You are on page 1of 20

Joo Guimares Rosa o homem, o poltico e o escritor

Joo Guimares Rosa, em 1944, com os seus gatos (uma das suas paixes)

"Quando escrevo, repito o que j vivi antes. E para estas duas vidas, um lxico s no suficiente. Em outras palavras, gostaria de ser um crocodilo vivendo no rio So Francisco. Gostaria de ser um crocodilo porque amo os grandes rios, pois so profundos como a alma de um homem. Na superfcie so muito vivazes e claros, mas nas profundezas so tranquilos e escuros como o sofrimento dos homens."

Joo Guimares Rosa nasceu em Cordisburgo (Minas Gerais) a 27 de junho de 1908 e teve como pia baptismal uma pea singular talhada em milenar pedra calcria uma estalagmite arrancada Gruta do Maquin.

Cordisburgo

Era o primeiro dos seis filhos de D. Francisca (Chiquitinha) Guimares Rosa e de Florduardo Pinto Rosa, mais conhecido por "seu Ful" comerciante, juiz-de-paz, caador de onas e contador de estrias. O nome do pai, de origem germnica frod (prudente) e hard (forte) , e o nome da cidade natal, o "burgo do corao" do latim cor, cordis, (que significa do corao, ou mais correctamente, do corao sagrado de Jesus), mais o sufixo anglo-saxnico burgo , que pela sua sonoridade, pela sua fora sugestiva e pela sua origem podem desde cedo ter despertado a sua curiosidade de menino do interior brasileiro, introvertido e calado, mas observador de tudo, estimulando-o a preocupar-se com a formao das palavras e com seu significado.

Gruta de Maniqu

Passou a infncia no centro-norte do seu estado natal, onde o pai exercia actividades ligadas pecuria. "No gosto de falar em infncia. um tempo de coisas boas, mas sempre com pessoas grandes incomodando a gente, intervindo, estragando os prazeres. Recordando o tempo de criana, vejo por l excesso de adultos, todos eles, os mais queridos, ao modo de policiais do invasor, em terra ocupada. Fui rancoroso e revolucionrio permanente, ento. Gostava de estudar sozinho e de brincar de geografia. Mas, tempo bom, de verdade, s comeou com a conquista de algum isolamento, com a segurana de poder fechar-me num quarto e trancar a porta. Deitar no cho e imaginar estrias, poemas, romances, botando todo mundo conhecido como personagem, misturando as melhores coisas vistas e ouvidas." Que nasci no ano de 1908, voc j sabe. Voc no deveria me pedir mais dados numricos. Minha biografia, sobretudo minha biografia literria, no deveria ser crucificada em anos. As aventuras no tm princpio nem fim. E meus livros so aventuras; para mim so minha maior aventura. Aos seis anos, Guimares Rosa leu o primeiro livro, em francs, Les Femmes qui Aimment. Aos 7 anos incompletos, Joozito, como era conhecido, comeou a estudar francs, por sua iniciativa. Em Maro de 1917, chegava a Cordisburgo, como coadjutor, Frei Cansio Zoetmulder, frade franciscano holands, com o qual fez rapidamente amizade. Iniciou-se, com o frade no holands e prosseguiu os estudos de francs, que iniciara sozinho. Aos 9 anos incompletos, foi morar com os avs em Belo Horizonte, onde terminou o curso primrio no Grupo Escolar Afonso Pena; at ento fora aluno da Escola Mestre Candinho, em Cordisburgo.

Iniciou o curso secundrio no Colgio Santo Antnio, em So Joo del Rei, onde permaneceu por pouco tempo, em regime de internato, visto no se ter adaptado no suportava a comida. Retornou a Belo Horizonte e matriculou-se no Colgio Arnaldo, de padres alemes e, desde logo, para no perder a oportunidade de se iniciar no estudo da lngua alem, a qual aprendeu em pouco tempo.

Minas Gerais Mapa do Estado

Sobre seus conhecimentos lingusticos, assim se expressaria, mais tarde, numa entrevista concedida a uma prima, ento estudante no Curvelo: Falo: portugus, alemo, francs, ingls, espanhol, italiano, esperanto, um pouco de russo; leio: sueco, holands, latim e grego (mas com o dicionrio agarrado); entendo alguns dialetos alemes; estudei a gramtica: do hngaro, do rabe, do snscrito, do litunio, do polons, do tupi, do hebraico, do japons, do tcheco, do finlands, do dinamarqus; bisbilhotei um pouco a respeito de outras. Mas tudo mal. E acho que estudar o esprito e o mecanismo de outras lnguas ajuda muito compreenso mais profunda do idioma nacional. Principalmente, porm, estudando-se por divertimento, gosto e distraco. At ingressar na Faculdade de Medicina, Joo Guimares Rosa obtm licena para frequentar a Biblioteca da Cidade de Belo Horizonte, dedicando o seu tempo, alm dos estudos, s lnguas, Histria Natural e aos desportos. Em 1925, matricula-se na Faculdade de Medicina da U.M.G. (Universidade de Minas Gerais) em Belo Horizonte, com apenas 16 anos. Segundo depoimento do Dr. Ismael de Faria, colega de turma do escritor, falecido muito mais tarde, quando cursavam o 2. ano, em 1926, ocorreu a morte de um estudante de Medicina, de nome Oseas, vitimado pela febre amarela. Ismael de Faria estava junto do caixo do desventurado Oseas, em companhia de Joo Guimares Rosa, teve o ensejo de ouvir deste a comovida exclamao: "As pessoas no morrem, ficam encantadas", que seria repetida 41 anos depois por ocasio da sua posse na Academia Brasileira de Letras. Em 1929, ainda como estudante, Joo Guimares Rosa estreou-se nas letras. Escreveu quatro contos: Caador de camuras, Chronos Kai Anagke (ttulo grego, significando Tempo e Destino), O mistrio de Highmore Hall e Makin para um concurso promovido pela revista O Cruzeiro. Visava mais os prmios (cem mil ris o conto) do que propriamente a experincia literria; mas todos os contos foram premiados e publicados com ilustraes em 1929-1930. Mais tarde, Guimares Rosa confessaria que nessa poca escrevia friamente, sem paixo e preso a moldes alheios. Seja como for, essa sua primeira experincia literria no poderia dar uma ideia, ainda que plida, da sua produo futura, conforme confirma, com as suas prprias palavras, num dos prefcios de Tutamia Terceiras Estrias: "Tude se finge, primeiro; germina autntico depois." Em 27 de Junho de 1930, ao completar 22 anos, casa-se com Lgia Cabral Penna, ento com apenas

16 anos, que lhe d duas filhas: Vilma e Agnes; essa primeira unio no dura muito, desfazendo-se poucos anos depois.

Joo Guimares Rosa

Ainda em 1930, forma-se em Medicina pela U.M.G., e o orador da turma, escolhido por aclamao pelos seus 35 colegas. O paraninfo foi o Prof. Samuel Libnio e os professores homenageados foram David Rabelo, Octaviano de Almeida, Octvio Magalhes, Otto Cirne, Rivadvia de Gusmo e Zoroastro Passos. O discurso do orador da turma, publicado no jornal Minas Geraes, de 22 e 23 de Dezembro de 1930, j denunciava, entre outras coisas, o grande interesse lingustico e a cultura literria clssica de Guimares Rosa, que comea a sua orao argumentando com uma "lico da natureza": Quando o excesso de seiva levanta a planta jovem a escalar o espao, s custa de troncos alheios logra ella chegar altura faltando-lhe as raizes, que smente os annos soem improvisar, restar-lhe apenas o epiphytismo das orchideas. Referindo-se ao interesse do Prof. Samuel Libnio pelos problemas da gente brasileira diria mais adiante: E a sua sabia eloquncia discursar ento, utile dulci, sobre assumptos da maior importancia e mais patente opportunidade, tanto mais que elle, o verdadeiro progoro de hoje, que levou o seu microscopio de hygienista a quasi todos os estados do Brasil, conhece, melhor que ninguem, as necessidades da nossa gente infectada e as condies do nosso meio infectante. Guimares Rosa prossegue, na sua linguagem peculiar e, j na parte final do discurso, refere-se "Orao" do "illuminado Moyss Maimonides": Senhor, enche a minha alma de amor pela arte e por todas as creaturas. Sustenta a fora do meu corao, para que esteja sempre prompto a servir ao pobre e ao rico, ao amigo e ao inimigo, ao bondoso e ao malvado. E faz com que eu no veja sino o humano, naquelle que soffre!... Depois de formado, Guimares Rosa vai exercer a profisso em Itaguara, ento municpio de Itana (Minas Gerais), onde permanece cerca de dois anos; ali, convive harmoniosamente, at mesmo com

raizeiros e receitadores, reconhecendo a sua importncia no atendimento aos pobres e marginalizados, a ponto de se tornar grande amigo de um deles, de nome Manoel Rodrigues de Carvalho, mais conhecido por "seu Nequinha", que morava numa gruta escondida entre morros, num lugar conhecido por Sarandi. Seu Nequinha era adepto do espiritismo e parece ter inspirado a extraordinria figura do Compadre meu Quelemm, espcie de orculo sertanejo, personagem do Grande Serto: Veredas. Consta que o Dr. Rosa cobrava as visitas que fazia, como mdico, pelas distncias que tinha de percorrer a cavalo. No conto Duelo, de Sagarana, o dilogo entre os personagens Cassiano Gomes e Timpim Vinte-e-Um testemunha esse critrio comum entre os mdicos que exerciam a sua profisso na zona rural de condicionar o montante da remunerao a ser recebida pela distncia percorrida para visitar o doente. Semelhante critrio aplicava-o, tambm, o Dr. Mimoso a seu ajudante-de-ordens Jimirulino, protagonista do conto Uai, eu?, de Tutamia Terceiras Estrias. Segundo depoimento de sua filha Vilma, a extrema sensibilidade do pai, aliada ao sentimento de impotncia diante dos males e das dores do mundo (tanto mais quanto os recursos de que dispunha um mdico do interior h meio sculo eram por demais escassos), acabariam por afast-lo da Medicina. O perodo em Itaguara influi decisivamente na sua carreira literria. Para chegar aos pacientes, desloca-se a cavalo. Inspirado pela terra, costumes, pessoas e acontecimentos do quotidiano, Guimares inicia as suas anotaes, coleccionando terminologias, ditos e falas do povo, que distribui pelas estrias que j escreve. Alis, foi justamente em Itaguara, localidade desprovida at mesmo de luz elctrica, que o futuro escritor se viu obrigado a assistir o parto da prpria esposa por ocasio do nascimento de Vilma. Isso porque o farmacutico de Itaguara, Ary de Lima Coutinho, e seu irmo, mdico em Itana, Antnio Augusto de Lima Coutinho, chamados com urgncia pelo aflito Dr. Rosa, s chegaram quando tudo j estava resolvido. ainda Vilma quem relata que sua me chegou a esquecer-se das contraces para se preocupar apenas com o marido um mdico que chorava convulsivamente!

Joo Guimares Rosa na biblioteca ... com os gatos

Outra ocorrncia curiosa, contada por antigos moradores de Itaguara, diz respeito atitude do Dr. Rosa quando da chegada de um grupo de ciganos quela cidade. Valendo-se da ajuda de um amigo, que fazia as vezes de intermedirio, o jovem mdico procurou aproximar-se daquela gente estranha; uma vez conseguida a almejada aproximao, passava horas envolvido em conversa com os "cales" na "lngua disgramada que eles falam", como diria, mais tarde, Manuel Ful, protagonista do conto Corpo fechado, de Sagarana, que resolveu "viajar no meio da ciganada, por amor de aprender as mamparras l deles". Tambm nos contos Fara e a gua do rio, O outro ou o outro e Zingaresca, todos do livro Tutamia

Terceiras Estrias, Guimares Rosa refere-se com especial carinho a essa gente errante, com os seus hbitos peculiares, o seu temperamento artstico, a sua magia e as suas artimanhas e negociatas. De volta de Itaguara, Guimares Rosa exerce como mdico voluntrio da Fora Pblica (actual Polcia Militar), por ocasio da Revoluo Constitucionalista de 1932, no sector do Tnel em PassaQuatro (Minas Gerais) onde tomou contacto com o futuro presidente Juscelino Kubitschek, naquela ocasio o mdico chefe do Hospital de Sangue. Posteriormente entra para o quadro desta polcia, por concurso. Em 1933, vai para Barbacena na qualidade de Oficial Mdico do 9 Batalho de Infantaria. Segundo depoimento de Mrio Palmrio, no seu discurso de posse na Academia Brasileira de Letras, o quartel pouco exigia de Guimares Rosa "quase que somente a revista mdica rotineira, sem mais as dificultosas viagens a cavalo que eram o po nosso da clnica em Itaguara, e solenidade ou outra, em dia cvico, quando o escolhiam para orador da corporao". Assim, dispunha de tempo para se dedicar com maior afinco ao estudo de idiomas estrangeiros; para alm dos elementos que recolhia, com a sua insacivel vontade de tudo conhecer, no convvio com velhos milicianos e nas demoradas pesquisas que fazia nos arquivos do quartel, o escritor obteve valiosas informaes sobre o jaguncismo barranqueiro que at por volta de 1930 existiu na regio do Rio So Francisco. Paralelamente, escreve. Antes que os anos 30 terminem, participa noutros dois concursos literrios. Em 1936, a colectnea de poemas Magma recebe o prmio de poesia da Academia Brasileira de Letras. Em 1938, sob o pseudnimo de Viator, concorre ao prmio Humberto de Campos, da Livraria Jos Olympio Editora, com o volume intitulado Contos,. A comisso do jri era formada por Graciliano Ramos, Marques Rebelo, Prudente de Morais Neto, Dias da Costa e Peregrino Jnior. Ficaria em segundo lugar no Concurso, perdendo para Maria Perigosa de Lus Jardim. Graciliano Ramos, num texto de 1946, Conversa de Bastidores, narra o acontecido e o seu vago remorso por no ter dado o voto ao livro. Em 1944, conhece Guimares Rosa: O senhor figurou num jri que julgou um livro meu em 1938. Como era o seu pseudnimo? Viator Ah! O senhor o mdico mineiro que andei procurando. Sabe que votei contra o seu livro? Sei, respondeu-me sem nenhum ressentimento. Achando-me diante de uma inteligncia livre de mesquinhez, estendi-me sobre os defeitos que guardara na memria. Rosa concordou comigo...Havia suprimido os contos mais fracos. Aps uma reviso do autor, transformar-se-ia em Sagarana, obra que lhe rendeu vrios prmios e o reconhecimento como um dos mais importantes livros surgidos no Brasil contemporneo. Ao ler este livro, aps a sua edio, Graciliano Ramos vaticinaria: Certamente ele far um romance, romance que no lerei, pois, se for comeado agora, estar pronto em 1956, quando os meus ossos comearem a esfarelar-se.

De facto, em 1956, Rosa publica aquele que tido como um dos maiores romances da literatura do sculo XX Grande Serto: Veredas Graciliano j no estava vivo para o ler. Quando Guimares Rosa servia em Barbacena, um amigo de convvio dirio, impressionado com sua cultura e erudio, e, particularmente, com seu notvel conhecimento de lnguas estrangeiras, lembrou-lhe a possibilidade de prestar concurso para o Itamarati, conseguindo entusiasm-lo. O ento Oficial Mdico do 9 Batalho de Infantaria, aps alguns preparativos, seguiu para o Rio de Janeiro onde prestou concurso para o Ministrio do Exterior, e obteve o segundo lugar.

Joo Guimares Rosa vaqueiro

Alis, j era por demais evidente, nessa ocasio, sua falta de "vocao" para o exerccio da Medicina, conforme ele prprio confidenciou ao seu colega Dr. Pedro Moreira Barbosa, em carta datada de 20 de maro de 1934: No nasci para isso, penso. No esta, digo como dizia Don Juan, sempre aprs avoir couch avec... Primeiramente, repugna-me qualquer trabalho material s posso agir satisfeito no terreno das teorias, dos textos, do raciocnio puro, dos subjetivismos. Sou um jogador de xadrez nunca pude, por exemplo, com o bilhar ou com o futebol. Duas coisas impressionavam o Guimares Rosa mdico: o parto e a incapacidade de salvar as vtimas da lepra. Duas coisas opostas, mas de grande significado para ele. Segundo a filha Vilma que lanou em 1983 o livro Relembramentos, Guimares Rosa, meu pai, uma colectnea de discursos, cartas e entrevistas concedidas pelo escritor, ele passava horas estudando, queria aprender, rapidamente, a estancar o fluxo do sofrimento humano. Logo verificou que seria uma misso difcil, se no impossvel. A falta de recursos mdicos e o transbordar da sua emotividade impediram que ele prosseguisse a carreira de mdico. Para a filha, Joo Guimares Rosa nasceu para ser escritor. A medicina no foi o seu forte, nem a diplomacia, actividade a que se dedicou a partir de 1934, levado pelo domnio e interesse por idiomas. Em 1938, Guimares Rosa nomeado Cnsul Adjunto em Hamburgo, e segue para a Europa; onde conhece Aracy Moebius de Carvalho (Ara), que viria a ser a sua segunda mulher. Durante a guerra, por vrias vezes escapou da morte; ao voltar para casa, uma noite, s encontrou escombros.

Foi salvo da morte porque sentiu, no meio da noite, uma vontade irresistvel, segundo palavras suas, de sair para comprar cigarros. Quando voltou, encontrou a casa totalmente destruda por um bombardeamento. A superstio e o misticismo acompanhariam o escritor por toda a vida. Acreditava na fora da lua, respeitava curandeiros, feiticeiros, a umbanda, a quimbanda e o kardecismo. Dizia que pessoas, casas e cidades possuam fluidos positivos e negativos, que influam nas emoes, nos sentimentos e na sade de seres humanos e animais. Consciente dos perigos que enfrentava, protegeu e facilitou a fuga de judeus perseguidos pelo Nazismo; nessa tarefa, contou com a ajuda da mulher. Em reconhecimento por essa atitude, o diplomata e a sua mulher foram homenageados em Israel, em Abril de 1985, com a mais alta distino que o estado de Israel presta a estrangeiros: o nome do casal foi dado a um bosque que fica ao longo das encostas que do acesso a Jerusalm. Homenagem que s foi concretizada aps laboriosa pesquisa com a obteno de depoimentos de vrios cantos do mundo onde existiam sobreviventes do Holocausto. Foi a forma encontrada pelo governo israelita para expressar a sua gratido queles que se arriscaram para salvar judeus perseguidos pelo Nazismo por ocasio da 2 Guerra Mundial. Guimares Rosa, na qualidade de cnsul adjunto em Hamburgo, concedia vistos nos passaportes dos judeus, facilitando a sua fuga para o Brasil. Os vistos eram proibidos pelo governo brasileiro e pelas autoridades nazis, excepto quando o passaporte mencionava que o portador era catlico. Sabendo disso, a mulher do escritor, D. Aracy, que preparava todos os papis, conseguia que os passaportes fossem confeccionados sem mencionar a religio do portador e sem a estrela de David que os nazis colocavam nos documentos para identificar os judeus. Nos arquivos do Museu do Holocausto, em Israel, existe um grosso volume de depoimentos de pessoas que afirmam dever a vida ao casal Guimares Rosa. Segundo D. Aracy, que compareceu em Israel por ocasio da homenagem, o seu marido sempre se absteve de comentar o assunto j que tinha muito pudor de falar de si mesmo. Apenas dizia: "Se eu no lhes der o visto, vo acabar morrendo; e a vou ter um peso em minha conscincia." Aracy a nica mulher homenageada no Jardim dos Justos entre as Naes, no Museu do Holocausto, em Israel. Em 1942, quando o Brasil rompe com a Alemanha, Guimares Rosa internado, num campo, em Baden-Baden, juntamente com outros compatriotas, entre os quais se encontrava o pintor pernambucano Ccero Dias, cognominado "o pequeno Chagall dos trpicos" j que, no incio da sua carreira, tentou adaptar para a temtica dos trpicos a maneira do pintor, gravador e vitralista russo Marc Chagall. Ficam retidos durante 4 meses at serem libertados em troca de diplomatas alemes. Retornado ao Brasil, aps rpida passagem pelo Rio de Janeiro, o escritor segue para Bogot, como Secretrio da Embaixada, l permanecendo at 1944. Esta estada na capital colombiana, fundada em 1538 e situada a uma altitude de 2.600 m, inspirou-

lhe o conto Pramo, de cunho autobiogrfico, que faz parte do livro pstumo Estas Estrias. Em Dezembro de 1945 o escritor retornou sua terra natal depois de longa ausncia. Dirigiu-se, inicialmente, Fazenda Trs Barras, em Paraopeba, bero da famlia Guimares, ento pertencente a seu amigo Dr. Pedro Barbosa e, depois, a cavalo, rumou para Cordisburgo, onde se hospedou no tradicional Argentina Hotel, mais conhecido por Hotel da Nhatina. Em 1946, Guimares Rosa nomeado chefe-de-gabinete do ministro Joo Neves da Fontoura e vai a Paris como membro da delegao Conferncia de Paz. Neste ano de 1946 escreve: "Eu ando meio febril, repleto, com um enxame de personagens a pedirem pouso em papel. coisa dura e j me assusta, antes de pr o p no caminho penoso, que j conheo".

Joo Guimares Rosa a cavalo

Em Julho de 1947, realiza uma excurso at Nhecolndia, no Pantanal, Mato Grosso, com o vaqueiro Jos Mariano da Silva, seu amigo. Desta expedio nasceria o conto Com o vaqueiro Mariano que seria publicado em 1947 e 1948 no Correio da Manh. Em 1948, Guimares Rosa est novamente em Bogot como Secretrio-Geral da delegao brasileira IX Conferncia Inter-Americana; no decorrer da qual assassinado o prestigioso lder popular Jorge Elicer Gaitn, fundador do partido Unin Nacional Izquierdista Revolucionaria, de curta mas decisiva durao. De 1948 a 1950, o escritor encontra-se de novo em Paris, respectivamente como 1 Secretrio e Conselheiro da Embaixada. Entre Outubro e Novembro de 1949, Guimares Rosa e a mulher Aracy realizam uma viagem turstica a Itlia. No ano seguinte, nos meses de Setembro e Outubro, o casal refaz o roteiro, visitando as mesmas cidades. Como de costume, o escritor utiliza cadernetas para gravar sensaes, descrever tipos e paisagens, anotar expresses, burilar algumas outras. Essas anotaes no tm um objectivo especfico. Anota como um viajante curioso, como um permanente estudante da vida e da natureza, sempre voltado para o seu trabalho, documentando, armazenando ideias, exercitando-se no manejo da lngua portuguesa. Em 1951, de volta ao Brasil, novamente nomeado Chefe de Gabinete de Joo Neves da Fontoura. Em 1952, Guimares Rosa retorna aos seus "gerais" e participa, juntamente com um grupo de vaqueiros, numa longa viagem pelo serto; o objectivo da viagem era levar uma boiada, de trezentas e sessenta cabeas de gado, da Fazenda da Sirga (municpio de Trs Marias), de propriedade de Francisco (Chico) Moreira, amigo do escritor, at Fazenda So Francisco, em Araa, localidade vizinha de Cordisburgo, num percurso de 40 lguas. A viagem propriamente dita dura 10 dias.

Guimares Rosa chegou a Sirga no dia 16 de Maio para conhecer um pouco melhor o ambiente.

Joo Guimares Rosa, acompanhando a Boiada (Maio de 1952) Foto: Sielo.Brasil

O grupo de vaqueiros partiu a 19 de Maio. Eram eles: Tio Leite, Santana, Sebastio de Jesus, Gregrio, Manuel Narde, vulgo Manuelzo, falecido em 5 de Maio de 1997, Bindia, Joo Ribeiro Ribeiro, vulgo Zito, que era o guia, e cozinheiro, da expedio e que privou, mais de perto, com Guimares Rosa, Aquiles e o escritor.

Revista Cult de Fevereiro/2001 Pg. 50 Foto: Marco Pedrosa

Passaram pela fazenda Tolda, de D. Iara Tancredo, seguiram por Andrequic, onde ficou na casa de Pedro Mendes, da seguiram para o Catatau tomando o Riacho das vacas at Meleiro. Seguiu-se Barreiro da Areia, a fazendo do Juvenal, a fazendo da Ventania e Riacho da Areia. Ghegam a Toca do Urubu, aonde se lhes juntam o jornalista lvares Dias e o fotgrafo Eugnio Silva do Cruzeiro, para fazerem a cobertura do resto da viagem at Araa.

Revista Cult de fevereiro/2001 Pg. 51 Foto: Marco Pedrosa

Desta sua convivncia com trs dos personagens mais marcantes ajudaram-no a compor os protagonistas de Grande Serto: Veredas, precisamente, Riobaldo e Diadorim. So eles Manuelzo, Miguilim (Miguelzinho) e Zito (Joo Ribeiro Ribeiro). Manuelzo ser tambm o protagonista da novela Uma estria de amor, includa no volume Manuelzo e Miguilim de Corpo de Baile. Segundo depoimento do prprio Manuelzo, durante os dias que passou no serto, Guimares Rosa pedia notcia de tudo e tudo anotava "ele perguntava mais que padre" e gastou "mais de 50 cadernos de espiral, daqueles grandes", com anotaes sobre a flora, a fauna e a gente sertaneja usos, costumes, crenas, linguagem, supersties, versos, anedotas, canes, casos, estrias. Em 1953 torna-se Chefe da Diviso de Oramento e em 1958 promovido a Ministro de Primeira Classe (cargo correspondente a Embaixador). Em 1956, no ms de Janeiro, reaparece no mercado editorial com as novelas Corpo de Baile, onde continua a experincia iniciada em Sagarana. Num ensaio crtico sobre Corpo de Baile, o professor Ivan Teixeira afirma que o livro talvez seja o mais enigmtico da literatura brasileira. As novelas que o compem formam um sofisticado conjunto de logogrifos, em que a charada alada condio de revelao potica ou experimento metafsico. Na abertura do livro, intitulada Campo Geral, Guimares Rosa detm-se na investigao da intimidade de uma famlia isolada no serto, destacando-se a figura do menino Miguelim e o seu desajuste em relao ao grupo familiar. A partir de o Corpo de Baile, a obra de Guimares Rosa autor reconhecido como o criador de uma das vertentes da moderna linha de fico do regionalismo brasileiro adquire dimenses

universalistas, cuja cristalizao artstica atingida em Grande Serto: Veredas, lanado em maio de 1956. Corpo de Baile no teve o mesmo sucesso do que Grande Serto: Veredas. Talvez por ter sido publicada inicialmente de forma dispersa, em dois livros separados, e posteriormente em trs, talvez pelo hibridismo intrnseco novela, entre o romance e o conto, a obra teve a sua recepo dificultada e raros so os estudos que a avaliam como um conjunto. No entanto, Corpo de Baile possui uma unidade marcante: narrativas pontuadas pela msica e pela dana, como se contivessem, ao mesmo tempo, uma partitura e uma indicao de coreografia, assim como um palco em que os danarinos executam um nmero de ballet no serto. O cenrio suficientemente vasto para configurar um mundo em si, com seus muitos centros as casas, as fazendas, os buritis mas tambm os caminhos inacessveis e veredas que perfazem os roteiros das boiadas, e que acabam por conduzir os personagens na busca de seu destino.

Parque Nacional Grande Serto Veredas, criado em 1989 no municpio de Formoso (MG), em homenagem a Joo Guimares Rosa e ao seu livro. O parque procura proteger o ecossistema, formado por veredas e chapades do cerrado.

O seu terceiro livro, uma narrativa pica que se estende por 760 pginas, foca numa nova dimenso, o ambiente e a gente rude do serto mineiro. Grande Serto: Veredas reflecte um autor de extraordinria capacidade de transmisso do seu mundo, e foi resultado de um perodo de dois anos de gestao e parto. o nico romance publicado por Guimares Rosa que o qualificou como uma "autobiografia irracional". A histria do amor proibido de Riobaldo, o narrador, por Diadorim o centro da narrativa. Para Renard Perez, autor de um ensaio sobre Guimares Rosa, em Grande Serto: Veredas, alm da tcnica e da linguagem surpreendentes, deve-se destacar o poder de criao do romancista, e sua aguda anlise dos conflitos psicolgicos presentes na histria. "A beleza aqui como se a gente a bebesse, em copo, taa, longos, preciosos goles servida por Deus. de pensar que tambm h um direito beleza, que dar beleza a quem tem fome de beleza tambm um dever cristo." (Grande Serto Veredas)

O serto

O lanamento de Grande Serto Veredas causa grande impacto no cenrio literrio brasileiro. O livro traduzido para diversas lnguas e o seu sucesso deve-se, sobretudo, s inovaes formais. Crtica e pblico dividem-se entre louvores apaixonados e ataques ferozes. Torna-se um sucesso comercial, alm de receber trs prmios nacionais: o Machado de Assis, do Instituto Nacional do Livro; o Carmen Dolores Barbosa, de So Paulo; e o Paula Brito, do Rio de Janeiro. A publicao faz com que Guimares Rosa seja considerado uma figura singular no panorama da literatura moderna, tornando-se um "caso" nacional. Ele encabea a lista trplice, composta ainda por Clarice Lispector e Joo Cabral de Melo Neto, como os melhores romancistas da terceira gerao modernista brasileira.

Gente do serto o vaqueiro

Sobre Grande Serto: Veredas, escreveria numa carta ao amigo Silveirinha, o embaixador Antonio Azeredo da Silveira: "Eu passei dois anos num tnel, um subterrneo, s escrevendo, s escrevendo eternamente. Foi uma experincia transpsquica, eu me sentia um esprito sem corpo, desencarnado - s lucidez e angstia" Sobre esta mesma obra escreveria tambm: "No me envergonho em admitir que Grande Serto Veredas me rendeu um monto de dinheiro. A esse respeito, quero dizer uma coisa: enquanto escrevia Grande Serto, minha mulher sofreu muito, porque eu estava casado com o livro. Por isso dediquei-o a ela, como sou um fantico da sinceridade lingustica, isso significou para mim que lhe dei o livro de presente, e portanto o

dinheiro ganho com esse romance pertence a ela, somente a ela, e pode fazer o que quiser com ele".

A vida no campo, vaquejada, 1960 Ernest Zeuner ( Alemanha, 1898 Brasil, 1967) Tmpera sobre papel, 25,5 cm x 36,5 cm. Museu Aldo Malagoli, Porto Alegre, RS.

Em 1957, Guimares Rosa candidata-se pela primeira vez Academia Brasileira de Letras, mas no foi eleito. (reuniu apenas 10 votos) Em 1958, no comeo de Junho, Guimares Rosa viaja para Braslia, e escreve aos pais: Em comeo de junho estive em Braslia, pela segunda vez l passei uns dias. O clima da nova capital simplesmente delicioso, tanto no inverno quanto no vero. E os trabalhos de construo se adiantam num ritmo e entusiasmo inacreditveis: parece coisa de russos ou de norte-americanos"... "Mas eu acordava cada manh para assistir ao nascer do sol e ver um enorme tucano colorido, belssimo, que vinha, pelo relgio, s 6 hs 15, comer frutinhas, durante 10, na copa da alta rvore pegada casa, uma tucaneira, como por l dizem. As chegadas e sadas desse tucano foram uma das cenas mais bonitas e inesquecveis de minha vida." a partir desse ano que Guimares Rosa comea a apresentar problemas de sade que seriam, na verdade, o prenncio do fim prximo, tanto mais quanto, alm da hipertenso arterial, tinha outros factores de risco cardiovascular como excesso de peso, vida sedentria e, particularmente, o tabagismo. Era um tabagista contumaz e, embora afirme ter abandonado o hbito. Em carta dirigida ao amigo Paulo Dantas em Dezembro de 1957 o escritor chega mesmo a admitir, explicitamente, sua dependncia da nicotina: ... tambm estive mesmo doente, com apertos de alergia nas vias respiratrias; da, tive de deixar de fumar (coisa tenebrosa!) e, at hoje (cabo de 34 dias!), a falta de fumar me bota vazio, vago, incapaz de escrever cartas, s no inerte letargo rido dessas fases de desintoxicao. Oh coisa feroz. Enfim, hoje, por causa do Natal chegando e de mais mil-e-tantos motivos, aqui estou eu, herico e pujante, desafiando a fome-e-sede tabgica das pobrezinhas das clulas cerebrais. No repare.

Joo Guimares Rosa

e a sua dependncia da nicotina

Tambm numa fotografia tirada em 1966, quando recebia do governador Israel Pinheiro a Medalha da Inconfidncia, aparece com um cigarro na mo esquerda. Quando ocorreram estes perturbaes cardiovasculares, a partir de 1958, Guimares Rosa parece ter acrescentado s suas leituras espirituais publicaes e textos relativos Cincia Crist (Christian Science), seita criada nos Estados Unidos em 1879 por Mrs. Mary Baker Eddy e que afirmava a primazia do esprito sobre a matria "... the nothingness of matter and the allness of spirit" , negando categoricamente a existncia do pecado, dos sentimentos negativos em geral, da doena e da morte. Por unanimidade, o escritor recebe, em 1961, o Prmio Machado de Assis, concedido pela Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto da obra. Comea a obter reconhecimento no exterior. Em Janeiro de 1962, assume a chefia do Servio de Demarcao de Fronteiras, cargo que exerceria com especial empenho. Foi parte activa em casos delicados como os do Pico da Neblina (1965) e das Sete Quedas (1966). o ano do lanamento de Primeiras Estrias, livro que rene 21 contos pequenos. Nos textos, as pesquisas formais caractersticas do autor, assumem uma extrema delicadeza, que a crtica considera de "atordoante poesia". Ganha o Prmio do PEN Clube do Brasil em 1963Em Maio de 1963, Guimares Rosa candidata-se pela segunda vez Academia Brasileira de Letras, para a vaga deixada por Joo Neves da Fontoura. A eleio ocorre a 8 de Agosto e desta vez eleito por unanimidade. Mas no marcada a data da posse, adiada sine die, a qual s se daria quatro anos depois. Em Janeiro de 1965, participa no Congresso de Escritores Latino-Americanos, em Gnova. Como resultado do congresso constitui-se a Primeira Sociedade de Escritores Latino-Americanos, da qual o prprio Guimares Rosa e o guatemalteco Miguel Angel Asturias (que em 1967 receberia o Prmio Nobel de Literatura) foram eleitos vice-presidentes. Este ano marca a expanso do nome e do reconhecimento de Guimares Rosa no exterior.

Casa Museu Guimares Rosa Cordisburgo (Interior)

Em 1967, Joo Guimares Rosa seria indicado para o prmio Nobel de Literatura. A indicao, iniciativa dos seus editores alemes, franceses e italianos, acabaria barrada pela morte do escritor. A meio do ano, publica o seu ltimo livro, tambm uma colectnea de contos, Tutamia: Terceiras estrias. Nova efervescncia no meio literrio, novo xito junto dos leitores. Tutamia: Terceiras estrias, obra aparentemente hermtica, divide a crtica. Uns vem o livro como "a bomba atmica da literatura brasileira"; outros consideram que nas suas pginas se encontra a "chave estilstica da obra de Guimares Rosa, um resumo didctico da sua criao". Em Abril de 1967, Guimares Rosa vai ao Mxico na qualidade de representante do Brasil no I

Congresso Latino-Americano de Escritores, no qual participa como vice-presidente. Quando regressa convidado para fazer parte, juntamente com Jorge Amado e Antnio Olinto, do jri do II Concurso Nacional de Romance Walmap que, pelo valor monetrio do prmio, o mais importante do pas. Trs dias antes da posse, sempre adiada, do novo acadmico fora lanado no Rio de Janeiro o livro Acontecncias, de sua filha Vilma, que se estreava como escritora. Guimares Rosa no teve coragem de comparecer ao evento e escreveu, compungido, para a "jovem colega": "Vir eu queria, queria. Posso no. Estou apertado, tenso, comovido; urso. Meu corao j est a, pendurado, balanando. Voc, mineirinha tambm, me conhece um pouquinho, voc sabe."

Joo Guimares Rosa Na Academia Brasileira de Letras

A posse na Academia Brasileira de Letras ocorreu na noite de 16 de Novembro de 1967. Os quatro anos de adiamento eram reflexo do medo que sentia da emoo que o momento lhe causaria. Ainda que risse do pressentimento, afirmou no discurso de posse: "...a gente morre para provar que viveu." Na noite da posse o novo acadmico mais parecia um menino arrebatado, incapaz de se conter mas, ao mesmo tempo, sendo obrigado a faz-lo; um menino grande que tivesse obtido a nota mxima nos exames finais... Ao invs da atitude ligeiramente superior que se poderia esperar de um "imortal" em data to solene, deixava transparecer a sua satisfao, a sua alegria e seu encantamento. Chegara a pedir ao presidente da Academia, Austregsilo de Athayde, que encomendasse uma banda de msica, incumbida de atacar "fogosos dobrados" e mais uma "meia dzia de foguetes" para compor o clima de festa. Como se pode ver, uma atitude diametralmente oposta de outro mineiro, tambm de forte ascendncia galega, o poeta itabirano Carlos Drummond de Andrade, to avesso s honras acadmicas...

O escritor foi saudado por Afonso Arinos de Melo Franco mineiro de Belo Horizonte, mas ligado por fortes laos legendria e sertaneja Paracatu, que pronunciou um importante discurso denominado O Verbo e o Logos. Neste fragmento, exemplar da sua orao, Afonso Arinos procura estabelecer um paralelo entre a obra de Mrio de Andrade e a de Guimares Rosa, ambos "revolucionrios", mas cada um a seu modo: No me parece possa haver comparao entre o vosso e o estilo de Mrio de Andrade, como algumas vezes se tem feito. A renovao lingustica que Mrio se props era mais imediata, impetuosa e polemica; em uma palavra: destruidora. O grande polgrafo tinha em vista, ao lado da criao prpria, demolir, arrasar as construes condenadas da falsa opulncia verbal ou do academicismo tardio. O trabalho de demolio se faz s pressas e, no caso de Mrio, com uma espcie de conscincia humilde do sacrifcio que impunha prpria durabilidade. No vosso caso, a experincia, pela poca mesma em que comeou, foi sempre construtiva. No tendes em vista derrubar nada, desfazer nada de preexistente, mas levantar no espao limpo. No sois o citadino Mrio, que precisava dinamitar o So Paulo burgus para erguer no cho conquistado a Paulicia desvairada. Sois o sertanejo Rosa, conhecedor dos grandes espaos e forado a tirar de si mesmo, no deserto, os antiplanos e os imateriais da construo. Devemos respeitar a Mrio pelo propsito de sacrificar-se na destruio. Podemos admirar e partilhar em vs a esperana construtora. No esqueamos que os chapades do Brasil Central permitiram, nas artes plsticas, a maior aventura de liberdade formal do mundo moderno, que Braslia. Ali nada se demoliu, tudo se construiu, no campo livre. Despertastes as inusitadas palavras que dormiam no mundo das possibilidades imaturas. Fizestes com elas o que Lcio Costa e Oscar Niemeyer fizeram com as linhas e os volumes inexistentes: uma construo para o mundo, no meio do Brasil. No discurso de posse (1 h e 20 m de durao), Guimares Rosa procura traar o perfil do seu antecessor e amigo, o ministro Joo Neves da Fontoura, de quem fora chefe-de-gabinete no Itamarati; refere-se, tambm, ao patrono da cadeira n. 2 da Academia, lvares de Azevedo "o que morreu moo, poento de poesia" e ao fundador dessa mesma cadeira, Coelho Neto "amoroso pastor da turbamulta das palavras". Cabe aqui lembrar que, nos dias que antecederam a posse, o escritor recorrera ao mdico Pedro Bloch a fim de que este o ajudasse a controlar rigorosamente a voz, a respirao e a velocidade de leitura do discurso, em mais uma demonstrao de forte tendncia perfeccionista. No incio da sua orao, o novo acadmico refere-se com grande ternura terra natal e ao facto de o amigo Joo Neves trat-lo, na intimidade, por "Cordisburgo":

O Ministro Joo Neves Fontoura a discursar na Conferncia de Paz em Paris em Agosto de 1946 (Fotografia: Ralph Morse - LIFE)

Mas por Cordisburgo, igual, verve no srio-ldico de instantes, me tratava, ele, chefe e o amigo meu, JOO NEVES DA FONTOURA. Vamos ver o que diz Cordisburgo... com o riso arroucado, quente, dirigindo-se nem reto a mim, seno feito a escrutar sua presente sempre cidade natal, no corao do Rio Grande do Sul. J quase ao final do discurso, destaca-se um trecho de grande beleza, em que fala sobre a f e a amizade: Joo Neves, to perto o termo, comentvamos, suas filhas e eu, temas desses, de realidade e transcendncia; porque agradava-lhe escutar, ainda que no tomando parte. At que falou: A vida inimiga da f... apenas; ei-lo, ladeira ps ladeira, sem querer fim de estrada. Descobrisse, como Plotino, que a aco um enfraquecimento da contemplao; e assim Camus, que viver o contrrio de amar. No que a f seja inimiga da vida. Mas, o que o homem , depois de tudo, a soma das vezes em que pde dominar, em si mesmo, a natureza. Sobre o incompleto feitio que a existncia lhe imps, a forma que ele tentou dar ao prprio e dorido rascunho. Talvez, tambm, o recado melhor, dele ouvi, quase in extremis: Gosto de voc mais pelo que voc , do que pelo que voc fez por mim... Posso cal-lo? No, porque sincero sei: exata estaria, sim, a recproca, tanto a ele eu tivesse dito. E porque deve ser esta a comprovao certa de toda verdadeira amizade impreterida a justia, na medida afetuosa. Acredito. Nem creio destoante e mal assentado, numa solene inaugurao de acadmico, sem nota de despondncia, algum contedo de testamento. Guimares Rosa termina, referindo-se Morte e morte do amigo que, se fosse vivo, completaria 80 anos, naquela data; invocando o Bhagavad Gita (o canto do bem-aventurado), ele que j se confessara, em carta ao tradutor italiano Edoardo Bizzarri, "impregnado de hindusmo"; repetindo a frase "as pessoas no morrem, ficam encantadas": referindo-se tambm ao buriti (Mauritia vinifera),

quase um personagem na sua obra, o majestoso habitante das veredas cognominado "a palmeira de Deus" Nem aguentaria dobrar mais momentos, nesta festa aniversria dele, a octogsima, que seria hoje, no plano terreno. Tanto tempo a esperei e fiz que espersseis. Relevai-me. Foi h mais de 4 anos, a recm. Vsper luzindo, ele cumprira. De repente, morreu: que quando um homem vem inteiro pronto de suas prprias profundezas. Morreu, com modstia. Se passou para o lado claro, fora e acima de suave ramerro e terrveis balbrdias. Alegremo-nos, suspensas ingentes lmpadas. E: Sobe a luz sobre o justo e d-se ao teso corao alegria! desfere ento o Salmo. As pessoas no morrem, ficam encantadas. Soprem-se as oitenta velinhas. Mas eu murmure e diga, ante macios morros e fortes gerais estrelas, verde o mugibundo buriti, buriti, e a sempre-viva-dos-gerais que mido via e enfeita. O mundo mgico. Ministro, est aqui Cordisburgo Ao ouvir o final da gravao do seu discurso, percebe-se claramente a sua voz embargada pela emoo era como se chorasse por dentro. possvel que o novo acadmico tivesse plena conscincia de que estava perto do fim da sua vida. Com efeito, trs dias aps a posse, a 19 de Novembro de 1967, morreria subitamente no seu apartamento em Copacabana, de enfarte do miocrdio, sozinho (a esposa fora missa), mal teve tempo para chamar por socorro. Na segunda-feira, dia 20, o Jornal da Tarde, de So Paulo, estamparia na sua primeira pgina uma enorme manchete com os dizeres: "MORRE O MAIOR ESCRITOR".

Casa Museu Guimares Rosa Cordisburgo (Exterior) Em 1968 publicado o volume Em Memria de Joo Guimares Rosa, pela Editora Jos Olympio. Em 1969, em homenagem ao seu desempenho como diplomata, seu nome dado ao pico culminante (2.150 m) da Cordilheira Curupira, situado na fronteira Brasil/Venezuela. O nome de Guimares Rosa foi sugerido pelo Chanceler Mrio Gibson Barbosa, como reconhecimento do

Itamarati quele que, durante vrios anos, foi o chefe do Servio de Demarcao de Fronteiras da Chancelaria Brasileira. Em 1969/70 so publicados postumamente os livros Estas Estrias e Ave, Palavra.

Esta o primeiro, de dois artigos, sobre este autor fundamental na histria da literatura brasileira, e mesmo mundial, qual se seguir: Joo Guimares Rosa - Apontamentos para um estudo bibliogrfico e biblifilo. Espero que a sua leitura tenha sido do vosso agrado e que eu tenha, de alguma maneira, contribudo para fazer redespertar o interesse para este autor actualmente um pouco esquecido mesmo no Brasil. Saudaes biblifilas

Agradecimentos: A Marco Pedrosa, amigo sempre disponvel e incansvel, que muito contribuiu para me ajudar a esclarecer algumas das minhas dvidas nos pontos mais obscuros para mim conseguiu de facto encurtar o oceano que nos separa. A Antnio Bettencourt, que com a sua grande amizade e apesar dos seus mltiplos afazeres, se disponibilizou para fazer a reviso do texto, com os seus profundos conhecimentos de filologia, literatura e reconhecida erudio, expurgando-o de erros de escrita e estruturao, como muito bem sabe fazer. Fontes consultadas: Cultura Brasileira Faculdade de Medicina da UFMG Mundo Vestibular Projeto Releituras Remembranas de seu Zito Joo Gomes Filho in Revista Cult de Fevereiro/2001. pp. 50-55. Vidas Lusfonas: Joo Guimares Rosa Wikipedia: Guimares Rosa

You might also like