You are on page 1of 13

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN FACULDADE DE DIREITO FAD

O PAPEL DO MINISTRIO PBLICO NO COMBATE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

Projeto de pesquisa apresentado pela discente Sant Clair Pereira de Lima como critrio de avaliao da Unidade II, referente disciplina Metodologia Cientfica, ministrada pela professora Veruska Sayonara de Gis.

Mossor, RN Agosto/2013

1 DELIMITAO DO TEMA

O papel do Ministrio Pblico no combate improbidade administrativa com base na Lei de Improbidade Administrativa (Lei n 8.429/92).

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL: Analisar o papel do Ministrio Pblico no que tange improbidade administrativa no mbito da administrao pblica brasileira. 2.2 OBJETIVOS ESPECFICOS: A. Apresentar a conceituao de improbidade administrativa; B. Analisar a competncia constitucional e a eficcia da atuao do ministrio pblico no combate improbidade administrativa; C. Analisar a atuao do Ministrio pblico com base na Lei de Improbidade Administrativa (Lei n 8.429/92).

3 JUSTIFICATIVA

comum vermos notcias que narram escndalos envolvendo a Administrao pblica. Desvio de verba pblica, fraude nos processos licitatrios, superfaturamentos, e Mensalo constituem exemplos de corrupo presentes na Administrao Pblica no Brasil, nas trs esferas da federao. Como consequncia de tantos episdios, o nosso pas sofre uma crise em sua moralizao, o que leva a populao a desacreditar das instituies do seu Estado Democrtico de Direito. Em contrapartida, vemos crescer o prestgio do Ministrio Pblico, representante da sociedade, tendo papel corretivo, seja propondo alternativas de polticas e aes pblicas com vistas garantia dos direitos coletivos, seja cobrando a sano penal ou administrativa para os casos de desvio de conduta pblica. Assim, o presente estudo motivado pela relevncia e atualidade do tema para a sociedade brasileira, visto que somos atingidos pelo mal que a corrupo representa para o pas acentuando as desigualdades sociais - trazendo o questionamento acerca da eficcia da atuao do parquet com base na Lei de Improbidade Administrativa (Lei n 8.429/92).

4 OBJETO

A corrupo expressa pela improbidade administrativa no mbito da Administrao Pblica de fato combatida atravs da atuao do Ministrio Pblico?

5 METODOLOGIA

O projeto proposto se caracteriza por estudo descritivo de cunho observacional com base na literatura jurdica (principais doutrinadores, trabalhos acadmicos, revistas jurdicas) para melhor compreenso do posicionamento da doutrina acerca da atuao do Ministrio pblico, em sua atual configurao institucional, no combate improbidade administrativa com base na Lei de Improbidade Administrativa (Lei n 8.429/92). Quanto ao mtodo a ser utilizado ser o dedutivo; partindo-se de premissas maiores para anlise dos casos mais especficos, e o histrico, pois a compreenso da atuao e configurao pretritas do Ministrio Pblico necessria para que se possa perceber a dimenso do avano alcanado hoje pela instituio.

6 EMBASAMENTO TERICO

Como ponto de partida, importa saber o significado do vocbulo improbidade para assim procedermos ao entendimento jurdico de Improbidade Administrativa. Na definio do dicionrio Aurlio, de Aurlio Buarque de Holanda e Ferreira, improbidade ,
1. Falta de probidade; mau carter, desonestidade. 2. Maldade, perversidade.

Assim, um agente pblico mprobo quando age em desacordo com os ditames ticos que so impostos em virtude das atribuies do cargo pblico que ocupa. Muitos autores partem da conceituao do Princpio da Moralidade para ento definir Improbidade. Para Fbio Medina Osrio,
A moralidade administrativa, dentro de uma concepo mais objetiva, um princpio constitucional que guarda autonomia em relao legalidade stricto sensu, com carter plenamente vinculante, que direciona os agentes pblicos aos deveres, dentre outros, de probidade, honestidade, lealdade s instituies, preparo funcional mnimo no trato da coisa pblica, prestao de contas, eficincia funcional, economicidade.

Nesse entendimento, pode-se dizer que a probidade e a Moralidade esto intimamente relacionadas, sendo prevalecente a ideia de que a probidade constitui um aspecto da moralidade, tendo a moralidade uma acepo mais vaga. Contudo, a doutrina alerta para o fato de que a noo de moral administrativa est vinculada noo de atuao adequada e tica existente no grupo social. Conforme aponta Hely Lopes Meireles,
Administrao legtima s aquela que se reveste de legalidade e probidade administrativas, no sentido de que, tanto atende s exigncias da lei, como se conforma com os preceitos da instituio pblica.

Assim, a conduta do agente pblico no deve pauta-se apenas no cumprimento estrito da lei, mas tambm nos ditames ticos que disciplinam seu comportamento e garantem a boa administrao. O ato que esteja contrrio moral sujeito anlise de legitimidade, estando suscetvel de anulao pelo poder judicirio ou pela Administrao Pblica. A Lei de Improbidade Administrativa (lei n 8429/92) preceitua em seu artigo 4 que:

Art. 4- os agentes pblicos de qualquer nvel ou hierarquia so obrigados a velar pela estrita observncia dos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe so afetos.

A improbidade caracterizada na conduta do agente pblico quando da desobedincia a algum de seus deveres ou de suas proibies, ficando comprovada a m-f, o dolo e o fim de dilapidar o patrimnio pblico. Vale ressaltar que quando no h dolo por parte do agente, o ato dito imoral. Para a consumao do ato de improbidade administrativa exige-se que haja desvio de conduta do agente pblico, que, no exerccio indevido de suas funes, afaste-se dos padres ticos e morais da sociedade, com o fim de obter vantagens indevidas ou gerar prejuzos ao patrimnio pblico, mesmo que no venha a obter o objeto de suas intenes. Dessa forma,
[...] improbidade administrativa o designativo tcnico para a chamada corrupo administrativa, que, sob diversas formas, promove o desvirtuamento da Administrao Pblica e afronta os princpios nucleares da ordem jurdica (Estado de Direito, Democrtico e Republicano), revelando-se pela obteno de vantagens patrimoniais indevidas s expensas do errio, pelo exerccio nocivo das funes e empregos pblicos, pelo trfico de influncia nas esferas da Administrao Pblica e pelo favorecimento de poucos em detrimento dos interesses da sociedade, mediante a concesso de obsquios e privilgios ilcitos.

A Constituio Federal dispe em seu artigo 37, 4:


Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos pblicos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel.

A Lei n 8429/92 a que trata dos casos de improbidade administrativa, tendo como finalidade maior efetividade ao combate dos atos que ferem os princpios da Administrao pblica e causem dano ao errio publico. De acordo com a Lei de Improbidade Administrativa, os atos de improbidade administrativa se caracterizam por: a) enriquecimento ilcito (art. 9); b) dano aos cofres pblicos (art. 10); c) que traduzam violao a qualquer dos princpios da Administrao Pblica (art. 11). Nos termos do artigo 2 da Lei 8.429/92, o ato de improbidade pode ser praticado por todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente, com ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo, numa entidade pblica. Podendo ainda ser praticado por

qualquer particular que concorra ou induza o agente pblico prtica do ato com o fim de beneficiar-se direta ou indiretamente. As penas previstas no artigo 12 da Lei 8.429/92 ocorrem sem prejuzo de outras sanes penais, civis e administrativas, quando for o caso. Sendo elas: I Nos casos de enriquecimento ilcito (art. 9): Perda dos valores acrescidos ilicitamente; Ressarcimento integral do dano (se houver); Perda da funo pblica; Suspenso dos direitos polticos de oito a dez anos; Multa civil de at trs vezes o valor do acrscimo patrimonial; Proibio de contratar com o Poder Pblico por dez anos; Proibio de receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios por dez anos.

II nos casos de prejuzo ao errio (Art. 10): Ressarcimento integral do dano; Perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente (se houver); Perda da funo pblica; Suspenso dos direitos polticos de cinco a oito anos; Pagamento de multa civil de at duas vezes o valor do dano; Proibio de contratar com o Poder Pblico por cinco anos; Rroibio de receber benefcios, incentivos fiscais ou creditcios por cinco anos. III Nos casos de violao dos princpios da Administrao Pblica (Art. 11): Ressarcimento integral do dano (se houver); Perda da funo pblica; Suspenso dos direitos polticos de trs a cinco anos; Pagamento de multa civil de at cem vezes a remunerao do agente; Proibio de contratar com o Poder Pblico por trs anos; Proibio de receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios por trs anos. Os atos de improbidade administrativa no apenas ferem a lei e a moral como se traduz em desrespeito para com a sociedade, alimentando a imagem negativa que h muito se tem da ala administrativa do setor pblico brasileiro, especialmente a poltica.

Nesse contexto, temos a figura do Ministrio Pblico. A constituio de 1988 no situou o Ministrio Pblico no Poder Judicirio ou dentro do Executivo, mas o designou como Instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, ocupando posio de relevncia na estrutura do Poder Pblico. Essa independncia institucional quebra com o sistema de outrora, no qual o Ministrio pblico estava submetido ao Poder Executivo; agora, as prerrogativas de que goza a instituio do Ministrio Pblico (autonomia institucional, financeira e administrativa) e seus membros (vitaliciedade, inamovibilidade, irredutibilidade dos vencimentos) visam assegurar o desempenho livre de seu mister constitucional, qual seja a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis (Art. 127 da CF/88). O Procurador da Repblica, Celso Antnio Trs, no seu artigo A Atuao do Ministrio Pblico contra a Improbidade Administrativa Probidade no Combate Improbidade, destaca:
Ressalta evidente que a trajetria do Ministrio Pblico no Brasil est intimamente vinculada s liberdades pblicas e aos direitos sociais, coletivos. A amplitude das atribuies, autonomia institucional, independncia funcional, etc., variam na razo direta do Estado Democrtico de Direito. As ditaduras, a represso coletividade, tm no Parquet um adversrio natural.

Ao Ministrio Pblico, mediante a Constituio Federal de 1988, foi destinada a tutela do patrimnio pblico e da moralidade administrativa, sendo legtimo para propor ao civil pblica e ao de improbidade administrativa. No combate improbidade administrativa o Ministrio Pblico poder valer-se tanto da Ao Civil Pblica (Lei n 7.347/85), como da Ao de Improbidade com base na lei n 8.429/92, bem como, mais raramente, da ao popular (Lei n 4.717/65). Aqui, o foco ser dado ao de improbidade administrativa que pode ser proposta pelo Ministrio Pblico ou pela pessoa jurdica de Direito Pblico interessada (Art. 17 Lei n 8.429/92). No caso de a propositura da ao ter sido feita pela pessoa jurdica lesada, o Ministrio Pblico atuar no processo como custos legis o que significa que ele agir como fiscal da lei, sendo-lhe possvel requisitar, de ofcio, a requerimento de autoridade administrativa ou mediante representao formulada de acordo com o disposto no art. 14, da Lei n 8.429/92, a instaurao de inqurito policial ou procedimento administrativo. O Ministrio Pblico tem se tornado um rgo cada vez mais forte, agindo como advogado da sociedade, defensor dos direitos pblicos, sendo uma de suas mais importantes

funes, o combate corrupo que tanto macula a percepo da sociedade em relao aos agentes pblicos, especialmente no que diz respeito poltica. A atuao do Ministrio Pblico tem causado incmodo para alguns seguimentos dos Poderes de Estado, que tm tentado limitar a atuao legal do parquet.

CRONOGRAMA

OUTUBRO DE 2013 A JANEIRO DE 2014 Etapa Outubro Novembro Dezembro J a n e i r o

Pesquisa Leitura e fichamento de obras Dissertao Reviso Entrega

x x x

x x x

7 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

OSRIO, Fbio Medina. Improbidade Administrativa. 2. ed. Porto Alegre: Sntese, 1998. p. 158. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro.- 28. Ed.- So Paulo: Malheiros Editores Ltda, 2003. FILHO, Marino Pazzaglini; ROSA, Mrcio Fernando Elias; JNIOR, Waldo Fazzo. Improbidade Administrativa: Aspectos Jurdicos da defesa do patrimnio Pblico. So Paulo: Atlas, 1999, p. 39. MELO, Debora Fernandes de Souza. Improbidade administrativa . Disponvel

em http://www.lfg.com.br 23 junho. 2008. NETO, Luiz Gonzaga Pereira. Os agentes Polticos e sua responsabilizao luz da lei n 8.429/92. Disponvel em http://jus.com.br/artigos/9588/os-agentes-politicos-e-suaresponsabilizacao-a-luz-da-lei-no-8-429-92 VALENA, Daniele Peixoto. Improbidade Administrativa, 2003. Disponvel

em http://jus.com.br/artigos/4008/improbidade-administrativa/3#ixzz2b1lGonw5 BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia, DF: Senado Federal: Centro Grfico, 1988.

You might also like