You are on page 1of 9

Msica, juventude e subjetividade: culturalismo histrico possvel na formao de identidades

Albanisa Maria Assuno de Lima*

RESUMO A cultura escolar vem passando por um processo de fragmentao. O que se aprende dentro da sala de aula, atualmente, se configura como obedincia a autoridade do currculo, deixando de lado a forma como os(as) jovens pensam e enxergam o ensino de histria. Como instrumento pedaggico, a msica influencia na formao dos sujeitos, que constroem suas identidades a partir das relaes estabelecidas entre a produo do conhecimento histrico e a cultura musical. O seu uso ressignifica as linguagens didticas, compondo e afeioando sujeitos que compreendem a msica como inventiva de culturas, no como um subproduto da indstria musical. a partir deste engodo que a subjetividade vai dar ao indivduo a funo pragmtica do saber fazer, agir e pensar atravs dos costumes e valores culturais os quais ultrapassam as fronteiras do conhecimento histrico. Palavras Chaves: Msica, subjetividade e Ensino de Histria. A Msica e o ensino de Histria, uma confluncia possvel na formao de identidades. O que a musica? Se no um conjunto de modismos que reverencia um determinado pblico ou atende aos diferentes gostos musicais. Pode ser considerada tambm, um conjunto de valores com os quais os ouvintes dialogam, objetivando encontrar seus anseios e assim constituir uma nova identidade influenciada por desempenhos ritualsticos ou estilizados, na recreao ou em formas de protestos(THOMPSON, 2010:18). Esta prtica cultural vem sendo reproduzida mediante aos costumes e prticas culturais que se perpetuaram ao longo dos anos, modificando os gostos por vias das baladas populares ou concertos eruditos. Como o ensino de Histria vem passando por um processo de fragmentao, se faz necessrio, atender estes gostos, mesclando sua prtica metodolgica aos delineamentos imediatos das msicas ou ritmos musicais saindo da rotina curricular para atender as necessidades do indivduo nas transformaes, trabalhando na sala de aula as diferenas culturais, tnicas, polticas e sociais, partindo do pressuposto de que nas aulas de Histria
Graduada pela Universidade Estadual do Estado da Paraba e Especialista em Histria do Cotidiano, Brasil Sculo XX na mesma instituio. Docente pela Escola Estadual do Ensino Fundamental e Mdio Jos Soares de Carvalho, Guarabira PB e Pelo Instituto de Educao e Ps Graduao Educar LTDA e coordenadora Pedaggica do Colgio Santo Antnio GEO.
*

possvel trabalhar temas como diversidade cultural, cultura miditica, culto beleza, o papel da mulher na sociedade e o conceito de revoluo feminista, padres de beleza e esttica, o jovem como agente transformador, etc. As conjunturas conceituais deveriam compor um canal para articular o ensino de histria com base na realidade do aluno. Mas, o que se aprende dentro da sala de aula, se configura como obedincia autoridade do currculo e termina deixando de lado a forma como os jovens pensam e enxergam o ensino de histria. (...) para os estudantes, esta matria
escolar se apresenta como uma histria morta, sem sentido, que os leva, frequentemente, a interrogar seus professores e a si prprios, sobre o significado destes contedos em suas vidas ( NUNES, 2009: 02).

Com base no exposto, aceitamos como desafio epistemolgico do paradigma da educao, pensar com insistncia sobre a cultura que nos une, deixando de lado as diferenas culturais e sociais. Se no como construir uma unidade? Ou, qual ser o papel social do professor de histria? Ou ainda, para que se fazer histria e trabalhar com a disciplina de Histria, se no h possibilidades de articulaes com as diferentes linguagens e diferentes fontes? Estas indagaes nos permitem perceber que a prtica do historiador vai alm da sala de aula, ela rompe fronteiras e rompe com o senso comum, ouvindo os jovens, procurando saber o que pensam como se relacionam com a cultura musical. A msica simboliza uma memria social, focada nos valores, gostos e interesses musicais, porque a msica transmite conhecimento, pedagogizando e ultrapassando as fronteiras do conhecimento histrico para reinventar um novo ser pensante, atravs de novos saberes Por conseguinte, este saber deveria corresponder aos pilares da educao no sentido de levar professor(a)/aluno(a) a compreenderem que os objetivos conceituais, procedimentais e atitudinais seja a chave, para que se possam responder as seguintes indagaes. Para que estudar Histria? Para que ela servir na minha vida profissional? Para que lembrar o passado se de nada me servir no presente? Estes questionamentos so corriqueiros na sala de aula geralmente no incio do ano letivo, quando se inicia a base terica ou os objetivos conceituais do componente curricular. Porm o(a) professor (a) como mediador(a) deve tratar estes condicionamentos da seguinte maneira: no mbito da metodologia da Histria que o(a) docente tem repertrio de procedimentos, os mais variados, de acordo com o domnio da Histria ou tema que se for ensinado, que poder utilizar em suas atividades com seus (sua s) alunos(a)s. (SILVEIRA, 2008: 19 - 20).

A confluncia que se estabelece entre o ensino de histria e a msica constitui de modo geral as representaes de diferentes povos, diferentes culturas e a partir desse

encontro podemos perceber o legado social que se estabelece nesta aldeia global que a msica. Diante dessa fuso cultural, apreendemos diversos tipos de comportamento, visto como um conjunto de procedimentos ajustvel tanto ao homem, a mulher e ao mundo externo. Este comportamento por sua vez vai moldar o carter do indivduo, construindo assim um paradoxo no sentido de formar( educar) e rebelar (se tornar rebelde). Todavia, esta identidade se define do ponto de vista intelectual com esforo, para se compreender o que a musica, o que ela representa para cada segmento social e assim estabelecer relaes, nas informaes das letras musicalizadas, dialogando com o Ensino de Histria. Viabilizando os procedimentos metodolgicos basta integrar aos contedos

programticos a transversalidade sugerida pelos (PCN`s), quando prope:


Utilizar as diferentes linguagens verbal, musical, matemtica, grfica, plstica e corporal- como meio para produzir expressar e comunicar suas idias, interpretar e usufruir das produes culturais em contextos pblicos e privados atendendo a diferentes atenes e situaes de comunicao.(PCNs ,1998: 07)

So estas linguagens, que permitir articular a linguagem musical na sala de aula, trabalhando de modo geral, o individual e o humano, a objetividade e a subjetividade, a incluso e a excluso, os valores morais e culturais que permeiam o mundo social do alunado na sala de aula. Para apreender tais procedimentos, preciso entender as diferentes linguagens culturais, presentes, sobretudo no cotidiano da escola e fora dela. E, como a cultura vem sendo o engodo para a educao contempornea principalmente a cultura popular, cabe lanar mo deste atributo que traduz as relaes humanas tendo em vista a abrangncia dos fatos que sucedem a objetividade e a subjetividades.
Essa cultura de massa produz, exatamente, indivduos: indivduos normalizados, articulados uns aos outros segundo sistemas hierrquicos, sistema de valores, sistemas de submisso (...) no somente uma produo de subjetividade individuada-subjetividade dos indivduos- mas uma produo de subjetividade social, uma produo da subjetividade que se pode encontrar em todos os nveis da produo e do consumo (GUATARRI, 1986: 16).

A logicidade que se tem, quando analisamos como subjetivo, compreendemos que o simblico que vai construir os conceitos de valores, costumes, desejos. E a musicalidade, em muito influenciar na forma de pensar e agir, sobretudo dos jovens, que constroem suas identidades, a partir das relaes que se estabelecem entre a cultura musical e a escola embora que provisoriamente. Por este motivo, Guattari, observa nestes valores a subservincia, causada pela sociedade de consumo. Sendo assim:
[...] A uma produo racionalizada, expansionista alm de centralizada, barulhenta e espetacular, corresponde outra produo, qualificad a de consumo: esta astuciosa, dispersa, mas ao mesmo tempo ela se insinua ubiquamente, silenciosa e quase invisvel, pois no se faz notar com produtos prprios, mas nas maneiras de empregar os produtos impostos por uma ordem econmica dominante. (CERTEAU, 1994: 39).

A msica se insere nesta produo imposta pela cultura de consumo e aceita pela cultura de massa. Esta praxe consensual na medida em que o carter do individuo moldado por estas objetividades. O Ensino de Histria, como grande condutor dos distintos olhares, deve utilizar o espao escolar como campo de mltiplos saberes, e a sala de aula, como lcus de vivncia e construo dos conhecimentos socioculturais, objetivando ensinar e instrumentalizar estes conhecimentos atravs da Histria Ensinada. Assim, pensar a cultura musical como artefato histrico cultural compreender que a msica uma linguagem didtica que realiza uma discusso em torno da formao do sujeito a partir de suas atividades culturais. A msica na formao do carter, uma praxe da juventude mediada pela subjetividade. O Ensino de Histria no pode mais ser entendido e praticado como uma extenso do currculo, tampouco como reprodutor dos manuais didticos. preciso perceber que os (as) jovens aprendem no com os que os (as) historiadores( as) escrevem, mas, com a Histria vivenciada, praticada, construda compreendendo por histria, toda e qualquer forma de manifestao da humanidade bem como toda sua prtica social relacionando passado e presente para se constituir um futuro. Para os jovens de hoje, compreender o Ensino de Histria como base para sua formao, requer do profissional de Histria uma metodologia que norteie as perspectivas destes jovens de maneira que ele saiba diferenciar a relao entre histria refletida ( aprender a conhecer) e a histria vivida (aprender a conhecer). Por outro lado, se faz necessrio

perceber que no h frmula mgica nem receita terica que substituam a reflexo e a perspiccia do professor em relao aos alunos (NAPOLITANO, 200 3: 21)
A histria conhecimento comunga da ideia de que tudo Histria. Assim, o Ensino

de Histria atualmente, desafia o educador a buscar mecanismos que antecipa o processo de aprendizagem do jovem, no sentido de que este jovem, interfere/representa/apresenta o que esta sendo desenvolvido na cultura. Automaticamente, ele passa a se identificar, apreendendo suas afirmaes dentro desta musicalidade por ele absorvida. Sendo assim, ser oportuno lanar mo da cultura sonora para trabalhar a histria na sala de aula como vis condutor do processo ensino aprendizagem que viabiliza a formao do jovem como constituinte do seu prprio saber. Por conseguinte, na msica, o(a) jovem trilha caminhos os quais na sua percepo, ele reconstri seu mundo ( no sentido micro) ou um novo universo, ( no sentido macro). Assim, isolando-se ou compartilhando a musicalidade o( a) jovem se identifica na letra, na melodia, na batucada e passa a absorver estas msicas e fazem dela sua leitura de mundo. o jovem se identificando na subjetividade dos fatos e se construindo como ser que se manifesta atravs de vrios olhares. o mundo da msica, a destreza pelo ouvir, captar e absorver que leva esta juventude a problematizar seu cotidiano, a sociedade, a poltica e o meio no qual ele se insere. Com isto, a juventude passa a ser respeitada como construtores(as) e sensibilizadores(as) musicais. o imediatismo da msica que os coloca frente a uma gama de acontecimentos geradores de novos saberes, partindo do pressuposto de que se a msica mexe com suas sensibilidades, eles(as) logo so levados a pensar no como pensa a sociedade, mas, a partir do que ele consegue apreender ouvindo msicas e tecendo imagens( NUNES, 2009:02) . E estes desafios, so fundamentais quando eles se indagam para que saber sobre o passado. Os antroplogos acreditam que devemos mergulhar no desconhecido para entender o prprio mundo, a juventude j faz isso e a juventude vivencia isso no seu contato com outro, com a msica, ento porque no levar este desconhecido quando se trata de aplicar a msica no Ensino de Histria para sala de aula? Estas discusses em torno da musicalidade em sala de aula, (...) servem para perceber a construo de um papel paradigmtico para os homens. Embora os homens representados nas canes, no fossem espelhos de todos os homens da poca(SOUZA, 2008: 31). Como se percebe, a Histria situa-se dentro de um contexto amplo que envolve pocas, momentos histricos sociais. Cada acontecimento na histria de um jovem representa uma satisfao ou deveria ser, principalmente quando se trata da governabilidade de um

Estado ou Nao. Quando o contrrio acontece, surge nas letras das msicas um sentimento de revolta ou desabafo moral. um momento que pautamos nossa reflexo sob uma legenda construda por sujeitos que interfere indiretamente na problemtica social. Estes interlocutores, muitas das vezes so marginalizados, e boa parte das letras musicais mostra claramente isto, a exemplo do Hip Hop:
Estes estilos constituem espaos privilegiados dos jovens como sujeitos sociais, funcionando como articuladores de identidades e referencias na elaborao de

projetos individuais e coletivos, alm de colocar na cena pblica a diversidade e as contradies vividas pela juventude das camadas populares ( DAYRELL, 2005:4041)

Com isso, importante percebermos que a msica, mesmo trabalhando com a subjetividade do sujeito, permite uma troca cultural bastante relevante, formando uma cultura homognea, a exemplo de forr mercadolgico, da lambada, antes tocados para as classes menos favorecida, nordestina e moradores de favelas. Hoje, tais ritmos fazem parte das baladas (na linguagem da juventude) de vrias classes sociais em diferentes regies do pas. O prprio hip hop, quando ele comeou a ser introduzido no Brasil, na dcada de 90, era visto para a maioria da populao como indigesto ao gosto musical e para sua apropriao como produto cultural na circulao mercadolgica. Essa feio musical passa por novas embalagens a fim de torn-lo palatvel e com isso, atender um pblico mais amplo.. Este mecanismo foi necessrio devido ao fato da constituio deste elemento musical provir da periferia, onde o preconceito para este segmento social bastante introjetado na maioria dos brasileiros. Por isto, antes de qualquer introduo para o trabalho com a msica se faz necessrio, responder as seguintes perguntas: Quem comps a msica? Quando foi introduzida no mercado? Onde aconteceu a idealizao da letra? Como ela foi pensada? (referindo-se ao contexto social das pocas) Por que ela foi produzida naquela poca ou nessa poca? Qual pblico pretende-se ou pretendeu atingir? Lembrando que nenhum documento neutro, logo, h sempre uma inteno por trs de cada composio, uma vez que a msica tenciona atingir determinado pblico. possvel perceber, quando um jovem estilizado apresenta seu mundo, logo ele imitado. Por isto, pensar a msica como instrumento didtico, uma vez que esta uma grande

influncia na vida do jovem, logo contribuir para constituir novos sujeitos, partindo da premissa de que o Ensino de Histria no s um reduto de tempos, de pocas, mas, sobretudo, de cultura, que envolve uma categoria social, que acredita ser a msica rica e produtiva para suas intenes ou objetivos. Contudo, acha-se necessrio pensar a constituio da msica no como algo universal, mas sim, conceber a cano inserida em um contexto social, parte constituinte dele (DUARTE, 2000: 187). Problematizando a musica na disciplina de Histria. Ouvir msica faz o jovem entrar em contato com ele mesmo de forma bastante profunda. Esta instrospecao contribui para formao do carter. Muitos valores podem deixar de fazer sentido ao longo da vida acadmica destes jovens, no entanto, a msica ser sempre o caminho para novas leituras. Por este motivo, partimos destes questionamentos para trabalhar a msica na sala de aula: Como fazer? Quais as abordagens metodolgicas devem introduzir a msica? Qual musica contextualizar com o contedo trabalhado em sala de aula? Como conectar as idias dos contedos com o contexto musical? Estas questes so fronteirias e faz parte do professor (a) quanto este(a) tenta elucidar novas discusses. Contudo, percebemos a musica da seguinte maneira: como elemento subjetivo dinmico, por isto, propomos introduzi-la como contexto histrico social, uma vez que esta seja um elemento histrico cultural promovedor da afetividade constitutiva do sujeito. No existe uma frmula pronta para abordar a msica na sala de aula. O professor como condutor do processo ensino aprendizagem, sabe o momento de fazer a inferncia nos contedos aplicados aos alunos. Ao trabalhar A seca no Nordeste: a msica um

condicionante para adentrar no contedo e poder levar o jovem a compreender melhor seu territrio, assim como tambm entender o processo de imigrao do nordeste para outras regies do pas. Vrias msicas, vo contextualizar o assunto, como se percebe nos exemplos: Asa Branca (1946) cantada por Luiz Gonzaga, Aquarela nordestina (1958) a qual vrios cantores a interpretou, A triste partida (1978) de Patativa do Assar. Tantas msicas podem levar o aluno a perceber que a histria no se limita apenas ao livro didtico ou as exposies montonas que acontece com frequncia na sala de aula. A mesmice produz uma antipatia pela disciplina e muitas vezes este fator pode gerar conseqncias tambm na vida acadmica do profissional

de Histria. Para que se possam evitar tais constrangimentos prope-se a msica como metodologia para fugir da rotina, no como subterfgio aos problemas oriundos da sala de aula. Consideraes Finais A msica como documento, precisa ser discutida, para que se compreenda a sua pretensa objetividade. Como instrumento didtico, necessita ser analisada considerando que sua abordagem deve ser mais que mera distrao nas aulas de histria. Precisa ser instigada, problematizada, mostrando sua relao com o contedo trabalhado. Para atender aos conceitos que orienta o oficio do Historiador, preciso compreender a hermenutica da cultura e do cotidiano nas prticas que organiza sua metodologia. Na sala de aula, o sujeito a juventude, mediada pela constituio de identidades. Compreendendo que todas as classes e/ou grupos escrevem suas respectivas autobiografias coletivas. A Histria a maneira pela qual as pessoas criam, em parte, suas identidades. ( JENKINS, 2004: 42). Sendo assim, utilizar a msica como recurso didtico uma forma criativa de desvelar as adversidades culturais presentes no cotidiano dos jovens de modo informal e subjetivo, porm, as representatividades musicais possibilitam a construo de temporalidades a partir das significaes que a musica proporciona. Propondo por este meio, importante ferramentas de aprendizagens que eleva o trabalho do professor na sala de aula.

REFERENCIAS

CERTEAU, M. de. A inveno do cotidiano: 1, Artes de fazer. Petrpolis: Vozes, 1994. DAYRELL,Juarez. A msica entra em sena: o rap e o funk na socializao da juvenude. Belo Horizonte: ED.UFMG, 2005. DUARTE, Geni Rosa. Histria e Msica. In: CATTELAN, J. C. e VON BORSTEL, C. N. (orgs). Anais da 5 JELL Jornada de Estudos Lingsticos e Literrios. UNIOESTE, Marechal Cndido Rondon, novembro de 2002.

GUATTARI, Felix e ROLNIK, Sueli. Micropoltica: cartografias do desejo. Petrpolis: Vozes, 1986. JENKINS, Keith. A Histria repensada. So Paulo: Contexto, 2004. NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. So Paulo: Contexto, 2003 NUNES, Maringela Vasconcelos . OUVINDO MSICAS: TECENDO SUJEITOS E CONTANDO HISTRIAS, UEPB, 2008. Parmetros curriculares nacionais : terceiro e quarto ciclos: apresentao dos temas transversais / Secretaria de Educao Fundamental. Braslia : MEC/SEF, 1998. 436 p. SILVEIRA, Rosa Maria Godoy. Teoria-Metodologia e ensino da Histria: Uma confluncia Necessria. In, Histria Ensinada: Linguagens e abordagens para a sala de aula/Martinho Guedes dos Santos Neto (org). Joo Pessoa: Idia, 2008. SOUZA, Antnio Clarindo Barbosa de. POR UM REAL DE AMOR: representaes da prostituio na MPB. 1 edio; Campina Grande: EDUFCG; 2008. THOMPSON, E. P. Costumes em comum. So Paulo: Companhia das Letras, 1998.

You might also like