You are on page 1of 4

PACHECO, Jos Augusto. Polticas Curriculares: referenciais para anlise. Porto Alegre: Artmed, 2003.

PREFCIO (por MOREIRA) - O currculo pode ser concebido como o espao em que se desdobram, nas escolas e nas salas de aula, os fenmenos relacionados ao conhecimento escolar. Esse espao, em meio s relaes sociais que se travam entre professores e alunos, nas quais o conflito e o poder constituem ingredientes essenciais, contribui significativamente para a formao das identidades sociais de nossos estudantes. So compreensveis, portanto, a notvel nfase no currculo e a crescente promoo de reformas curriculares em inmeros pases do mundo. (p. V) - Essas reformas, que tm sido elaboradas e implantadas principalmente desde as duas ltimas dcadas do sculo XX, tm procurado, nem sempre com sucesso, flexibilizar as escolas, definir e integrar contedos, desenvolver competncias, promover novas formas de gesto, tornar as escolas mais sensveis ao mundo do trabalho e, simultaneamente, estabelecer mecanismos de controle, tanto das atividades curriculares como de seus resultados. Tais reformas parecem expressar uma renovada e fervorosa crena no poder da educao para contribuir com o crescimento da sociedade, ainda que, em pases do Primeiro ou do Terceiro Mundo, os projetos para esse crescimento sejam bastante distintos. (p. V) - Em primeiro lugar, as reformas constituem elementos importantes para a anlise dos projetos polticos, econmicos e culturais elaborados em um dado momento histrico. Em segundo lugar, permitem verificar como, em uma sociedade, os grupos sociais percebem e valorizam os temas educacionais. Por fim, por representarem tentativas de afetar determinados aspectos do sistema educacional, acabam facilitando a maior compreenso da dinmica envolvida no funcionamento desse sistema. (p. V-VI) - Acredito que os estudos dessas reformas configuram excelentes oportunidades de se analisarem: as relaes entre currculo e poder; o currculo como forma de poltica cultural; o processo de construo e desenvolvimento do currculo em diferentes nveis; as relaes (e as lacunas) que se estabelecem entre teorias, propostas e prticas curriculares. Em resumo, permitem que melhor se entenda o complexo dinamismo do processo curricular. (p. VI) INTRODUO - [...] o currculo um autntico espao pblico, ou seja, um espao onde mltiplas perspectivas podem ser articuladas em relao ao processo de ensino/aprendizagem (Macdonald, 1999, p. 12-28), que faz a ligao do saber sociedade, na medida em que a histria escolar dos alunos singular, mas tal singularidade construda em um mundo estruturado pelas relaes sociais (Charlot, 1999, p. 32). (p. 9) - Considerar a poltica curricular como um espao pblico de tomada de deciso significa, ento, aceitar que a escola um local de tomada de decises e que estas no ficam

circunscritas administrao, pois os professores, alunos e pais, entre outros que atuam no contexto curricular, so decisores polticos, embora nem sempre reconhecidos. (p. 10) - [...] as decises curriculares no podem ser analisadas na base da opinio pessoal e do mero consenso, que resultaria de um equilbrio de foras hegemnicas que so histrica, social, econmica e culturalmente definidas em funo de espaos delimitados por fronteiras de interesses, mas na base da investigao e avaliao das experincias. (p. 10) - De fato, o currculo tem a centralidade no debate sobre as questes educativas. O currculo um tema obrigatrio na agenda das polticas dos diversos governos, legitimados por diferentes ideologias. Fala-se em currculo, em polticas curriculares e em educao como se tratasse de uma paixo: algo que no nos deixa indiferentes, algo que nos sensibiliza e nos torna atores de uma vontade. Escreve-se ainda mais sobre currculo nos dias de hoje, pois sobre a escola h sempre uma opinio, um lado poltico que traduz o nosso modo particular de olhar para uma realidade, a qual foi nossa pelas experincias que recordamos. Ah... a escola, do nosso tempo! Sem reformas, sem inovaes, sem polticas, sem indisciplina. Ah... a escola da aprendizagem memorstica, dos reis e seus cognomes, das batalhas nacionalistas, dos registros ocultados, dos feitos hericos, dos exerccios, da repetio, da regra, da norma, do universal, da escrita... essa, sim, era a verdadeira escola. E mais verdadeira ainda porque era a escola do insucesso, da meritocracia, do exame nacional, da avaliao rigorosa. Era a escola do professor, mas no a escola do aluno ou, pelo menos, de todos os alunos. (p. 11) 1. O LADO POLTICO POLTICAS CURRICULARES - [...] James Macdonald (1995, p. 149) proclama que
o parmetro principal do currculo no o aluno, nem a sociedade, nem a herana cultural, mas o processo poltico de escolaridade. Assim, pretendo dizer que o processo poltico a rede de estruturas, papis, normas e relaes interpressoais que operam no processo de escolaridade. (p. 13)

- A considerao do currculo, e inerentemente a da educao, como uma construo poltica, parte do pressuposto de que a escola, nas palavras de Dwayne Huebner (1975, p. 273), o veculo dessa atividade poltica, ou seja, um modo particular de organizar o poder e as influncias que se encontram nas suas prticas cotidianas. Porm, reduzir o currculo a uma atividade poltica e consider-lo um texto institucionalizado (Pinar e Reynalds, 1995, p. 149152), legitimado por uma funo burocrtica direcionada para a eficincia e melhoria constante. Insere-se nessa argumentao a definio de currculo proposta por Ulf Lundgren (1997, p. 22):
Defino currculo como a soluo necessria ao problema da representao e o problema da representao como o objeto do discurso pedaggico. O objeto do discurso coloca-se como um domnio do pensamento e da construo de realidades sociais quando a produo social e a reproduo se separam entre si. (p. 13)

- Sendo uma lgica do poder educativo, o currculo no pode ser separado nem do contexto amplo que o define no tempo e no espao nem da organizao escolar que o concretiza. (p. 14)

- Em termos formais, a poltica curricular corresponde ao conjunto de leis e regulamentaes que dizem respeito ao que deve ser ensinado nas escolas (Elmore e Sylkes, 1992, p. 186). Do mesmo modo, Jos Gimeno (1988, p. 129-130) define a poltica curricular como:
toda deciso ou condicionamento dos contedos e da prtica de desenvolvimento do currculo, desde os contextos de deciso poltica e administrativa, que estabelece as regras de jogo do sistema curricular. Planeja parmetros de atuao com um grau de flexibilidade para os diferentes agentes que moldam o currculo. Na medida em que o regula, a poltica o primeiro condicionante direto do currculo e, indiretamente, atravs da sua ao que outros agentes so moldados. (p. 14)

- Nessa perspectiva, a poltica curricular uma ao simblica, representando uma ideologia para a organizao da autoridade e que abrange tanto as decises das instncias da administrao central como as decises dos contextos escolares (Elmore e Sykes, 1992, p. 186), sendo implementada por intermdio de trs tipos de instrumentos: normativos explcitos e objetivos (leis, decretos-lei, portarias, despachos normativos); normativos interpretativos e subjetivos (circulares e ofcio circulares); documentos de orientao e apoio (textos de apoio, documentos internos na escola). (p. 14) - [...] os atores curriculares, sobretudo aqueles que se situam no contexto da escola, so produtores de discursos polticos que legitimam e do significado ao cotidiano escolar. No modelo que propem sobre o papel dos professores na formulao das polticas educativas, Paul Croll e colaboradores (1994) afirmam que os professores atuam, na escola e na sala de aula, como decisores polticos. (p. 15) - [...] no plano das micropolticas, aborda-se o lugar das escolas, dos professores e dos alunos na configurao prtica do currculo, lugares que nem sempre so controlados totalmente pela administrao. Alis, como reconhece Stephen Ball (1997, p. 10), uma teoria da poltica da educao no pode ser limitada perspectiva do controle do Estado porque as polticas so imperfeitas e simples, enquanto que a prtica sofisticada, contingente, complexa e instvel, o que equivale a dizer que nesse plano existem estruturas de poder, redes informais de deciso e prticas discursivas que intervm de modo ativo na deciso curricular. (p. 16) - Efetivamente, as polticas curriculares so decididas e construdas em espaos e vertentes que envolver lutas e alianas e que de forma alguma se restringem ao conceito racional e operativo da linearidade poltica [...]. (p. 16) - [...] Sandra Taylor e colaboradores (1997, p. 25) conceitualizam a poltica como um processo complexo, interativo, multifacetado, desarticulado e menos racional. Desse modo, as polticas curriculares, enquanto elos de ligao s polticas educacionais, pois so um seu subconjunto, no so decididas em um ciclo prescritivo, mas (Ball, 1997, p. 26) em um ciclo constitudo por contextos interligados de uma forma no-hierrquica: * Contexto de influncia: momento da construo dos discursos polticos ao nvel dos principais grupos de presso, dos organismos e dos contextos locais. * Contexto de produo do texto poltico: engloba a produo de diversos textos normativos, documentos, pareceres, discursos oficiais, interveno da mdia que, forosamente, contraditria e incoerentes, na medida em que representa diversas opinies e alianas.

* Contexto da prtica: inclui o terreno da interveno dos prticos, razo pela qual muitos dos textos curriculares so rejeitados, ignorados e distorcidos sempre que no correspondam s experincias, aos valores, aos propsitos e aos interesses dos professores, aos alunos e demais atores. * Contexto dos resultados: diz respeito aos efeitos das polticas tanto nas estruturas e prticas quanto no impacto dessas mudanas nos padres de igualdade, liberdade e justia social. * Contexto de estratgia poltica: engloba as atividades sociais e polticas de modo a contribuir para a resoluo/atenuao das desigualdades, no fundo, a base da investigao social crtica. (p. 16-17)

You might also like