You are on page 1of 10

O ndio j habitava o territrio brasileiro muito antes da chegada dos portugueses.

Vrios grupos indgenas viviam espalhados Brasil afora. Os grupos eram classificados pela variao lingustica e um dos grupos mais importantes era o Tupi, formado pelos povos Guarani, Tamoio, Tupinamb, Tupiniquim, entre outros. NDIOS J VIVIAM NO BRASIL MUITO ANTES DA CHEGADA DOS PORTUGUESES Antes do ano 1500, quando os portugueses chegaram ao Brasil, o ndio vivia em tribos organizadas, com cultura, religio e costumes prprias. A pesca, a caa e a agricultura eram basicamente os meios de sobrevivncia. Na hierarquia do universo do ndio, o cacique era o figura mais importante, concentrando o poder poltico e administrativa do grupo. J o paj era o lder religioso e quem responsvel pela cura de doenas nos membros das tribos atravs de ervas medicinais. De acordo com historiadores, antes da chegada dos portugueses, o Brasil contava com cerca de quatro milhes de ndios. Com a chegada do europeu, o ndio passou enganado e at explorado, chegado a abandonar sua cultura, adotando os modos trazidos pelos portugueses. No entanto, nem todo ndio aceitou esta relao passivamente com o europeu. Algumas tribos entraram em conflitos com os portugueses, mas foram derrotados pelos europeus que dispunham de um grande nmero de armas de fogo. Atualmente, restam no Brasil cerca de 400 mil ndios. Porm, a maioria j perdeu as caractersticas culturais significativas como a lngua prpria. Hoje em dia, comum o ndio falar portugus e adotar outros costumes dos brancos. A aproximao com o europeu contaminou o ndio com vrias doenas. Vrias tribos chegaram a ser praticamente extintas por este motivo. Poucos grupos indgenas da Amaznia se mantiveram afastadas da civilizao e conseguiram preservar suas culturas intactas. AINDA EXISTEM GRUPOS INDGENAS QUE RESISTEM COM SUAS CULTURAS Mas o ndio, na maioria das vezes, foi assimilado dentro da sociedade brasileira e acabou por absorver a nova cultura, sendo responsvel pela grande miscigenao da populao brasileira, juntamente com os portugueses e os povos africanos. De acordo com dados recentes da Fundao Nacional do ndio (Funai), 25% dos ndios que vivem na regio da Amaznia mora em reas urbanas. Apenas metade deste grupo se reconhece como ndio, mantendo, inclusive, os rituais e a lngua.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), divulgados em 2010, o Amazonas o estado brasileiro com o maior nmero de ndios, chegando a 113.391. Em segundo lugar est a Bahia, com 62.240 ndios. So Paulo tem a terceira maior populao indgena, com 63.789 indios. O Mato Grosso do Sul est em quarto lugar, com 53.900. Depois, em quinto lugar, aparece Minas Gerais com uma populao indgena de 48.720. Em sexto lugar vem o Rio Grande do Sul com uma populao de 38.718 ndios. O estado do Par est em stimo lugar, com 37.681 ndios. Em seguida, em oitavo lugar, aparece o Rio de Janeiro, com 35.934 ndios. Pernambuco est em nono, com 34.669 ndios. A lista dos dez estados brasileiros com maior populao indgena, de acordo com o IBGE, encerra-se com o Paran, em dcimo lugar, com uma populao indgena de 31.488.

Antes de 1500, milhes de ndios viviam no Brasil. Hoje em dia, a populao indgena no chega a 300 mil. E depois de todo esse tempo, ainda no se conhece muito sobre os ndios brasileiros. Acredite se quiser: ainda existem 54 grupos indgenas que no tm contato constante ou conhecido com os homens brancos. Quem pensa que ndio tudo igual, est muito enganado. Entre as sociedades indgenas, existe uma incrvel variedade de culturas, modos de vida, costumes, lnguas, rituais. E na poca do descobrimento essa variedade era muito maior. Basta imaginar que algumas naes indgenas brasileiras tinham a mesma populao de pases europeus daquela poca. Hoje em dia, a maior parte dos ndios vive em reservas indgenas, que so reas demarcadas e protegidas pelo governo. Est l na Constituio: os ndios tm direitos sobre as terras que tradicionalmente ocupam. A rea de uma reserva indgena deve incluir no s a aldeia (onde os ndios moram em casas chamadas ocas) como tambm as terras em volta, onde se pode plantar, caar, pescar. Na reserva, os ndios mantm seus costumes. Mas isso no significa que esto isolados do resto do pas. Eles participam da vida social, se candidatam a cargos polticos, reclamam da crise econmica e tudo mais. - Diversos povos indgenas habitavam o Brasil muito tempo antes da chegada dos portugueses em 1500. Cada povo possua sua prpria cultura, religio e costumes. Viviam basicamente da caa, pesca e agricultura. Tinham um contato total com a natureza, pois dependiam dela para quase tudo. Os rios, rvores, animais, ervas e plantas eram de extrema importncia para a vida destes ndios. Por isso, os ndios respeitavam muito a natureza. - Os ndios viviam em tribos e tinham na figura do cacique o chefe poltico e administrativo. O paj era o responsvel pela transmisso da cultura e dos conhecimentos. Era o paj que tambm cuidava da parte religiosa e medicinal, atravs da cura com ervas, plantas e rituais religiosos. - Faziam objetos artesanais com elementos da natureza: cermica, palha, cip, madeira, dentes de animais, etc. - A religio indgena era baseada na crena em espritos de antepassados e foras da natureza.

- Os ndios faziam festas e cerimnias religiosas. Nestas ocasies, realizavam danas, cantavam e pintavam os corpos em homenagem aos antepassados e aos espritos da natureza. - Historiadores calculam que existiam de 3 a 4 milhes de ndios no Brasil antes de 1500, espalhados pelos quatro cantos do pas. * Observao: felizmente, muitos dos aspectos culturais citados acima ainda fazem parte da vida de muitos povos indgenas brasileiros que resistiram at hoje s influncias da cultura dos brancos. - Diversos povos indgenas habitavam o Brasil muito tempo antes da chegada dos portugueses em 1500. Cada povo possua sua prpria cultura, religio e costumes. Viviam basicamente da caa, pesca e agricultura. Tinham um contato total com a natureza, pois dependiam dela para quase tudo. Os rios, rvores, animais, ervas e plantas eram de extrema importncia para a vida destes ndios. Por isso, os ndios respeitavam muito a natureza. - Os ndios viviam em tribos e tinham na figura do cacique o chefe poltico e administrativo. O paj era o responsvel pela transmisso da cultura e dos conhecimentos. Era o paj que tambm cuidava da parte religiosa e medicinal, atravs da cura com ervas, plantas e rituais religiosos. - Faziam objetos artesanais com elementos da natureza: cermica, palha, cip, madeira, dentes de animais, etc. - A religio indgena era baseada na crena em espritos de antepassados e foras da natureza. - Os ndios faziam festas e cerimnias religiosas. Nestas ocasies, realizavam danas, cantavam e pintavam os corpos em homenagem aos antepassados e aos espritos da natureza. - Historiadores calculam que existiam de 3 a 4 milhes de ndios no Brasil antes de 1500, espalhados pelos quatro cantos do pas. * Observao: felizmente, muitos dos aspectos culturais citados acima ainda fazem parte da vida de muitos povos indgenas brasileiros que resistiram at hoje s influncias da cultura dos brancos. Os ndios domesticavam animais de pequeno porte como, por exemplo, porco do mato e capivara. Os ndios faziam objetos utilizando as matrias-primas da natureza. Vale lembrar que ndio respeita muito o meio ambiente, retirando dele somente o necessrio para a sua sobrevivncia. Desta madeira, construam canoas, arcos e flechas e suas habitaes (oca). A palha era utilizada para fazer cestos, esteiras, redes e outros objetos. A cermica tambm era muito utilizada para fazer potes, panelas e utenslios domsticos

em geral. Penas e peles de animais serviam para fazer roupas ou enfeites para as cerimnias das tribos. O urucum era muito usado para fazer pinturas no corpo. - Os ndios brasileiros se alimentam exclusivamente de alimentos retirados da natureza (peixes, carnes de animais, frutos, legumes, tubrculos); - Costumam tomar banho vrios vezes por dia em rios, lagos e riachos; - Os homens saem para caar em grupos; - Fazem cerimnias e rituais com muita dana e msica. Costumam pintar o corpo nestes eventos. - Desde pequenas as crianas so treinadas para as atividades que devero desempenhar na vida adulta; - Realizam rituais de passagem entre a fase de criana e a adulta; - Moram em habitaes feitas de elementos da natureza (troncos e galhos de rvores, palhas, folhas secas, barro); - Fazem objetos de arte (potes e vasos de cermica, mscaras, colares) com materiais da natureza. Esta atividade desempenhada pelas mulheres das tribos; - Tratam as doenas com ervas da natureza e costumam realizar rituais de cura, dirigidas por um paj; - Possuem o costume de dividir quase tudo que possuem, principalmente os alimentos; - Possuem uma religio baseada na existncia de foras e espritos da natureza.

O primeiro nome do Brasil foi Pindorama, que em tupi-guarani significa terra das palmeiras. O termo era utilizado pelos ndios, antes mesmo de Pedro lvares Cabral descobrir o pas em 1500.

Quadro de Albert Eckhout (Sc. 17) tematiza dana indgena

Ritual antropofgico em gravura do sculo 16.

O Brasil antes de 1500: o Tratado de Tordesilhas

- Faziam objetos artesanais com elementos da natureza: cermica, palha, cip, madeira, dentes de animais, etc.

- Os ndios faziam festas e cerimnias religiosas. Nestas ocasies, realizavam danas, cantavam e pintavam os corpos em homenagem aos antepassados e aos espritos da natureza.

You might also like