII) o considera como a soma do conhecimento de todos em uma empresa, constituindo a matria intelectual conhecimento, informao, propriedade intelectual, experincia que pode ser utilizada para gerar riqueza. Por sua vez, Edvinsson e Malone (1998, p.28) definem capital intelectual utilizando-se de uma metfora. Comparam a empresa com uma rvore. A parte visvel da rvore, expressa pelo tronco, galhos, folhas e frutos, corresponde com aquela parte da empresa evidenciada nas demonstraes contbeis e, conseqentemente, conhecida pelo mercado. A parte oculta, representada pelas razes, corresponde aos ativos intangveis e, por conseguinte, ao capital intelectual. Edvinsson e Malone (1998, p.39) ainda explicam que o capital intelectual um capital no financeiro que representa a lacuna oculta entre o valor de mercado da organizao e o seu valor contbil, sendo, portanto, a soma do Capital Humano e o Capital Estrutural. Oliveira (2000, p.4) cita que, de acordo com o FASB ( Financial Accounting Standards Board), o Capital Intelectual pode ser definido de duas formas: a) ativos intangveis combinados que permitem a companhia funcionar e manter uma vantagem competitiva; e b) a diferena entre o valor real de mercado da companhia e o valor real de mercado dos ativos tangveis menos passivos da companhia. Esses conceitos apresentam similaridade com o conceito de goodwill. Desta forma, cabe ressaltar a abrangncia do capital intelectual, lembrando que ele no se restringe ao capital humano, pois inclui itens relacionados infra-estrutura e ao mercado, como pode ser visto no prximo tpico.

2.3 Caracterizao do capital intelectual


Estudando-se a literatura sobre capital intelectual, percebe-se que no h consenso em relao a sua caracterizao. Para Edvinsson e Malone (1998), o capital intelectual apresenta-se sob duas formas: a) capital humano - composto pelo conhecimento, habilidade e experincias individuais dos empregados e gerentes, criatividade e inovao organizacionais, mais os valores, a cultura e a filosofia da empresa; e b) capital estrutural - abrangendo o arcabouo, o empowerment, e a infra-estrutura que apiam o capital humano. Subdivide-se em capital de clientes e capital organizacional. O primeiro compreende o relacionamento da empresa com os seus

clientes e, o segundo incorpora o investimento da organizao em sistemas, instrumentos e filosofia operacional. Por sua vez, o capital organizacional desdobrado em capital de inovao e de processos. O capital de inovao est relacionado capacidade de renovao e aos resultados da inovao, sob a forma de direitos comerciais amparados por lei, propriedade intelectual e outros ativos e talentos intangveis. O capital de processos constitudo por processos, tcnicas e programas voltados aos empregados, que aumentam e ampliam a eficincia da produo ou a prestao de servios. Esta caracterizao se identifica com a proposta do FASB, que sugere a definio de trs componentes para o capital intelectual, conforme Oliveira (2000, p.5): a) capital humano - constitudo pelo conhecimento acumulado, as habilidades e experincias dos empregados; b) capital de clientes - composto pela lealdade e solidez das relaes com os clientes da companhia. o valor adicionado para a organizao como um resultado de intangveis relaes de mercado, incluindo os efeitos nos nomes das marcas e das marcas registradas sobre as transaes e a sensibilidade a preos dos clientes; e c) capital estrutural - formado por tudo aquilo dentro da organizao que d suporte aos empregados na realizao de seus trabalhos, ou seja, a infra-estrutura que apia o capital humano. constitudo de ativos de propriedade intelectual e ativos de infra-estrutura. Ativos intelectuais incluem know-how, segredos, direitos autorais, patentes, e vrios direitos sobre projetos. Ativos de infra-estrutura so tecnologias, cultura corporativa, sistema de informaes e a estrutura gerencial. Brooking apud Antunes (2000, p.78) divide o capital intelectual em quatro categorias: a) ativos de mercado - abrangem o potencial que a empresa possui em virtude da marca, clientes, lealdade dos clientes, negcios recorrentes, negcios em andamento, canais de distribuio, franquias; b) ativos humanos - compreendem os benefcios que o indivduo pode proporcionar s empresas utilizando-se da sua expertise, criatividade, conhecimento, habilidade para resolver problemas, tudo visto de forma coletiva e dinmica; c) ativos de propriedade intelectual - incluem os ativos que necessitam de proteo legal para proporcionar benefcios s organizaes, tais como: know-how, segredos industriais, copyright, patentes, designs; d) ativos de infra-estrutura - compreendem as tecnologias, metodologias e processos empregados como cultura, sistemas de informao, mtodos gerenciais, aceitao de risco, banco de dados de clientes, entre outros. Cabe ressaltar a diferena em relao terminologia utilizada nos conceitos apresentados. Brooking utiliza a palavra ativo, em substituio palavra capital, adotada por Edvinsson e Malone e o FASB, para se referirem ao mesmo objeto. Antunes (2000, p.80) explica que ambas palavras esto corretamente empregadas, pois todos os componentes do capital intelectual so elementos essenciais para as empresas, representando recursos (ou capital), se vistos pela Economia, e ativos (bens e/ou direitos), se vistos pela Contabilidade. Salientam-se, tambm, as diferenas relacionadas s classificaes abordadas. O conceito de capital estrutural, apresentado por Edvinsson e Malone, abrange os conceitos

de capital de clientes e capital estrutural, propostos pelo FASB, e os conceitos de ativos de mercado, de propriedade intelectual e de infra-estrutura expostos por Brooking. Apesar das divergncias existentes na forma de caracterizar o capital intelectual, percebe-se vrias semelhanas entre os aspectos apresentados e constata-se que, na essncia, os autores apresentam as mesmas questes, porm utilizam classificaes e terminologias diferenciadas. Por fim, enfatiza-se a abrangncia do capital intelectual, destacando que ele procura identificar e mensurar parte do goodwill. Para tanto, necessrio conhecer os mtodos de mensurao do capital intelectual, que so apresentados na seqncia.

3 MTODOS DE MENSURAO DO CAPITAL INTELECTUAL


Uma vez compreendido o conceito do capital intelectual e o quo importante ele para as organizaes, entende-se porque a contabilidade tem sido questionada por no evidenciar tais informaes. As empresas de consultoria, as virtuais e algumas de servios, entre outras, talvez sejam as mais prejudicadas, tendo em vista que, sua maior riqueza est no conhecimento dos seus empregados, ou seja, em seu potencial de gerao de benefcios, e no em seus bens tangveis. Porm, estes aspectos intangveis no se encontram evidenciados nas Demonstraes Contbeis. No entanto, aqui se fazem necessrias duas consideraes. A primeira consiste em lembrar que o capital intelectual est contido no conceito do goodwill, que j objeto de estudo da contabilidade h muito tempo. Logo, o capital intelectual no assunto novo para esta cincia, constituindo-se de preocupao h, pelo menos, mais de um sculo. A segunda considerao se refere aos objetivos da contabilidade. Antes de se estabelecer qualquer crtica a alguma cincia, necessrio conhecer seus objetivos e limites de atuao. De acordo com a FIPECAFI (1994, p.67), o objetivo principal da Contabilidade, portanto, o de permitir, a cada grupo principal de usurios, a avaliao da situao econmica e financeira da entidade, num sentido esttico, bem como fazer inferncias sobre suas tendncias futuras. Em ambas avaliaes, todavia, as demonstraes contbeis constituiro elemento necessrio, mas no suficiente. Assim, a contabilidade deve procurar meios para mensurar e evidenciar o capital intelectual, talvez na forma de relatrios suplementares. Mas como mensurar itens to complexos? Hendriksen e Van Breda (1999, p.304) explicam que, em contabilidade, mensurao o processo de atribuio de valores monetrios significativos a objetos ou eventos associados a uma empresa, e obtidos de modo a permitir agregao ou desagregao, quando exigida em situaes especficas. Antes que a mensurao possa ser feita, lembram que necessrio selecionar um atributo especfico a ser medido. Mencionam, tambm, que nem sempre a mensurao se d em termos monetrios, sendo que dados no monetrios podem ser relevantes para certas predies e para tomada de decises. A mensurao do capital intelectual pode ser monetria ou no. Isto verificado por meio dos breves comentrios que so feitos, neste artigo, a alguns dos mtodos existentes que se propem a mensurar o capital intelectual: Navegador do Capital Intelectual (Stewart), Monitor de Ativos Intangveis (Sveiby) e Navegador Skandia

(Edvinsson e Malone), dos quais destaca-se este ltimo, tendo em vista o pioneirismo, por parte dos idealizadores do modelo, na divulgao de relatrios contendo dados sobre o capital intelectual da empresa Skandia.

3.1 Navegador do Capital Intelectual de Stewart


Stewart (1998, p.217-218), idealizador deste modelo, compreende que uma medida nica no suficiente para avaliar o capital intelectual de uma organizao. Assim, ele sugere que se mensure o capital intelectual por meio de indicadores relacionados ao capital humano, estrutural e do cliente, alm de um valor que d a idia do todo. Para tanto, prope a utilizao de um grfico radar, uma vez que este permite a criao de um quadro coerente de vrios tipos heterogneos de dados. Stewart (1998, p.218-219) explica ainda que, o grfico radar comea com um crculo que irradia linhas de acordo com a quantidade de indicadores que se deseja avaliar. Cada uma destas linhas deve ser marcada com uma escala, que pode variar entre razes, percentuais ou valores absolutos. Normalmente, coloca-se zero no centro do grfico, e na sua extremidade a meta que a empresa deseja alcanar. Para melhor compreenso deste modelo, apresenta-se, na Figura 1, um exemplo de navegador do capital intelectual para uma empresa imaginria.

Figura 1: Navegador do Capital Intelectual

Fonte: Stewart (1998, p.219).

Pode-se constatar que a empresa imaginria est bem prxima de suas metas no que se refere aos indicadores de reteno dos clientes e atitude dos funcionrios. Por

outro lado, preciso investigar cuidadosamente a satisfao de seus clientes e o motivo da rotatividade de seus trabalhadores do conhecimento, tendo em vista que estes indicadores esto bem distantes de suas metas. Alm disso, ressalta-se que, apesar da empresa manter um alto ndice de reteno de clientes, estes se apresentam insatisfeitos. Esta outra situao que requer minuciosa ateno. Observa-se, tambm, que a utilizao de apenas trs indicadores, para cada uma das medidas apresentadas, no ocorre por acaso. Stewart (1998, p.218) explica que, para obter informaes importantes, deve-se manter a simplicidade, avaliar o que estrategicamente importante e avaliar atividades que produzem riqueza intelectual. Logo, a flexibilidade inerente ao modelo constitui-se em uma das suas vantagens. Esta flexibilidade permite inferir que as organizaes devem escolher os indicadores de acordo com seus objetivos e estratgias, mantendo a simplicidade necessria ao modelo. Caso estes indicadores sejam econmico-financeiros, tem-se a contabilidade como principal fornecedora de informaes. Ainda, se no forem indicadores econmico-financeiros, mas estiverem relacionados ao capital humano, h grande probabilidade de, novamente, a contabilidade contribuir com as informaes dispostas no Balano Social. A contribuio da contabilidade ao Navegador do Capital Intelectual, com ndices econmico-financeiros e relacionados ao capital humano, tambm verificada no Modelo de Sveiby, como pode ser visto a seguir.

3.2 Monitor de Ativos Intangveis de Sveiby


Para mensurar o capital intelectual, Sveiby (1998, p.197) considera um conjunto de indicadores, distribudos sob trs perspectivas: estrutura externa, interna e competncias individuais. Para cada uma destas perspectivas, sugere que sejam avaliados alguns indicadores relacionados ao crescimento e renovao, eficincia e estabilidade. Sveiby (1998, p.11-12) explica que a estrutura externa compreende as relaes com os clientes e fornecedores, as marcas, marcas registradas e a reputao ou imagem da empresa. J a estrutura interna inclui patentes, conceitos, modelos e sistemas administrativos e de computadores. Por fim, as competncias individuais envolvem a capacidade dos profissionais de agir em diversas situaes para criar ativos tangveis e intangveis. Ele menciona, tambm, que pode ser til a apresentao dos indicadores destas trs perspectivas, num modelo que chama de Monitor de Ativos Intangveis, por se tratar de um formato de apresentao que exibe de forma simples os indicadores relevantes, escolhidos de acordo com a estratgia da empresa, conforme apresentado na Figura 2.

Figura 2 Monitor de Ativos Intangveis

Fonte: Sveiby (1998, p.238).

O Monitor de Ativos Intangveis simples e de fcil visualizao. A propsito, Sveiby (1998, p.234-237) recomenda que o monitor no ultrapasse uma pgina, mas seja acompanhado por diversos comentrios. Para analis-lo importante realizar comparaes com outra empresa, com o ano anterior ou a um oramento, por exemplo. Quando da comparao do monitor com o oramento empresarial, destaca-se a contribuio da contabilidade, tendo em vista que, se estas duas ferramentas estiverem estruturadas da mesma forma, ser possvel fazer um acompanhamento/controle do previsto em comparao ao realizado. Ainda, apesar da maioria dos indicadores serem apresentados na forma percentual, percebe-se que a contabilidade pode auxiliar no sentido de fornecer as informaes bsicas necessrias criao destes indicadores. Por exemplo, um sistema contbil dispe de dados inerentes ao lucro, vendas, investimentos em tecnologia da informao, custos de treinamento e educao (no apresentado no exemplo, porm pode ser utilizado na perspectiva da competncia das pessoas, sob o aspecto de crescimento e renovao), dentre outros. Constata-se tambm que a contabilidade de custos pode ser de fundamental importncia para este modelo, uma vez que pode ser organizada de forma a atender as estratgias da empresa e, conseqentemente, contribuir para a mensurao dos ativos intangveis. Utilizando-se de um sistema de custos bem estruturado, possvel obter os custos de cada tipo de cliente. Assim, se a receita estiver contabilizada tambm por tipo de cliente, tem-se o lucro por cliente, que aparece no monitor apresentado. Cabe mencionar, ainda, que o Balano Social pode fornecer vrios dos indicadores da perspectiva da competncia das pessoas, a exemplo das medidas do capital humano, j apresentadas no Navegador do Capital Intelectual, e as medidas do foco humano, utilizadas no modelo da Skandia, que discutido na seqncia.

10

3.3 Navegador Skandia de Edvinsson e Malone


Antunes (2000, p.91) menciona que nos ltimos anos, a Skandia grande empresa sueca do mercado de seguros e servios financeiros vem despertando o interesse acadmico, empresarial e da mdia, por ter sido o primeiro grupo a divulgar um relatrio contendo dados sobre o capital intelectual de suas unidades, como um suplemento das Demonstraes Contbeis de 1994. Nesta poca, Leif Edvinsson era diretor corporativo de Capital Intelectual da organizao. O modelo, denominado Navegador Skandia, contm certos valores de sucesso, identificados pela equipe da empresa, que deveriam ser maximizados e incorporados estratgia organizacional. Antunes (2000, p.97) explica que estes fatores foram agrupados em cinco reas distintas de foco: financeiro, de clientes, de processo, de renovao e desenvolvimento e humano, que so representadas no Navegador Skandia na forma evidenciada na Figura 3. Figura 3: Navegador Skandia

Fonte: Edvinsson e Malone (1998, p.60).

Edvinsson e Malone (1998, p.60-61) explicam que cada foco apresentado no modelo representa as reas nas quais uma empresa focaliza sua ateno, e de onde provm o valor de seu capital intelectual. Esclarecem, tambm, que o formato do navegador (uma casa) trata-se de uma metfora, eleita pela Skandia, para a prpria organizao. O tringulo o sto, constitudo pelo foco financeiro, que representa o passado da empresa por meio das Demonstraes Contbeis. O foco no cliente e no processo consistem no presente. A base do retngulo voltada para o futuro, representada pelo foco na renovao e desenvolvimento. Por fim, o foco humano encontra-se no centro da casa, pois constitui o corao, a inteligncia e a alma da organizao, ou seja, a nica fora ativa da organizao. Antunes (2000, p.97) comenta que a combinao dessas reas de foco resultaram em um relatrio diferente, uma vez que elas apontam para diversos aspectos que do um carter dinmico, por isso o relatrio foi denominado Navegador. Por fim, para cada um dos cinco focos foram estabelecidos vrios indicadores para medir o seu desempenho.

11

4 CONSIDERAES FINAIS
O capital intelectual, compreendido como um conjunto de aspectos intangveis relacionados experincia e habilidades dos empregados, relaes com os clientes, infra-estrutura organizacional, dentre vrias outras questes, assunto de forte interesse da mdia e do meio acadmico e empresarial, nos ltimos anos. Constitui-se num dos significativos diferenciais para a maioria das empresas. No entanto, este diferencial ainda no est objetivamente evidenciado nas Demonstraes Contbeis, principalmente, pela sua dificuldade de mensurao. Este fato sugere que a contabilidade necessita se realinhar, no sentido de procurar meios para mensurar e evidenciar o capital intelectual em relatrios suplementares, seja sob forma de medidas financeiras ou no financeiras. A contabilidade pode mensurar o capital intelectual utilizando-se de um dos modelos apresentados no artigo, ou de sua combinao, uma vez que a anlise dos mesmos permitiu verificar que possvel chegar a um valor para este complexo intangvel, embora, ainda, com certa subjetividade. Permitiu constatar, tambm, que a contabilidade dispe de muitas das informaes necessrias utilizao de cada um dos mtodos abordados. Por fim, cabe destacar que a mensurao do capital intelectual uma tentativa de identificar e medir parte do goodwill, j estudado h tanto tempo pela contabilidade. Essa mensurao no um fim em si, apenas um incio para o gerenciamento do capital intelectual, sendo que os modelos apresentados consistem num conjunto de ricas informaes, que devem auxiliar na tomada de decises pelos gestores.

12

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ANTUNES, Maria Thereza Pompa. Capital intelectual. So Paulo: Atlas, 2000. DAVENPORT, Thomas H. e PRUSAK, Laurence. Conhecimento empresarial. Rio de Janeiro: Campus, 1999. EDVINSSON, Leif. e MALONE, Michel S. Capital intelectual. So Paulo: Makron Books, 1998. FIPECAFI - Fundao Instituto de Pesquisas Contbeis, Atuarias e Financeiras. Manual de contabilidade das sociedades por aes : aplicvel tambm s demais sociedades. 4. ed. So Paulo: Atlas, 1994. HENDRIKSEN, Eldon S. e VAN BREDA, Michael F. Teoria da contabilidade. Traduo por Antonio Zoratto Sanvicente. 5. ed. So Paulo: Atlas, 1999. IUDCIBUS, Srgio de. Teoria da contabilidade. 3. ed. So Paulo: Atlas, 1993. MARION, Jos Carlos. Contabilidade empresarial. 8. ed. So Paulo: Atlas, 1998. MARTINS, Eliseu. Contribuio avaliao do ativo intangvel. So Paulo, 1972. Tese (Doutorado em Contabilidade) Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade, Universidade de So Paulo. MONOBE, Massanori. Contribuio mensurao e contabilizao do goodwill no adquirido. So Paulo, 1986. Tese (Doutorado) Faculdade de Economia e Administrao, Universidade de So Paulo. OLIVEIRA NETO, Josu Viana. Capital intelectual: um paradigma contbil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE, 16, 2000, Goinia, Anais. Goinia: CFC, 2000. STEWART, Thomas. A. Capital intelectual : a nova vantagem competitiva das empresas. Rio de Janeiro: Campus, 1998. SVEIBY, Karl Erik. A nova riqueza das organizaes. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

You might also like