You are on page 1of 2

Dbora Arajo de Vasconcellos Cincias Sociais 3 perodo Geografia Humana e Econmica No artigo A atualidade do mtodo de Josu de Castro e a situao

ao alimentar mundial escrito por Ricardo Abramovay, retomasse a problemtica das obras Geografia da Fome e Geopoltica da Fome de Josu de Castro, apresentando um carter atual dessas obras colocando dois pontos principais: a concordncia com Josu de que o mundo contemporneo no est ameaado de uma escassez mundial de alimentos e de que h uma associao entre a fome e a oferta de alimentos. Para afirmar esses pontos o autor aponta dados, percentuais e a opinio de outros estudiosos da rea, segundo esses elementos a escassez mundial de alimentos parece bastante distante, graas ao aumento da produo agrcola devido aos progressos cientficos como por exemplo na China. Ento ele dirige a sua problemtica para a oferta desses produtos alimentcios. Sendo assim ele destaca que as regies que ficaram margem das formas dominantes de progresso tcnico da agricultura so aqueles que mais sofrem com a subnutrio. Ele destaca as regies agrcolas da frica subsaariana e da sia do Sul e que a eliminao da fome nesses pases depende da insero social e econmica deles atravs do setor agrcola. Abramovay enumera cinco proposies bsicas acerca do problema, em primeiro lugar segundo as pesquisas as formas mais graves de subalimentao no mundo esto em ntido declnio; em segundo o meio rural concentra a maior quantidade de subalimentados graves do planeta; em terceiro a esmagadora maioria da populao atingida pela fome depende basicamente da agricultura; em quarto a dependncia alimentar um fator de insegurana nas relaes internacionais; por ltimo os problemas ambientais da agricultura so mais graves nas regies onde o crescimento da produo mais urgente. Por fim ele expe uma necessidade de haver uma nova revoluo verde, porm com pontos diferentes da primeira para serem melhor aplicadas nessas regies mais pobres. Evitando a utilizao massiva de pesticidas e fertilizantes, aprendendo a lidar com o meio natural para conseguir adaptar-se diversidade do campo. E analisar as demandas socioeconmicas para avaliar as melhores tcnicas a desenvolver. Com isso os pontos de vista tcnicos cientficos se aproximam do que foi previsto por Josu de Castro, entretanto inova ao integrar os agricultores em situao de pobreza no sistema cientfico. Apesar disso a cincia no pode garantir a diminuio das desigualdades no campo, porm d base tecnolgica para que isso possa ocorrer.

REFERNCIA

ABRAMOVAY, Ricardo. A Atualidade do Mtodo de Josu de Castro e a Situao Alimentar Mundial. In: Revista de Economia e Sociologia Rural. vols. 3 e 4 julho dezembro:81-102 1996.

You might also like