You are on page 1of 16

A formao da nao e o vazio na narrativa argentina: fico e civilizao no sculo XIX

Jos Alves de Freitas Neto* UNICAMP Resumo:O conto El Matadero de Esteban Echeverra (1805-1851) um relato fundador que explicita as tenses vividas no territrio argentino no perodo do governo do caudilho Juan Manuel de Rosas. Ultrapassando as dicotomias entre federalistas e unitaristas, El Matadero uma crtica populao de Buenos Aires que apoiava o governo do caudilho. Echeverra construiu uma metfora do processo poltico daquele pas e nos permite a leitura de um vazio civilizacional em sua descrio sobre os habitantes da cidade e, ao mesmo tempo, os paradoxos para que se pudesse atingir o projeto do grupo de liberais ilustrados portenhos. Palavras-chave: Echeverra; El Matadero; nao; Argentina.

The nation formation and the blank in the argentine narrative: fiction and civilization in 19th century
Abstract: The tale El Matadero by Esteban Echeverra (1805-1851) is like a establisher report that make explicit the tensions deeply experienced at Argentina on the years of Juan Manuel de Rosas government. Exceeding the dichotomous limits between federalists and unitarists, El Matadero is a criticism on to Buenos Aires people who supported the caudillo Rosas and his authority. Actually, Echeverra frames a metaphor about the Argentinean political process in which we can see empty spaces in its civilization (it is like a civilizational vacuum) when he describes the townsmen and, at the same time, he shows us the paradoxes within for the reaching the project from liberals and illustrated porteos.

Keywords: Echeverra; El Matadero; nation; Argentina

* Agradeo aos pesquisadores e amigos: Priscila Pereira, Juliana Lopes, Janice Theodoro, Leandro Karnal e Anderson Roberti dos Reis pela leitura e sugestes apresentadas; a Jean Claude Laborie pela proposio do desafio de pensar a temtica do excesso/vazio na Amrica. Este texto foi apresentado, de forma sucinta, durante o VII Encontro Internacional da ANPHLAC (Associao Nacional de Pesquisadores de Histria Latino-americana e Caribenha), realizado na PUC-Campinas, em outubro de 2006. Dedico este texto memria do Professor Hctor Hernn Bruit, professor livre-docente da Unicamp, que tanto contribuiu para o crescimento da rea de Histria da Amrica no Brasil. Sua ausncia deixa um imenso vazio entre os que o admiravam.

190

REVISTA ESBOOS N 20 UFSC

Na origem dos atuais estados polticos que compem a Amrica Latina, a literatura teve uma funo pedaggica extremamente relevante por estabelecer esteretipos, narrar contradies e sinalizar os espaos de cada grupo tnico, social e poltico dentro das disputas internas dos pases que se originaram do antigo Imprio Espanhol. Este aspecto de uma literatura de fundao, que persiste ainda hoje como cnones desses Estados, relaciona-se historicamente com uma determinada projeo realizada pelos literatos do sculo XIX. Seus valores polticos, morais e estticos saltam das pginas e povoam certo imaginrio sobre as origens destas unidades polticas independentes da Amrica hispnica. Os literatos que registraram episdios recriando tipologias sobre os habitantes das antigas colnias espanholas legaram s geraes posteriores a oportunidade de rastrear, por meio do discurso ficcional, os embates vividos nas primeiras dcadas do sculo XIX. Quase duzentos anos depois, os escritos desses homens de letras continuam instigando a reflexo de historiadores e estudiosos ao revelar as tenses e os projetos de naes que surgiam. Na Amrica hispnica da atualidade ainda ecoam questes sobre as identidades, o futuro e as contnuas avaliaes sobre o passado. Estas perguntas recorrentes se explicam tambm pela necessidade de particularizar o que cada pas procurou realizar durante a sua formao. O antigo territrio colonial ibrico fragmentou-se e cada uma das novas regies autnomas empreendeu esforos para se individualizar em relao s reas vizinhas. O passado colonial, cujos traos do domnio espanhol conferiam certa uniformidade aos vicereinos e capitanias, foi rediscutido por intelectuais e literatos na formao dos novos pases. Na Argentina, por exemplo, foram freqentes os debates sobre sua nova condio poltica. As divises internas diante do esplio colonial espanhol dividiram politicamente o que seria o futuro territrio do pas austral. A crena em um futuro modernizador levou os polticos liberais a questionar as prticas consolidadas e, ao mesmo tempo, a sinalizar outros processos histricos que tinham um perfil hierarquizador. Um setor defendia uma ordem moderna e o outro representava uma tradio arcaica. Estes dualismos favoreceram as explicaes esquemticas, mas na prtica, as divergncias eram mais complexas. O tema principal da Argentina do sculo XIX foi apresentado por Domingo Faustino Sarmiento ao escrever o clssico Facundo: civilizao e barbrie (1845). O dilema do tema civilizao e barbrie a ambigidade que cada uma destas palavras carrega. O discurso tem origens que se vinculam a um grupo especfico de ilustrados e liberais que excluem parte dos habitantes daquele territrio do debate. A populao o alvo das reflexes, mas no o interlocutor da discusso1. Mas antes deste discurso assumir a forma elaborada por Sarmiento, outros escritores j abordavam o projeto de nao a ser buscado pela Argentina e qual o papel de sua

A formao da nao e o vazio na narrativa argentina: fico e civilizao no sculo XIX

191

populao. Dentre estes est o breve conto de Esteban Echeverra (1805-1851), El Matadero, escrito em 1838 e publicado em 1871. O conto nos remete a um processo de disputas polticas e culturais ocorridas em Buenos Aires durante o governo do caudilho Juan Manuel de Rosas. Ao lanar o olhar sobre a populao portenha podemos identificar uma narrativa que expe a fragilidade do processo modernizador dos liberais argentinos. Alm da evidente denncia da presena de foras e violncias excessivas da histria argentina representadas no conto de Echeverra, o aspecto mais importante do texto a ser apreendido, a noo de vazio que ele expressa ao descrever a multido, que tem a responsabilidade de legitimar sua participao na construo do Estado. As divises polticas e o vazio no projeto de nao liberal argentino As divises polticas ocorridas na futura Argentina expressavam as angstias frente s mudanas aps o processo de emancipao poltica iniciado em 1810. A tenso entre o progresso, que representaria o ato de civilizar-se, e a adoo de um procedimento poltico em torno de figuras carismticas e poderosas, o caudilhismo2, era cada vez mais evidente. Durante os governos de Juan Manuel de Rosas (182932; 1835-1852), a oposio ilustrada e liberal, utilizava-se da representao literria para denunciar as prticas de Rosas e, no caso de Echeverra, o forte apoio popular que o lder poltico obtinha. A produo escrita dos liberais tinha um papel pedaggico e poltico em definir como meta a civilizao3. Os polticos liberais argentinos, por meio desta temtica civilizacional, estabeleciam uma filiao histria universal capitaneada pelas discusses europias que relacionavam civilizao e progresso. Partindo de uma premissa teleolgica de que haveria uma vitria do campo civilizador, estes polticos e intelectuais construram um projeto de conquista de poder, na qual a queda de Rosas seria difcil, mas inevitvel. Porm, o maior obstculo execuo deste projeto no seria a remoo do caudilho, mas a persistncia do barbarismo entre a populao.4 A oposio entre civilizao e barbrie discutida internamente tambm se relacionava com os modelos externos. Para muitos a civilizao era a Europa, e o melhor exemplo a ser seguido, a Frana. Em oposio, o legado espanhol deveria ser esquecido. Entre o Velho Mundo civilizado e a Amrica brbara, a cidade de Buenos Aires era vista como um posto avanado da civilizao e isolada num continente vazio e selvagem. O isolamento portenho era evidente na diviso do pas entre federalistas, que defendiam maior poder s provncias e maior liberdade para os caudilhos interioranos, e unitrios, que se opunham a este projeto e defendiam a centralizao do poder a partir de Buenos Aires. Esta oposio marcou o pas durante o sculo XIX, incluindo muitos conflitos entre os argentinos.

192

REVISTA ESBOOS N 20 UFSC

O olhar dos civilizados em relao ao interior, visto como um extenso territrio, gerava a idia de um mundo inacabado, no qual a solido e a presena de grandes reas desocupadas eram aspectos indissociveis. Este discurso produzido poca ignorava que existiam sociedades anteriores, ou melhor, as antigas formas de sociabilidades deveriam ser esquecidas, o que significava alijar os camponeses (representado pela figura do gaucho) e os indgenas do processo de formao da nao. Sem a presena de grande parte da populao construiu-se um dos grandes paradoxos das naes hispano-americanas. Ao mesmo tempo em que determinados setores defendem idias liberais, que incluem a vontade dos habitantes para que haja legitimidade no exerccio do poder capaz de se contrapor ordem colonial espanhola, esse mesmo povo, alado condio de legitimador das decises polticas, retratado como inculto, analfabeto, cheio de supersties. Por esta viso, graas preservao de determinados costumes e prticas culturais dos grupos populares, eles seriam incapazes de conduzir sua prpria histria. A radicalidade deste discurso na Argentina, como podemos observar em El Matadero, est relacionada suposta clareza poltica das lideranas sobre os projetos por elas empreendidos. A vontade geral da populao deveria ser decifrada e levada a termo por esses homens letrados que seriam capazes de realizar a construo da Repblica na regio. A fico argentina, portanto, instauradora de uma significao poltica que apresenta um continente vazio. O vazio deve ser compreendido no como a ausncia, mas como espao do que faltante. Echeverra, nosso principal objeto de anlise, no ignorava a presena da populao, mas registrava o tipo de comportamento que ela expressava e a distncia entre o que se praticava e o que se almejava para uma nao civilizada. Para o literato e poltico havia um percurso a ser seguido e, portanto, o vazio precisava ser descrito e preenchido. o oposto das temticas convencionais do excesso o olhar deste escritor argentino estava na demanda que seria produzida sobre o pas, levando-o a se civilizar5. Echeverra e a Gerao de 37 Segundo Alberto Palcos, em seu livro, Echeverra y la democracia argentina 6, os dados biogrficos do autor de El Matadero expressam uma dor que se confunde com a sua literatura e com os posicionamentos polticos adotados. Esteban Echeverra nasceu em Buenos Aires em 1805, perdeu seu pai na infncia e teve uma juventude rebelde, que expressava seu desejo de maior liberdade pessoal. Ainda jovem perdeu a sua me. Aps um envolvimento amoroso tumultuado, teve que sair de Buenos Aires, no final de 1825, e foi para a Europa. No perodo em

A formao da nao e o vazio na narrativa argentina: fico e civilizao no sculo XIX

193

que viveu em Paris (1826-1830) conheceu o movimento romntico europeu que o influenciou em sua produo. No regresso a Buenos Aires iniciou sua produo literria e integrou as reunies polticas e literrias promovidas pelo livreiro Marcos Sastre. Nestes encontros, ocorridos em 1837, discutiam-se, dentre outros, Victor Hugo, Cousin e Byron. Outros integrantes de destaque do Salo Literrio eram Juan Bautista Alberdi e Juan Maria Gutirrez. Este grupo ficou conhecido como a Gerao de 37, que marcou a histria do pensamento argentino por lanar dois desafios complementares: identificar os problemas que o pas enfrentava e o estabelecimento de uma nao moderna.7 A vida do Salo Literrio foi curta, graas perseguio rosista. Em 1838, buscando preservar os ideais do grupo, os jovens escritores, sob a liderana de Echeverra, criaram a Asociacin de la Joven Generacin Argentina, tambm chamada de Joven Argentina que foi rebatizada mais tarde como Asociacn de Mayo. A troca do nome, numa aluso aos acontecimentos de Maio de 1810 que desencaderam a luta pela independncia da Argentina do jugo espanhol, significativa. Para o mesmo Alberto Palcos, Echeverra restabelece o pensamento de Maio de 1810, quando este comeava a ser esquecido. A Asociacin de Mayo recuperaria o princpio de uma argentinidade, pouco mais de duas dcadas aps a independncia. Por esta interpretao, o caminho dos que lutaram contra o domnio da Coroa espanhola pondo fim condio colonial, havia sido interrompido pela tirania de Juan Manuel de Rosas. A linearidade histrica e a filiao aos prceres da Nao eram requisitadas pelos integrantes da Asociacin de Mayo. Assim como os combatentes de 1810 foram vencedores, a nova gerao acreditava que obteria xito. Mas as armas dos dois grupos marcavam uma diferena explcita entre eles: a gerao de 1810, a mais gloriosa e valente, vencera pela espada; a nova gerao, que expressaria a face adulta da ptria, lutaria com as armas da razo. O grupo possua um Codigo o Declaracin de los Princpios que Constituyen la Creencia Social de la Repblica Argentina, redigido em parte por Echeverra e publicado em sua primeira verso em 1839. Entre os princpios expostos neste Credo estava a defesa de uma revoluo pacfica, que objetivava obter a adeso da juventude, do exrcito e dos grandes fazendeiros. A pretenso destes escritores de falar pelo pas inteiro, como assinala Palcos, tornava-os semelhantes aos missionrios do cristianismo primitivo ao propagar a f. Agora a pretenso era difundir um projeto modernizador que poderia conciliar os grupos divididos na Argentina. Um aspecto a ser notado o fato de intitularem-se como socialistas8. Porm, devemos compreender esta noo aproximando-a mais de uma sociabilidade do que daqueles sentidos que este termo adquiriu no prprio sculo XIX. Era

194

REVISTA ESBOOS N 20 UFSC

ainda mais explcito, na questo nacional argentina, a libertao de uma tutela intelectual fruto de outros povos e tradies, valorizando-se, em contrapartida a prpria realidade do pas.9. Os planos da Joven Argentina, fundamentados na defesa do progresso e da democracia, podem ser sintetizados nas famosas Palavras Simblicas.
1- Asociacin. 2. Progreso. 3. Fraternidad. 4. Igualdad. 5. Libertad. 6. Dios, centro y periferia de nuestra creencia religiosa: el cristianismo su ley. 7. El honor y el sacrifcio, mvil y norma de nuestra conducta social. 8. Adopcin de todas las glorias legtimas, tanto individuales como colectivas de la revolucin; menosprecio de toda reputacin usurpada e ilegtima. 9. Continuacin de las tradiciones progresivas de la Revolucin de Mayo. 10. Independencia de las tradiciones retrgradas que nos subordinan al antiguo rgimen. 11. Emancipacin del espritu americano. 12. Organizacin de la patria sobre la base democrtica. 13. Confraternidad de princpios. 14. Fusin de todas las doctrinas progresivas em um centro unitario. 14. Abnegacin de las simpatas que pueden ligarnos a las dos grandes facciones que se han disputado el podero durante la revolucin.10

Mesmo que as palavras no definam, ao sabor dos estudiosos do sculo XXI, um plano detalhado de ao, elas revelam algumas influncias explcitas sobre o iderio dos jovens da Gerao de 37 e suas ambigidades. Ao mesmo tempo em que se busca um caminho prprio por meio da emancipao do esprito americano, da permanncia dos princpios dos revolucionrios de 1810 e da tentativa de uma unificao de antigos opositores, h a ntida influncia dos acontecimentos ocorridos na Europa na dcada de 1830 como as Revoltas liberais. Podemos identificar na lista de Palavras Simblicas uma ordem universalista (que se pretende relacionada tradio europia), uma americanista (ao falar de uma emancipao comum) e uma argentinista (tratando dos episdios como a Revoluo de 1810 e as glrias desse passado local). Estas questes, como observou Guillermo Ara11, so caractersticas da literatura argentina que se constituiu a partir de uma paulatina adaptao das idias europias a um meio geogrfico e tnico original bem diferenciado. Os temas locais surgem no repertrio dos literatos da Gerao de 37 como uma realidade a ser dissecada e, posteriormente, alterada. O desejo da ruptura com o passado e o legado hispnico registrado como passos iniciais para a construo de um pas novo. esta a singularidade dos autores argentinos: a tradio fez com que se olhasse a paisagem interiorana, os pampas, como se fosse um espao a ser ocupado. Esta rea, tambm chamada de deserto, foi vista como uma ddiva para que os homens do sculo XIX pudessem construir o pas moderno. O passado

A formao da nao e o vazio na narrativa argentina: fico e civilizao no sculo XIX

195

histrico, as populaes nativas, o gaucho precisavam ser mudados para compor o ideal de uma nao que procurava sua identidade. O vazio permitia que se mirasse para a Frana como um exemplo civilizacional. Por mais que o discurso fosse o da construo de um caminho prprio, h a constatao, por parte desses autores, de que um caminho j fora trilhado com xito por parte do Velho Continente que, evidentemente, exclua a Espanha. Como observam os estudiosos sobre a literatura argentina do XIX, essa crtica ao universo brbaro interiorano, em contraste com a civilizada Buenos Aires, esconde aspectos de admirao pela fora com que os interioranos resistem a uma natureza imponente e humanizam um ambiente distante, vazio e hostil. O prprio Echeverra, que publicou o poema La Cautiva em 1837, introduz a questo de uma atmosfera especificamente argentina ao tratar de temas como os indgenas e os pampas, no como um feito herico, mas como um problema que se apresenta para o projeto de construo nacional imaginado pelos liberais argentinos. A tenso entre uma temtica local (argentinista) e outra universal no deve ser vista como uma dicotomia insolvel, pois dentro da concepo dos autores da Gerao de 37, a Argentina tem uma especificidade, como qualquer outra regio, e, ao mesmo tempo, integra uma tradio cosmopolita. Por outros caminhos e temas, retoma-se a discusso do incio do sculo XVI sobre o pertencimento ou no do continente recm-descoberto ao mundo civilizado e, por extenso, qual o espao de suas populaes nativas dentro da civilizao12. Com o surgimento dos Estados nacionais no incio do sculo XIX, a indagao fundadora dos projetos nacionais era: a que tradio e em que processo histrico o pas deveria se inserir? O conto El Matadero O conto El Matadero extremamente provocante por trazer o tema do que era denominado barbrie, presente nos pampas, para a cidade de Buenos Aires. As crticas comuns ao interiorano so aplicadas tambm populao urbana partidria de Juan Manuel de Rosas. Nas ruas portenhas Echeverra mostra que a barbrie convive com a civilizao: est incrustada nela e, portanto, suas fronteiras so tnues. O argumento do conto narrar uma histria, mas o narrador, sabidamente, no vai comear pela arca de No e pela genealogia dos ascendentes, como costumam fazer os antigos historiadores espanhis da Amrica. Tenho muitas razes para no seguir este exemplo, mas me calo para no ser difuso... Os casos narrados aconteceram pelos anos de 183... Estvamos na quaresma, quando a Igreja probe que se coma carne(...). Como a Igreja tem, por delegao direta de Deus o imprio imaterial sobre as conscincias e estmagos, que de forma alguma pertencem ao indivduo, nada mais justo que se veja o mal, escreve o autor. Houve um longo

196

REVISTA ESBOOS N 20 UFSC

perodo de chuvas e os buenairenses, descritos de forma irnica como to fiis ao princpio religioso, j no tinham as carnes, mesmo aquelas autorizadas para crianas e enfermos. O autor ironiza os prprios unitrios como responsveis pelas chuvas e pela crise de abastecimento (Ai de vocs pecadores, mpios unitrios que no escutam com venerao palavra dos eleitos do Senhor...). Diante da escassez de carne, os partidrios de Rosas (o Restaurador) comeavam a duvidar de sua capacidade de prover a nao com alimento to necessrio. O anncio de que em um matadouro haveria o sacrifcio de animais na proximidade do final da semana santa atraiu uma multido que tomou as ruas da cidade. Ao perseguir uma rs que fugia, passou por cima de um pobre ingls, mas a prioridade em agarrar o animal impediu que eles parassem a caada para socorrer a vtima. Echeverra faz um relato impressionante sobre o modo de matar os bois. O curral enlameado e as pessoas se digladiando at pelos midos dos animais provocam uma descrio brbara. No matadouro havia um juiz responsvel pela organizao e letreiros com os dizeres: Viva o Restaurador e a herona dona Encarnacin Ezcurra, a mulher de Rosas!; Viva os federalistas; Morte aos selvagens unitrios. A cena das 49 reses abertas sobre seu coro e o lamaal do local do abate, aps dias de chuva, se confundia com o sangue das artrias dos animais. A populao, de tez e raa distintas se encontrava em torno do carniceiro com seu peito desnudo, rosto ensangentado e acompanhado de muchachas negras... O carnicero jogava as partes e a populao disputava o que era jogado. O ponto mximo da histria quando a multido encontra um jovem unitrio, que fora reconhecido por no usar as insgnias ordenadas pelo Restaurador. A multido o persegue da mesma forma que havia feito com o touro do incio do conto. A descrio de resistncia, captura e morte, como ocorrida com o boi, empregada na perseguio ao unitrio. Os partidrios de Rosas inquirem o jovem e, este, mesmo em desvantagem diante da multido, demonstra a sua superioridade moral. Dirigindo-se corajosamente aos federalistas revela a feio animalesca do grupo: A fora a violncia bestial. Estas so as vossas armas, infames. O lobo, o tigre, a pantera tambm so fortes como vocs. Deveriam andar, como eles, de quatro patas. A turba ameaa desnudar, aoitar e violentar o jovem, que antes que isso se consumasse morreu de nobre fria. O jovem estava fora de si de clera. Todo seu corpo parecia estar em convulso. Seu rosto plido, sua voz trmula mostravam o movimento convulsivo de seu corao. Por fim, uma torrente de sangue brotou da boca e do nariz do jovem. A reao dos federalistas foi de espanto com o jovem unitrio. Eles queriam apenas se divertir com o rapaz. Para o narrador, os federalistas haviam dado fim a uma de suas inumerveis proezas. No ltimo pargrafo do conto as associaes so ainda mais explcitas.

A formao da nao e o vazio na narrativa argentina: fico e civilizao no sculo XIX

197

Naquele tempo os carniceiros degoladores do matadouro eram os apstolos que propagavam a vara e punhal a Federao rosista e no difcil imaginar que federao sairia de suas cabeas e suas facas. Chamavam de selvagens unitrios, conforme o jargo inventado pelo Restaurador, o patrono da confraria, a todos que no fossem um degolador carniceiro, nem selvagem, nem ladro; a todo homem decente e de bom corao; a todo patriota ilustrado, amigo das Luzes e da liberdade; e, pelo sucesso obtido, pode-se ver s claras que o foco da Federao estava no matadouro.13 A leitura poltica do conto e o vazio cultural O aspecto mais relevante em nossa anlise sobre o conto El Matadero a forma com que Rosas obtm o apoio da populao de Buenos Aires. Como observa Nicolas Shumway, a opo de Echeverra no apenas denunciar o caudilho que dominava a poltica argentina, mas a prpria base de apoio popular ao seu governo. O pas estava dividido entre unitrios e federalistas que conviviam com os resqucios do perodo colonial recente e com a independncia, que no havia adquirido o mesmo significado para toda a populao. A idia de nao e o papel exercido pela multido, nas cidades e no interior, no eram os mesmos para os grupos polticos em disputa.14 As associaes entre o matadouro e a Argentina de Rosas so explcitas e poderiam nos levar a um questionamento sobre quais as motivaes para que Echeverra escrevesse um texto to bvio. Em primeiro lugar, no devemos nos esquecer que o conto teve publicao pstuma. Apenas 20 anos aps a morte do autor, ocorrida em 1851 no exlio no Uruguai, que o conto de 1838 foi recebido na Argentina. Quando publicado, quem estava na presidncia da Repblica era Domingo Faustino Sarmiento e a viso sobre o governo Rosas havia se transformado naquele pas. A presena de um integrante da Gerao de 37 na chefia do governo indicava um novo rumo poltico. A necessidade de expressar a viso de Echeverra sobre a populao portenha pode ser explicada por dois motivos: o primeiro, diz respeito necessidade de se manter em alerta contra a barbrie que habita o espao dos civilizados; o segundo, para glorificar o prprio grupo unitrio que enfrentou os federalistas e a Mazorca, o aparato repressor de Rosas institudo em 1840 que perseguia os opositores. A gerao de exilados que sobreviveu15, regressara ao pas e poderia levar a cabo seu projeto, buscava legitimar-se na tarefa de preencher o vazio civilizacional que tanto os incomodava. Havia uma memria sendo construda pelo grupo de literatos, que se outrora

198

REVISTA ESBOOS N 20 UFSC

tinha um inimigo comum o caudilho Rosas, agora enfrentava suas prprias divises. Por este aspecto tambm podemos identificar a relevncia do texto de Echeverra: a descrio do comportamento dos partidrios de Rosas, que como vimos no conto disputavam os testculos e vsceras do touro e provocaram, de forma impiedosa, a morte do jovem unitrio, mantinha acesa a imagem de um passado recente que precisava ser contraposto com a nova ordem poltica. Pretendia-se afirmar o acerto das aes polticas empreendidas dentro de uma esfera liberal, na qual os esclarecidos conduziam a Argentina ao seu destino de liderana e glria. O vazio, que sinalizamos na interpretao de El Matadero, est na leitura antipopular do que foi narrado. As multides urbanas, tema recorrente e desafiador para o sculo XIX, adquirem outros significados na histria Argentina. Pelas tintas da narrativa de Echeverra os grupos populares deveriam ser vistos com desconfiana. Esta viso uma tnica freqente naquele pas. No deixa de ser elucidativo que no territrio hispano-americano em que o discurso da civilizao foi mais forte, o tema da populao que constitua o novo Estado era apresentado como um desafio aos agentes da nova ordem poltica e cultural16. A nao argentina no poderia surgir sem povo, mas ao mesmo tempo, quem era este povo? Necessitava-se da presena popular para fundamentar o poder inspirado na tradio liberal, na defesa da democracia, e no resgate que a Gerao de 37 se propunha a fazer do esprito de Maio de 1810. Mas, ao mesmo tempo, as lideranas polticas e intelectuais associavam a multido urbana aos instintos animais, afirmando que pensam mais com o estmago do que as conscincias17. O vazio se apresentava para os literatos no como ausncia, mas como algo a ser preenchido. O embate daquele grupo no era sobre um determinado excesso, pois isso equivaleria a defender o extermnio da populao, mas a identificao do que precisava ser construdo em meio a aqueles habitantes. No demasiado repetir que Echeverra exps o que no havia sido dito: a barbrie tambm urbana, e desta forma, o discurso civilizador, que adquire contornos mais explcitos em outros integrantes da Gerao de 37, o ponto que levar ao preenchimento desse vazio, instituindo normas e princpios que assegurassem a modernizao e o progresso da Argentina. A conscincia deste vazio cultural, como caracteriza Gerald Martin, numa abordagem mais ampla sobre a Amrica Latina, fez com que os intelectuais identificassem uma distncia entre o universo vivido por eles e o sonhado com o legado francs.
Infelizmente, os intelectuais tenderam a agir como se cada uma das novas naes realmente estivesse to vazia como parecia, um vazio cultural, uma folha de papel fantasmagoricamente em branco, legada, no pela Espanha ou Portugal, mas pelo Iluminismo francs, na qual eles poderiam escrever qualquer futuro que considerassem adequado. Os conquistadores

A formao da nao e o vazio na narrativa argentina: fico e civilizao no sculo XIX

199

haviam sonhado com El Dorado; os intelectuais do XIX sonharam com utopias civilizatrias. Ficaram amargamente desapontados nessas primeiras dcadas e em nenhum lugar mais que na Argentina, onde as expectativas eram as mais altas.18

Echeverra, particularmente, expressava o incmodo de quem no conseguia se aproximar do que projetara. Fronteiras e hibridao A pergunta sobre o que a nao argentina deveria ser era uma preocupao dos escritores e polticos do sculo XIX. No debate entre a civilizao e a barbrie constituda uma fronteira que tem um grande alcance poltico e cultural. Os projetos em disputa (unitrios e federalistas; civilizados e brbaros) criavam o espao de identificao, no qual manifestavam suas semelhanas e diferenas. Discutir a fronteira, principalmente para os escritores como Echeverra e Sarmiento, uma forma de perguntar-se sobre at onde ela se estende e qual a sua legitimidade. As fronteiras que identificamos na literatura argentina do XIX nos permitem ler aquela nao. Da forma em que so enunciados, escritos, transcritos e inseridos em uma tradio, textos como El Matadero se consagram como monumentos em sua cultura. No embate entre civilizao e barbrie do sculo XIX, esta ltima tornouse um problema por ser o espao no-ordenado pelo discurso do progresso. o desafio da permanncia de aspectos do passado colonial com os gauchos, indgenas e interioranos que no tm compromissos ou qualquer forma de crena absoluta no discurso urbano de tradio europia. O mundo cosmopolita, que Buenos Aires representaria, no era um valor a ser defendido. As descries feitas por Echeverra no relato urbano El Matadero no abordam o exotismo (que para outras pessoas poderia ser lido como excessivo), mas introduz um tema de importncia capital para se compreender o embate poltico da poca: a temtica do vazio civilizacional e da marginalidade. Ao descrever os comportamentos da multido partidria de Rosas, o autor registra um mundo que est margem do modelo que os intelectuais argentinos consideravam como o mais apropriado para a consolidao de seu pas. A originalidade de Echeverra reside no ato de registrar a proximidade do conflito que ocorre no espao urbano. A fronteira, para ele, no geogrfica, mas cultural e social. Ao definir as idias e conceitos centrais (como vimos nas Palavras Simblicas) defendidos pelos integrantes da Asociacin de Mayo, Echeverra define tambm o outro campo tornando explcita a tenso social existente na Argentina do sculo XIX. Mas esta tenso no simplesmente a constatao de um confronto.

200

REVISTA ESBOOS N 20 UFSC

Como escreveu lvaro Fernandez Bravo, no discurso da constituio nacional a literatura parte da definio das fronteiras, pois ela assume uma representao totalizadora que unifica e dilui toda aspereza em nome da nova unidade: a nao19. Para o literato do XIX, escrever ocupar com discursos novos espaos simblicos que iro superpondo junto expanso das fronteiras e preenchendo o vazio, por exemplo, refletido na idia do progresso. As diferentes categorizaes feitas dentro do permetro da nao funcionam como oposies, mas tambm se articulam internamente. Ou seja, as fronteiras no so espaos exclusivos de confrontao, mas tambm de articulaes. Deste modo podemos ver, ainda hoje, na Argentina e em toda a Amrica Latina, a convivncia entre pares aparentemente opostos: atraso e progresso; civilizado e brbaro; unitrio e federalista; peronista e anti-peronista. A forma particular de convvio na Argentina e na Amrica Latina no pode ser vista como excesso de uma sociedade que no realizou o seu papel diante dos discursos de fundao feitos desde as lutas pela independncia. A histria no teleolgica e as escolhas de cada povo e de cada sociedade foram feitas a partir das suas prprias circunstncias. A dificuldade de anlise desses processos histricos na Amrica e o julgamento sobre suas naes a partir de critrios como os de progresso, de cidadania ou qualquer derivao deste discurso liberal europeu no pode se sobrepor riqueza e peculiaridade dos processos histricos protagonizados por estes povos. O discurso da fronteira, que produz determinados esquematismos e facilita a explicao na mesma proporo em que encobre as especificidades de cada processo, desafiado pela crtica ao prprio re-conhecimento da condio de hispano-americano. Os diferentes papis sociais que so desempenhados pelos povos da Amrica se articulam em um jogo mais complexo do que a simples observao de dicotomias. O interior e a metrpole, os campos e as cidades, os brbaros e civilizados partilham e confrontam cdigos culturais de diferentes matizes. Mesmo assim, o modelo fixo da crena na civilizao que era pretendida pelos literatos argentinos do sculo XIX, atualmente ainda tem um peso sobre os latino-americanos. Diante das evidncias de um processo que no se realizou, tornam-se vtimas de uma representao decifrada como fracasso e impotncia. Concluso Na fundao da nao argentina, como vimos, a narrativa literria teve um papel fundamental. Por mais que os integrantes da Gerao de 37 quisessem buscar algo prprio no esforo de inventar uma particularizao da nao, quando chegou a hora de dar sustentao a suas afirmaes, pouco encontraram na Argentina que se conformasse aos planos anunciados por eles. Mesmo tendo criticado a Europa e os Estados Unidos pela tutela intelectual, essas regies continuaram sendo um

A formao da nao e o vazio na narrativa argentina: fico e civilizao no sculo XIX

201

farol para aqueles escritores. O americanismo que grassou em outras reas das excolnias da Espanha, era visto como um obstculo ao progresso. Por isso, podemos falar em um vazio ocorrido na fico argentina do XIX: se propuseram o desafio de preencher um espao, construir uma nao e dominar um extenso territrio. Esta estratgia discursiva, marcada por um trao da admirao pela Europa, estimulou a imigrao e a destruio de comunidades pelo interior do pas, para que a Argentina pudesse, enfim, realizar o seu destino civilizacional. Esta narrativa argentina pode ser considerada excessiva, pois a vontade de imitar a Europa e se distanciar de seu passado colonial foi gigantesca. Se houve excesso, porque na recriao permitida pela imitao (mimesis), exagerou-se na idealizao do que era a Europa. A constatao do vazio, que criou derivaes como o discurso do isolamento e da solido, era a mortalha que aprisionou aqueles escritores. Porm, da mesma maneira com que os discursos edificadores da nao, que povoam o imaginrio argentino e latino-americano, o vazio se confronta com os processos europeus e norte-americanos. Ambos, o excesso e o vazio, continuam incomodando os habitantes desta regio, pois projetam e sonham com uma Amrica diferente daquela que vivenciada cotidianamente com suas grandezas e mazelas. Homens como Esteban Echeverra foram capazes de descrever a diviso e a convico de seu tempo no discurso da civilizao. Para derrotar a ditadura e a violncia rosista criou-se um mundo estanque, supostamente sem comunicao. Quando h um lado to certeiro e outro to errado, devemos desconfiar dos discursos e pensar no que cada um deles projeta e o que cada um deles contm do outro. Vazio e excesso, por exemplo, se comunicam de acordo com as referncias estabelecidos, da mesma forma que civilizao e barbrie, justo e injusto, democracia e autoritarismo. BIBLIOGRAFIA ANNINO, A., GUERRA, F.-X. (orgs.) Inventando la nacin. Iberoamrica, siglo XIX. Mxico: FCE, 2003. ARA, G. Introduccin a la Literatura Argentina. Buenos Aires: Editorial Columba, 1966. CORNEJO POLAR, A. O Condor Voa: Literatura e Cultura latino-americanas. Belo Horizonte: EdUFMG, 2000. ECHEVERRIA, E. Obras completas. Buenos Aires: Ediciones Antonio Zamora,1951. ECHEVERRA, E. El Matadero IN: MENTON, S. El cuento hispanoamericano: antologa crtico-histrica. Mxico: FCE, 2003.

202

REVISTA ESBOOS N 20 UFSC

FERNNDEZ BRAVO, . Literatura y frontera: procesos de territorializacin em las culturas argentina y chilena del siglo XIX. Buenos Aires: Editorial Sudamericana/ Universidad de San Andrs, 1994. GRATE, M.V. Civilizao e barbrie nOs Sertes: entre Domingo Faustino Sarmiento e Euclides da Cunha. Campinas, SP: Mercado das Letras/Fapesp, 2001. LAERA, A. El tiempo vaco de la ficcin. Buenos Aires: FCE, 2003. MARTIN, G. A Literatura, a Msica e a Arte na Amrica Latina da Independncia a 1870. IN: BETHELL, L. (org.). Histria da Amrica Latina: da independncia a 1870. v.3. So Paulo/Braslia: Edusp/Imprensa Oficial do Estado de So Paulo/ Fundao Alexandre de Gusmo, 2004 MARTNEZ, J. El cuento hispanoamericano del siglo XIX. IN: MADRIGAL, L. . (coord.) Historia de la Literatura Hispanoamericana del Neoclasicismo al Modernismo. (tomo II) Madrid: Ediciones Ctedra, 1993. OGORMAN, E. La invencin de Amrica. Mxico: FCE, 1986 LARRAYA, A. P. Perduracin romntica de las letras argentinas.Mxico: UNAM, 1963. PALCOS, A. Echeverra y la democracia argentina. Buenos Aires: Imprenta Lopez, 1941. QUIJADA, M. Qu nacin? Denmicas y dicotomias de la nacin en el imaginario hispano americano. IN: ANNINO, A., GUERRA, F.-X.. (orgs.) Inventando la nacin. Iberoamrica, siglo XIX. Mxico: FCE, 2003. SARMIENTO, D. F. Facundo: civilizao e barbrie. Petrpolis: Vozes, 1997 [1845]. ______. Argirpolis. Buenos Aires. Editorial Leviatan, 2005. [1850] SHUMWAY, N. La Invencin de la Argentina: historia de una idea. Buenos Aires: Emec Editores, 2005 SVAMPA, M. El dilema argentino: civilizacin o barbrie: de Sarmiento al revisionismo peronista. Buenos Aires: Ediciones El Cielo por Asalto/Imago Mundi, 1994. ZEA, L. (coord.). Amrica Latina y sus ideas. Mxico: Siglo XXI, 1986.

A formao da nao e o vazio na narrativa argentina: fico e civilizao no sculo XIX

203

NOTAS
1 Sobre esta questo ver a obra de SVAMPA, Maristella. El dilema argentino: civilizacin o barbarie.

2 H um grande debate sobre o significado e o papel dos caudilhos na poltica hispano-americana. Um dos aspectos principais deste debate argumenta que estas lideranas, oriundas de setores tradicionais como o agrrio e o militar, desempenharam papel crucial aps as independncias ao ocuparem o vcuo de poder deixado pela Coroa espanhola. Utilizando-se de mecanismos personalistas, como a troca de favores, os caudilhos exerciam uma liderana sobre seus domnios, recorrendo-se, inclusive, adoo de violncia e a vnculos paternalistas. Os caudilhos no tinham uma proposio poltica nica. Na prtica eles expressavam uma liderana baseada em seu prestgio pessoal, perseguiam os adversrios e seus princpios polticos variavam conforme suas vontades. 3 A pesquisadora Miriam Grate registra a associao entre os brbaros e a ignorncia feita por Sarmiento na epgrafe do seu Facundo e observada por outros literatos como Ricardo Piglia, j no sculo XX, quando afirma um carter igualmente violento da associao feita pelos civilizados em relao aos noleitores: registra-se o triunfo das idias sobre a degola, dos poderes letrados sobre a fora. (GRATE, M.V. Civilizao e barbrie nOs Sertes: entre Domingo Faustino Sarmiento e Euclides da Cunha. Campinas, SP: Mercado das Letras/Fapesp, 2001. p. 32) 4 Cf. SVAMPA, Maristella. El dilema argentino: civilizacin o barbrie: de Sarmiento al revisionismo peronista. Buenos Aires: ediciones El Cielo por Asalto/Imago Mundi, 1994. 5 Um exerccio comparativo entre a Argentina e o Peru, por exemplo, foi realizado pelo ensasta

De Sarmiento al revisionismo peronista Buenos Aires: Ediciones El Cielo por Asalto/Imago Mundi, 1994. La imagen Civilizacin y Barbarie tuvo um primer empleo em Argentina al sintetizar el principio de legitimacin poltica del liberalismo triunfante y uma estratgia de lucha para llegar ao poder. Civilizacin o Barbarie fue desde el principio una imagem polismica; su eficacia simbolica se hallaba relacionada con la capacidad de abarcar y enlazar distintas problemticas y registros como como lenguages diferentes. Se insert (...) em el dispositivo simblico de la construccin liberal, dentro de un proyecto general de modernizacin. Dicha imagen expresaba cabalmente las dos dimensiones del proyecto civilizatorio: la exclusionista y la integradora. (p. 290)

Antonio Cornejo Polar no texto Unidade, pluralidade, totalidade: o corpus da literatura latinoamericana no qual ele aponta a presena de uma herana iluminista arraigada em alguns grupos literrios hispano-americanos. Para o autor, devido distncia entre um discurso proferido por este grupo e a condio histrica para a sua realizao que se tem uma maior dramaticidade existente nas letras da Argentina, como em Facundo, se comparada perpetuao de uma tradio barroca no Peru. No Peru, as contradies tenderiam a se dissolver na constituio de narrativas utpicas, ao passo, que na regio do rio da Prata, estabeleciam-se os passos para a construo do projeto em disputa. Dentro dessa herana iluminista estaria o discurso, em diferentes regies da Amrica Latina, feito por uma elite culta e destinado a cumprir tarefas civilizadoras junto a uma massa popular ingnua, enganada, inexperiente ou ignorante. IN: CORNEJO POLAR, Antonio. O Condor Voa: Literatura e Cultura latino-americanas. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000. p. 37.
6 PALCOS, Alberto. Echeverra y la democracia argentina. Buenos Aires: Imprenta Lopez, 1941. 7 Segundo Nicolas Shumway ao mesmo tempo em que a Gerao de 37, que contou com outros autores e tornou-se uma designao mais ampla do que o grupo originrio que se reunio no Salo de Marcos Sastre, foi responsvel por descrever os problemas do pas daquela poca, tambm criaram um gnero recorrente nas letras argentinas: a explicao do fracasso. Mesmo que a crena nas idias e nas palavras corretas, da qual partilhava o grupo, tenham sido insuficientes no embate poltico imediato, a presena da Gerao de 37 no debate cultural argentino extremamente forte. (Ver. SHUMWAY, Nicolas. La Invencin de la Argentina: historia de uma idea. Buenos Aires: Emec Editores, 2005. p. 131;145). O tema do fracasso, ou ainda de certa inaptido da populao em contraste com a viso

204

REVISTA ESBOOS N 20 UFSC

desse grupo de escritores um dos aspectos que nos permite eleger o tema do vazio em Echeverra. A descrio parece ser continuamente a do que ainda falta para que se complete a misso argentina. Num outro texto de Domingo Faustino Sarmiento, Argirpolis (1850), fica explcita a idia de que a Argentina tem o dever de conduzir a Amrica hispnica. 8 Echeverra no assertivo sobre o que ele compreende por socialismo. Mas entre suas influncias esto as idias de Saint-Simon, via interpretao fornecida por Pierre Leroux, um tipgrafo muito considerado poca. Mas mesmo esta aproximao com o socialismo utpico era rechaada por Echeverra, pois considerava um absurdo aplicar um sistema pensado para as naes mais avanadas da Europa em pases submersos na barbrie. IN: Palcos, A. op. cit. p. 61. 9 Um ponto a ser observado a crtica do escritor Paul Groussac, que afirmava que as idias prprias de Echeverra para se pensar a Argentina, eram na verdade, plgios de Pierre Leroux e Giuseppe Mazzini. Mais do que as idias de Pierre Leroux (1798-1871), reconhece-se a inspirao da Jovem Argentina no movimento liderado por Giuseppe Mazzini (1805-1872), a Jovem Itlia. Este movimento republicano defendia a unificao italiana e se opunha presena estrangeira naquele territrio. 10 Citado por MARTNEZ, Juana. El cuento hispanoamericano del siglo XIX. IN: MADRIGAL, Lus igo (coord.) Historia de la Literatura Hispanoamericana del Neoclasicismo al Modernismo. Madrid: Ediciones Ctedra, 1993. (tomo II) p. 319. 11 ARA, Guillermo. Introduccin a la Literatura Argentina. Buenos Aires: Editorial Columba, 1966. 12 Para esta discusso veja-se: OGORMAN, E. La invencin de Amrica. Mxico: FCE, 1986; 13 Todos os trechos do conto, em traduo livre, foram extrados de ECHEVERRA, Esteban. El Matadero IN: MENTON, Seymour. El cuento hispanoamericano: antologa crtico-histrica. 7 ed. Mxico: FCE, 2003. p.13-32. 14 A historiadora Mnica Quijada prope uma reflexo sobre o conceito de nao na argentina distinguindose trs nveis conceituais: nao cvica, nao civilizada e nao homognea. Por nao cvica, atrelada aos ideais dos primeiros anos aps a independncia, haveria uma justaposio de elementos heterogneos que seriam orientados por um suposto bem comum que assumia a configurao das nacionalidades dos pases nascentes, tornando-se argentino, uruguaio, peruano, chileno, mexicano etc. Por nao civilizada, dcadas aps a independncia, surge o critrio do civilizado em oposio ao barbarismo nativo: as caractersticas da populao nativa deveriam sucumbir ao que era mais apto para o progresso, fazia-se uma excluso por fuso, que na Argentina, por exemplo, vinculou a ao civilizadora ao exterminadora de indgenas na chamada campanha do deserto. A nao homognea, no final do sculo XIX e incio do sculo XX, criticou os resultados das aes civilizadoras e distinguia os conceitos de Estado e de nao. Recuperava-se uma perspectiva de incluso e do enriquecimento pelo fortalecimento de um ideal coletivo intenso: as diferenas culturais, econmicas e polticas conviveriam com um imaginrio simblico comum. A nao homognea, no entanto, no foi capaz de retirar das elites latino-americanas o ideal da nao civilizada. QUIJADA, Mnica. Qu nacin? Denmicas y dicotomias de la nacin en el imaginario hispano americano. IN: ANNINO, Antonio & GUERRA, Franois-Xavier. (orgs.) Inventando la nacin. Iberoamrica, siglo XIX. Mxico: FCE, 2003. pp. 287-315. 15 O prprio Echeverra no fez parte deste grupo. Vtima de tuberculose, falecera um ano antes da queda de Rosas em seu exlio em Montevidu. 16 Esta desconfiana dos liberais em relao mobilizao da multido tambm pode ser vista na Europa, por exemplo, aps a ao de grupos radicais durante as rebelies de 1830 e 1848, em Paris. 17 Durante o peronismo (1946-1955), uma trama parecida usada por Jorge Luis Borges e Bioy Casares no conto La Fiesta del Monstruo, objeto da anlise de Paulo Renato da Silva em sua pesquisa de doutoramento na Unicamp. 18 MARTIN, Gerald. A Literatura, a Msica e a Arte na Amrica Latina da Independncia a 1870. IN: BETHELL, Leslie (org.). Histria da Amrica Latina: da independncia a 1870. v.3. So Paulo/Braslia: Edusp/Imprensa Oficial do Estado de So Paulo/Fundao Alexandre de Gusmo, 2004. p. 856. 19 FERNNDEZ BRAVO, lvaro. Literatura y frontera: procesos de territorializacin em las culturas argentina y chilena del siglo XIX. Editorial Sudamericana/ Universidad de San Andrs: Buenos Aires, 1994. p. 42.

ZEA, Leopoldo (coord.). Amrica Latina y sus ideas. Mxico: Siglo XXI, 1986.

You might also like