You are on page 1of 16

Ao para localizar as famlias em extrema pobreza no Estado de So Paulo

manual DO VISITADOR SOCIAL BUSCA ATIVA

GERALDO ALCKMIN
Governador do Estado de So Paulo

RODRIGO GARCIA
Secretrio de Estado de Desenvolvimento Social

NELSON LUIZ BAETA NEVES FILHO


Secretrio Adjunto

CARLOS ALBERTO FACHINI


Chefe de Gabinete

EDITORAO GRFICA E REVISO


DENISE M. VALSECHI PULICI LEONARDO MELO

ILUSTRAES
LEONARDO MELO

ndice
Apresentao Histrias que a BUSCA ATIVA vai encontrar Mobilizar a rede Quem compe a Rede Social O Visitador Social O que faz o Visitador Social Cada coisa em seu lugar Diagnstico local - O Primeiro passo para a incluso social A Agenda de Trabalho da Busca Ativa Leituras recomendadas

5 7 9 10 10 11 12 13 14 15

RETRATO SOCIAL Apresentao


O Projeto Bandeirantes uma estratgia do Governo do Estado de So Paulo que tem como objetivo superar a extrema pobreza no estado e promover a mobilidade social. Este projeto articula aes do Governo Federal, Estadual, com os Programas Bolsa Famlia e Renda Cidad, programas sociais dos municpios e sociedade civil com foco no combate extrema pobreza. O pbico-alvo do projeto so as famlias cuja renda no alcana R$ 70,00 reais per capita mensais e que no Estado de So Paulo, perfazem um total, aproximado, de 300 mil famlias ou 1 milho de pessoas. Dentre as prioridades do projeto realizaremos aes como a Busca Ativa, para localizar as famlias em extrema pobreza e identificar suas privaes.

As privaes so identificadas a partir de um instrumento de coleta de dados elaborado com base no ndice de Pobreza Multidimensional-IPM, criado pelo Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento - PNUD. O Projeto envolve as Prefeituras, associaes e organizaes sociais locais para que se estruture a equipe de Visitadores Sociais. Esses Visitadores Sociais aplicam o questionrio, fazendo a coleta de dados nos 97 municpios com menor IDH, na primeira etapa do projeto em 2011. Na segunda etapa sero acrescentados 483 municpios e na terceira etapa 65 municpios, onde sero visitados os domiclios dessas cidades. As visitas domiciliares so feitas por Visitadores Sociais indicados pela rede social do municpio. Os Visitadores Sociais preenchem um questionrio bem simples que aborda as reas da educao, da sade e do padro de vida, baseados no IPM. A Busca Ativa identifica cada pessoa que precisa de apoio para sair da condio de privao social. Estas pessoas, que precisam de proteo e promoo social, sero encaminhadas para aes socioassistenciais que atendam suas carncias. O objetivo alcanar as pessoas que esto invisveis, aquelas que at o momento no foram inseridas nas aes socioassistenciais da rede de proteo social no seu municpio.

Histrias que a BUSCA ATIVA vai encontrar


Dona Maria das Graas, de 52 anos, est desempregada, mora com seus 4 filhos e um neto. Joana a filha mais velha, 24 anos, me de Jonathan de 2 anos, dependente qumica e j esteve em tratamento em uma clnica de recuperao. O filho de 19 anos, Andr, ajuda dona Maria e trabalha como camel. O adolescente Lucas de 14 anos abandonou a escola e o filho menor de 5 anos e o neto no possuem documentao civil.

Quantas privaes sociais voc distingue na histria de Dona Maria das Graas? Voc saberia dizer quantos casos ou situaes de privao social como este existem em sua cidade?

Para avaliarmos os pormenores de uma situao familiar e, especialmente, suas privaes, fundamental uma aproximao maior com a famlia. E isto que a Busca Ativa far. O Visitador Social vai de casa em casa, conversando com os moradores sobre a importncia deste mapeamento in loco e identificando as privaes sociais.

S percorrendo os domiclios identificaremos grande parte dos casos de famlias em situao de absoluta privao de direitos e bens sociais. A Busca Ativa, por meio dos visitadores sociais, chega aos domiclios para levantar dados atuais, considerando que a realidade destas famlias no inerte, mas est sempre em transformao separaes, migraes, nascimentos, parentes que se agregam, s para citar alguns exemplos. As perguntas so centradas na situao de privao. O questionrio foi elaborado com base num ndice do Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, utilizado para medir a pobreza com base em privaes nas reas de educao, sade e padro de vida: o ndice de Pobreza Multidimensional IPM.

Mobilizar a rede
Primeiro precisamos entender o que a rede social local. So as instituies pblicas e privadas, filantrpicas ou no, que prestam algum tipo de servio ao pblico. Assim, os hospitais, escolas, associaes de bairro, igrejas e outras instituies devem ser mapeadas e identificadas por bairro, regio de abrangncia e perfil do atendimento. Com esses dados, voc ter uma importante ferramenta de trabalho: o cadastro das associaes e entidades sociais de sua cidade. Convide as instituies sociais e privadas para uma reunio.

ESCOLA CRAS

IGREJA

CRAS ESCOLA

IGREJA

CRAS

IGREJA
ESCOLA ESCOLA

IGREJA CRAS

Quem compe a Rede Social


Os grupos religiosos de todos os credos, centros de sade, escolas, organizaes no governamentais, prefeitura, o Centro de Referncia de Assistncia Social - CRAS, Previdncia Social, Delegacia Regional do Trabalho, associaes de moradores, sindicatos, promotorias, defensorias pblicas, empresas, conselhos de direitos, conselhos tutelares, grmios estudantis, cooperativas e demais trabalhadores sociais. Nas reunies da rede, todos podem falar e voc, como articulador(a) deve estimular o grupo a refletir sobre a pobreza e a garantia de direitos, uma discusso importante que pode passar despercebida. No perca o foco: a reunio deve construir uma proposta de identificao das questes e problemas existentes no seu municpio. deste grupo de pessoas que sairo os Visitadores Sociais. A preferncia da indicao pelo interesse e motivao. Toda pessoa que realiza trabalhos sociais ou que goste do tema pode participar das reflexes.

O Visitador Social
A prpria rede social tem liberdade de escolher quem far parte deste grupo de trabalhadores sociais, mas, para exemplificar, podemos citar: lideranas comunitrias, lideranas religiosas, mdicos, professores, assistentes sociais, agentes de sade, agentes comunitrios, educadores sociais, jovens, pessoas comuns que sejam referncias nas comunidades, sindicalistas, promotores, juzes, defensores, religiosos, entre outros.

10

O que faz o Visitador Social


O Visitador Social um ator com muita responsabilidade neste programa. Ele visita as casas para realizar as entrevistas e precisa estar atento para observar e perceber as condies de vida da famlia, suas ausncias que podem no estar nas respostas ao questionrio. A famlia pode, inclusive, optar por omitir informaes que considere constrangedoras ou irrelevantes. Cabe ao Visitador Social estar atento ao ambiente familiar para identificar possveis situaes no reveladas.

Mas, ATENO!
O Visitador Social no invade a privacidade da famlia. Tem que perceber que est famlia esta sendo entrevistada e a palavra dela tem um enorme valor. Quem abre a sua porta tem o direito de saber o motivo da visita e de responder, se quiser. O visitador ouve, no faz crticas e mantm em sigilo todas as revelaes feitas.

11

Cada coisa em seu lugar


Vale lembrar ainda que os visitadores no vo fazer encaminhamentos ou prometer coisas que no vo cumprir. A sua visita tem um nico objetivo: coletar dados e reunir informaes que possibilitem acessos futuros, proporcionados pelo Municpio e outros programas sociais do Estado. O trabalho do Visitador Social por meio da visita domiciliar fundamental. preciso conversar e explicar o motivo da entrevista, que coletar informaes sobre a situao de vida das famlias. O Visitador deve ser comunicativo, educado, sem impor sua presena ou ser autoritrio. preciso que ele reflita e tenha clareza de que seu trabalho de coleta de dados vai trazer mudanas reais para o seu municpio. Por isso, importante ajustar o foco e identificar as famlias que estejam precisando de auxlio.

E se a famlia no quiser responder ao questionrio?

Bem, vamos ter que dar um jeitinho! A equipe estruturada com pessoas que tenham habilidades especficas para conversar e gerar confiana nas famlias que devem ser entrevistadas. Esta pesquisa deve garantir a elaborao de dados que sero utilizados para o atendimento de necessidades e privaes destas famlias. Portanto, no desista de obter as informaes que precisa! Ningum pode ser deixado para trs.

12

Mas vale enfatizar que a famlia deve ter sua deciso respeitada. Assim, a forma de abordar e esclarecer os motivos so fundamentais.

Caso o entrevistado fale que acabou de responder ao Censo ou qualquer outra pesquisa, o visitador social precisa esclarecer que os dados so importantes para o planejamento de estratgias que atendam as privaes sociais de sua famlia.

Diagnstico local O primeiro passo para a incluso social


Os dados coletados por todos os visitadores so analisados e agrupados para serem trabalhados pelo municpio. Todas as visitas se transformam em indicadores no planejamento das prioridades a serem atendidas a curto, mdio e longo prazo para a superao das privaes sociais. O diagnstico viabiliza a elaborao de programas e projetos visando a mudanas sociais e garantia de direitos sociais. fundamental tornar pblico o diagnstico. Este movimento viabiliza o conhecimento e o reconhecimento do cenrio de vida da populao do municpio.

13

A Agenda de Trabalho da Busca Ativa


Vale lembrar que existem vrios agentes do trabalho neste projeto. So Visitadores Sociais e tcnicos responsveis pela implantao e execuo da ao, que requer:

1 2 3 4 5 6 7 8 9

O mapeamento das instituies que podero formar a rede social para a ao, com os Visitadores Sociais; Realizao das visitas s instituies para firmar parceria e construir a rede social local; Organizao do mapeamento de reas com cronograma de visitas com a diviso de reas por instituies parceiras; Realizao de reunies por regio da cidade para esclarecer sobre o incio das visitas; Acompanhamento e monitoramento dos prazos de realizao de visitas; Tabulao dos dados dos questionrios realizados; Elaborao do diagnstico por regio sobre as privaes sociais; Mapeamento dos servios necessrios para atender as privaes sociais identificadas; Organizao de frum de debates sobre a situao de privao social da cidade, tornando pblico assim os resultados.

14

Para que seu trabalho seja mais rico e proveitoso, para voc e seus companheiros, importante que voc tambm busque novos conhecimentos. Sugerimos aqui leituras relacionadas ao tema da excluso e da garantia de direitos.

Leituras recomendadas
Estatuto da Criana e do Adolescente/ 8069/1990 Esta lei dispe sobre a proteo integral crianas e adolescentes. Estatuto do Idoso Est lei dispe sobre a proteo aos idosos. LOAS Lei Orgnica de Assistncia Social Est lei dispe sobre como fazer a poltica de assistncia social. SUAS Sistema nico de Assistncia Social Sistema nico e descentralizado que dispe sobre a gesto da proteo social no Brasil.

15

Secretaria de Desenvolvimento Social

You might also like