You are on page 1of 7

CULTURA EM TEMPOS DE REPRESSO Marcos de Almeida Amorim1

Resumo: O presente artigo tem por objetivo trazer uma discusso acerca das mudanas nas mais diversas formas de expresses artsticas e culturais que se perpetuaram aps o golpe de 1964, elevando o nosso olhar nos principais movimentos que impulsionaram essa mudana e o impacto da censura nesse aspecto.

Abstract: This paper aims to bring a discussion about the changes in different forms of artistic and cultural expressions that have been perpetuated after the 1964 coup, bringing our look at the main movements that have driven this changing and the impact of censorship in that respect.

Palavras-Chaves: Golpe de 1964; cultura; represso; censura; tropicalismo.

O regime militar iniciado em 31 de maro de 1964 caracterizado pelo afastamento do presidente Joo Goulart por intermdio de um golpe de Estado, no qual o poder transferido para o marechal Castelo Branco. Mir (2001) qualifica esse golpe como uma revoluo que durou at o ano de 1985. Foi arduamente justificada pelos militares como uma forma de proteo dentro da doutrina de segurana nacional diante da ameaa comunista que se instaurava na sociedade brasileira. O perodo posterior ao golpe de 1964 caracterizado por uma represso que culminou numa verdadeira ditadura. A Constituio de 1946 vai perdendo o vigor, ao se determinar no decorrer dos anos 16 Atos Institucionais que completam e prope d nova forma Constituio, a estrutura do Congresso Brasileiro transformada, ocorre a supresso de vrios direitos individuais, alm de ser lanado um cdigo de processo penal militar que permitiu aos militares uma maior liberdade nas suas mais diversas
1

Licenciando em Histria pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

formas de atuao e de controle social. Segundo Aguiar (2004), aps o golpe de 1964 em seus primeiros 4 anos, a ditadura foi endurecendo e fechando o regime aos poucos. O perodo compreendido entre 1968 e 1975 foi determinante para a nomenclatura histrica conhecida como "anos de chumbo", pois considerado como o perodo mais repressivo da histria poltica recente no Brasil. Mesmo em meio censura e a represso, possvel identificar variadas formas de expresses culturais que marcaram a poca. Ao falarmos dos anos 60 e 70 impossvel no lembrar, por exemplo, que essa a poca dos festivais onde floresce a melhor poesia cantada como as de Torquato Neto, Capinam, Gilberto Gil, Caetano Veloso. Vem mente, ento, os famosos Festivais de Msica Popular Brasileira. O mesmo foi um gnero de programa competitivo e musical, apresentado por vrias emissoras de televiso brasileira a partir de 1965 at 1985. O primeiro foi transmitido em Guaraj no ms de abril em 1965, tendo como finalista a msica Arrasto de Edu Lobo e Vincius de Morais. devido ao enorme sucesso desse festival que se d margem a se perpetuar outras edies nos anos seguintes. Para Ridenti (2009), o sucesso das canes engajadas nos festivais de msica popular na televiso se deu pela consolidao da indstria cultural ps-1964, onde se pde abrir caminhos para o surgimento de um novo segmento do mercado onde houvesse contestao ditadura. Nesse perodo, para conseguirem divulgar seus trabalhos, a arma era o uso de metforas nas msicas e peas teatrais. Uma maneira alternativa que os compositores encontraram para dar o seu recado nos anos de chumbo. Um grande exemplo disso, a msica Apesar de Voc de Chico Buarque que, lanada em 1970, trata aparentemente de uma briga de namorados, que pode ser interpretada como uma mensagem ao presidente Mdice: Voc vai pagar e dobrado/ cada lgrima rolada/ nesse meu penar/ apesar de voc/ amanh h de ser/ outro dia/ voc vai se d mal. Os sensores s entenderam a mensagem aps o compacto ter vendido mais de 100 mil cpias. Nesse contexto tambm surge, no ano de 1967, o movimento tropicalista que de uma forma geral, pode ser definido como um movimento cultural brasileiro sob a influncia de correntes artsticas de vanguarda e estrangeira que mesclou manifestaes tradicionais da cultura brasileira a inovaes estticas radicais. Segundo Mendes

(2006), o movimento tinha como um dos grandes ideais propagar a liberdade, tendo por base a tentativa de revelar as contradies que a prpria sociedade brasileira vivia na poca. Alm disso, o movimento faz ressurgir ideais e propostas do movimento

antropofgico que foram promovidos por escritores consagrados na dcada de 1920 e 1930 como Mrio de Andrade, Tarsila de Amaral, Oswald de Andrade, dentre outros. De fato, as referncias aos primeiros modernistas so claras e declaradas no Tropicalismo. Caetano via em Oswald de Andrade o supra-sumo da arte brasileira e encontrou em Glauber Rocha uma boa referncia no cinema. Caetano chega a afirmar que passa a perceber a tropiclia quando assiste ao filme Terra em Transe, dirigido por Rocha.
. [...] num certo momento, o teatro, o cinema, a literatura e a msica se cruzaram, movidos por interesses ideolgicos e estticos. Alimentaram-se mutuamente dentro de um mesmo projeto social e socializante. (SANTANNA, 2004)

Poesia e msica se misturavam nos palcos: parece dar-se a ascendncia da poesia sobre o romance, passando aquela a ser gravada em discos, e chegando assim com maior impacto junto ao pblico. (MOTA,2008) Ser participante e,

principalmente, vencedor de um festival era, no s uma excelente porta para o sucesso, como tambm o sonho de muitos jovens intelectuais da poca que hoje se consagraram para alm da msica, como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Raul Seixas. Segundo Devides (2006), nos trabalhos destes compositores no difcil perceber que textos musicais populares demonstram sua relao com a srie literria atravs da apropriao criativa de textos e temas da literatura e atravs da aluso, ou recriao de momentos literrios. Nesse perodo houveram diversas mudanas nos mais variados gneros artsticos. No teatro, surgiram peas inovadoras como O rei da vela de Oswald de Andrade, dirigido por Jos Celso Martinez Corra, alm dos famosos Parangols, do artista plstico Hlio Oiticica e Roda Viva, de Chico Buarque, tambm dirigida por Jos Celso Martinez Corra. No cinema, o filme como Macunama, de Joaquim Pedro de Andrade e na televiso, o programa do Chacrinha, misturando todas as classes sociais e culturais. possvel apontar mudanas tambm no jornal, atravs dos textos de Nelson Mota, Ruy Castro e Torquato Neto. Alm do movimento de vanguarda liderado pelo tropicalismo, o nacionalismo tambm foi um grande impulsionador das mudanas em gneros culturais do perodo ps-64. Ridenti faz uma comparao interessante entre os movimentos:
Dois grandes campos dividiam, grosso modo, os artistas contestadores em 1968: o dos vanguardistas e o dos

nacionalistas. Estes procuravam usar uma linguagem autenticamente brasileira, na luta pela afirmao de uma identidade nacional-popular que seria, no limite, socialista. Enquanto os vanguardistas liderados pelo movimento tropicalista (...) criticavam o nacional-popular, buscando sintonizar-se com as vanguardas norte-americanas e europias, particularmente com a contracultura, incorporando-as criativamente cultura brasileira.(RIDENTI, 2009, P.6)

importante notar que em 1968 as coisas j no caminhavam to bem, pois os censores passaram a interferir mais no processo criativo dos compositores sugerindo alteraes, at que em dezembro daquele ano o governo militar, no contente com a censura imposta em 1964 pelo ento presidente Castelo Branco (que criou o SNI Servio Nacional de Investigao), decretou o Ato institucional n 5 (AI-5) e a ateno voltou-se com maior vigor s manifestaes culturais.
No que antes no se preocupasse, mas, tendo controlado a oposio poltica e os ataques mais diretos da impressa, a cultura tornara-se um espao para onde haviam migrado as poucas formas de resistncia, at pelas lacunas deixadas pelos censores (VILARINO, 1999)

O AI-5 visava de uma forma geral conceder poderes extraordinrios ao Presidente da Repblica e suspendia vrias garantias constitucionais. O mesmo assegurava, por exemplo, que o Presidente da Repblica poderia decretar recesso do Congresso Nacional e das Assemblias Legislativas, voltando a funcionar apenas mediante convocao do executivo. O ato tambm assegurava que o presidente poderia cassar os direitos polticos de qualquer cidado sem nenhuma reserva que a Constituio trazia. Em suma, o ato garantia grande autonomia ao poder executivo de governar e reprimir a sociedade que pudesse transparecer alguma ameaa. O escritor Alceu Amoroso de Lima classifica essa fase como terrorismo cultural, j que qualquer tipo de expresso cultural, seja recitada, cantada, escrita ou representada era motivo de perseguio por parte do governo militar. Os jornalistas responsveis, ntimos do crculo policial repressivo, trocaram intencionalmente a narrativa de um acontecimento pela publicao de verses que corroborassem o iderio autoritrio oficial. Certamente, acreditavam em suas aes, compactuando sempre com o poder vigente. A essa atitude se pode dar o nome de autocensura, como tambm colaborao.

At mesmo Chico Buarque, um dos mais ativos, combativos e produtivos intelectuais brasileiros, afirma em entrevista no ano de 1971: claro que cheguei autocensura. Para se ter uma idia da tenso que foi instaurada na poca, no ano de 1968 durante uma de suas apresentaes da pea Roda Viva, dirigida por Jos Celso Martinez, o espetculo foi atacado pelo terrorismo paramilitar do Comando de Caa aos Comunistas (CCC). A pea que contava a histria da ascenso e a queda de um dolo, preenchido por pardias bblicas e com cenas antropofgicas, resultou em atores espancados e cenrios destrudos pelos integrantes do CCC. No perodo em que esteve em vigor o AI-5, mais precisamente de 1968 a 1978, a censura federativa coibiu mais de 600 filmes, 500 peas teatrais, a editorao de vrios livros e a incluso de assuntos essenciais para a carreira escolar das crianas, sem falar da infinidade de msicas. Devides (2006) ressalta que a msica tornou-se um dos alvos preferenciais da censura e da represso, fato que gerou uma sada (nem sempre por vontade prpria) de intelectuais brasileiros do pas, e os que ficaram tiveram que recorrer a subterfgios cada vez mais engenhosos para burlar os militares ou entregaram-se a obras de consumo fcil e prstimo duvidoso. Santana (2002) afirma que a represso maior no gnero musical se deu pela capacidade perspicaz de entrar no inconsciente das pessoas, sendo vrios discos vetados e recolhidos, alm de algumas canes que nem chegaram ao conhecimento dos ouvintes. Depois que o governo declara que a Msica Popular Brasileira nociva ao Estado por ser ofensiva s leis, moral e aos costumes, a msica Para no dizer que eu no falei das flores do cantor Geraldo Vandr passa a ser a mais cantada pelos manifestantes em protestos. Alguns artistas chegaram, at, a criar autores fictcios para poder publicarem seus trabalhos. H quem, inclusive, acredite que a presso era to grande sobre os artistas que os msicos, dramaturgos, escritores e toda sorte de produtores de cultura dos anos 70 foram, de alguma forma, infectada pela autocensura:
Nos anos 70, no havia clima para criao artstica e, mesmo quando estatisticamente os problemas com a censura se reduziram, seus efeitos sobre toda uma nova gerao de criadores permaneceram irreversveis. Podados em suas primeiras investidas, estes jovens fatalmente se enquadram na autocensura.( AUTRAN, 2005)

O interessante notar, dentro dessa abordagem, que apesar das divergncias e das rivalidades dos mais diversos movimentos e expresses artsticas contestadoras do perodo ps-64, todos acabaram por sofrer perseguies, censura a suas obras e at mesmo priso e exlio, pois infelizmente a represso foi uma prtica que prevaleceu durante a poca. Resistir significava enfrentar no s a censura, mas todo o aparato repressivo e ideolgico do governo militar.

REFERNCIAS

- AGUIAR, Carly B. de. Mdia e autoritarismo no Brasil ps-64: a propsito das continuidades e rupturas. So Paulo, 2004.

- AUTRAN, Margarida. O Estado e o Msico Popular: de Marginal a Instrumento. In: Novaes, Adauto (org.). Anos 70: Ainda sob a Tempestade. 2 Edio. Rio de Janeiro: Ed. Aeroplano/ Ed. Senac Rio, 2005.

- DEVIDES, Dlson Csar. Raul Seixas e o Brasil ps-64: cultura, represso, censura. <Disponvel em: http://www.dacex.ct.utfpr.edu.br/8dilson.htm#_edn9.

Acessado no dia 22/02/2010 s 19:21>

MENDES,

Daiany

do

Socorro.

Tropicalismo.

<Disponvel

em:

http://www.acesseweb.com/cultura/tropicalismo. 15:32>

Acessado no dia 21/02/2010 s

- MOTA, Carlos Guilherme. Ideologia da Cultura Brasileira. (1933-1974). Editora 54. So Paulo: 2008.

RIDENTI,

Marcelo.

1968

de

novo!.

<Disponvel

em:

http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&ct=res&cd=1&ved=0CAYQFjAA&u rl=http%3A%2F%2Fwww.boelllatinoamerica.org%2Fdownload_pt%2F1968_port_abrev.pdf&rct=j&q=ridenti%2C+ma rcelo+1968+de+novo&ei=DEKISHPCIyDuAeO5onvCw&usg=AFQjCNHHqHVacPjMgdPY93TBfEprvG228Q Acessado no dia 21/02/2010 s 14:12> - SANTANNA, Affonso Romano de. Msica popular e moderna brasileira. 4 Ed. So Paulo, Editora Landmark, 2004. - VILARINO, Ramon Casas. A MPB em Movimento Musica, Festivais e Censura. Ed. Olho Dgua. So Paulo: 1999.

You might also like