You are on page 1of 5

ATIVIDADE 05 (VALOR: 3,0 PONTOS) QUESTES SOBRE OS TIPOS DE CONHECIMENTO, O MTODO CIENTFICO E A FORMATAO DE TRABALHOS CIENTFICOS.

1. De acordo com as normas da ABNT, os elementos que se constituem como pr-textuais num trabalho acadmico so: 2. Os elementos que se constituem como pr-textuais num trabalho acadmico e que SO OBRIGATRIOS: 3. Os elementos que se constituem como pr-textuais num trabalho acadmico, mas NO so obrigatrios: 4. As listas de ilustraes, tabelas, quadros, grficos, figuras, so informaes opcionais e devem ser elaboradas de acordo com a ordem apresentada no texto? Essa afirmao verdadeira? ( ) Sim ( ) No 5. A capa um elemento pr-textual obrigatrio e quanto paginao NO numerada e nem contada. Essa afirmao verdadeira? ( ) Sim ( ) No 6. Descreva epgrafe. 7. Os elementos que se constituem como textuais num trabalho acadmico so: 8. Explique porque INTRODUO NO um elemento pr-textual e porque a CONCLUSO NO um elemento ps-textual? 9. Os elementos que se constituem como ps-textuais num trabalho acadmico so: 10. Os elementos ps-textuais so contados e numerados. Essa afirmao verdadeira? ( ) Sim ( ) No 11. Cite os cinco principais itens que devem constar na capa: 12. Descreva: Formatao do papel: Cor da folha: Margens: Tipo da letra no Word: Tamanho da letra no Word para digitao de ttulos de sees e pargrafos: Tamanho da letra no Word para digitao de citaes longas, notas de rodap, tabelas, quadros e ilustraes: Espacejamento para o texto: Espacejamento para citaes longas (com mais de trs linhas), notas de rodap, legendas das ilustraes e das tabelas, referncias e ficha catalogrfica: 13. Responda (V) para Verdadeiro e (F) para Falso: ( ) as referncias, na estrutura do trabalho, correspondem as partes ps-textuais, sendo um elemento obrigatrio e quanto paginao contada e numerada.

( ) no trabalho, todas as folhas devem ser contadas e numeradas, a partir da folha de rosto. ( ) os ttulos, os subttulos e as sees dos captulos devem ser alinhados margem direita. ( ) a seo secundria deve ter as primeiras letras maiscula e sem negrito. ( ) as tabelas so apresentadas com letra Times New Roman ou Arial, tamanho 10 e entrelinhamento simples. 14. Apresente as principais caractersticas: Citao Direta Curta: Citao Direta Longa: Citao Indireta: Citao de Citao: 15. Considere o texto abaixo, escrito por MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia cientfica. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2007. Responda ( V ) para verdadeiro e ( F ) para falso, sobre as CITAES DIRETAS CURTAS EM UM TRABALHO ACADMICO. Texto retirado da pgina 136: A cultura norte-americana, variante da cultura ocidental europia, por exemplo, d nfase mobilidade e competio, assim como felicidade individual, ao passo que a cultura zui acentua os valores grupais, preocupando- se menos com a felicidade individual e procurando evitar a competio e, at certo ponto, a realizao individual. Esses, enfoques, dados pela cultura geral, podem levar o cientista, principalmente na rea de cincias sociais, a se preocupar mais com determinado aspecto da sociedade, originando hipteses sobre temas especficos. a. ( ) A cultura norte-americana, variante da cultura ocidental europia, por exemplo, d nfase mobilidade e competio, assim como felicidade individual. (MARCONI; LAKATOS, 2007, p. 136). b. ( ) Segundo Marconi e Lakatos (2007, p. 136), A cultura norte-americana, variante da cultura ocidental europia, por exemplo, d nfase mobilidade e competio, assim como felicidade individual [...] [...] Esses, enfoques, dados pela cultura geral, podem levar o cientista, principalmente na rea de cincias sociais [...] . c. ( ) [...] ao passo que a cultura zui acentua os valores grupais, preocupando-se menos com a felicidade individual e procurando evitar a competio e, at certo ponto, a realizao individual [...] (MARCONI; LAKATOS, 2007, p. 136). d. ( ) Segundo MARCONI e LAKATOS A cultura norte-americana [...] d nfase mobilidade e competio [...] . e. ( ) [...] Ao passo que a cultura zui acentua os valores grupais [...] (Marconi; Lakatos, 2007, p. 136).

f. ( ) A cultura norte-americana, variante da cultura ocidental europia, por exemplo, d nfase mobilidade e competio, assim como felicidade individual [...] (MARCONI e LAKATOS, 2007, P. 136). 16. Dadas as informaes abaixo, componha a referncia obedecendo a sequncia correta dos elementos: Para um LIVRO: Ttulo: Como elaborar projetos de pesquisa Ano: 2002 Autor: Antonio Carlos Gil Editora: Atlas Local: So Paulo Edio: 4 Volume: 1 Para um ARTIGO de REVISTA: Autor: Hugh Lacey Ttulo: Aspectos cognitivos e sociais das prticas cientficas Ttulo da revista: Scientae Studia Local de publicao: So Paulo Pgina (inicial e final) do artigo: 83-96 Volume: 6 Fascculo/nmero: 1 17. Assinale com ( x ) a resposta correta. Dadas as alternativas abaixo, qual das referncias corresponde construo das informaes na ordem e no formato correto da referncia de um LIVRO de acordo com as normas da ABNT? ( ) FREIRE, P. A importncia do ato de ler: em trs artigos que se completam. 2003. So Paulo. 44a ed. Cortez, 2003. ( ) Cincia para quem? Formao cientfica para que? : a formao do professor conforme desafios regionais. NOGUEIRA, A. (org.). Petrpolis: Vozes, 2000. ( ) LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia cientfica. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2007. ( ) RUDIO, F. V. Introduo ao projeto de pesquisa cientfica. 2003, 31. ed. Vozes: Petrpolis.

18. Assinale com ( x ) a resposta correta. Dadas as alternativas abaixo, qual das referncias corresponde construo das informaes na ordem e no formato correto da referncia de um ARTIGO DE REVISTA de acordo com as normas da ABNT? ( ) Excluso socioeconmica e violncia urbana. Sociologias. ADORNO, S. Porto Alegre, v. 4, n. 8, p. 84-135, jul./dez. 2002. ( ) BEATO FILHO, C. Determinantes da Criminalidade em Minas Gerais. Revista Brasileira de Cincias Sociais, So Paulo, v. 13, n. 37, jun. 1998, p. 74-89. ( ) MINAYO, M. C. de S. A violncia social sob a perspectiva da sade pblica. Caderno de

Sade Pblica, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 07-18, jan. 1994. ( ) ZALUAR, A. Um debate disperso: violncia e crime no Brasil da redemocratizao. So Paulo, So Paulo em Perspectiva, n. 3, v. 13, p. 3-17, 1999, jul./set. 19. Para Marconi e Lakatos (2002) alm do conhecimento cientfico quais so os outros tipos de conhecimentos citados? 20. Diga qual o tipo de conhecimento de acordo com suas caractersticas: a) Tem por caracterstica ser valorativo, reflexivo, assistemtico, verificvel, falvel e inexato. b) Tem por caracterstica ser real, contingente, sistemtico, verificvel, falvel e aproximadamente exato. c) valorativo, racional, sistemtico, no verificvel, infalvel e exato. d) valorativo, inspiracional, sistemtico, no verificvel, infalvel e exato. 21. Preencha no espao ( ) com o nmero correspondente (1, 2, 3, 4, 5 ou 6), seguindo a orientao: ( 1 ) para a afirmativa que corresponde ao TEMA GERAL ( 2 ) para a afirmativa que corresponde DELIMITAO DO TEMA ( 3 ) para a afirmativa que corresponde ao PROBLEMA ( 4 ) para a afirmativa que corresponde HIPTESE ( 5 ) para a afirmativa que corresponde aos OBJETIVOS ( 6) para a afirmativa que corresponde JUSTIFICATIVA ( ) ser a resposta pergunta de pesquisa. ( ) serem construdos comeando com o verbo no infinitivo. ( ) especificar de forma detalhada o assunto que se deseja realizar a pesquisa. ( ) ser uma resposta bsica, suposta e provisria. ( ) a tentativa de convencer o leitor que a pesquisa a ser realizada de suma importncia. ( ) por geralmente ser expresso em forma de pergunta. ( ) poder surgir de uma dificuldade prtica enfrentada pelo pesquisador, ou da sua curiosidade cientfica, ou de desafios encontrados na literatura de outros trabalhos ou da prpria teoria. ( ) por ser uma soluo provisria para determinado problema. ( ) processo de especificao do tema, dado por concludo quando se faz a limitao geogrfica e espacial do mesmo. ( ) determinar onde o pesquisador quer chegar com a realizao da pesquisa. ( ) indicar exatamente qual a dificuldade que se pretende resolver na pesquisa. ( ) exaltar a importncia do estudo do tema. ( ) ser a mola propulsora para todo o trabalho de pesquisa. ( ) ser um assunto genrico e amplo que se deseja provar ou desenvolver. ( ) ser sinnimo de metas que o pesquisador deseja alcanar com a pesquisa. ( ) a tentativa de convencimento de que o trabalho de pesquisa fundamental de ser efetivado. ( ) por geralmente ser criado pelo pesquisador e ser relacionado ao tema escolhido.

ATIVIDADE 06 (VALOR: 7,0 PONTOS) CADA GRUPO DE TCC DEVE ELABORAR SEU PLANO DE PESQUISA (QUE FOI SOLICITADO PELOS ORIENTADORES DE TCC) DE ACORDO COM AS NORMAS ABNT NBR 14724, NBR 6023 E NBR 10520.

You might also like