You are on page 1of 7

Universidade Federal de Uberlndia Faculdade de Engenharia Eltrica

Converso De Energia

CAMPO GIRANTE NA MQUINA DE INDUO

Grupo: Ana Lcia Soares 11111EEL073 Elisabete Carvalho Oliveira 11021EEL007

Guilherme Costa 11021EEL015


Vanessa Shiguemi 11021EEL047 TURMA: UD

UBERLNDIA MG JUNHO - 2012

SUMRIO

INTRODUO.............................................................................................................. 3 CAMPO GIRANTE NAS MQUINAS DE INDUO..................................................... 3 Mquina de induo .................................................................................................. 3 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS .............................................................................. 7

INTRODUO
Este princpio do eletromagnetismo clssico extremamente interessante e sua descoberta possibilitou o desenvolvimento dos modernos motores de corrente alternada, em particular os motores de induo. De modo sinttico, seu enunciado : Trs correntes alternadas senoidais, com mesma amplitude e defasadas de 120, circulando por trs bobinas fixas, cujos eixos magnticos distam 120 entre si, produzem um campo magntico girante de intensidade constante. A figura abaixo mostra como o funcionamento do campo girante.

Figura 1: Campo magntico girante e tenses defasadas

Na figura observamos tambm a orientao do campo resultante e as funes de onda das tenses alternadas, todas defasadas de 120. Vemos em dois instantes diferentes como a orientao resultante do campo muda e desta forma se percebe o movimento do mesmo. Como podemos ver as condies para existncia de um campo girante so: Existncia de um conjunto de enrolamento deslocado no espao, alimentao desses enrolamentos por meio de correntes defasadas no tempo.

CAMPO GIRANTE NAS MQUINAS DE INDUO


Mquina de induo

A mquina de induo a mais simples das mquinas eltricas rotativas, seja sob o ponto de vista de sua construo, seja sob o ponto de vista de sua operao. O seu principal campo de aplicao o acionamento, isto , ela opera sempre como motor. Apesar de eletricamente ser possvel a mquina de induo funcionar como gerador, so raros os exemplos neste campo de aplicao. Nas fbricas e plantas industriais os motores de induo so encontrados s centenas. Como toda mquina eltrica rotativa, o motor de induo possui uma parte fixa, o estator ou armadura, e uma parte que gira, o rotor. No h, praticamente, nenhuma diferena entre o estator de um motor ou gerador sncrono e o estator de um motor de induo de mesma potncia mesmo numeram de polos, etc. O rotor que diferente. Enquanto nas mquinas sncronas o rotor de polos salientes uma montagem comum, nos motores de induo ela no existe: todos os rotores de motores de induo so de polos lisos.Como toda mquina rotativa, os ncleos do rotor e do estator so montados com chapas de ao silcio, degranulometria orientada, para reduzir a relutncia do circuito magntico e as perdas magnticas devidas ao fenmeno das correntes parasitas. Os pacotes de chapas de ao so perfurados em diversas formas (circular,retangular, etc) criando as ranhuras. Enquanto o estator fixado em bases metlicas ou de concreto, o rotor montado sobre um eixo de ao que se acopla, mecanicamente, ao eixo da mquina a ser acionada.

Figura 2 Partes de um motor de induo: (a) Estator; (b) Rotor; (c) Tampas laterais; (d) Ventilador (e) Grade de ventilao; (f) Caixa de terminais; (g) Anis deslizantes; (h) Escovas e porta escovas.

Os motores de induo podem ser monofsicos ou polifsicos (trifsicos). Os motores de induo monofsicos podem ser estudados como um caso particular dos motores trifsicos. Enquanto os motores de induo trifsicos so os acionadores mais comuns

utilizados na indstria, praticamente em qualquer nvel de potncia, o principal campo de aplicao dos motores monofsicos o acionamento de pequenas cargas, destacandose as de uso domstico (bombas dgua, geladeiras, ventiladores e outros). Como tais cargas so de pequena potncia, menor do que 1 kW, eles recebem, algumas vezes, o nome de motores fracionrios. Os motores monofsicos de potncia maior do que 1 kW so usados no acionamento de cargas de uso rural e comercial, onde a tenso disponvel quase sempre monofsica.

Figura 3 Tipos de rotor: (a; b) Rotor em gaiola; (c) Rotor bobinado.

Nas ranhuras do estator est montado um enrolamento trifsico, que ser percorrido por uma corrente trifsica equilibrada quando o motor for ligado rede eltrica. Ser criada a FMM girante do estator, que vai girar a uma velocidade definida pela frequncia da rede e nmero de polos do motor. As ranhuras do rotor tambm recebem um segundo enrolamento trifsico que uma reproduo do enrolamento do estator, quando o rotor for do tipo rotor bobinado1. Outro tipo de rotor o chamado rotor em gaiola de esquilo ou, simplesmente, rotor em gaiola que o tipo mais usado. O enrolamento do rotor bobinado , em geral, ligado em estrela e os terminais de cada uma das fases so soldados a trs anis de cobre montados sobre o eixo (fig.c), isolados entre si e do eixo, que lhe do o seu outro nome: rotor em anis. Sobre eles deslizam escovas de carvo que iro ligar os terminais do enrolamento a um reostato trifsico que ter um papel importante na partida do motor. O rotor em gaiola no apresenta a forma convencional de um enrolamento, isto , ele no feito de fios enrolados formando bobinas, como o rotor bobinado. O seu enrolamento feito de barras de cobre ou de alumnio que se acham curto-circuitadas nas suas extremidades por dois anis chamados anis de curto-circuito que lhe do o outro nome: rotor em curto-circuito. A forma do conjunto lembra uma gaiola de esquilo. Como se percebe,

trata-se de um enrolamento muito mais simples do que o de rotor bobinado e que tem uma propriedade que o rotor bobinado no tem: ele reproduz o nmero de polos do enrolamento do estator. Se o estator um enrolamento de 2 polos, o rotor formar, por induo, dois polos; se o enrolamento do estator de 4 polos, sero formados 4 polos no rotor. Isto no ocorre com o rotor bobinado cujo enrolamento deve ser igual ao do estator em nmero de polos e de fases. O sentido de atuao do conjugado eletromagntico de uma mquina eltrica rotativa que opera como motor no mesmo sentido da rotao. O rotor tende a acompanhar o campo girante do estator, com a sua FMM atrasada do ngulo de carga em relao FMM do estator. Enquanto a FMM girante do estator produzida por correntes trifsicas equilibradas resultantes da tenso aplicada nas trs fases do enrolamento, a FMM do rotor tem sua origem em correntes trifsicas induzidas no seu enrolamento pelo fluxo girante do estator. Assim sendo, s ser possvel haver correntes induzidas no rotor se, de acordo com a lei de Lenz-Faraday, houver uma variao de fluxo atravs das bobinas que compem o enrolamento. Ou, dito de outra forma, se os condutores das bobinas cortarem as linhas de fora do fluxo girante do estator. Para que as linhas de fora do fluxo girante do estator sejam cortadas necessrio que o rotor gire a uma velocidade diferente da velocidade desse fluxo, isto , entre a velocidade sncrona do fluxo girante do estator e a velocidade mecnica do rotor deve haver uma velocidade relativa. Quando a mquina de induo motor, a rotao do rotor menor do que a velocidade sncrona do campo girante do estator. Se ela funciona como gerador, o rotor deve ser acionado a uma velocidade maior do que a velocidade sncrona. O conjugado eletromagntico resultante atua em sentido oposto ao da rotao. Esta diferena entre as duas velocidades chamada escorregamento e ela sempre tomada em valores percentuais ou em p.u. da velocidade sncrona. Chamando de NS a velocidade sncrona do campo girante do estator e S a velocidade do rotor, o escorregamento ser definido pela equao abaixo:

( Onde: f = freqncia

P = nmero de plos S = escorregamento Finalmente podemos concluir que: 1) Se Nr < Ns, os condutores do rotor sero cortados pelo fluxo campo girante do estator, produzindo um conjugado motor. 2) Se Nr = Ns, no haver movimento relativo entre os condutores do rotor e o campo girante, resultado no no funcionamento da mquina. 3) Se Nr > Ns, caso em que a mquina acionada em uma velocidade acima da sncrona, os condutores do rotor sero novamente cortados pelo fluxo do campo girante, produzindo agora um conjugado resistente. Funcionamento como gerador.

O motor de induo trifsico comumente usado no Brasil apresenta seis terminais acessveis, dois para cada enrolamento de trabalho e, a tenso de alimentao destas bobinas projetada para 220V. Para o sistema de alimentao 220/127V-60Hz este motor deve ser ligado em delta e para o sistema 380/220V-60Hz o motor deve ser ligado em estrela.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
[1] Kosow,I.L. Mquinas Eltricas e Transformadores, Editora Globo, 1979. [2] Fitzgerald,A.E. Mquinas Eltricas, Editora McGrill-Hill do Brasil, 1975. [3] http://pt.scribd.com/doc/16557056/16405346-Maquinas-e-Comandos-Eletricos acessado em 11/06/2012. [4] Pgina acessada em 13/06/2012: http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/F530_F590_F690_F809_F895/F809/F809_sem2_2 006/ LuizE_Schulz_F609_RF2.pdf

You might also like