You are on page 1of 17

A origem da violncia est no crebro ou inerente s relaes humanas?

Mais de 100 especialistas em meio ambiente na UFF Seis meses para aprender as novas regras do portugus O x da segurana a garantia da diversidade

Nesta edio
3 c .i . .n .c .i .a
Um debate atual coloca duas posies cientficas lado a lado, para fornecer subsdios aos leitores interessados nas questes de comportamento.

6 o. p .i.n.i..o
A professora Ana Paula Miranda discute, em seu artigo, a questo da segurana no cotidiano das cidades, alertando os gestores para as diferentes formas de ocupao e uso dos espaos urbanos, que leve em considerao as demandas dos diferentes segmentos da populao e, ao mesmo tempo, facilite as formas de acesso justia e s instituies de administrao de conflitos.

13 m.e.i.o a.m.b.i.e .n .t .e
Lixo, lixo, lixo e mais lixo nas cidades. O que fazer com tanto lixo? A nova legislao, chamada de Poltica Nacional de Resduos Slidos, traz exigncias para o poder pblico, empresas, catadores e populao.

5 s .a . .d .e
Conhea o Crasi, um servio inovador de atendimento para idosos e suas famlias.

8 e. d .u .c.a...o
Faltam seis meses para voc se acostumar com as novas regras da Lngua Portuguesa. Veja o que mudou e as melhores maneiras de memoriz-las.

15 l.i.t .e.r.a.t .u .r.a


Dentre os ltimos lanamentos da Editora da UFF, esto a coletnea de DVDs que tratam das memrias da escravido no Vale do Paraba e o livro Silvio Santos Vem A, que analisa os mecanismos de produo de sentido dos programas que envolvem o expectador brasileiro h 50 anos.

10 t. e. c.n.o .l.o .g.i.a


A UFF tem uma rede de mais de 100 especialistas que criam solues inovadoras na rea de meio ambiente, para atender s demandas de empresas pblicas e privadas ou de governos.

c. i . . n .c .i .a

Texto: Maria La Imagens: UFF Imagem

A origem da violncia est no crebro ou inerente s relaes humanas?

Duas especialistas da UFF, que recentemente publicaram estudos, cada uma no seu campo de atuao, defendem os seus respectivos pontos de vista, que retratam o debate atual e ajudam a esclarecer o que de mais moderno se discute no mundo cientfico a esse respeito.
Anterior prxima ndice

Pesquisadora do Instituto Biomdico, Letcia de Oliveira vem trabalhando com a anlise de imagens cerebrais e, em pesquisa desenvolvida em Londres, em 2011, utilizou a metodologia de reconhecimento de padres destas imagens para identificar adolescentes em situao de risco de desenvolver distrbio bipolar. (Veja matria sobre o assunto AQUI) Esse mesmo procedimento est sendo aplicado agora, em colaborao com o grupo de Londres, para investigar o impacto da violncia no crebro das pessoas. O estudo est sendo realizado com os dados de ressonncia magntica obtidos em imagens cerebrais coletadas no Hospital Clementino Fraga Filho, da UFRJ, com 32 voluntrios sem patologias. Esses estudos, no entanto, tm provocado a reao de pesquisadores das reas humanas, como a professora Marlia Etienne Arreguy, da Faculdade de Educao. Em pesquisa desenvolvida na Universidade Paris-Diderot, na Frana, Marlia Etienne alerta sobre os riscos que esses trabalhos neurocientficos envolvem, ao relacionarem as emoes ou o comportamento violento ao funcionamento cerebral. Ainda que essa correlao esteja baseada em tcnicas de imageamento cerebral cada vez mais apuradas, no se pode ignorar a condio inesgotvel dos afetos humanos e da violncia intrnseca vida em sociedade. (Veja o estudo AQUI)

Para Letcia de Oliveira, esses resultados neurocientficos so como um marcador de vulnerabilidade, capazes de fornecer uma indicao de quo vulnervel um adolescente para desenvolver a patologia.A importncia dos estudos tentar amenizar ou evitar o desenvolvimento de uma doena, pois muitas patologias mentais tm incio no fim da adolescncia. No entanto, segundo Marlia Etienne, a se encontra outro risco, o da excessiva medicalizao de jovens e crianas. Com os avanos da psicofarmacologia e suas poderosas indstrias, diz a pesquisadora, desde meados do sculo XX, qualquer transtorno emocional passou a ser controlado com medicamentos, dada a infinidade de substncias psicoativas que surgem tambm, cada vez mais, no mercado. Levando-se em conta a prpria plasticidade neural do crebro humano, a sua capacidade de se modificar e as interaes inegveis que cada pessoa estabelece com seu ambiente e com os outros, pergunta Marlia, seriam as alteraes cerebrais causa ou consequncia dos diferentes tipos de comportamento durante a vida? No h dvida, de acordo com Letcia de Oliveira, de que os resultados neurocientficos so fruto da plasticidade neural em decorrncia dessa interao do ser humano com o ambiente, mas o que o arcabouo biolgico representa so as potencialidades de cada um, afirmou.

Clique nas imagens para assistir aos vdeos.

Ousar impedir as pesquisas neurocientficas poderia ser da ordem de um novo obscurantismo, admite Marlia Etienne, e, na realidade, alguns autores, com perspectivas neurocientficas mais abertas transdisciplinaridade e ao saber psicoanaltico, j propem a construo de laboratrios conjuntos para a produo de trabalhos interdisciplinares que deem conta da complexidade do comportamento humano.
Anterior prxima ndice

s . a . .d.e

Texto: Nvia Passos Fotografia: Arquivo do Crasi

Huap oferece atendimento especializado para pacientes com demncia e seus familiares
Todas as quartas-feiras, das 13h s 15h, uma equipe de profissionais de diversas reas da UFF, como psiclogos, fonoaudilogos, geriatras, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais e enfermeiros, trabalha na reabilitao cognitiva dos pacientes idosos e j com algum grau de demncia, e no suporte psicossocial aos familiares e cuidadores. Essa a funo do Centro de Referncia em Assistncia Sade do Idoso (Crasi), organizado pelo Servio de Geriatria do Hospital Universitrio Antnio Pedro (Huap). Coordenado pela mdica geriatra Yolanda Eliza Moreira Boechat, o Crasi promove, alm de sesses individuais, diversas atividades em grupo, como teatro, fotografia, educao fsica, pintura, oficina de memria, salas de cinema, com filmes sugeridos pelos profissionais, e at de msica, com a participao dos pacientes em corais. Outro mtodo que utilizamos nessas atividades em grupo o de mostrar textos de grandes autores, como Clarice Lispector, e transferir o que est escrito ali para a realidade desses idosos, explicou a coordenadora. Os idosos so encaminhados ao programa pelos postos de sade da rede municipal, ou por meio dos atendimentos no prprio Huap, porm, antes de iniciar os atendimentos especializados, a equipe de profissionais faz um rastreamento multidimensional de cada paciente. So realizadas reunies de grupo com pacientes e familiares, em salas separadas e, no caso dos pacientes com demncia, existem dois grupos: um na fase inicial e outro no estgio mais avanado da doena. Para a idealizadora e criadora do projeto, professora Vilma Cmara, de suma importncia

a terapia dirigida aos familiares e cuidadores dos pacientes, j que a doena acaba criando uma barreira no relacionamento com o idoso. O grupo dos familiares visa restabelecer os laos que foram rompidos com o incio da doena e, no caso dos cuidadores, orientar sobre a maneira correta para lidar com o paciente. A histria do Crasi comea em 1987, quando a mdica Vilma Cmara passa a coordenar o laboratrio de neurologia comportamental e demncias no Huap, tendo criado um programa de extenso, de atendimento interdisciplinar para os pacientes com demncia e seus familiares, que era chamado de Programa Interdisciplinar de Geriatria e Gerontologia, que comeou a funcionar plenamente em 1992. Devido ao sucesso do programa e ao seu crescimento, em 2002, esse grupo integrou-se ao laboratrio do Huap, dando incio ao Crasi, no qual Vilma Cmara, hoje aposentada, continua trabalhando como voluntria. Por semana, mais de 20 idosos, de Niteri e municpios vizinhos, comparecem ao encontro, que realizado no Mequinho, Avenida Jansen de Melo, 174, Centro, Niteri.

Anterior

prxima

ndice

o. p . i . n .i . .o

Segurana, cidades e populao: quando o x da questo a garantia da diversidade


Professora Ana Paula Mendes de Miranda Vice-coordenadora do Programa de Ps-Graduao em Antropologia da UFF

A associao da (in)segurana ao cotidiano das cidades comumente apresentada como uma das consequncias do crescimento populacional e da ausncia de polticas pblicas. Essa viso do senso comum oculta uma ideia de que a cidade segura deve ser um espao homogneo, o que acaba reforando a ideia da segregao espacial como uma soluo possvel para os problemas das cidades.No pretendo aprofundar essa questo, mas, sim, partir dela para argumentar que a equao cidade/populao/segurana no pode ser tratada sob o paradigma da imposio da ordem. Minha convico baseia-se nos dados construdos por um conjunto de pesquisas empricas desenvolvidas, desde 2002, pelos integrantes do Ncleo Fluminense de Estudos e Pesquisas (Nufep/UFF). Nesse perodo, o referido ncleo tem sido procurado por prefeituras do Estado do Rio do Janeiro, geralmente a partir das secretarias municipais de Segurana Pblica, para a realizao de diagnsticos e elaborao

de planos de segurana pblica municipal. A primeira dimenso que gostaria de destacar o descompasso institucional no que se refere aos processos de formulao de polticas pblicas. Se as cidades tm sido objeto de planejamento urbano h algumas dcadas, apenas recentemente a segurana tornou-se um objeto de discusses no mbito municipal, sem que ainda hoje se tenha clareza do que se pode e deve fazer nessa rea. Alm da constatada falta de sintonia entre os planos estratgicos das cidades e a segurana pblica, entendida aqui como campo de relaes onde se efetiva o direito cidadania, preciso salientar que a incorporao de conceitos oriundos do planejamento empresarial para a gesto de polticas pblicas tem resultado no desenvolvimento de um modelo de cidade-mercadoria, desvinculada da garantia dos direitos fundamentais do citadino, e fragmentada em territrios desenhados para a es-

peculao imobiliria. Nesse cenrio, a segurana pblica no pode ser concebida, tal como vem sendo historicamente tratada em nosso pas, como uma imposio de uma ordem estatal instituda, que est unicamente vinculada s formas de represso criminalidade violenta e aos conflitos sociais. Recentemente que a segurana pblica comeou a deixar de ser um tema exclusivamente restrito s ticas jurdica os criminalistas e militar, para passar a ser concebido sob uma perspectiva transdisciplinar. Outro aspecto caracterstico das intervenes institucionais, policial e judicial, o seu direcionamento voltado represso dos criminosos e no de crimes, revelando uma concepo altamente arbitrria e seletiva, que deixa claro que modelo de cidadania se tem na prtica. Pensar de forma articulada sobre cidade/populao/segurana significa buscar compreender
Anterior prxima ndice

as diferentes formas de habitar as cidades e os usos que seus diferentes pblicos fazem dela. analisar as ocupaes urbanas levando em considerao as demandas por reconhecimento dos grupos ocupacionais que fazem da rua seu local de trabalho (camels, vigias, etc.). buscar compreender quais os contedos e os significados de atos que so designados genericamente como violncia, mas que em vrios casos revelam conflitos entre diferentes atores em disputa na transformao das cidades, bem como discutir as formas de acesso aos sistemas de justia e aos modelos institucionais de administrao de conflitos acionados nesses contextos de interao.

A resoluo desses problemas no est, obviamente, na frmula mgica de mais represso. Est na compreenso dos dispositivos institucionais envolvidos nas reivindicaes de justia e de direito, de modo que as crticas aos modelos de administrao institucional de conflitos possam contribuir para suscitar transformaes significativas na estrutura urbana, arquitetnica e social das cidades. Mudanas estas que deem conta das formas estticas e de sociabilidade locais que compem o espao pblico no como uma terra de ningum, ou algo que pertence ao Estado, mas como um espao simblico de interaes, no qual os atores buscam dar visibilidade s suas demandas por direitos e reconhecimentos.

A soluo para a equao cidade/segurana/ populao deve ser buscada na formulao de polticas pblicas que considerem essa complexa interao no seio das cidades, considerando-se os distintos pontos de vista de seus habitantes e suas maneiras de viver e construir novos e diferentes espaos. Tal perspectiva distingue-se da recorrente prtica de importao de modelos de metrpoles ou de segurana que privilegiam a cidade-mercadoria.

Anterior

prxima

ndice

e . d . u .c .a . . .o

Texto: Marcela Macedo

Acordo Ortogrfico comea a valer a partir de janeiro de 2013


Prazo de adaptao s normas vai at o final de 2012
As novas regras da Lngua Portuguesa, que j ram mudanas, e, em todos eles, a reforma esto presentes no Brasil desde o dia 1 de atinge apenas a escrita. Ela tem o objetivo janeiro de 2009, ainda causam dvidas fre- comum de diminuir ao mximo as diferenas quentes entre os praticantes do idioma, que entre os falantes do portugus, contribuindo tm prazo de adaptao at depara a criao de um padro no zembro deste ano. Nesse perodo No Brasil, essa a ensino e em publicaes oficiais, terceira reforma de transio, as duas formas de alm de aumentar e melhorar o escrever sero consideradas. En- ocorrida, tendo sido intercmbio cultural e cientfico. tretanto, educadores j as utili- a primeira realizada em 1943 e a zam nas escolas, pois acreditam No Brasil, essa a terceira reforsegunda, em 1971 ma ocorrida, tendo sido a primeique quanto antes as regras forem ensinadas, mais facilmente sero ra realizada em 1943 e a segunabsorvidas, e o governo tambm j determi- da, em 1971. As principais regras envolvem nou s editoras que s enviem para as escolas a anulao do trema em todas as palavras, pblicas livros com a nova grafia. do acento nos hiatos oo e ee, e do acento nos ditongos abertos ei e oi de palaA nova reforma ortogrfica abrange os oito vras paroxtonas. Tambm deixa de existir o integrantes da Comunidade dos Pases de Ln- acento diferencial em palavras homgrafas, gua Portuguesa (CPLP) Angola, Brasil, Cabo ou seja, palavras que se escrevem da mesma Verde, Guin-Bissau, Moambique, Portugal, maneira, mas tm pronncia e/ou significado So Tom e Prncipe e Timor Leste que tm diferentes. Alm disso, inclui as letras k, y o portugus como idioma oficial. Mas, no caso e w no alfabeto brasileiro e estabelece nodo Brasil, apenas 0,43% das palavras sofre- vas regras para o uso do hfen.

Alguns exemplos de palavras que sofreram alteraes


A forma verbal para deixou de ser acentuada se igualando preposio para (caso das palavras homgrafas). A palavra frequncia perdeu o trema, assim como todas as outras palavras. O vocbulo enjo perdeu o acento circunflexo, bem como todos os outros hiatos ee e oo. A palavra infraestrutura perdeu o hfen, assim como todas as outras com prefixo terminando em vogal e o segundo elemento comeando com uma vogal diferente.

Anterior

prxima

ndice

e . d . u .c .a . . .o
Alunos ainda no se sentem familiarizados com as normas. Pedro Macdo, 18 anos, estudante de pr-vestibular, diz no se sentir preparado para realizar as provas. Segundo ele, apesar de ter aprendido as novas regras na escola, no realizou exerccios de fixao. Ele ressalta ainda que suas maiores dificuldades so com os novos empregos do hfen. Segundo a professora da UFF Mariangela Rios, no h motivos para resistncia ao acordo. Os mais antigos, alfabetizados na antiga ortografia, costumam, num vis meio saudosista, se manter presos tradio. A melhor dica para absorver uma regra us-la no dia a dia. Como o acordo prev maior simplificao, com supresso de acentos e tremas, tudo fica mais fcil. A leitura de textos na nova ortografia tambm concorre para sua absoro. Na internet, o site www.ortografa.com.br surgiu com o objetivo de ajudar, de forma simples, os que tm dificuldade com a nova grafia, em que por meio de uma caixa de texto, a pessoa digita o que desejar e o sistema corrige de acordo com a regra atual ou oferece dicas de auxlio. Tambm foram lanados livros dedicados a mostrar e explicar as normas, dentre eles, A Reforma Ortogrfica em versinhos, escrito por Maurcio de Sousa, que, com o pano de fundo da Turma da Mnica, pretende apresentar s crianas as mudanas da reforma. Alm disso, sites educacionais tambm j aderiram nova escrita, como o site de nossa universidade, que adotou as mudanas desde que a reforma foi acordada.

A Reforma Ortogrfica em versinhos, livro escrito por Maurcio de Sousa, pretende apresentar s crianas as mudanas da reforma

Anterior

prxima

ndice

t. e . c. n .o .l .o .g .i . a

Texto: Maria La Fotografia: Arquivo do Remads

A UFF tem uma rede de mais de 100 professores destinada a oferecer solues de tecnologia ambiental
O Ncleo de Extenso Rede UFF de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel (Remads-UFF) congrega desde engenheiros, qumicos, bilogos, gegrafos e gelogos at mdicos, pedagogos e profissionais da rea de comunicao, todos atuando de maneira integrada para oferecer solues de tecnologia ambiental.

Anterior

prxima

ndice

10

t. e . c. n .o .l .o .g .i . a
Alm das solues de tecnologia, o Remads tambm tem trabalhado no desenvolvimento de produtos, como um amostrador de gua especfico para guas rasas. Por demanda do Consrcio Ambiental Lagos So Joo, que incorpora municpios da Regio dos Lagos, o coletor foi desenvolvido para atender necessidade do cliente, que precisava coletar amostras em profundidades bem precisas, a dez centmetros do fundo do Rio So Joo. Os especialistas envolvidos nesse trabalho criaram o amostrador de gua que foi, inclusive, registrado para a obteno de patente no Escritrio de Transferncia de Conhecimento da UFF. Este amostrador desce na gua aberto e, ao chegar na profundidade desejada, ele se fecha, retendo a gua daquele nvel e trazendo tona as amostras necessrias para anlise. Dentre os projetos que esto em andamento, o coordenador Jlio Wasserman relaciona o plano estratgico para o desenvolvimento da Baa de Sepetiba que permitir o zoneamento de atividades naquele ecossistema de forma que sejam o menos impactantes possvel para o meio ambiente. Dentre as atividades previstas para serem instaladas na regio, pode-se citar a construo de um terminal de petrleo, novos portos, estaleiros e indstrias de transformao.. Outro projeto importante e em andamento, diz Wasserman, a avaliao dos rejeitos da Estao de Tratamento de gua (ETA) da empresa guas de Juturnaba, que fornece gua
Anterior prxima ndice

Amostrador de gua, um coletor especfico para guas rasas, desenvolvido e patenteado pela UFF

A partir das demandas apresentadas por empresas privadas, pblicas ou governos, o Remads-UFF identifica as competncias dentro da universidade e monta propostas que criem solues inovadoras nas reas de resduos domsticos e industriais, licenciamentos, impactos ambientais, emisses atmosfricas, crditos de carbono, numa complexidade cada vez maior, conforme o pas vai se desenvolvendo.

Coordenado pelo professor Jlio Csar Wasserman, do Departamento de Anlise Geoambiental, o Remads-UFF desenvolve atualmente projetos com a Petrobras, Odebrecht, OAS, LLX, MMX, dentre outras empresas, sempre com o objetivo de oferecer solues customizadas, ou seja, especficas para cada cliente e sempre inovadoras.

11

para a Regio dos Lagos. Nesse caso, diz o coor- bocadura do rio, a fim de atender populao denador do Remads, durante mais de 30 anos dos bairros de Unamar e Barra de So Joo no a ETA lanou um lodo do tratamento rico em municpio de Cabo Frio. alumnio diretamente na represa, gerando um grande passivo ambiental que pode ameaar O Remads atua ainda em vrios estaleiros. Um a sustentabilidade do processo de captao deles o Estaleiro da Ilha S.A., no processo de de gua e abastecimento da regio. O objeti- licenciamento do que dever ser o maior estavo, nesse caso, identificar se h riscos para leiro da Amrica Latina, a ser instalado em Alao consumo humano e, para isso, est sendo goas. Nesse caso, o Remads est dando suporte feita uma avaliao qumica do resduo, para tcnico aos estudos de impacto ambiental. verificar se o alumnio deste lodo pode estar contaminando a gua disNo Estado do Rio, o Remads tribuda na regio. Nesse O nosso papel dizer como est dando suporte ao Estaest o meio ambiente onde estudo, o ncleo conta com leiro Brasa, uma nova insrecursos do Programa Pen- localiza-se o empreendimento, talao que fica na Ilha do mas vocs tm de fazer tais e Caju, para desenvolver um sa-Rio da Faperj. tais procedimentos para processo de gesto ambienNa mesma regio, o Remads diminuir ao mximo o impacto tal, fazendo anlises do solo desse empreendimento. est finalizando um trabalho para verificar os nveis de financiado pelo programa contaminao, condio Petrobrs Ambiental para avaliar a qualidade liberao das obras. L, diz Wasserman, o solo da gua dos rios afluentes que chegam a essa contaminado, tem mercrio, poluentes divermesma represa. Com o estudo os pesquisadores sos e, nesse caso, os especialistas tiveram de do Remads identificaram altas concentraes averiguar se esses nveis de poluio estavam de alumnio na gua, motivando a realizao acima do que a legislao permite. Os nveis do projeto de avaliao dos resduos da ETA, verificados, diz o coordenador, estavam abaixo mencionados acima. da legislao brasileira, mas ainda assim eram relativamente elevados, e foi preciso propor Nesse mesmo contexto, uma outra empresa da um programa de biorremediao para que este regio, a Prolagos solicitou um estudo da qua- solo no permanecesse exposto e contaminado. lidade da gua para verificar a possibilidade de instalao de uma nova Estao de Tratamen- Foi o Remads ainda que fez o monitoramento de guas no baixo curso do Rio So Joo. to ambiental do Complexo Petroqumico da O estudo verificar se possvel construir uma Petrobras (Comperj), de 2008 a 2010. Foram estao de captao de gua prxima desem- 25 meses de monitoramento a um custo de

Guyana, aparelho que faz medies de mercrio voltil na atmosfera da Amaznia

R$5,5 milhes. Nesse projeto, trabalhou um grupo interdisciplinar de 15 professores e 45 bolsistas envolvendo as reas de demografia, economia, geografia, geologia, oceanografia, modelagem, qumica e engenharia qumica. Foi necessria a aquisio de vrios equipamentos como o de cromatografia gasosa acoplado a um de espectometria de massas que, sozinho, custou R$500 mil, e que ficaram instalados no Instituto de Qumica da UFF. Os resultados, afirma Wasserman, foram um sucesso, pois atenderam ao que o cliente demandou, e o empreendimento no teve problemas ambientais. As empresas apresentam os relatrios da universidade ao Poder Pblico (agncia ambiental, Ministrio Pblico, etc.), que os considera consistentes, coerentes e que ainda contm as medidas que devem ser tomadas.

Anterior

prxima

ndice

12

m . e . i .o a .m .b.i .e. n. t. e

Texto: Regina Schneiderman Imagens: Cempre

Novas exigncias para o tratamento de resduos slidos


Depois de 21 anos tramitando no Congresso Nacional, finalmente, em agosto de 2010, foi sancionada pelo presidente Luiz Incio Lula da Silva a nova lei de Poltica Nacional de Resduos Slidos (PNRS). Dentre os tpicos principais, a nova lei probe a existncia de lixes a cu aberto e determina a criao de aterros sanitrios para o lixo sem possibilidade de reaproveitamento. O tratamento do lixo uma atribuio das prefeituras, e, para a construo desses aterros, podero ser formados consrcios de municpios. Pela nova lei, o governo federal s repassar recursos para limpeza e manejo de resduos para as prefeituras que tenham um plano de gesto aprovado. A PNRS tambm responsabiliza as empresas pelo recolhimento de produtos descartveis, que a chamada logstica reversa, ou seja, quando as indstrias ficam obrigadas a recolher embalagens usadas de produtos agrotxicos, pilhas, baterias, pneus, leos lubrificantes e todos os tipos de lmpadas e eletroeletrnicos. A PNRS ainda incentiva a indstria de reciclagem e pretende formalizar o trabalho dos catadores, antes voluntrio. A Revista UFF entrevistou trs professores da universidade ligados ao tema: Antonio da Hora, do Departamento de Engenharia Agrcola e Ambiental; Emlio Maciel Eigenheer, do Departamento de Filosofia e, desde 1985, responsvel pela primeira experincia brasileira de coleta seletiva de lixo e que feita no bairro de So Francisco, em Niteri; e Fernando Beiriz, do Departamento de Telecomunicaes, especialista em lixo eletrnico, com uma tese sobre a questo ambiental de logstica reversa para resduos da indstria da construo civil. RU Quais as vantagens e desvantagens dessa lei? Antonio da Hora Ela deveria ser um pouco mais contundente no sentido de erradicar todos os lixes. O principal problema ambiental a falta de saneamento como um todo o tratamento do esgoto, o resduo, a forma de coleta, a coleta seletiva, o transporte inadequado e o lanamento do lixo. Estamos dando um passo importante ao destinar adequadamente o lixo, que fazer o aterro sanitrio. Precisamos ter uma poltica que sinalize um avano tecnolgico. Por
Anterior prxima ndice

13

m . e . i .o a .m .b.i .e. n. t. e
exemplo, as latinhas no Brasil j so quase 100% recicladas. Isso tambm pode ser feito com plstico, pneu, papel. Enterra-se o que pode ser reciclado. O lixo no aproveitado pode ser transformado em combustvel para produo de energia. Deixa de ser problema e passa a ser insumo. Emlio Maciel Eigenheer A dificuldade maior da lei est nos custos elevados de implantao e manuteno dos sistemas sugeridos. Financi-los ser um desafio para as municipalidades e mesmo para a iniciativa privada, principalmente se levarmos em conta as desigualdades socioculturais da populao e as diferenas regionais. Fernando Beiriz Uma das vantagens da lei a logstica reversa. Os produtos antigamente tinham uma vida til muito longa uma TV durava 30 anos. Com a nova lei, cada produtor responsvel, ao trmino da vida til do produto, pelo seu retorno ao processo produtivo, ou para outro aproveitamento, ou ento como rejeito para o aterro sanitrio. Acho que poderia ser dado um incentivo para produtores e consumidores. Na microeletrnica so utilizados vrios metais nobres que vo acabar como cobre, ouro, chumbo. No exterior, por exemplo, o desmonte da TV j facilitado com o uso de cores do que pode ser reaproveitado. RU Como a universidade poder contribuir para a aplicao da PNRS? Antonio da Hora A universidade poder contribuir formando pessoal nas reas de engenharia ambiental, geologia, educao ambiental, construo civil, cincias sociais, biologia, etc., mas tambm poder qualificar pessoas para atuar nos municpios que iro projetar e operar essa nova fase de construo de aterros sanitrios. Outra tarefa ser descobrir novos processos para o aproveitamento de resduos e a criao de novos produtos, como a garrafa PET virar mangueira, etc. Emlio Maciel Eigenheer A UFF ter de elaborar, por fora da lei, seu plano de gerenciamento de resduos. Essa medida no apenas ajudar a superar algumas dificuldades atuais, como poder servir tambm para o treinamento e estudo de alunos de vrios cursos da rea ambiental. Fernando Beiriz A universidade poder contribuir, principalmente, com a formao de engenheiros de meio ambiente. Esses profissionais vo colaborar na criao, desenvolvimento e execuo de projetos que evitem a degradao e preservem o meio ambiente.
http://www.cempre.org.br/download/pnrs_002.pdf

Anterior

prxima

ndice

14

l . i . t. e.r.a.t .u .r.a

Lanamentos Eduff
Ttulo:Silvio Santos Vem A - programas de auditrio do SBT numa perspectiva semitica Autora:Silvia Maria de Sousa Preo:R$ 34 Pginas:160 Numa anlise semitica do Programa Silvio Santos, a obra procura detectar os mecanismos de produo de sentido, tanto no plano do contedo quanto no da expresso, que envolvem o espectador brasileiro h 50 anos, estabelecendo com ele um contrato de confiana e adeso. Para tanto, a autora analisa minuciosamente a linguagem sincrtica, mltipla e diversificada que constitui o programa de TV, estabelecendo articulaes entre som e imagem, movimento e iluminao, gestualidade e utilizao do espao cnico. Tece, ainda, importantes consideraes a respeito de contedos associados ideologicamente aos valores conservadores e mitologia capitalista do sucesso, da conquista e do poder dos mais fortes, to atrelada imagem do apresentador, de um homem que enriqueceu com trabalho duro.

Ttulo:Clculo Tensorial Autor:Jos Geraldo Franco Mxas Preo:R$ 27 Pginas:176 A noo de tensor aparece nos estudos de mecnica analtica, relatividade, eletromagnetismo, mecnica dos slidos e mecnica dos fluidos. , portanto, um tpico de suma importncia, no s para os fsicos, mas tambm para aqueles que atuam em vrias reas das cincias exatas. Integrante da coleo Didticos da Editora da UFF, em Clculo Tensorial, o professor Jos Geraldo Mxas aplica a experincia adquirida ao longo dos anos em sala de aula, apresentando o contedo de forma objetiva. As demonstraes so desenvolvidas em detalhes para que o leitor se familiarize com a manipulao dos ndices dos tensores. Evitou-se o uso da eliminao dos smbolos dos somatrios, tornando assim mais claro o entendimento das frmulas tensoriais. Procurou-se, ainda, dar nfase natureza geomtrica da teoria sem perder de vista as suas aplicaes.

Anterior

prxima

ndice

15

Ttulo:Fronteiras em movimento: Histria comparada - Argentina e Brasil no sculo XIX Autora:Maria Vernica Secreto Preo:R$ 39 Pginas:237 A historiadora parte da ideia de que a abundncia relativa de terras, no Oeste Paulista e no sudeste da provncia de Buenos Aires, contribuiu fortemente para gerar um tipo especfico de sociedade, na segunda metade do sculo XIX. quela poca, as grandes extenses de terra foram incorporadas produo para responder demanda gerada pelo mundo industrializado: algodo dos Estados Unidos, caf da Venezuela e do Brasil, l dos pampas argentinos, etc. Geograficamente, as plancies norte-americanas, os pampas sul-americanos e as estepes do sul da Rssia e da Hungria eram semelhantes; por esse motivo todas desenvolveram o mesmo tipo de agricultura, a dos cereais, mas do ponto de vista poltico, social e legal havia grandes diferenas. Esse livro por meio da comparao entre duas regies incorporadas ao sistema mundial nesse perodo tenta em grande medida explicar essas diferenas. Ttulo:Passados Presentes (DVDs) Projeto do Labhoi Preo:R$ 40 Coletnea de quatro documentrios produzidos pelo Laboratrio de Histria Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense (Labhoi), que retrata a memria da escravido entre os descendentes de escravos das antigas reas cafeeiras do Vale do Paraba. Indito,traz uma histria pouco conhecida da escravido, a partir da memria e tradio oral dos descendentes de escravos nos antigos domnios da famlia Souza Breves, que correspondem hoje s cidades de Pinheiral e Bracu. Os outros trs filmes so:Memrias do Cativeiro(2005),Jongos, Calangos e Folias(2007) eVersos e Cacetes(2009).

Anterior

prxima

ndice

16

Expediente
Superintendente de Comunicao Social: Rosane Pires Fernandes Editora-executiva: Maria La Monteiro de Aguiar Projeto Grfico e Diagramao: Alvaro Faria Redatores: Marcela Macedo Maria La Monteiro de Aguiar Nvia Passos Regina Schneiderman Vdeos: UFF Imagem Produo: Sandra Filgueiras e Wilson Paran Imagem: Rafael Saar e Ronaldo Coelho Revisora: Sonia de Onofre Contato Telefone: (21) 2629-5240 E-mail: revistauff@vm.uff.br

You might also like