You are on page 1of 5

A.N.C.

- Nocturlbio

Page 1 of 5

Associao Nacional de Cruzeiros

NOCTURLBIO
O Noturlbio foi um instrumento usado nos primrdios da navegao que servia para se ler a hora atravs do movimento das estrelas. Pode assim dizer-se que era um relgio sideral. O princpio de funcionamento de um Noturlbio assenta na observao e leitura do movimento que as estrelas realizam em torno da estrela Polar. Este movimento , como todos sabemos, um movimento aparente resultante da rotao do nosso planeta. Em teoria considera-se que a Polar est fixa no enfiamento do eixo de rotao da Terra, a norte, apesar de um pequeno desvio que era de 3,5 no sc.XV. As estrelas giram no sentido contrrio aos dos ponteiros dos relgios em torno da Polar (isto no hemisfrio norte!), e o movimento de uma das guardas da Ursa Menor, a estrela Kochab, que observado e usado na leitura do tempo ao longo do ano.

Posio aproximada da Kochab ao longo do ano

No fim do sc.XIII, o maiorquino Raimundo Llio, descreveu a chamada Roda Polar a que chamou de astrolabii nocturni, ficando no entanto conhecida por Noturlbio. A roda era apontada Polar, alinhando-se a data de observao a leste do orifcio por onde se fazia pontaria referida estrela. A zona onde a Kochab tangia o instrumento indicava a hora.

http://www.ancruzeiros.pt/anci-nocturlabio.html

27/3/2012

A.N.C. - Nocturlbio

Page 2 of 5

Roda Polar de Raimundo Llio (c. 1272)

Neste exemplo da Roda Polar, no dia 15 de Abril, a Kochab indica 23 horas (na coroa exterior em numerao romana), e na 3 coroa indica ainda a durao mdia do dia (12 horas) nesse ms. Outros tipos de rodas foram surgindo, como as Rodas de D.Duarte. O princpio era o mesmo, mas o mtodo de contar o tempo diferia um pouco. Esta roda permitia ainda saber a hora aproximada do nascer do Sol.

Rodas de D.Duarte (c. 1428)

Com a Roda de D.Duarte fazia-se na mesmo pontaria Polar atravs do orifcio central, mas alinhava-se sempre o ms de Janeiro a leste do orifcio. O alinhamento da data de observao indica a posio da Kochab meia-noite dessa data. O nmero de intervalos na segunda coroa entre a data de observao e a Kochab indica o nmero de horas que faltam ou passam da meia-noite. Neste exemplo no dia 31 de Maio so cerca das 20 horas (24-2). Para saber a hora do nascer do sol contamos, na segunda coroa, os intervalos entre a data da observao na 1 coroa e a mesma data na 4 coroa, pelo que assim o Sol nasceria s 4,5 horas. A Roda do Homem do Polo tinha um mtodo semelhante anterior, e a sua leitura era feita consoante o Regimento de vora. No exemplo que se segue, com a data de observao em fins de Fevereiro, so cerca das duas horas depois da meia-noite.

http://www.ancruzeiros.pt/anci-nocturlabio.html

27/3/2012

A.N.C. - Nocturlbio

Page 3 of 5

Roda do Homem do Polo (c. 1490)

Regras do Regimento de vora


Janeiro meado, ser meia-noite no brao esquerdo; e no fim do dito ms, ser meia-noite uma hora acima do brao. Fevereiro meado, ser meia-noite duas horas acima do brao; no fim do ms ser meia-noite na linha do ombro esquerdo. Maro meado, ser meia-noite uma hora acima da linha; e no fim do ms ser meia-noite duas horas acima da linha. Abril meado, ser meia-noite na cabea; no fim do dito ms ser meia-noite uma hora abaixo da cabea. Maio meado, ser meia-noite duas horas abaixo da cabea; e no fim do ms ser a meia-noite na linha do ombro direito. Junho meado, ser meia-noite uma hora abaixo da linha; e no fim do ms ser meia-noite duas horas abaixo da linha. Julho meado, ser meia-noite no brao direito, e no fim do ms ser meia-noite uma hora abaixo do brao. Agosto meado, ser meia-noite duas horas abaixo do brao; e no fim do ms ser meia-noite na linha intermdia. Setembro meado, ser meia-noite uma hora a baixo da linha; no fim do ms ser meia-noite duas horas abaixo da linha. Outubro meado, ser meia-noite no p; e no fim do ms ser a dita meia-noite uma hora acima do p. Novembro meado, ser meia-noite duas horas acima do p; e no fim do ms ser meia-noite na linha intermdia. Dezembro meado, ser meia-noite uma hora acima desta linha; e no fim do ms ser meianoite duas horas acima da mesma linha. Deo Gracias No sc.XVI a evoluo destes instrumentos apresenta-nos o Noturlbio de Ponteiro, mais preciso e fcil de usar.

http://www.ancruzeiros.pt/anci-nocturlabio.html

27/3/2012

A.N.C. - Nocturlbio

Page 4 of 5

Nocturlbio de Ponteiro sc.XVI

Faz-se coincidir a data da observao com a alidade da roda menor e aponta-se, como de costume, Polar segurando o instrumento pela pga. Roda-se o ponteiro maior at este tangenciar a Kochab. A leitura da hora directa na zona onde este ponteiro intercepta a coroa interior; neste caso aproximadamente 7h15 da noite do dia 11 de Fevereiro.

Nocturlbio de Ponteiro do sc.XVII

Os exemplos que descrevemos so todos relacionados com a estrela Polar, mas o Nocturlbio tambm foi adaptado pelos nossos navegadores para as navegaes no hemisfrio sul. Nesses mares socorriam-se do Cruzeiro do Sul, j que a Polar em latitudes abaixo do Equador j no visvel. Ao olhar-se para o polo sul celeste o movimento aparente da esfera celeste inverso ao do hemisfrio oposto quando se est virado para Norte. Assim o instrumento teve de ser tambm adaptado, tendo inscrito nos crculos os meses e as horas em sentido inverso. Como as estrelas a observar com o instrumento tinham ascenes rectas diferentes, o ponteiro para a data de observao tinha de estar se acordo com as estrelas pretendidas. Alguns instrumentos tinham mais do que um ponteiro para ser usado com mais do que uma estrela.

http://www.ancruzeiros.pt/anci-nocturlabio.html

27/3/2012

A.N.C. - Nocturlbio

Page 5 of 5

Nocturlbio para usar com o Cruzeiro do Sul do sc.XVII

Indice de outros instrumentos Pgina principal da A.N.C. Coloque aqui o seu correio, sugestes, ou informaes.
ltima actualizao: 14 de Outubro de 2002 Copyright A.N.C.- Associao Nacional de Cruzeiros

http://www.ancruzeiros.pt/anci-nocturlabio.html

27/3/2012

You might also like