You are on page 1of 5

Laudo de NR-10

http://www.engelcamp.com.br/laudo-de-nr-10

Mantenha a sua empresa em dia com os laudos da NR-10 do ministrio do trabalho e emprego (MTE)

1. ESCOPO DOS SERVIOS


Realizao de um diagnstico de segurana em conformidade com a NR-10 para as instalaes de sua empresa, conforme abaixo: a. b. c. d. e. f. Apoio na organizao do pronturio das instalaes eltricas Diagnstico de segurana do sistema eltrico Diagnstico do sistema eltrico de proteo Diagnstico do sistema de aterramento de fora Diagnstico do sistema de proteo contra descargas atmosfricas (SPDA) Plano de ao para adequao das no-conformidades

1.1 Apoio na Organizao do Pronturio das Instalaes Eltricas


Realizar um levantamento de informaes para compor o pronturio Verificao da documentao exigida pela NR-10, atualmente disponvel na empresa, a fim de verificar a adequao da instalao s exigncias normativas. Este levantamento dever dar nfase aos seguintes tpicos, em conformidade com os itens 10.2.4 e 10.2.5 da NR-10 considerando, no mnimo:

Existncia de procedimentos e instrues tcnicas e administrativas de segurana e sade Existncia de documentao das inspees e medies do sistema de proteo contra descargas atmosfricas e aterramento eltrico Especificao dos EPIs, EPCs e ferramentais utilizados para trabalhos com eletricidade Documentao comprobatria de qualificao, habilitao, capacitao e autorizao dos trabalhadores e dos treinamentos realizados Resultados dos testes de isolao eltrica realizados nos EPIs e EPCs Existncia de relatrio tcnico das inspees atualizadas com recomendaes e cronogramas de adequao

Juntamente com a sua empresa, devero ser definidos os seguintes pontos:

Forma de como ser organizado o pronturio (em meio fsico, eletrnico, fsico/eletrnico, centralizado), em funo do porte e das necessidades da empresa Responsvel pela organizao e manuteno do Pronturio, conforme exigncia normativa

Fornecer as diretrizes para a montagem do Pronturio Elaborao de um relatrio geral no qual devero ser listados os documentos pendentes para a composio do Pronturio e as diretrizes para estruturao futura do mesmo.

1.2 Diagnstico de Segurana do Sistema Eltrico


Realizao de inspees visuais para identificar no conformidades existentes nas instalaes eltricas e propor medidas para atendimento s normas regulamentadoras e tcnicas, em especial NR-10. As instalaes eltricas a serem inspecionadas so: a. Salas eltricas o Condies das salas eltricas, tais como: bloqueio mecnico nas portas, sadas de emergncias, temperatura da sala, vedao, sistema de deteco e combate a incndio o Equipamentos eltricos instalados nas salas eltricas o Condies das bandejas e cabos eltricos instalados em salas, tais como: identificao, exposio a riscos e conservao o Baias de transformadores b. reas administrativas o Avaliao de quadros de fora e iluminao quanto ao estado de conservao e identificao dos mesmos o Identificao de tomadas de fora o Identificao do sistema telefnico o Existncia de DR nas tomadas de fora o Iluminao dos ambientes: condies das luminrias e nvel de iluminamento mnimo exigido por norma c. Setor de manuteno o Avaliao de quadros de fora e iluminao quanto ao estado de conservao e identificao dos mesmos o Existncia de DR nas tomadas de fora para as mquinas mveis o Identificao de tomadas de fora o Bloqueio de equipamentos d. reas de processo o Condies dos painis de fora e controle instalados na rea de processo, considerando os aspectos de identificao, barreiras, vedao, conservao e fixao o reas Sociais

Devero ser inspecionadas nas reas sociais as condies gerais das instalaes eltricas, tais como: conservao e identificao de tomadas de fora e quadros de fora e luz

1.3 Diagnstico do Sistema Eltrico de Proteo


Devero ser analisados os aspectos tcnicos do sistema eltrico de proteo que possam vir a interferir nos aspectos de segurana. Elaborar um diagnstico do sistema eltrico de proteo da sua empresa, verificando e propondo, se necessrio, alteraes s instalaes objetivando melhorias da proteo, analisando aterramento do neutro, rels, TCs e disjuntores obsoletos, etc.

1.4 Diagnstico do Sistema de Aterramento de Fora


Realizao de medio da continuidade eltrica do aterramento dos equipamentos eltricos e estruturas metlicas atravs de injeo de correntes fortes para verificao da continuidade eltrica do aterramento dos motores, transformadores, painis, bandejas, tanques e estruturas metlicas passveis de serem energizadas acidentalmente, em atendimento NBR5410 e NR10. Medio de continuidade eltrica entre as malhas de aterramento de fora de modo a avaliar se existem ou no descontinuidades a serem recompostas. Medio da resistncia hmica das malhas de aterramento Inspeo visual nos principais pontos do sistema de aterramento de fora das instalaes de forma a verificar a existncia de condutor de aterramento visvel, rigidez da fixao do conector do condutor de aterramento (equalizao) nos motores, estruturas metlicas em geral, painis e transformadores e fixao do condutor de aterramento (conectores) em seus respectivos equipamentos. Emisso de relatrio tcnico contendo os resultados das referidas medies, verificaes e inspees.

1.5 Diagnstico do Sistema de Proteo contra Descargas Atmosfricas - SPDA


Avaliao do sistema de proteo contra descargas atmosfricas (SPDA) das edificaes que j possuem SPDA instalado verificando os seguintes itens:

A existncia de projeto Se o projeto atende norma NBR5419 Se o SPDA implantado est em conformidade com o projeto

Avaliao da adequao do nvel de proteo do SPDA instalado

Verificao da integridade do sistema de proteo contra descargas atmosfricas atravs de medies nas reas que j possuem SPDA instalado, de modo a avaliar se existem ou no descontinuidades a serem recompostas (rompimento de cabos). Inspeo visual das condies de conservao do SPDA nos principais pontos de conexo acessveis, de forma a identificar a rigidez da fixao do conector dos condutores dos subsistemas do SPDA e a existncia de condutores arrebentados ou frouxos. Avaliao das edificaes que no possuem SPDA instalado verificando a necessidade de instalao de um sistema de proteo conforme requisitos estabelecidos pela NBR5419. Emisso de relatrio tcnico contendo os resultados das referidas verificaes e inspees relativas ao SPDA.

1.6 Plano de Ao para Adequao das No-Conformidades


Emisso de um plano de ao para adequao das no conformidades identificadas nas instalaes eltricas, bem como os riscos gerados pelas mesmas e a classificao e priorizao dos riscos eltricos. Esse plano de ao dever contemplar as estimativas de investimentos e o perodo necessrio, se de curto, mdio ou longo prazo, para implementar as medidas propostas.

2. DOCUMENTOS A SEREM EMITIDOS


Ao final dos servios devero ser elaborados os seguintes documentos: a. b. c. d. e. f. Relatrio da consultoria para organizao do pronturio eltrico; Relatrio da anlise de salas eltricas e subestaes; Relatrio da anlise do sistema eltrico de proteo; Diagnstico do sistema de aterramento de fora; Diagnstico do sistema de proteo contra descargas atmosfricas; Plano de ao em nvel gerencial para cada diagnstico realizado, com estimativa de investimento.

Faa um oramento conosco preenchendo o formulrio seguir. Clique para fazer um oramento!

Fale com a ENGELCAMP


Entre em contato conosco preenchendo o formulrio seguir. Clique para entrar em contato!

You might also like