You are on page 1of 7

PELE: A EMBALAGEM PERFEITA

A pele o rgo que envolve o corpo, determinando seu limite com o meio externo. Corresponde a 16% da massa corporal. Funes: regulao trmica, proteo contra diversos agentes do meio ambiente e percepo sensorial (calor, frio, presso, dor e tato). Camadas: epiderme e derme o tecido subcutneo (hipoderme), representado na figura, no faz parte da pele.

O QUE A PELE ?

- EQUIPE DE BIOLOGIAProf Ana Luisa Miranda Vilela e Marcos Csar Moraes Ribeiro

HISTOLOGIA DA PELE

EPIDERME
EPITLIO MULTIESTRATIFICADO PAVIMENTOSO: camada mais interna: epitlio germinativo: clulas multiplicam continuamente. camada superficial: clulas mortas revestimento resistente ao atrito e altamente impermevel gua, denominado camada queratinizada ou crnea.

Camada 1: camada crnea Camada 2: camada granular Camada 3: camada espinhosa Camada 4: camada basal (epitlio germinativo) A pele funciona como uma barreira natural contra os microorganismos. A renovao da camada superficial constante.

Nas camadas inferiores da epiderme esto os melancitos, clulas que produzem melanina, pigmento que determina a colorao da pele.

A pele contm pequena quantidade de melanina na epiderme. Isso significa que a epiderme translcida, deixando entrever a cor rosada dos glbulos vermelhos que fluem sobre ela. O aumento dos nveis de melanina nessa pele pode causar o efeito de bronzeamento .

1- Camada crnea

2- Camada granulosa

3- Camada espinhosa

4- Camada germinativa

5- Derme papilar

A pele escura contm grande quantidade de melanina na epiderme. Essa uma caracterstica hereditria: quanto mais melanina voc tiver, mais escura ser a sua pele. Esse pigmento age como um protetor solar natural que defende seu corpo contra os perigos da radiao ultravioleta do sol.

RENOVAO DA EPIDERME
As clulas mortas so substitudas constantemente. A taxa de renovao da pele humana alta trocamos toda a epiderme a cada seis semanas, em mdia.

GLNDULAS ANEXAS E DERME


Glndulas anexas sudorparas e sebceas encontram-se mergulhadas na derme, embora tenham origem epidrmica. Derme: localizada imediatamente sob a epiderme: tecido conjuntivo _ fibras proticas, vasos sangneos, terminaes nervosas, rgos sensoriais e glndulas. Principais clulas: fibroblastos _ produo de fibras elsticas (elasticidade) e colgenas (resistncia) e de uma substncia gelatinosa, a substncia amorfa, na qual os elementos drmicos esto mergulhados.

ANEXOS
Unhas e plos: constitudos por clulas epidrmicas
queratinizadas, mortas e compactadas. Cada plo est ligado a msculo eretor (movimentao) e a uma ou mais glndulas sebceas (lubrificao).

1- Epiderme

2- Glndula sebcea

3- Derme

4- Glndula sudorpara

5- Folculo piloso

6- Folculo piloso: corte transversal

TECIDO SUBCUTNEO
Hipoderme _ tecido conjuntivo frouxo _ rico em fibras e clulas adiposas (adipcitos) _ armazenam gordura. Funes: reserva energtica, proteo contra choques mecnicos e isolante trmico.

SENSAES: A PELE COMO UM RADAR

A PELE E O SENTIDO DO TATO


Receptores de superfcie Receptores de Krause Receptores de Ruffini Receptores de Vater -Pacini Receptores de Meissner Terminaes nervosas livres Discos de de Merkel Sensao percebida Frio Calor Presso Tato

Cncer de Pele: cuidados para evit-lo.


Melanoma O que o Cncer de Pele ?
Tumor maligno formado por clulas da pele que sofreram uma transformao e multiplicam-se de maneira desordenada e anormal dando origem a um novo tecido (neoplasia). Principal Fator de Risco: exposio prolongada e repetida radiao ultra-violeta do sol. Predisposio: atinge principalmente pessoas de pele branca, que se queimam com facilidade e nunca se bronzeiam ou se bronzeiam com dificuldade. Cerca de 90% das leses localizam-se nas reas da pele que ficam expostas ao sol proteo solar a principal forma de preveno.

Carcinoma espinide

Dor Tato e presso

Acne: O pesadelo dos Adolescentes


Ocorre devido ao aumento da secreo sebcea associada ao fechamento do stio folicular favorece a proliferao de microorganismos que causam a inflamao. Os hormnios sexuais, que comeam a ser produzidos na puberdade, so os responsveis pelo incio das manifestaes em pessoas geneticamente predispostas.

Acne: predisposio
A acne aparece preferencialmente no rosto, peito e nas costas, regies de maior aporte das glndulas sebceas.

A hereditariedade fator decisivo para o seu aparecimento quem tem pai e me que tiveram acne tm maior tendncia sofrer com o problema.

Cravos, Espinhas, Ppulas...Os diferentes estgios da acne


s vezes os stios podem ficar entupidos pelo excesso de sebo: Acne de comedo ou cravo branco; Grau I comedo ou cravo preto sebo se oxida na extremidade, tornando-se escuro.

Cravos, Espinhas, Ppulas...Os diferentes estgios da acne


Algumas vezes a ao das microorganismos causa inflamao da rea afetada, evoluindo para pstulas ou espinhas Acne Grau II ou Acne ppulo-pustulosa. Quando a espinha mais profunda torna-se caroo ou cisto, com grande potencial inflamatrio Acne de Grau III.

cravo branco

cravo preto

Cravos, Espinhas, Ppulas...Os diferentes estgios da acne


A menos comum, e pior de todas a Acne de grau IV, acne conglobata, onde os ndulos inflamados podem deixar cicatrizes, que so as marcas das leses.

Acne: algumas dicas importantes


Nunca esprema espinha ou cravo no ajuda em nada e pode aumentar a inflamao, retardar a cicatrizao, talvez desenvolver um cisto e deixar cicatriz. No h comprovao cientfica de que algum alimento cause acne uma alimentao saudvel mantm no s a pele, como todo o corpo, em condies mais equilibradas de sade. De qualquer forma... no abuse de chocolates, manteiga e comidas gordurosas em geral.

Acne: algumas dicas importantes


Evite pomadas, cremes, ou qualquer produto que possa obstruir os poros eles pioram a acne. Pasta de dente, antisspticos, curativos oclusivos, no so tratamentos para acne. Mantenha a pele limpa lave o rosto com sabonete neutro antes de dormir e sempre que sentir que sua pele est oleosa:
no exagere, porque a pele precisa de um pouco de oleosidade para se proteger; no lave nem esfregue a regio com acne, em excesso estimula mais a produo de sebo e pode provocar irritao.

Acne: tratamento
Procure o dermatologista de sua confiana, que esteja capacitado para lhe dar toda a assistncia necessria. No interrompa o tratamento at que seu mdico lhe diga quando faz-lo, mesmo que os resultados sejam rpidos na maioria das vezes, o tempo de tratamento varia de 4 a 6 meses, podendo em outros casos se prolongar. Pode ocorrer piora das leses no incio do tratamento. No se assuste, siga as orientaes do seu mdico.

Demodex folicullorum: folicullorum que bicho este?


caro que habita as glndulas sebceas e os folculos pilosos flora normal da cabea, bochechas, nariz, sobrancelhas e razes dos clios. Tamanho: de 1 a 4 mm. Uma nica fmea pode por 25 ovos em um nico folculo larvas alimentam-se do sebo.

Demodex folicullorum e problemas de pele.


Foliculite processo inflamatrio crnico ao redor do folculo pilo-sebceo tambm pode ser causado por herpevrus, bactrias (Staphylococcus aureus) e fungos (Pityrosporon ovale ou Malassezzia furfur) principalmente em pacientes imunodeprimidos. Roscea doena inflamatria crnica que afeta principalmente os adultos aps os 30 anos de idade D. folicullorum parece estar envolvido com a doena apenas de forma oportunista .
Roscea: vermelhido, pequenos vasos sanguneos dilatados (telangiectasia), leses avermelhadas e elevadas (ppulas) e pstulas (pontos amarelos), que parecem espinhas, da a denominao acne roscea, pela semelhana com a acne.

Dicas interessantes para manter a sua pele saudvel


Pele oleosa:
No use hidratantes nas reas de pele oleosa evite lavar a face com gua quente, pois isso estimula a produo sebo; beba bastante gua; s use filtros solares ou cosmticos com o rtulo oil free (sem leo). Se a pele descama ou fica avermelhada ou com coceira, procure um dermatologista, voc pode estar com dermatite seborrica.

Pele ressecada e descamativa:


evite se ensaboar demais, isso retira a hidratao natural da pele. Se tomar 2 banhos por dia s ensaboe o corpo todo em apenas 1 deles. No outro, s ensaboe as reas de dobra de pele. Logo aps o banho use um hidratante nas reas de pele ressecada; procure um dermatologista para saber qual o hidratante mais indicado para sua pele e beba bastante gua

You might also like