You are on page 1of 20

TIPO: TRABALHO COMPLETO IV ENGI 2013

COMPUTAO EM NUVEM: UM ESTUDO EXPLORATRIO REALIZADO NO PLO DE CONFECES DO AGRESTE PERNAMBUCANO


Darlan Florncio de Arruda e Jos Gilson de Almeida Teixeira Filho. Universidade de Pernambuco UPE Caruaru/PE Brasil {dfa,jgatf}@ecomp.poli.br RESUMO Investimentos em Tecnologia da Informao so caros e muitas vezes se tornam inacessveis para empresas de pequeno e mdio porte. Uma alternativa seria dispensar o investimento em infraestrutura fsica de TI, atravs da utilizao da Computao em Nuvem. Diante disso, esse trabalho busca desenvolver um estudo para levantar e analisar a intensidade de uso de solues de Computao em Nuvem por empresas de confeco que esto localizadas no polo de confeces do agreste Pernambucano, e em seguida, propor um conjunto de solues que possam ser usadas para evitar desperdcios com TI, melhorando dessa forma, o planejamento de investimentos em tecnologia. Palavras-chave: Computao em Nuvem, Tecnologia da Informao (TI), Investimentos, Empresas de Confeces. ABSTRACT Investments in information technology are expensive and often inaccessible to small and medium businesses. An alternative would be to exempt the investment in physical infrastructure for IT, through the use of Cloud Computing. Therefore, this work seeks to develop a study to survey and analyze the intensity of use of tools / Cloud Computing solutions by making companies that are located in the center of the rough garment of Pernambuco, and then propose a set of solutions, that can be used to avoid waste in IT, thus improving the planning of technology investments. Keywords: Cloud Computing, Information Technology (IT), Investments, Clothing Companies.

Grupo Temtico n: 4 - Estudos Organizacionais e Sistemas de Informao.

TIPO: TRABALHO COMPLETO IV ENGI 2013

INTRODUO
Com o crescimento e avano da Tecnologia da Informao, as empresas passaram a perceber a importncia de investir em tecnologia a fim de alavancar seus lucros, melhorar seus processos organizacionais e de produo e com isso garantir destaque no mercado competitivo. A Tecnologia da Informao (TI) designa o conjunto de recursos tecnolgicos e computacionais para gerao e uso da informao (BEAL, 2001). O papel da Tecnologia de Informao vital para empresas que esto buscando desempenho mximo. As empresas no podem mais permanecer desconectadas. As ferramentas e tecnologias utilizadas para reunir e compartilhar dados estratgicos esto contribuindo cada vez mais para a rpida expanso das transaes comerciais (Nunes, 2010). No seria diferente com as empresas de confeces. De acordo com Arajo (2006), em Pernambuco a concentrao das empresas do setor de confeces encontra-se principalmente no Agreste do estado, regio que passou a ser denominado como Polo de Confeces do Agreste ou ainda mais recentemente Polo da Moda do Agreste. A TI fator crucial para automao e organizao das atividades dessas empresas, porm investimentos em Tecnologia da Informao so caros e muitas vezes se tornam inacessveis. Diante disso, uma alternativa seria dispensar o investimento em tecnologia da informao, poupando-as de desperdiar investimentos em infraestrutura fsica de TI, uma vez que hoje, elas j podem utilizar essa infraestrutura nas nuvens, tendo em vista que o uso dessa nova tecnologia sob demanda e o pagamento realizado baseado na intensidade do uso. Diante disso, a Computao em Nuvem surge da necessidade de construir infraestruturas de TI complexas, onde os usurios tm que realizar instalao, configurao e atualizao de sistemas de software. A Computao em Nuvem pressagia uma mudana importante na maneira como armazenamos informaes e executamos aplicaes (MILLER, 2009). O objetivo desse trabalho desenvolver um estudo para levantar e analisar a intensidade de uso de TI por empresas de confeces que esto localizadas no polo de confeces do Agreste Pernambucano, e em seguida, propor um conjunto de solues de computao em nuvem que possam ser usadas para evitar

TIPO: TRABALHO COMPLETO IV ENGI 2013

desperdcios com TI, e que pode melhorar o planejamento de investimentos com Tecnologia da Informao.

MOTIVAO E JUSTIFICATIVA
O Polo de Confeco do Agreste um dos polos de desenvolvimento da economia do estado de Pernambuco estruturado como um Arranjo Produtivo Local (APL) devido s caractersticas especficas dos municpios que os compem. Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe so cidades que geograficamente esto muito prximas, seus produtos se assemelham; peas do vesturio destinadas ao mercado de moda popular de vrios estados do Brasil (BARROS, 2009). Diante disso, uma alternativa seria dispensar o investimento em tecnologia da informao, poupando-as de desperdiar investimentos em infraestrutura fsica de TI, uma vez que hoje, elas j podem utilizar essa infraestrutura nas nuvens, uma vez que o uso dessa nova tecnologia sob demanda e o pagamento realizado baseado na intensidade do uso. Nesse contexto, o presente trabalho justifica-se por enfatizar o uso de solues de Computao em Nuvem ( Cloud Computing) por empresas do setor de confeces, poupando-as de investir em infraestrutura de TI. O estudo torna-se importante, pois atravs dele ser traado um perfil que at ento no existe, sobre o nvel de intensidade no uso de TI atravs de Computao em Nuvem por parte da empresas de confeces do Polo de Moda do Agreste, caracterizando-as diante do uso desse novo paradigma computacional. A proposta de utilizao de Computao em Nuvem ( Cloud Computing) ter forte impacto na estrutura dos custos dessas empresas, uma vez que o investimento nesse tipo de tecnologia menor comparado a investimentos em infraestrutura de TI. O presente estudo tambm de grande relevncia para o meio acadmico, uma vez que destaca pontos importantes referentes ao uso de Computao em Nuvem por empresas de confeces, tornando possvel identificar e analisar conceitos, caractersticas, dentre outras informaes a fim de aprimorar os estudos na rea e enriquecer o seu contedo terico. Diante disso, a Computao em Nuvem surge da necessidade de construir infraestruturas de TI complexas, onde os usurios tm que realizar instalao, configurao e atualizao de sistemas de software. uma tendncia recente de

TIPO: TRABALHO COMPLETO IV ENGI 2013

tecnologia cujo objetivo proporcionar servios de Tecnologia da Informao (TI) sob demanda com pagamento baseado no uso (SOUSA, 2009).

REVISO SISTEMTICA DA LITERATURA


Para a elaborao do referencial terico deste trabalho utilizou-se a tcnica de reviso sistemtica1 com o intuito de identificar conceitos e caractersticas sobre o paradigma de computao em nuvem. A seguir ser abordado de forma sucinta o conceito de reviso sistemtica. A reviso de literatura o processo central que apoia todo projeto de pesquisa, permitindo que o conhecimento cientfico seja identificado de forma a possibilitar uma pesquisa planejada, evitando esforos duplicados e repetio de erros anteriores (DYBA et al, 2005). Assim, se a reviso de literatura no for conduzida de uma forma confivel e abrangente, os resultados possuiro pouco valor cientfico, uma vez que ela pode ter sido guiada por interesses pessoais, ocasionando resultados pouco confiveis (MAFRA E TRAVASSOS, 2006). Ainda Segundo Mafra e Travassos (2006), a reviso sistemtica atua como um meio para identificar, avaliar e interpretar toda pesquisa relevante e disponvel sobre uma questo de pesquisa especfica, tpico ou fenmeno de interesse, fazendo uso de uma metodologia de reviso que seja confivel, rigorosa e que permita auditagem. Estabelece um processo formal para conduzir a investigao, evitando a introduo de vieses da reviso de literatura informal, dando maior credibilidade pesquisa em andamento (SAMPAIO E MANCINE, 2007). Dessa forma, a reviso sistemtica pode ser melhor entendida como uma sintetizao de resultados obtidos do estado da arte da literatura, sendo um tipo de estudo retrospectivo e secundrio, isto , a reviso usualmente desenhada e conduzida aps a publicao de muitos estudos experimentais (primrios) sobre o tema (SAMPAIO E MANCINE, 2007). O caminho trilhado na reviso sistemtica envolve uma srie de atividades importantes, atreladas a um conjunto de fases dentro do processo de conduo, estabelecidos dentro de um protocolo, que nortear de forma sistematizada todo o processo de conduo da reviso. Trs fases do processo de conduo:
1

Neste trabalho no ser apresentado e nem detalhado o processo de aplicao da reviso sistemtica. Este no o foco do artigo. A reviso sistemtica foi usada como garantia de pesquisa com trabalhos qualificados.

TIPO: TRABALHO COMPLETO IV ENGI 2013

planejamento da reviso, execuo da reviso e anlise e divulgao dos resultados. Outros autores abordam as atividades de forma um pouco diferente, porm convergentes (BIOLCHINI et al, 2005). A prxima abordar o referencial terico sobre computao em nuvem. Essa seo foi escrita a partir dos trabalhos selecionados na reviso sistemtica.

REFERENCIAL TERICO A PARTIR DA REVISO SISTEMTICA


Nesta seo sero abordados conceitos e informaes sobre o paradigma de computao em nuvem com o objetivo de contextualizar e/ou fortalecer os conhecimentos bsicos da referida rea.

1.1

Computao em Nuvem

Em termos gerais a Web 2.0 tem, nos ltimos anos, fortalecido a ideia da utilizao de servios por meio de um conjunto transparente de plataformas computacionais. A alta velocidade de transmisso de dados possibilita que uma empresa possa acessar os necessrios recursos computacionais, em tempo real, via uma rede integrada de aplicaes, servios e dispositivos, pela Internet e Web, independentemente de onde os recursos estejam e de quem os tem e mantm (NOGUEIRA E PEZZI, 2009). Diante disso, a Computao em Nuvem surge como um novo paradigma na implantao de aplicaes em que os recursos computacionais so fornecidos como um servio atravs de uma conexo de rede. Esses servios so disponibilizados em forma de software, infraestruturas e plataformas, onde usurios podem adquirilos sob demanda (SOUSA, 2009). Por ser uma tecnologia em ascenso ainda no existe uma definio cientfica padronizada para o termo, porm muitos estudiosos do tema deram suas contribuies para a academia e tentaram definir um conceito que melhor representasse a Computao em Nuvem (Cloud Computing). Segundo The National Institute of Standards and Technology (MELL E GRACE, 2011) Computao em nuvem um modelo que possibilita acesso, de modo conveniente e sob demanda, a um conjunto de recursos computacionais configurveis (por exemplo, redes, servidores, armazenamento, aplicaes e servios) que podem ser rapidamente adquiridos e liberados com mnimo esforo gerencial ou interao com o provedor de servios. Este modelo de nuvem promove

TIPO: TRABALHO COMPLETO IV ENGI 2013

disponibilidade e composto por cinco caractersticas essenciais, trs Modelos de Servios e quatro Modelos de Implantao. De acordo com Armbrust et al (2009) Computao em Nuvem refere-se aos aplicativos entregues como servios atravs da internet e aos sistemas de hardware e software nos datacenters que oferecem esses servios. Computao em Nuvem um conjunto de servios de rede habilitadas, fornecendo escalabilidade, garantidas de Qos, infraestruturas de computao de baixo custo baseado na demanda, que pode ser acessada de forma simples e abrangente. Dessa forma, a Computao em Nuvem apresenta-se como uma maneira bastante eficiente de maximizar e flexibilizar os recursos computacionais (WANG e YOUNGE, 2009).

1.2

Modelos de servios de Computao em Nuvem

O ambiente de Computao em Nuvem composto por trs modelos de servios: SaaS (Software as a Service), PaaS (Platform as a Service) e IaaS (Infrastructure as a Service). Esses modelos so importantes, pois definem um padro arquitetural para solues de Computao em Nuvem (SOUSA, 2009) Para Sousa (2009) o modelo de SaaS proporciona sistemas de software com propsitos especficos que esto disponveis para os usurios atravs da Internet. O Nist refora que as aplicaes so acessveis a partir de vrios dispositivos do cliente atravs de uma interface thin client, como um navegador web, por exemplo (MELL e GRACE, 2011). Este modelo elimina a necessidade de instalar e executar o aplicao em computadores locais dos clientes. SaaS, portanto, alivia a cargo de manuteno de software e reduz o gasto em compras de software (WANG e YOUNGE, 2009). Como exemplo de SaaS, pode-se destacar o Google Docs, da Google Inc. O Google Docs um pacote de aplicativos do Google. Os aplicativos so compatveis com o OpenOffice.org/BrOffice.org, KOffice e Microsoft Office, e atualmente compese de um processador de texto, um editor de apresentaes, um editor de planilhas e um editor de formulrios. O segundo Modelo de Servio o Plataforma como um servio (Platform as a Service). Para Nist (MELL e GRACE, 2011) PaaS oferece a capacidade de implementar infraestrutura para a cloud criando ou adquirindo aplicaes criadas usando linguagens de programao e ferramentas que possuem suporte pelo

TIPO: TRABALHO COMPLETO IV ENGI 2013

provedor. PaaS fornece um sistema operacional, linguagens de programao e ambientes de desenvolvimento para as aplicaes, auxiliando a implementao de sistemas de software, j que contm ferramentas de desenvolvimento e colaborao entre desenvolvedores (SOUSA, 2009). Um exemplo dessa plataforma o Google App Engine, uma plataforma para o desenvolvimento de aplicaes web escalveis executadas na infraestrutura do Google. Outro exemplo a GridGain Open Cloud Platform que uma plataforma baseada da aplicao da nuvem que facilita o desenvolvimento das aplicaes distribudas. J o terceiro e ltimo modelo de servio especificado o Infraestrutura como um Servio (Infrastructure as a Service). O Nist define IaaS com sendo a capacidade prevista para o consumidor de disposio de processamento, armazenamento, redes e outros recursos de computao fundamental em que o consumidor capaz de implantar e executar softwares arbitrrios, que podem incluir sistemas operacionais e aplicativos (MELL e GRACE, 2011). O principal objetivo do IaaS tornar mais fcil e acessvel o fornecimento de recursos, tais como servidores, rede, armazenamento e outros recursos de computao fundamentais para construir um ambiente sob demanda, que podem incluir sistemas operacionais e aplicativos (MELL e GRACE, 2011). So exemplos de infraestruturas a Amazon EC2 ( Elastic Compute Cloud), para processamento e armazenamento, e a Amazon S3 ( Simple Storage Service), dedicada exclusivamente ao armazenamento de dados. Outro exemplo de infraestrutura como um servio o Eucalyptus, que fornece infraestrutura computacional para aplicativos Computao em Nuvem de forma elstica e aberta.

1.3

Benefcios e Desafios da Computao em Nuvem

Como toda tecnologia a Computao em Nuvem proporciona diversas vantagens e benefcios aos seus usurios, sejam eles, empresas ou usurios de tecnologia, porm atrelados a essas vantagens, vem diversos desafios que precisam ser superados para que a Computao em Nuvem opere em pleno funcionamento. Essas preocupaes influenciam e contribuem tornando-se barreiras na adoo da tecnologia de Cloud Computing por parte de empresas e de usurios de tecnologia. Diante disso, muitos autores abordam e discutem sobre essas vantagens

TIPO: TRABALHO COMPLETO IV ENGI 2013

desvantagens, com intuito de contribuir para o fortalecimento da tecnologia supracitada. A Computao em Nuvem oferece (dentre outras) as seguintes vantagens e benefcios para quem a utiliza como o custo para o usurio final pode ser reduzido, tendo em vista que os usurios precisam apenas ter acesso internet atravs de uma aplicao adequada, como um browser (HUGHES et al, 2009). Todos os dados armazenados no provedor de servios de cloud, podem ser acessados em qualquer lugar e computador, desde que tenha acesso a internet; Aplicaes de Cloud Computing podem ser hospedadas ao lado do outras aplicaes em datacenters centralizados. Ao compartilhar recursos, como memria, processamento e largura de banda, os custos podem ser reduzidos enquanto a eficincia, desempenho e escalabilidade podem ser aumentados. A Segurana dos dados dos usurios finais normalmente maior devido a centralizao dos dados dentro dos datacenters que tem a segurana como preocupao principal. Embora a Computao em Nuvem tem sido amplamente adotado pela indstria, a pesquisa sobre Computao em Nuvem ainda est numa fase inicial. Muitos problemas existentes no tm sido plenamente resolvidos, enquanto os novos desafios continuam surgindo (ZANG et al, 2010). Para Sousa (2009) alguns dos principais desafios encontrados em Computao em Nuvem como a Segurana e Servios de Dados, pois questes de segurana devem ser consideradas para prover a autenticidade, confidencialidade e integridade dos sistemas de Computao em Nuvem. No que diz respeito confiabilidade e responsabilidade, o provedor deve fornecer recursos confiveis, especialmente se a computao a ser realizada crtica e deve existir uma delimitao de responsabilidade entre o provedor e o usurio. Quando ocorre a movimentao de dados entre sistemas, deve-se garantir a privacidade dos dados. Gerenciamento dos Dados: O gerenciamento de dados considerado um ponto crtico no contexto de Computao em Nuvem. Assim, aspectos de armazenamento de dados, processamento de consultas e controle transacional tem sido flexibilizados por algumas abordagens para garantir a escalabilidade, mas ainda no existem solues que combinem estes aspectos de forma a melhorar o desempenho sem comprometer a consistncia dos dados, o que torna o gerenciamento de dados um fator crucial e um desafio para a referida rea.

TIPO: TRABALHO COMPLETO IV ENGI 2013

Escalabilidade e Desempenho: A escalabilidade foi uma das caractersticas fundamentais que conduziram ao surgimento da Computao em Nuvem. As nuvens de servios e as plataformas oferecidas podem ser dimensionadas por vrios fatores, tais como localizaes geogrficas, desempenho ou configuraes. Apesar das limitaes de rede e segurana, as solues de Computao em Nuvem devem fornecer elevado desempenho, alm de ser flexvel para se adaptar diante de uma determinada quantidade de requisies. Integrao dos Servios: Com a evoluo da Computao em Nuvem, as empresas necessitam integrar os diferentes ambientes de TI, pois estas empresas utilizam modelos hbridos, nos quais os sistemas instalados possam interagir com diversos provedores. Contudo, no existem padres de integrao de sistemas de Computao em Nuvem. A utilizao de interfaces de aplicao pode auxiliar neste processo de integrao. Contudo, a quantidade de tecnologias envolvidas muito grande, tornando-se um desafio padronizar as diversas interfaces e servios, bem como fornece interoperabilidade entre recursos heterogneos.

5. ESTUDO REALIZADO NO PLO DE CONFECES DO AGRESTE PERNAMBUCANO


O Agreste de Pernambuco destaca-se pelo crescente desenvolvimento na rea de confeces, tendo cada vez mais representao na economia do estado. O Polo de Confeco do Agreste um dos polos de desenvolvimento da economia do estado de Pernambuco estruturado como um Arranjo Produtivo Local (APL) devido s caractersticas especficas dos municpios que os compem. Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe so cidades que geograficamente esto muito prximas, seus produtos se assemelham; peas do vesturio destinadas ao mercado de moda popular de vrios estados do Brasil [3]. De acordo com o Sebrae, estimativas feitas com rigor estatstico indicam a existncia de 12 mil unidades produtivas, ou empresas, no Polo. Essas empresas (das quais somente oito por cento so formais) empregam aproximadamente 76 mil pessoas, produzem 57 milhes de peas por ms e realizam um faturamento mensal superior a R$ 144 milhes. Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama so as trs cidades principais do Polo de Confeces do Agreste Pernambucano (SEBRAE, 2003).

TIPO: TRABALHO COMPLETO IV ENGI 2013

5.1 Definio da amostra para o estudo


A populao ou universo desta pesquisa foi composto por empresas formais e informais de confeces que esto situadas no plo de confeces do Agreste de Pernambuco. Para a caracterizao do perfil referente ao uso de tecnologia da Informao atravs da Computao em Nuvem por parte dessas empresas, foi necessrio utilizar o mtodo de amostragem, visto que o nmero da populao estuda muito grande e que se tornaria invivel estud-la por completo. Segundo Crespo (2001), amostra o subconjunto finito de uma populao e pode ajudar na tarefa do pesquisador, para que ele no precise usar toda a populao em sua pesquisa, seus grficos e suas tabelas. Para este estudo utilizouse a amostragem probabilstica do tipo estratificada proporcional [9]. O estudo considerou a populao da pesquisa inferior a 100.000 empresas de confeces, uma vez que segundo o SEBRAE (2003) existem 12.000 unidades produtivas no plo de confeces do agreste de Pernambuco. Portanto observa-se, em termos estatsticos, uma populao finita. Adotou-se um nvel de confiana de 95,5% (corresponde a dois desvios-padro) e um erro mximo de 5,0%. Aplicando-se a frmula encontrou-se o seguinte resultado:

Com base na frmula acima foi obtida uma amostra igual a 31.28 para representar o total da populao de 12.000 empresas situadas no Polo de confeces do Agreste de Pernambuco. O nmero de amostras foi arredondado para 32 amostras que sero distribudas entre as cidades que compem o polo de confeces do Agreste Pernambucano.

6. ANLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS


O questionrio foi respondido por 32 empresas de confeces com o objetivo de verificar o nvel de adoo de ti nessas empresas. O questionrio de pesquisa foi aplicado em empresas situadas no polo de confeces do agreste de Pernambuco, no perodo compreendido entre 06 a 20 de maio de 2011. O questionrio foi enviado por e-mail para ser preenchido online atravs da ferramenta google docs.

TIPO: TRABALHO COMPLETO IV ENGI 2013

As empresas estudadas foram fundadas entre os anos de 1981 e 2009. Observa-se que 56% das empresas respondentes esto localizadas na cidade de caruaru, 38% na cidade de santa cruz do Capibaribe e 6% na cidade de Toritama, como pode ser observado no grfico 1.

Grfico 1 Localizao da Empresa Fonte: Autor(2013)

Atravs da pesquisa percebe-se que a maioria das empresas estudadas (56%) possuem receita bruta anual de at R$ 60.000. 16% delas possuem faturamento anual de R$ 60.000 a R$ 120.000. 19% possuem faturamento anual entre R$ 120.000,01 e R$ 240.000, e apenas 9% delas que possuem faturamento de R$ 240.000,01 at R$ 1.200.000,00. Esses dados podem ser visualizados no Grfico 2.

Grfico 2 Faturamento Anual Fonte: Autor(2013)

Atravs das informaes obtidas referentes ao faturamento das empresas, pde-se classific-las quanto ao porte com base nas orientaes do SEBRAE (2006). A partir do Grfico 3, percebe-se que 91% das empresas entrevistadas so

TIPO: TRABALHO COMPLETO IV ENGI 2013

classificadas como microempresas, tendo em vista que o faturamento anual no ultrapassa o valor de R$ 360.000,00. J 9% das empresas so classificadas como empresas de pequeno porte, pois possuem faturamento anual superior a R$ 360.000,00 e inferior a R$ 3.600.000,00.

Grfico 3 Porte das Empresas Fonte: Autor(2013)

Aproximadamente 59% das empresas respondentes utilizam algum tipo de tecnologia para auxiliar nas tarefas rotineiras da organizao. Dentre os aplicativos utilizados, pode-se destacar: o Windows XP, Pacote Microsoft Office 2007, Sistema de controle Gerencial, Sistemas de Vendas, Plataforma MS Dos, Corel Draw, AutoCad 3d, Aplicativos comerciais, entre outros. Cerca de 41% das empresas no utilizam nenhum tipo de sistema computadorizado em suas atividades essenciais. Esses dados podem ser observados no Grfico 4.

Grfico 4 Uso Tecnologia da Informao Fonte: Autor(2013)

Das empresas que no utilizam a TI em suas atividades 53% responderam que no utilizam por que no possuem disponibilidade financeira para investir em TI. Cerca de 32% da empresas no utilizam a TI por falta de conhecimento, j 11%

TIPO: TRABALHO COMPLETO IV ENGI 2013

alegam no acreditar nos benefcios que o uso da TI proporcionam e por ltimo, 5% o equivalente a 1 empresa, respondeu que no utiliza a TI por que a uma empresa muito pequena. Tais estatsticas podem ser vistas no Grfico 5.

Grfico 5 Motivos para no utilizar TI Fonte: Autor(2013)

Como pode ser observado no Grfico 6, cerca de 84% dos respondentes afirmam no conhecer o termo Computao em Nuvem ( Cloud Computing), em contrapartida cerca de 16% afirmam conhecer o termo ou j ouviram falar sobre essa tecnologia.

Grfico 6 Conhece ou j ouviu falar em Cloud Computing Fonte: Autor(2013)

De acordo com o Grfico 7, dos entrevistados que j ouviram falar ou conhecem a tecnologia, 40% afirmam utilizar algum servio de Computao em Nuvem e 60% afirmam no utilizar nenhum servio .

TIPO: TRABALHO COMPLETO IV ENGI 2013

Grfico 7 Utilizao de Cloud Computing Fonte: Autor(2013)

Das empresas que utilizam o servio de Computao em Nuvem, 100% afirmam utilizar apenas o servio de e-mail do Google, o Gmail. Dos respondentes que disseram no utilizar nenhum servio de Computao em Nuvem, 67% afirmam que a segurana dos dados seria o principal motivo para no usar a tecnologia na nuvem e 33% afirmam no acreditar nos benefcios que a tecnologia proporciona. Tais dados so ilustrados no Grfico 8.

Grfico 8 Motivos de no utilizar Cloud Computing Fonte: Autor(2013)

7. PROPOSTA DE SOLUES DE COMPUTAO EM NUVEM


Diante dos resultados apresentados nesta pesquisa, foi elaborada uma proposta com solues de Computao em Nuvem que podem ser adotadas pelas empresas do presente estudo, com intuito de evitar desperdcios com TI, principalmente por se caracterizarem como microempresas. O Quadro 1 apresenta

TIPO: TRABALHO COMPLETO IV ENGI 2013

de forma sucinta as solues de Computao em Nuvem propostas e que podem ser adotas por essas empresas.
Quadro 1 - Solues de Computao em Nuvem Propostas Solues de Computao em Nuvem Google Apps for Business Microsoft Office 365 Zoho Office Suite

7.1 Google Apps for Business


O Google Apps for Business oferece ferramentas de colaborao e comunicao simples e avanadas para qualquer tipo de empresa, todas hospedadas pelo Google para melhorar a configurao, minimizar a manuteno e reduzir custos de TI. O Google Apps for Business inclui Gmail para empresas, Google Docs, onde os aplicativos so compatveis com o OpenOffice.org/BrOffice.org, KOffice e Microsoft Office, e atualmente compe-se de um processador de texto, um editor de apresentaes, um editor de planilhas e um editor de formulrios., Google Calendar, Google Sites, entre outros. O Google Apps oferece suporte ao acesso mvel sem custo adicional para dispositivos BlackBerry, iPhone, Windows Mobile, Android e outros com menos recursos. A Google garante que o Apps for business ficar disponvel por pelo menos 99,9% do tempo. O valor para adotar essa soluo de U$50 por usurio a cada ano e esse valor cobrado mensalmente, ou seja, resultando em uma mensalidade por usurio de aproximadamente U$5 . A soluo pode ser usada para testes por trinta dias para um nmero de at dez usurios.

7.2 Office 365


O Office 365 inclui os pacotes de Email e Calendrio que podem ser acessados de qualquer computador ou dispositivos mveis, o Office Web Apps que rene aplicativos do Office 2010, como o Word, Excel, PowerPoint, OneNote e Outlook, e os servios de comunicao e colaborao Exchange Online, SharePoint Online e Lync Online. Os servidores usados para rodar os aplicativos e armazenar os arquivos possuem garantia da Microsoft de funcionarem em pelo menos 99,9% do tempo, e todos os dados so segurados financeiramente. O custo estimado para o uso dessa

TIPO: TRABALHO COMPLETO IV ENGI 2013

soluo de aproximadamente U$6 por usurios por ms ou U$60 usurio por ano, para organizaes com at 25 funcionrios/usurios. Ao contratar o servio o usurio cadastra um login e senha para uso da soluo. Com o login e a senha, o usurio tem acesso ao sistema.

7.3 Zoho Office Suite


O Zoho Office Suite oferece um portflio integrado de aplicaes para os negcios online. Com mais de 20 aplicaes diferentes que abrangem a colaborao, negcios e aplicaes de produtividade, Zoho ajuda as empresas na realizao de suas tarefas. As aplicaes so entregues pela Internet, exigindo nada mais que um navegador (ZOHO, 2011). Essas aplicaes podem ser adquiridas separadamente conforme a necessidade da empresa. Dentre as diversas solues do Zoho Office Suite, o presente trabalho prope a utilizao das solues Zoho Docs e Zoho CRM. O Zoho Docs uma linha de sistema de gerenciamento de documentos onde pode-se armazenar arquivos com segurana em um local centralizado e acesso online em qualquer lugar. a pgina inicial para todos os documentos, como planilhas, apresentaes, fotos, msicas, vdeos, etc. Voc ainda pode - criar, editar, compartilhar, ver e fazer upload de qualquer tipo de arquivos, incluindo como PDF, por exemplo, (ZOHO, 2011). A soluo Zoho Docs esta disponvel em trs edies: A edio Premium, A edio Standard e a edio Grtis. A edio Premium custa cerca de U$5 por usurio/ms e fornece 20 workspaces (ambientes de trabalho) e 1GB de armazenamento e caractersticas adicionais de email organizados dentro de pasta e compartilhamento externo de arquivos. A edio Standard custa cerca de U$3 por usurio/ms e fornece 10 workspaces e 1B de armazenamento de arquivos. J a edio gratuita do Zoho Docs fornece apenas um workspace e 1GB de armazenamento de arquivos. As edies Premium e Standard incluem ainda controle de entrada e sada de arquivos, nmero maior de workspaces, upload em massa, gesto de grupo e console de administrao. Caso necessite maior espao de armazenamento, o usurio de qualquer edio poder comprar espao adicional que custa de U$3 por cada 5GB. O Zoho CRM habilita as organizaes com um completo sistema de relacionamento com cliente com funcionalidades de gerenciamento do ciclo de

TIPO: TRABALHO COMPLETO IV ENGI 2013

vendas em toda a organizao, Marketing, Atendimento ao Cliente e Servios e Gerenciamento de Estoque em um sistema nico negcio. O Zoho CRM est disponvel nas verses Grtis, Professional e Enterprise que comeam a custar mensalmente a partir de U$12 por usurio.

7.4 Salesforce.com
A salesforce.com a empresa de Computao em Nuvem empresarial. Oferece aplicativos de negcios pela Internet para empresas de todos os tamanhos. Os produtos Sales Cloud e Service Cloud e a plataforma Force.com so acessados por meio do seu navegador da Web. necessrio pagar uma taxa de assinatura mensal que lhe permite executar ou criar aplicativos empresariais de todo tipo, sem nenhum requisito de hardware ou software (SALESFORCE, 2011). Dentre as solues oferecidas pelo salesforce.com, o presente trabalho prope a utilizao do aplicativo Sales Cloud 2. Essa soluo oferece aos representantes de vendas, gerentes e executivos, todas as ferramentas necessrias para desenvolver conexes mais fortes com os clientes, aumentar seus ndices de sucesso dos negcios. uma ferramenta de CRM (Custumer relationship Management) til para gerenciar o relacionamento da empresa com o cliente. Essa soluo possui diversos recursos e funcionalidades. Existem diversas edies do Sales Cloud 2, so apresentadas nessa proposta de utilizao as edies Group e a Professional. A edio Group oferece Vendas e marketing bsicos para at cinco usurios e disponibilizam os recursos de armazenamento de contatos ilimitados, acompanhamento de interaes com clientes, organizao de tarefas e lembretes, funcionalidade com qualquer aplicativo de email, integrado com o Google Apps (j proposto neste trabalho), biblioteca de contedo e acesso mvel. Essa soluo custa aproximadamente U$25 por usurio/ms. J a edio Professional oferece CRM completo para equipes de qualquer tamanho e disponibiliza alm dos recursos da edio Group, Relatrios e anlises, Painis personalizveis, email em massa e modelos, previso de vendas, campanhas de marketing, controle de acesso dos dados, compartilhamento de informaes em tempo real e recursos de atendimento ao cliente. Essa soluo custa aproximadamente U$65 por usurio/ms. Ao contratar o servio Sales Cloud

TIPO: TRABALHO COMPLETO IV ENGI 2013

2, o usurio cadastra um login e senha para uso da soluo. Com o login e a senha, o usurio tem acesso ao sistema.

8. CONCLUSES
Atravs do estudo exploratrio realizado no Plo de confeces do Agreste de Pernambuco pde-se concluir que 59% das empresas estudadas no utilizam nenhum tipo de sistema computadorizado (Tecnologia da Informao) em suas atividades e processos. Diante disso surge a necessidade de automatizar os processos organizacionais e de produo dessas empresas, porm muitas vezes no disponibilizam de capital suficiente para investir em tecnologia da informao. Diante desse cenrio, foi proposta a utilizao de aplicativos e solues de Computao em Nuvem para essas empresas, visto que a utilizao dessa tecnologia mais barata e dispensa investimentos em equipamentos fsicos de TI, facilitando assim a automao empresarial. Foi constatado tambm que cerca 16% dos entrevistados conhece ou j ouviram falar em Computao em Nuvem, desse nmero, apenas 40% alegam utilizar algum servio na nuvem, onde 100% destacam o uso do Gmail, da Google. Dos entrevistados que conhecem Computao em Nuvem, 60% no utilizam nenhum tipo de soluo dessa tecnologia, onde 33% no acreditam que a tecnologia traga algum benefcio para a empresa e 67% informam no utilizar por causa da segurana dos dados armazenados nesse tipo de ambiente. Foram propostas apenas solues de SaaS (Software com um Servio), pois essas empresas alm de no possuir, tambm no necessitam de infraestruturas de TI, como os IaaS, por exemplo, e nem de plataformas de desenvolvimento de solues de Computao em Nuvem, deixando esses dois ltimos sob responsabilidade dos prestadores de servios na nuvem. Foi proposta utilizao de solues de escritrio como as solues da Google - o Google Apps, da Microsoft - o Office 365 e do Zoho o Zoho Docs. Essas solues foram indicadas, tendo em vista que contemplam o maior nmero de funcionalidades quando comparadas com as outras solues propostas, alm de possibilitarem a integrao entre elas e tambm com outros aplicativos. Todas as solues propostas neste trabalho mostram-se viveis e de fcil implantao, uma vez que no ser necessrio investir em equipamentos fsicos de TI, sendo apenas necessria a utilizao de um computador com conexo com a

TIPO: TRABALHO COMPLETO IV ENGI 2013

internet. Como trabalho futuro, destaca-se a necessidade de aplicar as solues de computao e nuvem em empresas do setor e analisar detalhadamente os impactos trazidos com uso desse tipo de aplicao.

REFERNCIAS
ARMBRUST, M., FOX, A., GRIFFITH, R., JOSEPH, A.D., KATZ, R.H., KONWINSKI, A., LEE, G., PATTERSON, D.A., RABKIN, A., STOICA, I., ZAHARIA, M. Above the Clouds: A Berkeley View of Cloud Computing. Tech. Rep. UCB/EECS-2009-28, EECS Department, University of California, Berkeley. ARAUJO, Carlos Augusto Lucena; PEREIRA, Clarisse ferro. A indstria de confeces em Pernambuco: impactos e oportunidades em um cenrio psATC (Acordo sobre Txteis e Confeces). 2006. Disponvel em: < http://www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_13/artigos/233.pdf >. Acessado em 14 de Maro de 2011. BARROS, Izabelle Souza. O cenrio do plo de confeces do agreste de Pernambuco. 2009. Disponvel em: <http://www.pe.senac.br/ascom/faculdade/Anais_EncPesqExt/III/anais/comunic acao/015_2009_ap_oral.pdf >. Acessado em: 15 de maro de 2011. BEAL, Adriana. Introduo Gesto de Tecnologia da Informao . Eng. MBA, 2001. Disponvel em: < http://www.2beal.org/ti/manuais/GTI_INTRO.PDF >. Acesso em: 14 de Maro de 2011. BIOLCHINI, Jorge; MIAN, Paula Gomes; NATALI, Ana Candida Cruz; TRAVASSOS, Guilherme Horta. Systematic Review in Software Engineering . Technical Report. PESC COPPE/UFRJ, 2005. CERVO, A, L.; BERVIAN, P.A; DA SILVA, R. Metodologia Cientfica. 6 ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. CRESPO, Antnio Arnot; Estatstica Fcil. 17 ed. So Paulo: Editora Saraiva, 2001. DYBA, T.; KAMPENES, V.; SJOBERG, D. A Systematic Review of Statistical Power in Software Engineering Experiments . Journal of Information and Software Technology, v. 1, n. 11, 2005. GIL, A. C. Mtodos e tcnicas de pesquisa social . 6. ed. So Paulo: Atlas, 2009. HUGHES, G; AL-JUMEILY, D; HUSSAIN, A. Declarative Language Framework for Cloud Computing Management. Second International Conference on Developments in eSystems Engineering, 2009. GOOGLE. Mais de trs milhes de empresas usam Apps . Disponvel em: < http://www.google.com/apps/intl/pt-BR/business/index.html. > Acessado em 24 de Maio de 2011 MAFRA, S.N., TRAVASSOS, G.H. Estudos Primrios e Secundrios Apoiando a Busca por Evidncia em Engenharia de Software, Relatrio Tcnico ES687/06. COPPE/UFRJ. Rio de Janeiro: Brasil, 2006.

TIPO: TRABALHO COMPLETO IV ENGI 2013

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Tcnicas de Pesquisa: planejamento e execuo de pesquisas, amostragens e tcnicas de pesquisas, elaborao, anlise e interpretao de dados. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2002. MELL, Peter; GRANCE, Tim. The NIST Definition of Cloud Computing. Information Technology Laboratory, 2011. MICROSOFT. Microsoft Office 365. Disponvel em: < http://www.microsoft.com/en-us/office365/online-software.aspx: >. Acessado em 24 de Maio de 2011 MILLER, Michael. Cloud Computing: Web-Based Applications That Change the way You Work and Collaborate Online. 1 ed. Indiana: Que Publishing, 2009. MINAYO, M.C de S. (org.) Pesquisa Social: Teoria, mtodo e criatividade . 22 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2003. NOGUEIRA, Matheus Cadori; PEZZI, Daniel da Cunha. A Computao Agora nas Nuvens. UNICRUZ, 2009. NUNES, Glauco. Investir na infraestrutura de TI resulta em valor adicional para empresas. 2010. Disponvel em: < http://www.administradores.com.br/informese/administracao-e-negocios/investir-na-infraestrutura-de-ti-resulta-em-valoradicional-para-empresas/40514/ >. Acessado em 14 de maro de 2011 SAMPAIO, R.F; MANCINI, M.C. Estudos de Reviso Sistemtica: Um guia para sntese criteriosa da evidncia cientfica. Revista Brasileira de Fisioterapia. So Carlos, 2007. SEBRAE. Critrios e conceitos para classificao de empresas . 1999. Disponvel em: < http://www.sebrae-sc.com.br/leis/default.asp?vcdtexto=4154 >. Acessado em 21 de Maio de 2011 SEBRAE. Estudo da Caracterizao econmica do Plo de Confeces do Agreste Pernambucano. Recife, 2003. SILVA, Edna Lcia. Metodologia da pesquisa e Elaborao de dissertao. 3 Ed. Florianpolis: 2001. SOUSA, Flvio R. C et al. Computao em Nuvem: Conceitos, Tecnologias, Aplicaes e Desafios. ERCEMAPI. Teresina, 2009. WANG, Lizhe; LASZEWSKI, Gregor von; YOUNGE, Andrew; HE, Xi. Cloud Computing: a Perspective Study.New Generation Computing, 2009. ZHANG, Qi; CHENG, Lu; BOUTABA, Raouf. Cloud Computing: state-of-the-art and research challenges. The Brazilian Computer Society, 2010. ZOHO DOCS. Online Document Management. Disponvel em: https://docs.zoho.com/jsp/index.jsp >. Acessado em 24 de Maio de 2011 <

You might also like