You are on page 1of 45

EMEN-599-604-ipcIII-ENT-TP.

qxp

24-08-2007

13:38

Page 599

Captulo III

QUAIS SO OS EPISTEMAS-PARADIGMAS PRIMORDIAIS DO PENSAMENTO CONTEMPORNEO?


Genealogia, Ontologia, Cnone, Cdigo Gentico e Epistemtica-Paradigmtica do Pensamento Contemporneo

EMEN-647-690-ipcIII-2.qxp

24-08-2007

13:41

Page 647

O Epistema-Paradigma Freud: O Acontecimento da Psicanlise


Jos Martinho *

CHLOMO SIGISMUND (Sigmund) FREUD nasceu no dia 6 de Maio de 1856 em Freiberg, e faleceu no dia 23 de Setembro de 1939, em Londres, ajudado pelo seu amigo Max Schur, o mdico que supervisionou trinta e uma das trinta e trs cirurgias a que foi submetido em consequncia de um tumor maligno descoberto em 1923. Com Marx e Einstein, Freud foi provavelmente o pensador que maior influncia exerceu sobre o sculo XX. O seu nome inseparvel da psicanlise. Esta surgiu em Viena por volta de 1900. Depois de um incio algo atribulado, deu a volta ao mundo e acabou por se tornar a mais estvel das grandes referncias tericas contemporneas. Vrias linhas de fora foram j desenhadas para tentar descrever a elaborao colectiva, a acumulao e os arranjos especficos de conhecimentos que viabilizaram a emergncia da psicanlise como epistema-paradigma da Modernidade 1.

* Doutor em Psicologia, Presidente da Antena do Campo Freudiano, Professor na Faculdade de Psicologia da Universidade Lusfona de Humanidades e Tecnologias e Director de Afreudite Revista Lusfona de Psicanlise. 1 Mergulhando num passado bem anterior aos Tempos Modernos inaugurados por Galileu e Descartes, uma destas linhas aquela que parte dos mitos, ritos e purgas dos povos primitivos, prossegue pela interpretao proftica e premonitria dos sonhos, a confisso religiosa do pecado e chega ao discurso psicoteraputico sobre a verdade do sexo (Krafft-Ebing, Albert Moll, etc.). Esta linha cruza-se com uma outra, que comea nas formas polticas e educativas da sociabilizao do corpo nas culturas que foram o bero da civilizao ocidental, passa pelas relaes da fora com o direito, e termina no ideal de Liberdade, Igualdade e Fraternidade da Revoluo Francesa, ilustrado no caso por Pinel, que ao retirar as correntes aos loucos enclausurados os humaniza.

EMEN-647-690-ipcIII-2.qxp

24-08-2007

13:41

Page 648

648

INTRODUO AO PENSAMENTO CONTEMPORNEO

Mas se existem forosamente antecedentes histricos da psicanlise, a grande dificuldade consiste sempre em discernir o acontecimento, a atopia do seu discurso, e que tenha emergido por assim dizer do nada, como toda a verdadeira criao. A psicanlise no brotou espontaneamente da Natureza, e no estava escondida entre as Artes, as Letras e as Cincias espera que a encontrassem. A psicanlise no foi descoberta, mas inventada, e foi esta inveno que levou Freud s descobertas sensacionais que os psicanalistas redescobrem todos os dias. O que motivou a criao da psicanlise foi o desejo do seu criador. Este desejo no psicolgico. Ou seja, para entender o desejo de Freud no muito importante saber que em criana cresceu numa estrutura familiar atpica 2, que em adulto se transformou num homem puritano que preferiu estudar a experimentar os licenciosos costumes da cidade onde vivia, ou que, por fim, teve um cancro que o tornou pessimista quanto ao futuro. Se a inveno de Freud excedeu a totalidade dos dados histricos e psicobiogrficos foi porque se fundou num intratvel amor verdade 3, que subverteu
Outro dos fios importantes desta complexa rede o filosfico, literrio e artstico. Tem o seu incio nos fragmentos pr-socrticos (Empdocles), a Odisseia de Homero, o dipo-Rei Sfocles e o Banquete de Plato, segue pela literatura latina (Virglio), as pinturas de Luca Signorelli e de Leonardo da Vinci, o Moiss de Miguel-ngelo e as peas de Shakespeare (em particular Hamlet), continua pela filosofia crtica de Kant e a viso Romntica do mundo (Schelling), a Gradiva de Jensen e os Irmos Karamazov de Dostoewsky, atravessa o pensamento de Schopenhauer e de Nietszche, e fica enredado no estilo e exemplo de Goethe (Freud, que era um excelente escritor, recebeu o prmio Goethe em 1930, na poca o equivalente do Nobel para a lngua alem). A importncia que ter a cincia da natureza <Naturwissenschaft> na formao universitria de Freud, permite tambm encontrar uma outra linha, que liga o princpio da constncia energtica (Fechner) dos sistemas fsicos isolados ao estudo do organismo no seu meio ambiente (Darwin, Lamarck), ao modelo terico do arco reflexo e ao apuramento do papel central do crtex na coordenao do comportamento humano (Hitzig, Fritsch, Ferrier, Gall e outros). Ainda dentro da linha geral fornecida pela teoria da evoluo das espcies de Darwin, Hughlings Jackson que influencia a concepo funcional que Freud se far do sistema nervoso, oposta s vises estticas de Broca, Wernicke, Meynert e Lichtheim; esta concepo levar ainda Freud, no seu estudo sobre as afasias, a sublinhar o primado da linguagem no aparelho psquico humano, na medida em que sem ela no haveria possibilidade de verbalizar as ideias e estudar as suas relaes (tema da psicologia associacionista de Mill a Herbart). Finalmente, fama adquirida na Europa pelo mdico vienense Mesmer e o seu magnetismo, viria juntar-se a ambio do judeu Freud, que procuraria igualar a reputao de Charcot, Libeault e Berheim na compreenso da histeria. 2 Primeiro filho de um terceiro casamento, o seu pai, Jacob Freud, aparentava ser seu av, enquanto a sua me, Amalia, tinha praticamente a mesma idade dos seus meios-irmos Emmanuel e Philipp. 3 preciso no esquecer, sublinha Freud num dos seus ltimos textos, que a psicanlise se funda no amor verdade. Freud costumava alis falar da psicanlise como uma criana ilegtima, fruto do seu amor pela verdade. Ao nvel da anedota, ouvira dizer a Charcot que a histeria se devia coisa genital, e a outros, como o ginecologista Chroback, que a histrica se podia curar com penis vulgar, bis repetitur. Contudo, por ignorncia cientfica e preconceito moral, nenhum mdico e investigador ousava publicar sobre a antiga intuio que associava a histeria a problemas sexuais, como nenhum ousava defender publicamente a pequena verdade que evocavam em privado de modo jocoso.

EMEN-647-690-ipcIII-2.qxp

24-08-2007

13:41

Page 649

III QUAIS SO OS EPISTEMAS-PARADIGMAS PRIMORDIAIS DO PENSAMENTO CONTEMPORNEO?

649

a subjectividade, deixou de pactuar com o que j existia e acabou por conduzir a algo de indito: o desejo do psicanalista. Para aqueles que continuam a desconhecer aquilo que o discurso que estrutura este desejo tem de novo, a psicanlise pode parecer uma velha senhora, que ficou estril ou que j foi enterrada. No entanto, como a Fnix, ela renasce permanentemente das cinzas. Os permanentes ataques psicanlise, quer provenham dos totalitarismos, dos moralismos ou dos cientismos, s provam que a centenria est viva e vigorosa. Contra factos no h argumentos: existem cada dia mais psicanalistas, psicanalisandos e psicanalisados. Quanto a Freud, permanece um nome que inspira alegria <Freude>, um amigo <Freund> que no pra de dar que pensar, que criou uma obra cuja letra e esprito mudaram radicalmente o sentido e o valor da existncia 4.

Corte epistemolgico e ferida narcsica


Para fazer uma omeleta preciso partir ovos Freud: O Incio do Tratamento Num artigo de 1913 escrito para uma Enciclopdia italiana, intitulado O Interesse da Psicanlise 5, antes de apresentar ao leitor as estimulantes relaes que a sua inveno comeava a edificar com as disciplinas no psi4 Freud foi, tambm, algum que soube atravessar sozinho o deserto e, em seguida, arrastar consigo muita gente. Alm de todos os que se empenharam directamente na experincia da Psicanlise, a sua obra teve efeitos incalculveis sobre o pensamento contemporneo. So prova disso a Etnologia (Roheim, Malinowski, Moscovici, Lvi-Strauss), a Entnopsiquiatria (Georges Devereux), o Culturalismo (Margaret Mead, Ralph Linton, Erik Erikson, Eric Fromm, Karen Horney, etc.), o freudo-marxismo (Reich, Marcuse, Bloch, Althusser), a Sociopsicanlise (Grard Mendel), o estudo da Mitologia Grega (Jean-Pierre Vernant), o pensamento religioso (O. Pfister), a Histria (Michel de Certeau, Michel Foucault), a Teoria do Direito (Pierre Legendre), a Psiquiatria (largamente influenciada pela psicanlise pelo menos at ao comeo da psicofarmacologia), a Psicossomtica (P. Marty, M. Fain, M. MUzan, Sami-Ali), a Psicologia (gentica, do desenvolvimento, do aconselhamento, da aplicao de testes como o Rorschach, etc.), a Psicoterapia (sexologia, grupanlise, terapias breves, psicodrama, terapia familiar, etc.), a Educao (inmeros pedagogos inspiraram-se nas descobertas psicanalticas), a Esttica (Mario Perniola, Didi-Huberman, Harold Bloom, Grad Wajcman, Franois Regnault, Hal Foster), a Literatura (Romain Rolland, Thomas Mann, Arnold e Stefan Zweig, assim como uma extensa lista de autores e de escolas desde o Surrealismo), o Cinema e o Teatro (Pabst, Huston, Hitchcok, Pasolini, Woody Allen, Raoul Ruiz, P. Chereau, etc), o ensaio e a crtica (Roland Barthes, Jean Starobinski, Alain Grosrichard, Cornelius Castoriadis, Elisabeth Badinter, Catherine Clment, Slavoj Zizek e muitos outros, como Alfredo Margarido e Eduardo Loureno, a Filosofia (a maioria dos filsofos aps Freud tomaram partido por ou contra a psicanlise), a Epistemologia (Gaston Bachelard), a lingustica (Roman Jackobson, mile Benveniste, Jean-Claude Milner), etc, etc, etc. 5 Cf. a traduo, apresentao e comentrio deste manifesto da epistemologia freudiana por Assoun, P-L. (1980). Freud: LIntrt de la psychanalyse. Retz, Les classiques des sciences humaines, Paris.

EMEN-647-690-ipcIII-2.qxp

24-08-2007

13:41

Page 650

650

INTRODUO AO PENSAMENTO CONTEMPORNEO

colgicas 6, Freud evoca o vnculo estranhamente familiar da psicanlise com a psicologia. At a esta data, a psicologia cientfica e experimental tinha sido uma psicofsica ou uma psicofisiologia, enquanto que a psicologia racional e introspectiva, herdada da teologia e da filosofia especulativa, era essencialmente um estudo dos contedos de conscincia, uma psicologia do Eu consciente de si. O que Freud prope no lugar da psicologia oficial ou superficial uma psicologia das profundezas. Esta no a velha psicologia enriquecida pelos conhecimentos vindos da anatomia, da neurologia e da patologia, mas um mtodo de investigao de mecanismos psquicos que seriam inacessveis de outro modo, uma tcnica de tratamento de sintomas fundada nos princpios deste mtodo, e uma nova cincia, com seus conceitos e objecto a psicanlise. So os mecanismos psquicos descobertos por Freud no tratamento dos seus pacientes que levaro compreenso do sentido dos actos sintomticos 7. Mesmo se a existncia destes mecanismos o obriga a manter o velho postulado cientfico do determinismo (Laplace), a afirmar que no h acaso no psiquismo, Freud deixa de fundar a causalidade psquica na Conscincia e no Eu, para a referir ao Inconsciente e Pulso. Os conceitos de Inconsciente e de Pulso vieram contrariar dois dos grandes preconceitos da inteligncia vigente.8 Assim, Freud viu-se na obrigao de apresentar tambm aos leitores, para alm do interesse, a dificuldade da psicanlise 9: esta tornou-se inaceitvel, porque provocou uma crise na cincia e na conscincia do seu tempo, desferindo simultaneamente um terceiro e profundo golpe no amor-prprio da humanidade. O primeiro destes golpes foi infligido pela Astronomia. Com efeito, pensava-se ainda durante a Idade Mdia que a terra era o centro do Cosmos, de um mundo fechado que Deus construiu e enfeitou para o homem condigna6 A primeira cincia no psicolgica da lista que Freud estabelece neste texto a da linguagem. No tendo tido acesso s teses do Curso De Lingustica Geral (1906-1911) de Ferdinand de Saussure, Freud refere-se ao fillogo Hans Sperber, j anteriormente citado, juntamente com Karl Abel, no seu artigo sobre Os Sentidos Opostos das Palavras Primitivas (1910). As obras destes dois autores levam-no a encarar a linguagem de um modo pr-lingustico, como transcrio de uma necessidade ou traduo de uma forma de expresso numa outra. Assim, a funo simblica e significativa concerne no s a fala e a escrita, como a linguagem dos gestos, dos sentimentos e dos pensamentos. a linguagem do sonho e os idiomas do sintoma os quais se devem decifrar <Entzifferung> como uma escrita ideogrfica ou um criptograma que vo sobretudo mostrar que Freud se interessa pela estrutura significante das formaes do inconsciente. 7 So as Ideias acerca de uma Psicologia Descritiva e Analtica (1894) de Wilhelm Dilthey que vo problematizar, no pensamento de lngua alem, a distino entre os factos observveis que as cincias empirico-formais descrevem e explicam, e a compreenso do sentido global dos fenmenos que as cincias sociais e humanas analisam. Esta dimenso no biolgica do sentido ser retomada no conceito de intencionalidade de Franz Brentano, de onde passa para Freud, Husserl, Heidegger, Jaspers e Biswanger. 8 O preconceito intelectual, que confundia psiquismo e conscincia; e o preconceito esttico-moral, que recusava admitir a importncia da sexualidade na etiologia das psiconeuroses e nas mais elevadas manifestaes do esprito humano. Freud considera, no entanto, que a opinio popular e a arte se oposeram muitas vezes a estes preconceitos.

EMEN-647-690-ipcIII-2.qxp

24-08-2007

13:41

Page 651

III QUAIS SO OS EPISTEMAS-PARADIGMAS PRIMORDIAIS DO PENSAMENTO CONTEMPORNEO?

651

mente habitar. Ora, no sculo XVI, Galileu, Coprnico, Kepler, Giordano Bruno e outros vm mostrar que a terra no ocupa este lugar privilegiado da nossa imaginao, que apenas um planeta descrevendo a sua rbita em torno do Sol, um pequeno gro de areia num Universo infinito. A segunda grande humilhao, que data apenas do sculo XIX, foi provocada pela Biologia. Acreditava-se piamente na tradio ocidental que o homem tinha sido criado imagem e semelhana de Deus. Mas, com Darwin, o homem passa a ser um mero resultado da evoluo, um sucedneo do macaco. Por fim, com o narcisismo refugiado no interior do espao privado do psiquismo, Freud desfere um terceiro golpe na megalomania humana, mostrando que o Eu e a Conscincia no so senhores de si na sua casa, mas marionetas puxadas por fios que desconhecem, movidas por foras que os ultrapassam.

Palavra e Sintonia
As palavras so o instrumento essencial do tratamento psquico Freud: O Tratamento Psquico A partir do sintoma fomos conduzidos para o inconsciente, para a vida pulsional Freud: Novas Conferncias sobre Psicanlise A ruptura de Freud com o conhecimento do seu tempo passou tambm por uma separao com os seus mestres. Depois de se ter afastado da f judaica de seu av (o rabi Schlomo Freud), do judasmo pouco tradicional do seu pai e exegtico do seu professor de hebreu (Hammerschlag), desligou-se dos cientistas e mdicos que conheceu durante os seus estudos superiores e nas primeiras actividades profissionais. Estes ltimos viviam o triunfalismo positivista da Cincia do fim do sculo XIX. Por exemplo, o chefe do laboratrio no Instituto de Fisiologia de Viena em que Freud dissecava enguias, lampreias e outros pequenos animais por volta de 1880, Ernest Brcke, era uma espcie de DArtagnan, que se juntou aos trs mosqueteiros da cincia de ento mile Dubois-Reymond, Hermann Helmholtz e Carl Ludwig , para jurar com eles que no descansaria enquanto no demonstrasse que tudo se explicava por um sistema de elementos fsico-qumicos. Esta f cientista no deixar de marcar a obra de Freud: ela que o leva a forjar o termo psico-anlise por analogia com a anlise qumica dos compostos, a utilizar metforas energticas, hidrulicas e biolgicas ou, ainda, a acreditar durante um certo tempo no modelo mdico da cura.
9 Freud, S. (1933). Une difficult de la psychanalyse, in Essais de psychanalyse applique. Ides-Gallimard, Paris.

EMEN-647-690-ipcIII-2.qxp

24-08-2007

13:41

Page 652

652

INTRODUO AO PENSAMENTO CONTEMPORNEO

Por razes materiais, Freud troca a investigao laboratorial pela medicina, mas em seguida abandona-a, porque sempre foi mdico contra a sua vontade. Uma vez psicanalista, defendeu a anlise leiga, no praticada por mdicos, dado que ser mdico pode at prejudicar a psicanlise, pelo menos quando este no sabe desprender-se da mania de curar <furor sanandis>. Aquilo que distingue desde muito cedo a clnica freudiana da dos psiquiatras, psiclogos e sexlogos da sua poca a afirmao de que a palavra 10 o principal instrumento do tratamento psquico, o meio mais apropriado e eficaz para tratar as perturbaes da alma e do corpo do ser falante. Antes mesmo que Bertha Pappenheim (dita Anna O.) tenha utilizado o termo de talking cure 11 para rebaptizar o que Breuer chamava de abreaco e catarse, que outras histricas tenham pedido ao mdico para se calar e deix-las falar, a psicanlise foi concebida pelo seu inventor como tratamento pela palavra. Sem dvida que sempre houve a suspeita de que a palavra continha frmulas mgicas e poderes purificadores, mas o grande mrito de Freud foi de no se ter contentado com a influncia da palavra do feiticeiro, do padre ou do mdico sobre o paciente, para contar, antes de tudo, com os efeitos da fala do sujeito sobre o seu prprio sintoma. Sintomas tpicos 12 que no o histrico passaro igualmente pelo crivo da palavra, mas o primeiro sintoma individualizado na psicanlise o sintomaFreud: a anlise originria 13 trata do caso Freud, e o conjunto da obra inclui uma dissecao da personalidade psquica do autor, a qual se estrutura maneira do sintoma que sente como estranho. A estranheza encontrada em si mesmo e nos seus pacientes resulta do facto de que o sintoma psicanaltico tem um sentido enigmtico e aparentemente ininteligvel.
10 Freud, S. (1971). Le traitement psychique, in Rsultats, ides, problmes. V-I, PUF, Paris, p. 2. Na 1 lio da Introduo Psicanlise, Freud reafirma que o tratamento psicanaltico apenas comporta uma troca de palavras. E explica: com as palavras um homem pode tornar feliz o seu semelhante, ou lev-lo ao desespero, e com a ajuda das palavras que o professor transmite o seu saber ao aluno, que o orador entusiasma o auditor e determina os seus juzos e decises. As palavras provocam emoes e constituem para os homens o meio mais geral de se influenciarem reciprocamente. No procuremos, por conseguinte, diminuir o valor que podem ter as palavras na psicoterapia. 11 Freud, S e Breuer, J. (1956). tudes sur lhystrie. PUF, Paris, p. 21 12 Na Conferncia 17 da Introduo Psicanlise, Freud distingue entre sintomas tpicos e sintoma individualizado. A relao entre o nome prprio do sintoma individual e a categoria psicopatgica pode ser estudada com alguma pertinncia nos casos clnicos apresentados nas Cinco Psicanlises: Dora (1905) para a histeria, o Homem Dos Ratos (1909) para a neurose obsessiva, o Pequeno Hans (1909) para a fobia, o Presidente Schreber para a parania, e o Homem Dos Lobos (1914) para a neurose infantil, assim como para a discusso de todos os resultados e problemas da psicanlise. 13 Termo que Octave Manoni preferiu ao de auto-anlise, dado que Freud concluiu que esta era impossvel. Na realidade, a auto-anlise a negao da anlise, que no se pode fazer sozinho como uma introspeco, pois exige a presena de um suposto analista (o que Breuer e Fliess representaram para Freud). Cfr. Manoni, O. (1967). In Clefs pour limaginaire, Paris, Seuil.

EMEN-647-690-ipcIII-2.qxp

24-08-2007

13:41

Page 653

III QUAIS SO OS EPISTEMAS-PARADIGMAS PRIMORDIAIS DO PENSAMENTO CONTEMPORNEO?

653

Freud descobre que o sintoma resulta de um acontecimento traumtico 14 de que nada se quer saber, e que uma soluo de compromisso entre a exigncia de satisfao corporal e o sujeito psicolgico (Eu) que contra ela se defende. Ao impedir o choque das duas foras antagnicas, o sintoma introduz a paz no conflito, mas, com esta, as reivindicaes iniciais cedem o lugar a satisfaes substitutivas e aparecem os benefcios da doena. Freud aproveita para enunciar um paradoxo: o indivduo sofre do seu sintoma sem que se queira desembaraar dele, pois conta com esse parceiro para obter uma satisfao que pode no ser a melhor, mas que a satisfao possvel. Por que procura reduzir as foras ao silncio, a paz do sintoma sempre provisria. Se assim no fosse, no haveria a formulao de uma queixa, nem um pedido de cura. A noo de cura em psicanlise contudo problemtica. No fim dos Estudos sobre a Histeria (1895), Freud escreve que a anlise se limita a transformar a misria histrica em sofrimento banal 15. Vinte e um anos mais tarde, na 23. Conferncia da Introduo Psicanlise (1916-17), afirma: a nica coisa de tangvel que resta da doena depois de se ter acabado com os sintomas a capacidade para formar novos sintomas 16. E, no fim da sua vida, em Anlise Terminvel e Interminvel (1937), previne os analistas que pretendem curar o incurvel, que a sua profisso no s difcil, mas impossvel 17. Existem na obra de Freud vrias figuras do insarvel, como o desamparo <Hilflosigkeit> existencial, a dependncia <Abhngigkeit> de outrem ou a angstia da perda de amor <Angst vor Liebsverlust>; todavia, ao nvel do incurvel do sintoma 18 que a prpria noo de cura deve ser colocada em questo. Sem dvida que encontramos sempre pessoas que acreditam ter sido curadas pela psicanlise, mas, neste caso, devemos considerar que esta impresso vem em acrscimo, pois no h homens nem mulheres sem sintomas. O que a talking cure prope pela mediao da sua regra fundamental a associao livre , analisar o material e as resistncias que provm da fala do
14 Este traumatismo no supe forosamente um acontecimento externo de tipo catastrfico, como no caso das neuroses de guerra ou de um desastre ferrovirio. O traumatismo psquico descoberto por Freud processa-se em dois tempos (infncia e idade adulta), sendo o segundo que confere retrospectivamente ao primeiro a sua significao traumtica. O trauma deriva por vezes de uma srie de pequenos acidentes ou aluses aparentemente insignificantes, como coisas que se viram ou escutaram sem se compreender. De um ponto de vista estrutural, podemos dizer que so os efeitos da linguagem sobre o corpo vivo, sexuado e mortal que traumatizam por excelncia o ser humano. 15 Op. cit., p. 247. 16 Freud, S. (1989). In Textos Essenciais De Psicanlise, vol. III, Publicaes Europa-Amrica, Lisboa, p.127. 17 Freud, S. (1985). In Rsultats, ides, problmes, vol. II, PUF, Paris, p.263. 18 Somos todos doentes, escreve Freud em Os Caminhos para a Formao de Sintoma, para explicar que a normalidade a neurose. Como as pr-condies da formao do sintoma so comuns a todos os seres humanos, a anormalidade psictica, ou perversa, acaba por ser uma questo estatstica. A anlise tenta apenas que o sujeito possa devir o que teria sido sem tratamento, em condies mais favorveis.

EMEN-647-690-ipcIII-2.qxp

24-08-2007

13:41

Page 654

654

INTRODUO AO PENSAMENTO CONTEMPORNEO

analisando, afim de que este, na sua busca da verdade, consiga transformar a relao com um sintoma que , no fundo, irredutvel. Mesmo convertido somaticamente, o sintoma expressa-se atravs da palavra que o analista oferece a quem o consulta. Mas, durante o exerccio da plena liberdade de falar, o analisando revela-se como o sujeito de uma primeira mentira <proton pseudos>, que pode ser atribuda fantasia ou fantasma <Phantasie>, mas tambm prpria palavra, na medida em que esta no a coisa nem o seu significado, e gera sempre o mal-entendido. Para dizer toda a verdade, o sujeito v-se forado a recorrer a mitos, a inventar romances familiares, estorias infantis e sexuais, que chamam a ateno de Freud para a verificao da realidade de tais delrios. Depois de escutar os seus analisandos, ele fica convencido que no se trata s de imaginao, que o fantasma se refere a um acontecimento corporal, mas que a verdade histrica deste real apenas pode ser construda na anlise 19. Desde logo, a anlise vai procura daquilo que permanece constante nas variaes de sentido de uma verdade com estrutura de fico. A procura do sentido conduziu Freud a definir inicialmente a psicanlise como uma arte da interpretao. Mas depressa se deparou com uma resistncia a esta arte, um obstculo a que chama transferncia. a anlise da neurose de transferncia que permite distinguir entre o sentido <Sinn> e a referncia <Bedeutung> real do sintoma 20. De facto, o analisando deixa de questionar o sofrimento que o levou ao pedido de cura para se fixar ao analista enquanto objecto de amor; e como a variao do sentido do sintoma vai girar doravante em torno do analista, Freud diz que, na anlise da transferncia, s existem os sintomas que conhecem uma tal transformao 21. Mas, ento, qual realmente a Bedeutung do sintoma? A primeira resposta de Freud encontra-se na Traumdeutung, porque foi o sonho que lhe permitiu aprofundar a lgica do inconsciente.

A interpretao dos sonhos


A interpretao dos sonhos a via rgia que levou ao conhecimento do inconsciente na vida psquica Freud: A Interpretao dos Sonhos Ao pedir ao editor que apusesse na Traumdeutung 22 a data simblica de 1900, Freud mostrou querer ligar indissociavelmente a interpretao dos sonhos, o nascimento da psicanlise e o sculo que se iniciava.
Freud, S. (1985). Constructions dans lanalyse, in Rsultats, ides, problmes, II, PUF, Paris. Poder-se- estudar esta diferena nas Conferncias n. 17 e n. 23 da Introduo Psicanlise. 21 Freud, S. (1972). Introduction la psychanalyse, Conferncia n. 27, op. cit. p. 422. 22 A Interpretao Dos Sonhos foi posta venda por Franz Deuticke em 4 de Novembro de 1899, numa edio de 600 exemplares, que demorou oito anos a esgotar-se.
19 20

EMEN-647-690-ipcIII-2.qxp

24-08-2007

13:41

Page 655

III QUAIS SO OS EPISTEMAS-PARADIGMAS PRIMORDIAIS DO PENSAMENTO CONTEMPORNEO?

655

Aquele que vir a ser o mais clebre dos livros de Freud acrescenta ao estudo do sonho como processo somtico, o estudo do sonho como realidade psquica e social, dado que os sonhos sempre foram interpretados na histria dos povos. Antes de Freud, existiam duas grandes teses sobre o sonho: a que defendia que era um fenmeno desprovido de sentido e a que dizia o contrrio. A primeira destas teses era sobretudo partilhada pelos cientistas 23, e a segunda por todos aqueles que confusamente supunham que o sonho queria dizer algo. Freud junta-se aos antigos intrpretes dos sonhos como Artemidoro de Daldis, e at aos videntes populares da sua poca, para afirmar que o sonho no absurdo, tem um sentido, pelo menos a partir do momento em que o sujeito se questiona sobre ele. Porm, diferentemente dos que acreditavam que o sentido do sonho era mstico-religioso, que os sonhos eram mensagens dos deuses, Freud defende que o sonho uma mensagem do inconsciente, e que a referncia ao sentido tem uma significao sexual para o sujeito. Todos os que precederam Freud foram enganados pelas imagens que viam nos seus sonhos, quer estas estivessem paradas ou em movimento. Assim, ningum se apercebeu que o sonho no era um desenho, uma pintura ou uma animao cinematogrfica, mas uma escrita figurada, que podia ser decifrada como Champolion decifrou os hierglifos egpcios. Como objecto da psicanlise, o sonho uma charada 24. Mesmo se o seu contedo manifesto, visvel, composto por imagens, o seu contedo latente, invisvel mas legvel, constitudo pelas slabas, palavras e letras que articulam a proposio ou sentena da charada. A anlise no interpreta o sonho em si, mas o relato dos pensamentos do sonho, as associaes do sujeito que fala e o simbolismo comum que utiliza. O que se analisa, pois, a relao que o analisando entretm com o seu sonho, quando envia a mensagem ao analista. O mistrio do sonho no est propriamente no sentido que retroactivamente <nachtrglich> se lhe pode dar, mas nos mecanismos que presidem criao deste sentido, que so os mesmos que governam todas as formaes do inconsciente 25.
23 Os cientistas de ontem e de hoje dizem o mesmo sobre o assunto. No tempo de Freud, acreditavam que os sonhos eram um fenmeno orgnico ou um reflexo psquico do que se passava no corpo, por exemplo, o resultado de uma m digesto. Actualmente, afirmam que o sonho tem uma funo neurobiolgica de regenerao, e uma funo cognitiva de activao da memria e programao de conhecimento, mas que no tem o mnimo sentido. Explicam, ainda, como o sonho se forma nas relaes entre o sistema lmbico, o hipocampo e o cortex cerebral, ou atravs das conexes entre a rede neuronal, as imagens e os pensamentos, mas no se interessarem minimamente pela forma e o contedo do que conta o sonhador. 24 Freud, S. (1989). A Interpretao Dos Sonhos. V-II, Pensamento, Lisboa, p.102. 25 Como o sintoma, so estas formaes (esquecimentos, lapsos, actos falhados, chistes, etc.) que Freud estuda pormenorizadamente nos dois outros livros inaugurais onde apresenta a descoberta do Inconsciente, A Psicopatologia da Vida Quotidiana (1901) e O Dito Espirituoso <Witz> e a suas Relaes com o Inconsciente (1905). Acrescente-se, no entanto, que o sintoma difere das fulgurantes formaes do inconsciente pela sua permanncia e constncia.

EMEN-647-690-ipcIII-2.qxp

24-08-2007

13:41

Page 656

656

INTRODUO AO PENSAMENTO CONTEMPORNEO

Aquilo que Freud vai efectivamente descobrir o trabalho do sonho <Traumarbeit>, juntamente com o seu empreiteiro (os restos diurnos) e capitalista (o desejo inconsciente). O sonho mostra como o desejo que foi impedido de se manifestar investe, durante o sono, as recordaes do passado, ou do prprio dia, submete este material condensao <Verdichtung> e ao deslocamento <Verschiebung> que regem as representaes psquicas ao nvel do processo primrio inconsciente, mas tambm elaborao secundria, exigncia de figurabilidade <Rcksicht auf Darstellbarkeit> 26 que acaba por dar uma consistncia imaginria ao criptograma. Este processo passa-se com a conscincia adormecida e segue a via das palavras que se impem aos que, mesmo dormindo, habitam a linguagem. ainda o ditame das palavras que leva Freud a explicar o sonho acordado que foi tambm para ele a Interpretao Dos Sonhos, dado que o livro lhe foi ditado em boa parte pelo inconsciente, quando se debatia internamente com o inconfessvel desejo que a morte do seu pai veio por a claro 27. Ao longo da Traumdeutung, Freud repete que o sonho uma realizao de desejo, mas tambm o guardio do sono. A partir destas duas grandes teses, podemos dizer que, tal como o clebre sonho da injeco dada a Irm, 28 cada sonho tem a sua frmula significante e o seu significado, que cada um cumpre um desejo e todos realizam o desejo de dormir. O desejo <Wunsch> em Freud est ligado a uma representao complexa e com um ponto de fuga. Ele mostra como a necessidade e o pedido de amor se juntam ao anseio de alcanar uma satisfao plena. Mas como mesmo a primeira satisfao infantil foi precedida de insatisfao, aquela que o Wunsh persegue com nsia acaba por ser mtica. Por outro lado, como nenhum reaparecimento de trao mnsico e rememorao podem levar satisfao que seria originria, o sonho vai tentar alcan-la atravs da regresso alucinatria 29.
26 Vrios kleinianos conceberam a figurabilidade como uma encenao prpria ao psicodrama interno. Mas o importante de entender que uma tal encenao se apoia na condensao e no deslocamento, equivalentes do que a antiga retrica chamava de metfora e metonmia (Lacan). 27 No prefcio segunda edio da Traumdeutung, Freud escreve que s se apercebeu retrospectivamente da significao pessoal desta obra cientfica: que o livro era a resposta do inconsciente ao acontecimento mais importante, perda mais dilacerante da vida de um homem, a morte do pai. Na nossa poca de utilidade imediata, que muitas vezes no oferece tempo nem espao psicanlise, o sonho permanece um dos ltimos refgios da inveno de Freud. As pessoas no desistem de sonhar com um mundo melhor e, neste sentido, recusam pedir medicamentos ao psiquiatra e ajuda ao psiclogo comportamental, para que estes anulem ou corrijam rapidamente os desvios que o sonho imprime a uma vida que foi sentida como existncia, mas que se tornou negcio e depresso. 28 Freud, S. A Interpretao Dos Sonhos. V-I, op. cit. p. 111 e sg. Este sonho foi o primeiro que Freud afirma ter conseguido interpretar at ao fim. A frmula tridica da trimetilamina fornece a a estrutura significante de todos os sonhos (cfr. Lacan, J. (1978). Le Sminaire, livre II. Seuil, Paris; Anzieu, D. (1988). A Auto.Anlise de Freud e a Descoberta da Psicanlise. Edies 70, Lisboa; AAVV (1996). Cem Anos sobre o Sonho, Actas da 1 Jornada do Centro de Estudos De Psicanlise, Edies Universitrias Lusfonas, Lisboa). 29 Freud diz-nos que a regresso onrica pode ser formal, indo at formas primitivas de expresso. Ela pode tambm ser tpica, por exemplo, quando vai at ao Inconsciente como lugar psquico;

EMEN-647-690-ipcIII-2.qxp

24-08-2007

13:41

Page 657

III QUAIS SO OS EPISTEMAS-PARADIGMAS PRIMORDIAIS DO PENSAMENTO CONTEMPORNEO?

657

Contrariamente a esta alucinao, o sonho contado ao analista vem mostrar que aquilo que se torna crucial a realizao verbal do desejo. De facto, o relato do sonho que acaba por dizer, ainda que de modo deformado, aquilo que a voz da conscincia no conseguia balbuciar. No final, o desejo permanece insatisfeito, pois a alucinao e a narrao do sonho so incapazes de obter uma satisfao que seja completa. Mais ainda, como o sonho da espirituosa mulher do talhante 30 indicou a Freud, realizar o desejo acaba mesmo por ser criar-se um desejo insatisfeito, dado que o desejo emerge na diferena entre a satisfao esperada e a obtida, e s indestrutvel quando falta o objecto que o anima. esta falta constituinte do desejo que o sonho como guardio do sono tenta velar. O sonho procura conservar o sono para afastar os estmulos que perturbam a actividade vital de dormir, mas tambm e sobretudo para no permitir que o real acorde a conscincia, isto , para fazer com que o sonhar prossiga, de olhos bem fechados ou abertos. O pesadelo e o sonho de angstia tornam-se aqui importantes, porque mostram que o real que o sonho encontra tem um carcter traumtico. No se trata unicamente do que Freud chamou o umbigo do sonho 31, o ponto onde este se liga ao Desconhecido, em que a interpretao deve parar, exigir outro sonho ou arriscar-se ao delrio. Trata-se, sim, do que vincula realmente sonho e sintoma. O sintoma e o sonho como formaes do inconsciente foram os dois pontos de partida empricos da psicanlise. Mas Freud descobre rapidamente que o sonho (nocturno ou diurno) uma realizao imaginria do fantasma do desejo <Wunschphantasie> inconsciente, enquanto que o sintoma permanece ancorado ao que a pulso sexual tem de mais real. o sintoma que faz com que a vida no seja s sonho, que haja tambm um real para o qual o sujeito forado a despertar.

O inconsciente
O valor-ndice do inconsciente ultrapassou de longe a sua importncia como propriedade Freud: Nota sobre o Inconsciente na Psicanlise Um dos problemas com que Freud se depara sempre que se v obrigado a escolher um termo para o vocabulrio da psicanlise de conseguir diferenciar do senso comum o conceito associado ao novo significante: o caso da palavra Inconsciente <Unbewusst>, que j existia na lngua alem como adjectivo e substantivo, e no pensamento em geral, como inconsciente metafsico, psicolgico e potico.
e temporal, quando repassa por lembranas mais ou menos imaginrias daquilo que se teria passado num estdio anterior do desenvolvimento. Neste ltimo caso, Freud pde ver no sonho uma tentativa de regresso alucinatria e narcsica ao passado intra-uterino que o sono recriaria. 30 Freud, S. A Interpretao Dos Sonhos, v. II, op. cit., p. 149 e sg. (a traduo portuguesa fala de doente engenhosa e a brasileira de bela aougueira). 31 Op. cit., v-III, p. 108.

EMEN-647-690-ipcIII-2.qxp

24-08-2007

13:41

Page 658

658

INTRODUO AO PENSAMENTO CONTEMPORNEO

Esta dificuldade obrigou Freud a escrever vrios artigos para explicar que o valor de ndice que o Inconsciente tomou na psicanlise nada tem a ver com uma substncia, nem com os atributos inconscientes descritos por Theodor Lipps, Eduard von Hartmann ou Pierre Janet. Recorrendo filosofia de Kant, que distingue a Coisa-em-si das representaes, ele dir que o Inconsciente como Coisa <Ding> Incognoscvel. Desde logo, a cincia e a conscincia s podem ter acesso lgica do Inconsciente atravs do a priori da palavra <Wort>. Mesmo se pode ser concebido como um real lgico, intemporal ou sempre actual, Freud comea por falar do Inconsciente como uma hiptese, necessria e legtima, para quem queira decifrar certos fenmenos psquicos inexplicveis pela cincia. De um modo geral, a hiptese do Inconsciente refere a um saber desconhecido 32, cujos efeitos de sentido no chegam conscincia, mas que so decisivos para a sobrevivncia de uma espcie a quem falta o instinto dos animais. Este saber inconsciente no absoluto, mas congruente com a existncia de um no saber fundamental, o ncleo psquico derivado do recalcamento primordial. No interior da primeira tpica freudiana, o Inconsciente um sistema com ligao ao Pr-consciente e Consciente. O Pr-consciente apresentado como o lugar onde se efectua a representao de palavra. Esta supe forosamente a linguagem, que d acesso s representaes que a conscincia verbaliza ou censura. O Inconsciente uma outra cena que no a conscincia, onde se situa o que foi primordialmente recalcado, mas tambm a representao da coisa que no chega fala consciente; por consequncia, tambm a instncia do aparelho psquico onde sobrevive o resultado dinmico do recalcamento secundrio, o veto atravs do qual o Eu consciente procura manter-se distncia das representaes intolerveis, condenando-se ao retorno do recalcado. Normais ou patolgicas, as representaes so imagens mentais formadas no crebro, mas que so sobredeterminadas pelo que distingue o pensamento do ser humano do dos outros animais, aquilo que Freud chama o representante representao <Vorstellungsreprsentanz> 33. este representante que constitui a condio de possibilidade da representao humana, aquela que assenta no diferencial dos signos 34 que registam tudo o que se passa no aparelho psquico, do sistema Percepo-Conscincia ao Inconsciente.
32 Na 6. Conferncia da Introduo Psicanlise, a propsito dos pensamentos inconscientes do sonho, Freud diz que o sujeito os conhece sem os saber; ou que no sabendo que os sabe, acredita ignor-los. No Homem dos Lobos, referindo-se ao fantasma originrio, inconsciente, Freud evoca um saber difcil de definir, comparvel ao saber instintivo dos animais. 33 O exemplo mais esclarecedor encontra-se no artigo O Inconsciente (1915), onde Freud afirma que uma pulso nunca pode tornar-se objecto da conscincia s o representante representao o pode. Mais ainda, no inconsciente uma pulso s pode ser representada por um representante. 34 Freud, S. (1979). La Naissance de la Psychanalyse, carta n. 52 a Fliess, p. 154: o que h de essencialmente novo na minha teoria, a ideia de que a memria no se apresenta de uma s vez, mas por intermdio de diversos signos <Zeichen>.

EMEN-647-690-ipcIII-2.qxp

24-08-2007

13:41

Page 659

III QUAIS SO OS EPISTEMAS-PARADIGMAS PRIMORDIAIS DO PENSAMENTO CONTEMPORNEO?

659

Mas como na talking cure o Inconsciente o discurso no qual o sujeito se trai, os signos freudianos acabam por equivaler aos signos da linguagem. De facto, sem a fala no se podia escutar o que analisando diz e repete apesar dele, interpretar o material que rememora e elabora, ou analisar as suas resistncias e construir o fantasma. A partir de 1920, quando Freud prope a sua segunda tpica (Id, Ego e Superego), muitos dos seus alunos pensaram que ele abandonava o conceito de Inconsciente. Foi o que aconteceu com todos aqueles que tentaram reduzir a psicanlise a uma ps-educao, onde caberia ao psicanalista o papel do novo pedagogo. Por seu lado, a Psicologia do Ego que Hartmann, Kris e Lwenstein desenvolveram durante o ps-guerra nos Estados Unidos, da Amrica procurou integrar a psicanlise na Psicologia Geral, por intermdio de um Ego forte, que saberia impor internamente a sua funo de sntese e adaptar-se ao mundo ambiente, como os psicanalistas europeus emigrados ao american way of live. Melanie Klein e os seus seguidores foram dos poucos que salvaguardaram a parte inconsciente das trs instncias da segunda tpica, mas extraindo quase sempre dela a sexualidade. S Lacan, no seu retorno a Freud, manteve o conceito de Inconsciente, com a sua estrutura de linguagem 35 e realidade sexual.

A pulso
A teoria das pulses , por assim dizer, a nossa mitologia Freud: A Angstia e a Vida Pulsional Se o Inconsciente uma hiptese, algo que se supe, a Pulso impe-se a Freud partir do sintoma do corpo sexuado. A realidade sexual do ser humano no deve ser reduzida a um instinto <Instinkt>. Assim, Freud preferiu utilizar o termo pulso <Trieb>, explicando desde o incio que ele indica um perturbante intercmbio entre as representaes psquicas e as excitaes somticas. Os Trs Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade (1905) referem as deambulaes dos representantes psquicos da pulso durante o desenvolvimento individual a algo de escandaloso para a poca vitoriana: a perverso-polimorfa da criana. A libido a apresentada como aberrante em relao norma fsica e moral, dado que a pulso sexual no visa a reproduo, mas a satisfao, basicamente autoertica.
35 Com o aforismo o inconsciente est estruturado como uma linguagem, Lacan indica que o inconsciente freudiano uma estrutura formal, uma forma vazia to estranha s imagens como o estmago aos alimentos que o atravessam, mas que impe as suas regras s representaes e afectos. Se o Pr-consciente o lxico individual de cada um se serve para contar a sua histria, os significantes deste lxico s adquirem um significado para a Conscincia na medida em que o Inconsciente o organiza segundo as leis da linguagem ou do discurso.

EMEN-647-690-ipcIII-2.qxp

24-08-2007

13:41

Page 660

660

INTRODUO AO PENSAMENTO CONTEMPORNEO

Da infncia puberdade, a sexualidade do ser humano manifesta-se na forma de pulses parciais, de tendncias que se amparam das partes do corpo envolvidas na relao com o outro que fala, cuida das necessidades vitais (alimentao, etc.), educa (limpeza, etc.) e seduz, transformando certas parcelas do organismo em zonas ergenas. s com a idade adulta que esta sexualidade multifacetada parece encontrar uma unidade ao nvel da organizao genital reprodutora; mas a pulso sexual total nunca se constituir, pois existiro sempre prazeres preliminares e no genitais, bem como fixaes a objectos (seio, fezes, etc.) j abandonados e regresses a organizaes precedentes (oral, anal, etc.) Servindo-se da distino schilleriana entre a fome e o amor, Freud diferencia ainda os interesses do indivduo dos da espcie, distinguindo entre as pulses de auto-conservao e as pulses sexuais. Esta distino leva-o, em Formulaes sobre os dois Princpios do Funcionamento Mental (1911), a associar as pulses propriamente sexuais ao princpio do prazer que governa o inconsciente, e as pulses de auto-conservao ao princpio de realidade. Mas, com Introduo ao Narcisismo (1914), volta ao facto de que a libido sempre sexual, redistribuindo apenas a sua energia pelos objectos externos e o Eu enquanto objecto de amor-prprio. Ao mesmo tempo que a realidade se revela a forma que toma para o sujeito o prazer no alucinado, o narcisismo torna-se fundamental para entender a perda da realidade nas psicoses (ditas psiconeuroses narcsicas). Com a reflexo metapsicolgica iniciada em 1914, Freud situa mais precisamente a Pulso entre o somtico e o psquico; mas s em 1933 explica que o campo obscuro da cincia ocupado pela teoria das pulses a sua mitologia. Com esta referncia narrativa mtica, Freud indica definitivamente que a pulso no concerne a adaptao biolgica, psicolgica e social. Em Psicologia Colectiva e Anlise do Eu, afirma mesmo que no existe pulso gregria. em 1915, em As Pulses e as suas Vicissitudes, que d o passo decisivo no esclarecimento do seu conceito-fronteira, quando divide a complexidade da Pulso (sexual) em quatro elementos bsicos: a fonte, a presso, o objecto e o alvo. A fonte da pulso remetida partida para a origem biolgica do sexo, cuja investigao no diz respeito ao psicanalista como tal. Na metfora da energia quantificvel, a presso a fora constante que define a libido como unidade de medida da vida psicossexual. Freud alerta aqui para o facto que existe tambm uma historicidade e uma plasticidade da libido, e que a fora de trabalho pulsional moldada pelas leis da linguagem, nomeadamente, pelas formas gramaticais. Por exemplo, a pulso escpica possui uma voz activa (ver), uma voz passiva (ser visto) e uma voz mdia reflexiva (fazer-se ver). Quanto ao objecto da pulso, diz que ele vazio, porque varivel ou sempre substituvel. A nica condio que deve preencher o objecto de servir de meio para alcanar um fim, o alvo da pulso, que um retorno origem, de modo a provocar uma alterao do corpo vivo que seja experimentada como outra e mais satisfao.

EMEN-647-690-ipcIII-2.qxp

24-08-2007

13:41

Page 661

III QUAIS SO OS EPISTEMAS-PARADIGMAS PRIMORDIAIS DO PENSAMENTO CONTEMPORNEO?

661

Ainda neste texto, Freud evoca quatro dos destinos que pode conhecer a satisfao pulsional em virtude da resistncia que lhe ope a conscincia. Estuda com algum pormenor dois destes mecanismos de defesa, a inverso e a reverso, consagra um terceiro e importante artigo ao recalcamento, e deixa de lado a misteriosa sublimao. A reverso ilustrada pelos pares sadismo masoquismo e voyeurismo exibicionismo. Estes mostram bem qual a funo do objecto no interior do quadro fixado pelo fantasma que representa a pulso no psiquismo: a de instrumento da satisfao perversa. Estudando ainda, pela via da inverso dos afectos, os sentimentos de amor e de dio, Freud chega concluso que o segundo no pode apenas ser o contrrio do primeiro, que deve haver um dio logicamente anterior ao amor, uma reaco mais primitiva dor de viver. este dio que surge na reflexo de Freud sobre o amor sexual que constitui o preldio do que vir a chamar, alguns anos mais tarde, pulso de morte <Todestrieb>. Para Alm do Princpio do Prazer (1920) introduz definitivamente na psicanlise o dualismo pulso de vida pulso de morte. Se as formaes do inconsciente tinham chamado a ateno para o retorno do recalcado, as vicissitudes pulsionais vo conduzir agora para o eterno retorno do mesmo enquanto compulso de repetio. Esta vem mostrar que a satisfao pulsional contrria a todo o prazer que exclua o desprazer. Trata-se de uma satisfao que escapa lgica do vivente, que se ope homeostasia que regula o organismo fsico e psquico, de um gozo da dor que aponta para experincias paradoxais ou aparentemente incompreensveis, como a do masoquismo fundamental do ser humano. Fazendo-se o advogado do diabo, Freud mergulha numa nova reflexo metapsicolgica, que parte da observao da brincadeira (o jogo com os fonemas alemes fort/da) de um dos seus netos, passa pelas neuroses de guerra, a culpa inconsciente, a reaco teraputica negativa, lana-se numa especulao filosfica sobre a vida e a morte, e acaba por tropear num poema de Rckert que relaciona pecar e escrever. A partir desta data, Freud no parar de escrever sobre o modo como Eros se une a Tanatos, para atravs da sua aco oposta e conjunta, nascer incessantemente a vida qual a morte vir pr termo. A repercusso que ter esta ltima verso da teoria das pulses entre os alunos de Freud ser incalculvel. partida, ningum quis aceitar a existncia de uma pulso de morte, a comear pela sua filha, Anna Freud. Melanie Klein tentou em seguida assimil-la a um paradoxal instinto de morte, que constituiria a base orgnica da ansiedade e da agressividade. Lacan que desdramatiza o problema. Ele explica que o encontro do ser sexuado e mortal com a linguagem sujeita a representao humana do real ordem simblica ou automatismo que caracteriza a compulso de repetio em Freud. Pulso de morte significa, ento, que a vida das palavras e das ideias est para alm da vida biolgica. Se a pulso de morte pode tambm ser denominada de pulso de destruio porque a vida

EMEN-647-690-ipcIII-2.qxp

24-08-2007

13:41

Page 662

662

INTRODUO AO PENSAMENTO CONTEMPORNEO

da cultura histrica, implica a negao e a superao do que j l estava como obra feita, facto que pressupe sempre a dominao <Bemchtigungstrieb> da palavra, o seu poder de aniquilar a coisa e de criar a partir do vazio.

O Complexo de dipo
Se a psicanlise no tivesse no seu activo seno a descoberta do complexo de dipo recalcado, isso s serviria para a situar entre as mais preciosas das novas aquisies do gnero humano Freud : Compndio de Psicanlise Uma das noes mais clebres que a psicanlise ofereceu ao pensamento contemporneo foi, sem sombra de dvida, a de complexo de dipo. Freud descobriu o seu complexo de dipo em 1897, durante a correspondncia ntima que estabeleceu com Fliess 36. Apesar da precocidade desta descoberta, s em 1919, no seu texto mais elaborado sobre a estrutura e a fenomenologia clinica do fantasma, Uma Criana Batida, que afirma categoricamente que dipo o complexo nuclear 37 do psiquismo humano. Podemos descrever o complexo de dipo dizendo que o sistema de representaes essencialmente recalcadas que sobredeterminam as relaes tpicas da criana com o objecto (me) e o obstculo (pai) do desejo que se gera na instituio humana da famlia. ainda neste enquadramento indentificatorio e relacional que pode surgir o que Freud chama de dipo invertido, por exemplo, quando o menino toma o obstculo do desejo como objecto de amor. No rapaz, o conflito dipiano tender a resolver-se com a identificao ao pai, o abandono sexual da me e a escolha forada de um outro objecto de amor. Esta soluo conduz admisso psquica da relao triangular, facilita a formao futura de outras famlias e a at l comprometida reproduo social e biolgica. Na rapariga, dado que o seu primeiro objecto de amor tambm a me, o percurso mais sinuoso, levando muitas vezes instalao duradoira da rapariga na casa de dipo, que se manifesta pelo seu desejo inconsciente de ter um filho do pai. De um modo mais geral, o complexo de dipo uma espcie de acidente constitucional, que leva Freud a relacion-lo com a lei de Haeckel, a qual enuncia que a ontognese a repetio abreviada da filognese. Em termos estritamente psicanalticos, isto significa que dipo o destino que cada um cumpre
36 Na carta de 15 de Outubro de 1897 a Fliess, Freud escreve: Encontrei em mim, como por toda a parte, sentimentos amorosos em relao me e de cime a respeito do pai. E, evocando o efeito cativante que o dipo-Rei de Sfocles tem sobre o pblico, afirma: todo o espectador foi um dia, em germe, em imaginao, um dipo. 37 Freud, S. (1991). Uma Criana Batida, in Esquecimento e Fantasma. Assrio & Alvim, Lisboa, p. 52.

EMEN-647-690-ipcIII-2.qxp

24-08-2007

13:41

Page 663

III QUAIS SO OS EPISTEMAS-PARADIGMAS PRIMORDIAIS DO PENSAMENTO CONTEMPORNEO?

663

aproximadamente entre os trs e os seis anos de idade, mas que recapitula a prpria constituio da humanidade, dado que a lei fundamental das sociedades humanas a proibio do incesto. Este acontecimento estrutural narrado por Freud de modo mtico e em trs verses: a que trata da origem da personalidade psquica, a que se refere origem da sociedade humana (Totem e Tabu), e a que pensa a origem da religio (de Um Pai) como liame bsico (Moiss e o Monotesmo). Nesta tripla referncia origem, o complexo de dipo revela ser tambm a matriz dos fantasmas originrios 38. A construo do fantasma edipiano faz Freud esbarrar com algo que j no deve ser visto simplesmente um mito, a saber, o complexo de castrao. A castrao no um mito colectivo ou individual, como no se reduz angstia do rapaz em perder o seu rgo genital, inveja do pnis da rapariga, ou recusa por ambos da diferena anatmica dos sexos. Na verdade, ela o nome que Freud d falta constituinte do objecto que causa o desejo. esta falta que o falo simboliza para os dois sexos ao nvel da vida da libido no inconsciente, e a fala ao nvel da sublimao civilizacional. tambm esta falta simblica que o fantasma edipiano no admite, dado que identifica imaginariamente a me incestuosa com a causa real do desejo. Aps a reformulao cronolgica da teoria dos estdios do desenvolvimento por Karl Abraham, Melanie Klein procurou aprofundar o problema dos fantasmas originrios ao nvel do pr-dipiano, em particular das posies (esquizo-paranoide e depressiva) do beb nas relaes precoces com o objecto parcial clivado (bom/mau seio). Mas o que ficou por explicar na sua descrio do mundo materno e simbitico, continuamente actuante da pequena infncia idade adulta, foi a necessria contingncia simblica do limite paterno. A Psicologia do Self que comeou a vigorar nos Estados Unidos com Heinz Kohut nos anos 60 privilegiou o mito de Narciso ao de dipo. Defendendo a ideia de um narcisismo normal e positivo, esta nova psicologia fez passar para um plano imaginrio a relao com o Outro sem o qual qualquer posio narcsica do sujeito na relao de objecto seria inconcebvel. Por sua vez, Lacan limitou-se a apresentar o complexo de dipo como a metfora paterna que permitiu a Freud dar forma pica quilo que um efeito de estrutura: a substituio da Coisa pela Palavra. De facto, s a linguagem possibilita que as alianas sociais se sobreponham ao reino da natureza, entregue ao acasalamento e consanguinidade; tambm ela que confere ao pai real a
38 Os fantasmas originrios cena primitiva, de seduo e de castrao no so apenas representaes pr-histricas que vm preencher as lacunas da verdade histrica do indivduo. So complementos imaginrios que procuram esvaziar o vazio introduzido no real pelo trauma que ter estado no comeo da humanidade: o assassinato e a incorporao canibalesca do Pai da horda primitiva (Freud); ou, ainda, a encarnao (na instituio familiar) e representao (na realidade psquica), pelo agente efectivo da proibio do incesto, do inter-dito que a linguagem impe ao ser sexuado condenado a falar (Lacan).

EMEN-647-690-ipcIII-2.qxp

24-08-2007

13:41

Page 664

664

INTRODUO AO PENSAMENTO CONTEMPORNEO

funo simblica da castrao que separa a criana do Desejo da Me, por intermdio da significao flica; e ainda a linguagem que permite atribuir ao que a religio do Deus que fala chama o Nome-do-Pai o poder da nomeao (baptismo) e da criao (ex nihilo).

O mal-estar na civilizao
Inclino-me diante da objeco que no trago nenhuma consolao. Pois, isso que todos querem, os revolucionrios mais selvagens de um modo no menos apaixonado que os mais bravos piedosos Freud: Mal-Estar na Civilizao Mal-Estar na Civilizao (1929) um texto onde Freud procura rasgar o vu de todas as iluses. No existe nada que a resista: nem a crena, o ascetismo e os cerimoniais religiosos, nem os ideais inatingveis e enganadores da poltica, nem o proselitismo do pedagogo, nem a partilha interessada da fantasia artstica, nem o rigor quase paranico da cincia. Especfica do ser humano, a Civilizao <Kultur> o resultado da substituio do instinto pela Lei (linguagem, pai dipiano). Perdida deste modo a relao directa com o que seria a pura natureza, a histria da civilizao mostra os caminhos que os homens e as mulheres foram seguindo, mediante o que lhes foi proibido e consentido, das circunstncias e das mudanas tecnolgicas. Civilizao ainda tudo (da vergonha ao pudor, do trabalho ao lazer, da beleza ordem, do crime ao castigo) o que a humanidade criou para se proteger do sofrimento causado pela deteriorao do corpo, as dificuldades do mundo e os dfices das relaes sentimentais e intelectuais. Ela reflecte finalmente o que cada ser humano tenta para ultrapassar, atravs de todos os meios ao seu alcance, inclusive a crueldade e a morte, o desejo interdito que resulta da perda originria. Foi a guerra de 1914-18 onde se misturaram mentiras oficiais, valores hericos, esprito de sacrifcio e barbrie que melhor mostrou a Freud o real que os europeus mais civilizados gostariam de esquecer, o da pulso de morte, na sua ntima relao com o sintoma que a sublimao no conseguiu reduzir a zero. Mal-estar na civilizao pode, ento, traduzir-se por sintoma na sublimao. Mal-Estar na Civilizao tambm um tratado de tica, no qual podemos ler como a psicanlise se afasta das morais antigas e modernas. Com efeito, a psicanlise no pauta a sua aco pelo Soberano Bem, o amor a Deus e ao prximo, o utilitarismo burgus, a esperana comunista da partilha da propriedade, nem mesmo pela nova forma de imperativo categrico que o Supereu impe ao Eu. A tica da psicanlise deixa-se guiar pelo que h de mais real para o ser falante, esse inominvel e inimaginvel que Freud chamou Isso (aps Groddeck), mas que o sintoma ps-analtico identifica ainda melhor.

EMEN-647-690-ipcIII-2.qxp

24-08-2007

13:41

Page 665

III QUAIS SO OS EPISTEMAS-PARADIGMAS PRIMORDIAIS DO PENSAMENTO CONTEMPORNEO?

665

Assim, a clnica psicanaltica apenas se pode manter como nova tica enquanto no desistir de dizer bem aquilo que, ao nvel de cada sintoma, o suplemento de gozo (termo que traduz o Lustgewinn de Freud e o plus-de-jouir de Lacan).

Um passaporte para o futuro


Este lugar faz languescer o prprio Ser. Chama-se gozo, e aquilo cuja falta tornaria o universo vo Lacan: Subverso do sujeito e dialctica do desejo No se pode reduzir o futuro da psicanlise a uma modificao do artifcio poltrona-div, a uma mudana das categorias psicopatolgicas, defesa do exerccio da profisso pelos homossexuais ou exportao da sua tcnica para a China 39. O futuro da psicanlise estando estruturalmente ligado aos fins que decorrem do seu princpio e meio de aco, a questo que se coloca a de saber o que so estes fins. no testamento intitulado Anlise Terminvel e Interminvel que o inventor da psicanlise aborda o problema com maior rigor. Em primeiro lugar, Freud interroga se, quando falamos de fim da anlise, nos estamos a referir a um fim externo (diversas tentativas da sociedade para acabar com a psicanlise, pedidos para encurtar a longa durao do tratamento, interrupo deste por partida ou morte de algum, etc.) ou a um fim interno (essencialmente fim psicoteraputico e fim didctico). sobretudo quando se trata de formar um analista que a anlise deve ser prosseguida para alm do princpio do prazer. Se Freud insiste sobre este ponto tambm porque sabia que os seus alunos tinham decidido eliminar da psicanlise a pulso de morte; mas como a anlise no se faz face morte, nem com um morto, Freud conclui que aquilo que todos rejeitavam era a castrao. Por esta razo, aconselhou-os a voltar de vez em quando ao div. Efectivamente, o interminvel das anlises no s prejudica os analisandos como abre mais facilmente a porta aos conflitos entre os analistas e s suas crises institucionais. Foi isto que se passou na histria da psicanlise, antes mesmo da fundao da Associao Psicanaltica Internacional (IPA), em 1910, e da demisso do seu primeiro Presidente, Jung, quatro anos depois. A situao agravou-se ainda quando a IPA se transformou naquilo que Lacan chamou a SAMCDA, a Sociedade de Assistncia Mtua Contra o Discurso do Analista. Para dissipar a confuso que reina sobre os fins da anlise, devo sublinhar
39 Propsitos de E. Roudinesco nos tats Gnraux de la Psychanalyse (Le Monde, 9 de Julho de 2000).

EMEN-647-690-ipcIII-2.qxp

24-08-2007

13:41

Page 666

666

INTRODUO AO PENSAMENTO CONTEMPORNEO

o seu fim didctico e distinguir o que a se apresenta como concluso lgica e testemunho sintomtico. A anlise s interminvel se a pensarmos como uma infinita explorao do inconsciente. De facto, mesmo depois de cumprido o objectivo psicoteraputico existe sempre um sonho ou um lapso para interpretar. Foi deste modo que muitos ps-freudianos continuaram a promover essa auto-anlise disfarada, sob controlo ou superviso, que a anlise da contratransferncia. Mas como a contratransferncia no designa nada que no esteja j includo no complemento que o analista traz ao sintoma do analisando como sujeito suposto saber e objecto de amor, a anlise continua a ser anlise da transferncia; com a condio que o analista esteja preparado para exercer a profisso com outros meios que no os dos seus sentimentos e conceitos, o que apenas pode acontecer quando a sua prpria anlise levada do princpio at s ltimas consequncias, isto , se torna realmente didctica. para trs concluses lgicas que se podem retirar do nico princpio da talking cure que Lacan chamou a ateno. Entre os anos 50 e 60, partindo da funo e campo da fala e da linguagem sob transferncia, Lacan ensinou que o sintoma analisvel o significante do significado recalcado pela conscincia. Por conseguinte, cabe interpretao analtica extrair este significante das imagens mrbidas onde est mergulhado e anular o sofrimento associado ao pedido de ajuda e de amor endereado ao analista. a soluo significante que conduz aqui dissoluo do sintoma; ela que permite ao desejo censurado superar as particularidades idiossincrticas e realizar-se na dimenso universal da comunicao. O fim do dilogo analtico , ento, concebido como reconhecimento, pelo Outro e pelo sujeito, da indestrutibilidade do desejo que os relaciona. Entre os anos 60 e 70, Lacan abandona progressivamente o tema do reconhecimento histrico-dialctico do desejo, para estudar mais rigorosamente a estrutura da representao significante e a lgica do fantasma. A definio psicanaltica do significante como o que representa o sujeito para um outro significante permite conceber o sujeito do inconsciente como um vazio cujo ser apenas vem fala barrado ($). Nesta nova axiomtica, j no o reconhecimento do Outro que objecto do desejo, mas o ser que falta ao sujeito. Perante a miragem da unio do sujeito dividido e do seu ser em queda, a anlise visa construir o fantasma fundamental, para poder atravessar o cran que encobre o real do objecto perdido, verdadeira causa do desejo. Para alm da castrao simblica, o fim lgico da anlise ento pensado como separao real entre o sujeito do significante e o objecto do fantasma que fixava imaginariamente para ele a unicidade do seu ser. o sentido deste ser que Lacan vai assediar a partir dos anos 70, reinterrogando o gozo sem o qual o universo seria vo. O tema do gozo encontra-se presente desde o comeo do seu ensino, mas por razes diversas no colocado no primeiro plano at a esta data. Porm, podemos encontr-lo j na captao jubilatria da imagem especular (O Est-

EMEN-647-690-ipcIII-2.qxp

24-08-2007

13:41

Page 667

III QUAIS SO OS EPISTEMAS-PARADIGMAS PRIMORDIAIS DO PENSAMENTO CONTEMPORNEO?

667

dio do Espelho) 40, no que permanece interdito a quem fala (Subverso do Sujeito e Dialctica do Desejo) 41, ao nvel da origem mtica e da procura hericotrgica da Coisa (Seminrio VII) 42, na estranheza familiar da angstia (Seminrio X) 43, nos produtos de consumo como a arte (Seminrio XI) 44, ou na heterogeneidade do objecto (a) no interior dos laos sociais tecidos pelos Discursos (Seminrio XVII) 45. A grande novidade da ltima etapa do ensino de Lacan consiste no seguinte: enquanto o reconhecimento do desejo e a representao significante se encontravam na dependncia do Outro da intersubjectividade e do cdigo, o gozo gozo de Um s. Sempre fiel ao princpio da talking cure, Lacan vai lev-lo agora at s suas derradeiras consequncias, concluindo que, para cada um, o significante no tem s efeitos de sentido <sens>, mas tambm de gozo <jouissance>. Esta concluso permite atar de um outro modo o sintoma freudiano signo e substituto da satisfao pulsional que no ocorreu 46 e a sublimao enquanto satisfao da pulso 47. Um termo forjado por Lacan na sua leitura de Joyce o sinthoma <sinthome> deixa entender como o sintoma-signo se une criao que a lngua propicia. Sem entrar na topologia e na clnica do sinthoma elaboradas por Lacan nos ltimos anos do seu ensino, posso dizer que a pequena diferena grfica, no fontica, introduzida por ele na palavra sintoma, permite destrinar entre o sintoma como mensagem endereada ao Outro da transferncia, logo interpretvel e analisvel, e o sintoma sem Outro, inintrepretvel e inanalisvel. O sinthoma no o sujeito do significante, mas o sujeito do gozo, como Lacan lhe chamou um dia para o diferenciar daquele que est submetido lei da linguagem e do pai dipiano. Mas como falar de sujeio lei a este propsito uma contradictio in adjecto, Lacan prefere referir a suposio do gozo ao corpo. O gozo o do corpo pulsional. Este no se reduz ao organismo. Trata-se do corpo que se e se tem, mas enquanto forado a incorporar o elemento significante e a gozar parcialmente da sua substncia. Evocar aqui uma substncia separar-se definitivamente da definio formal e diacrtica do significante. Com efeito, Lacan deixar de conceber a linguagem segundo o modelo da estrutura dos linguistas, para ver nela o aparelho do gozo 48.
Lacan, J. (1966). crits. Seuil, Paris, p. 93. Lacan, J. ibid, p. 793. 42 Lacan, J. (1986). Lthique de la psychanalyse. Seuil, Paris. 43 Lacan, J. (2004). Langoisse, Seuil, Paris. 44 Lacan, J. (1973). Les quatre concepts fondamentaux de la psychanalyse. Seuil, Paris. 45 Lacan, J. (1991). Lenvers de la psychanalyse. Seuil, Paris. 46 Freud, S. (1951). Inhibition, symptme et angoisse. PUF, Paris, p. 7. 47 Freud, S. (1990). Uma Recordao de Infncia de Leonardo da Vinci. Relgio de gua, Lisboa, p. 31 e 35. Freud afirma neste texto que a pulso sexual pode conduzir sublimao que subtrai a libido ao destino que lhe daria o recalcamento. 48 Lacan, J. (1975). Encore, Seuil, Paris.
40 41

EMEN-647-690-ipcIII-2.qxp

24-08-2007

13:41

Page 668

668

INTRODUO AO PENSAMENTO CONTEMPORNEO

O erro anterior fora de pensar que a linguagem servia sobretudo para reconhecer, representar, comunicar ou tornar comum. Nem sequer se trata agora de lembrar que a linguagem um pssimo instrumento de referenciao, mas de insistir sobre o facto que ela um excelente meio do gozo. Em particular pela possibilidade de nomear que outorga a quem fala, a linguagem condiciona o sentido que se vai dando aos pequenos nadas da vida 49. Mas o sentido do sentido o gozo <le sens du sens cest la jouis-sens>. H efectivamente um gozo da lngua que no se insere nas cadeias significantes, que no entra em nenhuma dialctica com o Outro (sexo), mas que se sente. Podemos encontrar este gozo sentido por todo o lado: no babyish, na interpretao delirante, no tagarelar e mexericos que animam as conversas quotidianas, na associao livre verbal. No a matria sonora, mas a matria muda, literal da escrita que melhor materializa as inscries no-subjectivas do significante na carne, os seus afectos acfalos de gozo. Relativamente a estas impresses corporais, Lacan prefere falar de signo em vez de significante. Se o significante representava o sujeito esvaziado do seu ser, o signo lacaniano apresenta este ser para alm da mortificao significante, como acontecimento do corpo. Dado que a incorporao dos signos se faz num corpo, o gozo sempre sinthomtico, ou seja, cada um se goza gozando o corpo sua maneira. com este ltimo suporte de todas as identidades e diferenas que atingimos o incurvel do parltre 50 que o OMEM <LOM> 51. Para alm da travessia do fantasma, Lacan evoca, ento, o fim da anlise como identificao ao sintoma, precisando que trata de se haver com o real sinthomtico ou de saber lidar com o que este tem de insuportvel. Mas a modalidade lgica do real como impossvel que indica que o gozo do sintoma no se partilha, logo, que os analisados no podem submeter-se a um Amo ou a um Mestre, nem esposar o sentido comum que inspira a lei do grupo, ou o bom senso com que opera a sugesto.
49 O sentido <Sinn>, tal como chega da filosofia alem ao pensamento francs do final dos anos 40, algo que transcende a vida do soma e da psique, remetendo para o que uns chamam Deus (Gabriel Marcel, Theillard de Chardin, etc.), outros o Ser dos entes (os heideggerianos), outros a Histria (hegelianos, marxistas, etc.), outros, ainda, a Liberdade (Sartre). A posio psicanaltica e cientfica de Lacan face a este sentido pr-verbal e sempre religioso a seguinte: recorrendo antropologia de Lvi-Strauss e lingustica de Saussure, mostra que o sentido <sens> efeito de significado <signifi> e este um efeito do significante <signifiant>. a partir da estrutura significante da linguagem ou do primado da ordem simblica sobre o imaginrio e o real que Lacan desenvolve o seu ensino na dcada de 50. Na conferncia que pronuncia em 1958 na Alemanha, intitulada Die Bedeutung des Phallus, ele liga logos e libido, fazendo do falo o significante do desejo do ser falante, bem como do que este obtm ao nvel do real da pulso sexual. Pouco a pouco, apoiando-se na distino de Frege entre Sinn, o sentido de uma proposio, e Bedeutung, a sua referncia, Lacan explicar que a significao flica se refere ao gozo, ou que o falo o significante do gozo (aquilo que do gozo se pode apanhar com o significante). 50 Termo que Lacan compe a partir de parole, tre, paratre e lettre, e que substitui no pensamento contemporneo o dasein de Heidegger. 51 Neologismo forjado por Lacan maneira das homofonias de James Joyce, para substituir o Homem do Humanismo e do Existencialismo.

EMEN-647-690-ipcIII-2.qxp

24-08-2007

13:41

Page 669

III QUAIS SO OS EPISTEMAS-PARADIGMAS PRIMORDIAIS DO PENSAMENTO CONTEMPORNEO?

669

Um a Um, os analistas podem constituir uma srie, mas no uma famlia e ainda menos uma Sociedade. O melhor que lhes pode acontecer formarem um colar de diamantes, de pedras brutas que se tornem preciosas aps um rduo e especfico trabalho, que produza tambm o furo por onde passa o fio que ata. Mas no existe s a formao do sintoma. Quando a prtica da psicanlise que interessa, cada sujeito que chegou concluso lgica da sua anlise deve ainda testemunhar aos seus pares da sua solido sinthomtica, no para que se possa escutar a anedota de uma vida, mas para que o Outro analtico constate realmente que h Um. Para tal, este Outro deve ser inconsistente e incompleto, um Outro a quem falta sempre (saber o que ) Um analista. Uma Escola de psicanlise digna deste nome necessita dos testemunhos destes Uns, para poder garantir publicamente o futuro analista; mas tambm para poder contar com a transferncia de trabalho dos menos-uns que se tornaram mais-uns, ou seja, com o saber analtico que devero inventar os Analistas da Escola. para sair do impasse em que entraram os analistas da IPA que Lacan criou uma base de operaes para a reconquista do campo freudiano, props um dispositivo para verificar o termo de cada anlise, o passe, e p-lo a funcionar na sua Escola 52, o que provocou outras resistncias psicanlise, com as quais se confrontar ainda o sculo XXI.

ADENDA A Psicanlise no Mundo e em Portugal


A Psicanlise no Mundo O sujeito da psicanlise no o indivduo autnomo, possuidor de livre-arbtrio. Porm, para que este possa saber algo da sua alienao constituinte, necessrio que a sua fala seja totalmente livre, clusula que s encontra uma garantia objectiva em pases que salvaguardam constitucionalmente a liberdade de expresso. Assim, no por acaso que seja nas democracias ocidentais que o movimento psicanaltico se tenha podido implantar e desenvolver, sobretudo graas aos grupos que se formaram sob a gide da Associao Psicanaltica Internacional (IPV), criada por Freud e Ferenczi em 1910, e dominada desde a II Grande Guerra Mundial pelo potentado anglo-americano (localizado essencialmente no eixo Londres/Nova York/Chicago), que lhe dar o nome pela qual hoje conhecida, International Psychoanalyitical Association (IPA).

52 Inicialmente na Escola Freudiana de Paris: Aps a dissoluo desta por Lacan, o passe continuar a funcionar na Escola dos alunos que levam o seu ensino para diante, em particular, na Associao Mundial de Psicanlise (AMP).

EMEN-647-690-ipcIII-2.qxp

24-08-2007

13:41

Page 670

670

INTRODUO AO PENSAMENTO CONTEMPORNEO

Para sair do gueto de Viena e mostrar o carcter universalista da psicanlise queles que comeavam a apelid-la de cincia judia, Freud achou por bem colocar o cristo Jung na Presidncia da IPA. Jung no era propriamente um psicanalista, mas um jovem psiquiatra suo entusiasmado pela inveno freudiana. A escolha de Freud no agradou muito aos seus alunos vienenses; e Jung acabou por confirmar esse descontentamento, no s devido s suas especulaes tericas e ao seu compromisso com o nacional-socialismo, como pelo seu abandono da IPA e da psicanlise. A patologia institucional gerada pela confuso entre problemas cientficos e polticos levou, em 1913, criao de um Comit Secreto (formado por Freud, Ferenczi, Rank, Sachs, Abraham e Jones, ao qual se veio juntar, em 1919, Eitington), que instaurou normas para a anlise dos candidatos a analistas e a sua superviso. Depois da dissoluo deste Comit e a criao do Instituto de Berlim por Eitington, a Internacional tornou-se cada vez mais um instrumento de uniformizao, que foi obliterando mais ou menos explicitamente as diferenas lingusticas, nacionais e individuais. Aps a morte do pai fundador e com o fim da II Guerra Mundial foram surgindo reaces ao controlo total que a IPA exercia sobre a psicanlise, resistncias a que muitas vezes se quis atribuir interesses pessoais ou regionais, mas que tiveram sobretudo a ver com uma organizao extremamente hierarquizada, a formulao de regras standard para a direco da cura-tipo e a formao do psicanalista, e a presso para impor os estatutos que deviam reger as instituies em cada pas. Todavia, qualquer que seja a concepo que se faa dentro ou fora da IPA do modo como esta geriu a herana freudiana, o que se verificou que a psicanlise necessita sempre de um Estado de direito e de pelo menos duas vias de penetrao: a mdica e a cultural. Quando a psicanlise entra num pas pela via da medicina, instala-se normalmente no terreno da psiquiatria, estende-se para a psicologia e tende para o pragmatismo teraputico. Quando a psicanlise penetra pela via cultural, torna-se muitas vezes uma disciplina acadmica, uma pseudo-filosofia, ou um instrumento de estudos literrios de onde quase toda a experincia clnica evacuada. A conjugao destas duas tendncias com a psicanlise propriamente dita nem sempre se pde realizar devidamente. Entre todos os pases em que tal se efectuou, foi certamente em Frana que se atingiu o mais alto nvel, graas ao ensino de Jacques Lacan, ele mesmo psiquiatra clssico, exmio orador e escritor, intelectual extremamente culto, leader carismtico e psicanalista original. Apesar dos seus cerca de 7000 terapeutas, repartidos por 30 pases e 72 Sociedades, a IPA j no hoje em dia o nico veculo da transmisso da doutrina freudiana, nem a nica instituio capaz de garantir a formao do psicanalista, como reconheceu finalmente o seu penltimo Presidente, Horacio Etchegoyen

EMEN-647-690-ipcIII-2.qxp

24-08-2007

13:41

Page 671

III QUAIS SO OS EPISTEMAS-PARADIGMAS PRIMORDIAIS DO PENSAMENTO CONTEMPORNEO?

671

(cf. Entrevista com Jacques-Alain Miller e R. Horcio Etchegoyen: Silence Broken, wttp://www.ilimit.com/amp/english/vertex.htm). Sobretudo a partir da excomunho de Lacan pela IPA acontecimento que provocou a segunda ciso do movimento psicanaltico francs (1963) e levou fundao da Escola Freudiana de Paris (1964) , uma orientao lacaniana foi progressivamente trilhando o seu caminho no campo desbravado por Freud. Ela penetrou noutros pases (primeiramente na Blgica, Espanha, Itlia, Argentina, Venezuela e Brasil) e acabou por dar origem, em Janeiro de 1992, criao, por Jacques-Alain Miller, da Associao Mundial de Psicanlise (AMP), que compreendia, segundo o seu Anurio de 1995, cerca de 600 membros repartidos por 20 pases, 5 Escolas e 30 grupos. A principal consequncia do cisma iniciado em 1963 que o movimento psicanaltico internacional ficou por largos anos dividido entre lacanianos e no lacanianos. Contudo, assiste-se hoje, dentro e nas margens das Sociedades da IPA, ao aparecimento de psicanalistas que procuram fugir esclerose tcnica e doutrinria que se seguiu morte dos grandes mestres que viveram em Londres (Anna Freud, Melanie Klein e Donald Winniccot), recorrendo a autores como Bion, Kohut e Kernberg, ou estudando mais ou menos clandestinamente Lacan, para encontrar uma nova seiva de vida. Por outro lado, alguns lacanianos tm tentado desde h alguns anos aproximar-se de membros da IPA, para trocar informaes e obter vantagens. Falta de princpios dizem uns, tentativa de dilogo dizem outros. O que podemos constatar que este new deal no foi at agora um great deal. Independentemente dos problemas internos dos psicanalistas, aquilo que se vislumbra presentemente no mundo sobretudo o ressurgimento da antipsicanlise, em particular nas duas vias acima indicadas: a psiquiatria est cada vez mais enfeudada no discurso da cincia, da gentica psicofarmacologia; a psicologia dominante, isto , a que estuda o comportamento (emotivo, cognitivo, etc.), prefere dialogar com os cientistas do crebro que com os psicanalistas; e a cultura civilizada voltou outra vez as costas psicanlise, para se lanar em novas interrogaes que pretensamente a dispensam. Mas apesar do aspecto seita denunciado por outras capelas, a psicanlise cresce, havendo cada dia mais pessoas interessadas por ela. A Psicanlise em Portugal Est ainda por fazer uma verdadeira Histria da Psicanlise em Portugal; razo pela qual me limitarei aqui a colocar alguns marcos e a traar algumas pistas. Comecemos pela pr-histria. Se deixarmos de lado Jos Custdio de Faria (1776-1819), Abade portugus que se tornou um dos pioneiros do hipnotismo em Frana, podemos dizer que o interesse moderno pela psicologia comeou entre ns durante a Repblica, quando foram criadas, nas Faculdades de Le-

EMEN-647-690-ipcIII-2.qxp

24-08-2007

13:41

Page 672

672

INTRODUO AO PENSAMENTO CONTEMPORNEO

tras, aulas de Psicologia Experimental para apoiar a formao de professores, considerados pela ideologia da poca como os verdadeiros reformadores do Homem e da Sociedade. Foi ainda neste quadro, que pedagogos como Antnio Srgio, futuro Ministro da Instruo, foram enviados como bolseiros para o Instituto Jean-Jacques Rousseau em Genebra para perfazerem a sua formao. A Psiquiatria foi tambm uma disciplina acarinhada pelos republicanos, no s devido sua contribuio para a salubridade pblica, como pelo facto de muitos psiquiatras partilharem as ideias liberais, caso de Miguel Bombarda, Director do Manicmio de Lisboa, grande figura da Maonaria e Chefe Civil da Revoluo de 5 de Outubro. Mas o primeiro poltico republicano a interessar-se explicitamente pela psicanlise foi o neurologista e futuro Prmio Nobel Antnio Egas Moniz (1874-1955), que, a partir de 1915, deu lies sobre Freud na Faculdade de Medicina de Lisboa. Em 1921, num artigo intitulado O Conflito Sexual, Egas Moniz revela mesmo ter utilizado (sem anlise pessoal) o div, a associao livre e a interpretao dos sonhos; e a partir de 1924, comprova o seu interesse pela psicanlise aplicada, publicando textos sobre o Abade Faria, Jlio Dinis e Camilo Castelo Branco. Alm de Egas Moniz, sabe-se ainda que psiquiatras como Sobral Cid, Pulido Valente, ou Diogo Furtado, mostraram curiosidade pela compreenso psicanaltica das doenas mentais. No que diz respeito a um interesse no directamente clnico pela psicanlise, descobriram-se recentemente quatro cartas de resposta (datando dos anos 1924-29) de Freud a Abel de Castro, seminarista e professor de liceu que preparava um volume sobre A Valorizao Do Esforo. E um facto bem conhecido hoje que Fernando Pessoa, Joo Gaspar Simes e Fernando Namora foram leitores de Freud. Em resumo: para alm de todos aqueles que no comeo e meados do sculo desenvolveram especulaes sobre as relaes entre o santo, o gnio e o louco, ou entre o homossexual e o artista, sabe-se que houve um certo nmero de mdicos e intelectuais portugueses que foram seduzidos pelas ideias freudianas, mas que tal atraco distncia no teve consequncias clnicas e culturais relevantes no nosso pas. Por outro lado, no seu combate contra as almas dilaceradas pela dvida e o negativismo do sculo, o Estado Novo, a Igreja Catlica e as pessoas de bem sempre foram hostis ao que se chamou a obsesso libidinosa de Freud e o pansexualismo da psicanlise; so disso provas manifestas a preventiva Nota explicativa da inteno do tradutor de Osrio de Oliveira, quando da publicao, na tica e em 1932, do primeiro livro de Freud em Portugus (Os Trs Ensaios Sobre a Teoria da Sexualidade), ou o ensaio sobre A Psico-Anlise e a Educao Moral que Antnio Serras Pereira publicou no mesmo ano. Orgulhosamente ss, sem envolvimento nas prticas nem acesso directo s obras sobre as quais se poderia fundar uma opinio justa, os portugueses fizeram sobretudo da psicanlise, at aos anos 50, um lugar comum de riso e polmica.

EMEN-647-690-ipcIII-2.qxp

24-08-2007

13:41

Page 673

III QUAIS SO OS EPISTEMAS-PARADIGMAS PRIMORDIAIS DO PENSAMENTO CONTEMPORNEO?

673

A partir dos anos 50, alguns mdicos portugueses estabelecem residncia no estrangeiro no intuito de fazerem a sua formao psicanaltica. Entre estes, encontram-se Francisco Alvim e Pedro Luzes (que fazem o seu treino em Genebra), Joo dos Santos (Paris) e Eduardo Lus Corteso (Londres), que importar tambm para junto de ns a tcnica grupanaltica. So Francisco Alvim e Pedro Luzes que se encarregam dos primeiros tratamentos analticos praticados no nosso pas e introduzem definitivamente a psicanlise em Portugal. Juntamente com dois colegas de Espanha, formam a Sociedade Luso-Espanhola de Psicanlise (1957) e, uma vez esta extinta, criam o Grupo de Estudos que dar origem Sociedade Portuguesa de Psicanlise (SPP, 1971), da qual assumem, respectivamente, os cargos de Presidente e Secretrio (cabendo a Joo dos Santos a funo de Vice-Presidente). Para passar de Sociedade Provisria (1977) a Sociedade Componente (1981) da Associao Psicanaltica Internacional, a SPP teve de respeitar as regras por esta estabelecidas (por exemplo: apenas eram admitidos candidatos mdicos como membros de uma Sociedade autnoma), e receber a visita regular de conselheiros e colaboradores estrangeiros (na sua maioria francfonos) como Raymond de Saussure, Ren Diatkine, Pierre Luquet, Pierre Marty, ou Serge Lebovici. partida, apesar de um certo nmero de iniciativas levadas a cabo para se fazerem conhecer publicamente, os psicanalistas portugueses mantiveram-se discretos. De facto, mesmo se dissiparam algumas das dvidas existentes quando obtiveram o reconhecimento das autoridades oficiais por Parecer Cientfico dos Professores de Psiquiatria de Lisboa, Porto e Coimbra, e das trs Seces Regionais da Ordem dos Mdicos, eles encontravam-se numa conjuntura poltica desfavorvel, confrontados com inmeras dificuldades burocrticas, e em oposio a todos os que tinham aplaudido o auto da f nazi de Berlim. A apario cientfica a nvel europeu surge apenas em 1968, quando o ento denominado Grupo de Estudos Psicanalticos Portugus foi encarregado de organizar o 19. Congresso dos Psicanalistas de Lnguas Romnicas. Mas s com o 25 de Abril de 1974 que a SPP pde comear a alargar as suas iniciativas ao nvel da clientela privada, assim como pr a funcionar em Lisboa o seu Instituto de Psicanlise (1975). Pouco a pouco, com a Revoluo dos Cravos, o panorama muda: o ensino da psicanlise consegue penetrar nas Universidades e no Instituto Superior de Psicologia Aplicada; Simpsios e Colquios so organizados regularmente, e um rgo da Sociedade A Revista Portuguesa de Psicanlise comea a vir a lume em 1985. A SPP ento representante nica e credenciada da psicanlise em Portugal recolhe os frutos que prudentemente semeou, acabando por dominar todas as instituies e sectores socio-profissionais abertos palavra de Freud. Depois dos amistosos diferendos entre freudianos clssicos (Francisco Alvim, Joo dos Santos) e kleino-bionianos (Pedro Luzes), o ensino de Bion acabou por vingar na SPP e oferecer uma lngua comum aos seus membros, em

EMEN-647-690-ipcIII-2.qxp

24-08-2007

13:41

Page 674

674

INTRODUO AO PENSAMENTO CONTEMPORNEO

grande parte graas ao mais eclctico e meditico dos seus analistas didactas, Carlos Amaral Dias. A SPP vincou a sua aco nas reas da psicanlise de crianas (onde obra que Joo dos Santos e Antnio Coimbra de Matos levaram a cabo no Centro de Sade Mental Infantil e Juvenil de Lisboa se veio juntar o ensino de Florence Bgoin, Jean Bgoin e Annie Anzieu), da profilaxia da toxicodependncia, da psicologia e poltica da Sade (onde se destacou o primeiro Presidente da Associao Portuguesa de Sade Mental, Jaime Milheiro), da Educao, da Justia e dos Servios Sociais. s no fim dos anos 60 que o pensamento de Lacan penetra na Faculdade de Letras de Lisboa, pela via do estruturalismo, graas a Eduardo Prado Coelho e alguns outros professores universitrios, como Maria Alzira Seixo, sob a responsabilidade da qual se vai efectuar a primeira traduo nacional de um texto do clebre psicanalista francs (O Estdio do Espelho in O Sujeito, o Corpo e a Letra, Arcdia, 1977). Apesar do interesse relativo que Lacan despertar nesta poca em certos intelectuais da nossa praa, o certo que se exceptuarmos algumas escassas citaes ao nvel da filosofia e do jornalismo nenhum ensasta, poeta, romancista ou artista portugus dar a devida importncia ao que este ensinou (ao contrrio do que aconteceu em muitos outros pases). Maria Belo, membro da antiga Escola Freudiana de Paris, a primeira a animar, durante os anos 70, um pequeno grupo de inspirao lacaniana, denominado Percurso Freudiano, no qual participaram, entre outros, Eduardo Prado Coelho, Jos Gabriel Pereira Bastos e Brigitte e Tito Cardoso e Cunha. Em colaborao com a Editora Assrio & Alvim, lanam a coleco Pelas bandas da psicanlise, traduzindo para esta A Famlia e O Mito Individual do Neurtico. Este primeiro grupo dissolver-se- rapidamente, arrastando atrs de si e durante mais de dez anos todo o real interesse por Lacan em Portugal. Deste modo, foi s depois do meu regresso a Lisboa, aps vinte anos de estadia em Paris, onde realizei a minha formao universitria e psicanaltica, que foi fundada, em Fevereiro de 1988, a primeira Associao destinada a promover explicitamente os significantes de Lacan em Portugal, a Antena do Campo Freudiano (cf. pgina ACF: http:/usuarios.lycos.es/acfportugal/acfportugal). Num primeiro momento, como o seu nome sugere, a Antena dedicou-se essencialmente a receber e difundir informaes provenientes da transferncia de trabalho de todos aqueles que seguem uma orientao psicanaltica rigorosamente lacaniana nos quatro cantos do planeta. Aps a constituio de um ncleo de trabalhadores decididos, a ACF comeou a formar novos psicanalistas, capazes de erguer em Portugal as bases de uma futura Escola Lacaniana. As actividades culturais da ACF so actualmente de trs tipos: animao de Seminrios de estudos psicanalticos, organizao de Ciclos de Conferncias internacionais, edio de publicaes regulares (tradues, livros, uma revista e uma folha informativa) e participao em vrios projectos de investigao, um deles reconhecido pela FCT.

EMEN-647-690-ipcIII-2.qxp

24-08-2007

13:41

Page 675

III QUAIS SO OS EPISTEMAS-PARADIGMAS PRIMORDIAIS DO PENSAMENTO CONTEMPORNEO?

675

Atravs da criao do Centro de Estudos de Psicanlise da ULHT, a ACF pde tambm instalar o ensino de Lacan na Universidade privada portuguesa, que precedeu nesta rea a Universidade estatal e concordatria. So essencialmente membros da ACF, como Joo Peneda e Jos Manuel Rodrigues Alves (o primeiro a defender em Portugal, sob a direco de Aclio Estanqueiro Rocha, uma tese de doutoramento sobre Lacan), que faro que este ensino penetre posteriormente na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, no Instituto Politcnico de Bragana, ou na Universidade de Braga. Quatro anos depois da fundao da ACF, Maria Belo cria um novo grupo em Lisboa, o Centro Portugus de Psicanlise, que ficar vinculado Associao Psicanaltica Internacional, um dos sucedneos da dissoluo por Lacan da Escola Freudiana de Paris. Com este duplo movimento, uma alternativa SPP comeou a firmar-se em Portugal, mesmo se ainda so muito poucos aqueles que trabalham o ensino de Lacan com uma paixo propriamente psicanaltica. Resta lembrar que existem ainda gravssimas falhas de informao no nosso pas relativas s obras de Freud e dos seus continuadores, lacunas que continuam a alimentar a polmica dos leigos em torno da psicanlise, mas tambm o uso e abuso que alguns dos nossos mais conhecidos psicanalistas fazem do vocabulrio de Freud.

Bibliografia
A obra de Freud, traduzida actualmente em 30 lnguas, composta por 24 livros, 123 artigos e 5000 cartas j encontradas. Existem duas edies completas, os Gesammelte Schriften e as Gesammelte Werke (obra de referncia, publicada primeiramente em Londres e depois em Frankfurt). A nica edio crtica continua a ser a Standard Edition of the Complete Psychological Works of Sigmund Freud, publicada por James Strachey. Roger Dufresne recenseou ainda os 23 artigos que Freud escreveu entre 1877 e 1886, no integrados nas Obras, por serem considerados pr-analticos. Existe tambm uma Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Freud (24 vols., Imago, Rio de Janeiro, 1977). Obras de Psicanlise e afins publicadas em Portugal
Tradues da obra de Sigmund Freud FREUD, Sigmund. (1974). Psicopatologia da vida quotidiana. Lisboa: Estdios Cor. FREUD, Sigmund. (1979). A interpretao das afasias. Lisboa: Edies 70. FREUD, Sigmund. (1988-89). A interpretao dos sonhos, 3 vols. Lisboa: Pensamento. FREUD, Sigmund. (1989). Textos Essenciais da Psicanlise, o inconsciente, os sonhos e a vida pulsional, vol. I. Mem Martins: Europa-Amrica.

EMEN-647-690-ipcIII-2.qxp

24-08-2007

13:41

Page 676

676

INTRODUO AO PENSAMENTO CONTEMPORNEO

FREUD, Sigmund. (1989). Textos Essenciais da Psicanlise, a teoria da sexualidade. Vol. II, Mem Martins: Europa-Amrica. FREUD, Sigmund. (1989). Textos Essenciais da Psicanlise, a estrutura da personalidade psquica e a psicopatologia, vol. III. Mem Martins: Europa-Amrica. FREUD, Sigmund. (1990). Moiss e a religio monotesta. Lisboa: Guimares. FREUD, Sigmund. (1990). Moiss e o monotesmo. Lisboa: Relgio Dgua. FREUD, Sigmund. (1990). Psicopatologia da vida quotidiana. Lisboa: Relgio Dgua/Crculo de Leitores. FREUD, Sigmund. (1990). Uma recordao de infncia de Leonardo da Vinci. Lisboa: Relgio Dgua/ Crculo de Leitores. FREUD, Sigmund. (1991), Esquecimento e Fantasma. Lisboa: Assrio & Alvim. FREUD, Sigmund. (1995). Delrio e sonhos na Gradiva de Jensen. Lisboa: Gradiva. FREUD, Sigmund; EINSTEIN, Albert. (1997). Porqu a guerra? Lisboa: Edies 70. FREUD, Sigmund. (1994). Textos Essenciais sobre Literatura, Arte e Psicanlise. Mem Martins, Europa-Amrica. FREUD, Sigmund. (2004). Totem e tabu. Lisboa: Relgio Dgua. FREUD, Sigmund. (2005). Sobre o Ensino da Psicanlise na Universidade in Afreudite, Revista Lusfona de Psicanlise Pura e Aplicada. Lisboa: Edies Universitrias Lusfonas (http://afreudite.ulusofona.pt/). Tradues da obra de Jacques Lacan LACAN, Jacques. (1977) [com outros autores]. O sujeito, o corpo, e a letra: ensaios de escrita psicanaltica. Lisboa: Arcdia. LACAN, Jacques. (1981). A famlia. Lisboa: Assrio & Alvim. LACAN, Jacques. (1986). Joyce o sintoma. Coimbra: Escher. LACAN, Jacques. (1986). Os escritos tcnicos de Freud: Seminrio I (1953-54). Lisboa: D. Quixote. LACAN, Jacques- (1987). O mito individual do neurtico. Lisboa: Assrio & Alvim. LACAN, Jacques. (1989). Shakespeare, Duras, Wedekind, Joyce. Lisboa: Assrio & Alvim. LACAN, Jacques. (1993), O estdio do espelho in Assdio, n 1. Oeiras: Celta. Sobra a histria da Psicanlise em Portugal ALVIM, Francisco. (1979). Ensaio Sobre a Teoria da Sexualidade, Conferncia no I Congresso Portugus de Psiquiatria da Adolescncia. Figueira da Foz, 8-11 de Novembro de 1979. CID, J.M.Sobral (1924). A Vida Psquica dos Esquizofrnicos, Pensar Autista e Mentalidade Arcaica. Lisboa: Jornal da Sociedade de Cincias Mdicas, 88, 180-236. FERNANDES, Barahona. (1967). Parecer Sobre o Reconhecimento Oficial da Sociedade Portuguesa de Psicanlise. Lisboa: Ministrio da Educao Nacional. FREUD, Sigmund. (1972). Quatro Cartas a Abel de Castro in Anlise Psicolgica, I: 7-12. Lisboa: ISPA. FURTADO, Diogo. (1959). Psicanlise e sua Situao entre Ns. Lisboa: Jornal do Mdico, XL: 293-302.

EMEN-647-690-ipcIII-2.qxp

24-08-2007

13:41

Page 677

III QUAIS SO OS EPISTEMAS-PARADIGMAS PRIMORDIAIS DO PENSAMENTO CONTEMPORNEO?

677

LARANJEIRA, Manuel. (1986). A Doena da Santidade, Prefcio de Maria Belo, Lisboa: Editorial Labirinto. LIMA, Slvio. (2002). Obras Completas, dirigidas por Jos P. Ferreira da Silva, Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 2 vol. LUZES, Pedro. (2002). Cem Anos de Psicanlise. Lisboa: ISPA, 2 ed. MARTINHO, Jos. (2001). A Psicanlise no Mundo e em Portugal in Freud & Co, Coimbra: Almedina. MARTINHO, Jos. (2003). Sobre a Recepo de Freud em Portugal in Metacrtica n. 3, Lisboa: Edies Universitrias Lusfonas. MONIZ, Egas. (1902). A Vida Sexual (Fisiologia e Patologia). Lisboa: tica, 1. ed. MONIZ, Egas. (1915). As Bases da Psicanlise. Lisboa: A Medicina Contempornea, 33, 377-383. MONIZ, Egas. (1921). O Conflito Sexual. Lisboa: Portugal Mdico, 3. srie, n. 9, pp. 395-401. MONIZ, Egas. (1924). Jlio Diniz e a Sua Obra. Lisboa: tica PERRON, Roger. (1998). Histria da Psicanlise. Lisboa: RsEditora. SEABRA-DINIS. (1945). Joaquim, Psicanlise. Lisboa: Edies Cosmos.

Bibliografia geral de obras de Psicanlise, Psiquiatria, Psicologia e afins publicadas em Portugus


AAVV, Revista de Psicanlise. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Psicanlise. AAVV. Assdio, Revista de Psicanlise e Cultura: Fascnios, n 1 (1993), Oeiras: Celta. AAVV, Pgina ACF on-line (site da Antena do Campo Freudiano: http://usuarios. lycos.es/acfportugal/acfportugal). AAVV. Afreudite, Revista Lusfona de Psicanlise Pura e Aplicada. Lisboa: Edies Universitrias Lusfonas (http://afreudite.ulusofona.pt/). AAVV. Revista Lusfona das Cincias da Mente e do Comportamento, Departamento de Psicologia da ULHT. Lisboa: Edies Universitrias Lusfonas. AAVV. Revista Portuguesa de Psicossomtica. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Psicossomtica. AAVV. Revista Portuguesa de Gruopanlise . Lisboa: Sociedade Portuguesa de Grupoanlise. AAVV. (2003). Revista Portuguesa de Filosofia. Abril-Junho. Volume 59. Fasc. 2. AAVV. (1970). Psicanlise e Sociedade. Lisboa: Perspectivas. AAVV. (1978). Sexualidade e Poder. Lisboa: Edies 70. AAVV. (1984). Psicanlise e Cinema. Lisboa: Relgio dgua. AAVV. (1992). Esquizofrenia, uma doena ou alguns modos de ser humano? Lisboa: Caminho. AAVV. (1996). Bion hoje. Lisboa: Fim de Sculo. AAVV. Cem anos sobre o sonho: A injeco dada a Irma de Sigmund Freud. Lisboa: Ed. Lusfonas, 1996. AAVV. (1994). Inconsciente, Normal/Anormal, Enciclopdia Einaudi. Lisboa: INCM, vol 23. AAVV. (1999). Pensar a Escola sob os Olhares da Psicologia. Porto: Afrontamento. AAVV. (2001). Preveno das Toxicidependncias. Lisboa: Climepsi. AAVV. (2006). Sigmund Freud, 150 anos depois. Lisboa: Fenda.

EMEN-647-690-ipcIII-2.qxp

24-08-2007

13:41

Page 678

678

INTRODUO AO PENSAMENTO CONTEMPORNEO

ABRAHAM, Giogio (2006). O Sonho do Sculo. Lisboa: Crculo ABREU, Pio. (1982). O Modelo do Psicodrama Moreniano. Coimbra: Ed Psiquiatria Clnica. AFONSO, Pedro. (2002). Esquizofrenia. Lisboa: Climepsi. AITCHISON, J. (2002). O Mamfero Articulado. Uma introduo psicolingustica. Lisboa: Instituto Piaget. ALVES, Jos. (1998). tica e Psicanlise, a Coisa, o Desejo e a Lei (tese de doutoramento da Universidade do Minho-Braga). ALMEIDA, J.M. Caldas de. Relao com a Pessoa ao Nvel da Preveno Primria. Lisboa: Hospital Miguel Bombarda. ANAUT, Marie. (S/D). A Resilincia. Ultrapassar os Traumatismos. Lisboa: Climepsi. ANDREASON, Nancy. (S/D). Admirvel Crebro Novo. Dominar a Doena Mental na Era da do Genoma. Lisboa: Climepsi. ANTUNES, Lobo. (1977). Atitude grupanaltica em Consulta Externa com Articulao Hospitalar in Grupanlise, n 2, Lisboa. ANTUNES, Lobo; DIAS, M.I. Silva. (1974). Loucura e Criao Artstica: Angelo de Lima, Poeta de Orfeu. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Neurologia e Psiquiatria. ANTUNES, Lobo; SAMPAIO, Daniel. (1976). Alice no Pas das Maravilhas ou a Esquizofrenia Esconjurada. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Neurologia e Psiquiatria. ALMEIDA, J.M. Caldas de. Matriz Sociocultural da Doena Mental, Lisboa: Hospital Miguel Bombarda. ANZIEU, Didier. (1990). A auto-anlise de Freud e a descoberta da psicanlise. Lisboa: Edies 70. ALVES, Jos Manuel. (1988). tica e Psicanlise, a Coisa, o Desejo e a Lei (Braga: Tese de doutoramento da Universidade do Minho. ARONSON, E. (2002). O Animal Social. Lisboa: Instituto Piaget. ASSOCIATION, American Psychiatric. (S/D). DSM-IV-TR. Manual de Diagnstico e Estatstica das Perturbaes Mentais. Lisboa: Climepsi. ASSOUN, Paul-Laurent. (2000). Metapsicologia. Lisboa: Climepsi. BALINT, Ednid; NORELL, J. (S/D). Seis Minutos para o Doente. Lisboa: Climepsi. BARRACLOUGH, Jennifer; GILL, David. (S/D). Bases da Psiquiatria Moderna. Lisboa: Climepsi. BARROS, Lusa. (S/D). Psicologia Peditrica. Lisboa: Climepsi. BARROS, Lusa. (S/D). Perturbaes da Eliminao na Infncia e na Adolescncia. Lisboa: Climepsi. BATEMAN, Anthony; BROWN, Dennis; PEDDER, Jonathan. (S/D). Princpios e Prtica das Psicoterapias. Lisboa: Climepsi. BATEMAN, Anthony; HOLMES, J. (1998). Introduo Psicanlise. Lisboa: Climespsi. BATESON, G, (1987). Natureza e Esprito. Lisboa: Dom Quixote. BATESON, G. (1996). Metadilogos. Lisboa: Gradiva. BALINT, Michael. (2001). O Mdico, o seu Doente e a Doena. Lisboa: Climepsi. BGOIN, Jean. (2005). Do traumatismo do nascimento emoo esttica. Lisboa: Fenda. BELO, Maria. (1999). Preto e branco: De como os portugueses expressaram a estrutura da sua cultura nas modalidades do seu relacionamento com os africanos, (tese de doutoramento apresentada na Faculdade de Cincias Sociais e Humanas da Universidade Nova, Departamento de Estudos Portugueses) BENNET, Paul. (S/D). Introduo Clnica Psicologia da Sade. Lisboa: Climepsi.

EMEN-647-690-ipcIII-2.qxp

24-08-2007

13:41

Page 679

III QUAIS SO OS EPISTEMAS-PARADIGMAS PRIMORDIAIS DO PENSAMENTO CONTEMPORNEO?

679

BENNET, Paul; MURPHY, Simon. (1999). Psicologia e Promoo da Sade. Lisboa: Climepsi. BNONY, H. (S/D). O Exame Psicolgico e Clnico do Adolescente. Lisboa: Climepsi. BNONY, H. (S/D). O Desenvolvimento da Criana e as suas Psicopatologias. Lisboa: Climepsi. BNONY, H; CHAHRAOUI, K. (S/D). A Entrevista Clnica. Lisboa: Climepsi. BRESNIAK, Ariel; DURU, Grad. (1999). Economia da Sade. Lisboa: Climepsi. BERGER, Maurice. (S/D). A Criana e o Sofrimento de Separao. Lisboa: Climepsi. BERGERET, Jean. (2000). A Personalidade Normal e Patolgica. Lisboa: Climepsi. BERGERET, Jean; Wilfrid, Reid. (1991). Narcisismo e Estados-Limite. Lisboa: Climepsi. BERGERET, Jean. (2002). Psicologia Patolgica. Lisboa: Climepsi. BERMDEZ, J. (2000). O Paradoxo da Autoconscincia. Lisboa: Instituto Piaget. BERNAUD, Jean-Luc. (S/D). Mtodos de Avaliao da Personalidade. Lisboa: Climepsi. BLANDONU, Grad (Org). (1999). Apoio Psicolgico aos Pais. Lisboa: Climepsi. BLANDONU, Grad, (2000). Consultas Teraputicas Pais-Filhos. Lisboa: Climepsi. BLOCH, S. (S/D). Introduo s Psicoterapias. Lisboa: Climepsi. BOEKHOLT. Monika. (S/D). Provas Temticas na Clnica Infantil. Lisboa: Climepsi. BORN, Michel. (S/D). Psicologia da Delinquncia. Lisboa: Climepsi. BOTTTERIL, G; CARRUTHERS, P. (2004). A Filosofia da Psicologia. Lisboa: Instituto Piaget. BOUBLI, M. (S/D). Psicopatologia da Criana. Lisboa: Climepsi. BOURGOIS, Marc-Louis. (2001). Anedonia, o no prazer e a psicopatologia. Lisboa: Climepsi. BRABANT G. PH. (1973). Para um Conhecimento da Psicanlise. Lisboa: Edies Assrio e Alvim. BRACONNIER, Alain. (1998). O Sexo das Emoes. Lisboa: Instituto Piaget. BRACONNIER, Alain; MARCELLI, Daniel. (2000). As Mil Faces da Adolescncia. Lisboa: Climepsi. BRACONNIER, Alain. (2002). Psicologia Dinmica e Psicanlise. Lisboa: Climepsi. BRAUNSTEIN, Jean-Francoise; PEWZNER, velyne. (2004). Histria da Psicologia. Lisboa: Instituto Piaget. BRAZELTON, T. Berry; CRAMER, Bertrand G: (2000). A relao mais precoce, os pais, os bebs e a interaco precoce. Lisboa: Terramar. BUHLER, Charlotte. (S/D). A Psicologia na Vida do nosso Tempo. Lisboa: Edies Gulbenkian. BURGEOIS, Marc-Louis. (S/D). Anedonia, o No Prazer e a Psicopatologia. Lisboa: Climepsi. BUSER, P. (2000). Crebro de Si, Crebro do Outro. Neurobiologia, Conscincia e Inconsciente. Lisboa: Instituto Piaget. CABRAL, Maria de Ftima Sarsfield. (1998). Pensar a Emoo. Lisboa: Fim de Sculo. CAPELL, A. (S/D). Sexualidades Humanas, Amor e Loucura. Lisboa: Climepsi. CARDOSO e CUNHA, Brigitte. (1981). Psicanlise e Estruturalismo. Lisboa: Assrio & Alvim. CARDOSO, Carlos. (S/D). Os Caminhos da Esquizofrenia. Lisboa: Climepsi. CARREIRA, Maria Antnia. (1996). As Musas Inquietantes. Lisboa: ISPA. CAILL, Philippe; REY, Yveline. (2003). Os Objectos Flutuantes. Lisboa: Climepsi. CARDOSO, Carlos Mota. (2000). Caminhos da Esquizofrenia. Lisboa: Climepsi.

EMEN-647-690-ipcIII-2.qxp

24-08-2007

13:41

Page 680

680

INTRODUO AO PENSAMENTO CONTEMPORNEO

CASTLE, David; MCGRATH, John; KULKARR, Jayashri (S/D). As mulheres e a Esquizofrenia. Lisboa: Climepsi. CASTRO, Armando. (1976). A Epistemologia das Cincias do Homem e as suas Relaes com a Psicologia. Lisboa: Edies Assrio e Alvim. CECCATTY, M. (1996). Comunicaes Celulares e Comunicaes Humanas. Lisboa: Instituto Piaget. CERCEAU, F; LNA, P; SCHNEIDER, J. (2004). Na Senda dos Seres Vivos. Lisboa: Instituto Piaget. CHABERT, Catherine. (1993). O Rorscharch na Clnica do Adulto. Interpretao Psicanaltica. Lisboa: Climepsi. CHABERT, Catherine. (2002). A Psicopatologia Prova do Rorschach. Lisboa: Climepsi. CHANGEUX, J. (1985). O Homem Neuronal. Lisboa: Dom Quixote. CHANGEUX, J; CONNES, A. (S/D). Matria Pensante. Lisboa: Edies Gradiva. CHAUVIN, R. (2002).O Homem, o Smio e a Ave. Lisboa: Instituto Piaget. CHBANI, Hafsa; PREZ-SNCHEZ, Manuel. (S/D). O Quotidiano e o Inconsciente. Lisboa: Climepsi. CLAUDIO, V (ed). (1998). Psicologia e tica. Lisboa: ISPA. CID, J. Sobral. (1973). Apontamentos de Psiquiatria. Lisboa: HMB. CICCONE, Albert. (S/D). Observao Clnica. Lisboa: Climepsi. COHEN-SOLAL, J; GOLSE, B. (2002). No incio da vida psquica. Lisboa: Instituto Piaget. CORDO, Margarida. (S/D). Reabilitao de Pessoas com Doena Mental. Lisboa: Climepsi. CORTESO, Eduardo Lus. (1960). Introduo Psicanlise in Apontamentos de Psicologia Mdica. Lisboa: Comisso Pr-Associao dos Estudantes de Medicina de Lisboa. CORTESO, Eduardo Lus. (1989). Grupanlise, Teoria e Tcnica. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian. CORTESO, Eduardo Lus. (2005). Um Psiquiatra na Revoluo. Lisboa: Climepsi. CHERTOK, L. (1990). O Hipnotismo. Mem Martins: Europa-Amrica. CRICK, F. (1998). A Hiptese Espantosa Busca Cientfica da Alma. Lisboa: Instituto Piaget. CUNHA Leo. (1997). Ensaio de Psicologia Portuguesa. Lisboa: Guimares Editores. CURADO, Vasco. (2000). Sonho, Delrio e Linguagem. Lisboa: Fim de Sculo. CYRULNIK, Boris. (1994). A Memria de Macaco e Palavras de Homem. Lisboa: Instituto Piaget. CYRULNIK, Boris. (1995). Sob o Signo do Afecto. Lisboa: Instituto Piaget. CYRULNIK, Boris. (1995). Nutrir os Afectos. Lisboa: Instituto Piaget. CYRULNIK, Boris. (1995). O Nascimento do Sentido. Lisboa: Instituto Piaget. DACO, P. (S/D). As Prodigiosas Vitrias da Psicologia Moderna. Lisboa: Edies Portuglia. DALERY, J; dAMATO; T. (S/D). A Esquizofrenia. Investigaes Actuais e Perspectivas. Lisboa: Climepsi. DAMSIO, A. (1994). O Erro de Descartes. Mem Martins: Europa-Amrica, 1994. DAMSIO, A. (2000). O Sentimento de Si. Mem Martins: Europa-Amrica. DAMSIO, A. (2003). Procura de Espinoza. Mem Martins: Europa-Amrica. DANCHIN, A. (2000). A Decifrao Gentica. O que o texto dos genomas revela. Lisboa: Instituto Piaget. DEBRAY, Quentin. (S/D). As Personalidades Patolgicas. Lisboa: Climepsi.

EMEN-647-690-ipcIII-2.qxp

24-08-2007

13:41

Page 681

III QUAIS SO OS EPISTEMAS-PARADIGMAS PRIMORDIAIS DO PENSAMENTO CONTEMPORNEO?

681

DEBRAY-RITZEN, Pierre. (1993). A Psicanlise essa Impostura. Lisboa, Editorial Notcias, 1993. DELASSUS, Jean-Marie. (2002). O Gnio do Feto. Vida pr-natal e origem do homem. Lisboa: Instituto Piaget. DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Flix. (1985). O Anti-dipo, Capitalismo e Esquizofrenia. Lisboa: Assrio & Alvim. DENTON, M. (2000). A Evoluo ter sentido. Lisboa: Instituto Piaget. DIAS, Carlos Amaral. (1979), O que se Mexe a Parar. Porto: Afrontamento. DIAS, Carlos Amaral. (1983). Espao e Relao Teraputica. Coimbra: Coimbra Editora. DIAS, Carlos Amaral; NUNES VICENTE, Tereza. (1984). A Depresso no Adolescente. Porto: Afrontamento. DIAS, Carlos Amaral. (1986). Motivao e Aprendizagem. Porto: Contraponto. DIAS, Carlos Amaral. (1988). Para um Psicanlise da Relao. Porto: Afrontamento. DIAS, Carlos Amaral; Monteiro, Joo Sousa. (1989). Eu j Posso Imaginar que Fao. Lisboa: Assrio & Alvim. DIAS, Carlos Amaral. (1991). Ali-Bab, Dogra, Uma Neurose Diablica do Sculo Vinte. Lisboa: Escher. DIAS, Carlos Amaral. (1992), Aventuras de Ali-Bab nos Tmulos de Ur. Lisboa: Fenda. DIAS, Carlos Amaral. (1993). S Deus em Mim se Ope a Deus. Lisboa: Fenda. DIAS, Carlos Amaral. (1993). Palcos do Imaginrio. Lisboa: Fenda. DIAS, Carlos Amaral. (1994). (A) Re-Pensar. Porto: Afrontamento. DIAS, Carlos Amaral. (1995). Asceno e Queda dos Toxicoteraputas. Lisboa: Fenda. DIAS, Carlos Amaral; Alves, Fernando. (1995). Avenida de Ceuta n1. Lisboa: Relgio de gua. DIAS, Carlos Amaral. (1997). Tabela para uma Nebulosa. Lisboa: Fim de Sculo. DIAS, Carlos Amaral; FLEMMING, Manuela. (1998), A Psicanlise em Tempo de Mudana. Porto: Afrontamento. DIAS, Carlos Amaral. (2000), Volto J. Lisboa: Fim de Sculo. DIAS, Carlos Amaral. (2000). Freud Para Alm de Freud. Lisboa: Fim de Sculo. DIAS, Carlos Amaral. (2000). Costurando as Linhas da Psicopatologia Borderline (Estados-Limite). Lisboa, Climepsi. DIAS, Carlos Amaral. (2003). Modelos de interpretao em Psicanlise. Coimbra: Almedina. DIAS, Carlos Amaral. (2004). Um Psicanalista no Expresso do Ocidente. Lisboa: Expresso. DIAS, Carlos Amaral. (2005). Terrorismo e Multiculturalismo. Coimbra: Instituto Superior Miguel Torga. DIAS, M; DUR, E. (S/D). Territrios da Psicologia Oncolgica. Lisboa: Climepsi. DIATKINE, R. (1996). A Criana no adulto. Lisboa: Instituto Piaget. DILTHEY, Wilhem. (2002). Psicologia e Compreenso. Lisboa: Edies 70. DINIS, Joo Seabra. (1993). Este meu Filho que eu no tive, A Adopo e os seus Problemas. Porto: Afrontamento. DOISE, W; MUGNY, G. (2002). Psicologia Social e Desenvolvimento Humano. Lisboa: Instituto Piaget. DOLTO, F. (1986 ) Psicanlise de Crianas. Lisboa: Publicaes Dom Quixote. DOLTO, Franoise. (1993). No Jogo do Desejo. Lisboa: Relgio Dgua. DOLTO, Franoise. (S/D). Psicanlise e Pediatria. Lisboa: Publicaes Dom Quixote. DORON, Roland. (1979). Elementos de Psicanlise. Lisboa: Estampa.

EMEN-647-690-ipcIII-2.qxp

24-08-2007

13:41

Page 682

682

INTRODUO AO PENSAMENTO CONTEMPORNEO

DUBOIS, Daniel. (1994). O Labirinto da Inteligncia. Da inteligncia Natural inteliguncia fractal. Lisboa: Instituto Piaget. DUCROCQ. A. (2000). O Esprito e a Neurocincia. Lisboa: Instituto Piaget. ECCLES, J. (1995). A Evoluo do Crebro. A Criao do Eu. Lisboa: Instituto Piaget. ECCLES, J. (2000). Crebro e Conscincia. Lisboa: Instituto Piaget. EDELMAN, G. (1995). Biologia da Conscincia. As razes do pensamento. Lisboa: Instituto Piaget. EIGUER, Alberto. (2001). Pequeno Tratado das Perverses Morais. Lisboa: Climepsi. ESTANQUEIRO ROCHA, Aclio. (1988). Problemtica do Estruturalismo. Linguagem, Estrutura e Conhecimento. Lisboa: INIC (tese de doutoramento da Universidade Paris I, Sorbonne); EYSENK, H. J. (1968). Factos e mitos da Psicologia. Lisboa: Editora Ulisseia. EYSENK, H. J. (1987). Verdades e mentiras da Psicologia. Lisboa: Editora Ulisseia. FADEM, Barbara; SIMRING, Steven. (S/D). Auto-Avaliao em Psiquiatria. Lisboa: Climepsi. FAUMAN, M. (S/D). Guia de Estudo para o DSM-IV-TR. Lisboa: Climepsi. FVERO, M. (S/D). Sexualidade Infantil e Abusos Sexuais a Menores. Lisboa: Climepsi. FERREIRA, Teresa. (2002). Em defesa da criana, teoria e prtica psicanaltica da infncia. Lisboa: Assrio & Alvim. FERNANDES, Barahona. (1979). Psiquiatria Social. Modelo Antropolgico-Mdico da Doena Mental. Porto: Acta Md, 2:251., 1979. FIGUEIREDO, Eurico. (1973). O Chapu Reclame de Cigarros. Porto: Afrontamento. FIGUEIREDO, Eurico. (1991). Psicanlise da Saudade. Lisboa: O Jornal. FLEMING, Manuela. (1993), Adolescncia e Autonomia, O desenvolvimento psicolgico e a relao com os pais, Porto: Afrontamento. FLORES, Teresa. (S/D). Narcisismos e Feminilidade. Lisboa: Climepsi. FONSECA, A. Fernandes. (1988). Psiquiatria e Psicopatologia. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian. FONSECA, A. Fernandes. (1990). A Psicologia da Criatividade, Lisboa: Escher. FONSECA, J. Simes. (1966). Neuronal Models. Lisboa: Centro de Estudos Egas Moniz, Clnica Psiquiatrica da Faculdade de Medicina. FONTAINE, Roger. (S/D). Psicologia do Envelhecimento. Lisboa: Climepsi. FORDHAM, Frieda. (1972). Introduo psicologia de Jung. Lisboa: Editora Ulisseia. FRANCIS, R. (2004). tica para os Psiclogos. Lisboa: Instituto Piaget. FRANCES, Allen; ROSS, Ruth. (S/D). Casos Clnicos: DSM-IV-TR Guia para o Diagnstico Diferencial. Lisboa: Climepsi. FRANCIS, R. (2004). tica para Psiclogos. Lisboa: Instituto Piaget. FREEMAN, Frank. S. (1974). Teorias e Prticas dos testes psicolgicos. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian. FROMM, Erich. (1999). Ter ou Ser. Lisboa: Editorial Presena. FULLER, Peter. (1983). Arte e Psicanlise. Lisboa: Dom Quixote. GAMEIRO, Jos. (1992). Voando sobre a Psiquiatria, Anlise Epistemolgica da Psiquiatria Contempornea. Porto: Afrontamento. GAMEIRO, Aires. (1993). Pastoral e tica em Psiquiatria. Lisboa: Editorial Hospitalidade. GARRAB, Jean. (S/D). Histria da Esquizofrenia. Lisboa: Climepsi. GAZZANIGA, M. (1995). O Crebro Social. Lisboa: Piaget.

EMEN-647-690-ipcIII-2.qxp

24-08-2007

13:41

Page 683

III QUAIS SO OS EPISTEMAS-PARADIGMAS PRIMORDIAIS DO PENSAMENTO CONTEMPORNEO?

683

GAZZANIGA, M. (1996). O Esprito Natural. As razes biolgicas do pensamento, das Emoes, da sexualidade, da linguagem e da Inteligncia. GAZZANIGA, M. (2000). O Passado da Mente. Lisboa: Instituto Piaget. GIBELLO, Bernard. (S/D). A Criana com Perturbaes de Inteligncia. Lisboa: Climepsi. GIBELLO, Bernard. (1999). O Pensamento Incontido. Lisboa: Climepsi. GILLIRON, Edmond. (S/D). Manual de Psicoterapias Breves. Lisboa: Climepsi. GILLIRON, Edmond. (2001), A Primeira Entrevista em Psicoterapia. Lisboa: Climepsi. GODINHO, Antnio; FERREIRA, Amorim; FERNANDES, Barahona, POLNIO, Pedro. (1980). Projeco Social da Sade Mental. Lisboa. Faculdade de Medicina, Aula Mxima, II Sesso Plenria. GOLDBERG, D; HUXLEY, Peter. (S/D). Perturbaes Mentais Comuns. Lisboa: Climepsi. GOLSE, Bernard. (2001), Insisitir-Existir, do Ser Pessoa. Lisboa: Climepsi. GOMEZ, L. (S/D). Uma Introduo s Relaes de Objecto. Lisboa: Climepsi. GONALVES, Luisa; RODRIGUES, Victor Amorim. (1997), A Banha da Cobra? Ensaio sobre a Prtica Psiquitrica Contempornea. Lisboa: Publicaes Dom Quixote. GONALVES, scar. (1993). Terapias Cognitivas: Teorias e Prticas, Porto: Afrontamento. GONALVES, scar. (1999). Introduo s Psicoterapias Comportamentais. Coimbra: Quarteto. GLASERSFELD, Ernst. (1996). Construtivismo Radical. Lisboa: Instituto Piaget. GLEITMAN, Henry. (1993). Psicologia. Lisboa: Gulbenkian. GOLSE, Bernard. (S/D). Do Corpo ao Pensamente. Lisboa: Climepsi. GOUVEIA, Jos; CARVALHO, Serafim; FONSECA, Lgia. (S/D). Pnico Da Compreenso ao Tratamento. Lisboa: Climepsi. GRAZIANI, P. (S/D). Ansiedade e Perturbaes da Ansiedade. Lisboa: Climepsi. GREEN, Andr. (S/D). As cadeias de Eros. Lisboa: Climepsi. GREEN, Andr. (2000). As cadeias de Eros, Actualidade do sexual. Lisboa: Climepsi. GREENBERG, Jay; MITCHELL, Stephen. (S/D). Relao de Objecto na Teoria Psicanaltica. Lisboa: Climepsi. GRINBERG, Len; GRINBERG, R. (1998). Identidade e Mudana. Lisboa: Climepsi. GRINBERG, Len. (2000). Culpa e Depresso, Lisboa: Climepsi. GRINBERG, Len. (2001). Migrao e Exlio-Estudo Psicanaltico. Lisboa: Climepsi. GRINBERG, Len. (1999). Teoria da Identificao. Lisboa: Climepsi. GROTSTEIN, James. (1999). O Buraco Negro. Lisboa: Climepsi. GUEDENEY, Nicole; GUEDENEY, Antoine. (S/D). Vinculao. Lisboa: Climepsi. GUGUEN, N. (S/D). Manual de Estatstica para os Psiclogos. Lisboa: Climepsi. GUENICHE, K. (S/D). Psicopatologia Descritiva e Interpretativa da Criana. Lisboa: Climepsi. GUERRA, Marina Prista. (1998). SIDA, Implicaes Psicolgicas, Lisboa: Fim de Sculo. GUIBELLO, B. (1999). O Pensamento Incontido. Lisboa: Climepsi. GUIBELLO, B. (S/D). A Criana com Perturbaes Alimentares. Lisboa: Climepsi. GUICHARD, J; HUTEAU, M. (2002). Psicologia da Orientao. Lisboa: Instituto Piaget. GUILLEVIC, C; VAUTIER, S. (S/D). Diagnstico e Testes Psicolgicos. Lisboa: Climepsi. GUILLIRON, Edmond. (S/D). Manual de Psicoterapias Breves. Lisboa: Climepsi GUIMARES LOPES, R. (1993). Clnica Psicopedaggica. Porto: HCF. GUIMARES LOPES, R; MOTA, V.; SANTOS, C. A. (1996). Escolha de Si Prprio. Porto: HCF. GUIMN, J. (S/D). Introduo s Terapias de Grupo. Lisboa: Climepsi.

EMEN-647-690-ipcIII-2.qxp

24-08-2007

13:41

Page 684

684

INTRODUO AO PENSAMENTO CONTEMPORNEO

HABIB, Michel. (S/D). Bases Neurolgicas dos Comportamentos. Lisboa: Climepsi. HALLSTROM, Cosmo; MCCLURE, Nicola. (2000). Ansiedade e Depresso. Lisboa: Climepsi. HANSENNE, Michel. (S/D). Psicologia da Personalidade. Lisboa: Climepsi. HARRISON, P; GEDDES, J; SHARPE, M. (S/D). Introduo Psiquiatria. Lisboa: Climepsi. HOBSON, J.A. (1996). O Crebro Sonhador. Lisboa: Piaget. IMBASCIATI, A. (S/D). Nascimento e Construo da Mente. Lisboa: Climepsi. INHELDER, B; CELLRIER, G. (1996). O Percurso das Descobertas da Criana. Lisboa: Instituto Piaget. ISRAEL, L. (1998). Crebro Direito, Crebro Esquerdo. Lisboa: Instituto Piaget. JUREGUI, J.A, (2001). Crebro e Emoes. Lisboa: Dinalivro. JEANNEROD, M. (2000). Sobre a fisiologia mental. Lisboa: Instituto Piaget. JEANNEROD, M (2004). A Natureza da Mente. Lisboa: Instituto Piaget. JENKINS, Rachel; NEWTON, Jennifer; YOUNG, Robyn. (S/D). A Preveno da Depresso e da Ansiedade. Lisboa: Climepsi. JONES, Ernest. (1977). Que a Psicanlise? Lisboa: D. Quixote. JOUVET, M. (1995). O Sono e o Sonho. Lisboa: Instituto Piaget. JOUVET, M, (2001). Porque Sonhamos? Porque Dormimos? Lisboa: Instituto Piaget. JUNG, Carl. (1975). Homem Descoberta da sua Alma. Porto: Tavares Martins. KAES, Ren. (S/D). As Teorias Psicanalticas do Grupo. Lisboa: Climepsi. KIERKEGAARD, S. (1962). O Desespero Humano. Porto: Edies Tavares Martins. KIERKEGAARD, S. (1962). O Conceito de Angstia. Lisboa: Edies Presena. KRAEPLIN, Emil. (S/D). A Demncia Precoce 1 Parte. Lisboa: Climepsi. KRAEPLIN, Emil. (S/D). A Demncia Precoce e Parafrenias 2 Parte. Lisboa: Climepsi. KRISTEVA, J. (S/D). Histria da Linguagem. Lisboa: Edies 70. LAGACHE, Daniel. (1978). A unidade da psicologia. Lisboa: Edies 70. LAPLANCHE, Jean. (1987). Novos fundamentos para a psicanlise. Lisboa: Edies 70. LAPLANCHE, Jean; PONTALIS, Jean-Bertrand. (1990). Vocabulrio da Psicanlise, Lisboa: Presena. LAUFER, Moses. (2000). O Adolescente Suicida. Lisboa: Climpesi. LAVIE, Peretz. (S/D). O Mundo Encantado do Sono. Lisboa: Climepsi. LEAL, Isabel. (1999). Entrevista Clnica e Psicoterapia de Apoio, Lisboa: ISPA. LEAL, Maria Rita Mendes. (2003), A Psicoterapia como Aprendizagem, Lisboa: Fim de Sculo. LEAL, Isabel (Org). (2005), Psicologia da Gravidez e da Parentalidade. Lisboa: Fim de Sculo. LECLAIRE, Serge. (1977). Desmascarar o real. Lisboa: Assrio & Alvim. LEVAY, Simon. (1999). Sexualidade e Crebro. Lisboa: Instituto Piaget. LOURENO, Eduardo. (1982). O Labirinto da Saudade, Psicanlise Mtica do Destino Portugus. Lisboa: Publicaes Dom Quixote. LOW, B. (2002). Sexo e Comportamento Humano. Lisboa: Instituto Piaget. LUZES, Pedro. (1977). Cem anos de Psicanlise. Lisboa: ISPA. LUZES, Pedro. (2001). Sob o Manto Difano do Realismo. Lisboa: Fim de Sculo. LUZES, Pedro. (2004). Da Emoo ao Pensamento. Lisboa: Fenda. MACEDO, Maria. (1997). O Problema da Novidade Cognitiva na Epistemologia de Jean Piaget. Lisboa: Instituto Piaget.

EMEN-647-690-ipcIII-2.qxp

24-08-2007

13:41

Page 685

III QUAIS SO OS EPISTEMAS-PARADIGMAS PRIMORDIAIS DO PENSAMENTO CONTEMPORNEO?

685

MACLNTYRE, A. C. (1979). O Inconsciente, uma anlise conceptual. Lisboa: Presena. MACLNTYRE, Alasdair. (1979). O Inconsciente. Uma anlise conceptual, Lisboa: Presena. MACKAY, W. (1999). Neurofisiologia sem lgrimas. Lisboa: Gulbenkian MALPIQUE, Celeste. (1990). A Ausncia do Pai. Porto: Afrontamento. MALPIQUE, Celeste. (1977). Pais/Filhos em Consulta Psicoteraputica. Porto: Afrontamento. MALPIQUE, Celeste. (2000). O Fantstico Mundo de Alice. Lisboa: Climepsi. MANCIA, Mauro. (1991). O Sonho como Religio da Mente. Lisboa: EscherMANCIA, Mauro. (1990). No Olhar de Narciso. Lisboa: Escher. MANNONI, Maud. (1978). O Psiquiatra, o seu Louco e a Psicanlise. Porto: Afrontamento. MANNONI, Octave. (1990). Freud. Introduo psicanlise. Mem-Martins: Europa-Amrica. MARCELLI, D. (S/D). Infncia e Psicopatologia. Lisboa: Climepsi. MARCELLI, D. (S/D). Os Estados Depressivos na Adolescncia. Lisboa: Climepsi. MARCELLI, D; BRACONNIER, A. (S/D). Adolescncia e Psicopatologia. Lisboa: Climepsi. MARQUES, Maria Emlia. (1999). A Psicologia Clnica e o Rorschach. Lisboa: Climepsi. MARTINET, M. (1981). Teoria das emoes. Lisboa: Moraes. MARTINHO, Jos. (1977). A minha Psicanlise. Lisboa: Fim de Sculo. MARTINHO, Jos. (1999). Ditos, conferncias psicanalticas. Lisboa: Fim de Sculo. MARTINHO, Jos. (2003). Ditos II, conferncias psicanalticas. Lisboa: Fim de Sculo. MARTINHO, Jos. (2005). Ditos III, conferncias psicanalticas. Lisboa: Fim de Sculo. MARTINHO, Jos. (2001). Freud & Co. Coimbra: Almedina. MARTINHO, Jos. (1999). Gozo. Lisboa: Fim de Sculo. MARTINHO, Jos. (1990). O que um pai? Lisboa: Assrio & Alvim. MARTINHO, Jos. (2001). Pessoa e a Psicanlise. Coimbra: Almedina. MARTINHO, Jos Organizao e Prefcio. (1986). Joyce, o Sintoma. Coimbra: Escher, 1986. MARTINHO, Jos. (1989). Organizao e Prefcio de: Lacan: Shakespeare, Duras, Wedekind, Joyce. Lisboa: Assrio & Alvim. MARTINHO, Jos. (1991). Organizao e Posfcio de Freud: Esquecimento e Fantasma. Lisboa: Assrio & Alvim. MARTINHO, Jos. (2003). Organizao e Prefcio de: Facetas da Psicanlise. Lisboa: Edies Universitrias Lusfonas. MARTINHO, Jos. (2204). Persona, Uma introduo s teorias da personalidade, Lisboa: Edies Universitrias Lusfonas. MARTINHO, Jos. (1988). Vitria pela Derrota in Anlise Psicolgica. Lisboa: ISPA. MARTINHO, Jos. (1988). Em Nome de Nad in Falo n. 1, Bahia: Fator. MARTINHO, Jos. (1988). Psicanlise e Ps-Modernismo in Revista de Comunicao e Linguagem n. 6/7. Lisboa: UNL. MARTINHO, Jos. (1999). A Santa Phala in A Phala. Lisboa: Assrio & Alvim. MARTINHO, Jos. (1990). Um Pai sempre Incerto in A Phala. Lisboa: Assrio & Alvim. MARTINHO, Jos. (1992). O Falo, a Falta e a Fala in Revista da Sociedade Portuguesa de Psicanlise n. 10. Porto: Afrontamento. MARTINHO, Jos. (1993). Um Confronto com a Sua Verdade in Circulao Psicanaltica. Rio de Janeiro: Imago.

EMEN-647-690-ipcIII-2.qxp

24-08-2007

13:41

Page 686

686

INTRODUO AO PENSAMENTO CONTEMPORNEO

MARTINHO, Jos. (1993). Sintoma e Criao in Actas do 1 Encontro de Psiquiatria do Hospital do Lorvo. Coimbra: HL. MARTINHO, Jos. (1993). Odor di femina in Vrtice n. 56. Lisboa. MARTINHO, Jos. (1994). Psicanlise e Surrealismo: O mal-entendido in Catlogo da exposio As tentaes de Bosch ou o Eterno Retorno. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga. MARTINHO, Jos. (1994). A Mulher De Luto/ The Woman in Mourning in Catlogo da Exposio Do Sublime. Lisboa: Museu do Chiado. MARTINHO, Jos. (1995). O Estado das Coisas in Vrtice n. 69. Lisboa. MARTINHO, Jos. (1996). Como no Perder o Norte da Descoberta de Freud in Actas das 1as. Jornadas do CEP. Lisboa: Edies Universitrias Lusfonas. MATOS, Antnio Coimbra. (1978). Escritos. Lisboa: Sedoxil MATOS, Antnio Coimbra. (2001). A Depresso. Lisboa: Climepsi. MATOS, Antnio Coimbra. (2002). O Desespero. Lisboa: Climepsi. MATOS, Antnio Coimbra. (2002). Adolescncia. Lisboa: Climepsi. MATOS, Antnio Coimbra. (2002). Psicanlise e Psicoterapia Psicanaltica. Lisboa: Climepsi. MATOS, Antnio Coimbra. (2003). Mais Amor Menos Doena. Lisboa: Climepsi. MATOS, Antnio Coimbra. (2004). Sade Mental. Lisboa: Climepsi. MATOS, Manuel. (2005). Adolescncia, Representao e Psicanlise. Lisboa: Climepsi. MATOS, Manuel; BRAGANA, Miguel; SOUSA, Rui. (S/D). Esquizofrenia de A a Z. Lisboa: Climepsi. MCWILLIAMS, N. (S/D). Diagnstico Psicanaltico. Lisboa: Climepsi. MCWILLIAMS, N. (S/D). Formulao Psicanaltica de Casos. Lisboa: Climepsi. MNCHAL, J. (S/D). Introduo Psicopatologia. Lisboa: Climepsi. MEHLER, J; DUPOUX, E. (1994). Nascer Humano. Lisboa: Instituto Piaget. MIALARET, G. (2001). Psicologia da Educao. Lisboa: Instituto Piaget. MIERMONT, Jacques. (1996). Ecologia das Relaes Afectivas. Lisboa: Instituto Piaget. MIJOLLA, Alain de; MIJOLLA-MELLOR, Sophie. (2002). Psicanlise. Lisboa: Climepsi. MILHEIRO, Jaime. (2000). Loucos so os Outros, Lisboa: Fim de Sculo. MILHEIRO, Jaime. (2001). Sexualidade e Psicossomtica, Coimbra: Almedina. MILHEIRO, Jaime. (2003). Ado e Eva no Deserto, um olhar psicanaltico, Lisboa: Climepsi. MONDIMOR, Francis. (2001). Perturbao Bipolar, Lisboa: Climepsi. MONTAGNER, Hubert. (1993). A Vinculao A Aurora da Ternura. Lisboa: Instituto Piaget. MONTAGNER, Hubert. (1996). A Criana Actor do seu Desenvolvimento. Lisboa: Instituto Piaget. MONTGOMERY, Stuart. (2000). Ansiedade e Depresso. Lisboa: Climepsi. MULDWORF, Bernard. (1978). Freud. Lisboa: Moraes NAVA, Ana. (S/D). O Crebro Apanhado em Flagrante. Lisboa: Climepsi. NAVELET, C; GURIN-CARNELLE, B. (2002). Os Psiclogos nas Instituies. Lisboa: Instituto Piaget. NINIO, Jacques. (1994). A impregnao dos sentidos. Lisboa: Instituto Piaget. OATLEY, E; JENKINS. J. (2002). Compreender as Emoes. Lisboa: Instituto Piaget. OBLER, L; GJERLOW, K. (2002). A Linguagem e o Crebro. Lisboa: Instituto Piaget. OGDEN, Jane. (2000). Psicologia da Sade. Lisboa: Climespsi. OLIVEIRA, J. (2002). Freud e Piaget. Lisboa: Instituto Piaget.

EMEN-647-690-ipcIII-2.qxp

24-08-2007

13:41

Page 687

III QUAIS SO OS EPISTEMAS-PARADIGMAS PRIMORDIAIS DO PENSAMENTO CONTEMPORNEO?

687

ORBACH, Susie, EICHENBAUM, Luise (2004). O Que Querem as Mulheres? Lisboa: Sinais de Fogo Publicaes ORNELAS, J (Ed). (2000). Participao dos Cidados e Aco Comunitria. Estratgias de Interveno, Investigao e Empowerment. Lisboa: ISPA. OTTAVI, D. (2004). De Darwin a Piaget. Lisboa: Instituto Piaget. OZONOFF, Sally; ROGERS, Sally; HENDREN, Robert. (S/D). Perturbaes do Espectro do Autismo. Lisboa: Instituto Piaget. PACHECO, Jos; GAMITO, Lus. (1993). O Sexo de Todas as Idades, Lisboa: Caminho. PAIS RIBEIRO, Jos Lus. (1999). Investigao e Avaliao em Psicologia e Sade. Lisboa: Climepsi. PAIS RIBEIRO, Jos Lus. (2001). Investigao e Avaliao em Psicologia. Lisboa: Climepsi. PARKES, Collin; LAUNGANI, Pittu; YOUNG Bill. (S/D). Morte e Luto atravs das Culturas. Lisboa: Climepsi. PAL, Constana; FONSECA, Antnio. (S/D). Psicossociologia da Sade. Lisboa: Climepsi. PAL, Constana; MARTIN, Igncio; ROSEIRA, Lus. (1998). Comunidade e Sade. Porto: Afrontamento. PEDINIELLI, Jean-Louis; BERTAGNE, Pascale. (S/D). As Neuroses. Lisboa: Climepsi. PEDINIELLI, Jean-Louis. (1994). Introduo Psicologia Clnica. Lisboa: Climepsi. PLECIER, Yves. (1992). Os Caminhos da Psiquiatria, Lisboa: Escher. PEREIRA, F. (1995). Dinmicas da Subjectividade, Lisboa: ISPA. PEREIRA, F. (1999). Sonhar ainda. Lisboa: ISPA. PEREIRA, Maria; MONTEIRO-FERREIRA, Joo (Coordenadores). (S/D). Stress Traumtico. Lisboa: Climepsi. PERRON, Roger. (1998). Histria da Psicanlise. Lisboa: RsEditora. PERROT, E; ROZMUSKI-DREYFUSS, C; STAUFFACHER, M. (S/D). A Superviso da Psicoterapia. Lisboa: Climepsi. PENEDA, Joo. (2005). Os Paradoxos da Sintoma e da Sublimao, Contributo da Teoria Psicanaltica de Freud e Lacan para a Esttica. Lisboa: tese de doutoramento em cincias da arte/esttica da Faculdade das Belas-Artes da Universidade de Lisboa. PIAGET, Jean. (1977). A linguagem e o pensamento da criana. Lisboa: Moraes. PIAGET, Jean. (1964). Seis Estudos de Psicologia. Lisboa: Publicaes Dom Quixote. PIAGET Jean; CHOMSKY N. (1987). Teorias da Linguagem, Teorias da Aprendizagem. Lisboa: Ed.70. PIAGET, Jean; GARCIA R. (1987). Psicognese e Histria das Cincias. Lisboa: Publicaes D. Quixote. PIAGET, Jean; INHERDER, Brbel. (1992). A Psicologia da Criana. Lisboa: Edies Asa. PIERSON, Marie-Louise. (2002). A Inteligncia Relacional. Lisboa: Instituto Piaget. PINHEIRO, C. (S/D). Criaes sobre Leonardo da Vinci. Arte e Psicanlise. Lisboa: Climepsi. POCINHO, Margarida. (2000). A Msica na Relao Me-Beb. Lisboa: Instituto Piaget. POLITZER, Georges. (1975). Crtica dos Fundamentos da Psicologia I, II, Lisboa: Presena. PRACANA, Clara. (2001). O Lder Sedutor, Lisboa: Climepsi. PRIEUR, Bernard. (1999). As Heranas Familiares, Lisboa: Climepsi. PROCHIANTZ, A. (1991). A Construo do Crebro. Lisboa: Terramar. PROCHIANTZ, A. (2002). As Anatomias do Pensamento. Em que pensam as lulas. Lisboa: Instituto Piaget.

EMEN-647-690-ipcIII-2.qxp

24-08-2007

13:41

Page 688

688

INTRODUO AO PENSAMENTO CONTEMPORNEO

PSICLOGOS, Associao Nacional. (S/D). A Psicologia na Viragem do Sculo. Lisboa: Climepsi. PUZZLES, Mensa. (1999). Teste o seu Q.I. Lisboa: Replicao. RAULIN-CERCEAU. (2004). Na Senda dos Seres Vivos. Lisboa: Instituto Piaget. ROBERT, J. (1997). A Aventura dos Neurnios. Lisboa: Instituto Piaget. REICH, Wilhelm. (1972), O Combate Sexual da Juventude, Lisboa: Dinalivro. REICH, W. (1978). Psicologia de Massas do Fascismo. Lisboa: Publicaes Dom Quixote. REICH, Wilhelm. (1979). Anlise do Carcter. Lisboa: Dom Quixote. REINBERG, A. (2000). O Tempo Humano e os Ritmos Biolgicos. Lisboa: Instituto Piaget. RELVAS, Ana Paula. (1999). Conversas com Famlias, Porto: Afrontamento. REVARDEL, Jean-Louis. (1996). Biologia e Evoluo. Constncia e fantasia da vida. Lisboa: Instituto Piaget. RIBEIRO, Jos Lus. (S/D). Investigao e Avaliao em Psicologia e Sade. Lisboa: Climepsi. RIBEIRO, Lus Sousa. (1994). Antigos e Novos Ensaios de Gnoseiologia Predatria, Lisboa: Fenda. RICHARD, M. (2001). As Correntes da Psicologia. Lisboa: Instituto Piaget. RICHARDSON, K. (1998). Compreender a Inteligncia. Lisboa: Instituto Piaget. ROBERT, Jacques-Michel (1997). A Aventura dos Neurnios. Lisboa: Instituto Piaget. ROBERT, Marthe. (1968). A Revoluo Psicanaltica. Lisboa: Moraes Editoes. RODENFIELD, L. (2001). A Megalomania de Freud. Mem-Martins: Europa-Amrica. ROGERS, C. (1974). Psicoterapia e Consulta Psicolgica. Lisboa: Edies Moraes. ROUDINESCO, Elisabeth. (2001). Porqu a Psicanlise? Lisboa: Livros do Brasil. ROUDINESCO, Elisabeth; PLON, Michel. (2000). Dicionrio de Psicanlise, Lisboa: Editorial Inqurito. ROUSSET, Jean, (e alli). (1988). O Mito de D. Juan. Lisboa: Veja. ROSEN, Nicolle (2006). Martha Freud. Lisboa: Crculo de Leitores SAMPAIO, Daniel; GAMEIRO, Jos. (1992). Terapia Familiar. Porto: Afrontamento. S, Eduardo. (1988). Intima Idade. Lisboa: Escher. S, Eduardo (Org). (1997). A Maternidade e o Beb. Lisboa: Fim de Sculo. S, Eduardo. (1995). Ms Maneiras de Sermos Bons Pais. Lisboa: Fim de Sculo. S, Eduardo. (2001). Psicologia do Feto e do Beb. Lisboa: Fim de Sculo. S, Eduardo. (2002). Adolescentes Somos Ns. Lisboa: Fim de Sculo. S, Eduardo. (2002). Patologia Borderline e Psicose na Clnica Infantil. Lisboa: ISPA. S, Eduardo. (2003). Textos com Psicanlise. Lisboa: Fim de Sculo S, Filipe. (2002). Psicoterapia Analtica de Grupo com Crianas. Lisboa: Climepsi. SACKS, Olivier. (1985). O homem que confundiu a mulher com um chapu. Lisboa: Relgio dgua. SANTOS, Joo dos. (1983). A Neurose de Angstia. Mem-Martins: Europa-Amrica. SANTOS, Joo dos. (1988). Se No Sabe Porque que Pergunta, Conversas com Joo Sousa Monteiro. Lisboa: Assrio & Alvim. SANTOS, Joo dos. (1990). Eu Agora Quero-me ir Embora, Conversas com Joo Sousa Monteiro. Lisboa: Assrio & Alvim. SANTOS, Joo. (2000). Ensaios sobre a educao. Lisboa: Livros Horizonte. SALOM, Lou. (1990). Eros. Lisboa: Relgio Dgua. SALGUEIRO, Emlio. (1996). Crianas Irrequietas. Lisboa: ISPA. SAMI-ALI. (1987). Pensar o Somtico. Lisboa: ISPA. SCHARFETTER, C. (S/D). Introduo Psicopatologia Geral. Lisboa: Climepsi.

EMEN-647-690-ipcIII-2.qxp

24-08-2007

13:41

Page 689

III QUAIS SO OS EPISTEMAS-PARADIGMAS PRIMORDIAIS DO PENSAMENTO CONTEMPORNEO?

689

SEARLE, J. (1998). A Redescoberta da mente. Lisboa: Instituto Piaget. SHAFFER, H. (2000). Desenvolvimento Social da Criana. Lisboa: Instituto Piaget. SHAPIRO, E. (S/D). O Mundo Interno no Mundo Externo. Lisboa: Climepsi. SHENTOUB, Vica. (2001). Manual de Utilizao do TAT. Lisboa: Climepsi. SHORTER, Edward. (2001). Uma Histria da Psiquiatria. Lisboa: Climepsi. SIEGEL, D. (2004). A Mente em Desenvolvimento. Lisboa: Instituto Piaget. SIEWERT, Charles. (2004). O Significado da Conscincia. Lisboa: Instituto Piaget. SLATER, A; MUIR, D. (2004). A Psicologia do Desenvolvimento. Lisboa: Instituto Piaget. SKINNER, Quentin. (1992). As Cincias Humanas e os seus Grandes Pensadores. Lisboa: Publicaes Dom Quixote. SMITH, Frank. (1994). Pensar. Lisboa: Instituto Piaget. SOEIRO, Alfredi Correia. (1991). Psicodrama e Psicoterapia. Lisboa: Escher. SOUSA E BRITO, Maria Joo. (2001). Quem no arrisca no Petisca, uma Interpretao Psicanaltica da Anorexia Nervosa. Coimbra: Almedina. STONE, F.H.; KOUPERNIK, C. (1995). Introduo Psiquiatria Infantil. Lisboa: Compendium. STRONGMAN, K. (S/D). A psicologia da Emoo. Lisboa: Climepsi. SUTHERLAND, Peter. (1996). O Desenvolvimento Cognitivo Actual. Lisboa: Instituto Piaget. SYMINGTON, Neville. (1999). A Experincia Analtica. Lisboa: Climepsi. SYMINGTON, Joan; SYGMINGTON, Neville. (S/D). O Pensamento Clnico de Wilfred Bion. Lisboa: Climepsi. TEIXEIRA, Jos A. Carvalho. (1993). Psicologia da Sade e Sida. Lisboa: ISPA. TIJUS, C. (S/D). Introduo Psicologia Cognitiva. Lisboa: Climepsi. TODOROV, T. (1979). Teorias do Smbolo. Lisboa: Edies 70. TRAUBENBERG, Nina; BOIZOU, Marie-France. (S/D). O Rorschach na Clnica Infantil. Lisboa: Climepsi. TRZEPACZ, Paula; BAKER, Robert. (S/D). Exame Psiquitrico do Estado Mental. Lisboa: Climepsi. TRINDADE, Isabel; TEIXEIRA, Jos. (S/D). Psicologia nos Cuidados de Sade Primrios. Lisboa: Climepsi. TURNER, J. (2003). As Origens das Emoes. Lisboa: Instituto Piaget. VAYER, P; RONCIN, Charles. (1994) Psicologia Actual e Desenvolvimento da Criana. Lisboa: Instituto Piaget. VARELA, F. (1994). Conhecer as Cincias Cognitivas. Lisboa: Instituto Piaget. VARELA, F; THOMPSON, E; ROSCH, E. (2000). A Mente Corprea. Lisboa: Instituto Piaget. VIEIRA, Bracinha. Psiquiatria e Etologia. Para um Modelo Bio-Comportamental de Psicopatologia (Dissertao de Doutoramento). Lisboa. VICENTE, L ; ROSA, C; QUINTAS, S. (1984). Psicose, Adolescncia e Famlia. Lisboa: CXV. WALON, Henri. (1981). A Evoluo psicolgica da criana. Lisboa: Edies 70. WEBSTER, Richard. (2002). Freud estava errado. Porqu? Pecado, Cincia e Psicanlise. Porto: Campo das Letras. WELLS, Adrian. (S/D). Perturbaes Emocionais e Metacognio. Lisboa: Climepsi. WELLS, Adrian; MATTHEWS, Gerald. (S/D). Ateno e Emoo. Lisboa: Climepsi. WIDLCHER, Daniel. (2001). As Lgicas da Depresso. Lisboa: Climepsi.

EMEN-647-690-ipcIII-2.qxp

24-08-2007

13:41

Page 690

690

INTRODUO AO PENSAMENTO CONTEMPORNEO

WILKINSON, Greg; MOORE, Bruce; MOORE, Pascale. (S/D). Tratar a Depresso. Lisboa: Climepsi. WILLIAMS, J; WATTES, F; MACLEOD, C; MATHEWS, A. (S/D). Psicologia Cognitiva e Perturbaes Emocionais. Lisboa: Climepsi. WOLPERT, Lewis. (2000). Psicologia da Depresso. Lisboa: Editorial Presena. YALOM, Irvin D (2005). Quando Nietzsche Chorou, Lisboa: Editora Sada de Emergncia ZAZZO, R; GILLY, M, VERBA-RAD, M. (1976). Nova Escala Mtrica da Inteligncia I, II. Lisboa: Livros Horizonte. ZIZEK, Slavoj (2006). Bem-Vindo ao Deserto do Real. Lisboa: Relgio Dgua ZIZEK, Slavoj (2006). Elogio da Intolerncia. Lisboa: Relgio Dgua ZIZEK, Slavoj (2006). A Subjectividade por Vir. Lisboa: Relgio Dgua ZIZEK, Slavoj (2006). As Metstases do Gozo: Seis Ensaios Sobre a Mulher e a Causalidade. Lisboa: Relgio Dgua ZIZEK, Slavoj (2006). A Marioneta e o Ano: O Cristianismo entre Perverso e Subverso. Lisboa: Relgio Dgua.

You might also like