You are on page 1of 6

Revista de acesso livre no site www.dema.ufcg.edu.

br/revista

Revista Eletrnica de Materiais e Processos, v.4.2 (2009)20-25 ISSN 1809-8797

Vidros Metlicos: uma nova classe de materiais


W. B. Castro1*; B. A. Luciano2
1

Unidade Acadmica de Engenharia Mecnica Universidade Federal de Campina Grande, Aprgio Veloso, 882, CEP 58429-900, Caixa Postal 10069 - Campina Grande Paraba
2

Departamento de Engenharia Eltrica - Universidade Federal de Campina Grande


(Recebido em 22/04/2009; revisado em 21/05/2009; aceito em 13/08/2009) (Todas as informaes contidas neste artigo so de responsabilidade dos autores)

________________________________________________________________________________
Resumo: O primeiro desenvolvimento de metais amorfos, ou vidros metlicos, como foram chamados originalmente, ocorreu no incio dos anos sessenta e suas aplicaes na eletroeletrnica se sucederam, at os dias atuais. Inicialmente, o campo de aplicaes foi limitado em virtude da espessura muito fina dos materiais obtidos, da ordem de 10 m. Entretanto, com o desenvolvimento das pesquisas nesse campo, vidros metlicos de grandes volumes foram obtidos, principalmente por grupos de pesquisadores japoneses e americanos. Alguns desses vidros metlicos de grandes volumes possuem um limite de resistncia da ordem de 3000 MPa com boa resistncia corroso, excelente tenacidade, resistncia ao desgaste e boa conformabilidade. Os vidros metlicos de grandes volumes so agora utilizados em indstrias de consumo eletrnicos, indstrias de esportes, entre outras. Neste trabalho so apresentados os recentes desenvolvimentos de novos sistemas de ligas, propriedades e aplicaes industriais dos vidros metlicos de grandes volumes. Palavras-chave: vidros metlicos; metais amorfos; propriedades _____________________________________________________________________________________ Abstract: Amorphous alloys were first developed in the 1960s and their applications as magnetic core in electronic devices is increasing in the nowadays. The scope of applications is limited due to the small thickness in the region of only 10 m. The research effort in the past two decades, mainly pioneered by a Japanese- and a US-group of scientists, has substantially increase this thickness. Some bulk metallic glasses can have tensile strength up to 3000 MPa with good corrosion resistance, reasonable toughness, low internal friction and good processability. Bulk metallic glasses are now being used in consumer electronic industries, sporting industries, etc. In this paper it is presented the recent development of new alloy systems, the properties and processing technologies relevant to the industrial applications of the bulk metallic glasses.

Keywords: metallic glass; amorphous metals; properties

______________________________________________________________________________________________
*

E-mail: walman@dem.ufcg.edu.br (W. B. Castro)

W. B. Castro e B. A. Luciano/ Revista Eletrnica de Materiais e Processos / ISSN 1809-8797 / v.4.2 (2009) 20-25

21

1. Introduo Quando um metal lquido resfriado abaixo da sua temperatura de fuso, inicia-se um processo de nucleao dos tomos, que se posicionam de modo a formar uma estrutura ordenada que se repete por todo o volume do material; o slido assim formado chamado de cristal. Esse processo o que geralmente ocorre em metais (ou ligas metlicas) que so resfriados desde o estado lquido. Entretanto, descobriu-se recentemente que, sob certas condies, possvel a obteno de ligas metlicas, a partir do estado lquido, cujos tomos, ao invs de se agruparem ordenadamente, o fazem de modo aleatrio. Esses slidos assim formados recebem a denominao geral de VIDROS. A obteno do primeiro vidro metlico a partir da liga Au75 Si25 foi reportado por Duwez e seus colaboradores, W. Klement Jr. e R. H. Willens, no Instituto de Tecnologia da Califrnia, USA, em 1960 [1]. Diferentemente dos slidos cristalinos, os vidros no apresentam ordenamento espacial peridico de seus tomos; eles so estruturas amorfas. Na natureza, esses vidros so encontrados na forma de silicatos ou em compostos de silcio e oxignio, mas no tinham sido vistos ainda na forma de metais [2]. Pesquisas realizadas indicaram ser a velocidade de resfriamento um fator importante na obteno de ligas metlicas na estrutura amorfa. A partir disso, tcnicas de resfriamento rpido foram desenvolvidas, o que possibilitou a fabricao de um grande nmero de ligas metlicas e metais na forma amorfa. Esses vidros metlicos apresentam caractersticas bastante diferentes dos metais cristalinos: suas propriedades eltricas e magnticas so bastante interessantes e vantajosas para certas aplicaes, em relao aos metais cristalinos. Adicionalmente, esses materiais apresentam maior resistncia oxidao e so bastante dcteis. Todavia, existem ainda algumas dificuldades, do ponto de vista da aplicao tecnolgica, associadas ao processo de fabricao desses materiais. Nas dcadas de 80 e 90 os materiais que no apresentam a regularidade interna dos cristais, os materiais amorfos, ou ligas contendo uma ou mais fases com dimenses nanomtricas, tornaram-se objeto de considervel estudo a fim de formar sistemas multicomponentes em que as propriedades mecnicas, magnticas, eltricas e a resistncia corroso sejam superiores nestas ligas amorfas do que em materiais cristalinos.

A utilizao de metal amorfo j realidade em diversas ligas base de Fe, Ni e Co. Os processos mais comumente utilizados so Melt spinning e Planar flow casting. Os dois processos utilizam o princpio de solidificao rpida por coquilhamento, ou seja, o metal fundido ou liga depositado e resfriado sobre uma roda de cobre, possibilitando a produo de fitas. A diferena que a ltima tcnica citada possibilita obteno de espessuras inferiores a 50m e largura variando de 2 mm a 300 mm. Esses metais amorfos apresentam propriedades magnticas superiores aos materiais convencionais, sendo aplicadas em ncleos de transformadores, cabeotes de gravadores, sensores etc [3,4]. Recentemente, em 2006, foram desenvolvidas rotas de processamento, assim como novas composies que, tendo alta Tendncia de Formao de Estrutura Amorfa, TFA, possibilitando a produo de peas que podem chegar a dimenses de at 10 mm de dimetro, como pode ser visto no trabalho publicado por Zhang et al. [5] para ligas base de cobre e zircnio, utilizando a tcnica de coquilhamento. Essa tecnologia de coquilhamento vai se tornando mais complexa medida que envolve ligas multicomponentes, ou seja, mais de trs elementos. A exatido composicional importante, pois a variao de apenas 1% at de certos elementos constituintes da liga podem alterar drasticamente a TFA e, consequentemente, a taxa crtica de resfriamento. Alm disso, a presena desses elementos de ligas como impurezas podem favorecer a nucleao heterognea, comprometendo a cristalizao. As ligas vtreas de grande volume tm grande importncia tecnolgica e industrial, pois so promissoras s aplicaes estruturais por apresentarem elevada resistncia mecnica, e elevada resistncia corroso.

2. Propriedades dos Vidros Metlicos de Grandes Volumes (BMGs)

Como informao importante para cincias bsicas, os Vidros Metlicos de Grandes Volumes (BMGs) possuem excelentes propriedades fsicas e qumicas, as quais so bastante promissoras para aplicaes. Aqui ns s focaremos as propriedades mecnicas e magnticas dos BMGs.

W. B. Castro e B. A. Luciano/ Revista Eletrnica de Materiais e Processos / ISSN 1809-8797 / v.4.2 (2009) 20-25

22

2.1. Propriedades Mecnicas Na figura 1 apresentado um resumo da relao entre o Mdulo de Young (E) e o Limite de Resistncia ruptura (t,f) ou a dureza Vickers (HV) para BMGs tpicos, comparados com outra ligas metlicas [5-6].

Figura 1 A relao entre propriedades mecnicas de BMGs tpicos: a) Limite de Resistncia com Mdulo de Young; e b) Dureza Vickers com Mdulo de Young. Conforme pode ser observado no grfico da figura 1, o Limite de Resistncia ruptura (t,f) e a dureza Vickers (HV) tm uma relao linear com o mdulo de elasticidade (E), que pode ser expressa pelas relaes: t,f = 0.002E, e HV = 0.06E/9.8. A inclinao de 0.002 correspondentes ao limite de tenso elstica dos BMGs. Uma tendncia similar tambm observada para ligas cristalinas mostrada na figura 1, mas as inclinaes da regio linear para os BMGs so mais ngremes que as inclinaes para as ligas cristalinas, indicando um maior limite elstico para os BMGs comparado com os das ligas cristalinas. Em sntese: os BMGs tm um alto limite de resistncia e um baixo mdulo de Young e a diferena entre os valores de BMGs e ligas cristalinas maior que 60%. A significante diferena entre as propriedades mecnicas se deve ao fato de que existe uma diferena no mecanismo de deformao e fratura entre o BMG e a liga cristalina. Deformao plstica em vidros metlicos geralmente associada com fluxo no homogneo em bandas de cisalhamento altamente localizadas. Diferentemente dos vidros metlicos de grandes volumes, as ligas cristalinas possuem altas tenses na regio de deformao plsticas seguido de baixos limites de escoamento, e isto resulta em altas tenses de limite de ruptura e resistncia ao impacto.

W. B. Castro e B. A. Luciano/ Revista Eletrnica de Materiais e Processos / ISSN 1809-8797 / v.4.2 (2009) 20-25

23

2.2. Propriedades Eletromagnticas Os BMGs obtidos de multicomponentes de sistemas a base Fe- (Nd, Pr) tm despertado ateno devido sua alta coercividade e por no possuir temperatura de transio vtrea antes da cristalizao [7, 8-12]. A alterao das dimenses fsicas de um material magntico quando magnetizado causa rudo e/ou perdas no ncleo. Ligas amorfas baseadas em ferro exibem uma magnetostrico linear de saturao comparveis s dos aos ao silcio de gro orientado, assim como os nveis de rudo de ambas as ligas so praticamente os mesmos [13]. Os materiais amorfos aplicados a ncleos de transformadores de distribuio de energia eltrica tm, em geral, uma composio de 80% de ferro e 20% de boro. Esta composio leva estes materiais a terem uma induo de saturao 20% menor quando comparado aos materiais de ferro puro para mesma temperatura. De fato, tanto o aumento da temperatura, quanto o aumento de Boro + Silcio na

liga amorfa, diminuem sua induo de saturao crescentemente. Na tabela 1 so apresentadas as vantagens da utilizao de materiais amorfos em ncleos de transformadores em comparao com o ao-silcio. Os transformadores com ncleo de material amorfo apresentam sensveis vantagens em relao aos de ao-silcio, principalmente no que tange s perdas em vazio. Alm disso, observam-se, tambm, significativas redues na corrente de excitao e no rudo audvel. Entretanto, devido ao baixo fator de empilhamento o ncleo de liga amorfa mais volumoso, mais pesado e mais caro. Conforme se observa na curva tpica de magnetizao apresentada na figura 2, os materiais amorfos apresentam ciclo de histerese extremamente estreito alm de apresentar baixa fora coerciva. Como a rea interna da curva B-H representa as perdas devidas magnetizao do ncleo, visvel a vantagem dos materiais amorfos com relao s perdas no vazio e das baixas correntes de magnetizao [14].

Tabela 1- Comparao entre transformadores de ncleo amorfo e ncleo de ao-silcio.

As principais vantagens nas propriedades magnticas moles dos BMGs comparados com os materiais cristalinos so [15]: alta resistividade eltrica da ordem de 200-250 m na temperatura ambiente, baixa fora coerciva da ordem 0.24 A/m, alta permeabilidade inicial, melhor permeabilidade em alta frequncia. Por outro lado

os BMGs tm algumas desvantagens: alto custo dos elementos de ligas para formas vidros metlicos de grandes volumes, baixo fluxo de densidade saturada devido o uso de grandes quantidades de elementos na liga.

W. B. Castro e B. A. Luciano/ Revista Eletrnica de Materiais e Processos / ISSN 1809-8797 / v.4.2 (2009) 20-25

24

Figura 2- Comparao da curva tpica de magnetizao de materiais cristalinos e ligas amorfas. 3. Aplicaes dos Vidros Metlicos de Grandes Volumes (BMGs) Desde a produo dos primeiros vidros metlicos verificou-se que algumas de suas propriedades, notadamente as de origem magntica, se prestariam para muitas aplicaes tecnolgicas. Devido s suas propriedades magnticas intrnsecas, apresentando efeitos de maior magnitude quando comparados com materiais convencionais (ferritas e outras ligas de ferro, por exemplo), os vidros metlicos permitem um grande nmero de aplicaes eletroeletrnicas, particularmente em ncleos de transformadores utilizados em sistemas de distribuio de energia eltrica, urbanos e rurais [16]. 4. Expectativas Futuras Os estados magnticos das ligas amorfas ainda no so totalmente compreendidos. Enquanto as ligas amorfas baseadas em ferro so satisfatoriamente usadas em transformadores de distribuio de energia eltrica, melhoramentos no desempenho deste tipo de material podem ser esperados quando for obtido um melhor conhecimento da estrutura atmica e suas propriedades. Evolues no processo de produo so almejadas a fim de se obter melhorias na espessura das lminas, assim como na qualidade da superfcie, tornando-a menos rugosa. Num futuro bem prximo os BMGs tero mais e mais aplicaes significativas tanto na pesquisa bsica quanto na cincia e tecnologia. Na tabela 2 so apresentados alguns exemplos de aplicaes dos vidros metlicos, algumas delas j em uso e outras em processo de introduo (dependendo de alguns ajustes tecnolgicos) [17]. 5. Concluses As pesquisas em torno das ligas amorfas continuam avanando em busca da melhor utilizao desses materiais, tendo em vista otimizar a relao custo eficincia e possibilitar, no futuro, a utilizao em grande escala de metais amorfos em todas suas possveis aplicaes. Apesar de muitas das propriedades ligadas estrutura dos vidros metlicos no serem completamente compreendidas, seu desenvolvimento para uso tecnolgico tem acontecido de modo bastante rpido, particularmente no que se refere s aplicaes envolvendo suas propriedades magnticas. Outros campos de aplicao ainda no atingiram alto grau de desenvolvimento principalmente devido competio entre o custo

W. B. Castro e B. A. Luciano/ Revista Eletrnica de Materiais e Processos / ISSN 1809-8797 / v.4.2 (2009) 20-25

25

da fabricao desses materiais e o beneficio advindo de sua aplicao. No entanto, com o avano na pesquisa de novos mtodos utilizados na sua

obteno, esse fator complicador atual tende a ser ultrapassado em breve, levando a um alargamento do campo de aplicao tecnolgica desses materiais.

Tabela 2- Algumas aplicaes dos BMGs. PROPRIEDADES Baixas perdas eletromagnticas Alta permeabilidade magntica Alta resistncia Alta dureza Alta resistncia fratura Alta resistncia ao desgaste e boa conformabilidade Alta energia elstica Alta razo de reflexo CAMPOS DE APLICAES Transformadores 50/60 Hz e de 400 Hz Componentes indutivos de udio e vdeo Materiais para estruturas de mquinas Ferramentas de cortes para usinagem Materiais para matrizes Materiais para instrumentos mdicos Materiais para tacos de beisebol, golfe. Materiais para preciso tica

Referncias [1] Klement, K.; Willens, R.W.; Duwez, P.: Nature, v.187, p.869, 1960. [2] Warlimont, H. Amorphous metals: materials and applications. Helv. Physica Acta, 56: 281291, 1983. [3] Gilman, J.J. Metallic Glasses. Phys. Today, 28(5): 46-53, 1975. [4] Fu H.M., H.Wang, H.F.Zhang, Z.Q. Hu, Scripta Materialia 44(2006) 147-150. [5] Inoue A., W. Zhang, T. Zhang, K. Kurosaka, Acta Mater. 49 (2001) 2645. [6] Wang W.H., R.J. Wang, F.Y. Li, D.Q. Zhao, M.X. Pan, Appl. Phys. Lett. 74 (1999) 1803. [7] He Y., C.E. Price, S.J. Poon, Phil. Mag. Lett. 70 (1994) 371. [8] Li Y., S.C. Ng, Z.P. Lu, Y.P. Feng, K. Lu, Phil. Mag. Lett. 78 (1998) 213. [9] Xing L.Q., J. Eckert, W. Loser, S. Roth, L. Schultz, J. Appl. Phys. 88 (2000) 3565. [10] Inoue A., T. Zhang, A. Takeuchi, W. Zhang, Mater. Trans. JIM 37 (1996) 636. [11] Wei B.C., W.H. Wang, M.X. Pan, B.S. Han, Phys. Rev. B 64 (2001) 012406. [12] Wei B.C., W. Loser, L. Xia, S. Roth, M.X. Pan, W.H. Wang, J. Eckert, Acta Mater. 50 (2002) 4357. [13] Fish G. E., Soft magnetic materials. Proceedings of the IEEE, Vol. 78, No. 6, p.972974, 1990. [14] Luciano, B. A. e Kiminami, C. S., Algumas consideraes sobre realizao de transformadores com ncleos de ligas amorfas, Campina Grande, Universidade Federal da Paraba, p.383-391,1995.

[15] Wang Y.M., C.H. Shek, J.B. Qiang, C.H. Wong, Q. Wang, X.F. Zhang, C. Dong, Mater. Trans. 45 (2004) 11801183. [16] Luciano, B. A., Batista, T. C., Freire, R. C. S., Castro, W. B. e Camacho, M. A. G.. Medies das perdas e da corrente de excitao em transformadores monofsicos de baixa potncia com ncleo de liga amorfa: antes e depois do processo de oxidao. In: CD ROM do 8 Seminrio Internacional de Metrologia Eltrica. Joo Pessoa - PB, Brasil, 2009. [17] Johnson W.L., MRS Bull. 24 (10) (1999) 42.

You might also like