You are on page 1of 10

Visto:

MAGISTRIO BIOLOGIA

CONCURSO DE ADMISSO 2008 ao CFO/QC - 2009

_________________ Diretor de Ensino

PAG - 1

3. MAGISTRIO BIOLOGIA

Os aminocidos so agrupados e diferenciados por suas cadeias laterais. Sobre os aminocidos e suas cadeias laterais, pode-se afirmar que: (A) (B) (C) (D) (E) a serina apresenta cadeia lateral carregada positivamente. a glutamina apresenta cadeia lateral carregada negativamente. a alanina apresenta cadeia lateral hidrofbica. a lisina apresenta cadeia lateral carregada negativamente. a metionina apresenta cadeia lateral carregada positivamente.

QUESTO NICA 10,000 pontos distribudos em 50 itens Marque no carto de respostas a nica alternativa que responde de maneira correta ao pedido de cada item. 1. Analise as afirmativas abaixo. I. II. III. IV. Na atualidade, bactrias apresentam cromossomo nico e circular. Na atualidade, algumas bactrias so capazes de realizar autotrofia. Organelas possuem DNA prprio, nico e circular. Organelas apresentam capacidade de auto-duplicao. 5. 4.

Analise as alternativas sobre as clulas procariontes e eucariontes, colocando entre parnteses a letra V, quando se tratar de alternativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de alternativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqncia correta. ( ) As clulas eucariontes possuem histonas ligadas ao seu DNA. ( ) O material gentico das clulas procariontes est separado dos outros constituintes celulares. ( ) As bactrias so clulas procariontes. (A) (B) (C) (D) (E) VVV VFV FFV FVF FFF

As afirmativas anteriores so evidncias de que essas organelas: (A) (B) (C) (D) (E) 2. teriam, no passado, dado origem s clulas procariticas. e as clulas procariticas possuem ancestral comum. so clulas procariticas englobadas e modificadas. indicam que as clulas eucariticas geraram as procariticas. sugerem que esto se tornando clulas procariticas.

Analise as afirmativas sobre o Retculo Endoplasmtico, colocando entre parnteses a letra V, quando se tratar de alternativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de alternativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqncia correta. ( ) O retculo endoplasmtico rugoso abundante em fibroblastos e clulas acinosas do pncreas. ( ) O retculo endoplasmtico rugoso abundante nas clulas hepticas atuando sobre substncias txicas como o lcool etlico. ( ) A enzima glicose-6-fosfatase encontrada no retculo endoplasmtico liso e no retculo endoplasmtico rugoso, sendo importante para a hidrlise do glicognio. (A) (B) (C) (D) (E) VVV VFV FFV FVF FFF

Assinale a alternativa que apresenta uma das etapas da evoluo da clula eucaritica. (A) Filamentos axiais. (B) Cromossomos circulares. (C) Peptideoglicano. (D) Vesculas digestivas. (E) Mesossomo.

Visto:
MAGISTRIO BIOLOGIA

CONCURSO DE ADMISSO 2008 ao CFO/QC - 2009

_________________ Diretor de Ensino

PAG - 2

6.

Sobre o citoesqueleto, correto afirmar que: (A) uma organela presente nas clulas eucariticas. (B) uma estrutura composta de filamentos proteicos presente nas clulas procariticas. (C) composto pelos filamentos intermedirios, microtbulos e filamentos de actina. (D) a parte da clula procaritica responsvel pelos movimentos do flagelo. (E) constitudo de enzimas e carboidratos presentes na superfcie da clula eucaritica.

9.

Analise as afirmativas em relao duplicao do DNA, colocando entre parnteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqncia correta. ( ) Na duplicao do DNA, a enzima DNA polimerase catalisa a adio de nucleotdeos na extremidade 5 de cada fita. ( ) O complexo de duplicao do DNA est em um local fixo e o DNA passado por ele na replicao. ( ) A DNA helicase desenrola a dupla-hlice, e as fitas-molde so estabilizadas por outras protenas. ( ) Pela ao da DNA polimerase, a fita-lder aumenta continuamente na direo 3 para 5 at que a duplicao naquele trecho de DNA seja completada. (A) V V V F (B) F F V F (C) V F F V (D) F F F V (E) F V V F

7.

O caritipo a representao: (A) das anomalias genticas de uma espcie. (B) dos genes de uma espcie. (C) da seqncia de DNA de uma espcie. (D) dos cromossomos de uma espcie. (E) do genoma de uma espcie.

8.

Analise as afirmativas em relao s divises celulares, colocando entre parnteses a letra V, quando se tratar de alternativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de alternativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqncia correta. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Na metfase da mitose, ocorre o alinhamento dos cromossomos. A metfase I e a metfase da mitose so idnticas. Na anfase I, ocorre a separao dos cromossomos homlogos. Na anfase II, ocorre a separao das cromtides-irms. A anfase II e a anfase da mitose so idnticas.

10. Analise as afirmativas quanto expresso gnica e, a seguir, assinale a alternativa que relaciona os processos s suas caractersticas. PROCESSOS 1. Transcrio 2. Traduo ( ( ( ( (A) 1 1 2 1 (B) 2 1 2 2 (C) 2 2 1 1 (D) 1 1 2 2 (E) 1 2 2 1 CARACTERSTICAS ) Nos seres procariotos ocorre no citoplasma. ) O produto pode ser uma molcula de RNAr, ou RNAm, ou RNAt. ) O molde uma molcula de RNAm. ) A enzima que realiza a RNApolimerase.

(A) V F V V V (B) F V F V V (C) F F V F F (D) V F V F F (E) V F F F V

Visto:
MAGISTRIO BIOLOGIA

CONCURSO DE ADMISSO 2008 ao CFO/QC - 2009

_________________ Diretor de Ensino

PAG - 3

11. Uma das aplicaes diretas da Lei de Mendel : (A) a sndrome de Down. (B) a herana polignica. (C) os distrbios mentais. (D) a herana do albinismo. (E) a herana do tipo sanguneo. 12. Analise as alternativas segundo a segunda Lei de Mendel, colocando entre parnteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqncia correta. ( ( ( ( ) Os cruzamentos dibridos so aqueles feitos entre pais que so duplos homozigotos. ) Quatro fentipos diferentes aparecem na F2 em uma razo de 9:3:3:1. ) Na produo dos gametas, os alelos se separam e cada gameta recebe um membro de cada par de alelos. ) A mitose responsvel pelo agrupamento independente dos alelos.

14. Em relao s alteraes cromossmicas e suas caractersticas, associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a seqncia correta. ALTERAES CROMOSSMICAS 1. Sndrome de Down 2. Sndrome de Turner 3. Sndrome de Klinefelter 4. Sndrome do cromossomo X frgil ( ( ( CARACTERSTICAS ) Retardo mental causado por falhas cromossmicas que surgem no mesmo ponto do cromossomo. ) Hipogonadismo puberal decorrente de uma aneuploidia dos cromossomos sexuais. ) As gnadas so substitudas por fitas fibrosas decorrente de anomalias, como o isocromossomo de brao longo.

(A) 1 2 3 (B) 1 4 2 (C) 2 3 4 (D) 3 4 2 (E) 4 3 2 15. Considerando uma espcie com nmero cromossmico igual a 16; preencha as lacunas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqncia correta. Uma clula somtica de um indivduo dessa espcie apresenta ________ cromossomos enquanto que sua clula gamtica, apresenta ___________ cromossomos. Caso suas clulas somticas entrem em _____________ para renovar um tecido, durante metfase, sero encontrados ____________ cromossomos, cada um com _____________ cromtides-irms. (A) 16 8 meiose 8 2 (B) 8 16 mitose 16 3 (C) 16 8 meiose 16 2 (D) 8 16 meiose 16 4 (E) 16 8 mitose 16 2

(A) F F V V (B) V V F V (C) F V F F (D) V F V F (E) V F F V 13. A compatibilidade sangnea determinada por um conjunto de trs alelos, em um locus, que determinam antgenos diferentes na superfcie das clulas vermelhas do sangue. Esse fenmeno chamado de: (A) epistasia. (B) heterose. (C) dominncia incompleta. (D) dominncia completa. (E) co-dominncia.

Visto:
MAGISTRIO BIOLOGIA

CONCURSO DE ADMISSO 2008 ao CFO/QC - 2009

_________________ Diretor de Ensino

PAG - 4

16. Sobre a ovognese e a influncia dos hormnios nesse processo, pode-se afirmar que: (A) o desenvolvimento inicial do folculo determinado pela presena do hormnio folculo estimulante. (B) em resposta estimulao do folculo, pelo hormnio folculo estimulante, as clulas da granulosa produzem progesterona. (C) os folculos secundrios imprimem presses sobre a parede do ovrio fazendo salincias no mesmo. (D) h uma grande depresso nos nveis de hormnio luteinizante imediatamente antes da ovulao. (E) as clulas da teca interna possuem receptores para o hormnio luteinizante, que em resposta ao deste hormnio, produzem andrgenos. 17. Em relao aos rgos do corpo e suas camadas germinativas, associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a seqncia correta. RGOS DO CORPO 1. Encfalo 2. Bexiga 3. Rins 4. Corao (A) 1 2 3 (B) 2 3 4 (C) 3 4 2 (D) 4 1 2 (E) 1 4 3 ( ( ( ) ) ) CAMADAS GERMINATIVAS Ectoderma. Mesoderma lateral. Mesoderma intermedirio.

18. Quais dos seguintes tecidos vegetais so ditos simples, ou seja, formados por um nico tipo de clulas? (A) colnquima, esclernquima e floema. (B) parnquima, xilema e floema. (C) parnquima, esclernquima e floema. (D) parnquima, esclernquima e colnquima. (E) xilema, esclernquima e colnquima. 19. Os oligodendrcitos so clulas da glia responsveis pela: (A) defesa do sistema nervoso. (B) constituio da barreira hematoenceflica. (C) produo de mielina no sistema nervoso central. (D) produo de mielina no sistema nervoso perifrico. (E) produo do lquido cefalorraquidiano. 20. Os quatro tipos bsicos de tecido que compem o corpo humano so: (A) (B) (C) (D) (E) cartilaginoso, sseo, muscular e nervoso. cartilaginoso, adiposo, conjuntivo e nervoso. conjuntivo, epitelial, muscular e nervoso. conjuntivo, adiposo, sseo e cartilaginoso. conjuntivo, epitelial, adiposo e sseo.

21. O fato do tecido epitelial de revestimento estar apoiado em tecido conjuntivo e apresentar reduzida espessura justifica-se pela(s): (A) presena de queratina que impermeabiliza as clulas, ficando o tecido conjuntivo responsvel pela sustentao do epitlio. (B) ausncia de vasos sangneos, que resulta em nutrio obrigatria por difuso a partir do tecido conjuntivo subjacente. (C) funo desses epitlios ser meramente revestidora. (D) funes do tipo impermeabilizao e absoro. (E) rede de vasos capilares que irriga abundantemente esses epitlios e que abastece ainda, por difuso, o tecido conjuntivo subjacente.

Visto:
MAGISTRIO BIOLOGIA

CONCURSO DE ADMISSO 2008 ao CFO/QC - 2009

_________________ Diretor de Ensino

PAG - 5

22. Em relao s plantas monocotiledneas e eucotiledneas, pode-se afirmar que: (A) (B) (C) (D) (E) as nervuras das plantas monocotiledneas geralmente so paralelas. as palmeiras e orqudeas so exemplos de eucotiledneas. os feixes vasculares no caule das monocotiledneas esto dispostos em anel. so monofilticas. poucas espcies de plantas com flores pertencem s categorias de plantas monocotiledneas ou eucotiledneas.

26. O surgimento do mnio favoreceu: (A) a conquista do meio terrestre. (B) a reproduo em larga escala. (C) o acasalamento em qualquer poca do ano. (D) a explorao mais eficiente do meio aqutico. (E) maior dependncia em relao gua. 27. Os fatores limitantes da fotossntese so: (A) (B) (C) (D) (E) estmatos, gua e luz. gases dissolvidos, gua e luz. estmatos, clorofila e gua. gua, luz e nutrientes. gua, luz e gases dissolvidos.

23. O crtex cerebral apresenta diversas reas funcionais que foram mapeadas mediante a aplicao de estmulos eltricos. A rea sensitiva primria localiza-se: (A) no giro pr-central do lobo frontal. (B) na poro posterior do lobo occipital. (C) na superfcie medial do lobo temporal. (D) no giro temporal superior. (E) no giro ps-central do lobo parietal. 24. Qual dos seguintes rgos comum aos sistemas urinrio e genital masculino? (A) Ureter. (B) Uretra. (C) Ducto eferente. (D) Glndulas bulbo-uretrais. (E) Vesculas seminais. 25. Em relao s clulas sangneas, pode-se afirmar que: (A) os glbulos brancos podem ser eritrcitos, neutrfilos, eosinfilos ou basfilos. (B) os linfcitos so comuns ao sangue e ao sistema imune. (C) os moncitos so tipos comuns de glbulos vermelhos. (D) os eosinfilos e os neutrfilos so clulas que transportam o oxignio. (E) os leuccitos juntamente com os eritrcitos defendem o organismo de infeces.

28. Analise as afirmativas abaixo em relao s secrees gstricas, colocando entre parnteses a letra V quando se tratar de alternativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de alternativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqncia correta. ( ) ( ) ( ) A secreo gstrica possui as fases ceflica, gstrica e intestinal. O pepsinognio convertido em pepsina mediante a ao do cido clordrico. O hormnio gastrina determina a formao de um suco gstrico mais cido.

(A) V V V (B) V F V (C) F F F (D) F V F (E) F F V

Visto:
MAGISTRIO BIOLOGIA

CONCURSO DE ADMISSO 2008 ao CFO/QC - 2009

29. Em relao ao processo de fixao do nitrognio, correto afirmar que: (A) a nitrogenase atua neste processo em condies aerbicas. (B) as bactrias do gnero Rhizobium fixam nitrognio vivendo livremente. (C) sob a ao da nitrogenase o nitrognio convertido em amnia. (D) a protena leg-hemoglobina produzida pela bactria do gnero Rhizobium fundamental para fixao do nitrognio. (E) o contedo de nitrognio do solo diminui com o plantio de plantas leguminosas como ervilha e soja. 30. A polinizao das flores e a disperso das sementes so, respectivamente, exemplos de: (A) (B) (C) (D) (E) predao e parasitismo. competio interespecfica e competio intra-especfica. mutualismo e mutualismo. competio intra-especfica e competio interespecfica. parasitismo e parasitismo.

32. Em relao ao bioma Tundra, analise as afirmativas abaixo colocando entre parnteses a letra V, quando se tratar de alternativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de alternativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqncia correta. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) O solo permanece congelado a maior parte do ano. Sua fisionomia de floresta. Seu solo pobre em nutrientes. O inverno rigoroso. Possui o boi almiscarado como um representante da fauna. VFFVF VFVVV FVVFV VVFVV FVFFF

_________________ Diretor de Ensino

PAG - 6

(A) (B) (C) (D) (E)

33. Analise o grfico abaixo, colocando entre parnteses a letra V quando se tratar de alternativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de alternativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa com a seqncia correta. tamanho populacional

31. Analise as afirmativas abaixo sobre os fatores abiticos presentes no ambiente, colocando entre parnteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqncia correta. ( ( ( ( ) ) ) ) A concentrao de ons hidrognio afeta os sistemas ecolgicos. O carbono e o hidrognio esto intimamente envolvidos nas transformaes biolgicas da energia. A gua a fonte primria de energia para a biosfera. O ambiente trmico proporciona diversas vias de ganho e perda de calor.

tempo
( ( ( ( ) ) ) ) Inicialmente a taxa de natalidade maior do que a taxa de mortalidade. No primeiro momento, o crescimento exponencial. Quando o equilbrio alcanado, a competio intensa. Espcies que demonstram esse tipo de crescimento populacional apresentam cuidados parentais. VFVF VVVV FVVF VFFV FFVV

(A) F F V V (B) F F F V (C) V F V F (D) V V F F (E) V F F V (A) (B) (C) (D) (E)

Visto:
MAGISTRIO BIOLOGIA

CONCURSO DE ADMISSO 2008 ao CFO/QC - 2009

34. Os carnvoros apresentam tipicamente: (A) (B) (C) (D) (E) molares pontiagudos. caninos e incisivos bem desenvolvidos. pr-molares cortantes e achatados. tubo digestivo longo. associaes com microrganismos para digerir o excesso.

_________________ Diretor de Ensino

PAG - 7

37. Conforme os ecossistemas mudam, algumas espcies desaparecem e outras assumem seus lugares. Esta substituio de espcie, numa taxa relativamente baixa, conhecida como: (A) (B) (C) (D) (E) extino macia. extino de fundo. extino antrpica. fragmentao. endemismo.

35. Complete as lacunas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqncia correta. As transformaes energticas em sistemas biolgicos acontecem principalmente no curso das reaes de oxidao-reduo. Um oxidante uma substncia que _______________ eltrons; um redutor aquele que _______________ eltrons. Ao ser reduzido, um tomo _______________ energia junto com os eltrons que ele _______________; ao ser oxidado, um tomo _______________ energia junto com os eltrons que ele _______________. (A) (B) (C) (D) (E) aceita doa perde doa ganha aceita. perde ganha perde doa ganha aceita. perde ganha ganha perde ganha ganha. aceita doa ganha aceita libera cede. aceita doa perde ganha libera cede.

38. Sobre os pressupostos essenciais que devem ser considerados para o equilbrio de Hardy-Weinberg, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta. I. II. III. IV. V. (A) (B) (C) (D) (E) Os cruzamentos so ao acaso. O tamanho da populao pequeno. No existe migrao entre diferentes populaes. O efeito de mutao deve ser considerado. A seleo natural afeta os alelos que esto sendo considerados. Somente I e III esto corretas. Somente I, III e V esto corretas. Somente II e III esto corretas. Somente III, IV e V esto corretas. Somente IV e V esto corretas.

36. Analise as afirmativas sobre os biomas terrestres, colocando entre parnteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqncia correta. ( ( ( ) Duas grandes abordagens para classificao de biomas so a de zona climtica de Walter e a simplificada de vegetao de Whittaker. ) As zonas de biomas climticos esto divididas em tropicais, temperadas, boreais e polares, de acordo com as suas latitudes norte e sul do Equador. ) Os sistemas aquticos no so classificados como biomas porque no possuem o equivalente vegetao terrestre. FFF FVF FVV VVF VVV

39. Considerando as analogias e homologias, relacione a coluna da direita com a da esquerda, a seguir, assinale a alternativa que contm a seqncia correta. 1. Analogia 2. Homologia (A) (B) (C) (D) (E) 1122 2212 2221 1211 2122

( ( ( (

) ) ) )

Indicam parentesco entre as linhagens. Sugerem irradiao adaptativa. Apresentam as funes semelhantes. Possuem a mesma origem embrionria.

(A) (B) (C) (D) (E)

Visto:
MAGISTRIO BIOLOGIA

CONCURSO DE ADMISSO 2008 ao CFO/QC - 2009

_________________ Diretor de Ensino

PAG - 8

40. Em relao s teorias de Darwin, associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a seqncia correta. 1. O ancestral comum 2. Multiplicao das espcies 3. Gradualismo 4. Seleo natural ( ( ( ) Cada nova gerao colocada prova pelas condies ambientais em que vive, os mais aptos sobrevivem e procriam. ) As espcies vivas tendem a se diferenciar com a passagem das eras. ) As populaes se diferenciam lentamente, de gerao em gerao, at que novas espcies surjam.

42. Em relao ao tipo de especiao e suas caractersticas, associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a seqncia correta. TIPO DE CARACTERSTICAS ESPECIAO 1. Aloptrica 2. Simptrica 3. Paraptrica ( ( ( ( ( (A) (B) (C) (D) (E) 13223 23123 32113 31223 21331 ) O isolamento reprodutivo desenvolve-se em populaes adjacentes na ausncia de uma barreira geogrfica. ) Subdiviso de um conjunto gnico quando os membros da espcie-filha no esto separados geograficamente da espcie-me. ) Resultante quando uma populao dividida por uma barreira geogrfica. ) Ocorre quando alguns membros de determinada populao cruzam uma barreira e formam nova populao. ) Para que ocorra, a seleo natural deve ser muito mais forte do que o fluxo gnico.

(A) 3 2 1 (B) 2 4 3 (C) 4 2 3 (D) 4 3 2 (E) 2 4 1 41. Analise as afirmativas sobre taxonomia, colocando entre parnteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqncia correta. ( ( ) Um grupo de espcies monofiltico inclui a espcie ancestral e todos os seus descendentes. ) Um grupo cujas espcies-membros so todos descendentes de um ancestral comum, mas que no contm todas as espcies descendentes desse ancestral, chamado de grupo polifiltico. ) Um grupo que inclui espcies que surgiram de dois ou mais ancestrais imediatos diferentes chamado de grupo parafiltico. VVF FFV VFF VVV FFF

43. As radiaes evolutivas acontecem quando: (A) (B) (C) (D) (E) as taxas de especiao se igualam entre as linhagens de organismos. as taxas de especiao diferem entre as linhagens de organismos. a taxa de extino supera a taxa de especiao. a taxa de especiao supera a taxa de extino. a taxa de especiao se iguala a taxa de extino.

44. Assinale a alternativa cujas classes pertencem ao Filo Arthropoda: (A) (B) (C) (D) (E) (A) (B) (C) (D) (E) Insecta, Symphyla, Echinoidea e Crinoidea. Diplopoda, Echinoidea, Crinoidea e Insecta. Chilopoda, Insecta, Symphyla e Diplopoda. Polycheta, Crinoidea, Insecta e Bivalvia. Scaphopoda, Bivalvia, Diplopoda e Insecta.

Visto:
MAGISTRIO BIOLOGIA

CONCURSO DE ADMISSO 2008 ao CFO/QC - 2009

_________________ Diretor de Ensino

PAG - 9

45. Quais dos seguintes organismos sofrem metamorfose? (A) (B) (C) (D) (E) Sapos, borboletas e abelhas. Sapos, aranhas e escorpies. Cobras, borboletas e abelhas. Sapos, aranhas e abelhas. Cobras, borboletas e escorpies. 48. Analise as afirmativas sobre a esquistossomose, colocando entre parnteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqncia correta. ( ) causada por um platelminto. ( ) A contaminao atravs do caracol Biomphalaria sp. ( ) Os caracis so contaminados pelas larvas liberadas nas fezes e urina humanas. ( ) Atinge, dentre outros rgos, o fgado. (A) (B) (C) (D) (E) VVVF FVVF FFVF VVFV VFFV

46. Analise as afirmativas sobre os cdigos de nomenclatura biolgica que compartilham dos princpios bsicos e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqncia correta. I. II. Cdigos botnico e zoolgico so dependentes um do outro. Um txon pode possuir somente um nome correto.

III. Dois gneros dentro de um determinado cdigo podem possuir o mesmo nome. IV. Nomes cientficos so tratados como latinos e esto sujeitos s regras gramaticais do latim. V. (A) (B) (C) (D) (E) O nome vlido de um txon est baseado na prioridade de publicao. Somente I, II e IV esto corretas. Somente I, III e IV esto corretas. Somente II, III e V esto corretas. Somente II, IV e V esto corretas. Somente III, IV e V esto corretas.

49. Quanto ao ciclo biolgico da Wuchereria bancrofti, correto afirmar que: (A) (B) (C) (D) (E) a larva salsichoide formada no estmago humano. o mosquito Culex quinquefasciatus ingere a larva em estgio infectante. as microfilrias eliminam larvas. as larvas atingem a circulao linftica e transformam-se em vermes adultos. o mosquito Culex quinquefasciatus o hospedeiro intermedirio.

50. O Aedes aegypti o principal inseto hematfago responsvel pela transmisso do dengue e da febre amarela. Sobre o Aedes aegypti correto afirmar que: (A) (B) (C) (D) (E) seus ovos apresentam alta resistncia dessecao. este prefere sugar o homem nas mos e partes superiores do corpo. apresenta pequena capacidade de vo. a hematofagia e cpula ocorrem no perodo noturno. apresenta colorao de difcil reconhecimento.

47. A leishmaniose tegumentar americana uma doena que apresenta uma alta incidncia em pases subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, podendo causar leses incapacitantes e desfigurantes. O agente etiolgico da leishmaniose tegumentar americana um: (A) (B) (C) (D) (E) parasito heteroxeno. parasito monoxeno. parasito monogentico. parasitide. hiperparasito.

FINAL DA PROVA

Visto:
MAGISTRIO BIOLOGIA

CONCURSO DE ADMISSO 2008 ao CFO/QC - 2009

_________________ Diretor de Ensino

PAG - 10

GABARITO
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A B B B B B B B B B B B B B B B C D C D C D C D C D C D C D C D C D C D C D C D C D C D C D ANULADO B C D B C D B C D B C D B C D ANULADO B C D B C D B C D E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D ANULADO B C D E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E

You might also like