You are on page 1of 45

Telencfalo

Prof. Hugo SantAna hgfs_fisio@hotmail.com

Introduo
O telencfalo compreende os dois hemisfrios cerebrais, direito e esquerdo, e uma pequena linha mediana situada na poro anterior do III ventrculo. Os dois hemisfrios cerebrais so incompletamente separados pela fissura longitudinal do crebro, cujo o assoalho formado por uma larga faixa de fibras, denominada corpo caloso, principal meio de unio entre os dois hemisfrios. Os hemisfrios possuem cavidades, os ventrculos laterais direito e esquerdo, que se comunicam com o III ventrculo pelos forames interventriculares.

Telencfalo
Cada hemisfrio possui trs plos e trs faces:
Polo frontal; Polo occipital e Polo temporal Face spero-lateral (convexa); Face medial (plana) e Face inferior ou base do crebro (irregular) repousando anteriormente nos andares anterior e mdio da base do crnio e posteriormente na tenda do cerebelo.

Sulcos e Giros
Durante o desenvolvimento embrionrio, quando o tamanho do encfalo aumenta rapidamente, a substncia cinzenta do crtex aumenta com maior rapidez que a substncia branca subjacente. Como resultado, a regio cortical se enrola e se dobra sobre si mesma.
Portanto, a superfcie do crebro do homem e de vrios animais apresenta depresses denominadas sulcos, que delimitam os giros ou circunvolues cerebrais.

A existncia dos sulcos permite considervel aumento do volume cerebral e sabe-se que cerca de dois teros da rea ocupada pelo crtex cerebral esto escondidos nos sulcos.

Sulcos e Giros
Em qualquer hemisfrio, os dois sulcos mais importantes so o sulco lateral e o sulco central. Sulco Lateral: o sulco que separa o lobo frontal do lobo temporal.
Ele subdividido em ascendente, anterior e posterior.

Sulco Central: separa o lobo parietal do frontal. O sulco central ladeado por dois giros paralelos:
Giro pr-central: localizado anteriomente; Giro ps-central: posteriormente.

As reas situadas adiante do sulco central relacionamse com a motricidade, enquanto as situadas atrs deste sulco relacionam-se com a sensibilidade.

Outro sulco importante situado na face medial, o sulco parieto-occipital, que separa o lobo parietal do occipital.

Lobos Cerebrais
Os lobos cerebrais recebem o nome de acordo com a sua localizao em relao aos ossos do crnio.

A diviso dos lobos no corresponde muito a uma diviso funcional.


Exceto pelo lobo occipital que parece estar relacionado somente com a viso.

Lobos Cerebrais
Ao todo, temos 5 lobos:

Frontal

Temporal

Parietal
O lobo da nsula o nico que no se relaciona com nenhum osso do crnio, pois est situado profundamente no sulco lateral.

Occipital

nsula

Lobos Cerebrais
Do meio desta linha imaginria parte uma segunda linha imaginaria em direo no ramo posterior do sulco lateral e que, juntamente com este ramo, limita o lobo temporal do lobo parietal.

LOBO FRONTAL: est localizado acima do sulco lateral e adiante do sulco central.

LOBO OCCIPITAL: esta limitado anteriormente pelo sulco parieto-occipital .

LOBO OCCIPITAL: Na sua face spero-lateral, este limite arbitrariamente situado em uma linha imaginaria que se une a terminao do sulco parieto-occipital incisura pr-occipital (situada na borda nfero-lateral, cerca de 4 cm do plo occipital).

Do meio desta linha imaginria parte uma segunda linha imaginaria em direo no ramo posterior do sulco lateral e que, juntamente com este ramo, limita o lobo temporal do LOBO PARIETAL.

Lobo Frontal
Estruturas (sulcos):
Sulco Pr-central: mais ou menos paralelo ao sulco central. Sulco Frontal Superior: inicia-se na poro superior do sulco pr-central e dirigi-se anteriormente no lobo frontal. perpendicular a ele. Sulco Frontal Inferior: partindo da poro inferior do sulco pr-central, dirige-se para frente e para baixo.

Sulco Pr-central

Sulco Frontal Superior Sulco Frontal Inferior

Lobo Frontal
Estruturas (giros):
Giro Pr-central: localiza-se entre o sulco central e o sulco pr-central.
Neste giro se localiza a rea motora principal do crebro (crtex motor).

Giro Frontal Superior: localiza-se acima do sulco frontal superior. Giro Frontal Mdio: localiza-se entre o sulco frontal superior e inferior. Giro Frontal Inferior: localiza-se abaixo do sulco frontal inferior.
O giro frontal inferior do hemisfrio esquerdo o centro cortical da palavra falada.

Giro Frontal Superior Giro Frontal Mdio Giro Frontal Inferior Giro Pr-central

Lobo Temporal
Estruturas (sulcos):
Sulco Temporal Superior: inicia-se prximo ao plo temporal e dirige-se para trs paralelamente ao ramo posterior do sulco lateral, terminando no lobo parietal. Sulco Temporal Inferior: paralelo ao sulco temporal superior geralmente formado por duas ou mais partes descontinuas.

Sulco Temporal Superior

Sulco Temporal Inferior

Lobo Temporal
Estruturas (giros):
Giro Temporal Superior: localiza-se entre o sulco lateral e o sulco temporal superior. Giro Temporal Mdio: localiza-se entre os sulcos temporal superior e o temporal inferior. Giro Temporal Inferior: localiza-se abaixo do sulco temporal inferior e se limita com o sulco occpito-temporal.

Afastando-se os lbios do sulco lateral, aparece o seu assoalho, que parte do giro temporal superior.
A poro superior deste assoalho atravessada por pequenos giros transversais, os giros temporais transversos, dos quais o mais evidente o giro temporal transverso anterior (responsvel pelo centro cortical da audio).

Giro Temporal Superior Giro Temporal Mdio

Giro Temporal Inferior

Lobo Parietal
Estruturas (sulcos):
Sulco Ps-central: localiza-se posteriormente ao giro ps-central. paralelo ao sulco central. Sulco Intraparietal: geralmente localiza-se perpendicular ao sulco ps-central (com o qual pode estar unido) e estende-se para trs para terminar no lobo occipital.

Sulco Ps-central

Sulco Interparietal

Lobo Parietal
Diferentemente dos outros lobos, o lobo parietal apresenta um giro e dois lbulos:
Giro Ps-central: localiza-se entre o sulco central e o sulco ps-central.
Regio onde se localiza se localiza uma das mais importantes reas sensitivas do crtex, a rea somestsica.

Lbulo Parietal Superior: localiza-se superiormente ao sulco intra-parietal. Lbulo Parietal Inferior: localiza-se inferiormente ao sulco intraparietal. Descrevem-se dois giros:
Giro supramarginal: curvando em torno da extremidade do ramo posterior do sulco lateral, Giro angular: curvando em torno da poro terminal e ascendente do sulco temporal superior.

Giro Ps-centra Lbulo Parietal Superior

Giro Supramarginal
Giro Supramarginal

Lbulo Parietal Inferior

Lobo Occipital
O lobo occipital ocupa uma poro relativamente pequena da face spero-lateral do crebro, onde apresenta pequenos sulcos e giros irregulares e inconstantes.
Os principais sulcos e giros desse lobo so visualizados na face medial do crebro.

Lobo da nsula
Visualizado quando afastamos os lbios do sulco lateral. A nsula tem forma cnica e seu pice, voltado para baixo e para frente, denominado de lmen da nsula. Sulcos:
Sulco Central da nsula: parte do sulco circular, na poro superior da nsula, e dirige-se no sentido antero-inferior. Divide a nsula em duas partes: giros longos e giros curtos. Sulco Circular da nsula: circunda a nsula na sua borda superior.

Sulco Circular da nsula

Sulco Central da nsula

Lobo da nsula
Giros:
Giros Longos da nsula: esto localizados posteriormente ao sulco central da nsula. Giros Curtos da nsula: esto localizados anteriormente ao sulco central da nsula.

Giros curtos da nsula

Giros longos da nsula

You might also like