You are on page 1of 10

FAMECFACULDADEMETROPOLITANADECAMAARI

Curso: Engenharia Ambiental, Produo e Mecatrnica Disciplina: Qumica Geral Docente: Jorge Tadeu Data:

EXPERIMENTO Produo de lcool

CAMAARI-BA 2009

RELATRIO IV ATIVIDADES PRTICAS DE QUMICA GERAL REAES DE OXI-REDUO

Este relatrio atende as exigncias da Disciplina de Qumica Geral ministrada pelo Professor Jorge Tadeu, como requisito parcial no 3 Semestre do Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental, Produo e Mecatrnica pela Faculdade Metropolitana de Camaari - FAMEC.

CAMAARI-BA 2009

SUMRIO
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Objetivos Introduo Fundamentao Terica Materiais Utilizados Reagentes Utilizados Procedimento Experimental Concluso Bibliografia Anexos

CAMAARI-BA 2009

1- OBJETIVO Obter lcool a partir da fermentao do caldo de cana e observar as mudanas ocorridas nas caractersticas das substncias durante a reao qumica.

2- INTRODUO Os processos de fermentao j eram utilizados pelo homem h cerca de dez mil anos. Muitas bebidas eram fabricadas pelos antigos egpcios, ger manos e israelitas. Embora as bebidas alcolicas sejam diferenciadas por suas proprie dades, tais como suas matrias primas e diferentes teores alcolicos, todas elas tm uma origem bsica comum, isto , todas derivam de um processo bioqumico denominado fermentao alcolica. A fermentao alcolica um tipo de reao qumica realizada pela ao de microorganismos (leveduras) sobre os acares, produzindo etanol e gs carbnico. Neste experimento ser demonstrado, de maneira simples, o processo de fermentao alcolica, que a base para a produo de bebidas diversas, embora a produo industrial exija tecnologia mais elaborada.

3- FUNDAMENTAO TERICA

O etanol, CH3CH2OH, um dos principais lcoois que existem, sendo ele incolor, inflamvel e de odor caracterstico. Ele miscvel em gua e em outros compostos orgnicos. Seu ponto de fuso em -114,1C e seu ponto de ebulio em 78,5C. O etanol ou lcool etlico pode ser obtido atravs da fermentao dos acares. Este o mtodo mais comum no Brasil, que utiliza a cana-de-acar para obter os acares que daro origem ao etanol. Este lcool o que se encontra em todas as bebidas alcolicas, assim como no lcool combustvel e na gasolina, como um aditivo. O etanol pode ser obtido tambm, pela fermentao de cereais, tais como a cevada e o malte. A cerveja obtida pela fermentao de cereais. A fermentao ocorre com a adio de fermento biolgico a uma mistura de gua e acares. O fermento por possuir enzimas de levedura que convertem acar em lcool, o responsvel pelas reaes de transformao de glicose a etanol. Estas reaes podem ser simplificadas como a seguir: C6H12O6(aq) 2 CH3CH2OH(aq) + 2 CO2(g) Enzimas protenas com propriedade de catalisar determinadas reaes em organismos vivos, a partir de reaes bioqumicas. No processo de fermentao de acares para obter bebidas alcolicas, no ocorre a produo

de bebidas com alto teor alcolico. Em bebidas com elevado teor alcolico necessrio um processo de destilao da soluo e isso o que ocorre na produo de cachaa, por exemplo. A cachaa ou tambm conhecida como aguardente uma bebida que passa pelo processo de destilao, utilizando o alambique, aparelho que serve como um destilador fracionado, desenvolvido pelos alquimistas, na poca medieval. No processo de destilao da cachaa, utilizando o alambique, ocorre a produo de vrias fraes da bebida, com diversificados teores alcolicos. No caso do lcool combustvel ou do de uso domstico, a destilao tambm ocorre, pois estes possuem alto teor alcolico, geralmente acima de 85%. No Brasil, nos dias atuais, incio de 2004, no deveria ser encontrado mais, lcool de uso domstico com teor alcolico to elevado. Isso, devido ao seu uso inadequado, que provocava muitos casos de queimaduras graves em pessoas descuidadas. Algumas marcas de lcool comercializado com finalidade de uso domstico possuem teor alcolico, em torno de 46% m/m (46 INPM) de lcool, que est sendo encontrado em forma de soluo e em gel (neste caso o teor alcolico de 65%). O que significa teor de 46% m/m? Bem, isso significa que em 100 g de soluo, 46 g de lcool e o restante de gua. Entretanto, ainda existe no comrcio o produto com teor alcolico de 92,8% de lcool (graas a uma liminar concedida a alguns produtores), um teor muito elevado para a sua finalidade. A Anvisa (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria) em uma resoluo de fevereiro de 2002 (resoluo RDC n 46, de 20 de fevereiro de 2002), mostra-se contra este tipo de produto, com alta concentrao alcolica. No banco de dados da Agncia no foi encontrado nenhuma outra resoluo que revogasse a anteriormente citada, apenas a informao sobre a liminar. Os lcoois combustveis e de uso domstico possuem teor alcolico superior a de bebidas, no entanto, estes lcoois no podem ser ingeridos, pois possuem aditivos, conhecidos como agentes desnaturantes, que so responsveis pela alterao do gosto do lcool, para evitar que sejam ingeridos. Alguns agentes desnaturantes, utilizados: metanol, etanal e benzoato de denatnio. O etanol pode ser obtido de outras formas, como por exemplo, a partir da hidratao do eteno, catalisado por cido sulfrico. A seguir, a reao simplificada de hidratao do eteno.

4-MATERIAIS UTILIZADOS

Tubo de ensaio grande Tubo de vidro Kitassato de 500mL Mangueira de borracha Rolha

5-REAGENTES UTILIZADOS

Caldo de cana Fermento de po granulado ou tablete gua de cal (soluo saturada de Ca(OH)2)

6-PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 6.1 Ocorrncia de Reaes Para a execuo do experimento deve-se proceder montagem do sistema ilustrado.No frasco kitasato devero ser colocados aproximadamente 100 mL de soluo aquosa de caldo de cana e uma colher pequena de fermento granulado,ou 1/3 de tablete. O tubo de ensaio deve ter aproximadamente 2/3 de seu volume preenchido com a proporo lmpida de uma soluo saturada de hidrxido de clcio Ca(OH)2. O frasco kitasato dever ser tampado com rolha, e a mistura levemente agitada. A extremidade oposta do tubo de vidro, que se liga sada lateral do frasco kitasato por meio de uma mangueira, dever ser imersa na soluo de Ca(OH)2, de modo que o gs proveniente da fermentao seja borbulhado atravs dela. O sistema deve permanecer em repouso por no mnimo quatro horas.

Resultados Aslevedurasouseja,osfermentossomicroorganismosqueatuamenzimaticamente(Zimase )sobreosglicdios(acares,porexemplo:C6H12O6),produzindoetanol(C2H5OH)egs carbnico(CO2):

C6H12O62C2H5OH+2CO2

5- CONCLUSO

como a glicose; portanto ocorre uma etapa anterior no processo, que consiste na quebra das molculas dos glicdios em molculas simples (monossacardeos), por uma enzima denominada invertase. Esses monossacardeos so em seguida submetidos ao de outra enzima, denominada zimase, produzindo o etanol, que percebido pelo odor caracterstico despreendido quando o kitassato aberto. O gs carbnico obtido no processo indica o incio da reao de fermentao e expulsa o oxignio do ar presente, inicialmente, no interior do sistema, evitando dessa maneira a formao de cido actico, o que daria bebida um gosto ruim. Como ilustrado na Figura 2, o borbulhamento do gs na soluo de Ca(OH)2 provoca a formao de um precipitado branco de carbonato de clcio, CaCO3: CO2(g) + Ca(OH)2(aq) CaCO3(s) + H2O(l)

Como j foi salientado, as evidncias no determinam uma transformao qumica, porm ajudam a identificar os sinais de quando ocorrem ou no as reaes qumicas. Assim, um estudo sobre esses aspectos permite a compreenso de fatores relacionados s reaes qumicas, com o objetivo de entender e controlar boa parte das transformaes qumicas que acontecem ao nosso redor. No experimento realizado os usando os metais notamos as diferenas marcantes relacionadas a reatividade das substncias , temos como evidncia os metais que so bastante reativos e neste experimento foi comprovado, o fio de Cu oxida ,perdendo 2 letrons, o magnsio reagir imediatamente e bastante vigorosamente, liberando hidrognio e "desaparecendo", j o ferro reagir bem mais lentamente , se tornaro visveis, O AgNO3 + HCl no houve reao de oxi-reduo, houve
formao de sal (AgCl) e cido(HNO3), e a formao do precipitado.O comportamento do cobre pode ser previsto com base na fila eletroqumica , pois ela indica que o hidrognio tem maior tendncia a se oxidar que o cobre e por ltimo o cido ascrbico possui propriedade antioxidante o que promove a

reduo do iodo a iodeto, desaparecendo a cor azul, retornando o sua cor incolor. Neste experimento foi aplicado na prtica o que estudamos na teoria, como , reaes qumicas, balanceamento de equaes qumicas , reaes de xido-reduo, transferncia de eltrons, como calcular nox, entre outras, dessa forma bastante importante para ns alunos entender na prtica o que explica a teoria. 3- BIBLIOGRAFIA 9-ANEXOS 2.Escrevasasequaesqumicascorrespondentesacadaumadasreaes:
10. Cu +AgNO3 Ag+ Cu(NO3) 11. Mg + 2HCl MgCl2 + H2. 12. Fe + CuSO4 FeSO4 + Cu 13. AgNO3 + HCl AgCl + HNO3

You might also like