You are on page 1of 3

UEPB CURSO: Especializao em Gesto Pblica PROFESSORA: Dra.

Railda Fernandes Alves DISCIPLINA: Cultura e mudana organizacional ALUNO: Isaelson Ramos de Oliveira

Atividade 2 1. Alverga (2003), discutindo os movimentos reformadores da administrao pblica brasileira, apresenta elementos que seriam os responsveis pela limitao/frustrao da pretendida reforma. Resuma os principais elementos propostos pelo autor. 1 - DEPENDNCIA DA TRAJETRIA: fala das dificuldades encontradas pelo gestor em implantar mudanas de rumo na gesto pblica, tendo em vista os velhos paradigmas enraizados na cultura organizacional. A tenso provocada por qualquer tentativa de mudana provoca no gestor uma dependncia em continuar num crculo vicioso de patrimonialismo e clientelismo sem fim. 2 - AMBIENTE SOCIOINSTITUCIONAL: enfoca os aspectos organizacionais e sociolgicos da organizao, principalmente na incongruncia existente entre a teoria e a prtica, com relao s aes serem implantadas que visam alterar beneficamente o ambiente socioinstitucional interno e externo. 3 - PROBLEMA DA AO COLETIVA: ressalta as diferentes posturas assumidas pelos agentes sociais favorveis e desfavorveis s mudanas. Os que aceitam a mudana percebem nela ganhos e os que no aceitam s mudanas se mobilizam coletivamente para boicotarem aquilo que consideram como prejudicial a s prprios e seus interesses. 4 - SISTEMA POLTICO: o clientelismo existente no poder, com as constantes trocas entre governantes e governados, provoca uma estagnao no desejo por mudanas, inviabilizando reformas mais profundas e substanciais. 2. Explique a influncia do fator poltico-partidrio no fenmeno da resistncia mudana. A busca por espaos cada vez maiores na gesto pblica com vistas a designar pessoas para ocupar cargos comissionados, tem sido o motivador maior para que os partidos polticos trabalhem fortemente contra as mudanas mais profundas, que possam alterar ou desarticular essa prtica to malfica ao cumprimento dos princpios da eficincia, efetividade e da economicidade no servio pblico. 3. Aponte as questes verdadeiras ou falsas nas assertivas abaixo: Formalismo e jeitinho so conceitos no relacionados ( F ); O formalismo conduz a conflitos entre os critrios de avaliao e ao individuais (V );

Formalismo a distncia entre o prescrito e a prtica real ( V ); O formalismo funciona como estratgia de mudana social resultante do contexto de formao histrica e do modo particular com que se articula com o mundo ( V ). 4. Com base nos autores do livro texto, d sua definio de jeitinho. a maneira encontrada de tentar, de forma sutil, incitar ao desvencilhamento das Leis e normas que burocratizam o servio pblico, tornando-o mais fcil ao atendimento de interesses particulares. 5. Resuma os principais aspectos positivos da resistncia mudana. 1 - CONTRIBUIO PARA A IDENTIFICAO E TRATAMENTO DE LACUNAS: a resistncia pode possibilitar o aparecimento de lacunas e o encaminhando de solues que possam san-las. 2 - IDENTIFICAO DOS RISCOS ENVOLVIDOS : o otimismo dos envolvidos pode minimizar os possveis efeitos colaterais. A resistncia pode agir como antdoto contra efeitos indesejados. 3 - ESTMULO REFLEXO E DISCUSSO : a resistncia produz um ambiente altamente propcio discusso e ao esmiuamento dos pormenores, dando maior segurana tomada de decises e consistncia s mudanas. 4 - MELHORIA DO RELACIONAMENTO INTERPARES : a resistncia produz um maior compartilhamento de percepes em relao a um fenmeno provocando uma maior interao entre os colaboradores, aumentando o senso de equipe. 5 - APERFEIOAMENTO DO PROCESSO DE COMUNICAO: a resistncia torna imperativa a existncia de uma comunicao mais clara e efetiva. 6 - IDENTIFICAO DAS NECESSIDADES ESPECFICAS DE CADA REA: a resistncia pode contribuir para alertar os agentes de mudana sobre as especificidades de cada rea ou processo da organizao. 7 - VERIFICAO DO ALINHAMENTO DA MUDANA COM OS OBJETIVOS ESTRATGICOS DA ORGANIZAO: a resistncia podem auxiliar na reflexo sobre eventual desvio nessa orientao estratgica.

6. Defina: Gesto baseada na rotina e gesto baseada na mudana. NA ROTINA: o conjunto de atividades e processos regulares e cotidianos de uma organizao (atividades sistemticas de gesto na rea de pessoal, tais como remunerao, registros funcionais, expedio de documentos etc.)

NA MUDANA: o conjunto de aes gerenciais tendentes realizao de um diagnstico de necessidades prioritrias, por exemplo, na rea de sade, e a subsequente elaborao de uma poltica pblica que atenda a essas necessidades. 7. Quais as premissas devem ser levadas em considerao num processo de mudana numa organizao pblica, guiado (o processo) pela perspectiva sistmica? A gesto do processo de mudana contingencial e emergente; no possui uma frmula nica e previamente validada; A compreenso do contexto e descrio da situao complexa de anlise pr-requisito essencial para o planejamento da estratgia de mudana organizacional; A abordagem do pensamento sistmico, sobretudo a linguagem sistmica, constitui elemento fundamental do processo de compreenso do fenmeno da mudana.

8. Defina Antropofagia organizacional. uma prtica despreconceituosa e consciente de garantir a adoo apropriada de tecnologias administrativas estrangeiras que carreguem conhecimentos teis a pases emergentes, no adotando cegamente, tampouco negando indiscriminadamente, modelos vindos de fora, mas relendo e reinterpretando essas tecnologias, procurando entender seus pressupostos fundamentais, a partir da sua desconstruo com base em suas prpria especificidades locais, e reconstruo criativa. Ou seja, devorando a essncia de seu valor e atendendo de forma apropriada a seus propsitos singulares e a sua realidade local. 9. O que reduo sociolgica? Consiste no esforo de eliminao dos elementos acessrios ou secundrios capazes de prejudicar a captura e compreenso do contedo essencial de um todo. Ou seja, excluir o suprfluo e se ater a essncia. 10. Qual a importncia da atitude parenttica no contexto de transposio de tecnologias gerenciais entre setores e organizaes? Tem grande importncia, pois, sugere que os agentes envolvidos no processo de transposio de tecnologias gerenciais entre setores e organizaes nesse processo sejam capazes de suspender o contedo transplantado, reconhecendo e explicitando suas razes ou vnculos com o contexto de origem, submetendo esse contedo, por fim, a um criterioso processo de reflexo filosfica.

You might also like