You are on page 1of 11

4.12 Histria, Economia e Histria Econmica 4.19 Dependncia e Globalizao 4.18 Histria e Subdesenvolvimento 4.

4.17 A Teoria do Sistema Econmico Mundial 4.16 A Escola dos Annales d'Histoire conomique et... 4.9 Raa e Histria 4.15 Breve Histria do Pensamento Econmico 4.10 frica, Um Continente Sem Histria? 4.11 Angola na Histria do Mundo 4.8 Caleidoscpio da Histria...

4.5 Histria Comparada

M O N D AY , MA Y 2 1 , 2 0 0 7

A Histria Comparada

1. O Que a Histria Comparada Quando nos debruamos sobre o estudo da histria de uma determinada sociedade ou instituio, quase que inconscientemente, relacionamos o que aprendemos sobre a histria dessa sociedade ou instituio com a histria de outras sociedades e instituies, e naturalmente temos a tendncia de realar certas semelhanas ou diferenas entre as duas, e at de

compararmos a evoluo de cada uma com a outra numa forma mais sistemtica. Deste enfoque comparativo, somos levados a identificar com frequncia quais foram os agentes ou variveis que, communs aos dois objectos ou presentes num e ausente no outro, resultaram em consequncias semelhantes ou marcadamente diferentes. Podemos assim dizer que a histria comparada o estudo comparado da histria de duas ou mais unidades sociais ou polticas, ou instituies sociais tais como povos, cidades, cidades-estados, bairros, regies, colnias, naes, estados, sociedades, civilizaes, religies, instituies, personagens histricas, ou conflitos ao mesmo tempo em lugares diferentes, ou em tempos diferentes. O estudo de histria comparada no se debrua s sobre comparaes culturais, sociais ou polticas, mas tambm sobre mtodos interdisciplinares de pesquisa histrica, pois podemos estudar as diferenas nos resultados quando usamos mtodos de estudo diferentes.

2. Um Exemplo Para melhor ilustrarmos o conceito de histria comparada, vamos estudar como exemplo os padres de penetrao europeia em frica, na Amrica do Norte, na Amrica do Sul, e na sia, dos fins do Sculo XVI ao princpio do Sculo XX. Estudando cada um em particular e depois comparar o que aprendemos, constatamos no s o que ocorreu em cada um dos continentes, mas tambm aprendemos quais foram os factores comuns e quais as diferenas principais, entre cada um e os restantes. Sabemos empiricamente que a geografia foi decerto um factor comum que resultou em prticas de ocupao e penetrao diferentes para cada caso; sabemos que o modo de produo (ou estado de technologia/ sistema econmico) dos povos indgenas condicionou tambm os resultados; e sabemos ainda que o papel que cada regio nas relaes econmicas internacionais condicionou tambm no s a evoluo histrica de cada regio, mas tambm a forma como as relaes econmicas ou polticas dentro do conjunto dos continentes (ou da economia global) se haviam de desenrolar.

Ainda em termos de geografia, a plancie extensa do Mississipi facilitou a expanso francesa no interior da Amrica do Norte comeando na Luisiana e prosseguindo em direco Norte at aos Grandes Lagos (em que o mtis (mestio) foi a ponta-de-lana da penetrao); Na Amrica do Sul, o vale do Rio S. Francisco no Brasil (o serto, como fronteira da expanso para o interior), e do Rio Paran nas Pampas da Argentina, e no Chaco do Paraguai e da Bolvia facilitaram a penetrao portuguesa e espanhola, respectivamente, para o interior do continente sul-americano; j em frica, talvez com a excepo da bacia do Zambeze na costa oriental, a geografia africana no facilitou a penetrao europeia, podendo dizer-se que at pelo contrrio actuou como que uma barreira penetrao europeia do hinterland africano (o Mato). Na sia, mais prpriamente na ndia e na China, a geografia no foi um factor to relevante, j que foi ofuscado por modos de produo e tecnologias mais avanadas em que a vantagem comparativa europeia era mnima ou negativa em relao aos povos nativos, e pelo factor populao, em que os europeus eram sempre uma minoria muito pequena em relao populao local ou regional muito vezes maior.

3. Identificao de Semelhanas e Diferenas Os estudos de histria comparada procuram no s realar acontecimentos semelhantes que se repetem em duas ou mais sociedades, regies ou instituies, como tambm nos iluminam o porque que da mesma semelhana resultam duas ou mais experincias to diferentes umas das outras. ainda atravs da histria comparada de duas ou mais unidades histricas (sociedades, povos, naes, estados, biografias, etc.) que podemos identificar certas foras ou elementos semelhantes em contextos histricos diferentes. De facto, s atraves de uma perspectiva comparada que podemos aprender os elementos estruturais e culturais de uma certa realidade histrica, podendo assim realar o papel de certas variveis no resultado final. Com efeito, podemos dizer que para nos conhecermos a ns prprios, (isto : para estudar a histria de um pas), por exemplo, ajuda muito conhecer a histria de outros pases, principalmente daqueles em como o o pas a ser estudado se relacionava com os outros pases.

4. Comparaes Mais Especficas Se prosseguirmos a nossa anlise em mais detalhe, somos levados a concluir que para o europeu o clima insalubre de frica, complementado pelo paludismo, a febre amarela, e outras endemias resultaram em sistemas de colonizao diferentes; mais ainda, somos levados a concluir que no caso da frica Central, a doena do sono levou a que se intensificasse a colonizao europeia das Amricas, em detrimento da colonizao europeia da frica Central, pois esta no permitiu o uso do cavalo em operaes militares no interior, e no permitiu o desenvolvimento da pecuria (como base econmica propcia fixao de populao europeia), resultando numa ocupao mais efmera e mais dependente de importao de alimentos do exterior.

5. Estudo Comparativo de Uma Instituio Se quiserermos focar o nosso objecto de estudo mais especficamente na mode-obra, por exemplo, constatamos que a frica fornecia escravos, as Amricas recebam-nos e usavam-nos na produo de produtos tropicais e metais preciosos, e a ndia e a China tinham excesso de populao, no necessitando assim de mo-de-obra importada. Daqui podemos concluir que a instituio da escravatura e o sistema econmico do trfico de escravos do Atlntico assumiu aspectos muito diferentes em cada um dos continentes. assim evidente que havia uma forte dependncia no trabalho escravo em cada um dos continentes, mas se nos debruarmos no estudo mais detalhado da mesma instituio, depressa conclumos que ser escravo em Angola era muito diferente de ser escravo no Brasil, no Per, ou nas Antilhas; que por sua vez era muito diferente da experincia de ser escravo nas Colnias Americanas. Um estudo de histria comparada pelo qual tenho um certo fascnio o estudo da aco dos Jesutas no Mundo, pois que em cada continente os padres da Sociedade de Jesus desenvolveu sempre um papel muito relevante para o dominao europeia do mundo, mas de facto a sua prtica no terreno foi muito diferente em cada continente. Assim, os Jesutas defendiam a no

escravizao do ndio nas Amricas, ao passo que em frica fomentavam o trfico de escravos africanos. Por outro lado, a sua aco na Amrica do Norte foi essencial expanso francesa no Mississipi e no Canad, ao passo que a sua aco na Etipia, na ndia, na China e no Japo foi mais focada nos campos da evangelizao, do ensino, e da cincia.

6. Factores nicos Os estudos de histria comparada podem cingir-se a elementos nicos de uma sociedade, regio, ou pas, assim comparando o impacto da existncia de um factor nico numa sociedade, regio ou pas, com outra sociedade, regio ou pas em que esse mesmo factor no existiu. Atravs comparao superficial entre os padres de colonizao portuguesa em Angola e no Brasil, podemos dizer que o mosquito anofeles (insecto vector na transmisso da malria), foi um factor comum e determinante no curso que a ocupao e colonizao portuguesa no Brasil e Angola, mas de facto foi a mosca ts-ts (vector de transmisso da doena do sono), existente unicamente em Angola, que mais determinou os caminhos diferentes da colonizao portuguesa em cada lado do Atlntico Sul. Assim, e ainda com base nesta anlise, podemos tambm concluir que, em certa medida, a doena-do-sono impediu a colonizao portuguesa de Angola e facilitou a colonizao portuguesa do Brasil, durante o perodo que foi dos princpios do Sculo XVI aos finais do Sculo XIX.

7. Viso Global De volta nossa comparao global, podemos dizer que em termos do papel desempenhado por cada regio no sistema econmico mundial, sabemos que a frica forneceu escravos, que por sua vez foram usados nas Amricas nas economias de plantao de produtos tropicais (acar, tabaco, algodo, caf, e madeiras) e na produo de metais preciosos (ouro, prata e diamantes); por seu lado, as Amricas receberam escravos e com eles e com a quantidade abundante e frtil de terra produziram matrias primas que eram exportadas para a Europa; e sabemos ainda que a sia forneceu certas

mercadorias ou produtos acabados, cujos custos de produo e frete eram mais baixos dos que as mesmas mercadorias produzidas na Europa, para serem vendidos nos mercados africanos e na Amrica do Sul. Em termos de organizao social e poltica, o desbravar do imenso interior do Mississipi foi feito pelos Coureur-de-Bois; no Canad pelos Voyageurs (Mtis) em busca de peles de castor; no Brasil pelos Bandeirantes em busca de ndios, ouro e diamantes; em Angola pelos Pumbeiros e Funantes em busca de escravos; e em Moambique pelo regime de terras dos Prazos (por alguns considerados como uma forma de organizao econmica feudal). A penetrao europeia nos hinterlands indiano ou chins no chegou sequer a acontecer, porque foi sempre pronta e sistemticamente barrada pelos potentados na orla costeira que controlavam o comrcio com o interior. Assim, em regies diferentes a penetrao europeia usou mtodos diferentes, resultando em consequncias muito diferentes para cada uma das regies estudadas.

8. Comparao de Sistemas Econmicos ao Longo da Histria da Humanidade O campo da histria comparada que talvez tenha suscitado o maior interesse e discusso dos estudiosos de histria econmica, , sem dvida, a comparao de sistemas econmicos ao longo da histria da humanidade. Esta comparao em geral macro-histrica e secular (ao longo de muito tempo), mas pode tambm incidir sobre duas ou mais sociedades com modos de produo diferentes (sistemas econmicos) que co-existam ao mesmo tempo. No obstante ser a "coluna vertebral" do pensamento de Marx, o que pode no ser aceite por alguns leitores desta Viagem, vamos assumir, como exemplo, que o motor do progresso e do desenvolvimento humano resta principalmente no trabalho do homem. O produto do trabalho gera uma determinade quantidade de bens e servios (uma riqueza), que mais do que o trabalhador precisa para a sua subsistncia prpria e da sua famlia, gerando-se assim um excedente econmico. Este

excedente (ou mais valia) dividido entre a sociedade (atravs do pagamento de impostos) em geral como contribuio para as necessecidades da sociedade, e a classe de proprietrios dos instrumentos de trabalho e meios de produo. A classe de proprietrios "gasta" em despesas prprias uma parte do excedente, e o resto que no gasta poupado em forma de acumulao de riqueza, que reinvestido em mais meios de capital (investimento em ferramentas, mquinas, prdios, software, etc.), que por sua vez ho de acelerar a gerao de mais riqueza. Se adptarmos esta interpretao do progresso da humanidade ao nosso exemplo de estudo de histria comparada, podemos ver que nas sociedades mais "primitivas" a mulher foi a primeira a sofrer a explorao pelo homem, na medida em que em geral era ela que trabalhava o campo, cuidava dos filhos e preparava a comida para a famlia. O homem, dedicava-se caa e pesca, guerra (para apreender mais mulheres), ou religio como mecanismo de control da sociedade. Com as incurses guerreiras a tribos e grupos vizinhos, o homem comeou a utilizar os prisioneiros de guerra como escravos em trabalhos designados a enriquecer mais os membros das classes dirigentes (e a sua famlia), ou aumentar o seu controle sobre a sociedade em questo. Assim, do trabalho do escravo, os donos aproveitavam o excedente econmico, por ele produzido, que era por sua vez reinvestido em material e equipamento de guerra e em mecanismos de control social, como 0 direito, como conjunto de leis de proteco propriedade privada, e a religio, como base teolgica que controlavam o conjunto de normas morais. Mais tarde, j no modo de produo feudal, com o desenrolar da actividade humana, os escravos tornaram-se mais caros pela sua raridade, pois tinham que ser conquistados (ou apanhados) a distncias cada vez maiores, e tornou-se mais barato retirar-se o excedente do trabalho gerado pelos dos trabalhadores da terra (servos da gleba) e camponeses independentes. O excedente obtido era por sua vez reinvestido na compra ou conquista de mais terra e no investimento em grandiosos edifcios de defesa (castelos) e lugares de culto (igrejas), que existiam para manter o controle da classe em comando. Com o aparecimento de cidades, que evoluiram dos antigos feudos de

propriedade da nobreza, o excedente maior e mais valioso passou a ser produzido pelos aprendizes e artesos que nas oficinas medievais produziam uma variedade maior de bens e servios, para os quais eram pagos pelo seu trabalho; mas o excedente era acumulado pelas famlias mais ricas da cidade (a burguesia), e por sua vez reinvestido em mais ferramentas e maquinaria, que resultou no processo de manufactura de bens que produzidos em maior quantidade (em srie) eram vendidos na cidade e exportados para outras cidades ou pases vizinhos, com grande lucro para os mercadores mais ricos da cidade. A luta pelo control social e militar dos membros da cidade e dos campos que produziam a riqueza, entre a nobreza e os mercadores da cidade (burguesia) durou sculos, resultando na vitria final da burguesia das cidades medievais e na derrota da nobreza e grande enfraquecimento da Igreja (atravs do desafio da Reforma ao monoplio da Igreja Catlica de Roma. Com estes lucros, a burguesia investiu o excedente em meios militares e de produo, que levaram ao control de estados maiores e de marinhas mercantes e de guerra que asseguravam o fornecimento de escravos de frica e de matrias primas (produtos tropicais e metais preciosos) do Novo Mundo recentemente descoberto, o que multiplicou os lucros para a burguesia, que agora eram mais na forma de dinheiro (capital lquido) que passou a ser usado no investimento de novas empresas nacionais e coloniais que atraam lucros ainda maiores. Com o desenvolvimento do comrcio internacional, o mundo passou a ser o mercado de factores (fornecedor de terras, matrias primas e trabalhadores), ao mesmo tempo que passou a ser o mercado consumidor da produo agrcola e industrial, e os estados nacionais passaram a ser o baluarte da propriedade privada dos meios de produo (ferramentas, trabalhadores e lucro comercial), que eram controlados pelas classes dirigentes. Desta feita, o poder tradicional dos reis foi substitudo pelo estado democrtico na forma de repblicas em que a proteco da propriedade privada era a principal funo do direito e do estado. Dos lucros obtidos atravs do comrcio internacional, a classe detentora do excedente e da acumulao embarcaram na produo industrial, na o qual os trabalhadores eram pagos um salrio muito baixo, suficiente apenas

para manter o fundo de trabalhadores aos nveis necessrios a sua reproduo e manuteno do status quo. Assim, assistimos ao grande desenvolvimento da actividade econmica que resultou na Revoluo Industrial na Europa, que requeria exrcitos muito grandes de trabalhadores nacionais que essas sociedades no geravam em quantidade suficiente. Teve-se assim de recorrer ao trabalho dos povos nativos das colnias, que passaram no s a ser explorados pelos colonialistas propriamente ditos, mas tambm pelos povos das metrpoles, que gradualmente se libertavam da explorao desenfreada dos capites da indstria da Revoluo Industrial. Os imprios coloniais passaram ento a ser o veculo usado pelos detentores do capital acumulado (agora escala mundial) para gerar uma riqueza global ainda maior. Assim, podemos dizer que primeiro atravs da escravatura e do trfico de escravos do Atlntico, e depois atravs dos camponeses e proletrios (trabalhadores das fbricas) das colnias, a riqueza continuou a concentar-se nas mos das classes dirigentes da Europa e da Amrica do Norte, cada vez mais pequenas em nmeros mas cada vez mais ricas, de facto controlando a economia de todo o mundo. medida que a produo industrial foi sendo substituda pela produo mental (indstria do conhecimento), aqueles membros das sociedades que controlavam a tecnologia (cada vez mais avanada e complicada), passaram a controlar a economia global, que passou de uma economia de produo de bens para uma economia de servios (de conhecimento, como o exemplo de software). Numa perspectiva muito geral, esta descrio no mais do que uma comparao dos sistemas econmicos a cada estgio do desenvolvimento humano, em que da constante da apropriao do excedente e reinvestimento da acumulao resultaram variaes em como a explorao do trabalho foi levada a cabo pelas classes dirigentes. Para melhor compreenso deste tpico fascinante, sugiro a leitura da obra clssica "Histria da Riqueza do Homem" da autoria de Leo Huberman, 21 edio, revista, publicada pela Editora LTC (Livros Tcnicos e Cientficos

Editora S.A), no Rio de Janeiro, em 1986.

9. Razes e Causas Principais O estudo histrico comparado de duas ou mais unidades histricas ajuda-nos tambm em explicar as causas principais de certos processos ou acontecimentos histricos, e tambm a melhor evitar paroquialismos e mesmo at evitar excessiva especializao. A comparao da experincia histrica de duas ou mais unidades histricas ajuda-nos tambm a identificar caractersticas que so peculiares ou nicas a certas sociedades. Por outro lado, nada melhor do que estudarmos a histria de outras sociedades e instituies, para indagarmos melhor o nosso passado ou mesmo o nosso presente. Numa cobertura mais transnacional ou global (mais macro-histrica), a histria comparada ajuda-nos a identificar processos que afectam regies mais globais ou grupos maiores de pases, como to bem nos ilustram os trabalhos de Emanuel Wallerstein sobre o Moderno Sistema Econmico Mundial.

10. Funes da Histria Comparada De tudo o que discutimos neste captulo podemos concluir que a Histria Comparada nos ajuda a: a) revelar alternativas que de outra maneira no eram to bvias ao estudioso de histria; b) procurar diferenas ou semelhanas em histria, atribuindo maior ou menor peso ou isolando variveis que so a razo de certas condies particulares; e c) a reconhecer padres comuns e a fazer generalizaes.

11. Limitaes e Riscos da Histria Comparada O estudo de histria comparada no se realiza sem alguns riscos e dificuldades. De facto, o uso incauto ou o abuso da histria comparada pode levar estudiosos de histria de pases diferentes aos seus a enfrentar limitaes criadas por eles prprios. Como exemplo a ilustrar essas

dificuldades,podemos usar o estudo da histria de Angola por historiadores portugueses, e o estudo da histria de Portugal por historiadores angolanos para ilustrar esta dificuldade. Os estereotipos que cada historiador tem acerca do outro pas acabam por dificultar sua a imparcialidade e objectividade do estudo, levando o estudioso incauto a no perceber em como o nacionalismo ou o etnocentrismo influenciam a sua ptica, pois s com certa dificuldade o estudioso de histria se pode despir dos mesmos; assim, o lugar e tratamento de Angola na histria de Portugal, e os de Portugal na histria de Angola so influenciados sobremaneira pelos estereotipos que os historiadores de cada pas tm acerca do outro. Outro risco do abuso da histria comparada exagerarmos semelhanas ou diferenas, o que nos leva a concluses erradas. Como exemplo, podemos indicar o caso da sociologia histrica de Gilberto Freire e as razes histricas do luso-tropicalismo, que concluiu que a presena do portugus no Brasil foi em muitos aspectos semelhante sua presena em Angola ou em Moambique, o que hoje sabemos bem no ter sido o caso.

About Me
N A M E : H EL D ER PO N T E L O C A T I O N: C R A N B R O O K , C O L M BI A B R I T N I C A, C AN AD A Helder Fernando de Pinto Correia Ponte, tambm conhecido por Xinguila nos seus anos de juventude em Luanda, Angola, nasceu em Maquela do Zombo, Uge, Angola, em 1950. Viveu a sua meninice na Roa Novo Fratel (Serra da Canda) e na Vila da Damba (Uge), e a sua juventude em Luanda e Cabinda. Frequentou os liceus Paulo Dias de Novais e Salvador Correia, e o Curso Superior de Economia da Universidade de Luanda. Cumpriu servio militar como oficial miliciano do Servio de Intendncia (logstica) do Exrcito Portugus em Luanda e Cabinda. Deixou Angola em Novembro de 1975 e emigrou para o Canad em 1977, onde vive com a sua esposa Estela (Princesa do Huambo) e filho Marco Alexandre. gestor de um grupo de empresas de propriedade dos ndios Kootenay, na Colmbia Britnica, no sop oeste das Montanhas Rochosas Canadianas. Gosta da leitura e do estudo, e adora escrever sobre a Histria de Angola, de frica e do Atlntico Sul, com nfase na Escravatura, sobre os quais tem uma biblioteca pessoal extensa. View my complete profile

You might also like