You are on page 1of 42

Neospora

Alda Maria Backx Noronha Madeira


Departamento de Parasitologia ICB/USP

BMP-0222- Introduo Parasitologia Veterinria

Alda Backx_2009

Filo Apicomplexa
Classe Coccidia Ordem Eucoccidiorida Subordem Eimeriorina Famlia Aggregatidae Cryptosporidiidae - Cryptosporidium Eimeriidae Lankesterellidae Sarcocystidae - Toxoplasma, Sarcocystis, Neospora

Introduo
Neospora caninum Neosporose doena parasitria de grande importncia econmica, distribuio mundial sendo considerada, em muitos pases, como uma das maiores causas de aborto em bovinos. Acomete principalmente ces e bovinos. Ocasionalmente pode ocorrer em coiotes, ovinos, caprinos, eqinos, gatos, cervdeos e bubalinos. Anticorpos contra Neospora tem sido descritos em raposas, camelos e felinos. A via transplacentria a principal via de transmisso de Neospora caninum em bovinos. No h relato da ocorrncia da doena em humanos, embora j tenham sido detectados anticorpos contra Neospora caninum.

Histrico
Neosporose primeiramente descrita na Noruega por Bjerkas e colaboradores em 1984 em ces com problemas neurolgicos. Em 1988 o agente Neospora caninum foi isolado em cultura celular (Dubey e colaboradores). Verificou-se que no era Toxoplasma gondii (grande semelhana). Em 1996 - Descrito no Brasil em bovinos. Em 1998 O ciclo do parasita foi confirmado Co - Hospedeiro definitivo (McAllister e colaboradores). Em 2004 Coiote tambm atua como hospedeiro definitivo (Gondin e colaboradores). Ainda h pontos do seu ciclo biolgico a serem esclarecidos reproduo sexuada que ocorre nos ces

Importncia econmica
Neospora caninum principal causador de aborto em bovinos em praticamente todo o mundo. Em algumas regies do Brasil, mais de 42,5% dos abortos so atribudos a neosporose. Califrnia prejuzos de U$35 milhes por ano aos produtores de leite. Austrlia neosporose perdas anuais de U$ 85 milhes na bovinocultura de leite e de U$ 25 milhes na produo de carne.

Biologia
Taquizotos
Forma intracelular de multiplicao rpida Mede: 3 a 7 x 1 a 5 m Formato de lua crescente, globosos Infecta macrfagos, leuccitos polimorfonucleares, neurnios, fibroblastos, endotlio vascular, micitos, clulas tubulares renais, hepatcitos e trofoblastos (placenta).

Biologia
Bradizotos
Forma intracelular de multiplicao lenta que se encista Mede de 6 a 8 x 1 a 1,8 m Semelhantes aos taquizotos, so delgados com ncleo terminal ou subterminal. Contm grnulos de amilopectina e so resistentes a solues ppticas e cidas.

bradizotos

Biologia
Cistos
Medem at 107 m, contm centenas de bradizotos. Forma de resistncia no organismo, redondos ou ovais envoltos por membrana lisa de 1 a 4 m, sem septos. Encontrados principalmente no Sistema Nervoso Central (SNC), tambm so observados em tecido muscular

Biologia
Oocistos
Tem 10-11 m dimetro Esporulam no ambiente em 24 a 72 horas Ainda no se sabe por quanto tempo o oocisto sobrevive no ambiente Contm 2 esporocistos e 4 esporozotos em cada esporocisto Muitos semelhantes aos oocistos de Toxoplasma gondii e de Hammondia heydorni do co e Hammondia hammondi de gatos.

Neospora caninum

Toxoplasma gondii

Hammondia heydorni - co

Ciclo Biolgico
Ciclo de vida heteroxeno facultativo HI: bovinos, ovinos, caprinos, eqinos, gatos, cervdeos e bubalinos. Reproduo assexuada HD: co e o coiote. Reproduo assexuada e sexuada. Aps reproduo sexuada eliminao de oocistos para o meio ambiente. A reproduo sexuada do ciclo intestinal de Neospora caninum, ainda no est totalmente descrita deve ser semelhante ao Toxoplasma em gatos.

Ciclo Biolgico
Transmisso horizontal e vertical, esta ltima de maior importncia para bovinos

Ciclo Biolgico

Bradizoto Taquizotos epitlio do intestino delgado Bradizotos esquizogonia Merozotos (cistos)

Presume-se que a reproduo sexuada da Neospora deva ser semelhante ao que ocorre no gato com toxoplasmose.

vrias geraes assexuadas

Esquizonte gametogonia

Gameta feminino

Gameta masculino

fezes Oocisto no esporulado zigoto

Transmisso
Vertical - Transmisso transplacentria Principal forma de disseminao de Neospora caninum em bovinos, mantendo a infeco por vrias geraes. Ocorre tambm em ovinos, caprinos, felinos, macacos e ces. Muito eficiente, mais de 90% dos bezerros que nascem de vacas infectadas apresentam o parasita. Vacas mais jovens - maior ndice de transmisso vertical. No h evidncias de transmisso venrea ou por transferncia de embrio. Transmisso lactognica possvel, mas sem importncia epidemiolgica. Bovino/bovino Somente h transmisso vertical, no h transmisso horizontal.

Transmisso
Vertical Vacas so assintomticas e podem transmitir o agente por sucessivas gestaes Imunidade insuficiente para prevenir re-infeces ou mesmo a reativao da doena. Reativao: No meio da gestao, quando h diminuio da eficincia da resposta imune na vaca.

Transmisso
Reduo da produo de INFg Reativao dos cistos

Liberao dos bradizotos

Multiplicao dos parasitas na placenta

Leso na placenta Infeco do feto, nutrio e oxigenao insuficiente

Aborto
Fonte: Trends in Parasitology, v.18, p.546-552, 2002

Patogenia
Aborto Idade do feto quando infectado Magnitude da infeco Virulncia da cepa

Transmisso
Vertical Transmisso vertical em Neospora caninum Toxoplasma gondii A infeco no precisa ocorrer durante a prenhez para acometer o feto. Matrizes podem apresentar abortos em vrias gestaes.

Transmisso
Horizontal Herbvoros: ingesto de gua ou alimentos contaminados com oocistos liberados pelos ces. Ces: ingesto de alimento contaminado de origem bovina, como fetos, membranas fetais e fluidos (ocorre principalmente em ces de rea rural). Tambm podem-se contaminar pela ingesto de oocistos. Ces de propriedades rurais apresentam maior prevalncia de infeco do que os de rea urbana. Convvio ces/bovinos aumenta a prevalncia de soropositivos para Neospora caninum em ambas as espcies. Ces podem eliminar oocistos por mais de uma ocasio ( Toxoplasma gondii em felinos).

Patogenia
Em rebanhos bovinos a neosporose ocorre de duas formas: Surtos epidmicos: Alto percentual do rebanho aborta num curto espao de tempo (mais de 30%) provavelmente, ingesto de alimento e/ou gua contaminados com oocistos de ces infectados. Aps o surto animais cronicamente infectados aborto endmico. Forma endmica: Conseqncia da transmisso vertical taxas anuais de aborto elevadas (superiores a 5%) que ocorrem em qualquer poca do ano. Geralmente ocorrem em rebanhos cronicamente infectados, pois h reativao da doena durante a prenhez.

Patogenia
Bovinos
Mais comum em gado leiteiro, proximidade com ces Animais adultos aborto o nico sinal clnico. Ocorre em vacas e novilhas do 3o ao 9o ms de gestao (maioria entre 5 e 6 meses). O feto pode : morrer no tero aborto nascer morto (natimorto) nascer vivo e com sintomas nascer clinicamente normal, mas cronicamente infectado (mais comum) importante para a manuteno da doena no rebanho.

Patogenia
Fetos
Aborto

Patogenia
Bezerros
Sintomas: acometimento neurolgico: ataxia, reflexos diminudos e exoftalmia ou aparncia assimtrica dos olhos.

Leses microscpicas
Infiltraes multifocais de clulas mononucleares, principalmente no crebro, medula ssea, corao e msculos esquelticos

Encefalite focal

Leses microscpicas
Miocardite

Taquizotos em musculo cardico

Necrose pulmonar focal

Necrose focal em placenta

Patogenia Sinais Clnicos


Ces
Cadelas infectadas subclinicamente podem transmitir por via vertical Neospora caninum a seus fetos, ninhadas sucessivas podem nascer infectadas. Sintomas clnicos em filhotes infectados congenitamente paralisia ascendente, geralmente dos membros posteriores, hiperextenso rgida ou flcida. Dificuldade de deglutio, paralisia da mandbula, cegueira, convulses, incontinncia urinria e fecal, flacidez e atrofia muscular e falha cardaca. Ces podem sobreviver durante meses com paralisia progressiva, meningoencefalite, insuficincia cardaca, complicaes pulmonares. Muitas vezes precisam ser sacrificados. Ces adultos sintomatologia variada, quadro neuromuscular, dermatite piogranulomatosa, miocardite fatal e pneumonia.

Patogenia Leses
Ces
Necropsia leses inespecficas, reas de necrose do SNC, granulomas em vsceras, estrias esbranquiadas nos msculos e megaesfago. Pode haver hepatomegalia e leses musculares (atrofia e fibrose).

Gatos
Tambm apresentam neosporose, sintomas e leses so semelhantes Toxoplasmose. Necessrio fazer diagnstico diferencial por sorologia e testes imunohistoqiumicos. Importante: gatos no eliminam oocistos de Neospora.

Diagnstico
Pesquisa do agente
O encontro de oocistos no suficiente para dar o diagnstico semelhana com Hammondia. PCR- reao em cadeia da polimerase Cultivo do agente em cultura de clulas Mtodos imuno-histoqumicos Bioensaio em gerbil

Exame sorolgico
Sorologia positiva em feto ou vaca s indica exposio, necessrio exame histolgico do feto.

Diagnstico
Exame histolgico
Feto Crebro, corao, fgado, medula espinhal e msculos esquelticos, alm de fludos corporais. Devido autlise, dificuldade de se observar cistos em cortes histolgicos de crebro e medula, corados com hematoxilinaeosina (tcnica de rotina em patologia). Confirmao do diagnstico imunohistoqumica: revela a presena de taquizotos ou cistos de Neospora caninum nos cortes de tecidos.

Diagnstico
Bovinos:
Antes de se fechar um diagnstico: observar a faixa gestacional que ocorreu o aborto, presena de leses microscpicas nos fetos e parasitas detectados pela tcnica de imunohistoqumica, evidncia sorolgica da infeco e a ausncia de outras possveis causas de aborto.

Diagnstico
Ces:
Diagnstico clnico tambm difcil: Oocistos semelhantes a Hammondia spp. Sintomatologia neurolgica pode confundir com traumatismos, patologias do disco intervertebral, cinomose, raiva, entre outros. Necessrios exames complementares: imunohistoqumica, testes sorolgicos

Tratamento
Bovinos: No h tratamento eficaz. Vacas soropositivas iro transmitir a doena. Ces infectados congenitamente: trimetroprina e sulfadiazina + pirimetamina algum resultado quando feito antes do aparecimento da paralisia ou encefalite. No h tratamento que previna transmisso congnita. Vacina

Controle
Bovinos:
Transferncia de embrio: doadoras podem ser positivas ou negativas; receptoras sempre negativas

Controle
Medidas sobre o hospedeiro definitivos (Ces) Evitar alimentar ces domsticos com carnes cruas Enterrar ou cremar os fetos abortados e natimortos Medidas sobre os hospedeiros intermedirios (Herbvoros) Evitar ingesto de oocistos proteger os alimentos Matriz infectada deve ser eliminada (ressalvas) Vacina: Bovilis Neoguard desenvolvida pela Intervet, contm taquizotos inativados de N. caninum Eficcia da vacina (diminui o ndice de aborto, mas no muito eficaz) Animais vacinados x infectados (sorologia)

PREVALNCIA- BOVINOS
19.0 %

8,7% 7,7% 28,2% 12,0% 42,0%

10,3% 15,6% 7,7% 29,0% 14,7% 23,1% 41,6% 20,0%

Fonte: Profa. Dra. Solange Maria Gennari

PREVALNCIA- CES

8,4% 12,0% 8,3% - Urbano 12,6% - Rural 21,6% 10,0% - Domiciliado - SP 25,0% - Errantes - SP 16,0% - Araatuba 15 - 35% - Jaboticabal 4,3% 10,7% - Urbano 6,7% 18,9% - Peri-urbano 21,7% - Rural

15,6%

Fonte: Profa. Dra. Solange Maria Gennari

Principais diferenas entre Toxoplasmose e Neosporose


Hospedeiro Definitivo

Principais diferenas entre Toxoplasmose e Neosporose


Hospedeiro Definitivo Toxoplasmose: feldeos, gato Neosporose: co, coiote Hospedeiro intermedirio

Principais diferenas entre Toxoplasmose e Neosporose


Hospedeiro Definitivo Toxoplasmose: feldeos, gato Neosporose: co, coiote Hospedeiro intermedirio Toxoplasmose: mais comum em ovinos, humanos e raro em bovinos Neoporose: comumente observado em bovinos, no observado em humanos Transmisso vertical

Principais diferenas entre Toxoplasmose e Neosporose


Hospedeiro Definitivo Toxoplasmose: feldeos, gato Neosporose: co, coiote Hospedeiro intermedirio Toxoplasmose: mais comum em ovinos, humanos e raro em bovinos Neoporose: comumente observado em bovinos, no observado em humanos Transmisso vertical Diferentemente de toxoplasmose, na neosporose a infeco no precisa ocorrer durante a prenhez para acometer o feto. Neoporose: matrizes podem apresentar abortos em vrias gestaes.

Principais diferenas entre Toxoplasmose e Neosporose


Eliminao de oocistos Toxoplasmose: geralmente grande quantidades (milhes) numa nica vez. Neosporose: eliminao intermitente

Bibliografia
Epidemiology and control of neosporosis and Neospora caninum. Dubey JP, Schares G, Ortega-Mora LM. Clin Microbiol Rev. 2007 Apr;20(2):323-67. Review. Review of Neospora caninum and neosporosis in animals. Dubey JP. Korean J Parasitol. 2003 Mar;41(1):1-16. Review The comparative pathogenesis of neosporosis. Buxton D, McAllister MM, Dubey JP. Trends Parasitol. 2002 Dec;18(12):546-52. Review.

You might also like