You are on page 1of 31

Criado e Desenvolvido por:

Todos os direitos so reservados 2013. www.tioronni.com.br

COITO INTERROMPIDO
Tambm chamado de " tirar fora ", quando o homem, segundos antes da ejaculao, retira o pnis e ejacula fora da vagina. Mtodo muito pouco eficiente pois as secrees do pnis na fase de excitao podem conter espermatozides vivos. E tambm porque muito difcil conter a ejaculao.
FONTE: http://usuarios.idbrasil.org.br

DIAFRAGMA
um pequeno anel de metal recoberto por uma pelcula de borracha ou silicone que colocado pela mulher dentro da vagina antes da relao e retirado 12 horas aps. Ele impede que os espermatozides entrem no tero. Uma das vantagens do diafragma sua discrio. S voc sabe que est usando. Inicialmente o tamanho do diafragma deve ser medido por um mdico. A durao do diafragma muito grande, bastando cuidados de conservao. Para ser eficiente ele tem de ser usado junto com um creme espermicida.

TABELINHA
Como se usa?

A mulher deve anotar em um caderno ou calendrio todos os dias que menstruou (do 1 at o ltimo dia de menstruao) durante no mnimo 6 vezes. A partir dessas anotaes ela deve calcular os seus ciclos menstruais. Em seguida dever aplicar uma frmula e, com isso, identificar seu perodo frtil. FRMULA: A mulher deve pegar o seu ciclo mais curto e subtrair 18, e com isso obter o dia do incio do perodo frtil. Depois, a mulher deve pegar o seu ciclo mais longo e subtrair 11; com isso obter o dia do fim do perodo frtil.
EXEMPLO: Uma mulher cujo ciclo mais curto seja de 26 dias e o ciclo mais longo seja de 35 dias, aplicando a frmula temos: 26 - 18 = 8 e 35 11 = 24 Neste caso, o perodo frtil da mulher a partir do 8 dia at o 24 dia de cada ciclo. Ela no deve ter relaes sexuais nesse perodo, se quiser evitar a gravidez. Os dias frteis (nmeros) no so necessariamente iguais aos dias do ms. Qual a sua eficcia? A taxa de falha varia de 14 a 47 mulheres grvidas de cada cem que usam durante um ano. Pouco eficiente.
FONTE: http://www.colegiosaofrancisco.com.br

DIU DISPOSITIVO INTRA-UTERINO


um dos mtodos anticoncepcionais mais utilizados em todo o mundo, com aproximadamente 100 milhes de usurias. um objeto pequeno de plstico flexvel, freqentemente com revestimento ou fios de cobre. O Diu to eficiente quanto a plula e uma boa escolha para aquelas mulheres que j tem filhos e que desejam espaar a prxima gravidez por mais de dois anos, ou para aquelas que tem dvidas sobre uma soluo definitiva. Os Dius mais modernos duram de 5 a 10 anos no organismo da mulher. So colocados dentro do tero pelo mdico e necessrio que a mulher faa controle peridico do Diu.

CONTACEPTIVOS VAGINAIS ANEL VAGINAL


Este novo mtodo, libera gradativamente pequenas quantidades de hormnios que alm de inibir a ovulao (impedindo a gravidez), promove o controle do ciclo menstrual. Desenvolvido para ser colocado pela mulher e ser mantido dentro da vagina por todo o ms. No interfere na relao sexual.

ESPERMATICIDAS
So cremes, supositrios, sprays, que colocados dentro da vagina antes da relao matam os espermatozides. No so muito divulgados no Brasil, so de difcil acesso, e so menos seguros que a camisinha.

Em uso rotineiro: So pouco eficazes. A taxa de gravidez de 26 para cada 100 mulheres no primeiro ano de uso (uma em cada quatro mulheres).
Usados correta e consistentemente: So eficazes: a taxa de gravidez de 6 para cada 100 mulheres no primeiro ano de uso (uma em cada 17).

MUCO CERVICAL
MUCO CERVICAL Tambm conhecido como mtodo de Billings baseia-se na ocorrncia de modificaes cclicas no muco cervical, atravs das quais as mulheres podem observar se esto no perodo frtil. Como proceder:

Pesquisar a presena do muco todos os dias, observando atentamente a sensao ocasionada pelo mesmo, buscando perceber claramente as mudanas progressivas que ocorrem;
Interromper a atividade sexual ao menor sinal da presena do muco, aps o perodo de secura vaginal que normalmente sucede menstruao;

Observar o aumento progressivo do muco que atinge o pico durante a ovulao, passando a regredir a partir dela, por ao da progesterona; Permanecer em abstinnciapor no mnimo 3 dias a partir do pico, podendo reiniciar a atividade sexual no quarto dia.
Mtodo pouco eficiente.

ANTICONCEPCIONAL INJETVEL
As injees anticoncepcionais devem sempre ser injetadas na regio gltea, ou ndegas. O local correto est assinalado com um X na figura acima. Tem como mecanismo de ao, inibir a ovulao e tornam o muco cervical espesso, dificultando a passagem dos espermatozides. Deve ser usada uma agulha 30 x 8 e a injeo deve ser profunda. No massagear o local da injeo. Existem trs tipos de anticoncepcionais injetveis: Uno-Ciclo e Perlutan, Mesigyna e Cyclofemina, e Depo-Provera 150. Este mtodo muito eficaz. As taxas de gravidez so baixas, entre 0,1% a 0,3% durante o primeiro ano de uso, com injees mensais (cada 30 dias3).

LIGADURA
A ligadura de trompas realizada nas mulheres que nunca mais querem filhos. Pode ser feita de vrias maneiras mas sempre exige internao e anestesia geral ou regional. uma cirurgia de esterilizao voluntria definitiva e, por isto, a mulher tem de ter certeza absoluta que nunca mais poder ter filhos. A esterilizao feita cortando e ligando as trompas de Falpio, os condutos que levam o vulo do ovrio ao tero. Mtodo muito eficiente e irreversvel.

ANTICONCEPCIONAIS ORAIS
Os anticoncepcionais orais combinados (AOCs), mais conhecidos como plula, so usados por cerca de 20% das mulheres casadas ou unidas em idade frtil (15-49 anos) no Brasil. A plula o mtodo anticoncepcional reversvel mais utilizado no pas. So comprimidos que contm dois hormnios sintticos (estrognio e progestognio) parecidos com os produzidos pelo ovrio da mulher. A plula anticoncepcional um dos melhores mtodos para se evitar uma gravidez indesejada. Existem diversos tipos de plula porque existem diversos tipos de mulheres. Seu mdico a melhor pessoa para decidir que tipo voc deve tomar. Existem outras indicaes mdicas para a plula tais como endometriose, ovrios policsticos, tenso pr-menstrual e clica menstrual.

PLULA DO DIA SEGUINTE


No dia 30 de julho de 1999 foi lanada no Brasil a primeira plula para contracepo de emergncia no VI Congresso de Ginecologia e Obstetrcia do Sudeste da FEBRASGO. Nosso editor, Dr. Srgio dos Passos Ramos, esteve presente ao lanamento. Anticoncepo de emergncia a administrao de medicamentos at 72 horas aps a relao desprotegida ou acidental visando evitar a gravidez. Tambm chamada de plula do dia seguinte. Dentro de suas caractersticas s deve ser usada em caso de emergncia e no como mtodo anticoncepcional de rotina. Nem sempre surte resultados e pode ter efeitos colaterais intensos. Usada at 24 horas da relao tem um ndice de falha de 5 %. Entre 25 e 48 horas o ndice de falha aumenta para 15 % e entre 49 e 72 horas o ndice chega a 42 % de falhas. Isto significa dizer que deve ser usada to logo seja possvel aps a relao desprotegida. Deve sempre ser receitada por mdico ginecologista e no pode ser usada de maneira habitual. Ou seja de emergncia. Em caso de necessidade voc deve procurar um servio de ginecologia ou seu mdico pessoal urgente.

ADESIVO ANTICONCEPCIONAL
Como funciona: consiste de uma combinao de 2 hormnios (um progestognio e um estrognio), liberados de forma contnua por sete dias, atravs de adesivos cutneos. A absoro cutnea muito eficiente, mantendo um nvel contnuo de hormnios que garantem alta eficcia. Os adesivos vm em embalagens contendo trs unidades. Na primeira vez, deve-se comear entre o primeiro e o quinto dia do ciclo. Cada adesivo deve ficar colocado por sete dias. Aps esse perodo ser trocado por um novo. Depois de completar sete dias com o terceiro adesivo, a mulher dever retir-lo e ficar sem adesivo por sete dias e iniciar um novo ciclo. Segurana anticoncepcional: um mtodo muito eficaz. Proteo contra DSTs: No oferece proteo.

IMPLANTE
Como funciona: Consiste de um bastonete de 4 cm de comprimento e 2 mm de dimetro, colocado abaixo da pele. um mtodo de longa durao. O implante geralmente permanece por um perodo de 3 anos. O retorno da fertilidade ocorre rapidamente aps a remoo. Pode ser usado como coadjuvante no tratamento da dismenorria (dor durante a menstruao). Segurana anticoncepcional: um mtodo muito eficaz. Proteo contra DSTs: No oferece proteo.

GRAVIDEZ NO PLANEJADA

TEMPERATUA BASAL
Este mtodo baseia-se no fato de que a mulher, aps a ovulao apresenta um aumento da temperatura corporal, entre 0,3 e 0,8o C, devido ao da progesterona.
Mtodo: Medir a temperatura corporal, diariamente no incio do ciclo; Temperatura da boca (sublingual) ao acordar;

Anotar no grfico;
Avaliao por um profissional de sade; Repetir por 3 ciclos consecutivos; Para no engravidar a mulher deve evitar relaes desde o primeiro dia da menstruao at que a temperatura se eleve de 0,3 e 0,8o C por 3 dias consecutivos. Desvantagens: No serve se o ciclo for irregular. Requer disciplina. Limita o perodo para o sexo. Exige sono regular. Doenas podem alterar a temperatura. Pouco eficiente.

CAMISINHA MASCULINA
A camisinha protege de uma gravidez no planejada, das DST e da AIDS. Isso quer dizer que quando voc usa a camisinha durante toda a relao sexual, voc est se protegendo e protegendo quem est com voc. No tem essa de que tira o prazer e que no a mesma coisa. Basta voc se acostumar! Mtodo bastante eficiente!

Para a camisinha no arrebentar, importante:


- Olhar o prazo de validade; - Abrir a embalagem s na hora de usar; - Nunca abrir a embalagem usando os dentes ou objetos cortantes (tesoura, etc);

- No usar lubrificante oleoso (manteiga, leo, vaselina, etc);


- S usar lubrificante base de gua; - Colocar a camisinha sobre o pnis j duro; - Apertar a ponta da camisinha antes de desenrolar;

- Desenrolar at a base do pnis;


- Tirar a camisinha logo depois da ejaculao, com o pnis ainda duro; - Usar uma camisinha nova, a cada relao.

CAMISINHA MASCULINA
Como colocar a Camisinha Masculina
Abra a embalagem com cuidado - nunca com os dentes - para no furar a camisinha. Coloque a camisinha somente quando o pnis estiver ereto.

Desenrole-a at a base do pnis, mas antes aperte a ponta para retirar o ar. Voc tambm ao apertar a ponta da camisinha pode gira-l algumas vezes para se certificar da sada do ar.

Aps a ejaculao, retire-a com o pnis ainda duro, fechando com a mo a abertura para evitar que o esperma vaze da camisinha. Aps a relao sexual, d um n e jogue-a no lixo. Isso evitar o vazamentos e possveis contaminaes do lixo. Nunca use a camisinha mais de uma vez.

HISTRIA DA CAMISINHA MASCULINA


As civilizaes mais antigas j se preocupavam com a questo da preveno. O preservativo mais antigo que se tem notcia, j era usado no Egito, h mais de 3 mil anos antes AC, com o objetivo de prevenir contra as chamadas doenas venreas. A ilustrao mais antiga da camisinha foi tambm encontrada no Egito ( um homem com um envoltrio no pnis), consistia em uma tripa de porco ou bexiga de cabra, tambm usada pelos gregos. J os chineses e os japoneses usavam como matria-prima o linleo e o papel de seda, que era lubrificado com leo. O linho tambm j foi utilizado como matria-prima, mas com a vulcanizao , processo inventado por Charles Goodyear, nos Estados Unidos em 1839, as camisinhas passaram a ser fabricadas de ltex , tornando-se assim elsticas e mais resistentes.
FONTE: http://www.saude.df.gov.br

HISTRIA DA CAMISINHA MASCULINA


Durante sculos, homens e mulheres tm procurado mtodos contraceptivos, vrios foram testados, mas a maioria se mostrou apenas dolorosa e ineficaz. Na tentativa de evitar uma gravidez indesejada ou doenas sexualmente transmissveis a humanidade inventou frmulas to estranhas quanto gengibre e suco do fumo ou excrementos de crocodilo, que possui pH alcalino, assim como os espermicidas modernos. O nascimento da camisinha no foi muito mais nobre do que isto. Na sia usava-se um envoltrio de papel de seda untado com leo. No Antigo Egito os egpcios j usavam ancestrais de camisinhas no como anticoncepcionais, mas como proteo contra picadas de insetos (durante as caadas, no no sexo). Elas eram feitas de tecido ou outros materiais porosos pouco eficazes como mtodos anticoncepcionais. Mas, durante a Idade Mdia, com a disseminao de doenas venreas na Europa se fazia necessrio a inveno de um mtodo mais eficaz. Em 1564, o anatomista e cirurgio Gabrielle Fallopio confeccionou um forro de linho do tamanho do pnis e embebido em ervas. Mais adiante, estes preservativos passaram a ser embebidos em solues qumicas (pretensamente espermicidas) e depois secados.

HISTRIA DA CAMISINHA MASCULINA


Foi s no sculo XVII, que a camisinha ganhou um "toque de classe". O Dr. Quondam, alarmado com o nmero de filhos ilegtimos do rei Carlos II da Inglaterra (1630-1685), criou um protetor feito com tripa de animais. O ajuste da extremidade aberta era feito com um lao, o que, obviamente, no era muito cmodo, mas o dispositivo fez tanto sucesso que h quem diga que o nome em ingls (condom) seria uma homenagem ao mdico. Outros registros indicam que o nome parece vir mesmo do latim "condus" (receptculo). A "camisinha-tripa" seguiu sendo usada, at 1839, quando Charles Goodyear descobriu o processo de vulcanizao da borracha, fazendo-a flexvel a temperatura ambiente. Mas no se anime que a higiene absoluta ainda no nasceu. Nesta poca, os preservativos de borracha eram grossos e caros e por isto lavados e reutilizados diversas vezes. As camisinhas de ltex s surgiram em 1880 e da evoluram medida que novos materiais foram desenvolvidos, adicionando novas formas, melhorando a confiabilidade e durabilidade.
FONTE: http://img.terra.com.br

CAMISINHA MASCULINA LQUIDA


Pesquisadores americanos esto desenvolvendo uma camisinha lquida para proteger as mulheres contra o vrus da Aids.O lquido formulado pela equipe da Universidade de Utah se transforma em uma cobertura de gel quando inserida na vagina. Depois, quando exposta ao smen, ele retorna forma lquida e libera uma droga antiviral para atacar o vrus HIV. Porm a tecnologia, descrita em um artigo na revista cientfica Journal of Pharmaceutical Sciences, ainda deve demorar cinco anos para ser testada em seres humanos. E os pesquisadores prevem que ainda levar cerca de dez anos antes de que o produto possa ser usado em larga escala. O nosso maior objetivo para esta tecnologia proteger as mulheres e seus filhos no tero ou recm-nascidos de serem contaminados com o vrus da Aids, disse o pesquisador Patrick Kiser.
FONTE: http://www.itexto.net

TIPOS DE CAMISINHA MASCULINA

O USO DA CAMISINHA MASCULINA

CAMISINHA MASCULINA FOSFORESCENTE


Camisinha fosforescente, liso, lubrificado, com reservatrio, lados paralelos. Largura nominal de 52 mm. Embalagem com 1 unidades. Modo de uso: Esfregue coloque perto da luz e vista. - A segurana no prazer de extrema importncia - Produto Importado
FONTE: http://www.erotikacenter.com.br

CAMISINHA FEMININA
Como Colocar a Camisinha Feminina
um grande avano para a preveno de doenas sexualmente transmissveis. A camisinha pode ser colocada horas antes da penetrao. Permite que o homem faa sexo oral na mulher. Evita gravidez e doenas sexualmente transmissveis. Para colocar a camisinha encontre uma posio confortvel. Pode ser em p com um p em cima de uma cadeira; sentada com os joelhos afastados; agachada ou deitada.

Segure a argola menor com o polegar e o indicador.

Aperte a argola e introduza na vagina com o dedo indicador.

Empurre-a com o dedo indicador. A argola maior fica para fora da vagina, isso aumenta a proteo.

Depois da relao, retire a camisinha torcendo a argola de fora para que o esperma no escorra e jogue-a no lixo. Nunca use a camisinha mais de uma vez.

CAMISINHA FEMININA

VASECTOMIA
A vasectomia a ligadura dos canais deferentes no homem. uma pequena cirurgia feita com anestesia local em cima do escroto (saco). No precisa de internao. uma cirurgia de esterilizao voluntria definitiva e, por isto, o homem tem de ter certeza absoluta que nunca mais poder ter filhos. Mtodo bastante eficaz e pode ser em 70% dos casos reversvel.

SEXO SEGURO
USO DE PRESERVATIVOS
Dos mais experientes aos principiantes, todos podem errar! E em um desses erros, uma das conseqncias pode ser uma gravidez no planejada ou a contrao de uma DST. Previna-se! Por mais quente que esteja o momento, no custa nada usar um dos mtodos j visto...

OBRIGADO

You might also like