You are on page 1of 3

PARECER TCNICO-ECONMICO - MS/SE/DEFNS/CGAFI/COAINF

Concluso: No objeo

A ASSOCIACAO CASA FONTE DA VIDA/SP, por intermdio da Proposta SICONV n 31488/2012, apresenta pleito para a aquisio de Equipamentos/Materiais Permanentes, identificados e caracterizados conforme as especificaes tcnicas e estimativas de preo constantes no Termo de Referncia anexado a este Parecer.

De acordo com as normas previstas na PORTARIA CGU/MF/MP N 507/2011 E SUAS ALTERAES e sistemtica de anlise instituda pelo Manual de Cooperao Tcnica e Financeira por meio de Convnios, aprovada pela Portaria MS n 1.074/2008, a presente Proposta obteve preliminarmente, conforme pareceres finais emitidos pela Secretaria de Ateno a Sade/MS em 20/12/2012 16:54:52(parecer de mrito), 20/12/2012 17:47:55(de acordo do mrito) e 20/12/2012 18:17:42(homologao do mrito), Parecer Tcnico de Mrito Favorvel para a solicitao de recursos financeiros visando a Aquisio de Equipamentos/Materiais Permanentes.

Compreende-se no Parecer de Mrito a anlise da coerncia e compatibilidade do pleito com as questes relacionadas aos objetivos, prioridades do Ministrio da Sade, perfil e papel estratgico da instituio proponente para o desenvolvimento regional e na descentralizao do atendimento, bem como a necessidade de infra-estrutura fsica e de recursos humanos necessrias para o funcionamento e operabilidade dos equipamentos pleiteados.

Em concordncia com as referidas Normas, este Parecer Tcnico de Equipamentos visa avaliar, com base na descrio e detalhamento das especificaes tcnicas apresentadas, somente a compatibilidade tcnico-econmica dos equipamentos e/ou unidades mveis de sade pleiteados, abstraindo-se aspectos relacionados habilitao do proponente e seus dirigentes, mrito da proposta, viabilidade e sustentabilidade do pleito, e questes de natureza jurdico/legais e contbil/financeiras.

Nesse sentido, considerando as informaes de preos colhidas no mbito deste Ministrio e com base exclusivamente na anlise das especificaes tcnicas e estimativas de preos informados pelo Proponente em seu ltimo conjunto de especificaes, carimbado, rubricado e anexado a este parecer, no foram observadas distores significativas que justificassem uma objeo aprovao da Proposta em pauta.

Devido a proposta estar na situao "em execuo", as informaes contidas nas abas do sistema SICONV encontram-se bloqueadas para edio no sendo possvel a realizao das adequaes solicitadas por meio de diligncias desta Coordenao.

Tais diligncias tm por finalidade a realizao de ajustes necessrios para manter uma coerncia entre os valores pleiteados e as caractersticas tcnicas apresentadas, o que eventualmente, pode resultar em diferenas entre as informaes contidas nas abas do sistema SICONV (bloqueadas) e o Termo de Referncia aprovado.

As devidas adequaes no sistema SICONV devero ser providenciadas pelo Fundo Nacional de Sade do Ministrio da Sade.

Nestes termos, sob o ponto de vista exclusivamente tcnico-econmico, restrito s especificaes tcnicas e valores apresentados no referido Termo de Referncia analisado, nada temos a opor quanto aprovao dos itens relativos aos Equipamentos/Materiais Permanentes no valor total de R$ 515.179,00 (Quinhentos e quinze mil, cento e setenta e nove reais).

Salientamos que o valor global pactuado no termo de convnio sofreu alterao devido ao(s) ajuste(s) no(s) valor(es) do(s) seguinte(s) item(s) do Termo de Referncia: 010254-Sistema de Video Laparoscopia - 272.000,00; 010988-Coagulometro Automatico - 4.500,00; 000162-Aparelho de Anestesia - 55.479,00; 000071-Aspirador Cirurgico Eletrico Movel - 7.200,00; 010893-Autoclave Hospitalar Horizontal (acima de 350 litros) - 93.000,00; 010286-Perfuradora Ortopedica (Drill) - 33.000,00.

Salientamos que os seguintes itens foram excludos pelo proponente: Mesa Auxiliar

CONSIDERAES E RECOMENDAES:

As anlises das estimativas de preo apresentadas na presente proposta utilizaram como parmetros informaes de preges presenciais e eletrnicos, cotaes de fornecedores especializados e sistemas com estimativas de preos de tecnologias mdicas como o ECRI.

Ressaltamos que no foram avaliadas, nessa etapa, plantas tcnicas, caractersticas tcnicas do(s) local(is) de instalao, sustentabilidade, viabilidade tcnica, autorizaes eventualmente necessrias de rgos competentes, e adequao outras exigncias que no se relacionassem diretamente com a avaliao da compatibilidade tcnico-econmica dos equipamentos mdico-hospitalares descritos na Proposta em questo, tendo em vista que essas verificaes so de responsabilidade de outras reas finalsticas que j as fizeram ou as faro, caso necessrias, em etapa posterior presente anlise.

Este parecer no afasta a necessidade de cumprimento integral da Lei de Licitaes e Contratos n. 8.666/1993 e demais legislaes aplicveis, como a apresentao do registro da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria - ANVISA, para os itens cujo registro de carter obrigatrio.

Caso a proposta em pauta venha resultar no repasse de recursos financeiros, lembramos que os itens a serem adquiridos devero ser novos, sendo vedada a aquisio de equipamentos usados, recondicionados ou remanufaturados.

Para efeito de licitao, as especificaes dos itens devero ser suprimidas de quaisquer referncias a marcas ou modelos, bem como caractersticas dimensionais ou de desempenho, que direcionem para determinado fabricante/empresa ou restrinjam a ampla participao de licitantes no certame.

Os valores ora analisados no devero ser utilizados como referncia nica e absoluta de preos no processo licitatrio. A comisso de licitaes do convenente, de acordo com o estabelecido na legislao vigente, dever realizar preliminarmente a cotao e aferio de cada item, buscando na licitao a aquisio dos itens pelo melhor preo possvel, respeitando-se a coerncia de especificaes e preos constantes na relao de itens aprovada.

You might also like