You are on page 1of 15

3 - ADJETIVO

Adjetivo a palavra que expressa uma qualidade ou caracterstica do ser e se "encaixa" diretamente ao lado de um substantivo. Ao analisarmos a palavra bondoso, por exemplo, percebemos que alm de expressar uma qualidade, ela pode ser "encaixada diretamente" ao lado de um substantivo: homem bondoso, moa bondosa, pessoa bondosa. J com a palavra bondade, embora expresse uma qualidade, no acontece o mesmo; no faz sentido dizer: homem bondade, moa bondade, pessoa bondade. Bondade, portanto, no adjetivo, mas substantivo. Morfossintaxe do Adjetivo: O adjetivo exerce sempre funes sintticas relativas aos substantivos, atuando como adjunto adnominalou como predicativo (do sujeito ou do objeto). Classificao do Adjetivo Explicativo: exprime qualidade prpria do ser. Por exemplo: neve fria. Restritivo: exprime qualidade que no prpria do ser. Por exemplo: fruta madura.

3. Complemente a coleta registrada na lousa orientando os alunos a indicar adjetivos que retratem: a) qualidades ou defeitos; b) modos de ser; c) aspectos; d) estados; e) relaes de tempo; f) relaes de espao; g) relaes de finalidade e h) relaes de procedncia.

Qualidade: professora dedicada; alimento saboroso... Defeito: brinquedo estragado; menino mal-educado... Estado: criana alegre; moa doente... Aspecto ou aparncia: homem alto; mulher gorda... Origem: comida chinesa; msica brasileira...

Formao do Adjetivo Quanto formao, o adjetivo pode ser: ADJETIVO SIMPLES ADJETIVO COMPOSTO ADJETIVO PRIMITIVO ADJETIVO Formado por um s radical. Formado por mais de um radical. Por exemplo: brasileiro, escuro, magro, cmico. Por exemplo: luso-brasileiro, castanho-escuro, amarelo-canrio. Por exemplo: belo, bom, feliz, puro.

aquele que d origem a outros adjetivos. aquele que deriva de substantivos Por exemplo: belssimo, bondoso, magrelo.

DERIVADO

ou verbos.

Adjetivo Ptrio Indica a nacionalidade ou o lugar de origem do ser. Observe alguns deles: Estados e cidades brasileiros: Acre Alagoas Amap Aracaju Amazonas Belm (PA) Belo Horizonte Boa Vista Braslia Cabo Frio Campinas Curitiba Estados Unidos El Salvador Guatemala ndia Ir Israel Moambique Monglia Panam Porto Rico Somlia acreano alagoano amapaense aracajuano ou aracajuense amazonense ou bar belenense belo-horizontino boa-vistense brasiliense cabo-friense campineiro ou campinense curitibano estadunidense, norte-americano ou ianque salvadorenho guatemalteco indiano ou hindu (os que professam o hindusmo) iraniano israelense ou israelita moambicano mongol ou monglico panamenho porto-riquenho somali

Adjetivo Ptrio Composto Na formao do adjetivo ptrio composto, o primeiro elemento aparece na forma reduzida e, normalmente, erudita. Observe alguns exemplos: frica Alemanha Amrica sia ustria Blgica China Espanha Europa Frana Grcia afro- / Por exemplo: Cultura afro-americana germano- ou teuto- / Por exemplo: Competies teuto-inglesas amrico- / Por exemplo: Companhia amrico-africana sio- / Por exemplo: Encontros sio-europeus austro- / Por exemplo: Peas austro-blgaras belgo- / Por exemplo: Acampamentos belgo-franceses sino- / Por exemplo: Acordos sino-japoneses hispano- / Por exemplo: Mercado hispano-portugus euro- / Por exemplo: Negociaes euro-americanas franco- ou galo- / Por exemplo: Reunies franco-italianas greco- / Por exemplo: Filmes greco-romanos

ndia Inglaterra Itlia Japo Portugal

indo- / Por exemplo: Guerras indo-paquistanesas anglo- / Por exemplo: Letras anglo-portuguesas talo- / Por exemplo: Sociedade talo-portuguesa nipo- / Por exemplo: Associaes nipo-brasileiras luso- / Por exemplo: Acordos luso-brasileiros

LOCUO ADJETIVA Locuo = reunio de palavras. Sempre que so necessrias duas ou mais palavras para contar a mesma coisa, tem-se locuo. s vezes, uma preposio + substantivo tem o mesmo valor de um adjetivo: a Locuo Adjetiva (expresso que equivale a um adjetivo.) Por exemplo: aves da noite (aves noturnas), paixo sem freio (paixo desenfreada).

Observe outros exemplos: de guia de aluno de anjo de ano de aranha de asno de bao de bispo de bode de boi de bronze de cabelo de cabra de campo de co de carneiro de cavalo de chumbo de chuva de cinza de coelho de cobre de couro de criana de dedo de diamante de elefante de enxofre de esmeralda de estmago de falco de farinha de fera de ferro de fgado aquilino discente angelical anual aracndeo asinino esplnico episcopal hircino bovino brnzeo ou neo capilar caprino campestre ou rural canino arietino cavalar, equino, equdio ou hpico plmbeo pluvial cinreo cunicular cprico coriceo pueril digital diamantino ou adamantino elefantino sulfrico esmeraldino estomacal ou gstrico falcondeo farinceo ferino frreo figadal ou heptico

de fogo de gafanhoto de garganta de gelo de gesso de guerra de homem de ilha de intestino de inverno

gneo acrdeo gutural glacial gpseo blico viril ou humano insular celaco ou entrico hibernal ou invernal

Obs.: nem toda locuo adjetiva possui um adjetivo correspondente, com o mesmo significado. Por exemplo: Vi as alunas da 5 srie. O muro de tijolos caiu. necessrio critrio! H muitos adjetivos que mantm certa correspondncia de significado com locues adjetivas, e vice-versa. No entanto, isso no significa que a substituio da locuo pelo adjetivo seja sempre possvel. Tampouco o contrrio sempre admissvel. Colar de marfim uma expresso cotidiana; seria pouco recomendvel passar a dizer colar ebrneo ou ebreo, pois esses adjetivos tm uso restrito linguagem literria. Contrato leonino uma expresso usada na linguagem jurdica; muito pouco provvel que os advogados passem a dizer contrato de leo. Em outros casos, a substituio perfeitamente possvel, transformando a equivalncia entre adjetivos e locues adjetivas em mais uma ferramenta para o aprimoramento dos textos, pois oferece possibilidades de variao vocabular.

Por exemplo: A populao das cidades tem aumentado. A falta de planejamento urbano faz com que isso se torne um imenso problema.

FLEXO DOS ADJETIVOS O adjetivo varia em gnero, nmero e grau.

Gnero dos Adjetivos


Os adjetivos concordam com o substantivo a que se referem (masculino e feminino). De forma semelhante aos substantivos, classificam-se em: Biformes - tm duas formas, sendo uma para o masculino e outra para o feminino. Por exemplo: ativo e ativa, mau e m, judeu e judia. Se o adjetivo composto e biforme, ele flexiona no feminino somente o ltimo elemento.

Por exemplo: o moo norte-americano, a moa norte-americana. Exceo: surdo-mudo e surda-muda.

Uniformes - tm uma s forma tanto para o masculino como para o feminino. Por exemplo: homem feliz e mulher feliz. Se o adjetivo composto e uniforme, fica invarivel no feminino. Por exemplo: conflito poltico-social e desavena poltico-social. Nmero dos Adjetivos Plural dos adjetivos simples Os adjetivos simples flexionam-se no plural de acordo com as regras estabelecidas para a flexo numrica dos substantivos simples. Por exemplo: mau e maus feliz e felizes ruim e ruins boa e boas Caso o adjetivo seja uma palavra que tambm exera funo de substantivo, ficar invarivel, ou seja, se a palavra que estiver qualificando um elemento for, originalmente, um substantivo, ela manter sua forma primitiva. Exemplo: a palavra cinza originalmente um substantivo, porm, se estiver qualificando um elemento, funcionar como adjetivo. Ficar, ento invarivel. Logo: camisas cinza, ternos cinza. Por exemplo: camisas cinza, ternos cinza. Veja outros exemplos: Motos vinho (mas: motos verdes) Paredes musgo (mas: paredes brancas). Comcios monstro (mas: comcios grandiosos).

Adjetivo Composto Adjetivo composto aquele formado por dois ou mais elementos. Normalmente, esses elementos so ligados por hfen. Apenas o ltimo elemento concorda com o substantivo a que se refere; os demais ficam na forma masculina, singular. Caso um dos elementos que formam o adjetivo composto seja um substantivo adjetivado, todo o adjetivo composto ficar invarivel. Por exemplo: a palavra rosa originalmente um substantivo, porm, se estiver qualificando um elemento, funcionar como adjetivo. Caso se ligue a outra palavra por hfen, formar um adjetivo composto; como um substantivo adjetivado, o adjetivo composto inteiro ficar invarivel. Por exemplo:

Camisas rosa-claro. Ternos rosa-claro. Olhos verde-claros. Calas azul-escuras e camisas verde-mar. Telhados marrom-caf e paredes verde-claras. Obs.: - Azul-marinho, azul-celeste, ultravioleta e qualquer adjetivo composto iniciado por cor-de-... so sempre invariveis. - Os adjetivos compostos surdo-mudo e pele-vermelha tm os dois elementos flexionados.

Grau do Adjetivo Os adjetivos flexionam-se em grau para indicar a intensidade da qualidade do ser. So dois os graus do adjetivo: o comparativo e o superlativo. Comparativo Nesse grau, comparam-se a mesma caracterstica atribuda a dois ou mais seres ou duas ou mais caractersticas atribudas ao mesmo ser. O comparativo pode ser de igualdade, de superioridade ou deinferioridade. Observe os exemplos abaixo:

1) Sou to alto como voc. Comparativo De Igualdade No comparativo de igualdade, o segundo termo da comparao introduzido pelas palavras como, quanto ouquo. 2) Sou mais alto (do) que voc. Comparativo De Superioridade Analtico No comparativo de superioridade analtico, entre os dois substantivos comparados, um tem qualidade superior. A forma analtica porque pedimos auxlio a "mais...do que" ou "mais...que". 3) O Sol maior (do) que a Terra. Comparativo De Superioridade Sinttico Alguns adjetivos possuem, para o comparativo de superioridade, formas sintticas, herdadas do latim. So eles: bom-melhor mau-pior grande-maior Observe que: a) As formas menor e pior so comparativos de superioridade, pois equivalem a mais pequeno e mais mau, respectivamente. b) Bom, mau, grande e pequeno tm formas sintticas (melhor, pior, maior e menor), porm, em comparaes feitas entre duas qualidades de um mesmo elemento, deve-se usar as formas analticas mais bom, mais mau,mais grande e mais pequeno. Por exemplo: Pedro maior do que Paulo - Comparao de dois elementos. Pedro mais grande que pequeno - comparao de duas qualidades de um mesmo elemento. pequeno-menor alto-superior baixo-inferior

4) Sou menos alto (do) que voc. Comparativo De Inferioridade Sou menos passivo (do) que tolerante.

Superlativo

O superlativo expressa qualidades num grau muito elevado ou em grau mximo. O grau superlativo pode serabsoluto ou relativo e apresenta as seguintes modalidades: Superlativo Absoluto: ocorre quando a qualidade de um ser intensificada, sem relao com outros seres. Apresenta-se nas formas: Analtica: a intensificao se faz com o auxlio de palavras que do ideia de intensidade (advrbios). Por exemplo: O secretrio muito inteligente. Sinttica: a intensificao se faz por meio do acrscimo de sufixos. Por exemplo: O secretrio inteligentssimo. Observe alguns superlativos sintticos:

benfico bom clebre comum cruel difcil doce fcil fiel frgil frio

beneficentssimo bonssimo ou timo celebrrimo comunssimo crudelssimo dificlimo dulcssimo faclimo fidelssimo fraglimo frissimo ou frigidssimo

Substantivos e Adjetivos: Definies e Distines


Plano de Aula
DADOS

Professores: Ana Keli Soares da Fonseca, rico Rogisney Canuto da Silva, Joo Bayma Neto e Mnica de Sousa Ferreira. Durao da atividade: 4 aulas de 50min. [ * ] Ensino Fundamental [ ] Ensino Mdio Contedo: Substantivos e Adjetivos: Definies e Distines
Objetivos

Objetivo Geral: Tornar perceptvel ao aluno as FORMAS, os SIGNIFICADOS e os USOS de ambas as classes gramaticais Objetivos especficos: Reconhecer substantivos e adjetivos em textos; Distines entre substantivo e adjetivo, com base no papel que os mesmos desempenharo no texto.
Procedimentos

- Ativar conhecimentos prvios sobre substantivos e adjetivos; - Definio de substativo e adjetivo atravs do Vdeo e do livro adotado; - Exemplificar atravs de frases, no quadro; - Analisar exemplos em textos, fazendo a distino de sentido entre ambas as classes.
Recursos

Cpia de texto com exerccios, Datashow, quandro branco e pincel.


Avaliao

Participaes dos aluno, resoluo de exerccios e produo dos textos propostos.


Referncias

Todas as referncias esto nos textos abaixo trabalhados.


Aulas

Aula 1 e 2 (1h e 40min): a) Indagaes sobre o que os alunos j conhecem sobre as classes, se j tem conhecimento de alguma defini tem, dar sequncia a aula, se no tem nenhum conhecimento, comear uma explicao mais detalhada das definies e valores que podem receber em cada enuciado (de acordo com o material utilizado).

b) Trabalhar o poema como forma de provocar o aluno o tema que vai ser aboraddo no decorrer da aula, pode fazer como forma de Jogral, dividindo a classe em 5 grupos, e cada grupo se responsabiliza por uma estro a leitura, extigar para que os alunos extraiam as cararactersticas (definio e classificao) do substastant dentro do poema, fazendo anotaes no quadro: Poema dos Substantivos
Todos os seres do mundo, Tm um nome ... Ah! Tm sim! Sejam grandes ou pequenos, Sejam inertes ou vivos, Na Gramtica so chamados: Classe dos Substantivos (LEITURA DO GRUPO 1) Podem ser prprios ... assim:

Pedro, Belm e Par! Tambm comuns podem ser: Homem, mulher, vatap! Simples ... quando tem um s vocbulo Como os que foram citados Mas, se tiverem mais de um, (vocbulo) Compostos, so assim chamados! (couve-flor, girassol...) (LEITURA DO GRUPO 2) Denominados Concretos Se existirem sozinhos! Como os que citei acima. Mas podem ser Abstratos Se para eles existirem... Dependerem do Concreto! So aes, so sentimentos... Como: amor ... bondade ... afeto!!... (LEITURA DO GRUPO 3) Existem os Primitivos Como: pedra, ferro e terra... J ... pedreira, ferreiro e terrao... Derivados eles so! Ainda temos um grupo Chamados de Coletivos Pois ... indicam coleo! Como banda, classe, esquadrilha... Enxame... constelao! (LEITURA DO GRUPO 4) A classe dos substantivos, Tm muitas variaes! Em gnero, nmero e grau! Por isso, para aprender Precisamos estudar muito! Com ateno e vontade... Para melhor, entender! (LEITURA DO GRUPO 5) (Prof Maria Marlene) Disponvel em: http://literaturamariamarlene.blogspot.com/

c) Substantivo e Adjetivo: Mostrar o Vdeo, e assim, definir substantivo e adjetivo. Disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=OUc4qVsviXk. d) VER O LIVRO adotado, na parte de substantivo e adjetivo e resolver exerccios para fixar contedo.

e) Substantivo e Adjetivo: e01) Trabalhar um poema, priozando os sentidos de substantivos e adjetivos. Primeiramente, pedir aos alunos que faam uma leitura silenciosa do poema, posteriormente, juntamente c alunos, anotando no quandro o que pode ser classificado como substativo e adjetivo, inquerindo da seguin maneira: - Substativo ROSTO, o que caracteriza-o, ou seja, quais os adjetivos que temos na 1 estrofe? - Substativo MO, o que a caracteriza, ou seja, quais os adjetivos que temos na 2 estrofe?

Por fim, trabalhar o aspecto semntico, valendo-se dessas questes - Quais so as mudanas que ocorre no eu-lrico? So apenas fsicas? - qual a funo dos adjetivos no texto? Sem eles, o texto ainda teria o mesmo sentido? (O professor dever texto, com e sem os adjetivos, para que os alunos percebam a importncia dos mesmos).
Retrato Ceclia Meirelles Eu no tinha este rosto de hoje, Assim calmo, assim triste, assim magro, Nem estes olhos to vazios, Nem o lbio amargo. Eu no tinha estas mos sem fora, To paradas e frias e mortas; Eu no tinha este corao Que nem se mostra. Eu no dei por esta mudana, To simples, to certa, to fcil: - Em que espelho ficou perdida a minha face?

Disponvel em: http://pensador.uol.com.br/frase/MjUwODA/ f) Para finalizar essa aula, trabalhar a seguinte tirinha: Buscar tirinha, disponvel em:http://1.bp.blogspot.com/_ctrOVxlGWUE/TA03PruXeWI/AAAAAAAAABE/7lTu9jxPS8w/s1600/tir f01) Quais os substantivos que aparecem na tirinha? f02) Na 1 tirinha, a me de Casco fala como estariam os ps dele, ou seja, caracteriza-os. Como classificamos, na tirinha ps e sujos ? f03) O que causa humor na 2 tirinha?

Aula 3 (50min): Dando continuidade ao assunto de subtantivo e adjetivo, comear a aula de maneira a animar os alunos co temtica trabalhada, para isso trabalhar a msica: Ciranda da Bailarina, de Chico Buarque (para essa ativid levar cpias e levar o vdeo da msica legendado, disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=W1Oy9wF_BLQ&noredirect=1): Ciranda da Bailarina, de Chico Buarque. Procurando bem Todo mundo tem pereba Marca de bexiga ou vacina E tem piriri, tem lombriga, tem ameba S a bailarina que no tem E no tem coceira Verruga nem frieira Nem falta de maneira

Ela no tem Futucando bem Todo mundo tem piolho Ou tem cheiro de creolina Todo mundo tem um irmo meio zarolho S a bailarina que no tem Nem unha encardida Nem dente com comida Nem casca de ferida Ela no tem No livra ningum Todo mundo tem remela Quando acorda s seis da matina Teve escarlatina Ou tem febre amarela S a bailarina que no tem Medo de subir, gente Medo de cair, gente Medo de vertigem Quem no tem Confessando bem Todo mundo faz pecado Logo assim que a missa termina Todo mundo tem um primeiro namorado S a bailarina que no tem Sujo atrs da orelha Bigode de groselha Calcinha um pouco velha Ela no tem O padre tambm Pode at ficar vermelho Se o vento levanta a batina Reparando bem, todo mundo tem pentelho S a bailarina que no tem Sala sem moblia Goteira na vasilha Problema na famlia Quem no tem Procurando bem Todo mundo tem... Composio: Edu Lobo / Chico Buarque Disponvel em: http://letras.terra.com.br/chic Apartir dessa msica, fazer juntamente com os alunos, anotando no quandro, os substantivos: bailarina, e pessoas, o que caracteriza-os na cano e comentar a realidade da msica na vida dos alunos. Posteriormente, trabalhar:

Substantivos e adjetivos: Valores semnticos.

Especificar no nicio desta aula, que uma palavra tanto pode pertecer a classe dos substantivos como a dos adjetivos, portanto seu comportamento gramatical corresponde a sua funo na frase ou no texto. Exempli Exemplo 1: Frase 1: O avio decolou. Frase 2: Aquela garota um avio. A palavra "avio", que era substantivo, na frase 1, passa a ser usada com funo de adjetivo na frase 2 (j qualificando, ao invs de simplesmente nomear uma coisa).

Exemplo 2: Frase 1: "Aquela criana um doce". Frase 2: "O doce de abbora est delicioso. A palavra doce corresponde a um adjetivo na 1 frase, j que qualifica a criana. J na 2 frase, recebe o de substantivo, ou seja, o ser nomeado. Aplicar os exerccios abaixo, e corrigi-los posteriormente para fixar o contedo. 1) Trabalhar os seguintes exemplos:

Nas frases abaixo, como classificamos a palavra gregos: a) Os gregos saram de dentro do cavalo. b) Os cavalos gregos assustaram o inimigo. 2) Analise cada frase, percebendo os diferentes valores para o termo Velho: a) O seu tio era velho. b) O velho no gostava de jogar damas. c) Era um armrio velho e empoeirado. d) Encontrei um velho amigo. e) Tenho um amigo velho. Disponvel em: http://profcristianetoledo.blogspot.com/2010/06/exercicios-sobre-substantivos-6-ano.html Aula 4 (50min): Essa a hora de produzir!!!! O aluno deve colocar em prtica os conhecimentos adquiridos nas aulas ante sobre substantivos e adjetivos. Para isso propor aos alunos as duas propostas abaixo: 1) Produza um conto curto, lembrando dos exemplos dos contos de fadas, chapeuzinho vermelho, cinderel outros. Esse conto deve utilizar os adjetivos, para caracterizar os protagonistas. Esse conto pode ter person do mundo atual. 2) Produza a receita da amizade!!! Utilizando tantos os substantivos como os adjetivos para qualifica-los. Por exemplo: 100g de amor leal. Exerccios (RICO) 01. Explique a funo que cada palavra destacada exerce na frase: Aquelas doces (1) crianas avistaram uma casa velha (1) no meio da floresta. Ao se aproximarem, viram uma velha (2), que estava colocando uns doces (2) na janela da casa.

Imagem disponvel em: http://ailustra.blogspot.com/2010/07/joao-e-maria.html Resposta: Doces (1): Exerce a funo de adjetivo, pois est qualificando o substantivo criana. Doces (2): Exerce a funo de substantivo, pois est dando nome, nesse caso, a um tipo de comida. Velha(1): Exerce a funo de adjetivo, pois est qualificando o substantivo casa. Velha (2): Exerce a funo de substantivo, pois est dando nome a uma mulher de idade avanada. (MNICA) 02. Com base na cano abaixo, resolva as questes propostas: Cariocas - Adriana Calcanhotto Cariocas so bonitos Cariocas so bacanas Cariocas so sacanas Cariocas so dourados Cariocas so modernos Cariocas so espertos Cariocas so diretos Cariocas no gostam de dias nublados. Cariocas nascem bambas Cariocas nascem craques Cariocas tem sotaque Cariocas so alegres Cariocas so atentos Cariocas so to sexys Cariocas so to claros Cariocas no gostam de sinal fechado.
Disponvel em: http://letras.terra.com.br/adriana-calcanhotto/43853/

a) Qual o substantivo caracterizado na cano? r - Cariocas b) Quais os adjetivos presentes na 1 e no 2 estrofe? r bonitos, bacanas, sacanas, dourados, modernos, espertos, diretos, alegres, atentos, sexys. c) Quais os adjetivos que podemos intuir no 2 estrofe? r- Que os cariocas so barbados e futebolcos. d) Com, base na cano, elabore uma que caracterize o CEARENSE, conforme os que voc conhece. Se baseando nos cearenses com os quais voc tem contato. (JOO BAYMA) 03) Assinale a opo em que as palavras destacadas so exemplos de adjetivo e substantivo, respectivamente: a) O Cear teve um enorme crescimento econmico a partir de 1950. b) Existe um vasto painel do Cear atual com o ataque das questes que preocupam os cearenses.

c) O resultado afoga muitos problemas, mas surpreendentemente pessimista no exame para o futuro. d) O Brasil perdeu gs na rampa a partir dos anos 80. e) Existem poucos pases com condies de retomar a prosperidade com tanta rapidez. Resposta correta o item A, pois enorme na frase tem funo de adjetivo e crescimento funo de substantivo. No item B, Cear na frase tem funo de substantivo e atual de adjetivo. No item C, surpreendentemente na frase tem funo de advrbio e pessimista de adjetivo. No item D, gs na frase tem funo de substantivo e rampa tem funo de substantivo. No item E, condies na frase tem funo de substantivo e prosperidade tem funo de substantivo. (ANA KELI) 04. Leia o poema As Borboletas, de Vincius de Moraes, e responda as seguintes questes: AS BORBOLETAS Vincius de Moraes.
Brancas Azuis Amarelas E pretas Brincam Na luz As belas Borboletas Borboletas brancas So alegres e francas. Borboletas azuis Gostam muito de luz. As amarelinhas So to bonitinhas! E as pretas, ento Oh, que escurido!

Disponvel em: http://peregrinacultural.wordpress.com/2008/07/22/as-borboletaspoema-infantil-de-vinicius-de-moraes/ a) Qual o ser que o autor caracteriza no poema? r- borboletas b) Quais os adjetivos, utilizados para qualificar, so atribudas as borboletas abaixo:

1.

2.

1. ____________________________________________________________________

2.____________________________________________________________________ _ r- 1. Bonitinhas 2. Alegres e francas. c) Trabalhando o significado, as borboletas azul e preta no aparecem com um adjetivo explcito, como no caso das amarelas e brancas. Ento quais sentidos podemos atribuir ao interpretarmos: Luz e Escurido?

1.

. 2.

r- pessoal d) Desenvolva atributos, utilizando os adjetivos, para nomear todas as borboletas do poema? r- pessoal

You might also like