You are on page 1of 55

A DIVISO CELULAR

A capacidade de duplicar-se a caracterstica mais extraordinria dos organismos vivos.

Para faz-lo, multiplicamos o material interno de nossas clulas e, depois, as dividimos, em duas. Esse processo a diviso celular.

Por que as clulas se dividem?

Os seres vivos multiplicam suas clulas com a finalidade de reproduzir-se, crescer e repor clulas perdidas.

MITOSE
Processo de diviso celular, caracterizado pela duplicao de todos os componentes celulares e pela distribuio uniforme desses elementos nas clulas filhas. Na mitose uma clula original 2n, d origem a duas clulas filhas tambm 2n. So idnticas entre si e idnticas clula original, pois conservam o mesmo nmero de cromossomos. A mitose garante a reproduo dos organismos unicelulares e o crescimento por aumento do nmero de clulas dos organismos pluricelulares. Atua tambm na renovao tecidual e na regenerao.

Conceitos bsicos
Clula Diplide ou 2n = que possui o nmero duplo de cromossomos. Clulas Haplide ou n = que possui o nmero mpar de cromossomos.

Clulas somticas = clulas do corpo.

Cromossomos autossmicos = cromossomos do corpo = 44


Cromossomos sexuais = determinam o sexo = 2
Clulas humanas possuem: 44 cromossomos Autossmicos e 2 cromossomos sexuais 46 cromossomos

44xx Mulher

44xy Homem

Mitose um tipo de diviso celular em que uma clula diplide origina duas novas clulas geneticamente idnticas clula me.

um processo de multiplicao da clula que se caracteriza por uma duplicao cromossmica e uma diviso celular. O resultado que as clulas-filhas possuiro o mesmo nmero de cromossomos que a clula-me.

46 46 2n 46 2n 2n

Diplide ou 2n:
que possui o nmero duplo de cromossomos

Clulas somticas: clulas


do corpo

COMPONENTES DA CLULA
Fuso acromtico :Filamentos de protenas formadas durante a diviso celular e que se ligam aos cromossomos duplicados a fim de promover sua separao.

CICLO

CELULAR

INTERFASE

FASE MITTICA

MITOSE

CITOCINESE

A intrfase o perodo do ciclo celular em que a clula aumenta o seu volume, tamanho e nmero de organelas. considerado como o "descanso" da clula, j que a fase em que a clula cumpre suas atividades vitais e rene condies para se dividir e originar clulas-filhas.

A intrfase dividida em trs etapas:


G1 - Sntese proteica: o primeiro perodo, comeando ao final da diviso anterior e se estendendo at o incio da duplicao do DNA. Nesse perodo ocorre o crescimento da clula. Esse perodo caracteriza-se por uma intensa sntese de RNA e de protenas, com grande aumento do citoplasma das clulas-filhas recm-formadas. S - Duplicao do DNA: Responsvel por desencadear a diviso celular, alm de garantir que as clulas-filhas recebam as informaes genticas que determinam suas caractersticas. Ocorre a duplicao das cromtides dos cromossomos, ficando cada cromossomo com duas cromtides-irms unidas pelo centrmero.

G2 - Duplicao dos centrolos: Ocorre a duplicao de centrolos, que juntos iro formar um aparelho com importante participao durante a diviso celular, denominado fuso mittico. A clula completa o crescimento e est preparada para a mitose.

FASES DA MITOSE

Prfase
Etapa inicial do processo de diviso mittica das clulas
A prfase caracteriza-se por alteraes celulares que, genericamente, se podem resumir a trs momentos:

Organizao e compactao da cromatina nuclear, formando os cromossomos.

Desaparecimento do nuclolo.
Deslocamento dos centrolos para polos opostos das clulas, onde integraro o fuso mittico (ou acromtico).

PRFASE
Incio da condensao do DNA: formao dos cromossomos.
Migrao dos centrolos para os plos da clula: formao do fuso mittico.
Desaparecimento da membrana nuclear.

Desaparecimento do nuclolo.

No entendi!

O cromossomo mittico consiste em duas cromtides que esto conectadas por uma regio denominada de Centrmero.

Na superfcie deste centrmero existem dois cinetocoros, um deles est associado a cromtide.
O outro cinetocoro est associado ao fuso mittico e atravs dele que resulta a movimentao cromossomal. Cinetcoro uma espcie de "disco de protenas", localizado no centrmero.

METFASE
Os centrolos j esto nos plos opostos.

O fuso mittico est formado. Os cromossomos esto no grau mximo de espiralizao. Os cromossomos esto alinhados na placa equatorial (regio central da clula). Os cromossomos esto ligados ao fuso mittico pela regio de maior espiralizao denominada centrmero.

Observao durante a metfase que estudamos os cromossomos devido ao seu grau de espiralizao, pois ficam mais visveis.

ANFASE
O centrmero divide-se sob ao enzimtica e cada cromossomo que se encontrava duplicado transforma-se em dois cromossomos filhos, cada um formado por uma nica molcula de DNA.

Os cromossomos so tracionados para os plos devido ao encurtamento das fibras do fuso (devido ao deslizamento de microtbulos).

O fenmeno da diviso dos centrmeros responsvel pela manuteno do nmero de cromossomos constante nas clulas-filhas.

No momento da separao, momentaneamente, a clula achase com o dobro do nmero normal de cromossomos.

TELFASE
Os centrolos esto individualizados e desaparece o fuso mittico. Reaparece a membrana nuclear, em volta dos cromossomos-filhos. A clula passa a ter dois ncleos completamente separados com a mesma informao gentica.

Os cromossomos descondensam-se, tornam-se mais finos e mais longos e cada vez menos visveis.

Reaparecem os nuclolos.

Formao de uma constrio ao nvel da zona equatorial da clula-me, que vai progredindo e termina por dividir o citoplasma e suas organelas em duas partes iguais. O citoplasma divide-se num movimento chamado citocinese.

CITOCINESE
Nas clulas animais se d por estrangulamento na clula, formando-se um sulco de clivagem que se aprofunda progressivamente. As duas clulas se comunicam apenas por uma estreita ponte de citoplasma, que permanece algum tempo, at ser completamente fechada, separandose duas clulas independentes.

Nas clulas vegetais, devido presena de uma parede celular rgida, o processo de citocinese no pode ocorrer por estrangulamento. Aps a diviso, na zona mediana da clula, comeam a acumular-se vesculas provenientes do aparelho de Golgi, contendo no seu interior um polissacardeo, a pectina.

A acumulao progressiva destas vesculas, do centro em direo periferia, origina o surgimento do fragmoplasto, constituindo a primeira separao entre as clulas-filhas. Sobre esta estrutura, ir depositar-se celulose, formando-se assim duas novas paredes celulares, uma de cada lado do fragmoplasto, que passar a formar a lamela mediana entre duas clulas adjacentes independentes. A membrana plasmtica de cada uma das clulas filhas formada a partir da fuso das membranas das vesculas de Golgi. As duas novas clulas permanecem em contato atravs de pontes de citoplasma - os plasmodesmos -, que passam atravs de poros das paredes.

Etapas da Mitose

Ser que aprendeu?

Vamos fixar!

Procurem evitar a fadiga!

Boa noite a todos!

You might also like