You are on page 1of 4

AVM Faculdade Integrada Gesto e Engenharia de Produo Petrleo e Gs Disciplina: Gesto de Materiais Aluno: Mrcio Alan Souza Figueiredo

Implantao da Gesto Estratgica de Compras na RLAM


Por Mrcio Alan S. Figueiredo

Em um mercado altamente competitivo, as empresas buscam construir e sustentar vantagens competitivas frente concorrncia, reduzindo custos e tornando os produtos e servios mais atraentes perante o consumidor, essa busca tem proporcionado abertura de novos mercados e, consequentemente, a realizao de novos negcios. Nesse sentido, a funo de compras evoluiu muito, a ponto de ser considerada de importncia estratgica para as organizaes. O profissional de compras, hoje, mais um analista de suprimentos e um negociador do que propriamente um operador que faz pedidos e os monitora. Isso se deve ao fato dessa atividade ser um processo estratgico que envolve custo, qualidade e velocidade de resposta. Conforme Arnold (1999), O departamento de compras tem a responsabilidade principal de localizar fontes adequadas de suprimentos e de negociar preos, visando obter o material certo, na quantidade certa, no prazo combinado. Para Martins e Alt (2000), a gesto de aquisio conhecida como funo de compras assume um papel estratgico nos negcios de hoje devido ao volume de recursos financeiros envolvidos, deixando para trs a viso preconceituosa de que era uma atividade burocrtica e repetitiva. A estratgia da gesto de aquisio de materiais de uma empresa est diretamente ligada ao seu objeto social. A definio de uma estratgia correta de compras pode dar empresa uma grande vantagem competitiva. A funo de compras tem por finalidade suprir as necessidades de materiais ou servios, planej-las quantitativamente e satisfaz-las qualitativamente no momento certo. Segundo Dias e Costa (2003), os objetivos do departamento de compras devem estar alinhados aos objetivos estratgicos da organizao como um todo e so definidos pelos autores como: adquirir bens ou servios na qualidade desejada, no momento preciso, pelo menor custo possvel e na quantidade desejada. O departamento de compras assume um papel importante quando se fala em negociao de preos com os fornecedores. Essa negociao determinar o preo final dos produtos, a competitividade e a lucratividade da empresa.

Segundo Bertaglia (2003), a gesto de compras uma tarefa crucial para a organizao e no se limita ao ato de comprar e monitorar, mas um processo estratgico que envolve custo, qualidade e velocidade de resposta. Para Viana (2000), por intermdio da globalizao da economia, as tendncias mundiais exigem postura dinmica e eficiente das empresas, as quais devem estar preparadas para reagir o mais rpido possvel s sinalizaes e tendncias do mercado, para que possam continuar sendo competitivas e eficazes. O objetivo do gerenciamento de compras identificar no mercado as melhores condies comerciais e tcnicas para a empresa, e execut-las atravs de procedimentos que permitam suprir as necessidades por meio de aquisio de materiais e/ou servios. Diante das definies em tese apresentado o caso da implantao da gesto estratgica de compras da Refinaria Landulfo Alves (Rlam), uma das 16 refinarias da Petrobras, sendo esta localizada na cidade So Francisco do Conde no Estado da Bahia, a primeira unidade de processamento de petrleo do Brasil. Os principais produtos da Rlam so: propano, propeno, gs de cozinha (GLP), nafta petroqumica, gasolina, querosene, querosene de aviao, leo diesel, parafina, leos combustveis e asfalto. No caso em apreo temos o conceito de cadeia de suprimentos de bens e servios definido pela Petrobras como sendo o conjunto de fatores que impactam todo o ciclo de vida do material, tais como: procedimento administrativo da compra, fabricao, logstica de transportes, estratgia de armazenamento, aplicao do material, servios relacionados aplicao do material e o efetivo descarte no final do ciclo de vida do material. O sistema de suprimentos da Petrobras orientado por normas e procedimentos em diferentes nveis hierrquicos de abrangncia que atua nos seguintes processos: Gesto de compras; Gesto de fornecedores; Gesto de demanda; Gesto de cadastro e padronizao de materiais e Gesto de logstica de materiais. Dentre os documentos normativos encontram-se as Condies de Fornecimento de Materiais (CFM) e as Condies de Reajustamento de Preo (CRP) que so documentos integrantes de todo instrumento contratual de compra de materiais da companhia. De acordo com Bertaglia (2003), qualquer ganho conseguido no processo de negociao na aquisio de materiais ou servios afeta diretamente os resultados da organizao. O autor sugere o modelo estratgico de obteno de materiais, destacando os principais passos a serem seguidos: a) identificar e classificar os gastos, organizando-os por categorias, identificando e estruturando como diretos e indiretos, quantitativamente e qualitativamente; b) organizar as categorias estabelecendo prioridades e identificar os benefcios e as oportunidades econmicas existentes; c) montar equipes de trabalho por categorias com o propsito de analisar as alternativas de obteno e efetuar as recomendaes necessrias; d) desenvolver estratgias de obteno por categorias observando a natureza do produto ou servio a ser obtido;

e) selecionar e identificar os fornecedores habilitados que podem prover um bom nvel de servio obedecendo os critrios de avaliao; e f) administrar o relacionamento com fornecedores monitorando os resultados, revisando os indicadores de desempenho, criando alternativas para ganhos mtuos. Para a Petrobras, a estratgia de compra tem como objetivo definir a melhor forma de contratao para a famlia de material, buscando a otimizao da cadeia de suprimento, assim como a reduo do volume de procedimentos de compra, atravs da implementao de ferramentas e estratgias inovadoras que visem reduo dos custos do processo de compra e sua maior agilidade. Para que tais objetivos sejam atingidos, a Petrobras reconhece que necessria a permanente integrao dos processos de Gesto de compra, Gesto de demanda e Gesto de Fornecedores, alinhada com os programas de investimentos e operaes das unidades de negcio. A seleo de fornecedores realizada atravs do seu arquivo, assim como a sua avaliao. Selecionado o fornecedor que atende s suas necessidades, o encarregado de compras efetua a tomada de preos, evitando aqueles que costumam no atender s condies acordadas na negociao. Para Bertaglia (2003), o processo de seleo de fornecedor no to simples, uma vez que a complexidade aumenta em funo das caractersticas do item a ser comprado. H trs caractersticas bsicas a serem consideradas na seleo de um fornecedor: preo, qualidade e nvel de servio. De acordo com Gurgel (2000), o processo de seleo de fornecedores comea com a avaliao das propostas e a aplicao dos seus critrios para indicar, enfim, o ganhador da concorrncia. A partir da, o fornecedor selecionado dever estar habilitado para atender as condies especificadas. Segundo Arnold (1999), h trs tipos de fontes de fornecedores, conforme segue: a) fonte nica: apenas um fornecedor est disponvel para atender as especificaes tcnicas, devido a patentes, deteno de tecnologia, etc; b) fonte mltipla: mais de um fornecedor para um item, a competio atravs da concorrncia provoca a queda dos preos e melhores servios; e c) fonte simples: deciso em selecionar um fornecedor para um item quando existem vrias fontes disponveis. A Petrobras mantm um cadastro nico de fornecedores de bens e servio no nvel corporativo, no qual esto especificados os requisitos de qualificao para fornecimento, o fornecedores qualificados, o nvel de inspeo de fabricao para cada fabricante e para cada grupo de mercadoria considerado crtico. Buscando identificar e manter relacionamentos colaborativos com fornecedores estratgicos em funo do volume e/ou da importncia do material e da complexidade do mercado fornecedor. mantido um cadastro de fornecedores, integrado por empresas nacionais e estrangeiras baseado em critrio de ingresso e permanncia constitudo pelas fases de qualificao tcnica, cadastramento e avaliao de desempenho.

Diante do exposto, verificou-se que o gerenciamento da cadeia de suprimentos de bens da Petrobras ocorre em dois nveis. O primeiro o nvel estratgico realizado por equipes multifuncionais onde so estabelecidos os processos e como esses devem funcionar e o segundo o nvel operacional onde as funes da estrutura organizacional realizam o processo como foi definido no nvel estratgico.

Referncias

ARNOLD, J. R. Tony. Administrao de materiais: uma introduo. So Paulo: Atlas, 1999. 521 p. BERTAGLIA, Paulo Roberto. Logstica: e gerenciamento da cadeia de suprimentos. So Paulo: Saraiva, 2003. 509 p. DIAS, Mario; COSTA, Roberto Figueiredo. Manual do Comprador: conceitos, tcnicas e prticas indispensveis em um departamento de compras. 3. ed. So Paulo: Edicta, 2003. 460 p. GURGEL, Floriano do Amaral. Logstica industrial. So Paulo: Atlas, 2000. 484p. MARTINS, Petrnio Garcia; ALT, Paulo Renato Campos. Administrao de materiais e recursos de patrimoniais. So Paulo: Saraiva, 2000. 353 p. VIANA, Joo Jos. Administrao de materiais: um enfoque prtico. So Paulo: Atlas, 2000. 448 p.

You might also like