You are on page 1of 3

BACHARELADO DE ENGENHARIA AMBIENTAL EaD UAB/UFSCar

Planejamento Ambiental Urbano


Sala 2 Iguaba Grande
AA2.2 - Estudo Dirigido

Henrique Apolinrio Rody 331830

Niteri-RJ 30 de abril de 2013

Quando o reprter Alexandre Matula comenta sobre os problemas na Cidade Estrutural (regio administrativa do Distrito Federal, aos 130 do vdeo), com jardins, asfalto e caladas e compara com o Plano Piloto, com reas de lazer, ruas asfaltadas e regies arborizadas, a qual diretriz ele faz referncia? Por que na fala do jornalista o Estatuto da Cidade veio para corrigir esse tipo de distoro? O design urbano o processo de projetar e modelar cidades, vilas e aldeias. Para isto, esta disciplina, diferentemente da arquitetura que se concentra em edifcios individuais, aborda uma escala maior, englobando grupos de edifcios, de ruas e espaos pblicos, bairros inteiros e distritos, e cidades inteiras, para tornar as reas urbanas funcionais, atraentes e sustentveis. A Morfologia Urbana, por sua vez, importa-se no s com a forma fsica de um trecho urbano (a cidade, um bairro, uma vila, etc), como este trecho muda ao longo do tempo e ao modo como diferem em comparao a outro. A Morfologia Urbana lida tambm com o estudo das formas sociais que se expressam no layout fsico, e, inversamente, como a forma fsica produz ou reproduz diversas formas sociais. J a funo social da propriedade trata-se do princpio vinculado a um projeto de sociedade mais igualitria, isso deve-se ao interesse coletivo al qual devem submeter-se o acesso e o uso da propriedade. Logo, a propriedade urbana cumpre a sua funo social quando destinada para satisfazer as necessidades dos habitantes da cidade. Estes trs conceitos, ou melhor, estas trs disciplinas fundem-se na estrutura do Estatuto da Cidade, voltando-se para a elaborao de uma diretriz norteadora dos futuros projetos paisagsticos e urbansticos que iro integrar as diversas regies que compe uma unidade urbanstica. sobre esta diretriz que o reprter comenta e consolidado nestes conceitos que o Estatuto da Cidade assume um rumo para a minimizao dos problemas apontados no vdeo.

A partir da cena em que o narrador diz olhando as cidades d para perceber que preciso fazer muito... (a partir dos 155), so elencados alguns pontos. Esses pontos fazem referncia a algumas diretrizes gerais da Poltica Urbana, conforme disposto no Estatuto da Cidade. Elenque pelo menos trs que so apresentados no vdeo e indique o contexto em que aparecem. Foram citados: 1. Reduo da Ocupao desordenada dos solos 2. Melhorias da Infraestrutura 3. Participao popular A reduo da ocupao desordenada dos solos combatida pelo Estatuto da Cidade (Lei 10257 de 2001) sob a forma de estratgias de desenvolvimento das cidades, distribuio
BACHARELADO DE ENGENHARIA AMBIENTAL EaD UAB/UFSCar
Planejamento Ambiental Urbano Sala 2

espacial da populao e das atividades econmicas do Municpio e do territrio sob sua rea de influncia, de modo a evitar e corrigir as distores do crescimento urbano e seus efeitos negativos sobre o meio ambiente. O artigo 2 da referida lei torna claro todos os pontos evidenciados no vdeo, trazendo a toda os instrumentos que visam a coibio destes pontos negativos do uso predatrio e desordenado dos espaos urbanos.

BACHARELADO DE ENGENHARIA AMBIENTAL EaD UAB/UFSCar


Planejamento Ambiental Urbano Sala 2

You might also like