You are on page 1of 10

Vida para Alm da Morte

O ltimo artigo do nosso Credo diz: Creio na Vida eterna. A maior esperana crist esta: A Vida no termina na morte, mas continua no Alm. E muitos perguntam: O que vir depois?

Somente a F catlica tem resposta clara para esta questo. A Carta aos Hebreus diz que: est determinado que o homem morra uma s vez, e em seguida vem o Juzo (Hb 9, 27). Para ns Catlicos, isso liquida de vez com a mentira da 'reencarnao', que engana tantas pessoas e as deixa despreparadas diante da morte, acreditando nesse erro, com uma falsa ideia de salvao.

S. Paulo ensinava aos Cristos de Corinto, muito influenciados pela mitologia grega que dominava a regio, que: ao desfazer-se esta tenda que habitamos neste mundo, recebemos uma casa preparada por Deus, e no por mos humanas, uma habitao eterna no Cu (2 Cor 5, 10). Mas Paulo no deixou de dizer que: teremos de comparecer diante do Tribunal de Cristo, e a cada um receber o que mereceu, conforme o bem ou o mal que tiver feito enquanto estava no corpo (2 Cor 5, 10).

A Igreja ensina-nos que: logo aps a morte vem o Juzo particular da pessoa, e assim diante da Justia perfeita de Deus, seremos julgados. Mas preciso lembrar que o Juiz o mesmo que chegou at ao lenho da Cruz, para que ningum fosse condenado e tivesse sua disposio, atravs dos Sacramentos da Igreja, o perdo e a salvao, que custaram a Sua Vida.

E afirma o nosso indispensvel Catecismo: Cada homem recebe em sua alma imortal a retribuio eterna a partir do momento da morte, num Juzo particular que coloca a sua vida em relao Vida de Cristo, seja atravs duma purificao (no Purgatrio), seja para entrar de imediato na felicidade do Cu, seja para condenar-se de imediato para sempre (ao Inferno) ( 1022).

Isto mostra que, imediatamente aps a morte, a nossa alma j ter o seu destino eterno definido: O Cu, mesmo que tenha de viver antes o estado de purificao (Purgatrio), ou o Inferno.

Sobre o Cu, diz S. Paulo: O que os olhos no viram, os ouvidos no ouviram, e o corao do homem no percebeu, isso Deus preparou para aqueles que o amam (1 Cor 2, 9). O Papa Bento XII (1335-1342) assegurou, atravs da Bula Benedictus Deus, que as almas de todos os Santos, mesmo antes da Ressurreio dos mortos e do Juzo Universal, j esto no Cu. A Igreja, desde o tempo dos primeiros Mrtires, acredita, sem dvida, que eles j estam no Cu, intercedendo pelos que vivem na Terra. So muitos os documentos antigos que confirmam isso.

Sobre o Purgatrio, a Igreja tambm no tem dvidas, j que esta Verdade de F foi confirmada em vrios Conclios ecumnicos da Igreja: Lio (1245), Florena (1431-1442), Trento (1545-1563), e com base na Tradio e na Sagrada Escritura (1 Cor 3, 15; 1 Pe 1, 7; 2 Mac 12, 43-46).

Ensina o Catecismo que: A Igreja denomina Purgatrio a purificao final dos eleitos, que completamente distinta do castigo dos condenados ( 1031). As Almas do Purgatrio j esto salvas, apenas completando a sua purificao para poderem entrar na Comunho perfeita com Deus. Diz a Carta aos Hebreus que sem a santidade, ningum pode ver o Senhor (cf. Hb 12, 14).

Como ensina S. Francisco de Sales (Doutor da Igreja), mais do que um estado de sofrimento, o Purgatrio um estado de esperana, de amor, de confiana em Deus e de paz, embora a alma sofra para se santificar. Para os que rejeitaram a Deus e a Sua Graa - isto , que deixaram o corao endurecer (no pecado) -, o destino ser a condenao eterna longe de Deus, junto todos daqueles que tambm rejeitaram a Deus. Jesus diz que a haver choro e ranger de dentes (ou seja, grandes sofrimentos).

Aqui, preciso lembrar que Jesus foi ao extremo do sacrifcio humano, para garantir a todos os homens (que assim o desejarem) a Salvao eterna; e logo, Ele far o mximo para que ningum seja condenado. Mas Deus respeita a liberdade de cada um, e como disse Santo Agostinho: Ele, que nos criou sem precisar de ns, no pode salvar-nos sem a nossa ajuda.

Ao falar do Inferno, o Catecismo diz que: Deus no predestina ningum ao Inferno; para isso preciso uma averso voluntria a Deus (um pecado mortal), persistindo nela at o fim. S. Pedro diz que Deus no quer que ningum se perca, mas que todos venham a converter-se (2 Pe 3, 9).

Se a lembrana do Inferno trouxer medo ou insegurana ao seu corao, lembre-se daquilo que disse um dia S. Bernardo, Doutor da Igreja: Nenhum servo de Maria ser condenado. Sem dvida, a Me de Deus saber salvar aqueles que foram Seus fiis devotos aqui na Terra. Ela , afinal, a Me do Juiz.

A Igreja lembra-nos ainda que, na segunda Vinda de Cristo (Parsia), que ningum sabe quando ser, haver o Juzo Final (ou Universal). O Catecismo ensina que: A ressurreio de todos os mortos, dos justos e dos injustos (Act 24, 15), anteceder no Juzo Final ( 1038).

O Magistrio da Igreja ensina que essa ser a hora em que todos os que repousam no sepulcro ouviro a voz do Senhor, e logo sairo: os que tiverem feito o bem, para a ressurreio da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreio de condenao (Jo 5, 28-29). Ento, Cristo vir em Sua glria, e todos os Seus anjos com Ele (Mt 25, 31).

Portanto, a ressurreio dos corpos ainda no aconteceu, nem mesmo para os Santos. Os seus corpos ainda aguardam a ressurreio do ltimo dia. Somente Jesus e Maria j ressucitaram e tm os Seus Corpos j glorificados.

Quanto a esse grande Dia da Volta gloriosa do Senhor, a Igreja no quer que se faa especulaes sobre ele; pois o prprio Cristo o proibiu. Muitos foram enganados e a F desacreditada por muitos que, ao longo dos sculos, ousaram marcar a hora da volta do Filho de Deus.

Sobre isso, o Papa Joo Paulo II disse recentemente: A Histria caminha rumo sua meta, mas Cristo no indicou qualquer prazo cronolgico. Ilusrias e desviantes so, portanto, as tentativas de previso do Fim do mundo". (LOsservatore Romano, n. 17 - 25/4/98)

Muitas vezes, a Igreja j se pronunciou sobre esta questo. No Conclio ecumnico de Latro, em 1516, assim afirmou: Mandamos a todos os que esto, ou futuramente estaro, incumbidos da pregao, que de modo nenhum presumam afirmar ou apregoar determinada poca para os males vindouros relacionados com a vinda do Anticristo ou com o Dia do Juzo".

Com efeito, a 'Verdade' diz:

No toca a vs ter conhecimento dos tempos e momentos que o Pai fixou por Sua prpria autoridade. Consta que aqueles que, at hoje, ousaram afirmar tais coisas, mentiram, e por causa deles, nada pouco sofreu a autoridade daqueles que pregam com rectido. Ningum ouse predizer o futuro, apelando para a Sagrada Escritura, nem afirmar o que quer que seja, como se o tivesse recebido do Esprito Santo ou de revelao particular, nem ouse apoiar-se sobre conjecturas vs ou despropositadas. Cada qual, segundo o Preceito Divino, deve pregar o Evangelho a toda a criatura, aprender a detestar o vcio, recomendar e ensinar a prtica das virtudes, a paz e a caridade mtuas, to recomendadas pelo nosso Redentor.

Diz o nosso Catecismo: S o Pai conhece a hora desse Juzo, s Ele decide do seu advento. Atravs do Seu Filho Jesus, Ele pronunciar a Sua Palavra definitiva sobre toda a Histria. Conheceremos ento o sentido ltimo de toda a obra da Criao ( 1040).

Autor: Prof. Felipe Aquino

Adaptao:Novssimos do Homem

DOUTRINA DOS NOVSSIMOS NOVSSIMOS Os Novssimos esto ligados aos destinos finais do homem: Morte, Juzo, Inferno ou Paraso. muito importante conhecer a posio da Igreja sobre estes temas, para no confundir, por exemplo, o 'fim dos tempos' que estamos agora vivendo, com o 'fim do mundo', que ningum sabe quando acontecer.

De facto, no dia do Juzo Final, acontecer tambm o final deste mundo em que vivemos, mundo mau e cheio de corrupo, para dar lugar ao Reino de Jesus, os Novos Cus e a Nova Terra, onde vivero apenas os santos.

E no se trata de outra Terra, mas desta mesma, que ser totalmente renovada num novo mundo. O planeta Terra no ser to logo exterminado por Deus, mas com certeza at isso um dia acabar. Mas, como Jesus disse: Esse dia s o Pai sabe.

1. A MORTE E SUA ORIGEM A Morte, na actual ordem de Salvao, a consequncia primitiva do pecado. O Conclio de Trento (1545-1563), sob Paulo III (1534-1549), ensina:

"Se algum no confessar que o primeiro homem, Ado, ao transgredir o Mandamento de Deus no Paraso, perdeu imediatamente a Santidade e a Justia em que havia sido constitudo - incorrendo assim na morte, que Deus antes havia amenizado, pelo que toda pessoa de Ado foi mudada para pior -, seja excomungado".

Ainda que o homem seja mortal por natureza, j que o seu ser composto de partes distintas, por revelao sabemos que Deus dotou o homem, no Paraso, do dom pr-natural da Imortalidade do corpo. Mas por castigo, ao quebrar a Ordem Divina, ele ficou condenado a morrer fisicamente.

"Ado havia sido avisado: 'No dia que comeres daquele fruto, morrers' " (Gn 2, 17) "Por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte" (Rm 5, 12)

2. O CU (PARASO) As almas dos justos que, no instante da morte, se acharem livres de toda culpa e pena de pecado, entram no Cu. Bento XII (1334-1342), pela Constituio "Benedictus Deus", de 29 de Janeiro de 1336, proclama:

"Por esta Constituio, que h-de valer para sempre, por autoridade apostlica, definimos que, segundo a Ordenao de Deus, as almas completamente purificadas entram no Cu e contemplam imediatamente a Essncia Divina, vendo-A face a face, pois a mesma Essncia -lhes manifestada imediata e abertamente, de maneira clara e sem vus, e as almas, em virtude dessa viso e desse gozo, so verdadeiramente ditosas e tero Vida eterna e o eterno Descanso" (DZ 530).

Tambm, o Smbolo dos Apstolos declara: "Creio na Vida eterna" (DZ 6 e 9). Jesus representa a felicidade do Cu, sob a imagem dum banquete nupcial: "Enquanto elas iam comprar o azeite, chegou o noivo, e as que estavam preparadas entraram com o noivo no banquete da boda, e logo a porta foi fechada" (Mt 25, 10).

A condio para alcanar a Vida eterna conhecer a Deus e a Cristo: "Esta a Tua Vontade, Pai, que Te conheam a Ti, nico Deus verdadeiro, e ao Teu enviado Jesus Cristo" (Jo 17, 3). "Bem-aventurados os limpos de corao, porque eles vero a Deus" (Mt 5, 8). "Nem o olho viu e nem o ouvido ouviu, segundo a inteligncia humana, o que Deus preparou para os que O amam". (1 Cor 2, 9).

A Vida eterna consiste na viso de Deus: "Seremos semelhantes a Ele, porque O veremos tal e qual " (Jo 5, 13). As faculdades, que integram a felicidade celestial, so de pleno entendimento, e este, pelo dom sobrenatural "lumen gloriae", capacitado para o acto da viso de Deus (Sl 35, 10; Ap 22, 5), do amor e do gozo.

3. O INFERNO As almas dos que morrem em estado de pecado mortal vo para o Inferno. Bento XII (1334-1342), na Constituio "Benedictus Deus", de 29-01-1336, declara: "Segundo a comum Ordenao de Deus, as almas dos que morrem em pecado mortal baixam ao Inferno, imediatamente aps a morte, onde so atormentadas com suplcios infernais" (DZ 531).

O Inferno um lugar de eterno sofrimento, onde se encontram as almas dos rprobos. Negam a existncia do Inferno (sobretudo) aqueles que no acreditam na Imortalidade pessoal (materialismo).

Jesus ameaa com o castigo do Inferno: "Se teu olho direito causa de pecado, retira-o e afasta-o de ti; pois muito mais te convm que percas um de teus membros, do que teres todo o corpo jogado na Geena" (Mt 5, 29). "No temais os que matam o corpo, mas no podem atingir a alma; temai antes Aquele que pode lanar a alma e o corpo na Geena (Inferno)" (Mt 10, 28). "Ai de vs, escribas e fariseus hipcritas, que percorreis terra e mar para fazer um proslito, e quando chegais a faz-lo, fazei-lo filho da condenao ao dobro de vs mesmos!" (Mt 23, 15).

Trata-se duma espcie de fogo eterno: "Ento, dir tambm aos de Sua esquerda: 'Afastai-vos de Mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos' " (Mt 25, 41). E de suplcio eterno: "Iro estes para o castigo eterno, e os justos a para Glria eterna" (Mt 25, 46).

S. Paulo afirma: "Sero condenados eterna runa, longe da Face do Senhor e da Glria do seu Poder" (2 Ts 1, 9). S. Justino fundamenta o castigo do Inferno no princpio da Justia Divina, a qual no pode deixar impune os transgressores da Lei de Deus.

4. O PURGATRIO As almas dos justos que, no instante da morte, se encontram manchadas por pecados veniais, ou por penas temporais devidas ao pecado, vo para o Purgatrio. O Purgatrio um estado de purificao.

O II Conclio de Leo (1274), sob Gregrio X (1271-1276), afirma: "As almas que partiram deste mundo no Amor Deus, com verdadeiro arrependimento dos seus pecados, mas antes de terem satisfeito com verdadeiro fruto de penitncia pelos seus pecados de actos e omisses, so purificadas depois da morte com as penas do Purgatrio" (DZ 464).

Os Judeus ensinam indirectamente a existncia do Purgatrio, concedendo a possibilidade de purificao na vida futura, ao oraram pelos seus mortos em combate, nos quais tinham encontrado objectos consagrados aos dolos, a fim de que o Senhor perdoasse os seus pecados: "Por isso, mandou fazer um sacrifcio expiatrio a favor dos mortos, para que fossem libertados dos seus pecados" (2 Mc 12, 46).

"Quem falar contra o Esprito Santo, no ser perdoado, nem neste mundo nem no vindouro". Para S. Gregrio Magno, esta ltima frase indica que as culpas (veniais)podem ser perdoadas (ou purificadas) no s neste mundo, mas tambm no futuro.

A existncia do Purgatrio prova-se tambm pela total Santidade e Justia de Deus, pois estas exigem que apenas as almas completamente purificada sejam admitidas no Cu. A Sua Justia reclama que sejam pagos os restos de penas pendentes, e por outro lado, probe que as almas unidas ao Amor com Deus sejam lanadas ao Inferno. Por isso, admite-se (alis, de acordo com inmeras revelaes particulares) um estado intermedirio, de durao limitada, destinado devida purificao.

5. O FIM DO MUNDO E A SEGUNDA VINDA DE CRISTO

No fim do mundo, Jesus Cristo, rodeado de Glria e Majestade, vir de novo para julgar os homens. O Smbolo Niceno-Constantinopla, aprovado pelo I Conclio de Constantinopla (381), sob S. Dmaso (366-384), declara: "E outra vez Ele dever vir em Glria para julgar os vivos e os mortos" (DZ 86).

Jesus predisse muitas vezes a Sua segunda Vinda: "Porque o Filho do Homem h-de vir na Glria de Seu Pai, com os Seus Anjos, e ento cada um pagar segundo a sua conduta" (Mt 16, 27). "Porque quem se envergonhar de Mim e das minhas Palavras, nesta gerao adltera e pecadora, tambm o Filho do Homem envergonhar-se- dele, quando vier na Glria de Seu Pai com os Santos Anjos" (Mc 8, 38; Lc 9, 26). "O Filho do Homem h-de vir na Glria de Seu Pai, com os Seus anjos, e ento julgar cada um segundo as suas obras" (Mt 24, 30; cf. Dn 7, 13).

"A finalidade da Segunda Vinda ser ressuscitar os mortos e dar a cada um o que merece" (2 Ts 1, 8). "Por isso, devemos ser encontrados irrepreensveis" (1 Cor 1, 8; 1 Ts 3, 13).

Sinais precursores da Segunda Vinda

1. A pregao do Evangelho a todo o mundo: "Esta Boa Nova do Reino dever ser proclamada no mundo inteiro, para dar testemunho a todas as naes. E ento, vir o fim" (Mt 21, 14). " preciso que antes seja proclamada a Boa Nova a todas as naes" (Mc 13, 10).

2. A converso dos Judeus: "Ento, irmos, no quero que ignoreis este mistrio, no ocorra que vos presumais de sbios, de que o amadurecimento parcial que sobreveio a Israel perdurar at entre a totalidade dos gentios, e assim todo o Israel ser salvo, como diz a Escritura: 'Vir de Sion o Libertador, afastar de Jacob as impiedades. E esta ser a minha Aliana com ele, quando tiver apagado os seus pecados' " (Rom 11, 2527).

3. A apostasia da F: "Jesus respondeu-lhes: 'Olhai para que ningum vos engane, porque viro muitos usurpando o Meu nome e dizendo 'Eu sou o Cristo', enganando muitos" (Mt 24, 4). "Que ningum os engane de nenhuma maneira. Primeiro, dever vir a apostasia e manifestar-se o homem mpio, o filho da perdio, o adversrio que se eleva sobre tudo o que tem o nome de Deus, ou objecto de culto, at ao extremo de sentar-se ele mesmo no Santurio de Deus e proclamar que ele mesmo Deus". (2 Ts 2, 3).

4. Antes da apostasia, manifestar-se- o Anticristo: "Antes da apostasia, manifestar-se- o homem com iniquidade" (2 Ts 2, 3); pessoa determinada a ser o instrumento de Sat.

5. Grandes calamidades, inundaes e catstrofes naturais sero o preldio da Vinda do Senhor: "Imediatamente depois da tribulao daqueles dias, o Sol escurecer-se-, a Lua no dar seu resplendor, as estrelas cairo do cu e as foras dos cus sero sacudidas" (Mt 24, 29). Cf. Is 13, 10: "Quando as estrelas do cu e a constelao de Orion j no iluminarem, e o Sol estiver obscurecido, e no brilhar a luz da Lua"...

6. A RESSURREIO DOS MORTOS NO LTIMO DIA

declarado pelo Smbolo "Quicumque" (chamado tambm 'Atanasiano'). De facto, este Smbolo alcanou tanta autoridade na Igreja ocidental como na oriental, que entrou no uso litrgico, e deve ser tida por verdadeira a definio de F:

" pois a F certa que cremos e confessamos que, Sua vinda, todos os homens devero ressuscitar com os seus corpos" (DZ 40). Tambm o Smbolo Apostlico confessa: "Creio na ressurreio da carne"... Jesus contesta os saduceus:

"Na ressurreio, nem se casaro nem se daro em casamento, pois sero como anjos" (Mt 22, 29). "E sairo, os que tiveram bons trabalhos, para a ressurreio da vida, e os que trabalharam mal, para a ressurreio do juzo" (Mt 22, 29).

"Aos que crem em Jesus e comem do Seu Corpo e bebem de Seu Sangue, Ele promete-lhes a ressurreio" (Jo 6, 39). "Eu sou a Ressurreio e a Vida" (Jo 11, 25).

A razo, iluminada pela F, prova a convenincia da ressurreio: 1. Pela perfeio da Redeno obrada por Cristo. 2. Pela semelhana que tm com Cristo os membros do seu Corpo Mstico. 3. O corpo humano santificado pela Graa, especialmente pela Eucaristia.

7. O JUZO UNIVERSAL Cristo, depois de Seu retorno, julgar a todos os homens. o que expressa o Smbolo "Quicumque": " pois F segura que cremos e confessamos que a havero de ser julgados os vivos e os mortos".

Jesus toma amide, como motivo da Sua pregao, o dia do Juzo: "Por isso vos digo que no dia do Juzo haver menos rigor para Tiro e Sidon do que para vs" (Mt 11, 22).

"O Filho do Homem h-de vir em toda Glria de Seu Pai, com os Seus anjos, e ento julgar a cada um segundo as suas obras" (Mt 16, 27). "Jesus Cristo foi institudo por Deus como Juiz dos vivos e dos mortos" (Act 10, 42).

Adaptao: Novssimos do Homem

REFLEXES SOBRE A MORTE - II

Caros Irmos e Amigos

Mais do que qualquer outra preocupao ou misso de ordem espiritual (e sobretudo mundana ou profana), deveramos dar sempre especial preferncia e maior relevncia aos 'Novssimos do Homem', a que nuingum escapa, mesmo sendo incrdulo ou pago, com excepo da alternativa Paraso ou Inferno por toda a eternidade...

Temos realmente bastante F nestas Verdades eternas, ou no? Se temos, porqu ento tantas dvidas, tanta indiferena, tanta tibieza, na prtica efectiva de tais mximas absolutas da escatologia crist?

Se tivssemos a certeza quase absoluta de que amos morrer duma qualquer doena terminal dentro de poucos dias ou semanas, o que no faramos para termos ao menos a graa duma boa morte? Inclusivamente, para deixarmos aos nossos entes queridos algo que melhor pudesse suprir o desgosto e prejuzo da nossa ausncia definitiva a curto prazo?

Porm, qual o mais gravoso, prioritrio e irreversvel, ao ponto de nos exigir mais zelo, prudncia e vigilncia: Morrermos de qualquer maneira, em qualquer idade, quando menos esperarmos, correndo o risco de estarmos indevidamente preparados e assim sermos punidos com extrema severidade por toda a eternidade; ou sermos vtimas duma doena incurvel ou dum

grave acidente que nos deixe incapacitados e atormentados, embora, por isso mesmo, dentro das devidas condies para beneficiarmos duma boa morte?

Por outras palavras, o que nos deve ocupar e preocupar imensamente mais: A sade do corpo, os bens e prazeres materiais; ou, muito pelo contrrio, a sade da alma, os bens eminentemente morais e espirituais, por mais que estes nos custem, na certeza ou esperana de obtermos assim a Vida eterna, o Paraso perptuo, na contnua presena de Deus?

Penso sinceramente que qualquer bom Cristo no hesitaria escolher sensatamente to decisiva e relevante questo, tal como essa ltima, sob pena de ser considerado mau cristo, com todas as consequncias negativas da mesmo resultantes.

Mas o que vemos, geral e frequentemente, na Igreja Catlica em particular? Precisamente o contrrio; isto , a maioria dos cristos 'praticantes' so-no s na teoria ou aparncia, pois na realidade no cumprem minimamente os Mandamentos da Lei de Deus, e at mesmo da prpria conscincia, como, por exemplo:

- Amar e servir a Deus acima de tudo e de todos (com todas as foras da alma e do corao), e amar ao prximo como a si mesmo; - Santificar os Domingos e Festas de guarda (dando prioridade ao louvor de Deus, sobretudo pela Santa Missa, e ao devido descanso); - No matar (nomeadamente pelo maldito aborto), nem causar outro dano, no corpo ou na alma, a si mesmo ou ao prximo; - Guardar castidade nas palavras e nas obras, nos pensamentos e desejos (nomeadeamente contra o adultrio e outros graves delitos sexuais); - No furtar, nem injustamente reter ou danificar os bens do prximo; - No levantar falsos testemunhos, nem de qualquer outro modo faltar verdade ou difamar o prximo...

A tal propsito, Jesus disse e ensinou: No se pode servir simultaneamente a dois senhores, a Deus e ao dinheiro [ou a Deus e ao mundo, aos prazeres e vaidades, etc], pois, ao optar-se por um [ou por ambos], desagrada-se ao outro...

Em concluso, se optarmos por Deus e por uma santa morte, de alma e corao, escolhemos o maior e melhor tesouro, cem por cento espiritual, recebendo em troca a Vida Eterna!

+ Na hora em que menos se espera, vir o Filho do Homem (Lc 12, 40). + Agora so os dias de salvao; agora o tempo favorvel (2 Cor 6, 2). + Granjeia agora amigos espirituais (venerando os Santos de Deus e imitando as suas virtudes), para que, quando sares desta vida, eles te recebam na eterna morada (Lc 16, 9).

REFLEXES SOBRE A MORTE - I MEDITAO SOBRE A MORTE

1. Bem depressa chegar o teu fim neste mundo; v, pois, como te preparas. Hoje o homem est vivo e amanh j no existe. E logo que se perder da vista, assim mesmo perder-se- da memria. Oh, cegueira e dureza de corao humano, que s cuida do presente, sem olhar para o futuro! De tal modo, deverias proceder em todas as tuas obras e pensamentos, como se j fosse a hora da morte. Se tivesses boa conscincia, no temerias demasiado a morte.

Melhor fora evitares o pecado do que fugires da morte. Se no ests preparado hoje, como estars amanh? O dia de amanh incerto; sabes tu se l chegars?

2. Que nos aproveita viver muito tempo, se to pouco nos emendamos? Infelizmente, nem sempre a longa vida nos torna melhores, antes, muitas vezes, aumenta-nos as culpas. Oxal tivssemos vivido bem, ao menos um s dia, neste mundo! Muitos contam os anos decorridos desde a sua converso; frequentemente, porm, pouco o fruto da sua emenda. Se morrer mete medo, talvez seja ainda mais perigoso viver muito. Feliz aquele que medita sobre a hora da morte, e para ela se dispe em cada dia. Se j viste algum morrer, considera que tambm passars pelo mesmo caminho.

3. Logo de manh, pensa que poders no chegar noite, e noite no consideres seguro o dia seguinte. Por isso, anda sempre preparado, vivendo de tal modo que a morte nunca te encontre desprevenido. Muitos morrem repentina e inesperadamente; pois, na hora em que menos se espera, vir o Filho do Homem (Lc 12, 40). Quando chegar aquela hora derradeira, ento comears a pensar muito seriamente sobre a tua vida passada, e doer-te- muito teres sido to negligente e leviano.

4. Quo feliz e prudente aquele que procura ter uma vida santa, tal como deseja que a morte o encontre! O que dar grande confiana duma morte abenoada o grande desprezo do mundo, o desejo ardente de progresso na virtude, o amor disciplina, o rigor na penitncia, a prontido na obedincia, a renncia de si mesmo, e a pacincia de sofrer, por amor de Cristo, qualquer adversidade. fcil praticares o bem enquanto tiveres sade; mas quando estiveres enfermo, no sei o que poders fazer. Poucos melhoram com a enfermidade; assim como tambm, entre aqueles que andam em muitas peregrinaes, raros so os que se santificam.

5. No confies em parentes e amigos, nem proteles para mais tarde o negcio da tua salvao, porque, mais depressa do que pensas, os homens esquecer-te-o. prefervel providenciares agora, fazendo todo o bem possvel, do que esperares mais tarde pelo socorro dos outros. Se no cuidas de ti no presente, quem cuidar de ti no futuro? Muito precioso o tempo presente: Agora so os dias de salvao, agora o tempo favorvel (2 Cor 6, 2). Que pena se no aproveitares espiritualmente todo este tempo, pelo qual poders alcanar o prmio da Vida eterna! Depressa chegar o tempo em que desejars um dia, ou pelo menos uma hora, para te emendares, e no sei se o alcanars.

6. Ah, carssimo irmo, de quantos perigos te poderias livrar e de quantos temores poderias fugir, se andasses sempre prevenido e desconfiado da morte! Procura agora de tal modo viver, que na hora da morte antes tenhas motivos para te alegrar do que para temer. Aprende agora a desprezar o mundo, para poderes, ltima hora, voar livremente para Cristo. Castiga agora pela penitncia o teu corpo, a fim de ento poderes ter legtima confiana e paz.

7. Oh, insensato, que pensas viver muito tempo, quando no tens seguro nem um s dia! Quantos se deixaram enganar, e repentinamente foram arrancados do seu corpo! Quantas vezes ouviste dizer:

Este morreu espada, aquele afogou-se; este outro, caindo do alto, partiu a cabea; um expirou quando comia, outro quando jogava; estes morreram pelo fogo, aqueles pelo ferro; uns pela peste, outros pelas mos dos ladres. Assim acaba a vida do homem, que o fim de todos a morte, e a vida passa to depressa como a sombra (Sl 143, 4; Job 14, 10).

8. Quem se lembrar de ti depois da morte? E quem rogar por ti? Irmo carssimo, faz j todo o bem que puderes; pois no sabes quando morrers, nem o que te suceder depois da morte. Enquanto ainda tens tempo, acumula riquezas espirituais. Cuida bem da tua salvao eterna; ocupa-te sobretudo das coisas de Deus. Granjeia agora amigos espirituais (venerando os Santos de Deus e imitando as suas virtudes), para que, quando sares desta vida, eles te recebam na eterna morada (Lc 16, 9).

9. Considera-te como hspede e peregrino deste mundo, no te procupando com os negcios terrenos. Conserva o corao sempre puro e voltado para Deus, porque no tens aqui morada permanente (Heb 13, 14). Dirige ao Cu as tuas preces e dores de cada dia, como lgrimas de amor, para que a tua alma, depois da morte, merea passar ditosamente ao Senhor. Amm. (Imitao de Cristo, Livro I, Cap. XXIII)

You might also like