You are on page 1of 2

Algumas regras prticas aqui apontadas so pertinentes s primeiras atividades do processo de elaborao de um texto cientfico.

Elas foram adaptadas de diferentes fontes, para a disciplina, e so um caminho para quem, como voc, quer e precisa escrever textos cientficos.

Atividades preliminares
Assim como um pintor, antes de iniciar um quadro, imagina o que vai pintar e traa as primeiras linhas na tela localizando e esboando o desenho, para ter idia de como sua obra vai ficar, para se produzir um texto de qualidade preciso definir e delimitar o assunto a ser abordado e trabalhado, organizar idias, alinhavar a argumentao para a proposta a ser defendida, buscar trabalhos cientficos que sustentem a linha de argumentao a ser adotada, enfim elaborar um esboo preliminar do texto, revis-lo e reestrutur-lo at se conseguir um conjunto "convicente", isto , um esboo que a gente sinta que vai "funcionar". No possvel comear a escrever um texto de qualquer maneira.

Segue-se um possvel roteiro que voc individualmente ou voc e seu grupo podem seguir, nas primeiras etapas de um processo de produo de um texto cientfico:

identifique um tema interessante (para voc e os demais membros da sua equipe); estreite e foque em um tpico especfico; redija o tpico escolhido em forma de questo a ser respondida ou problema a ser resolvido; redija uma declarao da idia a ser defendida em forma de proposio sobre o tpico escolhido; a declarao da idia ou tese ir sugerir ao leitor o escopo, o propsito e o encaminhamento do trabalho a ser apresentado; normalmente a declarao ser melhor elaborada no final da introduo do texto; faa o levantamento bibliogrfico (biblioteca, internet, ...); redija uma "bibliografia comentada" (referncias com pequenos resumos ou avaliaes); tal redao demandar uma leitura mais cuidadosa das fontes levantadas; evite fontes secundrias; procure as fontes primrias; identifique o publico-alvo (para quem estou escrevendo?, quem pretendo cativar com as minha idias?); selecione o meio de divulgao (como jornal, revista, anais de congresso, relatrio tcnico, ...); identifique a linguagem apropriada para o seu pblico-alvo e o veculo de publicao (por exemplo, um texto cientfico destinado a uma revista especializada ter termos mais acadmicos do que aquele destinado a alunos do Ensino Mdio); elabore um esboo de trabalho.

Justificativas para a elaborao de um esboo


Antes de se enfronhar na escrita do seu texto, a elaborao de um esboo do texto a ser produzido vai auxili-lo a:

organizar as suas idias; definir a seqencia em que sero apresentadas as idias no texto; organizar o material a ser apresentado de forma lgica para sustentar a sua linha de argumentao; evidenciar relacionamentos entre idias; estabelecer o escopo do texto, isto , decidir o que ser abordado e o que no ser objeto de discusso no seu texto.

Processo de construo de um esboo de texto


Como superar a "sndrome da folha em branco", isto , o bloqueio tpico no incio da produo de um texto? Nada melhor do que traar esboos para explorar propostas alternativas. Eles so menos "comprometedores" por serem apenas "esboos", isto , "contornos" de algo no acabado. Por enquanto a viso do todo mais importante do que dos detalhes. Eles podem ser produzidos de forma mais ligeira do que um texto completo e, portanto, em um tempo mais curto e com um esforo menor. Um esboo representa, assim, algo semi-acabado em que se tenta captar a essncia de uma proposta de um texto ainda a ser produzido.

Uma seqncia de atividades sugerida para orientar voc e seu grupo a produzir esboos. A produo colaborativa de um esboo muito mais rica do que uma produo individual e solitria. Em grupo, mais idias afloram, entendimentos podem ser confrontados e refinados, as experincias individuais so melhor valorizadas, em suma, as chances de produzir e apresentar algo inovador aumentam. Veja, a seguir, recomendaes relevantes para a elaborao de esboos:

liste todas as idias que o tema do texto lhe sugere ("tor de palpites" ["brainstorming"]); faa resumos breves de questes e problemas relevantes; liste os elementos importantes para as questes e os problemas a serem tratados; organize as informaes levantadas ao agrupar idias e elementos associados; ordene o material em subsees do geral ao especfico (ou do abstrato ao concreto); verifique se a organizao preliminar do material clara e bem estruturada; identifique detalhes relevantes que possam contribuir na apresentao dos elementos a serem incorporados ao texto; crie ttulos e subttulos;

associe fontes bibliogrficas relevantes s idias a serem apresentadas.

Atividades preparatrias para a escrita


A forma de estruturao fsica de um texto cientfico variam muito e so rigorosamente estabelecidas pro cada veculo de publicao. Procure pela seo "Instrues para autores" ou algo com ttulo semelhante em revistas acadmicas ou chamadas de artigos para eventos cientficos para se informar sobre regras referentes a:

dimenses do papel; margens; estilo e tamanho de letras para ttulos de sees, pargrafos e notas de rodap, por exemplo; nmero de palarvas-chave; o nmero mximo de caracteres para o resumo e o texto como um todo; espaamentos entre os diversos elementos de um texto; e muitas outras regras que visam um padronizao visual do veculo de publicao ou de um coletnea de textos como relatrios tcnicos.

Textos fora do padro costumam ser rejeitados. A adeso a tais regras uma pr-condio a ser satisfeita para uma avaliao de mrito e o aceite para a publicao.

Regras semelhantes costumam existir para monografias, dissertaes e relatrios tcnicos. Informe-se sobre elas para no viol-las quando da redao de um texto dessa natureza.

Muitos meios de publicao oferecem modelos para um ou mais editores de textos. Se existirem, adote-os, pois uma srie de parmetros j se encontram pr-configurados conforme requeridos pelas regras vigentes. Ao adotar um modelo, voc poupado de diversas tarefas de ajuste do seu texto s regras impostas.

You might also like