You are on page 1of 3

MICROSCOPIA E A UTILIZAO DO MICROSCPIO

RECOMENDAES GERAIS PARA O USO DO MATERIAL NAS AULAS PRTICAS: Para um melhor rendimento em seu trabalho de laboratrio, leia com ateno o roteiro referente aula prtica antecipadamente e observe a orientao sobre a utilizao do material didtico. O material de uso de todas as turmas, recomendando-se, portanto que, no inicio de cada aula, os alunos faam a reviso do material a eles confiado. Qualquer alterao dever ser comunicada ao professor. Solicitamos o mximo zelo com o material do laboratrio, e em especial com os microscpios. 1. INTRODUO A palavra microscpio de origem grega (micros =pequeno, scopein =observar, olhar com ateno). A funo do microscpio fornecer imagens ampliadas de objetos que no seriam visveis a vista desarmada. Esta ampliao obtida por meio dos sistemas de lentes que estes aparelhos apresentam. O microscpio ptico comum composto por dois sistemas: SISTEMA MECNICO E SISTEMA PTICO. SISTEMA MECNICO: a) P ou Base uma base firme, relativamente pesada, que se continua por um brao, por meio do qual o instrumento pode ser erguido. b) Tubo ou Canho estrutura onde est reunido parte do sistema ptico: na parte superior, encontramos as lentes oculares e, na parte inferior, as lentes objetivas. c) Revlver ou Porta Objetivas estrutura acessria na qual as objetivas esto rosqueadas. Permite a observao atravs das diferentes objetivas, sem que para isto, se tenha que fazer nova focalizao. d) Platina estrutura plana onde o objeto a ser examinado fixado por meio de presilhas. Possui uma perfurao central por onde passam os raios luminosos. e) Charriot dispositivo adaptado a platina que permite movimentar a preparao nos dois eixos do plano (horizontal e vertical). f) Parafusos Macromtrico e Micromtrico parafusos com comando externo que permitem movimentao da platina em relao as objetivas ou vice-versa, dependendo do tipo de microscpio. O parafuso macromtrico realiza movimentos mais grosseiros. O parafuso micromtrico permite o enfoque com preciso. Em alguns modelos, os dois mecanismos encontram-se em um s comando externo.

SISTEMA PTICO

a) Fonte de Iluminao fornece a luz que ilumina o preparado, podendo estar localizada fora do corpo do microscpio ou fazer parte do mesmo. b)Condensador conjunto de lentes que projeta o foco luminoso sobre o objeto iluminado. c)Oculares Ampliam a imagem formada pela objetiva. O aumento final da imagem formada dado pela multiplicao dos valores do aumento da ocular e da objetiva. d)Objetivas so formadas por um conjunto de lentes que captam a luz oriunda do condensador aps a iluminao do objeto e formam uma imagem ampliada do mesmo, sendo fundamental para a definio de detalhes durante a observao microscopia. So em nmero de quatro: PANORMICA (4x); PEQUENO AUMENTO (10x); MDIO AUMENTO (40X); MAIOR AUMENTO ou de IMERSO (100x). OBJETIVAS DE IMERSO (ABERTURA NUMRICA DE UMA OBJETIVA)

Para se aproveitar uma maior quantidade de luz quando a objetiva de grande aumento pequeno dimetro e utilizada a uma distncia de trabalho muito pequena), trabalha-se com a lente frontal imersa em um lquido de alta refringncia, em geral leo de cedro (ndice de refrao de 1,575). Com o emprego desse leo, pode-se fazer convergir o feixe luminoso proveniente do condensador, captando-se aqueles raios luminosos que, com objetivas secas, seriam perdidos. Estas objetivas so denominadas, objetivas de imerso. A conseqncia direta do emprego dessas objetivas o aumento da luminosidade. Dentre os vrios tipos de objetivas pode-se destacar: 1. As acromticas - apresentam o mesmo foco para as cores azul e vermelha, no sendo recomendadas quando se deseja uma viso precisa do material.

2. As planacromticas; apresentam uma melhor correo cromtica e a curvatura de campo foi quase eliminada, formando imagens planas do objeto. Esta deve ser empregada com ocular do tipo kpl. Este conjunto empregado nos microscpios de pesquisa e em alguns modelos didticos. As quatro objetivas so identificadas por inscries presentes em seus corpos ou por um anel que indica o aumento da objetiva. A finalidade de se usar um microscpio obter mais detalhes do que os observados com a vista desarmada. A ampliao um meio para se chegar a esse objetivo e no ter valor se a imagem produzida no final no contiver mais detalhes do que o observado sem o uso da aparelhagem apropriada. Quando examinamos dois pontos ao microscpio, sero formadas imagens distintas. No entanto, se eles forem sendo aproximados gradualmente, as imagens se confundiram em um determinado momento, e o microscpio no conseguir destingui -los separadamente. Deste exemplo, podemos tirar dois conceitos bsicos em microscopia. LIMITE DE RESOLUO definido como a distncia mnima, que deve existir entre dois pontos para que os mesmos possam ser descriminados como tais. PODER DE RESOLUO definido como a capacidade do sistema ptico de fornecer imagens detalhadas de objetos situados muito prximo um do outro. Depende essencialmente da objetiva. A ocular apenas aumenta de tamanho a imagem projetada no seu plano de foco pela objetiva. 2. OBJETIVOS 2.1 Objetivos Gerais: Esta prtica tem como objetivo apresentar ao estudante o laboratrio de aulas prticas, os principais instrumentos que sero utilizados ao longo do curso e inform-lo dos procedimentos bsicos e dos cuidados a serem tomados durante cada aula. 2.2 Objetivos Especficos: 1- Conhecer as partes de um microscpio ptico comum, existente no laboratrio. 2-Desenvolver a tcnica de manuseio do microscpio ptico comum. 3- Fazer observaes de materiais ao microscpio relacionando as imagens formadas e os aumentos obtidos com seu funcionamento, nas objetivas secas e na objetiva de imerso. 3 MATERIAIS: 3.1.Microscpio ptico comum; 3.2.Lmina histolgica; 3.3. leo de imerso. 4. CONSIDERAES FINAIS: 4.1.Nas objetivas de diferentes aumentos, o que voc notou quanto ao tamanho da imagem e quanto rea do campo de observao? 4.2.Por que a lamnula deve estar sempre voltada para cima quando se observa o material ao microscpio?

4.3.Por que necessrio o uso do leo de imerso na objetiva de 100X? 5. CUIDADOS QUE DEVE SER TOMADOS AO USAR MICROSCPIO PTICO 5.1 Evitar o deslocamento do microscpio. Caso seja necessrio segurar o microscpio ptico somente pelo brao, nunca pelo tubo ou platina. Tomar o cuidado de apoi-lo sobre a mo, durante o transporte. 5.2 A limpeza deve ser feita sempre ao final de cada aula prtica. Manter as lentes livres de poeira, usando papel absorvente. Se houver resduos de gordura deixado pelo manuseio, limpar com papel absorvente. A limpeza deve ser feita somente nas lentes externas das objetivas. 5.3 Ao final de cada aula prtica, deve-se proceder do seguinte modo a fim de que o material didtico seja conservado em perfeito estado. Limpar as lminas aps o uso do leo de imerso. Limpar as lentes, apenas com papel absorvente. Posicionar o revlver na objetiva panormica. Abaixar a platina e o condensador. Desligar o microscpio. Cobrir o microscpio com a capa protetora. 6. CAUSAS DE MAUS RESULTADOS NAS OBSERVAES . .Na iluminao: diafragma fechado. .Na focalizao: Objetivas fora do lugar. Lente ocular ou objetivas sujas (principalmente a mdio aumento a seco). Preparado mal centrado, lmina invertida, lmina suja. Imagens com aspecto turvo na objetiva de imerso: indica falta do meio de imerso (leo ou gua) ou objetiva suja. . Por imagens estranhas: Corpsculo de poeira, fungos nas lentes. 7. BIBLIOGRAFIA JUNQUEIRA, L.C. & CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. 7 Ed. Editora Guanabara Koogan: So Paulo, 2000.

You might also like