You are on page 1of 24

Obra A Famlia Tarsila do Amaral (1924)

Para falar de Acompanhamento Familiar preciso falar de Famlia!

FAMLIA uma instituio social que no pode ser vista como algo esttico, definitivo e fechado. A ideia de famlia uma construo a partir de critrios e contextos histricos, sociais, econmicos e culturais especficos se transforma se altera no tempo

uma estrutura singular e complexa cada famlia nica, ao mesmo tempo que possui as mais variadas formas de organizao

FAMLIA

As estruturas familiares tm sido marcadas pelas mudanas ocorridas nas sociedades humanas, no que diz respeito tecnologia, diviso social do trabalho, ao reordenamento dos papis sociais (gnero, gerao, etc).

A centralidade da famlia exige, ento, o reordenamento das poltica de assistncia social e a superao da viso conservadora do grupo familiar e do trabalho social com famlias.

Assistencialismo: Ajuda Ligado filantropia; Voltada problemas individuais; Tem fim em si mesma; Repara contingncias compensatrias; Eventual, incerta.
Assistncia Social: DIREITO Necessidades bsicas coletivas; Direito social e dever estatal; Responsabilidade e financiamento pblico; Articulao e continuidade; Estratgia de desenvolvimento.

VULNERABILIDADE SOCIAL
Vivncia em contextos de insuficincia ou ausncia de renda, acesso precrio ou nulo a direitos, com vnculos familiares, comunitrios e de pertencimento fragilizados em decorrncia de discriminao etria, tnica, de gnero ou por deficincias de algum(ns) de seus membros, entre outros.

Fonte: Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome/Diretrizes para o Acompanhamento Familiar no mbito do PAIF

Instrumentalidade do Servio Social

A PRTICA na prtica social do nosso diaadia que podemos pensar criticamente. na prtica que produzimos, criamos e recriamos conhecimentos. ... profisso de carter interventivo, conhecer a demanda e identificar necessidades. (SIKORSKI, 2011)

O PROFISSIONAL COMPETENTE: USA A FERRAMENTA ADEQUADA PARA CADA AO!

ATENO AOS SENTIDOS...

CONDIES PARA UM BOM ATENDIMENTO


1. 2. 3. 4. Local do Atendimento; Durao do Atendimento; Guiar/Conduzir; Clareza de Objetivos.

INSTRUMENTOS:

Observao; Investigao; Entrevista; Abordagem; Visita domiciliar; Documentao; Informao; Relatrio registro; Recursos udio visuais; Dinmica de grupo, entre outros.

DILOGO

1. 2. 3. 4.

Fala e escuta, ordenadamente; Saber ouvir; Se usa sempre na profisso; Entender (decodificar) o silncio pausas (ateno ao no verbal, tanto do profissional quanto do usurio); 5. O que o assistido diz, mas tambm a procurar entender o que ele quer dizer. Garrett (1991, p. 105); 6. Atendimento mais humanizado, falar e ouvir com autenticidade.
O problema vem do usurio e no do profissional.

OBSERVAO

No uma ao to simples, busca uma constatao mais exata possvel da fala/gestos do problema do usurio; Coletar dados para posterior encaminhamentos; Ver a alm do que se apresenta; Realidade do usurio.

INVESTIGAO

Seguir vestgios, indagar, pesquisar, inquirir, informarse a respeito de, procurar esclarecimentos, informes que esclaream casos obscuros; Privilegia a relao sujeito de prtica/objeto real;
Contribui para a produo de conhecimento na profisso.

A FALTA DE INVESTIGAO E OBSERVAO PODE NOS LEVAR A UMA AO EQUIVOCADA

INFORMAO
... instrumento que organiza e vincula conhecimentos de interesses da populao e do Assistente Social (SARMENTO, 1994, p.4). Independe da rea em que o Assistente Social atua ... deve estar sempre presente nas suas aes, com um carter esclarecedor e orientando seus usurios nas duvidas que os atormentarem.

GRUPOS
Um grupo um sistema de relaes sociais, de interaes recorrentes entre pessoas.

REUNIO
De acordo com Sarmento (1994) reunio seria meio de aplicar a experincia e os conhecimentos de vrias pessoas a um assunto especfico; A aplicao da reunio tem um carter muito importante: desenvolver capacidades humanas, estudar assuntos de interesses comuns, prevenir, incentivar a deciso de problemas sozinhos ou em conjunto.

REFERNCIA RECOMENDADA:
GUERRA, Yolanda. Instrumentalidade do processo de trabalho e servio social. In Servio Social & Sociedade. So Paulo: Cortez, n. 62, 2000.

You might also like