You are on page 1of 5

HISTRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I e II (120 horas) EMENTA O pensamento filosfico das origens gregas at seu encontro com o cristianismo,

passando pelos perodos naturalista, tico, latino e religioso, at o fim da era romana, com as grandes questes filosficas originrias, com ateno particular aos trs grandes filsofos, Scrates, Plato e Aristteles.

OBJETIVOS EDUCACIONAIS Apresentar os principais acontecimentos relativos ao pensamento filosfico no perodo antigo da filosofia; Mostrar a necessidade da compreenso da Histria da Filosofia Geral e dos perodos subseqentes; Apresentar o pensamento vivo, dramtico e determinante dos Filsofos antigos, suas concluses e principais escolas; Conduzir os acadmicos para a formao da conscincia filosfica (senso crtico), do raciocnio, reflexo lgica e busca do conhecimento pelo amor e perseverana na leitura e pesquisa. METODOLOGIA Sero ministradas aulas expositoras pelos professores. Haver debates, seminrios, simpsios e plenrias. Sero aplicadas dinmicas de grupos e atividades de socializao. Os recursos a serem utilizados so: Quadro e giz; Retroprojetor, Xerox, Vdeo Cassete.

CRITRIOS DE AVALIAO Os acadmicos sero avaliados de forma continua por sua participao, realizao de atividades, emisso de opinio pessoal, apresentao de investigao terica sobre assuntos e pensadores. Sero aplicadas provas escritas com valores pr-definidos que se somaro s notas de conceitos e apresentao de trabalho, o que, somando, dar a mdia final.

CONTEDO PROGRAMTICO A periodizao e contextualizao da Histria da Filosofia antiga do sculo VII a.C. ao sculo VII d.C. Compreende os grandes sistemas do perodo helenstico, concluindo-se com a Patrstica. 1 FILOSOFIA ANTIGA I PERODO PR-SOCRTICO (sculo VII V a.C.) Problemas metafsicos. Perodo Naturalista (em que interesse filosfico voltado para o mundo da natureza) PERODO SOCRTICO (sculo IV a.C.)

Problemas metafsicos. Perodo Sistemtico ou Antropolgico (o perodo mais importante da histria do pensamento grego, (Scrates, Plato, Aristteles), em que o interesse pela natureza integrado com o interesse pelo esprito e so constitudos os maiores sistemas filosficos. 2. FILOSOFIA ANTIGA II PERODO PS-SOCRTICO (sc. IV a.C. VI d.C.) Tambm chamado perodo tico> em que o interesse filosfico voltado para os problemas morais, decaindo entretanto a metafsica; Precedido pelo Perodo Religioso: assim chamado pela importncia dada religio, para resolver o problema da vida, que a razo no resolve integralmente. FILOSOFIA PATRSTICA (do sculo I ao sculo VII d.C.) Inicia-se com as Epstolas de So Paulo e o Evangelho de So Joo e termina no sculo VII, quando teve inicio a Filosofia medieval. 3. DESENVOLVIMENTO (Conforme, in O Pensamento Antigo Editora Mestre Jou. 1966) Nascimento da Filosofia [Grcia passagem do saber mtico (mitos), para o saber racional (logos)]. As origens e os elementos preparatrios da filosofia Grega: a) Origens das culturas Orientais; b) Elementos preparatrios na reflexo religiosa e moral dos gregos; c) Ao primeiros problemas relativos ao Universo; d) Os problemas relativos ao homem. O PREDOMINIO DO PROBLEMA COSMOLGICO: a) Apresentao e desenvolvimento dos problemas segundo Aristteles b) Os jnicos: Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto, Anaxmenes de Mileto, Herclito de feso. c) Os Pitagricos ou Itlicos: Pitagorismo antigo e desenvolvimento do pitagorismo na idade de Filolau. d) Os Eleatas: 1) Precursor Xenfanes de Colofo; 2) Fundador Parmnides de Elia; 3) Polemista Zeno de Elia; 4) Melisso de Samos. e) Os novos desenvolvimentos da fsica: 1) Empdocles de Agrigento; 2) Anaxgoras de Clazmenes; 3) Os Atomista: Leocipo e Demcrito; 4) Os Eclticos: Digenes de Apolnia. 4. O PREDOMNIO DO PROBLEMA ANTROPOLGICO: Os Sofistas e a Sofistica: a) Caracteres e razes histricas da sofistica; b) Crtica do conhecimento e da Valirizao: - Protgoras de Abdera; - Escola de Protgoras; - Georgias de Lencio. c) Problema da prtica:

- Conceito ativista Origem e essncia da Justia. Scrates: d) A filosofia e o conhecimento; e) O mtodo socrtico; f) O objeto da pesquisa o universal; g) Conhecer e Agir Cincia e Virtude; h) O bem; i) A Alma e Deus. As Escolas Socrticas Menores: a) Escola Cirenaica; b) Escola Cnica; c) Escola Megrica. 5. OS GRANDES SISTEMAS: Plato: a) O conhecimento; b) O Ser: o mundo das Idias; c) Deus e o mundo (teologia e cosmologia); d) O homem e a alma: imortalidade e destino ltimo; e) O bem e a virtude; f) A lei e o Estado. Aristteles: a) A as duas fases preparatrias: - A fase do Platonismo mstico; - A fase de transio: Crtica da teoria das idias. Provas de existncia de Deus e teologia astral; b) O sistema maduro: - Cincia e Filosofia; - O ser; - A natureza; - A alma; - O bem e a virtude; - A Sociedade e o Estado 6. O PREDOMNIO DO PROBLEMA TICO 1. Continuao das escolas preexistentes a) As escolas socrticas menores; b) A antiga academia c) Escola peripattica. 2. Epicurismo: a) A Filosofia e seu objeto; b) A cannica. c) A Fsica; d) A tica. 3. O Estoicismo: a) A Filosofia e suas partes; b) A cannica; c) A Fsica; d) A tica. 4. O Ceticismo:

a) b) c) d)

Os cticos antigos; Os neo-acadmicos; Os cticos posteriores; Os cticos posteriores; 5. O Ecletismo - Ccero

7. O PREDOMNIO DO PROBLEMA RELIGIOSO 1. O estoicismo Romano a) Sneca; b) Epteto; c) Marco Aurlio Antonino. 2. Judaico-Alexandrinos (Filon); 3. Neopitagricos e Platnicos Pitagorizantes; 4. Os neoplatnicos a) Primeira Fase: Alexandrino-romana Plotino; - O primeiro principio: o Uno ou o Bem - A emanao (procedncia dos seres do Uno) - Os quatro graus do descenso: intelecto, alma, matria - O homem - A converso a Deus e a unio a Ele no xtase b) Segunda Fase: Sria Jmblico. c) Terceira Fase: Ateniense Procolo. 5. Patrstica (Sc. I ao V d.C.): a) Encontro da Filosofia Grega com o Cristianismo b) Santos Padres: Irineu, Tertuliano, Justino, Clemente de Alexandria, Orgenes, Gregrio de Nazianzo, Baslio Magno, Gregrio de Nissa. c) Atengoras, Eusbio, Santo Ambrsio, So Joo Crisstomo, Isidoro de Sevilha d) Santo Agostinho, Beda e Bocio. BIBLIOGRAFIA ARANHA, M. L. de A.; MARTINS, M. H. P. Temas de Filosofia. So Paulo: Moderna, 1992. HALITA, G. Vivendo a Filosofia. So Paulo: Atual, 2002. CHATELET, F., Histria da Filosofia. Lisboa: Publicaes Dom Quixote, 1995. CHAU, M., Introduo Histria da Filosofia: Dos pr-socrticos a Aristteles. So Paulo: Brasiliense, 1994. CORBISIER, R., Introduo Filosofia. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1991. CORDON, J. M. N.; MARTINEZ, T. C., Histria da Filosofia. Os Filsofos e os Textos. Lisboa: Edies 70. COTRIM, G., Fundamentos da Filosofia Ser, Saber e Fazer. So Paulo: Saraiva, 1997. DURANT, W., Histria da Filosofia. Rio de Janeiro: Nova Cultura, 1996. (Coleo Os Pensadores) JERPHAGNON, L., Histria das grandes filosofias. So Paulo: Martins Fontes, 1992. MARCONDES, D., Iniciao Histria da Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. PADOVANI, U.; CASTAGNOLA, L., Histria da Filosofia. So Paulo: Edies Melhoramentos, 1978. REALE, G.; ANTISERI, D., Histria da Filosofia. So Paulo: Paulinas, 1990. REZENDE, A. (Organizador), Curso de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

SCIACCA , M. F., Histria da Filosofia. Trad. Luiz Washington Vita. So Paulo: Mestre Jou, 1967. BORNHEIN, G. A. (Org.), Os Filsofos Pr-Socrticos. Sa Paulo: Cultrix, 1999. BRANDO, J. de S., Mitologia Grega. Vol. III. Petrpolis: Vozes, 1989. MANON, S., Plato. So Paulo: Martins Fontes, 1992. MONDOLFO, R., O Pensamento Antigo. So Paulo: Mestre Jou, 1966.

You might also like