You are on page 1of 6

A Cruz Revelada a Toda a Humanidade

(Excertos do documento: De las Virtudes y de los Vicios, de Concepcion Cabrera de Armida, ou Conchita)

Pgina 31

O homem vive de forma materialista, de vaidades fingidas e prazeres fugitivos, que deixam o corao lacerado: e no faz caso, pois no, do santurio interno que traz dentro de si, onde constantemente deveria oferecer incenso ao seu Deus e Senhor, queimando os seus vcios, as suas baixezas e vis paixes no altar do sacrifcio de amor. Mas tal coisa no conhecida e muito menos praticada. Venho, atrada pela minha grande Misericrdia, dar um alerta ao mundo, despertar da sua letargia tantas almas iludidas, enganadas e surdas. Venho hoje num indizvel abaixamento atra-las para o meu corao para as salvar. No vos admirais, no, de tamanha bondade. Quero nos ltimos Tempos esquecer os pecados do mundo e salvar as almas que vivem cegas nas suas falhas e nos seus erros isentos de culpa Venho dar um desmentido a Satans, levantar a minha Cruz e fazer reinar a Dor. No quero agora falsa piedade, virtudes fingidas, nem vcios dissimulados e traidores; j tempo de tirar a mscara a Satans e de mostrar ao mundo as sua infamas maquinaes. Quero que reine a Pureza, a Cruz, a Dor e a verdadeira Santidade.
Pgina 58

mundo! mundo! Corres para a perdio eterna, a menos que a cruz, que s ela te pode salvar, te detenha nesta tua corrida vertiginosa. O respeito humano seduzir-te- enquanto no te crucificares... enquanto preferires Barrabs, enquanto no te entregares e no proclamares em voz alta que JessCristo o teu Rei e tu o seu vassalo: que Ele o teu Senhor e tu o seu escravo... que Ele o teu Criador e tu a sua criatura; que Ele o teu Pai e tu o seu filho... que Ele o teu Deus e tu a obra das suas mos divinas, disposto a servi-lo, a am-lo e a confessar publicamente o seu santo Nome, com a dignidade de pertencer-lhe e a honra de servi-lo, com o desejo de am-lo, com a ambio de satisfaz-lo na medida do possvel. Oh! Se os homens pusessem isso em prtica, destruir-se-ia o reino do respeito humano no mundo, que o reino de Satans e dos seus vcios: a Cruz vem destru-los.
Pgina 62

A glria v o trono de Satans, o trono movedio e fictcio ao qual eleva as almas que se entregam a ele. Que falso, que enganador e traidor tu s, Satans! tempo j de deter o teu voo, que cessem as tuas prfidas trapaas e as tuas vitrias falaciosas. A luz brilhar por meio da Cruz nos espritos humanos obscurecidos e cair a meus ps a venda de soberba sob a qual se esconde a tua infmia, derrubando as tuas vis maquinaes e triunfando de ti. Foge, Satans, porque a Cruz vai triunfar e destruir os vcios nos quais submergiste o mundo: Desaparece nos antros do inferno se no te queres ver espalmado pelo seu enorme peso! CC 14,359-361.

2
Pgina 96-97

Vou falar da Dor, desta Dor que quero que reine no mundo materializado e presunoso. Quero a Dor, tenho sede de Sacrifcio, de Abnegao, de Correspondncia, de Fidelidade, de Ascese, de Pureza, de Obedincia, de Simplicidade e de muitas outras virtudes que so postas de parte e no so praticadas. Oh! O mundo esquece-se das virtudes. Elas no existem com a solidez que referi, e contudo, elas devem existir. O mundo dorme na letargia profunda do engodo mais lamentvel As almas perdem-se e correm para a perdio eterna porque nelas no h lugar para sacrifcios. A Dor o preservativo do inferno. A Cruz com o meu corao doloroso salvar o mundo: a chave do Paraso. O mundo perde-se porque no h Candura, no h Dor nas almas! A Pureza e a Cruz so a sua salvao, e elas sero a barreira nica que, na corrente precipitada dos seus vcios, ir det-lo e salv-lo. Ai do mundo sem o meu Corao e sem a Cruz, sem a Pureza, e sem a Dor! Amai e sofrei, necessrio que as almas amem, mas na Dor; necessrio que a Cruz se estenda por toda a terra e traga todas as naes ao meu Corao; necessrio que a Cruz e o meu Corao detenham o cataclismo que paira sobre o mundo. Quero coraes puros e crucificados que apazigem a Justia divina, que ao meu Corao venha o mundo pelo caminho da Cruz; foi por isso que representei o Corao ao centro da Cruz, a fim que eles entendam que somente se elevando pela Cruz se pode chegar ao meu Corao. O reino da dor indispensvel no mundo, pois que somente por esse caminho chovero graas e se salvaro as almas. Dai-me almas puras, peo almas crucificadas: rezai! rezai! Estes escritos, que so a Minha Palavra, despertaro os coraes, nos quais insuflaro o amor activo com o esprito de sacrifcio.
Pgina 98

Um grande nmero de almas conformam-se com a aparncia da virtude, com uma reputao de virtude, mas so poucas as que vo ao fundo do sacrifcio, verdadeira limpeza do corao. J tempo que o mundo desperte e que a Virtude comece agora a reinar tal qual , e que a Verdade brilhe em todo o seu esplendor celeste! Guerra a Satans, Mentira, ao Vcio e Comodidade, que agora a rainha do mundo! Que venha a Cruz, que venha a Dor para derrubar o demnio! A cruz e a Dor devem penetrar nos coraes para os limpar e para os santificar. Quero isso, o remdio do mundo nos seus ltimos Tempos.
Pgina 101

A mortificao o escudo contra os dardos de Satans. Este vcio terrvel (a imodstia) fabrica nas almas ouvidos dispostos e muito apurados com os quais escutam os cantos mais secretos desta sereia infernal. Para tapar estes ouvidos, so requeridos os remdios enrgicos da Penitncia e da Mortificao. Oh! Quanto se poderia dizer sobre este vcio maldito que trouxe tantos castigos ao mundo! A gua e o fogo vieram do cu afogar e queimar uma to formidvel peste. O mundo no dilvio e as cidades abominveis foram a presa do castigo do Todo-Poderoso. Muitos coraes deveriam hoje, pela mesma razo, serem queimados e afogarem-se, mas tenho uma eternidade onde ficar satisfeita a Justia divina.

3 Mas no, no, o meu Corao enternece-se, quero perdoar: trago o perdo ao mundo nos seus ltimos Tempos por intermdio do meu Corao e da minha Cruz. A Cruz a salvao do mundo. Gritai, e que esta voz ressoe por toda a terra, que o remdio deste vcio que a Cruz, a Dor, santificada pelo meu Corao na Santa Eucaristia, em Maria.
Pgina 104

Quando os sentido dominam o esprito, trazendo com eles a desordem mais lamentvel onde no pode cair, a alma est em muito grave perigo de condenao, porque estes apetites desenfreados cegam-na e arrastam-na, empurram-na e fazem-na precipitar-se de pecado em pecado, sem que haja qualquer dique capaz de a suster nas suas quedas. Quando os sentidos no esto submetidos razo ou vontade, so para a alma espadas de morte. Quando estes reinam no homem e o reduzem escravido, e que as paixes que estes sentidos despertam crescem imensamente, ento a graa deve ser muito potente para travar este rio de forte caudal sado do leito que arrasta a alma para o inferno. Quando no se pe um freio aos sentidos, quando no os empregamos segundo o fim santo para o qual eles foram criados, isto para o meu louvor e para o meu servio, para me crucific-los num holocausto de doura, para me oferecer o incenso da sua mortificao, mas ao invs, atraindo a sua sensualidade com mil meios que a cada passo o homem encontra no seu caminho, quando lhes d rdea solta sem os dominar, ento estes sentidos sero, ouam bem, a runa das almas. J o e como! Hoje vive-se dos sentidos. Que horror! O meu Corao padece de uma grande desordem! Grita que a Dor deve reinar na vida do homem, que ele deve busc-la como seu tesouro mais precioso. As almas precisam de conhecer a Cruz e de se consumar nela! Que o esprito finalmente domine esta sensualidade abominvel que inunda o mundo , mesmo o espiritual. Detesto infinitamente a sensualidade que repeliu a Cruz e que fez brilhar o seu reino. No, no: j tempo que o mundo desperte, que as paixes sejam refreadas, que os sentidos morram ao pecado e que me sirvam. A Cruz traz todos este bens. Ela e apenas ela o antdoto, o remdio e o preservativo dum mal to universal e to imenso. A Cruz, a Dor e o sacrifcio, vm derrubar uma serpente to gigantesca. Quero almas que vivam do esprito e no dos sentidos. Quero que a crucificao de si prpria ponha um dique no mar extravasado da actual sensualidade. Quero que o Esprito Santo tenha o seu reino nos coraes, mas tal no se pode realizar quando os sentidos dominam.
Pgina 139

miservel Satans enganador e falsificador de tudo o que santo, maldito sejas! Tirar-te-ei a tua mscara e farei de molde que o mundo espiritual compreenda as tua mentiras e as tuas hipocrisias! A Cruz vai brilhar e confundir-te, esprito das trevas; ela precipitar-te- no inferno e abrir um tempo de claridade e muita luz para as almas! A Cruz vem salvar o mundo, alumiar o caminho para o cu e triunfar de satans e das suas trapaas abominveis, dos seus disfarces e maquinaes.
Pgina 195

Com o primeiro pecado, o homem carrega a Ingratido amalgamada no seu prprio ser. O homem ingrato, muito ingrato, para com o seu Deus e para com o seu Irmo. A Ingratido consiste na correspondncia infame e dolorosa do mal pelo bem, no esquecimento das benfeitorias, no desprezo destas e do prprio benfeitor.

4 apenas crvel que este vcio odioso e dilacerante habite em coraes cristos e, contudo, um facto, certamente muito triste. alm disso uma semente fecunda que germina por todo o lado e frutifica. No h nada que doa tanto quanto a Ingratido, que uma espada delicada e muito fina que, ao mais pequeno toque, fere a alma. A Ingratido para Comigo, como cresce medida das mercs recebidas, no homem quase infinita, porque Eu sou aquele que morreu pelo homem e que lhe conquistou o cu que ele havia perdido pelo pecado. A Redeno o preo que foi dado pela Ingratido humana. Apenas Deus podia satisfazer pela Ingratido, e bebeu-a a grandes goles. A Ingratido nas almas depois do meu Sacrifcio continua, mesmo hoje, com ainda mais culpa que ento. As minhas Leis so desprezadas, o meu Sangue achincalhado, a minha Doutrina causa rubor, o Respeito humano enche o mundo, mesmo espiritual, a Falsa piedade reina, a Sensualidade enche o mundo de um polo ao outro, os altares so abandonados, perseguem a minha Igreja e os seus Ministros, as Congregaes religiosas afundam-se na pieguice e na Dissipao, e finalmente busco almas a quem dar os meus protestos e no encontro nenhuma. Dou-lhes a vida e elas, todas as vezes que cometem uma Ingratido, do-me a morte. Eu rebaixo-me a procur-las como Bom Pastor que sou eu, e elas fogem dos meus braos paternos. Ofereo-lhes a Pureza, e elas rejeitam-me chafurdando no lodo e no lamaal imundo de suas paixes. Dou-lhes as minhas graas, e elas com a sua infidelidade desprezam-nas. Ai! Como grande a Ingratido do homem! Mas vir o tempo em que o da Misericrdia chegar ao fim, e ento farei sentir a minha Presena; levantarei o estandarte da minha Cruz e a humanidade inteira tremer e cair de joelhos adorando-a. Agora nestes tempos vem o ltimo esforo da Graa para salvar o mundo: os coraes ardero com o fogo da minha Cruz, triunfando da negra Ingratido dos coraes. As virtudes chegaro a matar a Ingratido juntamente com os vcios. Uma grande fora celeste vem hoje manifestar ao homem a minha Bondade e a sua Ingratido: muitos coraes ficaro feridos pelas minhas graas, muitos joelhos cairo por terra adorando-Me, as almas chorando os seus pecados e a sua ingratido. A Cruz, com o meu Corao cravado nela, expiou a Ingratido no calvrio, e a Cruz com o meu Corao volta hoje para se apresentar diante de um mundo infame e lembrar-lhe a sua Ingratido. Vem abrir um domnio por entre as almas e fazer com que cessem as ingratides e os vcios e que reinem todas as virtudes. O remdio contra a Ingratido a Cruz com o meu divino Corao cravado nela. O meu divino corao despertar as almas mortas e adormecidas pelos vcios e far com que se arrependam, chorem a sua infidelidade e se sacrifiquem em minha honra. A Cruz com o meu Corao far prodgios; ela atrair e arrastar milhes de coraes debaixo da sua sombra bendita; ela curar as almas tbias e far com que renasa o fervor dentro dos espritos. Abaixo Satans com a sua negra Ingratido e a sua Perfdia ! Que a Cruz reine com o belo squito de virtudes que o acompanham. Com as virtudes despertar-se-o almas intrpidas que se oferecero em sacrifcio para reparar a Ingratido humana, e o fervor renascer nos coraes. O vu que esconde Satans com os seus vcios horrveis e detestveis cair e os espritos santificar-seo, e o Esprito Santo ter ento almas puras onde repousar. O remdio pois para a Ingratido o Amor divino por intermdio da Cruz. Aquele que me ama no pode ser ingrato, mas no me amam s com palavras, mas sim com obras, porque o amor sem obras no o amor. Mas quais so as obras do amor? A crucificao de si prprio e o sacrifcio na prtica muito pura e constante das virtudes. A alma que no destri os vcios no me ama; aquela que no abraa e no se fixa na prtica slida das virtudes, no me ama. Aquele que ama, identifica-se com o Amado, estuda-o e reprodu-lo em si. Mas como Eu sou Pureza, Santidade e Dor, de igual modo deve ser o corao feliz que

5 se consagra a amar-me; e como no amor existe somente uma vontade, a minha deve ser aquela que em qualquer ocasio domina e prevalece sempre nas almas puras e amorosas que se consagram a Mim.
Pgina 199-200

A Indiferena s tem remdio numa total reforma interior das almas. Algo certamente bem difcil, se uma torrente de graas especiais vindas do cu no vier abal-la fortemente. Mas alegrate humanidade! Que as almas entoem cantos de alegria. A minha grande Misericrdia comoveu-se e do cu fez cair o precioso orvalho que cura todas as chagas do corao. A minha grande Misericrdia enviou ao mundo aquele que lhe apresenta uma Cruz salvadora com um Corao divino cravado nela, para atrair as almas com o amor no qual se acende este Corao, isto pela Dor, para fazer com que as almas cheguem ao meu corao por intermdio do Sacrifcio amoroso. chegado o tempo feliz de lembrar aos homens o Amor que me devem e a Dor que deve acompanhar o Amor a fim que, em unio com o meu, ele seja aceite. Que se alegrem os coraes porque graas a Maria, minha Me amada, ou devido sua intercesso poderosa, enviei ao mundo um tesouro de graas mediante o conhecimento prtico das Virtudes e dos Vcios, desvendando a todos os olhos e de forma muito viva o caminho que conduz ao cu, e aquele que leva ao inferno, e desmascarando Satans com todas as suas maquinaes e as suas artimanhas traidoras. Que me agradeam porque o tesouro que oferece a minha Bondade s almas muito grande. Que as almas e os corpos se sacrifiquem em minha honra e que o mundo irrompa em louvores minha grande Bondade e Misericrdia. As almas que vo participar em tais graas dar-me-o muita glria; mas ai daquelas almas que esbanjem e dela no tirem proveito para a sua perfeio! A conta que lhes pedir ser muito rigorosa, Estas graas do cu foram especialmente derramadas para os meus Osis1 e o Apostolado da Cruz. Ai das almas, repito, que no retirem destas graas o fruto da vida eterna para elas prprias e para os outros! O mundo inteiro deve por este meio poderoso inflamar-se. A Cruz deve ser plantada, destruindo os vcios nos coraes onde foram semeadas e fecundadas as virtudes, porque para que a Cruz lance razes no corao, ela precisa de uma terra limpa de vcios e da rega santa das virtudes. Se no se planta a Cruz desta forma nos coraes, ela ficar mais ou menos tempo plantada; mas o mais pequeno vento das paixes deit-la- por terra. Ento, para que a Cruz fique firme e estvel nas almas, ela precisa da fundao profunda das virtudes morais. A alma sob a sua sombra fecunda ir crescer e fortificar na via interior do esprito, ela receber grandes favores, e mais tarde o prmio eterno das suas obras. As almas no sabem o que a Cruz, o que vale a sua influncia benfica, e os grandes tesouros espirituais que encerra. Elas fogem dela porque ela esconde a sua beleza e no se d a conhecer at ---------------------------O Osis um termo utilizado nos escritos de Conchita que se refere s Religiosas da Cruz do Sagrado Corao de Jess, uma congregao religiosa de mulheres contemplativas que se dedicam adorao perptua e consagram a vida a orar pelo clero (Bispos, sacerdotes e diconos), bem como pelos fiis. O termo refere-se tambm congregao de religiosos conhecidos pelo nome de Missionrios do Esprito Santo cujo carisma espalhar o amor do Esprito Santo no mundo, e cujo ministrio pricipal o da via espiritual.
1

6 que as almas a tenham nos seus braos com amor. Ento a Cruz descobre a sua beleza, as suas riquezas, a sua doura e suavidade divina. Ningum pode dizer que conhece a Cruz a no ser a alma amante e afectuosa que a acaricia e a leva consigo. No, a Dor no conhecida, isto quer dizer que as grandezas da Dor amorosa na vida espiritual no so conhecidas. Na minha generosidade para com o homem, determinei hoje que a Dor vir deleitar as almas e destruir a Sensualidade derrubando-a do seu trono. A Dor vai reinar. Treme, inferno! .O campo slido do Sacrifcio amoroso por meio das Virtudes prticas e da destruio dos Vcios vai desvendar-se perante o mundo superficial e vo. Felizes as almas daqueles que a Cruz abriga sob a sua sombra, e infelizes aquelas que rejeitam graas to magnficas ! CC 15, 167-174.
Pgina 234

Louvai-me e sacrificai-vos em aco de graas. Alegrai-vos pois as minhas promessas realizar-se-o: a Cruz triunfar e a Dor reinar salvando as almas e rendendo-me glria. A Cruz salvar o mundo corrompido e far brilhar a luz no caminhar espiritual, to tristemente relaxado e retorcido. A Cruz vir estimular as almas moles e despertar os pecadores que dormem no sono funesto dos seus erros e dos seus desregramentos. A Cruz renovar as Comunidades religiosas, fortificar os coraes fracos e juntar o esquadro intrpido dos meus soldados... Mas por que meio? Por aquele que acabei de expor, pelas Virtudes e pelos Vcios, rejeitando estes e praticando aquelas. As minhas Obras, quando os instrumentos de que me valho para as realizar prestam-se a isso, ao abandonarem-se nas minhas mos divinas, no ficaro inacabadas, mas a minha Bondade tomar os meios para a realizao dos meus planos eternos. A Obra da Cruz muito grande ! Ela vem pr fogo terra graas ao Esprito Santo; ela vem, enfim, fazer brilhar a luz, destruindo a Sensualidade e implantando a Dor, para que reine a paz nos homens de boa vontade. A Dor a felicidade da terra, ignorada ainda pelas almas. tempo que se conhea este tesouro precioso dissimulado h tanto tempo e que Satans teme tanto. O esquadro da Cruz ser o esquadro da Dor, isto da felicidade real, da verdadeira e nica felicidade. Que o vu se rompa e que chegue ao fim um to lamentvel engano. Que se renova toda a terra pois que a felicidade, a alegria e a paz qual o homem aspira tanto esto escondidas na Cruz, e que s a podem encontrar. Pela Cruz se sobe ao meu Corao, centro de toda a paz, felicidade e alegria! Mas para percorrer este caminho estreito e espinhoso, necessitamos de virtudes, das sua luz e da sua companhia. Que o inferno trema e triunfa a Cruz por intermdio das Virtudes, e que Satans fuja ao ver combatido e destrudo nas almas o reino dos Vcios e das paixes.

Claude Lamy Traduo em portugus : Odette Collas ojcollas@netcabo.pt Lisboa, 26 de Novembro de 2009

You might also like