You are on page 1of 7

Eliminadores de pilhas ou adaptadores AC/DC (ART241)

08/08/13 00:36

Eliminadores de pilhas ou adaptadores AC/DC (ART241)


Muitos pequenos aparelhos de uso domstico, que so alimentados por pilhas e baterias, podem ser ligados na rede de energia atravs de um eliminador de pilhas ou adaptador AC/DC. Estes aparelhos tambm so conhecidos como "fontes de alimentao" ou "fontes de corrente contnua". Trabalhar com esses aparelhos, entendendo suas especificaes algo que todo profissional da eletrnica deve saber. Entenda um pouco mais desses aparelhos lendo as informaes dadas nesse artigo. Pilhas e baterias so fontes de corrente contnua de baixa tenso, fornecendo tipicamente entre 1,5 e 12 V. Por outro lado, a tomada da rede de energia fornece tenses alternadas de 110 V (117 ou 127 V) ou 220 V (220 ou 240 V). Evidentemente, no podemos ligar diretamente um aparelho feito para funcionar com pilhas na rede de energia, a no ser que ele tenha recursos embutidos para isso ou ainda que usemos um eliminador de pilhas ou adaptador AC/DC. Conforme mostra a figura 1, um adaptador ou fonte consiste num circuito que abaixa a tenso da rede, retifica-a e filtra-se para que ela se torne contnua e em alguns casos possui um circuito interno regulador que mantm a tenso estvel na sua sada.

Os tipos mais simples no so regulados e possuem um circuito tpico como o mostrado na figura 2.

Conforme o leitor v, um circuito simples deste tipo formado por um transformador que abaixa a tenso da rede de energia e depois de uma retificao por um diodo e filtragem por um capacitor eletroltico entregam em sua sada uma tenso contnua entre 1,5 e 12 V.

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/1659-art241?tmpl=component&print=1&page=

Pgina 1 de 7

Eliminadores de pilhas ou adaptadores AC/DC (ART241)

08/08/13 00:36

O transformador um elemento muito importante, pois isola o circuito alimentado da rede de energia evitando assim o perigo de choques. A sada para o aparelho alimentado feita normalmente por um fio com um plugue que se encaixa num jaque apropriado. Na figura 3 temos a foto de um conversor comum.

Figura 3 - Conversor AC-DC

Existem alguns pontos importantes para os quais o profissional da eletrnica deve estar atento quando trabalhando com este tipo de equipamento:

* Tenso de trabalho - a tenso de sada do conversor determinada pelo nmero de pilhas (ou bateria) que o equipamento a ser alimentado usa. Por exemplo, para um aparelho de 4 pilhas (4 x 1,5 V) precisamos de um conversor de 6 V. Para uma bateria de 9 V precisamos de um conversor de 9 V. Alguns conversores so fixos, ou seja, devem ser adquiridos j com a tenso desejada. Outros possuem uma chave que permite selecionar a tenso de sada. Nunca use uma tenso maior do que a exigida pelo aparelho alimentado pois ele pode sofrer danos irreversveis.

* Corrente de trabalho - a corrente de trabalho determinada pelo consumo do aparelho o qual est relacionado com o tipo de pilhas ou bateria usadas. Para aparelhos que usam pilhas AA a corrente estar entre 100 e 200 mA. Para aparelhos que usam pilhas tipo C a corrente deve ser entre 300 e 500 mA. Para aparelhos que usam pilhas grandes (D) a corrente deve estar entre 800 mA e 1 A . Para baterias de 9 V a corrente deve estar entre 50 e 200 mA. O uso de um conversor que no fornea a corrente exigida pelo aparelho pode ser muito perigoso. Perigo para o aparelho que sendo sub-alimentado por sofrer danos e perigoso para o conversor que sobrecarregado pode queimar.
http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/1659-art241?tmpl=component&print=1&page= Pgina 2 de 7

Eliminadores de pilhas ou adaptadores AC/DC (ART241)

08/08/13 00:36

* Polaridade do plugue - os plugues de conexo aos aparelhos podem ter o plo positivo no pino central ou o plo negativo no pino central. importante verificar antes de fazer a conexo se o plo do plugue do conversor coincide com o do aparelho alimentado. Alguns conversores tambm possuem uma chavinha que permite selecionar qual das duas opes deve ser usada. Na figura 4 mostramos como a indicao de polaridade dos aparelhos e dos plugues de conexo identificada. O usurio deve estar muito atendo a essa polaridade, pois se ela for conectada invertida o aparelho alimentado pode sofrer danos irreparveis (queimar).

Um ponto importante a se observar nos conversores comprados na maioria das casas especializadas que eles so formados por circuitos muito simples sem regulagem e s vezes com filtragem deficiente. Em alguns casos isso pode causar problemas aos aparelhos alimentados, os quais se manifestam de diversas maneiras. Assim, o problema causado pela filtragem se reflete eventualmente em roncos quando aparelhos de som so alimentados (CD players, rdios, etc.). Um capacitor adicional de filtro de 1 000 a 2000 uF em paralelo com a sada, observando-se a polaridade pode ajudar a reduzir estes roncos e eventualmente oscilaes. Na figura 5 mostramos como ligar esse capacitor.

Nos CDs players podemos ter forte distoro com o volume aberto em sons graves quando a filtragem deficiente ou quando a capacidade de fornecimento de corrente do conversor est abaixo do exigido pelo aparelho. Tambm nesse caso, o acrscimo de um capacitor de 1 000 a 2 200 uF em paralelo com a sada, conforme o caso anterior, pode ajudar bastante. Por causa da ausncia de regulagem, observamos que a tenso que medimos num conversor com o multmetro quando ele no est alimentando nenhum aparelho sempre maior do que quando ele est ligado. Assim, ao testar a sada de um conversor de 6 V com o multmetro voc pode encontrar tenses bem mais altas, sem que isso signifique que ele esteja ruim. Tenses de 7 a 9 V podem ser encontradas neste caso, conforme mostra a figura 6.

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/1659-art241?tmpl=component&print=1&page=

Pgina 3 de 7

Eliminadores de pilhas ou adaptadores AC/DC (ART241)

08/08/13 00:36

A tenso deve cair para um valor prximo de 6 V quando o circuito alimentado pelo conversor for ligado. Aparelhos mais delicados ou crticos exigem eliminadores de pilhas com reguladores de tenso. Neste caso, a tenso medida na sada deve ser constante, independentemente da carga ligada.

Circuitos Prticos

1. Eliminador Simples Na figura 7 damos um circuito prtico de eliminador de pilhas para cargas at 500 mA. A corrente mxima dessa carga ser determinada pelas caractersticas do transformador.

Trata-se de um eliminador no estabilizado simples. O transformador deve ter um secundrio com a tenso que se deseja na carga. A filtragem razovel. Na figura 8 mostramos o aspecto final da montagem que pode ser instalada facilmente numa caixinha
http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/1659-art241?tmpl=component&print=1&page= Pgina 4 de 7

Eliminadores de pilhas ou adaptadores AC/DC (ART241)

08/08/13 00:36

plstica, como as fabricadas pela Patola (www.patola.com.br) - foto abaixo.

Exemplo de caixa fabricada pela Patola.

Lista de Material

D1, D2 - 1N4002 - diodos retificadores LED - LED vermelho comum T1 - Transformador com primrio de acordo com a rede local e secundrio de 100 a 500 mA (conforme carga) e tenso conforme o aparelho alimentado. C1 - 1 000 uF x 12 V - capacitor eletroltico F1 - Fusvel de 500 mA R1 - 1 k ohms x 1/8 W - resistor - marrom, preto, vermelho

Diversos - Ponte de terminais, caixa para montagem, cabo de fora, conector conforme o aparelho alimentado, suporte para fusvel, fios, solda, etc. 2. Eliminador Estabilizado O circuito mostrado na figura 9 indicado para aplicaes mais crticas onde se necessita de uma tenso estabilizada e com boa filtragem.

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/1659-art241?tmpl=component&print=1&page=

Pgina 5 de 7

Eliminadores de pilhas ou adaptadores AC/DC (ART241)

08/08/13 00:36

O regulador usado vai determinar a tenso de sada, podendo ser empregado o 7806 para aparelhos de 4 pilhas e o 7812 para aparelhos de 8 pilhas. Para aparelhos de 9 V, pode ser usado o 7808, j que eles normalmente admitem uma tenso um pouco mais baixa de alimentao. Na figura 10 damos o aspecto da montagem que, pela simplicidade no necessita de uma placa de circuito impresso. claro que uma montagem em placa mais compacta permitindo a instalao do eliminador numa caixa menor.

A corrente mxima da carga depende do transformador, mas o regulador integrado s pode operar com um mximo de 1 A. Assim, a corrente mxima admitida para o projeto essa. O circuito integrado deve ser montado num radiador de calor que consiste numa chapinha de metal dobrada em "U" e presa ao componente com um parafuso. O cabo de alimentao do aparelho deve ter um conector apropriado devendo ser observada a polaridade. O conjunto cabe facilmente numa caixa plstica Patola. Um fusvel empregado na entrada para proteger
http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/1659-art241?tmpl=component&print=1&page= Pgina 6 de 7

Eliminadores de pilhas ou adaptadores AC/DC (ART241)

08/08/13 00:36

o circuito em caso de curtos acidentais. Observamos que os CI da srie 78XX usados neste projeto possuem proteo contra curto-circuitos, o que no ocorre com a verso simples dada anteriormente.

Lista de Material

CI-1 - 7806, 7808 ou 7812 - circuito integrado, conforme a tenso de sada. D1, D2 - 1N4002c- diodos retificadores de silcio LED - LED vermelho comum T1 - Transformador com primrio de acordo com a rede local e secundrio de 7,5 + 7,5 V ou 9+9 V (fonte de 6 V), 9+9 V ou 12 + 12 V para fonte de 9 V e 12+12 V ou 15 + 15 V (fonte de 12 V) - corrente conforme a carga ou maior. C1 - 2 200 uF x 25 V - capacitor eletroltico C2 - 10 uF x 12 V - capacitor eletroltico R1 - 1 k ohms (6 e 9 V) ou 2,2 k ohms (12 V) - resistor - marrom, preto, vermelho, ou vermelho, vermelho, vermelho F1 - 500 mA - fusvel

Diversos: cabo de fora, suporte de fusvel, caixa plstica, ponte de terminais, dissipador para o CI, fios, solda, etc.

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/1659-art241?tmpl=component&print=1&page=

Pgina 7 de 7

You might also like