You are on page 1of 4

Critrios utilizados nas divises regionais da Amrica

A Amrica o segunda maior poro de terras emersas do planeta. Seu grande e extenso territrio preenchido pelos mais diversos elementos naturais e humanos. Clima, vegetao, relevo, hidrografia, populao, cultura, economia e poluio so exemplos de caractersticas geogrficas que se apresentam de maneira diversificada no nosso continente. Temos clima tropical e polar, vegetao rasteira e grandes florestas, reas montanhosas e planas, chuvosas e desrticas, reas desenvolvidas e empobrecidas, industrializadas e agrcolas, povoadas por indgenas e por descendentes de europeus.

Essa diversidade nos permite dividir o continente de diferentes maneiras, separando a Amrica conforme as semelhanas e diferenas geogrficas existentes no seu territrio. Cada regio possui caractersticas diferentes das demais regies, por isso so separadas. Existem inmeras formas de dividir a Amrica em regies. Trs divises regionais so as mais conhecidas e utilizadas pelos estudiosos: Fsica, Scio-econmica e Histrico-cultural.

Diviso Fsica Divide o continente americano conforme as caractersticas naturais da Amrica, como o formato do continente. Se observarmos a Amrica, temos duas grandes pores de terras (Amrica do Norte e Amrica do Sul), interligadas por uma terceira poro estreita de terra (Amrica Central). Outro aspecto interessante dessa diviso que cada uma das trs regies est sobre uma placa tectnica diferente.

Diviso Scio-econmica Divide a Amrica conforme suas caractersticas histricas e econmicas. De uma lado, a Amrica Anglo-saxnica, a regio mais desenvolvida econmica e socialmente. De outro, a Amrica Latina, regio com os piores nveis de desenvolvimento. Essa diferena entre as regies teria se iniciado ainda quando o territrio americano eram colnias europeias. A Amrica Anglo-Saxnica era, predominantemente colnia de povoamento, enquanto a Amrica Latina colnia de explorao. Uma curiosidade, a origem dos nomes, Anglo-Saxnica e Latina, esteve inicialmente associada a uma diviso da Amrica baseada na origem dos povos europeus que colonizaram o continente. Os latinos seriam os povos que falam lnguas de origem latina, predominante no sul da Europa, como portugueses, espanhis, italianos e franceses. Os Anglo-saxes seriam povos de origem saxnica, predominantes no norte da Europa, como na Inglaterra. Apesar de utilizar essa nomenclatura, a diviso scio-econmica da Amrica no se submete mais as questes de origem lingustica.

Diviso Histrico-cultural Divide a Amrica a partir das caractersticas histricas, especialmente as relacionadas a formao da populao dos pases americanos. Marcada pela miscigenao, a origem da atual populao americana se encontra na mistura ocorrida entre os povos indgenas com europeus, africanos e asiticos. Esse processo no se resume aos aspectos fsicos da populao como cor da pele e dos olhos, mas a cultura dos povos. Nosso continente se formou atravs da mistura entre as inmeras culturas que aqui se encontraram. Porm, essa mistura no ocorreu de forma uniforme. Em cada regio temos o predomnio de caractersticas populacionais e culturais diferentes das demais. A partir disso, dividimos a Amrica em sete principais regies culturais: Amrica Anglo-Saxnica, Regio Centroamericana, Antilhas, Guianas, Amrica Andina, Amrica Platina e Amrica Portuguesa.

Fonte Mapa Diviso geogrfica: http://www.educacional.com.br

GEOENSINO Fonte: http://www.geoensino.net/2011/11/criterios-utilizados-nas-divisoes.html

You might also like