You are on page 1of 3

CONTABILIDADE Relembrando... 1 Conceito Contabilidade a cincia que estuda e pratica as funes de orientao, de controle e de registro relativas administrao econmica.

ica. Conceito Oficial formulado no 1 Congresso Brasileiro de Contabilistas, realizado no Rio de Janeiro, de 17 a 27 de agosto de 1924. A Contabilidade uma cincia que permite, atravs de suas tcnicas, manter um controle permanente do Patrimnio da empresa. Osni Moura Ribeiro, Contabilidade Bsica, Editora Saraiva. 2 Objeto da Contabilidade O objeto da contabilidade o Patrimnio das entidades econmico-administrativas. 3 Objetivo da Contabilidade O objetivo da contabilidade permitir o estudo e o controle dos fatos decorrentes da gesto do patrimnio das entidades econmico-administrativas. 4 Finalidade da Contabilidade A principal finalidade permitir a obteno de informaes econmicas e financeiras da entidade. As informaes de natureza econmica compreendem os fluxos de receitas e de despesas, que geram lucros ou prejuzos, e as variaes no Patrimnio da entidade. As informaes de natureza financeira abrangem os fluxos de caixa e do capital de giro. 5 Usurios da Contabilidade Compreendem todas as pessoas fsicas e jurdicas que tenham interesse na avaliao da situao e do desenvolvimento da entidade, como titulares, scios, acionistas, administradores, governo (fixo), fornecedores, bancos. 6 Tcnicas Contbeis So consideradas como tcnicas contbeis: Escriturao registro, em livros prprios (Dirio, Razo, Caixa e Contas Correntes), de todos os Fatos Administrativos que ocorrem no dia-a-dia das empresas. Demonstraes quadros tcnicos que apresentam dados extrados dos registros contbeis da empresa. As demonstraes financeiras mais conhecidas so o Balano Patrimonial e a Demonstrao do Resultado do Exerccio. Auditoria verificao da exatido dos dados contidos nas demonstraes financeiras, atravs do exame minucioso dos registros contbeis e dos documentos que deram origem a eles.

Anlise de Balanos exame e interpretao dos dados contidos nas demonstraes financeiras, com o fim de transformar esses dados em informaes teis aos diversos usurios da contabilidade.

Conceito de controle e planejamento


As finalidades fundamentais da Contabilidade referem-se orientao da administrao das empresas no exerccio de suas funes. Portanto a Contabilidade o controle e o planejamento de toda e qualquer entidade scio-econmica. Controle: a administrao atravs das informaes contbeis, via relatrios pode certificar-se na medida do possvel, de que a organizao est agindo em conformidade com os planos e polticas determinados. Planejamento: a informao contbil, principalmente no que se refere ao estabelecimento de padres e ao inter-relacionamento da Contabilidade e os planos oramentrios, de grande utilidade no planejamento empresarial, ou seja, no processo de deciso sobre que curso de ao dever ser tomado para o futuro. Abordagens Utilizadas para o Estudo da Teoria Contbil O estudo da Contabilidade a partir de qualquer das abordagens igualmente vlido, desde que propicie o desenvolvimento da cincia contbil. Abordagem tica: coloca em evidncia a questo da tica, na qual a informao deveria ter alto grau de fidedignidade e o profissional deve ser imparcial a qualquer interesse. Abordagem da Teoria do Comportamento: est ligada sociologia e psicologia do comportamento e enfatiza que a informao deve ser divulgada de acordo com sua utilidade a cada usurio. Abordagem Macroeconmica: mostra a afinidade da Contabilidade com a Economia, de acordo com estas a informao deve considerar as polticas econmicas adotadas. Abordagem Sociolgica: enfoca que a Contabilidade deve divulgar as relaes entre a entidade e a sociedade, fornecendo informaes qualitativas que demonstrem o favorecimento do bem-estar social. Abordagem da Teoria da Comunicao: mostra a importncia da Contabilidade externar seus resultados, de forma clara e objetiva. Abordagem Pragmtica: enfoca a praticidade, a utilidade e a relao custo x benefcio da informao. Lei n 6.404/76 contempla o tratamento tributrio, porm est mais voltada proteo dos credores da entidade e a Lei n 11.638/2007 e suas alteraes, no Brasil o foco mudou um pouco.

You might also like