You are on page 1of 5

1

EDITAL N 051/2013

SELEO DE ALUNOS PARA O PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO IBERO-AMERICANAS DO SANTANDER UNIVERSIDADES

Nos termos do art. 38, inciso IV, do Estatuto da PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS (PUC Minas), fao saber aos interessados, de ordem do Magnfico Reitor, que estaro abertas as inscries para a seleo de alunos a serem contemplados com bolsas de estudos para estudantes de graduao para o Programa de Bolsas IberoAmericanas Santander Universidades. 1. Caractersticas do programa: O Programa de Bolsas de Estudos Ibero-Americanas um dos compromissos assumidos pelo Santander no 2 Encontro Internacional de Reitores, realizado em Guadalajara, Mxico, em 2010. Com 5 anos de durao, 2011 a 2015, a iniciativa incentiva e promove a mobilidade de estudantes de graduao durante 6 meses entre universidades iberoamericanas parceiras do Santander e da PUC Minas. O Programa tem como principais objetivos, fortalecer a internacionalizao da atividade acadmica, criar novas frentes de colaborao, reciprocidade, fortalecer o intercmbio bilateral, alm de estreitar o relacionamento entre universidades dos pases iberoamericanos por meio da construo de um espao de conhecimento socialmente responsvel. 2. Pr-requisitos e vagas: O aluno interessado em se candidatar s vagas do Programa dever se enquadrar nos requisitos abaixo: deve estar regularmente matriculado na PUC Minas, no momento da inscrio, nos cursos de graduao da PUC Minas; deve ter integralizado, no momento da inscrio, no mnimo 20% e, no mximo, 90% do currculo previsto para o seu curso; deve ter alcanado a mdia geral acadmica igual ou superior a 70%; deve ter nvel intermedirio ou avanado da lngua do pas de destino (espanhol), comprovado atravs de certificado (DELE, CELU ou similar).

Nmero de bolsas atribudas PUC Minas: 10 (dez) para alunos de graduao. O perodo de estudos no exterior deve ocorrer no 1 ou 2 semestre de 2014. Os alunos contemplados em edies anteriores dos programas de mobilidade do Santander Universidades no podero se candidatar para o Programa.

3. Universidades Participantes:
Av. Dom Jos Gaspar, 500 CEP: 30.535-901 Belo Horizonte Minas Gerais Brasil Fone: 3319-4134 Fax: 3319-4394 seplansuporteri@pucminas.br www.pucminas.br/ari

ARGENTINA Universidad Blas Pascal

Arquitetura e Urbanismo, Comunicao Social, Direito e Turismo. Administrao, Arquitetura e Urbanismo, Cincias Biolgicas, Cincia da Computao, Cincias Econmicas, Comunicao Social, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computao, Engenharia Eltrica, Engenharia Eletrnica e de Telecomunicaes, Engenharia Mecnica, Engenharia de Produo, Filosofia, Fsica, Fonoaudiologia, Geografia, Histria, Letras, Matemtica, Odontologia, Psicologia e Servio Social.

Universidad Nacional de Crdoba UNC

CHILE Universidad Catlica del Norte Arquitetura e Urbanismo, Cincias Contbeis, Cincias Econmicas, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computao e Psicologia. Administrao, Comunicao Social, Direito, Economia, Enfermagem, Engenharia de Controle e Automao, Engenharia de Produo, Engenharia Eltrica, Engenharia Eletrnica e de Telecomunicaes, Engenharia Mecnica, Engenharia Mecnica com nfase em Mecatrnica, Filosofia, Histria, Odontologia, Pedagogia e Psicologia. Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Computao, Engenharia de Produo, Engenharia Eltrica, Engenharia Eletrnica e de Telecomunicaes, Engenharia Mecnica.

Universidad de Los Andes UANDES

Universidad Tcnica Federico Santa Maria

COLMBIA Pontficia Universidad Javeriana Direito.


Av. Dom Jos Gaspar, 500 CEP: 30.535-901 Belo Horizonte Minas Gerais Brasil Fone: 3319-4134 Fax: 3319-4394 seplansuporteri@pucminas.br www.pucminas.br/ari

Universidad de La Sabana

Administrao, Cincias Contbeis, Cincias Econmicas, Comrcio Exterior, Comunicao Social, Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Relaes Internacionais. Administrao, Cincias Contbeis, Comrcio Exterior, Direito, Economia, Engenharia Civil, Engenharia de Produo, Engenharia Mecnica, Psicologia e Relaes Internacionais.

Universidad EAFIT de Medelln

ESPANHA Universidad de Castilla-La Mancha UCLM Universidad de Deusto Direito, Educao Fsica, Enfermagem, Fisioterapia, Geografia e Histria. Administrao, Direito, Engenharia de Computao, Engenharia de Produo, Engenharia Eletrnica e de Telecomunicaes, Filosofia, Histria, Psicologia, Relaes Internacionais, Teologia e Turismo. Administrao, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Computao, Engenharia de Energia, Engenharia de Produo, Engenharia Eltrica, Engenharia Eletrnica e de Telecomunicaes, Engenharia Mecnica, Engenharia Qumica e Turismo.

Universidad Politcnica de Valencia UPV

PERU Universidad del Pacfico

Administrao, Cincias Contbeis, Cincias Econmicas, Comunicao Social, Direito e Relaes Internacionais.

MXICO Instituto Tecnolgico de Monterrey Universidad Autnoma de Chiapas - UNACH Administrao, Arquitetura e Urbanismo, Comrcio Exterior, Comunicao Social e Relaes Internacionais. Administrao, Arquitetura e Urbanismo, Comunicao Social, Direito, Economia, Engenharia Civil, Histria, Medicina Veterinria e Relaes Internacionais.

Av. Dom Jos Gaspar, 500 CEP: 30.535-901 Belo Horizonte Minas Gerais Brasil Fone: 3319-4134 Fax: 3319-4394 seplansuporteri@pucminas.br www.pucminas.br/ari

4. Inscries: O aluno interessado dever providenciar os seguintes documentos, encaminhar suas cpias digitalizadas para a SEPLAN/Assessoria de Relaes Internacionais, atravs do email seplansuporteri@pucminas.br, e, ainda, cpia impressa na secretaria acadmica do Instituto ou Faculdade a que seu departamento estiver vinculado, aos cuidados do respectivo Coordenador do Curso, at s 17h, do dia 19/08/13, segunda-feira. 3.1 - formulrio preenchido, disponvel at o dia 18 de Agosto no site do Banco Santander at o dia (www.santanderuniversidades.com.br/bolsas); 3.2 - comprovante de matrcula com mdia geral acadmica; 3.3 - cpia do histrico escolar; 3.4 - cpia do RG; 3.5 - cpia do CPF; 3.6 - cpia do certificado de proficincia de lngua, conforme especificado no item 2; 3.7 - uma carta de intenes de, no mximo, 1 (uma) lauda, explicitando o motivo do interesse no intercmbio, indicando a 1 e a 2 opo de escolha da universidade de destino e perodo de estudos (1 ou 2 semestre de 2014) conforme item 3. o Os alunos de outros campi podero entregar a documentao na correspondente secretaria acadmica e, aps seleo de sua coordenao, solicitar o envio, mediante protocolo, para a SEPLAN/Assessoria de Relaes Internacionais do campus Corao Eucarstico, Belo Horizonte, valendo como data de entrega a constante do mencionado protocolo. O aluno que apresentar a documentao incompleta ou invlida ser automaticamente eliminado; O Diretor de Instituto ou Faculdade encaminhar a documentao para o Colegiado responsvel pela avaliao dos candidatos; O Colegiado do curso selecionar o aluno contemplado a partir da documentao recebida.

O aluno que apresentar a documentao incompleta ser automaticamente eliminado. A PUC Minas no se responsabiliza por inscrio no recebida por motivos de ordem tcnica dos computadores, falhas de comunicao, congestionamento das linhas de comunicao, bem como outros fatores de ordem tcnica que impossibilitem a transferncia de dados.

5. Critrios de Seleo: O processo seletivo constar de 02 etapas eliminatrias, como a seguir relacionado: 1 2 - anlise dos documentos j descritos no item 4, de carter eliminatrio; - seleo pelo Colegiado do curso, de carter classificatrio: a. mdia geral acadmica;

Av. Dom Jos Gaspar, 500 CEP: 30.535-901 Belo Horizonte Minas Gerais Brasil Fone: 3319-4134 Fax: 3319-4394 seplansuporteri@pucminas.br www.pucminas.br/ari

6. Calendrio: Inscries: at 19/08/13. o Local: Secretarias dos cursos e SEPLAN/Assessoria Internacionais (seplansuporteri@pucminas.br).

de

Relaes

Envio do Resultado das Selees do Colegiados para a SEPLAN/Assessoria de Relaes Internacionais: at 26/08/2013. Prazo Mximo para Divulgao do Resultado Final: 30/08/13. o Local: Prdio 43, 6 Andar, sala 608, e www.pucminas.br/ari. Assinatura dos Termos de Adeso dos Alunos Selecionados: at o dia 06/09/2013. o Local: Prdio 43, 6 Andar, sala 608.

7. Desistncia: Os estudantes selecionados tm at 5 dias corridos (04/09/2013), a partir da data de divulgao do resultado final do processo seletivo para o intercmbio, para desistirem, sem qualquer nus, mediante a entrega de uma declarao, assinada pelo prprio aluno, na SEPLAN/Assessoria de Relaes Internacionais. Havendo desistncia do(s) estudante(s) selecionado(s) e havendo tempo hbil, de acordo com o calendrio do Programa de Bolsas Ibero-Americanas, o(s) candidato(s) excedente(s) ser(o) convocado(s), por ordem de classificao, para ocupar a(s) vaga(s) remanescente(s). Caso seja convocado, o candidato excedente dever atender ao estabelecido neste Edital.

8. Desclassificao de aluno selecionado: Caso algum aluno selecionado no possa realizar o intercmbio no perodo indicado, ser desclassificado e substitudo por outro candidato, por ordem de classificao, se houver tempo hbil, de acordo com o calendrio do Programa.

9. Aproveitamento de estudos: Caber ao Colegiado de cada curso a deciso sobre o aproveitamento das disciplinas e atividades desenvolvidas pelo aluno durante o intercmbio.

10. Os casos omissos neste Edital sero resolvidos pela SEPLAN/Assessoria de Relaes Internacionais, de 2 6, de 09h s 17h.

Belo Horizonte, 24 de Junho de 2013.

Professor Ronaldo Rajo Santiago Secretrio Geral


Av. Dom Jos Gaspar, 500 CEP: 30.535-901 Belo Horizonte Minas Gerais Brasil Fone: 3319-4134 Fax: 3319-4394 seplansuporteri@pucminas.br www.pucminas.br/ari

You might also like