You are on page 1of 54

Curso de Esteticista

Unidade 4

beleza e moda

Tipologia facial e maquilhagem de olhos, segundo os dxerentes tipos de rostos

Introduo Conceito de defiio de um rosto ideal Medio de um rosto Rosto ovalado Rosto redondo Rosto comprido Classificao geral Rosto quadrado Rosto em diamante Rosto triangular Rasto de tringulo invertido
A famlia do rosto ovalado

Famlia de rostos
A famlia do rosto redondo

A terra no espao

Rosto ovalado, tipo Vnus Rosto redondo, tipo Lua Rosto comprido, tipo Saturno os nomes dos danetas Rosto quadrado, tipo Jpiter Rosto d e diamante, tipo Marte Rosto triangular, tipo Terra Rosto d e tringulo invertido, tipo Mercrio

O rosto e o carcter

R o s m redondos, quadrados, triangulares, de base larga


,

.. .- .' .,,
r
l

, '

para efectuar correces

Ios tipos d e rosto


I

. '
Rostos compridos, em d i i n t e , e triangulares invertidos

r ,

.I

, ,
'

:-%.:l;
I ,

,''..:

..

.,. ,. .'.;.',,$ --.., . , , ,


,,

4, -U
I

. # I

,-,&X

,.., Num r -

ovalado

Num rosto redondo


"'

Num rosto comprido Num rosto quadrado Num rosto em diamante Num rosto triangular

Desde a antiguidade, que se identificaram os cnones de beleza que, pouco a pouco, foram definindo aquilo que se poderia considerar, como o ideal para um rosto belo. Por isso, e margem da moda das diferentes pocas, que se viram ao longo da Histria, podemos afirmar que nos vamos aproximando progressivamente, de uma definio, cada vez mais concisa, acerca do rosto considerado ser o ideal. Para alm deste rosto ideal, nesta lio, iremos estudar os diferentes tipos de rosto que existem, assim como a sua maquilhagem de olhos, que joga em funo da forma do rosto.

CONCEITO DE DEFINIO PARA UM ROSTO IDEAL


' r
5.

Tal como j lhe explicmos na lio anterior, referente Histria, foram os gregos que estabeleceram as bases da beleza corporal, no Ocidente. Foi Leonardo da Vinci, o grande artista e inventor do Renascimento, quem marcou de um modo mais concreto, o conceito de que um rosto para ser ideal, tinha que ser de forma ovalada, predominando os prmulos, e possuindo uma fronte mais ampla que o queixo. Em relao proporo, entre os desiguais elementos que configuravam o rosto, Leonardo forneceu as seguintes pautas, ou critrios:

"-- /"i

/-

Figura I . Seces,e m que u m rosto se divide.

- A segunda, engloba as sobrancelhas, e vai at s narinas.

- A terceira, desde as narinas at ao queixo.


MEDIO DO ROSTO

- Os olhos, deveriam estar situados metade da distncia, entre a parte mais alta da cabea, e o extremo do queixo. O rosto ideal, ovalado, no entanto, existem outros tipos de rosto, tal como lhe indicaremos mais adiante. A esteticista, deve saber o tipo de rosto que a cliente tem, para, se fr necessrio, corrigi-lo atravs da maquilhagem, tratando de o aproximar o mais possvel, do rosto ideal. Ainda que, vista desarmada, se possa observar se a pessoa tem um rosto redondo, triangular, quadrado, comprido, etc., a forma mais correcta e precisa para o fazer, proceder sua medio. Para medir o rosto, deve comear por segurar bem o cabelo, ou prend-lo atrs, para que a fronte fique a descoberto. A medio pode ser feita de duas maneiras diferentes: A primeira, utilizando um compasso de arquitecto, de 21 crn de comprimento e 5,5 cm de separao entre ambos os braos, quando estes estiverem fechados. Iremos situar o compasso, na zona que desejar medir, de modo a que as pontas do compasso, toquem os limites daquilo que estivermos a medir. Depois, e antes de retirar o compasso, bloqueiam-se os braos mveis, mediante a rosca que se situa entre a unio de ambos os braos. Finalmente, retira-se o compasso e mede-se a distncia que existente entre

- A distncia entre a boca e o queixo, dever ser a


mesma que aquela, entre os olhos e as narinas.

- O nariz deve ter o mesmo comprimento que a fronte, e a base do nariz dever medir um tero do seu comprimento total.

'

- A distncia entre ambos os olhos, dever ser idntica


ao comprimento de cada uma delas. Baseando-se um pouco, acerca daquilo que se escreveu nestas pautas, hoje em dia, a proporo entre as diferentes partes do rosto, pode ser determinada, se o dividir-mos horizontalmente em trs seces paralelas, e de igual distncia entre si, tal como pode observar pela Fig. 1:

- A primeira, abrange o nascimento do cabelo, e vai


at s sobrancelhas.

Figura 2.Medio do rosto, atravs da ajuda de icm compasso, d altura dos p6mulos.

Figura 3. Medio do rasto, atravs da ajuda de uma rgua.

as duas extremidades com uma rgua. Na Fig. 2, pode ver a colocao do compasso, para medir a separao entre os pmulos. A segunda forma de fazer a medio, aplicar directamente a rgua. Neste caso, imaginamos a cara, tal como se fosse um cubo, dentro do qual situamos agora o rosto, e medimos de um extremo a outro @ig. 3). Este sistema, ainda que no seja credvel,visto necessitar apenas de uma rgua, resulta contudo, menos exacto. Os pontos que &ver medir para determinar o tipo de rosto, esto indicados pela Fig. 4. Quer dizer:

- Largura da fronte da sua zona central, ou separao entre as fontes (Fig. 4 a). - Largura entre as mas do rosto, por debaixo dos
olhos, quer dizer, a separao entre os pmulos (Fig. 4b).

- Largura entre as mas do rosto, por debaixo do nariz, quer dizer, entre a separao dos maxilares @ig. 4c).
4

Figura 4. Para saber aforma do rosto, bd que medir os seguintes pontos. a) Separao entre as fontes. b) Separao entre ar pmulos. c) Sepamo entre ar madares. d) Separ@ entm as mandibulas, por baixo dos kbios. e) Altura entre o queixo e O nascimento dos cabelos.

- Largura entre as mandbulas, por baixo dos lbios


(Fig. 4d).

- Altura desde o nascimento do cabelo at ao queixo


(Fig. 4e). Como evidente, as medidas do rosto da Fig. 4, no so as reais, j que por razes de espao, se encontram reduzidas. Uma vez tomadas estas medidas, h que traar num papel uma linha vertical que possua um comprimento m igual altura, que vai desde o cabelo, at ao queixo. E seguida, pegamos nessa linha vertical, como eixo de simetria, e sobre ela traamos linhas transversais, pelos pontos que correspondem s medidas que se fizeram, tendo o cuidado de que, cada uma das linhas transversais que se traaram, corte no seu ponto mdio, a linha vertical. Unindo os bordos externos de todas estas linhas, ir ento obter o contorno do rosto. Na Fig. 5, mostramos-lhe o contorno que se obteve, segundoeste sistema, partindo da medio do rosto da Fig. 4. Tal como pode ver, trata-se & um contorno ideal, visto ser ovalado. (Procu~ praticar por sua conta, aquilo que lhe acabmos de explicar. bem fcil.Apenas necessita de um compasso ou uma rgua (o melhor um compasso), papel e lpis, e uma pessoa que se preste a fazer a medio do rosto. O mesmo Leonardo da Vinci, determinou como medidas ideais de um rosto ovalado, as seguintes:

Figura 5. Contorno obtido, partindo das medidas do rostofeitas anteriormente.

- Largura da fronte na sua parte central, 12,50 cm - Largura entre os pmulos, por baixo dos olhos,
13,75cm - Largura das mas do rosto, por baixo do nariz,
11,25 cm

- Largura das mandbulas, por baixo dos lbios, 8 c m - Altura desde o alto da cabea, at ao queixo,
18,57 cm

Esta classificao permanece em vigor, e por ser simples e prtica, foi posteriormente adoptada por todos os maquilhadores. Evidentemente, ainda que se diga que 0 rosto ideal o oval, isto no significa que os restantes rostos sejam defeituosos ou no possam ser belos. Em qualquer dos casos, so no mnimo, distintos. Tambm deve ter em conta, que dificil encontrar um rosto que seja absolutamente puro, ou quanto muito, ovalado, redondo, quadrado, etc., visto que, ainda que seja possvel predominarem os traos que permitem classificar um rosto dentro de um destes sete tipos, geralmente possuem tambm alguns traos, prprios de outros tipos de rostos. Em seguida, iremos estudar os sete tipos de rostos mais comuns.

CLASSIFICAO D O S ROSTOS

R CLASSIFICAO GERAL
Os maquilhadores de Hollywood, foram aqueles que estabeleceram as sete formas diferentes, nas quais se podem classificar um rosto. Segundo estes, todo o rosto possui umas determinadas caractefsticas, capazes de serem enquadradas por uma destas .formas.

OVALADO

aquele que tem a forma de um ovo. Neste rosto, as mas do rosto predominam, e o queixo mais curto que a fronte, tal como pode observar pela Fig. 6. vlido o conceito que se faz em aceitar o rosto oval, como sendo aquele que tem mais linhas harmnicas e equilibradas. o rosto da Gioconda e da actriz Joan Fontaine.

Rosto redondo
O rosto quase circular, com a fronte arredondada, as mas do rosto cheias, e as mandbulas e o queixo redondos. As sobrancelhas so tambm arredondadas, e o nariz e a boca so bem mais pequenos Vig. 7). o rosto da Shirley Temple.

Rosto comprido
Neste rosto, a fronte comprida e estreita, os pmulos so salientes, a mandbula estreita, e o queixo comprido. As sobrancelhas so horizontais,e os olhos tm tendncia a serem descados (Fig. 8). o rosto da Ava Gardner e da Lauren Bacall. O rosto comprido, recebe tambm o nome de oblongo, porque considerado como um oval comprido. Tambm h quem considere este rosto, como a verso comprida do rosto de diamante, ento, que recebe o nome de rosto de marquesa. Outros, no entanto, consideram que este tipo a verso comprida do rosto quadrado, recebendo o nome de rosto rectangular. Neste caso, a mandbula, ou maxilar seria algo quadrada e naturalmente bastante mais acentuada. Rostos rectangulares,so os casos da Katherine Hepburn e da Marlene Dietrich.

Figura 6. Rosto ovalado.

Figura 7. Rosto redondo.

Figura 8. Rosto comprido.

Figura 9. Rasto quadrado.

Figura 30.Rosto de diamante.

Rosto quadrado
A fronte e o maxilar so de linhas quadradas e tm aproximadamente a largura dos pbmulos. As sobrancelhas so espessas e horizontais, e a boca grande. H quem diga que o rosto quadrado um rosto redondo de extremos agressivos (Fig. 9). o rosto da Bette Davis.

Rosto de diamante
Este rosto tem a fronte estreita, o queixo curto terminado em ponta, e, entre a fronte e queixo, destacam-se os pmulos amplos e marcados. A s sobrancelhas so, visivelmente descadas, a boca estreita e os lbios so finos (Fig. 10). o rosto da actriz Claudette Colbert.

Rosto triangular
Este rosto, recebe tambm o nome de pra ou de trapzio, porque se encontra formado, por uma fronte estreita, um queixo grande, umas mas do rosto e

i
Figura 11. ~ostotnangular.

maxilares bastante pronunciados. As sobrancelhas so curtas, finas e juntas (Fig. 11). o rosto da Dorothy Lamour.

rostos, que tm os ossos salientes. Por isso, iramos obter com esta famlia:

- O rosto de oval pura

Rosto de tringulo invertido


Recebe igualmente, o nome de corao. um tipo de rosto curto, onde aquilo que mais significado tem, a fronte, que ampla, e os pmulos, que tambm so amplos. Seguem-se, umas mas d o rosto e um queixo ambos estreitos, terminando este ltimo, em ponta. As sobrancelhas so, frequentemente curvadas e bastante ascendentes (Fig. 12). o rosto da Jennifer Jones e um pouco mais comprido, o da Ida Lupino.

- O rosto comprido, que um oval, deformado pelo


comprimento

- O rosto de tringulo invertido, que um oval, mas


com o maxilar inferior diminudo, ou retrado.

A famia do rosto redondo


Nesta famlia, os rostos so amplos e carnudos. Nela, predominam as linhas curvas, sendo quase to amplos, como altos, o que lhe fornece um aspecto de plenitude e redondeza. No existem ossos salientes acusativos. Nesta famlia, obtemos

Famlia de rostos
A partir do estudo destes sete tipos de rostos, alguns dos maquilhadores, voltaram a classific-los em duas grandes famlias: a famlia do rosto ovalado ou retrado e a famlia do rosto redondo, ou dilatado.

- O rosto redondo puro - O rosto quadrado, que um redondo, mas com as


esquinas mais agressivas
- O rosto de diamante, que um rosto redondo, cujas

A famia do rosto ovalado


Esta famlia, engloba os rostos estreitos, compridos e muitas das vezes, pontiagudos. Caracterizam-se, por serem

partes superior e inferior, se encontram retradas

- O rosto triangular ou de pra, que um rosto redondo, cuja parte superior se encontra retrada.

Figura 12.Rosto de tringulo invertido.

A partir das caractersticas que os rostos possuem tentaram-se traar variados comportamentos, estabelecendo assim, uma relao entre o tipo de rosto e o carcter da pessoa que possui tal rosto. Esta relao, realiza-se basicamente atravs de duas famlias de rostos: os dilatados e os retrados. Tal como pode ir vendo, os rostos dilatados, so rostos amplos, com predomnio de linhas curvas, e portanto, so carnudos. Dadas estas caractersticas, vemos tambm, que estes rostos possuem a pele rosada e muitas das vezes, avermelhada, j que a circulao sangunea bastante superficial. So rostos que se identifiam com pessoas extrovertidas, abertas e faladoras. Pelo contrrio, os rostos retrados, so estreitos e de ossos salientes. So rostos mais agrestes, de pele fina e tez plida. Com eles, identificamos as pessoas introvertidas, frias e distantes.

12

A TERRA NO ESPAO

Para alm desta relao que lhe acabmos de descrever, entre cada tipo de rosto e carcter, existe outra classificao, na qual cada classe de rosto e de carcter, se encontra condicionado sob a influncia dos astros. Ns mesmos, e aqum da credibilidade que possa ou no, pessoalmente dar a esta classificao em que ns no entramos, vamos contudo, indicar-lhe a explicao, na qual este conceito se baseia, visto que ser depois, possvel, chegar a ouvir estes conceitos, na sua profisso deparando-se inclusivamente com nomes de rostos diferentes, e m relao queles que ainda agora lhe indicmos, tal o caso do rosto tipo Vnus, rosto tipo Marte, etc. De seguida, iremos indicar-lhe o porqu destes nomes, e a explicao que se d a cada um deles. A Terra, tal como j deve saber, encontra-se dotada de dois principais movimentos; o de rotao, que efectua sobre si mesma, e d lugar ao dia e noite e o de translao, que o trajecto que a Terra faz, em volta d o Sol, dando lugar ao ano. A rbita ou trajecto, que a Terra descreve em volta d o Sol, uma elipse, e na sua deslocao, vai passando por zonas, onde se encontram estrelas. Estes grupos de estrelas, so as constelaes, ou signos zodiacais. Estas constelaes, tm na sua maioria, o nome de animais, da advm o nome de Zodaco. Os sbios das civilizaes antigas, dividiram o Zodaco em 12 partes iguais, que so nem mais nem menos, que as 12 constelaes, ou signos d o Zodaco, pelos quais a Terra passa, n o seu trajecto anual. No entanto, os restantes planetas, que tambm giram volta do Sol, passam tambm volta destas constelaes. Assim, quando a Terra se encontra na zona compreendida por uma destas constelaes, e coincide, por sua vez com a passagem de outro planeta, diz-se que recebe a influncia desse planeta. Este fenmeno astronmico, serve para fazer acreditar, que as pessoas nascidas nos dias em que a Terra coincide com outro planeta, dentro da mesma constelao zodiacal, recebam as influncias planetrias, influncias essas, que lhes conferem umas determinadas caractersticas fisicas e temperamentais. Estas influncias, foram anteriormente determinadas pelos antigos gregos e romanos, os quais baptizaram os planetas, com o nome dos seus deuses. Assim, Marte, por exemplo, o Deus da Guerra, e por tanto, todas as pessoas influenciadas sob este astro, teriam caractersticas guerreiras. Sero pessoas fortes, altas, ossudas, valentes, provocadoras, etc. Evidentemete, que, quando os gregos e romanos atribuam caractersticas aos seus Deuses, no o faziam de forma arbitrria, sem que se baseassem em estudos de ndole psicolgica. Para eles, por exemplo, quando existe

um predomnio da fronte, em relao ao resto do corpo, a pessoa tem tambm um predomnio da inteligncia e da mente, sobre o corpo. Quando, pelo contrrio, predominam a zona da mandbula e da boca, sobre o resto d o rosto, trata-se ento, de uma pessoa que aprecia grandemente os prazeres materiais.

CLASSES DE ROSTOS, E NOMES DOS PLANETAS

Rosto ovalado, tipo Vnus


Vnus, era a Deusa mitolgica da formusura, e a mais feminina, existente de entre todos os Deuses. Somente Vnus possua um rosto ovalado. Logicamente, que as caractersticas das pessoas influenciadas sobre ela, so: bondade, doura e afabilidade. So pessoas bastante elegantes, que apreciam as jias e os perfumes, e regra geral, gostam de cuidar do seu corpo. A pele branca plida, os cabelos so louros ou ruivos, as mas do rosto so suaves e rosadas, os traos so tambm suaves, sem ossos salientes, as sobrancelhas so compridas e espessas, os olhos grandes, a boca pequena, o queixo redondo e o pescoo comprido.

Rosto redondo, tipo Lua


As pessoas influenciadas por este astro, tm fama de serem variveis caprichosas. Esta personalidade, traduz-se num rosto redondo, de pele lisa, descolorida e por vezes, coberta de manchas. A carne ffa, os cabelos so finos e pouco espessos. Os olhos so redondos e um pouco salientes, as sobrancelhas pouco pronunciadas, e o queixo comprido; um poico esquivo.

Rosto comprido, tipo Saturno


As pessoas influenciadas pelo velho Deus Saturno, so de carcter profundo, prudente e precavido. Possuem o rosto comprido, d e tez escura, terrosa e por vezes seca ou predisposta s rugas. Os pmulos salientes, as sobrancelhas escuras e juntas, os olhos encovados, a boca grande e os lbios finos.

Rosto quadrado, tipo Jtipiter


Jpiter, era o chefe dos Deuses, de -carcter nobre, generoso e justo. A pele das pessoas influenciadas por este astro, branca, e de tez fresca. Os olhos so grandes, mas com as plpebras pesadas. As pestanas so finas, a boca grande,

13

com os lbios fortes, as mas do rosto carnudas, mas no em excesso. Por vezes o queixo apresenta uma ligeira covinha no seu centro. Os cabelos so castanhos e maleveis.

Rosto de diamante, tipo Marte


Marte, tal como j se disse, era o Deus da Guerra, o que vai ento originar pessoas fortes, activas, valentes e batalhadoras. A pele grossa e um pouco -avermelhada.A cabea curta e pequena, os pmulos salientes, as mas do rosto ossudas, as sobrancelhas baixas, rectas e espessas, e o queixo saliente.

No entanto, esta uniformidade de cr, d ao rosto um aspecto completamente liso e sem quaisquer relevos. Pari poder dar relevo a determinadas zonas, iremos necessita: da ajuda de outra cor, que tanto pode ser uma maqui, lhagem de tons distintos, ou ento, apenas rouge. Graa! aos efeitos de luz e de sombras, criados atravs dc emprego de diversas cres na maquilhagem, podemo: camuflar as imperfeies faciais. Mais frente, e numa lio posterior, iremos explica1 mais detalhadamente, tudo aquilo que se encontra re. lacionado com as correces, na base da maquilhagem Para que agora, possa ter um critrio dos efeitos que possz vir a criar, dizemos-lhe que:

Rosto triangular, tipo Mercu'rio


Mercrio, era o Deus mensageiro dos outros Deuses, e por isso, as pessoas influenciadas por ele, so geis, diplomticas, de inteligncia esperta e pensamento rpido. O cabelo louro, encrespado, a tez amarelada e a fronte ligeiramente baixa. A s sobrancelhas so compridas e arqueadas, as mas do rosto so carnudas, a mandbula e queixo so arredondados e salientes; os lbios so cheios.

- Os tons claros, tornam a zona onde so aplicados,


mais visvel, dando-lhe mais volume e relevo.

- Os tons escuros, pelo contrrio, vem-se menos e,


por isso, fazem com que se dissimulem as zonas volumosas. Resumindo, sempre que quisermos executar correces, iremos utilizar duas cres na maquilhagem:

Rosto de tringulo invertido, tipo Tewa


Ainda que no exista uma deusa concreta para a Terra, eram no entanto, geralmente reconhecidas, como representantes do nosso planeta, e eram todas aquelas que intervinham nas colheitas e na fertilidade. Por isso, as suas influncias originam pessoas generosas, bondosas e amantes da natureza. A sua pele suave e de cabelo castanho. A fronte alta e abaulada, os olhos so encovados, as sobrancelhas so delgadas, arqueadas e compridas. Os lbios so finos e o queixo pontiagudo.

- Em primeiro lugar, uma, que tenha exactamente o


mesmo tom e cr da pele, que ir usar como cr de fundo para todo o rosto.

- De seguida, outra, que se ir utilizar para as correces, recordando que a tonalidade mais clara, ser para as zonas que desejarmos acentuar, e a mais escura, para os pequenos aspectos que quisermos dissimular.

Regras segundo o tipo de rosto


TCNICADA MAQULLHAGEMPARA EXECUTAR CORREC~ES

Rostos redondos, quadrados, triangulares de base ampla


Estes trs tipos de rosto, tm como caracterstica comum, o volume excessivo, na sua parte inferior. Portanto, a correco a ser feita, dissimular e diminuir o volume das mas do rosto e das mandbulas. Para tal, iremos utilizar dois tipos de maquilhagem:

Regras gerais
Partindo do princpio, de que um rosto ovalado o mais perfeito, quando nos deparamos perante os restantes seis tipos existentes, h que os maquilhar para os aproximar o mais possvel do rosto oval. Agora, iremos dar-lhe algumas das regras gerais, acerca da tendo o cuidado de, numa lio posterior, abordar este tema mais detalhadamente. Com a aplicao de maquilhagem da mesma cr da pele, com a finalidade de a cobrir, podem-se camuflar e tapar as pequenas imperfeies do rosto, tais como, manchas, pequenas veias, etc., dando-lhes uma certa uniformidade.
14

- Uma, ser a maquilhagem de fundo com a qual se


vai cobrir o rosto na sua totalidade. Tal como j deve saber, ir ter a mesma cor, que o tom da pele.

- A outra, ir servir para as correces. Ir ter um tom


ligeiramente mais escuro, visto que, aquilo que desejamos esconder, o volume excessivo.

bastante importante, esfumar bem os limites entre ambas as cres, para evitar que se notem as linhas & separao. A separao, ter que ser visvel, mas no ter que se ver, pois de contrrio, iramos passar da harmonia mscara.

Rostos compridos, em diamante, e triangulares invertidos


Tambm estes t r s rostos, possuem algo em comum: apresentam um estreitamento lateral bastante pronunciado. A sua correco, ser acentuar, alargar e fazer sobressair esta zona encovada. Iremos tambm utilizar dois tipos de maquilhagem:

- A maquilhagem de fundo, da mesma cr e tonalidade da pele, que ir&cobrir todo o rosto.

- A maquilhagem de correco, que ter como objectivo, ressaltar determinadas zonas. Por isso, iremos utilizar uma maquilhagem de tonalidade mais clara, do que aquela que usada como sendo de fundo ou base.

MAQUILHAGEM DOS OLHOS, SEGUNDO O TIPO DE ROSTO


Na primeira Unida& Didctica, comemos por fazer uma maquilhagem de olhos. Naquele captulo, prestmos especial ateno s caractersticas prpriamente ditas, do olho. Agora, que j estudmos a tipologia facial, podemos completar aquilo que se disse acerca da maquilhagem dos olhos, atendendo a cada tipo de rosto, mais concretamente.

Figura S.Maquilbagem & olhos, num rosto redondo.

Um rosto comprido Um rosto ovalado


Visto que o rosto ovalado considerado o rosto perfeito, de um modo geral, permite-nos realizar qualquer tipo de maquilhagem, quer ela seja fantasiada ou no. A maquilhagem deste rosto, no deve esconder nem ressaltar nenhum trao. Por ser um rosto estreito, ir necessitar & cres claras em direco ao exterior, por isso, iremos utilizar sombras luminosas, desde a metade do olho, at s fontes. A sombra escura, ser aplicada desde a metade do olho, at ao nariz. As linhas, ou traos, sero completamente horizontais, o que nos ir ajudar a alargar o rosto no plano horizontal, e encurt-lo no plano vertical (Fig. 14). Quando este rosto comprido, apresentar uns olhos demasiadamente juntos, as sombras escuras, perto do nariz, iro contribuir para os juntar ainda mais. Por isso, e neste caso, aplicamos sombra clara por toda a plpebra, no entanto, aplicando um ligeiro toque em prola, desde a meta& do olho, at s fontes, j que a prola ou nacarado, amplia, e fornece brilho.

Um rosto redondo
Utiliza-se sombra clara perto dos lacrimais, para criar a iluso ptica, & estarem mais afastados entre si. A sombra mais escura, ir aplicar-se sobre a forma & tringulo, no olho, mas sem chegar s fontes. A zona das fontes, ter & ser clara, para dar maior amplitude ao rosto Vig. 13).

Figum 14.Maquilbagem de olhos, num rosto comprido.

Figura 15. Maquilhagem de olhos, num rosto quadrado.

Figum 16.Maquilkagem ak olbos, num m t o ak diamante.


16

Figura 17. Maquilkagem de olbos, num rosto trianguhr.

Um rosto quadrado
Devemos centralizar a nossa ateno nos olhos. Iniciamos, contornando-os com Khol, depois aplicamos as sombras por toda a plpebra, em forma de tringulo, e cujo vrtice deve coincidir com o centro do olho. A cr deste tringulo vai-se esfumando suavemente, de forma a que o lado mais prximo fonte, seja tambm, o mais escuro. Aplicamos bastante cosmetico sobre as pestanas e sobre o bordo externo @ig. 1 5 ) .

A sombra que ir marcar o trao, ainda que sendo mais escura, vai-se manter dentro das tonalidades clara; ou, quanto muito, luminosas @ig. 16).

U m rosto triangular
Estando a zona dos olhos, na parte mais estreita do rosto, devemos maquilh-los, de forma a lhe darem mais amplitude. Para tal, aplicamos sombra clara perto do nariz para os separar, seguido logo de sombra escura, sobre o centro do olho, esfumando-a, para terminarmos com sombra clara, em direco fonte. Neste caso, aconselhamos tambm, a que d um toque de prola ou ncar, na zona do extremo exterior do olho @ig. 1 7 ) . E com isto, terminamos este tema. Agora, e tal como j deve saber, dever pr em prtica tudo aquilo que j lhe explicmos acerca da maquilhagem de correco.

U m rosto em diamante
importante utilizar sombras claras, para aumentarem os olhos, chegando ate altura das fontes. Aplica-se, diagonalmente ou ao comprido, abrindo &s& a parte interior do olho, em direco sobrancelha, para chegar depois as frontes.

RESUMO
Leonardo da Vinci, estabeleceu que o rosto ideal, era de forma ovalada, dominando os pmulos, e com a sua fronte mais ampla que o queixo. Para saber qual o tipo de rosto que uma pessoa tem, deve-se proceder sua medio, que poder ser feita de duas formas diferentes: ou com um compasso de arquitecto, ou com uma rgua (a medio com o compasso, sempre mais exacta). Deve-se medir a largura da fronte, a largura entre os pmulos, entre as mas do rosto por debaixo do nariz, entre os maxilares, entre as mandbulas e entre a altura do nascimento do cabelo com o queixo. Depois passam-se estas medidas, para um papel, unindo as seus extremos, obtendo desta forma, o contorno dc rosto em questo. Existem sete tipos de rostos, segundo a classificao estabelecida pelos maquilhadores de Hollywood, e que hoje em dia, so vigentes: ovalado (considerado como o ideal) redondo, comprido (ou oblongo, o de marquesa e o rectangular, so trs variantes do comprido), quadrado, em diamante, triangular (tambm chamado & pra ou trapzio) e triangular invertido (tambm chamado de corao). Estes sete rostos, tambm se podem classificar em duas grandes famlias: a famlia do rosto ovalado ou retrado que engloba os rostos compridos e estreitos, e a famlia do rosto redondo ou dilatado, que engloba os rostos amplos e carnudos. Do ponto de vista de relao entre cada tipo de rosto, e o seu carcter pessoal, os rostos dilatados, identificamse com as pessoas extrovertidas, abertas e faladoras. Pelo contrrio, os rostos retrados, esto associados a pessoa5 introvertidas, frias e distantes. Existe outra classifica@o, que condiciona o tipo de rosto e o tipo & carcter, influencia dos astros. a t a classificao, baseada num fenmeno, segundo o qual, as pessoas recebem influncias planearias ao terem nascido, nos dias em que a Terra, no seu trajecto em volta do Sol, coincide com outro planeta, dentro da mesma constelao zodiacal. Essas influncias de outros planetas, conferem determinadas caractersticas bicas e temperamentais. Estes rostos so: o ovalado, tipo Vnus (pessoas elegantes e afveis), redondo, tipo Lua (pessoas variveis e caprichosas), comprido, tipo Satuno (pessoas profundas e precavidas), quadrado, tipo Jpiter (pessoas nobres e generosas), diamante, tipo Marte (pessoas fortes e activas), triangular, tipo Mercrio (pessoas de inteligencia activa e diplomticas) e triangular invertido, tipo Terra (pessoas bondosas e amantes da Natureza).

'

I
I

'
I

i
1

i
1

1
I

1
I

1j
I

17

~riaquiiriagerri, pouttnius rcaiizar comccpes para aproximar os uirerenies roslos, o mais possivei do rosw -ideal, que o oval. Aplicamos primeiro, sobre todo o rosto, maquilhagem da mesma cr que a pele, para camuflar pequenas imperfeiese dar uniformidade de cor, para depois aplicar maquilhagem de outras cres, para dar relevo ou esfumar imperfeies de distintas zonas, tendo em conta, que as cres claras do volume, e as escuras, pelo contrrio, dissimulam as zonas volumosas. Assim, os rostos redondos, quadrados e triangulares de base ampla, iro necessitar, de mais maquilhagem de fundo, um tom ligeiramente mais escuro, que dissimule o volume excessivo das mas do rosto e das mandbulas, esfumando bem os limites entre ambas as cres, para evitar que as linhas de separao se notem. Nos rostos compridos, em diamante e triangulares invertidos, a correco ser encaminhada, para fazer dilatar as zonas laterais do rosto, visto serem muito estreitas, aplicando, para tal, e depois da maquilhagem de fundo, um tom ligeiramente mais claro. Os olhos devem-se maquilhar atendendo, ao tipo de olho, em si e ao tipo de rosto a que pertencem. Assim, por exemplo, num rosto ovalado, a maquilhagem no dever esconder nem ressaltar qualquer trao; num rosto redondo, empregamos sombras claras, para separar .os olhos e dar amplitude zona das fonte; os olhos de um rwto iGn necessitar Ap r f i p c clmc em dioco ao exterior, pav " 9 aumentar, etc. -- co~nrido,
L ~ I Ia I
o

- --

-- ---- - -Complete cada uma das frases seguintes com a palavra ou palavras correctas:

---

1. Segundo Leonardo da Vinci, a distncia entre a boca e o entre os olhos, e as narinas.

deve ser a mesma, que quela

2. Na medio de um rosto, o sobre o qual se traam as linhas transversais, tem um comprimento igual altura que vai desde o cabelo, at ao queixo.

3. O rosto da Gioconda, pintado por Leonardo da Vinci, um exemplo de um rosto


4. O rosto, cuja fronte e maxilar, tm aproximadamente a mesma largura que a distncia entre os , o rosto quadrado.

5. O rosto de diamante, pertence a famlia dos rostos

6. Segundo a classificao de rostos, pela infuncia planetria, as pessoas que possuem um carcter justo e
olhos grandes de plpebras pesadas, tm um rosto

7. A maquilhagem de ma

que se utiliza para executar correces num rosto, deve ter a mesque a da pele.

8. A maquilhagern que se deve utilizar, para fazer ressaltar as zonas encovadas, num rosto triangular invertido, ser & um tom mais que aquele, utilizado como maquilhagem de base.

9. Num rosto redondo, a sombra escura, aplica-se em forma de


chegar

sobre o olho, no devendo


, apli-

10.Ao maquilhar uns olhos demasiadamete juntos entre si, correspondentes a um rosto camos Sombra clara sobre a plpebra, com um ligeiro toque em prola.

No final desta Unidade Didctica, ira encontrar as solues para estes exerccios. Se no os realizou correctamente, significa que ainda no assimilou suficientemente bem, esta parte da lio, pelo que lhe aconselhamos a que a volte a ler.
--

O sistema sseo

ESQUEMA DO CONTE~DO

Introduo
O esqueleto

0 tecicio sseo

Classes de ossos

Ossos compridos ou Ocos

Ossos curtos
f

,.

Estrutura dos ossos

m
' . -

-_

:>

Os ossos

Superflcie ssea
Composio qumica

Desenvolvimento dos ossos

',,.,I.:.

Frontal Occipital Etnide


A cabea

O crneo
. , , .

Esfenides Parietais Temporais Nasais Lcrimais Cornetos inferiores e Cornetos mdios Malares ou pmulos Maxilares superiores

I
I

I ' X

Palativos Vmer Maxilai inferior Constituio das vrtebras

Descrio dos ossos do esqueleto

I:
I
A coluna vertebral

Arquitectura da coluna vertebral

I
. .,.
, ,
8

,.
:

! I

1 As costelas

O ombro

,...

. .

..

O brao
i

-d: &emidades

Extremidades superiores

O antebrao
A mo

Os quadris
As cxas

Extremidades inferiores
. .

A perna
A M

. . . :. ..'1
'

.-. ,.:: , ., ; i Articulaes mveis


!

r,?

,.,y:.b:

'

As articulaes I Articulaes serni-mveis

O sistema sseo, constitudo por ossos, que forma o esqueleto do corpo. Aos ossos, encontram-se aderidos os msculos, que so os responsveis pelo movimento do nosso corpo. Os ossos, trabalham, portanto, como pontos de fmao dos msculos, de cuja contraco, depende o movimento. Assim, os ossos constituem os rgos passivos de movimento, porque se movem, no pela sua prpria aco, mas pela aco dos msculos, os quais so, Dortanto. r a o s activos. Uns e outros. formam ento, o lapare~hO l0~;rnotor. Nesta lio, iremos estudar o sistema sseo, e na seguinte, o sistema muscular. Queremos avisar-lhe, que embora no seja necessrio memorizar cada nome dos ossos que ir estudar, no entanto, importante que saiba onde se localizam, e a funo que cumprem, visto que ter de actuar sobre ela, durante o seu trabalho.

O ESQUELETO
Recebe o nome de esqueleto, o conjunto de rgos duros, que o caso dos ossos, formados por tecido sseo, e o conjunto de rgos brandos, formados por tecido cartiiaginoso. O esqueleto o verdadeiro suporte do corpo, visto que sustm e d forma. Na Fig. 1,tem uma viso geral de um esqueleto humano. O esqueleto, tem uma dupla funo:
Figura I . Oesqueletobumano.a) Visrodefrente.b) VaktodeperJil.

- Servir de proteco ao sistema nervoso central (crebro e medula espinal) e outros rgos delicados do organismo. '

- Proporcionar alavancas para a locomoo, quer dizer, pontos de apoio que facilitem o movimento.

Na Fig. 2, e tal como j lhe tnhamos mostrado, pode observar a forma do tecido sseo.

O tecido sseo
O tecido sseo, formado por uma substncia fundamental, que abarca grande nmero de sais minerais, que representam quase dois teros do peso total dos ossos. O outro tero, encontra-se composto por uma substncia orgnica, chamada ostena. Estes sais, siio basicamente, fosfato de calcio, carboneto de clcio, fluoreto de clcio e cloreto de magnsio. As clulas do tecido sseo, so tal como j deve saber, os ostecitos, que esto cravados em lagoas vazias de substncia fundamental. Comunicam entre si atravs de uma espcie de muralha mineral, mediante canais finamente ramificados.

OS OSSOS Classes de ossos


Os ossos so duros, resistentes e esbranquiados, podendo apresentar-se:

- Unidos entre si ou agrupados, formando estojos de


proteco para os rgos delicados.

- Relacionados uns com os outros, em perfeita engrenagem, para poderem assegurar os diferentes movimentos do corpo. Desta forma, dividem-se ento em ossos compridos ou cos, planos ou amplos e curtos.

Ossos compi-rosou &os


So os ossos que constituem as extremidades, tanto as superiores, como as inferiores. Fazem-se constar de um corpo, chamado de difise, e de dois extremosvolumosos, chamados de @ f i e (Pig. 3).

Ossosplanos ou amplos
Limitam as cavidades, tais como, a craniana ou a plvica, e tm uma face convexa e outra cncava.

Ossos curtos
Situam-se principalmente em zonas de grande mobilidade, tais como o carpo e o tarso, ou em stios onde se necessitam de grande nmero de inseres de ligamentos e msculos, como o caso da coluna vertebral.

Estrutura dos ossos


Os ossos, apesar da sua estrutura rgida e dura, so rgos vivos, que so compostos de tecido sseo, e portanto, esto submetidos s mesmas necessidades que qualquer outro tecido do corpo. A dffiie, tal como jii deve saber, o corpo ou a cana do osso, e possui:

Figura 2. Tecido ssso

- Uma membiana muito fina,de tecido conjuntivo,


em chamada de perf6steo (peri, em grego, sisnif~ca redor), que cobre toda a superfIcie do osso, e se adere fortemente a ele. Forma uma envergaduranutritiva, visto que contm vasos sanguneos que penetram no tecido sseo, para depois o alimentar.

- Uma matria dura, compacta,de cor esbranquiada,


formada de tecido sseo. As clulas do tecido sseo, tambm se alimentam,graas aos vasos sanguneos, que penetram na constituio ssea, formando ento, finos canais, chamados de Havers. Na Fig. 4, pode observar a estrutura de um osso comprido. Observe os canais de Havers.

- Substncia, ou medula ssea amarelada ou tutano,


que branda e gordurosa, sendo formada de tecido conjuntivo, rico em clulas adiposas.
A epffle, a cabea do osso, em cada um dos seus extremos, e encontra-se formada de:

- Um cartlago, branco, brilhante e elstico, formado


Figura 3. Osso comprido, com indicao das partes que o compem

lgicamente por tecido cartilaginoso, que reveste a cabea do osso.

22

- Tecido sseo, formado por iminas muito fmas, de


aspecto esponjoso,e cujas cavidades,se encontram recheadas de medula vermelha. Nesta medula, formam-se os glbulos vermelhos do sangue.

Superficie ssea
A superficie dos ossos, no uniforme e plana, mas apresenta numerosos acidentes:

- Cabeas ou cndilos, que servem para se fazerem


inserir dentro de outros ossos. Por exemplo, no caso do fmur e do hmero.

Se quisermos separar a ostena, dos sais minerais, basta submeter o osso aco do cido clordrico, que dissolve os sais. Iramos ento, obter um osso, unicamente formado por ostena, de aspecto brando, flexvel e gelatinoso. Pelo contrrio, e se quisermos eliminar a ostena, e deixarmos apenas os sais minerais, ento, devemos calcinar o osso. A ostena desaparecia, ficando um cheiro a corno queimado. Ficaramos com o osso, exactamente da mesma maneira, mas apenas formado por sais, e por tanto, bastante frgil. Quanto mais jovem for o osso, maior a sua proporo de ostena,e por tanto, maior a sua flexibilidade. Atravs da idade, aumenta a mineralizao dos ossos. Por isso, os ossos das pessoas idosas so mais frgeis.

- Proeminncias ou volumes, chamadas de apfise,


que servem de ncora de insero entre os msculos. Estas proeminncias, iro estar mais ou menos desenvolvidas, consoante o msculo que se insira, seja mais ou menos forte.

Desenvolvimento dos ossos


Os tecidos que compem os ossos, tm um processo de crescimento e de transformao.

- Cristas - Espinhas - Cavidades articulares

No tecido cartilaginoso
No incio da gerao, o indivduo forma-se atravs de tecido cartilaginoso, que depois se ir transformar, para dar lugar s clulas sseas, chamadas de osteoblastos, e clulas cartilaginosas, chamadas de condrobIastos. As primeiras clulas sseas, que se formam, so as dos ossos do crnio e da cara. A transformao do &rtlago em osso, inicia-se num, ou em vrios pontos, chamados de centros de ossificao. Por exemplo, os ossos compridos, possuem um centro de ossificao sobre a difise (corpo ou cana do osso), e o outro, em cada uma das epfm (cabea dos ossos).

- Pequenos furos, para a passagem de vasos sanguneos, e & nervos.

Composio qumica
0 s ossos, esto constitudos, por uma substncia orgnica, a ostena,e por sais minerais, principalmente sais calcificados.

Canais de Havers

T
Conduta medular

Figum 4. Erhutura interna da di6fise de um osso comprido, Ato a t r a v s da sua seco longitudinal

\
Medula &sea

A ossificao, no se completa, at decorrerem alguns anos, que quando se produz o crescimentodefinitivo, do

comprimento dos ossos.

Esta actividade do peristeo, tem uma aplicao sobre as fracturas e enxertos sseos, aqueles que intervem para a consolidao do osso, e de uma forma to intensa, quanto mais jovem fr o indivduo.

Na face profunda do perlbsteo No tecido cojuntivo


A ossificao peristea, origina-se em gastos de

membrana viva, envolvente e nutritiva, dos ossos, que, tal como j dissemos, se chama peristeo. A camada interna do peribteo, produz camadas sseas concntricas, que empurram para dentro, todas as veias, determinando desta forma, o crescimento do osso quanto a sua espessura.

O tecido bsseo, possui no seu interior, tecido conjuntivo. Este, dentro do processo de desenvolvimento da pessoa, transforma-se, permitindo ao osso, crescer no seu comprimento.

RESUMO
O sistema sseo, constitudo por ossos, que originam o esqueleto, e nos quais se encontram inseridos os msculos, que so os responsveis do movimento no nosso corpo. Assim, os ossos, so rgos passivos do movimento, e os msculos, rgos activos. O esqueleto o suporte do corpo, facilita o nosso movimento e protege os nossos rgos internos mais delicados. Encontra-se composto por um conjunto de rgos duros, que so os ossos, formados de tecido sseo, e por um conjunto de brgos brandos, formados por tecido cartilaginoso. O tecido sseo, composto de sais minerais, em quase dois teros do peso total do osso. O outro tero, composto de ostena. As &lulas deste tecido ou ostecito, comunicam entre si, atravs de finos canais. Os ossos dividem-se pela sua forma, em compridos ou cos, planos ou amplos e curtos. A difse, o corpo ou cana do osso, e possui: uma membraha muito fina, chamada peristeo, que reveste todo o osso e nutre-o; uma malria dura, e uma substncia branda, de cr amarelada, chamada de medula ssea, ou tutano. A epfii, a cabea do osso, de cada lado dos seus extremos, e encontra-se formada de: um cartlago, que reveste a cabea do osso, e por tecido sseo, cujas cavidades se encontram recheadas de medula vermelha. A superficie dos ossos, apresenta numerosos acidentes, tais como: cabeas ou cndilos, proerninencias ou volumes chamados de apfises, cristas, espinhas, cavidades articulares e pequenos furos. Os tecidos que compem os ossos, tm um processo de crescimentoe de transformao.No inicio da formao do indivduo, gera-se o tecido cartilaginoso, que se ir transformar, para dar lugar a clulas sseas, e clulas cartilaginosas. A transformao do cartiago em osso, inicia-se num ou em vrios pontos, chamados de centros de ossificao, no finalizando esta tarefa, seno ao fim & alguns anos. A ossificao do peristeo, determina o crescimento do osso, em relao a sua espessura. O tecido sseo, possui no seu interior, tecido conjuntivo, e conforme este seja, assim se desenvolve a pessoa em questo, alterando, deste modo, o osso, quanto ao seu comprimento.

i
(

7 EXERCCIOSDE AUTOAVALIAO
V

Indique se so verdadeiras 0 ou falsas 0, cada uma das seguintes afumaes:

1. Os ossos, so os rgos passivos do movimento.

2. Uma dasefunes do esqueleto, proteger os rgos internos do corpo, v1 como corao crebro.

v
V V

3. Os extremos volumosos dos ossos, chamam-se epf~se.


4. A membrana fina que envolve os ossos, chama-se difse.

5. As cristas da superficie ssea, servem de ncora de insero dos msculos.


6. ' Quanto mais jovem fr o osso, maior ser5 a sua fragilidade.

1
,

7. O crescimento do OSSO em comprimento, 6 determinado pelo desenvolvimento da camada interna do peristeo.

No final desta Unidade Didctica, ir encontrar as solues para estes exerccios. Se no os realizou correctamente, s'ignifica que ainda no assimilou suficientemente bem, esta parte pelo que ! h e aconselhamos a que a volte a 1c-

Para aprofundar um pouco mais, o nosso estudo, em relao ao esqueleto, iremos dividir este, em trs regies que sem dvida, j deve ter ouvido falar: cabea, tronco e membros.

Abarca a parte da frente, e apresenta duas pretuberncias que correspondem interiormente s fontes, e exteriormente aos arcos das sobrancelhas.

A cabea
O esqueleto da cabea, recebe vulgamente o nome de caveira, podendo distingui-la em duas partes: o crnio e a cara. Nas figuras 5 e 6, encontra-se representado u p esqueleto da cabea, com indicao de cada um dos ossos, que iremos ver de seguida. Na Fig. 5, pode observar uma tomada de perfil, e na Fig. 6 uma tomada & frente.

Encontra-se situado na nuca, e forma parte da base, no crnio. Apresenta a concavidade do occipital, a onde se aloja o encfalo e a medula espinal. Possui tambm duas salincias, chamadas cdndilos,qu&$ermitem que a cabea repouse sobre a primeira vrtebra cervical.

Ehzbides

Encontra-se formado por oito ossos, unidos estreitamente entre si, para formarem uma abbada & proteco, visto que no seu interior, se encontra alojado o crebro, que extremamente delicado. Destes oito ossos, quatro aparecem como parelhas, tal o caso dos dois parietais e dos dois temporais, e os restantes quatro, aparecem individualmente: o frontal, o occipital, o etnides e o esfenides.

Chama-se tambm osso crivo, porque apresenta uma grande quantidade de pequenos orifcios. Forma grande parte das fossas nasais e das rbitas dos olhos. Encontra-se formado por duas lminas: uma horizontal e outra vertical. A horizontal esta perfurada & orifcios, que do lugar a ramificao do nervo olfactivo.A vertical, separa as fossas nasais.

Figum 5.Esqueleto da cabeu, visto & * I .

Nasal esquerdo

fiado escamoso) i '

Temporal

. M o mastideo)

7-

Arco (apfke) zigomtimciotemporai

Temporal Nasal z.Qc?imal~ t n i d e s d comete md-

d
I

-do d

Lmina trertical gntd" nau1 a r

Comete inferi

81i----1
y
r

su-

r esquerdo

-Dentes inferior

-axr'kar

Figura 6.Bqueleto da cabe@ visto defrente.

Mdkar inferior

- Duas alas pequenas


o osso cunha,e faz parte & base craniana. Encadeia quase todos os ossos desta regio, e mesmo alguns da cara. A sua figura, lembra a & um morcego, com as suas' asas abertas. Consta &:

- Duas apfises ou volumes, chamados pterigides,


aos quais se aderem os msculos de mandbula inferior.

- Um corpo, cuja parte superior acarreta uma depresso, chamada & assento turco, e que serve & suporte hipfise. So um par de ossos, que formam a parede da abbbada craniana. Fecham por cima, a caixa craniana, e limitam frente o frontal, atrs o occipital, e dos lados os temporais.

- Duas grandes alas

76

Temporais
So tambm um par de ossos, de ambos os lados do crnio, e formam as fontes. Cada um dos temporais, possui trs partes:

Iaxilares superiores
Nos seus bordos, possuem cavidades, que servem para :ojar os dentes.

'alatinos
- A escamosa, que plana e apresenta uma apfise
zigomtica, a onde o maxilar se articula. Encontram-se situados por trs dos maxilares superires, e formam a abbada do paladar.

- A pedrosa, que corresponde parte a onde o ouvido se encontra alojado.

- A mastidea, que corresponde parte situada por


detr5s da orelha.

um ossinho que forma o tabique mdio nasal.

[axilar in ferior
A cara
A cara formada por 14 ossos:
o nico osso mvel da cabea. Possui a forma de uma rradura, e apresenta nos seus bordos, umas cavidades, le se destinam a alojar os dentes. Nele, inserem-se os sculos mastigadores, e articulam-se com os temporais.

- Dois nasais - Dois lacrimais - Dois cornetos inferiores e mdios - Dois malares ou pmulos - Dois maxilares superiores - Dois palatinos - Um vmer - Um maxilar inferior
De seguida, iremos fazer uma breve descrio, de cada um deles:

tronco

O tronco, encontra-se constitudo pela coluna verte.al, pelas costelas e pelo esterno.

coluna vertebral
A coluna vertebral, o eixo do nosso armazm sseo. uma coluna oca, e tal como deve saber, arquitelnicamente, qualquer coluna que seja ca, sustm basnte mais peso, do que uma maica. Encontra-se formada pela sobreposio de 33 ossos, >mpequenos orifcios entre si, chamados de vrtebras. D tubo, ou interior da coluna, formada por esses peque1s orifcios, das vrtebras, aloja-se a medula espinal, que L i m cilindro de substncia nervosa, que se une ao crebro 'ig. 7).

Nasais
So aqueles que do forma ao nariz. Neles, apoiamos os culos, quando os usamos.

,onsh'tuio das vrtebras


~0rmam.aface interna da rbita dos olhos, e apresentam um canal para o saco lacrimal. Na Fig. 8, pode observar um desenho esquemtico de uma vrtebra. Pode ver que as vrtebras so constitudas por:

Cornetos inferiores e Cornetos mdios


Encontram-se situados nas fossas nasais.

- Um corpo maico, situado na sua parte dianteira. - Um anel, situado na parte traseira, que forma os orifcios vertebrais. Formam as mas do rosto, e unem-se com o temporal e a apfise zigomtica.

- Trs apfises, que saem do anel, duas laterais ou


transversais e uma posterior ou espinosa. O con.47

Fi ura 7.A coluna vertebral

qace lateral esquerda).

Figura 8. Erqwma de uma u&tebra

junto da apfise espinosa forma a espinha dorsal, bastante visvel nos indivduos magros. Se bem que todas as vrtebras se possam reduzir basicamente ao tipo anteriormente descrito, no entanto, e segundo a regio da coluna que se possui, podem apresentar detalhese caractersticas,que as fazem diferenciar umas das outras, facto que iremos abordar j de seguida.

As vrtebras no se encontram soldadas umas s outras, mas sim separadas por discos cartilaginosos,elsticos e flexveis, destinados a dar mobilidade coluna. Na coluna vertebral, podemos distinguir cinco regies, que pode ver na Fig. 7:

- A regffio cmcal, na zona do pescoo, sendo composta por sete vkrtebras.


A primeira vrtebra cervical, chamada atlas, carece de corpo vertebral, e as suas apfises so bastante neduzidas. Tem a forma de um anel, e a sua parte superior, aprese. duas cavidades em forma de sola de sapato. Estas, articulam-se com o occipital,para poder permitir os movimentos & afirmao cabea.

Arquitectura da coluna vertebral


Para aumentar a resistncia das presses verticais, a coluna vertebral apresenta quatro curvaturas alternativas, ou seja, um duplo S, que permite estabilizar a posio vertical.
28

A segunda vrtebra cervial, chama-se xis, e serve & eixo & rotao da cabea, nos seus movimentos de negao. Apresenta uma apfise vertical em forma & dente, que encaixa no orifcio vertebral do atlas. As restantes vrtebras cervicais, tm a forma tpica j explicada.

As costelas
So uns ossos planos, encurvados, que em nmero & 12 pares, se articulam atrs, com os corpos e as apfises transversais, das 12 vrtebras dorsais constituintes. Segundo a Pig. 9, pode observar os sete primeiros pares, que se chamam & costelasverdadeiras, e articulamse diante do esterno, atravs & cartlagos. Os trs pares que se seguem, chamam-se falsas costelas, e esto unidas atravs do stimo cartlago costal. Os dois ltimos pares, so chamados & costelas flutuantes, por serem curtas, e sua frente, serem livres. O conjunto formado pelas vrtebras dorsais, as costelas e o esterno, d origem ao tbrax ou caixa torxica, que protege rgosbastante &licados, tal o caso do corao, dos pulmes e dos grandes vasos sanguneos.

- A regk2odotsaI,situada na coluna, formada por 12


vrtebras, cujas apfises terminam em baixo. Sobre estas vrtebras, articulam-se as 12 costelas, que formam grande parte do trax.

- A regio lombar,ou os dois rins, formada por cinco vrtebras, cujos corpos e apfises, so volumosas.

- A regio sacra, formada por cinco vrtebras reunidas num s6 osso, chamado sacro. Este osso, apresenta quatro orifcios, por onde saem os nervos.

O esterno
O esterno, um osso plano, situado na linha mediana do trax. Possui forma & uma-machetecom um punho ou manga aforquilhada, e onde se inserem as articulaes das clavculas, tendo um corpo em forma & folha, e uma ponta ou apfise ou xifideana. Esta ltima & natureza cartilaginosa.

- A regiao coxena, que formada por quatro vrtebras, soldadas mais ou -nos intimamente entre si, para &pois formarem o osso cxis. Estas vrtebras, encontram-se atrofiadas no homem, sendo nos animais, aqueles que constituem a cauda.

Trspares ds amizsfarjas

Ombro, ou cintura esuapular

articulaes.As extremidadessuperiores,esto englobadas no tronco, atravs da cintura escapular. Estas partes, so o ombro, o brao, o antebrao e a mo. Na Fig. 10, pode observar todos os ossos das extremidades superiores.

Cabea
do&ter~

O ombro

Omqplaza

O ombro formado por dois ossos:

- A clavfculqque tem forma de S comprido. osso


que se aprecia na parte inferior do corpo, visto pela frente.

- A omoplata ou e@inbea,que um osso plano, de


forma triangular, e que se encontra situado atrs do. ombro. Apresenta uma cavidade que colhe a articulao do hmero, e uma crista saliente sobre a coluna. Ainda na Fig. 10, pode observar cada um destes ossos, e a sua situao no esqueleto. O conjunto dos ombros, quer dizer, das clavculase das omoplatas, forma aquilo que se chama de cintura escapu-

lar.

O brao

%
Figura 10.Ossos das e3ctremlaades s u p t i r n .

Ossos da mo

O brao formado apenas de um osso, o hmem, cuja epfise superior, uma cabea articulada semiesfrica, que se apoia sobre a omoplata. A outra epfise articula-se sobre o cbito CVer Fig. 10).

O antebrao
O antebrao, formado por dois ossos: o cbito e o rdio. O nbto o osso interno do antebrao, e encontra-se situado na parte que faz ligao com o dedo mindinho. Ao ser articulado, com o rdio, forma-se o cotovelo. Tambm o pode observar, atravs da Fig. 10. O rddio o osso externo do antebrao e est situado sobre a parte do dedo polegar. Gira em volta do cbito, em movimentos de rotao e arrasta com ele, a mo. Graas -o, pode adoptar duas posies: a de pronao, isto , com a palma da mo voltada para baixo e os polegares para dentro, e a de s U p r ~ & , ou seja, com as palmas das mos voltadas para cima e os polegares virados paia fora. O rdio, articula-se por cima do hmero, sobre o cotovelo, e por baixo com os ossos carpianos ou os pdsos.

As extremidades
No ser humano, distinguem-se dois tipos de extremidades: as extremidadessuperiores,destinadas apreenso ou adeso, e as extremidades inferiores, destinadas locomoo.

Extreddades superiores
Cada uma das extremidades superiores, encontra-se dividida em quatro partes, unidas entre si, atravs de

30

Fuiungetas

Fahnges

piramidal
Figura 11.Ossar da mo (mo direitalfacepalmar).

Figura 12. Ossos das extremidades infaiores.

A mo
A mo, est dividida em t r spartes: o carpo, ou os ossos carpianos, o metacarpo e os dedos, formados por falang& (Fig. 11). O carpo ou pulso, formado por oito ossos, chamados carpianos, situados em duas fileiras & quatro ossos cada, e unidos entre si, por ligamentos. A fileira superior, quer dizer, a mais cercania ao antebrao, consta dos ossos escaf6ide, semilunar,piramidul episfome. A meira inferior, por seu lado, faz-se constar do trapziol trapezbide, osso grande e osso ganchoso. O metacatpo, forma o dorso e a palma da mo. So os ossos mais largos, e esto numerados de um a cinco, comeando pelo lado do polegar. Os dedos, constituem o extremo da mo, e esto formados, cada um deles, por trs ossos, chamados de falange, falanginha e falangeta, 3 excepo do dedo polegar, que apenas tem duas: a falange e a falangeta.

As extremidades inferiores
As extremidades inferiores, que tal como j ihe dissemos, tm a funo de locomoo, constam de quatro partes: os quadris, as cxas, as pernas e os ps @ig. 12).
Os quadris Os quadris (Fig. 1 3 ) , so constitudos apenas por um s6 osso, amplo e grande, chamado de coxal, que formado por trs peas distintas, soldadas entre si, e que formam as trs partes do osso: o ilco(ou poro superior saliente do osso), o bquio (ou poro mais baixa) e o pbis (ou poro antero inferior). O coxal, possu um grande nmero & orifcios, & forma oval (o osso esquio pubiano), por onde passam os vasos sanguneos e os nervos. Na parte exterior coxal, encontra-se a cavidade espartilhada, destinada a receber a cabea do f h u r . uma cavidade esfrica e ampla.

31

Figura 1.3. Ossos dopbis ou cinturapvica.

As duas pbis, estounidas por um disco cartilaginoso, chamado de s'infise pbica (snfise em grego, significa unio), e todo o conjunto forma o plvis, ou cintura plvica.

A cxa a zona compreendida entre o quadril e os joelhos. composta por apenas um osso largo, o fmur, que o osso de maior comprimento, do corpo humano. N a sua parte posterior, apresenta uma cabea grossa e lhe dissemos, na esfrica, que se articula, tal como j cavidade cotilidea do coxal. A cabea do fmur, apresenta um estreitamento ou pescoo, e dois temores ou apfises, chamadas tmncates. Nesta apfise, inserem-se os msculos. No seu lado inferior, o fmur, articula-se com a tia. No joelho, e frente do fmur, existe um pequeno osso, em forma de disco, chamado rdtula, que permite a articulao do joelho, e a sua flexo para a frente.

A tfbta, um osso comprido e grosso, que se articula por cima do fmur. Rodeia o p, e no lugar da articulao, forma uma pretuberncia, que se chama malolo tnterno ou tornozelo interno. O peTbneo, um osso comprido e fino, que refora a tbia e est situado & forma paralela a esta. O pernio, encontra-se na parte externa da perna, e na sua parte inferior, d origem ao rnalolo externo.

A perna, estende-se desde o joelho, at ao tornozelo, e compe-se de dois ossos largos: a tbia e o perneo.

No p, existe um grande nmero de ossos, 26 no seu total, e que se repartem por trs zonas, divididas,tal como a mo. Estas zonas so o tarso, o metatarso e os dedos. O tarso, ou o peito-do-p, compreende os sete ossos tarsianos, dos quais o astrdgalo o mais elevado, e articula-secom a tbia, e suporta tambm, o peso do corpo. O calcnio, forma a parte superior do calcanhar, sendo o mais volumoso, dos ossos do tarso, e est situado debaixo do astrgalo. Os restantes ossos do tarso, so: o escaflides, o cubbides, e os trs unlfomes, ou cunhas. O metatarso formado por cinco ossos compridos, chamados de metatarsianos. Tal como no caso da mo, designam-se como o primeiro, o segundo, etc., contando a partir do &do polegar.

FQure 14. Ossar dop.

Figure 15.EFquema de uma articuka@o m6wl dojoelho.

Os dedos, so em nmero de cinco, e compem-se cada um, por trs ossos, chamadosfalanges,falaozgfnbas e falangetus, excepto o polegar, que somente possui a falange e a falangeta.

Na Fig. 15,pode observarem esquema,a articulao do joelho. Os principais elementos que intervem nas articulaes mveis so:

- As superfcies articulares coinudentes. Quer dizer,


Chamamos articulaes, ao conjunto das partes duras e brandas, mediante as quais, se unem dois ou mais ossos entre si, e se podem considerar por trs classes: as mveis, as semi-mveis e as imveis. as partes dos ossos que coincidem na articulao.

- O d a g o , que reveste estas superkies, em toda


a sua extenso.

Articula6es mveis

As arSicttlaGges muels, disfrutam de amplos movimentos, sendonumerosas evariadas. Exemplos de articulaes mveis, so: o joelho, o tornozelo e o cotovelo.

- Os meniscos ou cartiagos fibrososinter-articulares. - Os ligamentos que mantm a unio entre os ossos. - As membranas sinoviais,que segregamum lquido,
destinado a suavizar os deslizamentos das superficies articulares.

33

Se por alguma razo, mesmo que seja acidental, um osso se desprender do seu stio de articulao, produz-se uma deslocao ou luxao.

Estas articulaes, caracterizam-sepor possuirem enm os ossos, um disco fibrocartilaginoso, que resistente e elstico.

Articulaes semimveis
Estas articulaes, recebem o nome de semimdveis, porque a sua mobiliade, reduz-se apenas a um ligeiro movimento. U m exemplo & articulaessemimveis, so aqueles que experimentam as vrtebras da coluna.

Tal como o seu nome indica, carecem de movimento, visto os seus ossos, estarem unidos entre si, sendo pois, difcil a sua separao. U m exemplo desta articulao, a unio dos ossos cranianos.

O esqueleto, divide-se em t r s grande regies: cabea, tronco e membros. No esqueleto da cabea, distinguimos duas partes: o crnio e a cara. O crnio, formado por oito ossos, unidos estreitamenteentre si, para formarem uma abbada, que protege o crebro. Dos oito ossos, quatro aparecem por parelhas, ou seja, dois parietais e dois temporais, e os outros quatro, surgem-nos individualmente; o frontal, o occipital, o etnide e o esfenide. A cara, formada por 14ossos: dois nasais, dois lacrimais, dois cometes, dois malares ou pmulos, dois maxilares superiores, dois palatinos, um vmer e um maxiiar inferior. O tronco, composto pela coluna vertebral, as costelas e o estemo. A coluna vertebral, o eixo do nosso arma3m sseo. fi uma coluna 6ca, formada pela sobreposio de 33 vrtebras. Notubo, ou no interior da coluna, encontra-se alojada a medula espinal. Cada vrtebra consta & um corpo macio, um anel e trs apfises.As vrtebras esto separadas por discos carrilaginosos, que do mobilidade coluna. N a coluna vertebral, que tem a forma de um S, podemos distinguir cinco regies: oervical (sobre o pescoo), dorsal (na coluna), lombar (sobre os r i n s ) , sacra e coxlgena. As cosklas, so ossos planos e curvados, sendo em nmero & 12 pares, e que se articulam por &trs, com os corpos e as apfisestransversais, das 12 vrtebras dorsais. So as seguintes: sete pares & costelas verdadeiras, trs pares & costelas falsase dois pares de costelas flutuantes.O eterno, um osso plano, em forma & machete, situado sobre a linha mdia do trax, e no qual, se encontram inseridas as articulaes das clavculas. O conjunto formado pelas vrtebras dorsais, pelas costelas, e pelo estemo, chama-se trax, ou caixa torxica, e protege os rgos internos do corpo. Cada uma das extremidades superiores, destinadas apreenso, dividida em quatro partes: o ombro, o brao, o antebrao e a mo. O ombro, formado por dois ossos: a ciavEcula e a omoplata ou espinhela. O brao formadopor apenas um osso, o hmero. O antebrao encontra-se formado por dois ossos: o cbito e o r5dio. A mo dividida em trs partes: o carpo, o metacarpo e os dedos. O carpo ou pulso, formado por oito ossos, chamados, carpianos e que so: escafides, semiiunar, piramidal, pisiforme, trapzio, trapezide, grande osso e o uniforme. O metacarpo,'forma o dorso e a palma da mo. Os dedos, constituem o extremo da mo, e encontram-se formados cada um dele., por trs ossos, chamados falange, falanghha e falangeta, ii excepo do dedo-polegar, que somente possui duas: a falange e a falangeta. As extremidades inferiores, t m a funo de locomoo, e fazem-se constar por quatro partes o quadril, a cha, a perna e o p. O quadril, constitudo por apenas um osso, chamado & coxal, e que formado por trs peas distintas: o ilaco, o kquio e o ptibis. Os dois pbis, encontram-seunidos por um disco cartiiaginoso, chamado de snfii pbica, e qire forgmto$? p conNntc! a pr um asso larno. aue . . do pl* pu @&raplvica. A coxa c o m ~ o s ~r.d.

-.I

.Li

1- ,

., ,

- - - -- - na sua extremidade superior, se articula com a cavidade cotilidea do coxal, e na sua extremidade inferior, com a tia. A perna, estende-;e desde o joelho at ao tornozelo, e compostaO&dois ossos compridos: a uMa e o pernio. No p, existem cerca de 26 ossos, que se repartem em trs zonas: o tarso, o rnetatarso e os dedos. O tarso, ou peito do p, compreende os sete ossos tarsianos: astrgalo, calcneo, escafide, cubide e os trs unciformes ou cunhas. O metatarso, formado por cinco ossos compridos, chamados de metatarsianos. Os dedos, e tal como na mo, encontram-se compostos, cada um deles, por trs ossos, chamados & falange, faianginha e falangeta, exceptuando o polegar, que apenas se faz compr de uma faiange e de uma faiangeta. 1 Chamamos articulaes, ao conjunto das partes mais duras e brandas, mediante as quais, todos os xestantes ossos, se unem entre si. Existem trs classes possveis: as mveis, que disfrutarn de total liberdade de movimentos, sendo os seus principais elementos, as superfcies cuticulares, o d a g o , os meniscos, os ligamentos e as membranas sinoviais; as semimbveis, que se reduzem a um ligeiro movimento; e as im6veis, que carecem totalmente de -/ movimento.
-

~XWCCIOS DE - .L - -- - -

~ndiqu&-iFio v&idadeir&-~, ou falsas O, cada uma das seguintes afirmaes:

8. O occipital, o etnbides e os temporais, so ossos que pertencem a cara .

V V

F F

9. O nico osso mvel da cabea o maxilar superior.


10.Aquilo que usualmente conhecemos, como sendo espinha dorsal, e que vislvel nos indivlduos magros, geralmente formada pelo conjunto das ap6fms espinhosas das vrtebras. 11.Podemos realizar o movimento de afmao com a cabea, graas a vrtebra chamada de atlas, que se articula juntamente com o osso occipital. 12.A segunda vrtebra da regio cervical, chama-se cbxis. 13.A capacidade que o rdio tem, de girar a volta do dbito, permite-nos fazer os movimentos de pronao e supinao do antebrao. 14. Os ossos mais compridos da mo, os quais do origem ao dorso e a palma da mesma, so os metaarpianos. 15.0s dedos polegares da mo e do p, carecem de falangeta. '

V V V V
V

F
F F F
F

F
F F F

16.O fmur, une-se com o quadril, atravs da cavidade cotilidnea do coxal.


17.O astrgalo, e o escafbide, so ossos metatarsianos do p.

V V
V

18.Os deslizamentos das superfcies das articulaes, &o suaves, graas a secreo lquida, por parte das membranas sinoviais.

NO f i n a l desta Unidade Didctica, ir6 encontrar as solues para estes exerdcios. Se no.os realizou correctamente, significa que ainda no assimilou por completo esta parte da lio, pelo que

lhe aconselhamos a que a volte a ler.

Da idade mdia actualidade

Introduo

Traps gerais Bizncio e Bagdad


O vesturio e o cuidado pessoal

A Idade Medii

I
Traos gerais
O Renascimento

Infiuncia oriental sobre os cruzados

1
O cuidado pessoal

Os cuidados com o co&/ HistriasdaCrte


Lus Xnr, o Rei Sol
O Rococ

Diana de Poitiers

O Barroco

A Revoluo Industrial

II
i

A Revoluo Francesa

I
I

Estilo Imprio A Imperatriz Maria Eugnia

At 2 primeira Guerra Mundial A primeira Guerra Mundial e os felizes anos 20

A poca moderna

Desde a segunda Guerra.Mundia1

O futuro

Com esta terceira lio dedicada Histria, iremos terminar esta viso panormica, acerca de tudo aquilo que se referendava ao mundo da esttica aos cuidados corporais, atravs dos tempos. Um mundo que antigo e moderno, e onde os seus usos e costumes, se implantam num determinado momento, para logo a seguir, se esquecerem, e para depois, voltarem a ser relembrados. Tal como j teve oportunidade de comprovar, por aquilo que estudou at agora, muitas das coisas que hoje nos parecem inovadoras, possuem antecedentes de pocas passadas, sendo outras, de grande actualidade que mais tarde iro ser esquecidas, durante determinado tempo. Em quaisquer dos casos, existe sempre uma constante, que queremos deixar bem clara: de uma forma ou de outra, com mais luz ou menos luz acerca do assunto, a humanidade prestou sempre especial ateno, ao conceito de beleza.

Evidentemente, que, a partir destes conceitos, as escolas de ginstica, os banhos e a pratica das massagens, foram caindo em esquecimento.

Bizncio e Bagdad
No entanto, nem tudo se perdeu. Parte do esplendor do Imperio Romano, continua em Bizncio, situada na zona mais oriental da Europa, e em cuja crte, se encontra inserido o luxo, as jias e os penteados. O Imprio ~izantinb, floresce,desde o ano 400 at cerca de 1400,data em que cai no poder dos turcos. O mundo iabe, (tal.como j referimos na lio anterior de Histria), entre os anos 800 e 900, constitui a capital do ,ImprioIslmico, no Oriente, como sendo Bagdad, imperando acima de tudo o luxo, as jias, os perfumes e os tecidos preciosos. Esta crte, inspiradora dos famosos contos das .Mil e Umas Noites, eclipsa com as ricas cortes de Bizncio, tal o caso da Crte de Carlos Magno (Fig. 1). Junto a Bagdad, surge outra cidade, que se destaca tambm nesta poca: a cidade de Crdova. E, se a primeira se pode considerar como sendo, o centro do luxo e da riqueza, a segunda converte-se como sendo o centro da cultura Universal.

A IDADE MDIA

Traos geral
Com a queda do Imprio Romano, do-se por terminadas as brilhantes culturas antigas, de que temos vindo a falar. As invases dos brbaros, iniciadas por volta do ano 400 d.C, pem fim s relaes comerciais e culturais, entre os pwos Europeus e do Oriente, incluindo, lgicamente o comrcio dos perfumes, cosmtica, especiarias, jias e tecidos, como a seda. A Idade Mdia, abarca o perodo que vai desde o ano 400, at cerca de 1400, e que, de uma forma geral, significou para a Europa, um perodo de obscuridade e imobilidade nos campos cientfico e cultural. Do ponto de vista, de estrutura social, impera o Feudalismo, caracterizado pela fidelidade e obedincia aos servos e senhores. Do ponto de vista religioso, a expanso do Cristianismo, acaba por impor uma nova moral, bastante mais severa, que aquela existente em culturas anteriores. A mulher, era de uma forma geral, considerada apenas, para criar os filhos, e cuja nica preocupao, deveria ser a salvao da sua alma. Em ambos os aspectos, tanto no social, como no religioso, tinham uma influncia decisiva, nos cuidados corporais e prticas medicinais. Todo e qualquer adorno pessoal, era considerado banal e reminiscente da corrupo e decadncia Romanas. Tambm, as prticas mdicas, ficam sujeitas, ao conceito de que a doena no era devida a causas naturais, mas sim de causas religiosas: o castigo pelo pecado. 38

As cruzadas
Os cavaleiros do Ocidente, estimulados tanto pelo esprito de aventura, como pelos imperativos religiosos da poca, decidem-se a fazer a guerra santa ou #Cruzadas., para poderem recuperar os santos lugares, onde tinha ocorrido a vida de Jesus Cristo, que se encontrava perante o poder do Islo. As Cruzadas, que para alguns fora apenas uma aventura, para outros, converteu-se numa empresa poltica e econmica. Os mercadores venezianos, e os seus rivais, os genoveses, vm nelas, uma forma de poderem reabrir de novo, as rotas das especiarias, que os levaram at ndia. Assim, Marco Polo, inicia a sua grande viagem at China, com a nica finalidade, de poder abrir novas possibilidades comerciais. No entanto, e ao mesmo tempo, converte-se no propagador Ocidental, de experincias anteriormente vividas na sia, obtendo por fim, uma grande influncia, no conceito referente beleza, j que as mulheres dessa poca, resolvem adoptar os usos e costumes utilizados nos pases exticos do Oriente.

O vestudrio e o cuidado pessoal


At ao ano 1300, os homens usavam o cabelo liso, cortado um pouco mais abaixo das orelhas, e com uma pequena franja, que cobria a fronte. Usavam camisas e

Damasco

I
Medina

La Meca

Fgum 1. Siiuao no mapa,os IImpk.ios:~Muulmano, Bitantino e Carlos Magno.

cales, e a maioria, enfeitava-se. OS generais, usavam cotas de malha (Fig. 2). Em consequncia das Cruzadas, os homens voltam a envergar tnicas (Fig. 3). A mulher, usava roupa que lhe atribua uma silhueta bem mais Agida (Fig. 4), no entanto, e com o regresso dos Cruzados, os trajes femininos enriqueceram-se mais atravs de peles e de jias, ao mesmo tempo que traziam grandes tranas.

I@uncia orienta4 sobre os cmrzados


Os Cruzados, ainda que no princpio desprezassem qualquer tipo de vida, a no ser o seu, descobrem no entanto, que o traje Oriental, se adapta melhor ao clima local, do que as pesadas vestes, trazidas pelos pases de Origem, decidindo portanto, adopt-los. Como consequncia desta influncia Oriental, Os Cruzados passam a usar tecidos de algodo, musselinas, damascos e sedas, de tacto suave e agradvel, com cores brilhantes. Quanto medicina, rpidamente se aperceberam de que os mdicos

e cirurgies orientais, eram francamente melhores e mais hbeis do que os do Ocidente. De igual modo, resolvem adoptar a arquitectura, e o mobili&rio, os seus costumes, as suas riquezas e tambm, as suas mulheres. Assim, comeam a disfrutar dos banhos, das massagens, dos unguentos, dos perfumes, das tintas capilares e dos espelhos. Quanto cozinha, tambm descobrem que a Oriental, bem mais variada e suculenta, do que a deles, no tardando a usarem o acar, os meles, os limes, os alhos e as especiarias, desconhecidos para eles, at ento. Este povo, surpreendeu-se tambm, por volta do ano 1250, com o ataque dos muulmanos, que respondiam com espadas e afogo lquido*, no sendo mais do que plvora, desconhecida at a, pelo Ocidente. Por tudo isso, muitos dos Cruzados, resolveram-se a viver a, pelo espao de vrios anos, elegendo para tal, a Ilha de Rodas, e onde resolvem ento, construir os seus palcios (Fig. 5).

FQum 2. Imagem de hzados com o m t u d d o tipico.

FQum 3. Imagem de um Sr. Facdal, dando ordens aar seus


iassalas.

Figura 4. O Traje da mulber medimal, que Ibepropo>.cfonaua uma siibusta bsm mais rgida.

Traos gerais
Em meados do ano 1400, a data em que se d por fmda a Idade Mdia, dando lugar na Europa e no seu modo de vida, a uma profunda variao. Existe um intento & fugir iis tramas impostas pela moral cristiana. Nasce assim, uma gnsia & liberdade & pensamento, que levar em considerao a vida humana. Surge o Renascimento. Durante o Renascimento, e ainda que a Igreja continuasse a ter grande influencia, a estrutura social, segue montada sobre o conceito de diviso entre servos e senhores,e onde a pouco e pouco, o homemvai ganhando parcelas, no terreno da liberdade. Comeam a surgir as corporaes & artesos, sendo uma classe social distinta, que cada vez mais, adopta maior importncia. Onde se realizam verdadeiras revolues, nas Ci&ncias e nas Artes. Renasce o gosto pela cultura clssica, greja e romana, e o corpo humano, adquire sempre, mais importncia. Evidentemente,que, esta nova situao, no surge por pouca sorte, mas sim, por causas bastante &terminantes:

- A inveno da Imprensa, que permitiu uma rgpida


difusgo como cultura, e dos avanos da ciencia.

- Surgem prsperas cidades comerciais, autnticos


reinos da Fiorena e Veneza, que estando amparados pelo bem-estar econbmico, denotam grande interesse, pela cultura, favorecendo-a e protegendo-a.

- O descobrimento da bssola, e os avanos na nave-

gao, ajudam a expanso do mundo jii conhecido. Destacam-se assim, as roas antigas ii fndia, on& mais tarde, se descobre a Amrica.
Paldiio
numa

O Renascimento desenvolveu-se na Europa, entre a zona que tinha sido anteriormente ocupada na parte ocidental, pelo Imprio Romano, quer isto dizer, Itlia, Frana,Alemanha, Blgica, Holanda, Espanha e Inglaterra.

O cuidado pessoal

Os cuidados do corpo
A nova forma de vida, que foi o Renascimento, impulsionou tudo aquilo que estava relacionado com a beleza do corpo, que to mal vista tinha sido, durante a bpoca medieval. Itaiia, foi a cidade mais lenta no desenvolvimento da cultura renascentista, sendo Veneza a pioneira em ditar as normas de beleza.

Durante esta poca, foi bastante adquirida a c6r do r a de um louro aafro, concabelo das venezianas. E seguido,graas aplicao de extractos de flores,e aco do sal do mar. As mulheres, molhavam os cabelos com estes extractos e deixavam-nos secar ao sol, valendo-se de urna espcie de chapu em vime, que possua um orifcio no seu centro, por onde saa o cabelo, colocando-o bem separado sobre as abas do chapu.

9. E. 3
,

'si
;~,;$,
.
"',L

I;,:;
,
'>

.'j'. , .., "

,
r

Figura 6. Elegncia feminina no Renascimento.

As venezianas, tomando como referncia os relatos de Marco Polo, acerca da sua visita ao Oriente, e em especial s mulheres chinesas, copiaram destas a moda de depilarem totalmente as sobrancelhas; as mais atrevidas, depilavam igualmente a fronte. Tanto os homens como as mulheres, adornavam-se com prolas vindas do Oriente. Quanto ao resto do corpo, salvo raras excepes, as damas do Renascimento,consideravambelo, serem gordas, consistindo em resumo, o ideal do belo, terem curvas excessivas, falta de sobrancelhas e fronte ampla (Pig. 6).
42

Histrias da crte
A habitao corrente no Renascimento, que at ao ano 1400 utilizava apenas uma sala para dormir e comer, veio mais tarde a distribuir-se por uma srie de salas, que separavam as distintas zonas da casa. Assim, a sala & refeio e do dormitrio separaram-se e, dentro desta, veio-se a criar uma sala destinada ao vestirio, ao toucador e ao acolhimento das visitas.

Como as vivendas eram frias, o lugar mais aconchegante era a cama. Tal facto no nos surpreende, visto que nesta poca, as histrias amorosas e galantk foram bastante conhecidas. A cBrte francesa, que at ento vivia em casteloS sombrios, descobriu os alegres palcios italianos, com os quais, ficaramextremamenteencantados. Por isso, comea-se a copiar de Itlia, (convidando os grandes artistas italianos), os castelos franceses, para a sua construo e decorao, castelos esse que ficavamao largo do rio Loura. Esta poca, rica em anedotas e histrias amorosas, ocorridas principalmente na corte francesa, que ilustram, por assim dizer, os costumes da poca, quanto beleza, e cuidados corporais. Iremos, de seguida, relatar algumas delas, por terem grande influencia sobre o mundo da moda e da esttica. No ano & 1420, reinava em Frana, Carlos VII, ao qual se encontra associado o nome de Joana DIArc,a herona, que fez com que Carlos, recuperasse o trono, aps ter derrotado os ingleses. No entanto, o Rei Carlos VII, tambm se encontra associado ao nome de outra mulher, o de Agnes Sorel, ou seja, sua amante. Esta formosa mulher, aceita com prazer, a beleza ditada em Itlia, e por isso, depila as sobrancelhas e a fronte, no entanto recusa terminantemente a gordura que imperava por todas as italianas. Agnes Sorel, gostava de parecer esbelta, e por isso, resolveu trocar as amplas vestes, por trajes que lhe moldavam estreitamente o corpo, de maneira provocante. Com este novo tipo de roupagem, Agnes Sorel conseguiu sempre aquilo que quis. Uma noite, Agnes Sorel sai precipitadamente dos aposentos reais; tendo-se descuidado, surgiu com um seio n, quando se cruzou nos corredores com a rainha. Perante situao to comprometedora, Agnes raciocionou com naturalidade, alegando que era uma coisa bastante vulgar e natural, criando ento, e a partir desse momento, um novo tipo de decote, que ao cobrir pudicamente um seio, deixava o outro a descoberto, com uma certa graciosidade bastante especial. Este costume, foi imediatamente copiado pelas restantes Damas da CBrte. Agnes Sorel, alcanou tal notariedade, que os grandes pintores dessa poca, vieram a solicit-la como modelo (Fig. 7). Evidentemente que esta nova moda, obrigou a que cuidassem dos seios enormemente, chegando inclusive a pintar os mamilos. Por volta do ano 1490, reinava em Frana, o Rei Carlos VIX, o qual apreciava as mulheres de pernas compridas, cintura fina, e seios altos e fortes. Por isso, obriga as criadas a servir, usando as saias recolhidas de um dos lados da cintura, pondo a descoberto as pernas, e com o peito n, de sei& descobertos. Em 1521, o Rei & Frana, Francisco I, sofre um acidente na cabea, e desta forma, v-se obrigado a usar

LRgum 7. neste quadro

S ~ I s - h ~

*w~em com o Menino-.

L # ~ U O~~oJ ~ @q~~

- .

t ,

os cabelos muito curtos. Para esconder as diversas queimaduras que tinha na face, deixa crescer a barba. Cria assim, uma nova moda, que imediatamente copiada por toda a Crte. Por volta do ano 1550, a moda nascida em Itlia e desenvolvida em Frana, difunde-se por toda a Europa, ainda que a Crte & Frana, seja o local que dita as regras de beleza para a poca. Em Espanha, nessa data, reinava o rei Filipe 11, homem que possua um carficter reservado e taciturno, profundamente religioso, e algo sinistro. No pois, & estranhar que a moda espanhola fosse nessa altura to severa, como o carcter do seu rei, imperando portanto, os tons escuros e negros. As mulheres no entanto, resolviam dar uma certa austeridade moda, adornando-se commuitas jias, j que vieram a descobrir que estas ressaltavam mais, se fossem usadas sobre vestes escuras. Em Espanha, criam-se nesta poca, as primeiras meias tricotadas, que comeam a ser usadas pelos homens, ao usarem os seus cales, cobrindo as pernas com este novo adorno. Por volta desta Cpoca, reinava em Frana, Henrique 11, casado com CatarlnadeMt2dfci.s. Ela sabia que no era to formosa como as outras damas da Crte: a sua face tinha configurao lunar, demasiadamente redonda, os seus lbios eram grossos e carnudos, mas possua pernas

I
perfeitas. Por isso, inventa-se um sistema para as fazer sobressair: cria-se a tcnica de montar a cavalo tipo amazonas, moda essa, que foi logo copiada pela nobreza. Esta forma de cavalgar, fazia oscilar e levantar as saias, obrigando desta forma as damas francesas a acrescentar s suas vestes uma pea que at ento ningum tinha usado, de seu nome colotes. Embora a rainha se esforasse para agradar o rei, e por ter apenas 19 anos, ele acaba no entanto por se enamorar de Diana de Poitiers (Fig. 81, que nos seus 40 anos, superava em beleza e viosidade as damas da Crte e a prpria rainha. Em relao a Diana de Poitiers, iremos dedicar um pargrafo especial, pela influncia que teve em todo o mundo, em relao esttica, durante cerca de mais de 100 anos. Quando Henrique I1 falece, por volta dos 40 anos, Catarina de Mdicis, ao ficar viva, descobre o papel que Diana de Poitiers fazia, e ento, resolve utilizar ela tambm, a beleza, como instrumento vital na poltica. Assim, cria um grupo de cerca de 200 jovens vestidas como Deusas e hospedadas como mortais, que eram utilizadas apenas para f m polticos. Estas maravilhosas raparigas, estavam encarregues & seduzir os estrangeiros

Figura 8. Diana de Poit.iers.

diplomticos, sendo ao mesmo tempo a sua distraco, com o fm de conseguirem qualquer tipo & informao de modo a centralizarem o poder sobre Catarina de Mdicis. At ao ano 1600, reinava na Crte Francesa Henrique IV. Sua amante, era uma jovem dos seus 19 anos chamada Gabrielle d'Estrees, que aspirava em ser sua esposa. Gabrielle possua um corpo maravilhoso e, aproveitando-se da subida de Henrique IV ao trono, converte os artigos de toucador, em regra de etiqueta. Por volta desta poca, lana-se sobre Espanha a moda do brinco nos homens, que acaba por fazer furor em toda a Europa. Pouco a pouco, a rigidez espanhola dos tempos de Filipe 11, desaparece. Inclusivamente, os homens comeam a deixar crescer o seu cabelo, e alguns chegam mesmo a usar tranas.

Diana de Poitiers
Diana, possua um corpo esbelto e uma pele fresca e acetinada. O seu segredo era bastante simples: levantava-se todos os dias s 6 da manh, tomava um banho de gua fria (facto muito pouco frequente nessa poca), & modo a manter os tecidos firmes, e &pois cavalgava at s 8,

despindo-se e deitando-se de novo na cama, para ler, at cerca do meio dia. Nestes anos, na Corte Francesa, a maquilhagem era usada em profuso, e consistia no seguinte: polvilhava-se a cara com pbs de chumbo, enxofre, boro, alabasto e amido, todos eles unidos com clara de ovo; as mas do rosto coloriam-se com acre vermelho; as plpebras recebiam cr atravs de uma mistura feita de cochinilhas, goma arbica e clara de ovo, aplicando brilho nos olhos, atravs & gotas & beladona, que nesse tempo era usada como dilatador pupilar. O cabelo avermelhava-se com feno, aplicando &pois, relfexos dourados com rnibarbo macerado em vinho, ou ento com enxaguaduras & gua e aafro. Costumava-se usar o cabelo solto, preso com uma rede em ouro, ou ento, adornado com prolas. Quando todos se maquilhavam na Crte, inclusivamente o rei, Diana era uma excepo. Preferia trazer a pele sem quaisquer artificios. Usava cremes para nutrir e suavizar a pele, mas nunca aqueles pbs ou carmins. Este facto, foi o que de mais acertado fez, visto que eles, eram feitos de produtos que prejudicavam enormemente a pele.

Diana, marcou um cnone de beleza, que as restantes mulheres quiseram copiar, durante cerca de mais de 100 anos. Segundo ela, a mulher devia possuir:

- Trs coisas brancas: a pele, os dentes e as mos - Trs coisas negras: os olhos, as sobrancelhas e as
plpebras

- Trs coisas vermelhas: os lbios, as mas do rosto e as unhas

- Trs coisas esbeltas: o corpo, o cabelo e as mos - Trs coisas estreitas: a boca, a estatura e o tornozelo
- Trs coisas pequenas: os peitos, o nariz e a cabea

Diana, faleceu aos 65 anos, e, apesar da sua idade, o seu corpo permanecia delgado, com o ventre liso e as penas perfeitas.

r
I

RESUMO

'

i
/
I

i/
I
i

I
I

,
I

Ii

A Ihdemdia, significou pyl a Europa, em tragos guu, um perodo de o b c u m cultural e cientfico. O Feudalismo, foi a religio, que imps uma nova moral, mais severa do que nas culturas anteriores, e em consequenaa disso, tanto as prticas mdicas, como as restantes actividades relacionadas com os cuidados corporais, ficam paradas e acabaram por cair em esquecimento. No entanto, nem tudo est perdido. Parte do esplendor do Imprio Romano, continua em Bizncio, situado na zona mais orientai da Europa. No mundo rabe, destacam-se as cidades de Bagdad e Crdova, cujas crtes foram autnticos centros & luxo, riqueza e cultura. Na Idade Media, surgem as Cruzadas, as quais, para alm & serem uma aventura e um dever religioso, foram W m para alguns dos cavaleiros do Ocidente, uma empresa poiltica, econmica e comercial. O h o h medieval usava o cabelo liso, com franja, vestia camisas e cales, e a maioria enfeitava-se. Os guerreirosusavam cota & malha. Amulher usava roupa que lhe proporcionava uma silhueta bem mais rgida, m a s no entanto, e com o regresso dos Cruzados, os trajes femininos enriqueceram-se de peles e jias, ao mesmo tempo que comeam a usar grandes tranas. Os Cruzados, foram muito influenciados pelas culturas dos palses orientais, que frequentaram, e fizeram seus, muitos dos costumes, vindo inclusivamente a viver conta deles. Assim, adoptaram os seus trajes, por serem bastante mais cmodos; disfrutaram a sua cozinha, os seus banhos, massagens e perfumes; adoptaram tambm, a sua arquitectura e mobiliMo, reconhecendo a supremacia da sua medicina, e noutros avancos tecnolgicos; tal foi o caso da plvora. Em meados do ano 1400,a Ida& Mdia, termina, produzindo-se desta forma na Europa, uma profunda variao quanto ao modo de vida. Nasce o Renascimento, que em traos largos, pressupe uma liberdade de pensamento, que i r levar em alta considerao, a vida humana. No Renascimento,produz-se uma verdadeira revoluo nas Cincias e nasArtes, renascendo o gosto pela cultura , ssica. Esta nova forma & vida, impulsionou muitas coisas, & entre elas, tudo aquilo que estava relacionado com a beleza do corpo humano. Foi em Itlia, e especialmente em Veneza, que a cultura renascentista &meu mais. De Veneza, sairam as primeiras regras desta poca, quanto aos cuidados corporais. Essas regras, encontravam-se influenciadas pelos costumes orientais que Marco Polo tinha relatado, aquando da sua viagem, e em especial, acerca dos costumes , das mulheres chinesas, em matria & beleza.
Y
L U , .

1
45

Assim, a mulher do Renascimento, depilava-se quase na sua totalidade, possua uma fronte ampla, curvas excessivas, adornando-se com prolas. (Este ltimo factor era igualmente seguido pelos homens). Esta poca, era rica em anedotas de histbrias amorosas, ocorridas principalmente na Corte Francesa, e que ilus travam os costumes dessa poca, referentes beleza, e aos cuidados corporais. Destacam-se as seguintes:
-A

do rei Carlos VI1 de Frana, que em relao a um incidente amoroso ocorrido no palficio, impulsionou a moda de usarem um novo tipo de decote, que cobria pdicamente um dos seios, enquanto o outro aparecia desnudado.

- Ate ao ano & 1550, a moda do Renascimento estende-se por toda a Europa, ainda que a Corte de Frana fosse aquela que ditasse as normas.

- Catarina de Mdicis, esposa do Rei Henrique 11de Frana, para fazer sobressair as suas pernas, cria a tcnica
de montar a cavalo tipo amazonas. Esta tcnica, propiciou a criao dos colotes, pea feminina at ento nunca usada.

- Pese embora o facto da rainha Catarina de Mdicis gostar do rei, este acaba por se enamorar de Diana de

Poitiers. Esta formosa mulher, possua um corpo esbelto e uma pele fresca e aveludada, no utilizando quaisquer cosmticos, ao contrrio, das restantes Damas da CBrte, que usavam pbs e rouges, sendo estes fabricados com produtos que prejudicavam grandementea pele. Diana marcouum cnone & beleza, que durante mais & 100 anos. tentaram copiar.

EXERCCIOSDE AUTO-AVALIAO - Indique se so ver&&iras 0 ou falsas " , w seguintes dmaes:

1. A silhueta que proporciona o vesturio feminino medieval, suave e sensual.


2. A Idade Mdia. uma poca de grandes avanos na cosmtica.

E
V

3. As primeiras meias tricotadas que se fizeram na Europa, foram em Espanha.


4. As experincias que Marco Polo viveu no Oriente, foram trazidas para o Ocidente, sendo exclusivamente comerciais.

F F F

5. Os Cruzados, gozaram no Oriente, de banhos e massagens.

6. O ideal da beleza da mulher do Renascimento, consistia numa fronte ampla, falta de


sobrancelhas e corpo delgado. 7. Itlia, foi o pas onde se iniciou o Renascimento.
8. Diana & Poitiers, branqueava a sua face com ps de chumbo e enxofre
V

9. Agnes Sorel foi na sua poca, a criadora de uma nova forma & vestir.
10.Catarina de Mdicis, criou o uso de colotes. No final &sta Unida& Didctica, ir encontrar as solu&s destes exerdcios. Se no os fez I- - ectamente, significa que ainda no assimilou por completo esta parte da lio, razo pela qual lhe ~rnncelhamo m i e I vnlte ri ler

O BARROCO

Entre os anos 1600 e 1700, desenvolve-se na Europa c estilo Barroco, referido alis, nas Artes e nas Letras. A s suas caractersticas principais, so o sobrecarregar de detalhes, a profuso.das linhas curvas e a amplitude das formas. Iremos estudar os cuidados corporais desta poca, centrando-os principalmente na Crte Francesa, que era a mais rica em criar as regras de beleza.

Lus X W , o Rei Sol


Em 1663, sobe ao trono de Frana, Lus XIV, quando tinha apenas 5 anos de idade. Aos 23, assume na totalidade as responsabilidades do Estado, com poder absoluto. A Vida da Crte, era faustosa. Os modistas de Paris. dispunham de dois manequins, confeccionando trajes gala, para uma delas, e trajes de viagem ou digrios, para a outra. Cada ms que passava, enviavam estes manequins para as restantes cidades europeias. A roupa mais ostentosa era a dos homens, que usavam rendas, bradados, veludos, e toda a classe de adornos e laos; pe-se em voga o uso de diamantes, chegando-se inclusivamente a usar como botes nas jaquetas. i n h a o cabelo crespo, a pele O Rei Sol (Fig. 9), t amarelada, os olhos grandes e os membros delgados. Era bastante feio. No entanto, apreciava as diverses ostentosas e pouco comuns. Uma vez, chegou mesmo, a convocar um baile de mscaras, no qual todos os convidados deveriam aparecer ns, devendo apenas trazer a cabea tapada por um disfare. Paris, nesta poca, era o centro da cosmtica,da moda, e da vida elegante, ainda que a higiene fosse muito pouco cuidada. Os aristocratas deveriam ter uma pele branca e transparente. O estar bronzeado e possuir manchas na pele, era algo desagradvel. Normalmente, utilizavam-se maquilhagens para o rosto, feitas com p6s de chumbo e giz. Para que a pele parecesse mais transparente, pintavam-se as veias de azul, tal como as egpcias faziam h 6000 atrs. As plpebras eram sombreadas de cr malva e as sobrancelhas eram delineadas a preto. Surgem as perucas, e as mulheres usam penteados com riscos frente e caracis largos. Durante este perodo, as pessoas passam a maior parte do seu tempo, a coarem-se, pois embora se maquilhassem e perfumassem, a verdade era que no se lavavam. E mais, salvo recomendao mdica, era considerado no s suprfluo, mas tambm prejudicial. Este facto, originou o aparecimento de parasitas, tais como piolhos, pulgas e carraas, que se fmavam nos cabelos e nas pregas do corpo, at ao ponto de que para dormirem, tinham que

de

Figura 9. Lu& Xn: o Rei Sol.

enfeitar o crneo, ainda que esta fase apenas fosse seguida pelos homens. Para ter uma ideia da falta de higiene que &tia nesses anos, pode ler o seguinte texto, tirado de um tratado de urbanizao, feito nessa poca: .Todos os dias lavar-se-o uma vez as mos. E m cada dois dias, a cara, e os homens enfeitar-se-o. Durante o ano, tero que lavar a cabea mais que uma vez.. Mesmo o rei, nuhca se lavava, apenas se fricionava com algodo impregnado em alcol. De toda a forma, o asseio era bastante pior, fora de Frana.
47

Seguindo os conselhos do seu mdico, o qual tinlx estudado medicina chinesa, Madame Pompadour, inicia a prtica dos banhos, verdadeira novidade nessa poca. Muitas das vezes, os banhos eram acrescentados de champanhe, j que ela apreciava bastante esta bebida, e porque acreditava que prejudicava menos a pele, do que a prpria gua. Tal era a afeio que tinha por esta bebida que, por ordem do rei, foi fabricado um copo para o beber, cujo molde foi o seio da sua favorita, ou seja, Madame Pompadour.

A Revoluo industrial
Por volta do ano de 1750, inicia-se na Europa, a Revoluo Industrial. Comea em Inglaterra, e segue pela Frana e Alemanha. Com a inveno da mquina a vapor, fomenta-se o crescimento da populao urbana, transformando radicalmente o modo de vida dos povos civilizados. As instalaes industriais, at ento situadas junto aos rios, para poder aproveitar a energia das correntes de gua, so transportadas para outros locais de consumo dos produtos, ou seja, as cidades. Este novo sistema de produo massiva, faz com que se comepm a fabricar boies de cosmtica elaboradosem srie, em relao a todo o tipo de produtos, tais como rejuvenescedores, adelganantes, etc. Abrem-se as primeiras lojas especializadas na venda de cosmticos.
A Revoluo Francesa

F&um 10.Madame Pompadour,favorita de Lu& XK

O Rococb
Durante o reinado de Lus XV, sucessor do Rei Sol, surge o estilo Rococb, aplicado basicamente na decorao de interiores. O fundamental, a excluso da linha recta e a apario da assimetria. A linha curva surge voluptuosa, adquirindo tudo, um certo carcter frvolo, de acordo com a vida palaciana. Nesta poca, existe uma demarcada influncia Oriental, que se manifesta no vestu4ri0, na alimentao e na maquilhagem. Lu'm XV, enamora-se de Madame Pompadour, uma jovem de 23 anos, que fora educada desde bastante nova, para ser a amante do rei, objectivo esse, que consegue devido sua beleza e cultura, alegando que poksua bastantes influncias em assuntos de Estado (Fig. 10). Nestes anos, o cuidado pessoal das classes abastadas, converte-se num assunto mais importante, visto que tanto os homens como as mulheres, entregam-se higiene durante horas. O traje, adquire de novo, grandiosidade, sendo os decotes generosos e quadrados. Os homens vestem-se ostentosamente. Ambos os sexos gostavam de usar enormes perucas, polvilhadas com farinha de arroz. Maquilhavam-se excessivamente, as bocas eram pintadas em forma de corao, usando-se sobretudo o rouge, atravs de um pincel. Pe-se em voga os lunares falsos, para que, ao contrastarem com a pele, esta parecesse mais branca. 0 s perfumes continuam a usar-se em profuso.

Anos mais tarde ou seja em 1789, a Revoluo Francesa acaba de vez com a vida dos monarcas Lus XVI e Maria Antonieta, rompendo socialmente todos os anteriores costumes, incluindo aqueles que esto relacionados com os cuidados corporais: a penica cai em esquecimento, reduz-se a ostentao do vesturio e suavizam-se as maquilhagens. Nestes anos, um caldeiro fabrica a primeira banheira em metal, que um intermdio entre as banheiras de mrmore dos antigos, e as de madeira ~ a d anessa s poca. Este tipo de banheiras torna-se rpidamente popular, surgindo desta forma, os quartos luxuosos de banho, com a prpria banheira dentro do dormitrio. Ao nvel de higiene, podemos ler um fragmento de um livro da poca: .Corresponde a pessoas educadas o limpar o rosto todas as manhs, com um pano branco para desengordurar, visto que se f6r lavado com ggua, toma-a sensvel ao frio, de Inverno, e bochorno, no Vero. Toma-se um banho em cada ms.. Nesta data, sai tambm a lume, um tal de P d ,que escreve um livro de nome NA pogomotonian, ou seja, a arte de aprender a enfeitar-se a si mesmo.

Figura 11.A Imperatriz Josefituz, esposa de Napolea-o.

Estilo Imprio
Por volta do ano 1800, Napoleo decide o destino da Europa. Nas Artes, o tempo do Neo Classicismo, caracterizado pelo resurgimento da Arte Grega e Romana, obtendo desta forma, uma certa devoo pelo antigo. nesta poca, quando surge em Frana o estilo Imp730, baseado nas formas clssicas, no entanto, tentando reproduzi-las de uma forma algo severa, majestosa e perfeita. Em relao ao aspecto, relativo aos cuidados corporais desta poca, iremos basear-nos na Imperatriz Josefrna, esposa de Napoleo. Josefma era seis anos mais velha que Napoleo, oriunda de Martinica, de tez bronzeada (coisa que naquela

poca no era moda), e mais a mais, com uma certa tendncia para a obesidade. A sua obcesso por gostar demasiado, para o preo da poca em vigor, foi gastar grandes fortunas em jias, trajes e enfeites. Para roburizar as mas do seu rosto, utilizava vrios tons em vermelho, conforme a ocasio, se fosse de manh, de tarde ou & noite. Os seus perfume. eram elaborados com essncias tenazes e persistentes, mas, bastante pessoais @ig. 11). Dada a sua propenso para a obesidade, seguiu grandes regimes de emagrecimento, similares queles que se seguem hoje em dia. Para dissimular os quilos a mais, deu origem a um tipo de vesturio, que mais tarde se viria a chamar de #Estilo Imprim. Neste traje, dominavam as transparncias, a roupa era ligeira, de linha recta, a cintura subida at debaixo dos seios, sendo os tons predorninantes as cores claras, especialmente os brancos.

Os penteados eram base de caracis curtos, presos por uma larga fita, e a onde a cr do cabelo era frequentemente mudada. Napoleo, para proteger a Indstria Francesa de tecidos, proibe a importao das musselinas (telas finas, pouco espessas), o que provocou que os trajes fossem feitos em seda, veludo, cetim ou perca1plissado. Com estes trajes, os braos ficavam a descoberto, facto que leva utilizao de luvas grandes, at chegarem ao antebrao. Tambm nesta poca, surgem os primeiros cabeleireiros, visto que at ento, apenas existiam os cabeleireiros ou penteadores, ao domiclio. E com isto, chegamos ao ano de 1850. Os Estados Unidos, unificam todo o seu territrio. Em Espanha, vivia-se a poca Isabelina, em Inglaterra a Vitoriana e em Frana, o 2* Imprio com Maria Eugnia de Montijo, 1 1 . esposa & Napoleo 1 Nas Artes e nas Letras,vivia-se a poca do Romantismo, a on& impera o fantstico, o melanclico, o individualista e a supremacia da emotividade sobre o racional. De acordo com estes valores, pe-se em moda, o tipo & beleza, a onde a palidez do rosto, e a languidez na expresso, fazem o apogeu desta caracterstica especial.

A imperatriz M*ia Euenia


Para ilustrar, o tem referente aos cuidados corporais, iremos falar de uma das mulheres mais formosas da poca: a j citada Imperatriz Maria Eugnia Gig. 12). Maria Eugnia, usava o cabelo liso, sublinhando o rosto, e recolhido sobre um topete. Aumentava os seus olhos com um risco de cor preta, que contrastava com o azul dos mesmos. Na Crte, volta-se uma vez mais sumptuosidade. A Imperatriz abandona o traje direito, que marcou a poca anterior, para adaptar, alegremente, um aumento da siihueta. As saias, fazem-se grandes e os corpos curtos, acentuando desta forma, as cinturas f~m'ssimas. Visto que, apenas com a combinao, os trajes no adquiriam o volume desejado, aquelas, passam a ser substitudas por uma espcie de jaulas, feitas com aros em ao, que recebem o nome de crinolinas. As telas eram faustuosas, adornando-as com aplicaes laos e flores. O vesturio da Imperatriz, foi desenhado pelo modista M. Worth, de origem inglesa, no entanto radicado em Paris. Os ps de arroz eram bastante compactos, aplicando-se conforme o gosto e profuso, visto que as mulheres, deviam trazer a pele branca, que nem porcelana. Por no ser usual retirar essa camada ou mesmo limpar a pele, surgiram frequentemente doenas e euemas cutneos. O remdio para estas doenas, foram as curas termais ou balnerids, que nesta poca adquiriram grande esplendor, e a onde se desenvolveu uma vida social bastante agitada. Por volta do final do sculo, isto de 1900, inicia-se uma poca relevante, pela sua grande simplicidade quanto forma de se vestir; ou seja, as saias perdem volume, ainda que as cinturas sejam finas. Como dado anedtico, diremos que nesta poca, o ideal da cintura, no podia passar do dobro da largura do p. Pode fazer a prova e comprovar que hoje em dia, poucas mulheres, estariam dentro da medida ideal. A POCA M O D E R N A

At primeira Guerra ~undial


Nos princpios do sculo, surge o estilo pictrico chamado de Zmpmsionismo. Em Paris, surge a grande moda do baile, ou seja o Can Can. As mulheres, voltam a colorir as suas mas do rosto, e para se tornarem atractivas, pe-se em voga o ser-se um pouco cheia. Com a chegada do novo sculo, chegam tambm muitas novidades: a eletricidade, o telefone, a rdio, os automveis, os avies, o cinema, etc. Inciusiv surgem cidades que usufruem de metro. Tudo se toma funcional,

Figura 12.A ImpemW MaM Eugdnia de Montijo, *ma de Napoleo IiI.

50

& modo a parecer tambm atractivo, o mesmo acontecendo em relao ao vesturio, que agora aparece como sendo cmodo e desportivo. Paris, floresce, sendo o centro da moda europeia. em 1910, a roupa inspirada pelo Japo, criando-se assim os vestidos estilo Kimono, & mangas japonesas. Nas principais cidades europeias, so criados os primeiros-~nsti&tos de Beleza.

A primeira Guerra Mundial e os felizes anos 20 Com o estouro da primeira Guerra Mundial, torna-se necessria a colaborao da mo-de-obra feminina,sobretudo nas fbricas, por isso, a roupa tinha que ser, antes & tudo, confortvel. Recm acabada a guerra, cria-se o vesturio dos #LoucosAnos 20.. So anos em que tm que se esquecer dos desgostos. Cortam-se as saias e os cabelos. A maquilhagem converte-se em ritual dirio, para a maioria das mulheres. As meias, at ento feitas de fio de algodo, so substitudas pelas & seda. Nos cabeleireiros, a permanente cria uma nova imagem para os diversos tipos de penteados. O Cinema, converte-se numa Indstria fluorescente e com ele, surgem novos estilos e novas modas, que rpidamente so copiadas por todas as mulheres do Mundo. Estas modas variam com a mesma velocidade com que surgem, e, desta forma, as ingnuas alcoviteiras, aparecem como novas, com os cabelos curtos em louros angelicais, permanenteados, sobrancelhas finas, pestanas postias, olhos sombreados e bocas enormes. Perto dos anos 30, a actriz Greta Garbo cria um tipo de beleza distante e elegante @ig. 13).

Figura 13. Gpta Gabo, prot6rjbo de beleza nos anar 30.

Desde a segunda Guerra Mundial


Em 1939, inicia-se a segunda Guerra Mundial. A cirurgia plstica, que se tinha, iniciado na primeira Guerra Mundial, para reparar nessa altura, os grandes destroces causados no corpo durante as batalhas, utilizada nesta poca, como corrector de defeitos faciais ou corporais, e assim fornecer beleza. Em 1950,a actriz de Cinema BrgltteBardot, impe um novo tipo de maquilhagem, bastante exagerada nos olhos, com os lbios quase naturais, para que toda a ateno fique centrada sobre o olhar. Implanta-se tambm, a moda do cabelo comprido e despenteado (Fig. 14). Em 1956 nasce o plstico para vestir e impem-se novas fibras, tais como o nylon, etc. Neste mesmo ano descobre-se a sntese do DNA, descoberta qumica que ter grande importncia para a cosmtica e da qual falaremos mais adiante neste curso.

Em 1960, o Cinema continua a criar prottipos femininos, ainda que possua uma grande competidora: as revistas femininas que divulgam a moda da alta costura. Este tipo de informao impe tambm, um estilo prprio, caracterizado pelos modelos fotogrficos, pela maquilhagem e pelos seus truques.

,i

&

Figura 14. Brigitte ~ardot,'em 1950.

Figura 1 5 .Quudtv cronolgico dos acontecimentos epersonagem mais imporkantes, mkadonadas com o mundo dos cuidados corporais.

<
Assim, surge o penteado tipo banana, a sombra de olhos com c8r branca, a maquilhagem delineada do rosto feita com duas cres distintas, as sombras e os rouges sobre os pmulos e mas do rosto, a utilizao de pestanas postias em pequenos grupos para parecerem mais naturais, etc. Em 1970, inicia-se urna rpida sucesso de estilos. A partir desse momento, as modas tornam-se efmeras, tendo a durao de pouco mais de um ano. O desejo por parte dos estabelecimentos comerciais de aumentarem as suas vendas, provoca por assim dizer, variaes extremamente rgpidas na moda, e aquilo que hoje actual, pode-se substituir amanh, por algo de nwo e distinto. Antes de finalizar, e em modo de sntese, apresentamos-lhe na Fig. 15, um quadro onde surgem indicados cronolgicamente as personagens e acontecimentos mais importantes que, em relao ao mundo dos cuidados corporais, tivemos a oportunidade de estudar, ao longo destas tres lies de Histria.

'

so to antigas quanto a prpria humanidade. No incio, as frmulas eram guardadas cuidadosamente nos templos; depois foram o segredo da famlia; mais tarde, o hbito & fazer cosmticos caseiros, perdeu a sua difuso, para dar lugar aos produtos de fabrico industrial, e, em consequncia disso, fundam-seas primeiras fbricas de cosmtica. Os avanos mais recentes no campo cienrifico, tornaram possvel a concretizao de cosmticos mais naturais e menos prejudiciais. A aplicao de produtos cosmticosna pele da cliente, e em especial da mulher, tem uma fmalidade de melhorar a condio fica e no escond-la. A esttica, por outro lado, vista como um trabalho prof~sionalpara a esteticista, e no tem a fmalidade de tornar as mulheres mais atractivas e sedutoras, mas sim de cuidar tambm da pele. A beleza para a mulher, foi, e hoje em dia, uma necessidade primordial, ainda que o seja tambm para o homem. O futuro da cosmtica, bastante interessante e sobretudo dinmico. A tecnologia, avana rpidamente, evoluindo incessantemente. Assim, a sobrevivncia dos produtos cosmticos m'nima; em cada dia, surgem novidades nada baratas, ainda que possam ser substncias activas, o que obriga ento, ao melhoramento dessas frmulas, para os produtos, de forma a estarem em dia.

Como jii teve oportunidade de observar ao longo deste trajecto histrico,as tcnicasde embelezamentoe cosmtica

Durante o Banoco, a Crte Francesa era faustuosa, e seguia em frente, sendokmbm a mais rica em criar regras le beleza. Em 1663, sobe ao trono de Franp o Rei Lus XIV,o Rei Sol. Durante o seu reinado, Paris foi o centrc

ia cosmtica, da moda e da vida elegante. Os aristocratas desta poca, &viam usar uma pele branca e transparente, usydo para isso maquilhagern feita D m p6s de chumbo e giz,pintando tambm as veias de anil. Surge a peruca, e as mulheres penteiam-se com riscos frente e dois caracis largos, de lado. Durante este peliodo, e se bem que a maquilhagem e o perfume fossem bastante utilizados, a higiene era ontudo, um costume pouco frequente, isto, passava-se tanto em Frana,como nos restantes pases europeus. O wprio Rei Lus XiV, nunca se lavava, friccionando-se apenas, e de vez em quando com algodes impregnados ,m aicol. Durante o reinado de Lus XV,sucessor do Rei Sol, surge o estilo Rococ. Nesta poca, existe uma nfluncia bastante marcada, oriunda do extremo Oriente, que se manifesta no modo de vestir, de comer e de naquilhar. Lus XV,enamora-se de Madame Pompadour, uma jovem de 23 anos, que tinha sidoeducada desde muito jovem, ,ara um dia mais tarde, ser amante do rei, objectivo esse, que conseguiu, graas sua beleza e cultura. Nestes anos, o cuidado pessoal das classes mais abastadas, torna-se num assunto de maior importncia, ao qual m n t o homens como mulheres, passam a dedicar-lhe vrias horas. Usam trajes vistosos e enormes perucas, sendo naquilhados e perfumados em excesso.

I'
I

Em 1750, inicia-se na Europa, a Revoluo Industrial. Com a inveno da mquina a vapor, fomenta-se o crescimento da populao urbana, transformando radicalmente, o modo de vida dos povos civilizados, com o fabrico industrial de todo o tipo de produtos, entre os quais, tambm a cosmtica. Anos mais tarde, ou seja em 1789, a Revoluo Francesa rompe socialmente, com os costumes anteriores, onde se encontram tambm includos,os cuidados corporais: a peruca passa ao esquecimento, reduzem-se as ostentaes no vesturio, e suavizam-se as maquilhagens. Fabrica-se a primeira banheira de metal, e a higiene, ainda que fosse escasqa, experimenta uma evoluo, e um aumento, em relao s pocas anteriores. No ano de 1800, Napoleo decide os destinos da Europa, e nasce ento em Frana, o estilo Imprio, baseado nas formas clssicas. A Imperatriz Josefina, esposa de Napoleo, foi uma personagem representativa da poca, quanto aos cuidados corporais. Dada a sua obcesso por se apresentar sempre atractiva, gastou grandes fortunas em jias, trajes e enfeites. A sua propenso para a obesidade, obrigou-a a seguir regimes para adelgaar,fomentando a moda do traje, que mais tarde lhe chamou Estilo Imprio. No ano de 1850,surge o Romantismo nas Artes e nas Leuas. O acordo destes valores, imposto pela languidez da expresso e da palidez do rosto, isto quanto beleza corporal. AImpMMa~Eug&la deMon~jo, esposa de Napoleo 111, foi uma das mulheres mais formosas da poca. Na Crte, volta-se ento, surnptuosidade. A Imperatriz abandona o traje recto, e passa a usar saias enormes com os corpetes curtos, de modo a acentuar a cintura finssima. Utilizava ps de arroz para fazer resplandecer a pele branca, como a porcelana. At aos finais do sculo, inicia-se uma simplicidade no modo de se vestir, as saias perdem volume, ainda que as cinturas continuem f m .Com a chegada do novo sculo, surgem as novidades tecnolgicas, e a roupa tomase mais cbmoda e desportiva. As muiheres voltam a mlorir as mas do rosto, e para se tomarem mais atraentes, pem na moda o facto de serem mais gordas. Criam-se os primeiros Institutos de Beleza. Recm acabada a primeira Guerra Mundial, cria-se o vesturio dos -Loucos Anos 20.. Encurtam-se as saias, e corta-se o cabelo. A maquilhagem, converte-se num hbito dirio, para a maioria das mulheres. O Cinema, por outro lado, converte-se numa Indstria cada vez mais fluorescente, a onde as modas so rpidamente copiadas por toda a camada feminina. Nos anos 30,a actriz Greta Garbo, cria um tipo de beleza distante e elegante. COMa apario da segunda Guerra Brfgiite a Bardot, impe uma maquilhagem Mundial, surge a cirurgia plstica. Em 1950, a actriz ~ n e m a t o g r ~ c bastante exagerada nos olhos, implantando tambm, o cabelo comprido e despenteado. Em 1960, o Cinema continua a criar prottipos femininos, no entanto, as revistas de moda, divulgam a alta costura e novos estilos de maquilhagem. Na actualidade, o futuro da esttica, entendido como trabalho profssional para a esteticista, bastante dinmico e por isso, as modas sero cada vez mais, efmeras. Os avanos cientficos mais recentes, tomaram possveis, a realizao de produtos cosmticos mais naturais e menos prejudiciais. A aplicao da cosmtica, sobre a pele de cada pessoa, especialmente na mulher, para alm de embelezar, tem como finalidade, melhorar a condio fisica e no escond-la.

Indique se so verdadeiras (V) ou falsas 0, cada uma das seguintes afumaes:


11.Com o Rei Sol, ficam na moda as perucas. V V

F F

12. O estar bronzeado, um conceito correcto na poca de Lus XIV. 13. Na poca da Revoluo Industrial, os manua& de higiene recomendavam tomar banho uma vez por ms. 14.Madame Pompadour, foi educada desde muito nova, para a arte da beleza.

V
V

F
F

15.Nos anos que se seguiram Revoluo Francesa, usou-se em profuso a peruca e a maquiihagem.
16.A Imperatriz Josefina, seguiu os regimes alimentares para adelgaar, dada a sua propenso para a obesidade. 17.A primeira banheira em metal, foi fabricada durante o reinado de Maria Eugnia de Montijo. 18.A fabricao em massa dos produtos cosmticos, iniciada nos prindpios do Sc. XX. 19.A partir de 1930, o cinema cria novos estilos & beleza, atravs das actrizes. 20. Na achalida&, a aplicao & produtos cosmticos, para alm de embelezarem, tambm tratam e cuidam da pele.

F
F F

V V
V

F .
F

No final &sta Unida& DidActica, ir encontrar as solues destes exerccios. Se no os realizou correctamente, significa que ainda no assimilou suficientemente bem esta parte da lio, pelo que lhe aconselhamos a que a volte a ler.

AUTO~AVAHAO
TIPOLOGIA FACIAL E MAQ-GEM

DE OLHOS
1. queixo 2 . eixo vertical 3 . oval 4. pmulos 5. redondos ' 6. quadrado, tipo Jpiter 7. base ........... car 8. claro 9. tringulo ................. frontes 1 0 . alargado

SISTEMA SSEO
1 .v 2 .v 3 .v 4 .F 1 0 . v 1 1 . v 1 2 . F 1 3 . V 1 4 . V

5 .F

6. F
7 .F 8. F 9. F
HISTRIA rn

15.F

1 6 . v 1 7 . F 18.V

1. F 2 .F 3 .v 4 .P 5 .V 6 .F 7 .V 8. F 9 .V 1 0 . v

1 6 . v
1 7 . F
18.F

ll.V 1 2 . P 1 3 . V 1 4 . V 15, F

1 9 . V. 2 0 . v
Arquivo Age: Lio Histria 111, figuras 2, 13 Arquivo AiSA: Lio Histria, figuras 4,8,9,1 2e foto da fachada Arquivo Zardoya:Lio Histria 111, figuras 11,1 4 Arquivo Godo FoU>:Lio Histria 111, figuras 3,1 0

You might also like