You are on page 1of 5

PLANEJAMENTO NVEL I PROFESSORAS: CRIS, LARISSA E MAIZA.

TEMA: Brinquedos e Brincadeiras

SEGUNDA- FEIRA DIA 05/08/13 CONCEITO: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS 1Atividade: Parque Objetivo: Estimular a oralidade e a ateno. 2 Atividade: Autonomia Objetivo: Desenvolver a autonomia. Estratgia: Convidar as crianas para brincar de esconde-esconde. Estratgia: Sentar com as crianas em baixo da vov Mangueira para que cada uma possa retirar seu tnis e remover a areia.

2 Atividade: Roda inicial Estratgia: Rezar e cantar msicas variadas, Objetivo: Estimular a oralidade atravs do bem como chamar a ateno para o conhecimento prvio sobre o novo tema. quadro do tempo. Em seguida apresentar varias figuras de brinquedos e brincadeiras e questionar as crianas o nome, para que servem e como devem ser utilizados. 3 Atividade: Painel de Brinquedos Objetivo: Despertar a curiosidade e ampliar o conhecimento sobre o tema em estudo. 4Atividade: Lanche Objetivo: Desenvolver a autonomia. Estratgia: Montar o painel com as figuras encontradas em revistas pelas crianas na sala. Estratgia: Na hora do lanche ir estimulando as crianas a abrirem a lancheira, organizar o lanche e ao final do lanche guard-la.

5Atividade: Livro pg. 29 Estratgia: Solicitar que as crianas observem Objetivo: Estimular a percepo visual e e localizem os brinquedos presentes na cena. quantidade. Contar e quantificar com bolinhas. 6Atividade: Caracterizao para Histria Estratgia: Fazer a caracterizao das professoras e crianas que iro participar da contao de histria. Objetivo: Apresentar a contao de histria do Nvel I na vov mangueira para a Educao Infantil. Estratgia: Conversar sobre o que ainda no sabamos e aprendemos hoje.

7Atividade: Contao de histria Nvel I

8Atividade: Roda Final Objetivo: Estimular a memria curto prazo.

Agenda: Hoje iniciamos um novo tema Brinquedos e Brincadeiras. Converse com seu filho sobre os brinquedos e brincadeiras vistos em sala e quais ele j conhece e at brinca.

TERA-FEIRA DIA 06/08/13 CONCEITO: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS 1 Atividade: Parque Objetivo: Resgatar as brincadeiras de roda. Estratgia: Desenvolver brincadeiras de roda com antigas cantigas de roda: Atirei o pau no gato, Ciranda cirandinha, Fui na Espanha...

2 Atividade: Autonomia Estratgia: Estimular as crianas a retirarem os Objetivo: Estimular a autonomia para as tnis e bater no cho para remover a areia. Em crianas retirarem o sapato e agenda da seguida auxili-las a calar. Na sala retirar as bolsa. agendas da bolsa e o colo de beber gua. 3 Atividade: Roda inicial Objetivo: Trabalhar a oralidade socializao. Estratgia: Convidar as crianas para fazer uma a grande roda embaixo da mangueira: rezar, cantar e observar o tempo. Estratgia: Reunir as crianas no ptio para fazer a brincadeira do macaco mando. A professora ir dar os comandos para as crianas realizarem. (Observar os comandos da atividade pg 32) Estratgia: Aps a brincadeira do Macaco Mando, fazer a retomada dos movimentos que as crianas no executaram durante a brincadeira, para contornar com cola colorida. Estratgia: Enfatizar a importncia de ter lavado as mos antes de alimentar-se e aps as refeies a importncia de organizar o lanche dentro das lancheiras.

4 Atividade: Macaco mando Objetivo: Resgatar brincadeiras antigas e estimular a ateno e coordenao motora. 5 Atividade: Livro pg. 32 Objetivo: Estimular a memria em curto prazo, bem como ateno e motricidade fina. 6Atividade: Lanche Objetivo: Estimular a autonomia na organizao da lancheira e na ingesto de alimentos saudveis.

7Atividade: Livro pg. 31 Estratgia: Observar os movimentos das Objetivo: Trabalhar a percepo visual dos crianas do livro, tentar reproduzi-los e fazer o movimentos do brao e lateralidade. que se pede. 8 CONTAO DE HISTRIA PINQUIO 9Atividade: Aula de Msica 10Atividade: Aula de Ingls 11Atividade: Aula de Ed. Fsica 12Atividade: Roda Final Objetivo: Estimular a conscincia. retomada Estratgia: Fazer uma roda e conversar com as de crianas o que elas mais gostaram na aula e lembrar. Objetivo: Contar uma histria para as crianas sobre o boneco de madeira que virou menino e a importncia de no mentir.

AGENDA: Hoje resgatamos uma brincadeira antiga: Macaco Mando. Nos divertimos muito! Beijinhos das professoras!

QUARTA-FEIRA 07/08/13 CONCEITO: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS 1Atividade: Parque Estratgia: Levar baldinhos para o parque e Objetivo: Estimular a motricidade fina; estimular brincadeiras direcionadas de fazer oferecer estmulos sensoriais e desenvolver a castelos, observar os tamanhos. percepo visual grande/pequeno. 2 Atividade: Roda inicial Estratgia: Cantar e rezar, bem como realizar Objetivo: Despertar o prazer atravs das a chamada com os crachs. Retomar com cantigas, incentivar e permitir a fala da as crianas os castelos construdos no criana para a ampliao do seu parque, relembrando qual foi o maior e o vocabulrio. menor. 3Atividade: Livro pg. 30 Estratgia: Chamar a ateno da criana Objetivo: Trabalhar conceitos matemticos para a imagem do livro e question-las sobre Grande/pequeno. qual o castelo maior e o menor. 4Atividade: Lanche Estratgia: Rezar e cantar a msica do Objetivo: Trabalhar a percepo visual e a lanche, abrir a lancheira e depois guardar o ingesto de bons alimentos. material na lancheira. 5 Atividade: FICHA DE LEITURA (BOLA) Objetivo: Desenvolver a leitura gestaltica. Estratgia: Mostrar o objeto bola e a partir deste explorar o som da palavra, a vogal A, forma, cor e tamanho (maior/menor).

6Atividade: Livro pg. 28 Estratgia: Realizar a atividade Objetivo: Trabalhar conceitos matemticos individualmente com cada criana, maior-menor, motricidade fina e cor. ressaltando os tamanhos, forma e cores. 7Atividade: Estratgia: Colocar a msica do p meu Objetivo: Estimular a percepo auditiva e a querido p para explorar a higiene corporal e conscincia corporal. o movimento sugerido pela msica. 8 Atividade: Contao Escolher atravs de votao com as crianas a histria para ser lida em sala. 9 Atividade: Roda Final Estratgia: Sentar com as crianas na roda e Objetivo: Desenvolver a oralidade atravs de estimular seus relatos sobre as atividades do conversa informal. dia. AGENDA: Hoje trabalhamos conceitos matemticos maior/menor. Objetivo: Estimular a concentrao.

QUINTA- FEIRA DIA 08/08/13 CONCEITO: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS 1 Atividade: Parque Estratgia: Brincar nas casinhas do parque Objetivo: Desenvolver a coordenao para subir, descer... Brincar de tica-esttua. motora, noes de espao, lateralidade, equilbrio, deslocamento, esquema corporal e ritmo. 2 Atividade: Roda Estratgia: Na roda vamos fazer a orao do Objetivo: Na roda, despertar o prazer atravs dia e cantar. Estimular a troca de ideias, das cantigas, estimular a oralidade atravs da conversando sobre o tema em estudo. fala. 3 Atividade: Livro pg. 33 Estratgia: Aps a brincadeira que Objetivo: Trabalhar a percepo visual e o realizamos no parque, (tica-esttua) realizar posicionamento. a atividade com cada criana chamando a ateno para fazer o que se pede. 4 Atividade: Lanche Estratgia: Conversar com as crianas sobre Objetivo: Estimular atravs de conversa a as frutas que trouxeram e falar sobre sua importncia de ingerir frutas, pois possuem importncia para sade. muitas vitaminas. 5 Atividade: O que , o que ? Pg. 27 Estratgia: Chamar a ateno das crianas Objetivo: Estimular a ateno e o raciocnio para a leitura da adivinha. Pintar o desenho lgico. que representa a resposta. 6Atividade: Quebra-cabea Estratgia: Utilizando o quebra-cabea da Objetivo: Trabalhar a coordenao motora sala de aula para explorar conceitos e fina, a concentrao e o lgico matemtico. superar desafios.

7 Atividade: Contao do dia Fantoche a partir de brinquedos.

Objetivo: Dar vida aos brinquedos utilizandoos como personagem da historia que iremos criar.

8Atividade: Roda Final Estratgia: Atravs do dilogo com as Objetivo: Retomar o que foi trabalhado na crianas, retomar o contedo j estudado. aula. Agenda: Obaaa, amanh ser o dia do brinquedo, traga o seu favorito e no esquea a importncia de socializa-lo com o colega.

SEXTA-FEIRA 09/08/13 CONCEITO: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS 1Atividade: Parque Estratgia: Levar as crianas ao parque da Objetivos: Estimular a coordenao motora e escola convidando-as para brincar na desenvolver a socializao. casinha. 2Atividade: Roda inicial Estratgia: No momento da roda, fazer a Objetivos: Desenvolver a habilidade de falar, orao do dia. Conversar sobre os perguntar, responder, expor ideias, dvidas e brinquedos trazidos de casa. a comunicao de uns com os outros. 3Atividade: LIVRO PG. 34 Estratgia: Observar as formas presentes nas Objetivo: Trabalhar o reconhecimento das camisas e chapus e fazer o pareamento formas geomtricas j estudadas. ligando os semelhantes entre si. 4Atividade: Lanche Objetivo: Estimular saudvel. Estratgia: Rezar e conversar alimentao importncia do lanche saudvel. sobre a

uma

5Atividade: CINEMINHA TOY STORY Estratgia: Reunir as crianas na sala de Objetivo: Desenvolver a concentrao e o cineminha e passar o filme do Toy story. imaginrio dentro do tema trabalhado. 6Atividade: VAMOS COMPARTILHAR! Estratgia: Embaixo da Vov Mangueira, Objetivo: Socializao e o compartilhar do estimular as crianas a compartilhar brinquedo. momentaneamente seu brinquedo com o colega. 7Atividade: Momento cultural Objetivo: Ampliar o conhecimento. Estratgia: Apresentar na vov mangueira a brincadeira de batata que passa passa.

8 Roda Final: Estratgia: Questionar as crianas sobre as Objetivo: Estimular a oralidade e retomada atividades de sala e fora da sala que foram das atividades. desenvolvidas e as que eles mais gostaram.

Anotaes da agenda: Segue atividade de casa no Livro pgina 36. Ao realizar a atividade pendurar o mbile no lugar preferido de sua casa para voc brincar. Esperamos que voc tenha um maravilhoso Dia dos Pais com a pessoa que desempenha este papel em a sua famlia! Beijinhos carinhosos das professoras!

You might also like