You are on page 1of 11

ge re nt e de pro je t o .ne t .

br

http://gerentedepro jeto .net.br/?p=4133

Anlise Qualitativa de Riscos com apoio do MS Project 2013


Ol pessoal, A ideia deste post mostrar como podemos utilizar a f erramenta MS Project 2013 para auxiliar o Gerente de Projeto no planejamento dos riscos do projeto, mais especif icamente na Anlise Qualitativa dos Riscos. A Anlise Qualitativa dos Riscos, conf orme padro de riscos do PMI, tem por objetivo principal avaliar a probabilidade de ocorrncia de cada risco identif icado no processo de Identif icao de Riscos e o ef eito (ou impacto) nos objetivos do projeto. Uma vez identif icados probabilidade de ocorrncia e impacto, possvel ento atualizar o registro de risco (Risk Register) que simplesmente uma relao de riscos que vai sendo turbinada a medida em que evolumos no planejamento dos riscos com estes dados e, a partir deles, verif icar quais so os riscos identif icados com maior prioridade de gesto (sim por que voc no ter tempo e nem grana para gerenciar todos os riscos identif icados) e, consequentemente, os que precisam de respostas imediatas.

Ut ilizando o MS Project 2013 para apoiar a Anlise Qualit at iva dos Riscos A mat riz PxI
O que vamos f azer aqui, como sempre, criar tabela e modo de exibio especf ico no MS Project 2013 para apoiar a Anlise Qualitativa, produzindo no f inal uma matriz Probabilidade versus Impacto. Nesta tabela, f aremos uso de alguns campos customizveis e at mesmo de Lookup tables. Vamos l! O primeiro passo criar uma tabela especf ica que vou chamar de T 01 Anlise Qualitativa de Riscos atravs da guia EXIBIO e do comando Tabelas no grupo de comandos Dados.

Vamos selecionar a opo Mais tabelas para criar uma nova tabela.

Vamos def inir que esta nova tabela usa como base a tabela de Tarefa e, em seguida, clicar em Nova.

Ao clicar em Nova, a caixa de dilogo Def inio de Tabela para o projeto em questo aparecer. Nela vamos inf ormar agora o nome da tabela (def inimos que seria T 01 Anlise Qualitativa de Riscos) e os campos que utilizaremos na mesma.

Os campos customizveis que utilizaremos nesta tabela sero:

Na sequncia muito cuidado para no escolher a opo Aplicar, pois ela alterar o modo de exibio atual mudando a tabela utilizada por esta nova criada. Escolha a opo Fechar e vamos partir para a criao do modo de exibio.

Para a criao do Modo de Exibio, vamos utilizar a guia EXIBIO e o comando Outros Modos de Exibio dentro do grupo de comandos Vises do Recurso .

Selecione a opo Mais modos de exibio . Na caixa de dilogo Mais modos de exibio, selecione a opo Novo.

Vamos utilizar um modo de exibio nico .

Agora, com a caixa dilogo de Def inio do novo modo de exibio, vamos inf ormar Nome, Tela, Tabela, Grupo e Filtro para caracterizar o novo modo.

Importante deixar marcado a opo pois permitir com que este novo modo de exibio possa ser acionado diretamente do Menu do MS Project 2013. E agora sim, com o novo modo marcado, clicaremos em Aplicar . Com isto, eu altero o modo atual para o novo modo criado.

E o resultado f inal seria:

Agora, f aremos ajustes nos campos personalizados de Probabilidade (Nmero1) e Impacto (Nmero2) de tal f orma que valores j venham pr-conf igurados para escolha do gerente do projeto. Ou seja, vamos criar Lookup Tables para estes dois campos personalizados com uma determinada escala de probabilidade (1= muito baixa; 3= baixa; 5=mdia; 7= alta e 9= muito alta) e impacto (1= muito baixo; 3= baixo; 5=mdio; 7= alto e 9= muito alto). Vamos l. Com o boto direito do mouse em cima do campo personalizado Probabilidade, selecione a opo Campos Personalizados.

Na caixa de dilogo Campos Personalizados, verif ique se o campo Nmero1 est marcado e, em seguida, selecione a opo Pesquisar .

Com a caixa de dilogo de edio da tabela de pesquisa para o campo Nmero1 (Probabilidade), verif icar as conf iguraes abaixo. Destaque para a opo Permitir que itens adicionais sejam inf ormados nos campos. Esta conf igurao impede com que os usurios inf ormem dados que no estejam na tabela de pesquisa, garantindo a integridade.

Def inimos tambm um valor padro para a lista que a opo Mdia. No f inal, selecione Fechar .

Faa o mesmo para o campo Nmero2 (Impacto).

Por ltimo, vamos ajustar o campo Nmero3 (Grau de Risco), que usar a f rmula Probabilidade (Nmero1) x Impacto (Nmero2) e ser representado atravs de Indicadores Grf icos.

Aplicando a f rmula, teremos:

Aplicando Indicadores grf icos ao campo, teremos as seguintes possibilidades com a seguinte escala de severidade do risco (representada pelas cores):

Os critrios ento entrariam nos testes da seguinte f orma:

Dica: sempre comear do maior valor para o menor, pois o MS Project comea a testar de cima para baixo.

Pronto. Vamos agora popular o Registro de Risco, com a anlise qualitativa dos riscos

Viu como f cil. O MS Project pode f azer mil coisas por voc. Invente uma! Espero que este post tenha sido til para vocs e at o prximo.

You might also like