You are on page 1of 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA MUSEOLOGIA

SANDRA MARIA SALDANHA KROETZ

Ensaio acadmico apresentado para obteno de avaliao parcial para a disciplina Antropologia do Negro no Brasil, do curso de Museologia da Universidade Federal da Bahia.

Orientador: Prof. Joclio Teles dos Santos

Salvador 2011

INTRODUO
Sandra Maria Saldanha Kroetz1

Os escravos africanos trazidos da frica para o outro lado do Atlntico eram reunidos de acordo com sua procedncia por traficantes europeus, americanos e africanos, entre outros, que, objetivando facilitar o trfico, eram renomeados quando do ato do batismo, de acordo com seu lugar de origem, que no revelavam as etnias a que eram vinculados antes de sua captura e convertidos em escravos. Eram na verdade, etnnimos2 que juntavam os nomes de portos de embarque, dos locais onde eram vendidos, alguns reinos e muito raro suas prprias origens tnicas. O agrupamento de grupos tnicos acabou sendo reconstruda e imposta pelos prprios negros escravizados, resultando numa identidade tnica que formatou os modos de organizao, a vida religiosa, os matrimnios, redefinindo a ligao entre escravos africanos oriundos de vrios grupos. Este ensaio objetiva demonstrar de maneira suscinta os temas apresentados por Maria Ins Corts Oliveira3 e Mariza Soares4 nos artigos Quem eram os Negros da Guin A origem dos Africanos na Bahia5 e Mina, Angola e Guin: Nomes d'Africa no Rio de Janeiro Setecentista6 , respectivamente, os quais as autoras delimitaram o campo de estudo entre os sculos XVII e XVIII. Quem eram os Negros da Guin expe um panorama sobre os nomes de Nao atribudos aos primeiros africanos da Bahia e debate o significado tnico de alguns nomes de povos que no correspondem auto-adscrio africana. O texto de Mariza Soares debate a origem, procedncia e designao do trfico dos escravos, a distino entre nao e grupo tnico, alm da controvrsia sobre o uso da noo de identidade tnica africana. As autoras buscam compreender alguns aspectos do sistema escravista, contribuindo para elucidar questionamentos sobre a origem tnica e as influncias culturais dos escravos africanos, que passaram a compor o contingente populacional do Brasil escravocrata.

1 Sandra Maria Saldanha Kroetz, graduanda do Curso de Museologia da UFBA, turma 2009/1. 2 Etnnimo=Nome de povos, tribos, castas...., disponvel em www.aurelioonline.com, consultado em 05/09/2011. 3 Maria Ins Crtes de Oliveira, professora de Mestrado em Histria da Faculdade de Filosofia e Cincias Humanas da
UFBA.

4 Mariza de Carvalho Soares professora do Departamento de Histria da Universidade Federal Fluminense e doutora pelo
Programa de Ps-Graduao em Histria da mesma Universidade.

5 Oliveira, Maria Ins Crtes. Quem eram os negros da Guin? Afro-sia. SP: 1997, n19-20, p.37-73. 6 Soares, Mariza de C.Mina, Angola e Guin: nomes dfrica no Rio de Janeiro setecentista . Tempo, n.6. p.73-94.

QUEM ERAM OS NEGROS DA GUIN A Origem dos Africanos na Bahia7 MINAS, ANGOLA E GUIN Nomes d'Africa no Rio de Janeiro Setecentista8 Quando do inicio da escravido vieram para o Brasil negros das mais diversas naes africanas, uma vez que era prtica da poltica colonial portuguesa variar a combinao do negro africano traficado para dificultar sua unidade e mant-los submissos, o que resultou na criao de diferentes grupos tnicos, com uma grande variedade de lnguas. Segundo Maria Ins Oliveira, Negro da Guin e gentio da Guin foram as primeiras indicaes para registrar a origem dos escravos escravizados desembarcados na Bahia no sculo XVI, no significando um registro de procedncia, mas uma condio de escravo9. O que era a Guin, afinal, nos tempos de trfico de escravos? No incio, para os portugueses, era somente a Costa Ocidental Africana, subordinada ao Cabo Verde, mas com a expanso do comrcio portugus passou a designar outras partes do Litoral, como Costa do Marfim, Costa da Pimenta, Costa do Ouro e Costa dos Escravos, estendendo-se assim toda a frica Ocidental ao Norte do Equador, do Rio Senegal ao Gabo10. Os negros, que eram oriundos da Guin, de Angola, da Costa da Mina, do Congo, de Moambique ou de qualquer outra regio da frica, recebiam novos nomes quando de seus batizados, sendo que as terminologias como mina, benguela e angolas referiam-se aos portos de embarque no continente africano e no a sua origem tnica. Esses escravos provavelmente originaram-se dos conflitos ocorridos no interior da regio dos portos do trfico de escravos das etnias iorub, ond, egb e ijex, todos utilizadores da lngua iorub e que na Bahia, foram indiscriminadamente denominadas nag11. Oliveira, apud Costa Lima12 narra que o termo nag teria se originado de um apelido pejorativo que os iorubas da fronteira do Daom receberam dos fons, cuja verso foi recolhida por Costa Lima durante uma pesquisa no Benin em 1963, de que a palavra nag significaria sujo, piolhento, faminto, referindo-se de como os nags chegaram Daom fugindo das guerras tribais.13 Outro termo utilizado na Bahia era jeje (gege), empregado na frica para os gun,
7 8 9 10 11 12 13
OLIVEIRA, Maria Ins Crtes. Quem eram os negros da Guin? Afro-sia. SP: 1997, n19-20, p.37-73. SOARES ,Mariza de C. Mina, Angola e Guin: nomes dfrica no Rio de Janeiro setecentista . Tempo, n.6. pp.73-941.

OLIVEIRA, op.cit., p.37. Ibid., p. 39.


Ibid. p.74.

Ibid. p.64.

Iid. p. 64

tambm chamados djedji, do reino de Hogbonu, em Porto Novo. No Brasil, estendeu-se aos povos ajas-fons da regio do Dahom, Porto Novo e vizinhos. Oliveira no apresenta detalhes sobre o grupo hauss, outro grupo tnico presente na Bahia e identificado pela rede do trfico, por considerar j bem definido pela historiografia. O termo iorub, segundo Oliveira, enquanto etnnimo, de uso recente e pouco frequente, aparecendo algumas vezes, apesar disso, entre os registros de escravo, como se fosse uma subdiviso dos nags, sendo que era originalmente usado exclusivamente aos habitantes de Oy, atualmente Nigria Ocidental.14 O resultado dessa pesquisa levou Maria Ins considerar ter ocorrido na Bahia uma forma reconstruda de identificao tnica, em torno do qual os diversos grupos africanos se organizaram para enfrentar de uma maneira muito peculiar as novas condies de vida que lhe eram impostas o regime de escravido.15 Mariza de Carvalho Soares, deixando de lado a questo da etnia, deteve-se na controvrsia sobre o uso da noo de identidade tnica, investigando para este fim, aos mais remotos livros de assento de batismo de escravos do Arquivo Metropolitano da Cria do Rio de Janeiro, relativos cidade do Rio de Janeiro, entre os anos de 1718 e 1760. Para Soares, no existe homogeneidade nos nomes das procedncias do escravos, uma vez que vo desde nome de Vilas, Portos de embarques, reinos, entre outros. Ela afirma que os registros das naes tendem a reagrupar pequenos grupos tnicos sob identidades maiores, como Congo ou Mina ou ainda como de nao , denotando identidades construdas do lado de c do Atlntico, servindo esta travessia como ruptura e redefinio das identidades tnicas.16 A leitura dos livros de assento de batismo pesquisados por Soares a fizeram perceber que a distribuio dos escravos era efetuada em dois grupos: os nascidos no mbito da sociedade colonial, que eram organizados com base nos critrios de cor (pretos e pardos) e os nascidos fora do mbito da sociedade colonial, organizados pela procedncia (gentil/nao, angola, mina, etc), uma vez que os eclesisticos sentiram que essa exigncia no eram somente observaes formais, mas essenciais para identificao dos escravos. Soares observou a diferenciao no modo de identificao da procedncia dos africanos, com a indicao no nome do escravo, de gentio ou nao a que pertencem, citando que a palavra gentio est associada s gentes, enquanto a palavra nao diz respeito gente de um pas ou regio, que tem lngua, leis e governo a parte. Observa ainda a autora,
14 OLIVEIRA, ibidem., p. 74 15 OLIVEIRA, op.cit, p. 67 16 SOARES ,Mariza de C. Mina, Angola e Guin: nomes dfrica no Rio de Janeiro setecentista . Tempo, n.6.

pp.73-941.

que, diferente de Angola e Mina, que podem ser gentios ou naes, guin sempre um gentio. Assim como Maria Ins Cortes Oliveira, Mariza de Carvalho Soares acredita que houve uma reconstruo da identidade tnica dos grupos africanos, ao tempo em que utiliza um dos conceitos antropolgicos de apropriao, onde cultura vista como sujeita a constantes apropriaes, privilegiando as formas de organizao dos indivduos em novos grupos, embora no eliminando a importncia da organizao social e da cultura das populaes escravizadas. Utiliza como exemplo o caso de um grupo de procedncia denominado
mina no Rio de Janeiro, que pode ser diferente daquele designado mina na Bahia, em Pernambuco ou no Maranho

CONCLUSO Vrios estudiosos tm conseguido reconstituir alguns caminhos percorridos pelos africanos e seus descendentes nas Amricas, sempre levando em conta as relaes sociais e culturais entre os diferentes grupos nos dois lados do Atlntico. Estas leituras so uma alavanca para se repensar a origem, os conceitos e as caractersticas culturais de alguns povos africanos traficados, matria j amplamente transmitida e por todos assimilada, muitas vezes de forma equivocada, uma vez que determinados termos que foram usados para identificar as procedncias dos escravos eram termos utilizados tantos pelos europeus quanto pela populao das colnias para designar os indivduos pertencentes a grupos que lhe eram conhecidos. Alm disso, a assimilao de forma equivocada, gera ideias no verdadeiras como por exemplo na superioridade dos povos "sudaneses" em relao aos "bantos" e da classificao da lngua falada pelos jejes como pertencente ao grupo ew. Maria Ins Cortes Oliveira e Mariza de Carvalho Soares buscaram entender em seus estudos, o processo pelo qual pessoas de vrias origens, lnguas e religies se integraram, entre eles e com os que j habitavam a colnia. Trata-se de valiosa contribuio que procura resgatar a multiplicidade das culturas que contriburam para a formao da populao e da prpria cultura brasileira.

BIBLIOGRAFIA

OLIVEIRA, Maria Ins Cortes de "Quem Eram os Negros da Guin? A Origem dos Africanos na Bahia". Afro-sia, n 19-20, pp. 37-74. SOARES, Mariza de Carvalho - Mina, Angola e Guin: nomes d'frica no Rio de janeiro Setecentista. Tempo, 6 (1998): 73-93, disponvel em

You might also like