You are on page 1of 17

Universidade Estadual de Londrina

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2010


INSTRUES
1. Confira, abaixo, seu nome e nmero de inscrio. Ateno: Assine no local indicado. 2. Verifique se os dados impressos no Carto-Resposta e na Folha Definitiva da Prova de Redao correspondem aos seus. Caso haja alguma irregularidade, comuniquea imediatamente ao Fiscal. 3. No sero permitidos emprstimos de materiais, consultas e comunicao entre candidatos, tampouco o uso de livros e apontamentos. Relgios, aparelhos eletrnicos e, em especial, aparelhos celulares devero ser desligados e colocados no saco plstico fornecido pelo Fiscal. O no-cumprimento destas exigncias ocasionar a excluso do candidato deste Processo Seletivo. 4. Aguarde autorizao para abrir o Caderno de Provas. A seguir, antes de iniciar as provas, confira a paginao.

Coordenadoria de
Processos Seletivos

5. Neste Caderno de Provas, h dois tipos de questes: - Questes discursivas (Prova de Redao); - Questes de mltipla escolha (Provas de Lngua Portuguesa, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa e Lngua Espanhola). 6. A interpretao das questes parte do processo de avaliao, no sendo permitidas perguntas aos Fiscais. 7. A Prova Objetiva composta por 30 questes de mltipla escolha, em que h somente uma alternativa correta. Transcreva para o Carto-Resposta o resultado que julgar correto em cada questo, preenchendo o retngulo correspondente com caneta de tinta preta. 8. No Carto-Resposta, anulam a questo: a marcao de mais de uma alternativa em uma mesma questo, as rasuras e o preenchimento alm dos limites do retngulo destinado para cada marcao. No haver substituio do Carto-Resposta por erro de preenchimento. 9. A durao das provas ser de 4 (quatro) horas, incluindo o tempo para preenchimento do Carto-Resposta e preenchimento da Folha Definitiva da Prova de Redao. 10. Ao concluir as provas, permanea em seu lugar e comunique ao Fiscal. 11. Aguarde autorizao para devolver, em separado, o Caderno de Provas, o Carto-Resposta e a Folha Definitiva de Redao, devidamente assinados.

REDAO LNGUA PORTUGUESA LITERATURA BRASILEIRA LITERATURA PORTUGUESA LNGUA ESPANHOLA

2 fase 07/12

A FOLHA DE RASCUNHO DA REDAO ENCONTRA-SE NO FINAL DO CADERNO DE PROVAS

O gabarito oficial provisrio estar disponvel no endereo eletrnico www.cops.uel.br a partir das 20 horas do dia 7 de dezembro de 2009

REDAO
Para elaborar sua redao, voc deve escolher UM entre os trs temas indicados e assinalar a opo correspondente. Observe, rigorosamente, as instrues a seguir. INSTRUES 1. No se esquea de focalizar o tema proposto. 2. A sua redao deve, necessariamente, referir-se ao texto de apoio ou dialogar com ele. Ateno, evite mera colagem ou reproduo. 3. Organize sua redao de modo que preencha entre 20 (mnimo) e 25 (mximo) linhas plenas, considerando-se letra de tamanho regular. 4. Observe o espaamento que indica incio de pargrafo. 5. Use a prosa como forma de expresso. 6. Crie um ttulo para a sua redao e coloque-o na linha adequada. 7. Comece a desenvolver o texto na linha 1. 8. Use caneta esferogrca para transcrever a redao para a folha da verso denitiva. Evite rasuras. 9. Verique, na folha da verso denitiva da redao, se o nmero impresso corresponde ao de sua inscrio. Comunique ao Fiscal qualquer irregularidade. 10. O tempo para a transcrio do texto redigido, na folha da verso denitiva, est contido na durao da prova, que de quatro horas.

TEMA 1 A AMEAA DOS ROBS Robs se rebelarem contra seres humanos com a nalidade de extermin-los tema recorrente em livros e lmes de co cientca. O que novidade, e realidade aterradora, o fato de engenheiros de robtica de todo o mundo terem se reunido, na semana passada, na Asilomar Conference Grounds realizada nos EUA, para discutir os riscos do surgimento de uma verdadeira gerao de robopatas - mquinas perigosas e a perda de seu controle pelo homem. Os cientistas descartam, claro, a possibilidade de elas adquirirem por si mesmas tal patamar de comportamento, porque isso signicaria admitir, absurdamente, que rob pode ter livre-arbtrio. Mas o grande receio dos pesquisadores, na verdade, a possibilidade de esses robs serem manipulados por criminosos comuns, como j os so pelos governos de alguns pases em momentos de guerra. Seria uma atitude no mnimo reacionria negar a importncia de robs na evoluo da humanidade e na melhoria da qualidade de vida. Desde que saram dos laboratrios, sobretudo nos EUA e no Japo, as mquinas de inteligncia articial se espalharam em empresas, bancos, escolas, supermercados, hospitais e asilos. Esses robs, nascidos para o bem, so refratrios a tentativas de serem pervertidos - no foram programados para a agressividade. O problema, no entanto, que o prprio homem, no poo sem fundo de seu instinto de criar tecnologias cada vez mais fantsticas, acaba ultrapassando limites. H cerca de meio sculo o matemtico I.J.Good j alertava para o perigo daquilo que chamava de exploso nervosa da inteligncia articial. Atualmente, at mesmo um dos maiores entusiastas dessa forma de inteligncia, o cientista Tom Mitchell, da Universidade Carnegie Mellow, rev sua boa f: Fui muito otimista.
(Adaptado de: : SGARBI, L. A ameaa dos robs. Isto . So Paulo, n 2073, pp. 80-81, 5 ago. 2009)

Com base na reportagem, elabore um texto dissertativo-argumentativo defendendo o seu ponto de vista a respeito dos limites da inteligncia articial.

1 / 16

TEMA 2 EU QUERO FICAR SOZINHO No lugar das tradicionais e efusivas discusses familiares, o jantyar marcado pelo tilintar de apenas um par de talheres. Em vez de crianas eufricas correndo pela casa, os corredores esto vazios e solenciosos. Antes de dormir, no h companhia para ver tev. A tendncia mundial. Cada vez mais homens e mulheres moram sozinhos. Na Inglaterra, o ndice de domiclios habitados por uma nica pessoa de 30%. Nos Estados Unidos, alcana os 25%em Nova Youk, a meca dos solteiros, mais da metade da populao (50,6%) vive s. No Brasil, o nmero de indivduos que moram sem companhia tambm aumenta a cada ano. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (PNAD) de 2008, do Instituto Brasileiro de Geograa e Estatstica (IBGE), 11,6% do brasileiros no dividem o teto com ningum. H dez anos, esse ndice era de 8,4%. At recentemente, o morar s era inveitavelmente relacionado a ser s. E essas pessoas, geralmente com problemas de relacionamento ou idosos, carregavam o estigma de isoladas e abandonadas. Hoje essa condio virou um estilo de vida graas a um boom de jovens que tm deixado a casa dos pais em busca das to almejadas liberdade e autonomia.
(Adaptado de: JORDO, c. e LOES, J. Eu quero car sozinho. Isto , n 2085, p. 86, 28 out. 2009.)

A partir da reportagem, elabore um texto dissertativo-argumentativo cujo foco seja as vantagens e desvantagens da solido voluntria. TEMA 3

(OHARA, H. Jornal de Londrina, 9 nov. 2009, p.01)

A foto, feita pelo fotgrafo amador Haruo Ohara (1909-1999). registra a presena de duas crianas brincando em uma rea rural. A menina empunha uma sombrinha e o garoto usa chapu, o que sugere um dia de sol. As crianas no tm brinquedos e se divertem com o que encontram naquele momento. O garoto segura com rmeza a escada, demonstrando zelo e cuidado com a companheira de diverso. Com base nesses elementos e na observao da imagem, elabore um texto narrativo em que as lacunas dessa cena sejam preenchidas por personagens, conitos e aes, num determinado tempo e espao.

2 / 16

LNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS

Leia o texto a seguir e responda s questes de 1 a 3. Quando os lhos de Ponci Vicncio, sete, nasceram e morreram, nas primeiras perdas ela sofreu muito. Depois, com o correr do tempo, a cada gravidez, a cada parto, ela chegava mesmo a desejar que a criana no sobrevivesse. Valeria a pena pr um lho no mundo? Lembrava-se de sua infncia pobre, muito pobre na roa e temia a repetio de uma mesma vida para os seus lhos. O pai trabalhava tanto. A me pelejava com as vasilhas de barro e tinham apenas uma casa de pau a pique coberta de capim, para abrigar a pobreza em que viviam. E esta era a condio de muitos. Molambos cobriam o corpo das crianas que at bem grandinhas andavam nuas. Entretanto, assim que as meninas cresciam um pouco, as mes providenciavam panos para tapar-lhes o sexo e os seios. Crescera na pobreza. Os pais, os avs, os bisavs sempre trabalhando nas terras dos senhores. A cana, o caf, toda a lavoura, o gado, as terras, tudo tinha dono, os brancos. Os negros eram donos da misria, da fome, do sofrimento, da revolta suicida. Alguns saram da roa, fugiam para a cidade, com a vida a se fartar de misria, e com o corao a sobrar esperana. Ela mesma havia chegado cidade com o corao crente em sucessos e eis no que deu. Um barraco no morro. Um ir e vir para a casa das patroas. Umas sobras de roupa e de alimento para compensar um salrio que no bastava. Um homem sisudo, cansado, mais do que ela talvez, e desesperanado de outra forma de vida. Foi bom os lhos terem morrido. Nascer, crescer, viver para qu? [...] De que valera o padecimento de todos aqueles que caram para trs? De que adiantara a coragem de muitos em escolher a fuga, de viverem o ideal quilombola? De que valera o desespero de V Vicncio? Ele, num ato de coragem-covardia, se rebelara, matara uns dos seus e quisera se matar tambm. O que adiantara? A vida escrava continuava at os dias de hoje. Sim, ela era escrava tambm. Escrava de uma condio de vida que se repetia. Escrava do desespero, da falta de esperana, da impossibilidade de travar novas batalhas, de organizar novos quilombos, de inventar outra e nova vida.
(Adaptado de: EVARISTO, C. Ponci Vicncio. Belo Horizonte: Maza Edies, 2003. p. 82-83.)

1 A partir da leitura do texto, considere as armativas a seguir: I. Os brancos eram donos da terra enquanto alguns negros carregavam um misto de revolta e esperana. II. Ponci Vicncio no queria ter lhos, mas sofreu em todas as gravidezes malsucedidas. III. Os pobres continuavam sempre vivendo de sobras, seja na roa, seja na cidade. IV. A cidade o espao dos brancos e a roa o dos negros, por isso os ltimos permanecem na condio de escravos. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e III so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e IV so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 2 Assinale a alternativa que indica corretamente o recurso expressivo do texto. a) A hiprbole em fugiam para a cidade, com a vida a se fartar de misria, e com o corao a sobrar esperana marca a oposio brancos versus negros. b) No texto, a gradao utilizada para demarcar a xao do tempo e a banalidade dos fatos. c) As inverses sintticas, marcadas por oxmoros e hiprbatos, acentuam a dimenso potica da narrativa. d) O discurso indireto livre permite detectar a manifestao da conscincia da personagem. e) As interrogaes propiciam a emergncia das lembranas da infncia de Ponci, em especial de V Vicncio.

3 / 16

3 Considerando a relao entre infncia e escravido para a personagem Ponci Vicncio, considere as armativas a seguir: I. A lembrana da infncia pobre refora o medo de os lhos perpetuarem a condio escrava experimentada por ela e seus antepassados. II. A infncia da personagem representada pela manuteno da esperana e a escravido pelo excesso de misria. III. Os molambos que cobriam o corpo das crianas remetem liberdade da infncia e luta contra a escravido. IV. A permanncia da misria e do sofrimento acentua a conscincia, por parte da personagem, da pobreza vivida na infncia. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 4 Leia os textos a seguir: [...] a nossa escrevivncia [escrita das mulheres negras] no pode ser lida como histrias para ninar os da casa-grande e sim para incomod-los em seus sonos injustos.
(EVARISTO, C. Da graa-desenho de minha me, um dos lugares de nascimento de minha escrita. In ALEXANDRE, M. A. (Org.) Representaes performticas brasileiras: teorias, prticas e suas interfaces. Belo Horizonte: Maza Edies, 2007. p. 21.)

Descobria tambm que no bastava saber ler e assinar o nome. Da leitura era preciso tirar outra sabedoria. Era preciso autorizar o texto da prpria vida, assim como era preciso ajudar a construir a histria dos seus. E que era preciso continuar decifrando nos vestgios do tempo os sentidos de tudo que cara para trs. E perceber que, por baixo da assinatura do prprio punho, outras letras e marcas havia.
(EVARISTO, C. Ponci Vicncio. Belo Horizonte: Maza Edies, 2003. p. 127.)

A partir das consideraes dos dois textos, correto armar: a) Enquanto a escritora valoriza a dimenso poltica da narrativa, a personagem preocupa-se com a escrita de sua biograa. b) Ao referir-se aos da casa-grande, a autora limita a oposio negros versus brancos a uma dimenso espacial. c) A escrita uma forma de resgatar a memria e reescrever a histria dos negros, agora no mais da perspectiva dos dominantes. d) A assinatura do prprio punho no constitui a escrevivncia dos negros, mas suciente para o registro histrico da escravido e autoriza a escrita de biograas. e) importante ao negro saber ler e assinar o nome para ter acesso histria ocial e contestar os sonos injustos dos brancos. Leia o texto a seguir e responda s questes de 5 a 7. Tabuleta nova Referido o que l ca atrs, Custdio confessou tudo o que perdia no ttulo e na despesa, o mal que lhe trazia a conservao do nome da casa, a impossibilidade de achar outro, um abismo, em suma. No sabia que buscasse; faltava-lhe inveno e paz de esprito. Se pudesse, liquidava a confeitaria. E anal que tinha ele com poltica? Era um simples fabricante e vendedor de doces, estimado, afreguesado, respeitado, e principalmente respeitador da ordem pblica ... Mas o que que h? perguntou Aires. A repblica est proclamada. J h governo? 4 / 16

Penso que j; mas diga-me V. Excia.: ouviu algum acusar-me jamais de atacar o governo? Ningum. Entretanto ... Uma fatalidade! Venha em meu socorro, Excelentssimo. Ajude-me a sair deste embarao. A tabuleta est pronta, o nome todo pintado Confeitaria do Imprio, a tinta viva e bonita. O pintor teima em que lhe pague o trabalho, para ento fazer outro. Eu, se a obra no estivesse acabada, mudava de ttulo, por mais que me custasse, mas hei de perder o dinheiro que gastei? V. Excia. cr que, se car Imprio, venham quebrar-me as vidraas? Isso no sei. Realmente, no h motivo; o nome da casa, nome de trinta anos, ningum a conhece de outro modo ... Mas pode pr Confeitaria da Repblica ... Lembrou-me isso, em caminho, mas tambm me lembrou que, se daqui a um ou dois meses, houver nova reviravolta, co no ponto em que estou hoje, e perco outra vez o dinheiro. Tem razo ... Sente-se. Estou bem. Sente-se e fume um charuto. Custdio recusou o charuto, no fumava. Aceitou a cadeira. Estava no gabinete de trabalho, em que algumas curiosidades lhe chamariam a ateno, se no fosse o atordoamento do esprito. Continuou a implorar o socorro do vizinho. S. Excia., com a grande inteligncia que Deus lhe dera, podia salv-lo. Aires props-lhe um meio-termo, um ttulo que iria com ambas as hipteses, Confeitaria do Governo. Tanto serve para um regmen como para outro. No digo que no, e, a no ser a despesa perdida ... H, porm, uma razo contra. V. Excia. sabe que nenhum governo deixa de ter oposio. As oposies, quando descerem rua, podem implicar comigo, imaginar que as desao, e quebrarem-me a tabuleta; entretanto, o que eu procuro o respeito de todos.
(ASSIS, J. M. M. Esa e Jac. Rio de Janeiro: Jackson, 1959. p. 251-253.)

5 correto armar que o texto narrado a) por Machado de Assis, simpatizante do absolutismo, revelando atravs do narrador seu descontentamento com a Proclamao da Repblica, dado o fato de ter destitudo o imperador. b) por Custdio, proprietrio de uma confeitaria na rua do Catete, que reclama dos gastos que lhe foram impostos pela Proclamao da Repblica, uma vez que dever pagar duas vezes a pintura da tabuleta. c) por Conselheiro Aires, diplomata aposentado, que se condi da situao do humilde confeiteiro que, por no saber da situao poltica do pas, acabou sofrendo prejuzos com a pintura da tabuleta de sua confeitaria. d) em terceira pessoa, atuando o narrador como sintetizador do estado de esprito de Custdio e da interveno do Conselheiro Aires frente s solicitaes do vizinho. e) em primeira pessoa por um narrador que, irritado com a no participao do povo brasileiro nos acontecimentos polticos do pas, cria uma situao ccional capaz de revelar as consequncias da alienao. 6 No dilogo estabelecido entre Custdio e Conselheiro Aires, as palavras proferidas pelo confeiteiro deixam transparecer toda sua ansiedade no que diz respeito a) possibilidade de ser preso e perseguido pelo governo. b) s possveis manifestaes populares a acarretarem insegurana pblica. c) s acusaes que lhe foram impostas pelos republicanos. d) ausncia de participao popular no novo sistema de governo. e) aos seus prejuzos nanceiros resultantes da Proclamao da Repblica. 7 Sobre o texto, considere as armativas a seguir: I. A representao que se faz das mudanas polticas contrape uma preocupao individual (Custdio) a uma indiferena coletiva (povo). II. Conselheiro Aires no se compromete com qualquer sistema de governo, preocupando-se apenas em auxiliar Custdio. III. O narrador rearma a tradio de que o novo, sempre desestabilizador, no necessita ser questionado, cabendo ao indivduo aceit-lo. IV. O uso do discurso direto, alm de tornar a narrativa dramtica, dispensa intervenes do narrador. 5 / 16

Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e III so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e IV so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. Leia o texto a seguir e responda s questes de 8 a 11. Poema obsceno
1 2 3 4 5 6

Faam a festa cantem e dancem que eu fao o poema duro o poema-murro sujo como a misria brasileira No se detenham: faam a festa Bethnia Martinho Clementina Estao Primeira de Mangueira Salgueiro gente de Vila Isabel e Madureira todos faam a nossa festa enquanto eu soco este pilo este surdo poema que no toca no rdio que o povo no cantar (mas que nasce dele) No se prestar a anlises estruturalistas No entrar nas antologias ociais Obsceno como o salrio de um trabalhador aposentado o poema ter o destino dos que habitam o lado escuro do pas e espreitam.
(GULLAR, F. Toda poesia. So Paulo: Crculo do Livro, s. d. p. 338.)

7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28

8 O adjetivo obsceno presente no ttulo e no poema refere-se a) permissividade caracterstica de festas populares como o carnaval. b) ao tom de poemas de Gullar, proibidos de gurar em antologias ociais. c) situao dos que habitam o lado escuro do pas. d) denuncia de uma condio social. e) indignao para com a corrupo poltica do pas. 9 Sobre o texto, considere as armativas a seguir: I. O verbo socar, aplicado ao fazer potico, revela a tendncia metalingustica da poesia do autor. II. A conjuno adversativa mas (verso 21) estabelece oposio entre povo e poema. III. A alternncia entre o imperativo armativo e o negativo representa a separao entre o eu-lrico (eu) e o povo (todos). IV. Em relao aos tempos verbais no poema, ao referir-se festa, h o emprego do imperativo. 6 / 16

Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 10 Considerando os recursos de composio do poema, assinale a alternativa correta. a) As negativas presentes nos versos 19 a 23 desqualicam o poema e seu potencial crtico. b) O termo comparativo como utilizado para aproximar a experincia pessoal do eu lrico da misria social brasileira. c) O uso do imperativo constitui uma metfora da estrutura de opresso tpica da poca da ditadura. d) Os que habitam o lado escuro do pas e espreitam so uma metfora dos militares responsveis pela censura da produo artstica. e) Os versos 19 a 23 so formas de adjetivao do termo poema, assim como sujo e duro. 11 Os poemas de Ferreira Gullar se caracterizam por seu engajamento social. Assim, em relao ao eu lrico, considere as armativas a seguir: I. Solidariza com os trabalhadores e os miserveis. II. Considera o carnaval uma festa popular. III. Defende a revoluo subterrnea. IV. Critica os cantores populares. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas II e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas I, III e IV so corretas. Leia o texto a seguir e responda s questes 12 e 13. Ambiciosa Para aqueles fantasmas que passaram, Vagabundos a quem jurei amar, Nunca os meus braos lnguidos traaram O voo dum gesto para os alcanar ... Se as minhas mos em garra se cravaram Sobre um amor em sangue a palpitar ... Quantas panteras brbaras mataram S pelo raro gosto de matar! Minha alma como a pedra funerria Erguida na montanha solitria Interrogando a vibrao dos cus! O amor dum homem? Terra to pisada, Gota de chuva ao vento baloiada ... Um homem? Quando eu sonho o amor de um Deus! ...
(Adaptado de: ESPANCA, F. Sonetos. So Paulo: Martin Claret, 2007. p.78.)

7 / 16

12 Com base no poema, considere as armativas a seguir: I. A elevao do eu lrico acima da mediocridade das pessoas comuns revela a harmonia com a natureza e com a sociedade. II. O erotismo do eu lrico feminino se materializa em um interlocutor com quem pode sentir-se plenamente realizada. III. O desejo por um outro, sublimado e inatingvel, revela a insatisfao do eu lrico diante da ausncia de um amor pleno. IV. A intensidade do conito ntimo do eu lrico percebida quando ele expe seu desejo amoroso. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e III so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e IV so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 13 No verso minha alma como a pedra funerria (verso 9), temos um recurso potico denominado: a) Anttese. b) Metfora. c) Smile. d) Sinestesia. e) Anfora. Leia o texto a seguir e responda s questes 14 e 15. VESTIBULAR
1 2 3 4 5 6 7 8

Vestibular, aquilo que o Ministrio da Educao estuda agora extinguir, um brasileirismo para algo que em Portugal costuma ser chamado de exame de acesso universidade. Trata-se de um adjetivo que se substantivou, num processo semelhante ao que ocorreu com celular, qualicativo de telefone, que tenta e na maioria das vezes consegue expulsar a palavra principal de cena sob uma pertinente alegao de redundncia, tomando para si o lugar de substantivo. Pois o exame vestibular, de to consagrado no vocabulrio de geraes e geraes de estudantes brasileiros que perderam o sono por causa dele, acabou conhecido como vestibular s. E qualquer associao remota com a palavra que est em sua origem vestbulo se perdeu nesse processo. Quando ainda era claramente um adjetivo, cava mais fcil perceber a metfora que, com certa dose de pernosticismo, levou a palavra vestibular a ser escolhida para qualicar o processo de seleo de candidatos ao ensino superior. Vestbulo (do latim vestibulum) , na origem, um termo de arquitetura que signica prtico, alpendre ou ptio externo, mas que pode ser usado tambm, em sentido mais amplo, para designar um trio, uma antessala, qualquer cmodo ou ambiente de passagem entre a porta de entrada e o corpo principal de uma casa, apartamento, palcio ou prdio pblico. Para quem prefere uma soluo anglfona, estamos falando de hall ou lobby. Como um ambiente de transio entre o lado de fora e o lado de dentro, vestbulo ganhou ainda por extenso, em anatomia, o sentido de cavidade que d acesso a um rgo oco (Houaiss). Antes de ser admitido no vocabulrio da educao, sistema vestibular j tinha aplicao na linguagem mdica como nome dos pequenos rgos situados na entrada do ouvido interno, responsveis por nosso equilbrio.
(Adaptado de: RODRIGUES, S. Vestibular. Disponvel em: <http://revistadasemana.abril.uol.com.br/edicoes/81/palavradasemana/materia_ palavradasemana_431845.shtml>. Acesso em: 6 jun. 2009.)

9 10 11 12 13 14 15

16 17 18 19

8 / 16

14 Com base no texto, considere as armativas a seguir: I. Ao armar que vestibular um brasileirismo, o autor se posiciona contrariamente sua extino pelo Ministrio da Educao. II. O autor no condena o uso do estrangeirismo lobby no lugar do brasileirismo vestibular. III. O adjetivo vestibular que, devido ao uso, acabou sendo substantivado, derivado da palavra vestbulo. IV. O autor considera pertinente a alegao de redundncia para explicar o processo de substantivao do termo celular. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas II e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas I, III e IV so corretas. 15 Com relao aos recursos lingusticos utilizados no texto, considere as armativas a seguir: I. Na sentena E qualquer associao remota com a palavra que est em sua origem vestbulo se perdeu nesse processo (linha 7), a conjuno e, que nesse caso tem valor adversativo, pode ser substituda pela conjuno porm. II. No trecho que tenta e na maioria das vezes consegue expulsar a palavra principal de cena sob uma pertinente alegao de redundncia (linhas 3 e 4), a palavra sob pode ser substituda por com base em. III. No primeiro pargrafo, a sequncia na maioria das vezes consegue (linhas 3 e 4) pode, facultativamente, ser substituda por na maioria das vezes conseguem. IV. No trecho Quando ainda era claramente um adjetivo, cava mais fcil perceber a metfora (linha 9), para introduzir uma situao hipottica, pode-se substituir a palavra quando por se e fazer as devidas alteraes verbais. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e III so corretas. b) Somente as armativas II e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. Leia a charge e o texto a seguir e responda s questes 16 e 17.

(LAERTE. Brasil : Almanaque de Cultura Popular. So Paulo: Andreato Comunicao e Cultura, n 112, p. 34, ago. 2008.)

Para fazer parar o choro Apesar de spera e grossa, no h nada melhor para enxugar as lgrimas de uma mulher que uma bolsa de crocodilo.
(TORELLI, A. (Baro de Itarar). Para fazer parar o choro. Brasil : Almanaque de Cultura Popular. So Paulo: Andreato Comunicao e Cultura, n 97, p. 34, maio. 2007.)

9 / 16

16 Considere as armativas a seguir: I. Um texto pode trazer, alm dos enunciados explcitos, outras informaes implcitas que tambm contribuem para a construo dos sentidos. II. A compreenso de um texto consiste na apreenso de suas signicaes possveis, representadas, em grande parte, por meio de marcas lingusticas. III. Os implcitos, apesar de participarem da organizao textual, no constituem aspectos importantes para a construo de sentido do texto. IV. Inferir produzir informaes novas a partir de informaes prvias, sejam elas textuais ou no. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e IV so corretas. b) Somente as armativas II e III so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas I, II e IV so corretas. 17 Com base na charge e no texto, pode-se inferir: I. As mulheres so vulnerveis a objetos de desejo. II. Quem chora lgrimas de crocodilo ganha uma bolsa de couro. III. Valores podem sofrer mudanas, dependendo do ponto de vista. IV. A expresso pagar o pato signica passar recibo. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e III so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e IV so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. Leia o texto a seguir e responda s questes de 18 a 20. Marte o Futuro O pouso na Lua no foi s o pice da corrida espacial. Foi tambm o passo inicial do turbocapitalismo que dominaria as trs dcadas seguintes. Dependente, porm, de matrias-primas do sculo 19: ao, carvo, leo. Lanar-se ao espao implicava algum reconhecimento dos limites da Terra. Ela era azul, mas nita. Com o imprio da tecnocincia, ascendeu tambm sua nmese, o movimento ambiental. Fixar Marte como objetivo para dentro de 20 ou 30 anos, hoje, parece to louco quanto chegar Lua em dez, como determinou John F. Kennedy. No h um imperialismo visionrio como ele vista, e isso bom. A ISS (estao espacial internacional) representa a prova viva de que certas metas s podem ser alcanadas pela humanidade como um todo, no por naes forjadas no tempo das caravelas. Marte o futuro da humanidade. Ele nos fornecer a experincia vvida e a imagem perturbadora de um planeta devastado, inabitvel. Destino certo da Terra em vrios milhes de anos. Ou, mais provvel, em poucas dcadas, se prosseguir o saque a descoberto da energia fssil pelo hipercapitalismo globalizado, inando a bolha ambiental.
(Adaptado de: LEITE, M. Caderno Mais!. Folha de So Paulo. So Paulo, domingo, 26 jul. 2009. p. 3.)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

10 / 16

18 A referncia s naes forjadas no tempo das caravelas (linha 8) funciona no texto como argumento retrico para a) homenagear as grandes descobertas martimas dos europeus nos sculos XV e XVI, especialmente dos pases ibricos. b) defender a globalizao do capitalismo, que se ope ao imperialismo visionrio dos soviticos do perodo da guerra fria. c) exaltar os esforos da ISS e suas campanhas em defesa do controle da tecnocincia e da explorao do espao. d) defender a cooperao internacional na realizao de viagens conjuntas ao espao. e) denunciar o turbocapitalismo e suas consequncias, que tm prejudicado o progresso da humanidade. 19 Nas expresses dos trechos [...] to louco quanto chegar Lua em dez [...] (linha 5) Ou, mais provvel, em poucas dcadas... (linha 10) [...] se prosseguir o saque a descoberto da energia fssil [...] (linhas 10 e 11) os termos grifados tm a funo de representar, respectivamente, as noes de: a) comparao, alternncia e condio. b) adversidade, oposio e alternncia. c) comparao, concesso e adio. d) adio, comparao e concesso. e) adio, oposio e condio. 20 Quanto predicao verbal, correto armar: a) Em Lanar-se ao espao implicava algum reconhecimento (linha 3), o verbo implicar, nesse contexto, um verbo transitivo direto, por isso seu complemento no exige preposio. b) Em No h um imperialismo visionrio como ele vista (linha 6), o verbo haver considerado um verbo de ligao, pois estabelece relao entre sujeito e seu predicativo. c) Em A ISS (estao espacial internacional) representa a prova viva (linhas 6 e 7), o verbo representar intransitivo, portanto, no necessita complemento. d) Em Marte o futuro da humanidade (linha 8), o verbo ser classicado como verbo transitivo direto e indireto, ou seja, possui um complemento precedido de preposio e outro no. e) Em Ele nos fornecer a experincia vvida e a imagem (linhas 8 e 9), o verbo fornecer classicado como verbo defectivo, pois no apresenta a conjugao completa.

11 / 16

LNGUA ESTRANGEIRA (ESPANHOL) Leia o texto a seguir e responda s questes de 21 a 25. A ltima hora, Hugo Chvez dio un paso atrs. El presidente venezolano rechaz el viernes por la noche la invitacin a debatir sobre liberalismo y socialismo con el escritor peruano Mario Vargas Llosa, quien desde el pasado mircoles se encuentra en Caracas, acompaado de un importante grupo de intelectuales latinoamericanos, que participaron en un foro sobre libertad y democracia el jueves y el viernes. La idea de abrir un debate de esta naturaleza fue del propio presidente Chvez. El jueves, durante la maratoniana retransmisin de cuatro das de su programa Al, Presidente, Chvez tuvo la ocurrencia de que podra ser interesante invitar a este grupo de intelectuales de la derecha a participar en un debate televisado contra intelectuales progresistas. El mismo da, Mario Vargas Llosa y los escritores mexicanos Enrique Krauze y Jorge Castaeda aceptaron el ofrecimiento, a condicin de que fuese el propio presidente quien mantuviese un cara a cara con Vargas Llosa, en quien delegaron los otros dos intelectuales. Estamos a favor del dilogo como uno de los principios bsicos que nosotros defendemos, dijo Vargas Llosa. Pero este viernes, Chvez preri no aceptar las condiciones de sus contrincantes, a pesar de que l mismo ya haba puesto hora y fecha a la reunin -Palacio de Miraores, ayer sbado, a las 11:00 de la maana-. Yo puedo ayudar moderando, pero el debate es entre intelectuales. Yo soy presidente, aleg el mandatario venezolano, con la excusa de que para aceptar esa clase de debate Vargas Llosa debe primero llegar a presidente. Yo estoy en las grandes ligas. Usted en AAA [ligas menores de bisbol], le dijo. Para Vargas Llosa, el cambio de opinin del presidente no fue ms que un pretexto, al sentirse intimidado, consciente de la fragilidad de sus ideas. La conclusin es que l jams se propuso seriamente tener un intercambio, jams ha aceptado debatir con nadie. Siempre ha sido un monlogo autista. Los caudillos no saben dialogar. Nosotros estamos por el dilogo (...) Si el presidente slo puede debatir con presidentes, para qu nos invita a debatir o a discutir?, se pregunt el escritor. ste ha sido, al menos hasta ayer, el ltimo captulo del culebrn en que se ha convertido la visita de este grupo de intelectuales liberales a Caracas. Cuando se anunci que Vargas Llosa, Castaeda, Krauze y Plinio Apuleyo Mendoza, entre otros, iban a acudir a Caracas, representantes del Gobierno y del Partido Socialista Unido de Venezuela amenazaron con expulsarlos del pas si acaso criticaban al presidente Chvez. Al llegar al aeropuerto internacional de Maiqueta, tanto Mario Vargas Llosa como su hijo, el tambin escritor lvaro Vargas Llosa, fueron detenidos durante un par de horas por funcionarios de seguridad del Estado. Y a otro invitado, el poltico dominicano Vctor Bison, ni siquiera le dejaron entrar al pas.
(Primera, Maye. Disponvel em: <http://www.tiny.cc/chavezrechaza>. Acesso em: 18 out. 2009)

21 correto armar que o texto trata do cancelamento a) de uma palestra que o presidente venezuelano Hugo Chvez faria a convite do escritor Mario Vargas Llosa. b) de um debate entre o presidente venezuelano Hugo Chvez e o escritor peruano Mario Vargas Llosa. c) de uma entrevista do presidente Hugo Chvez ao programa de rdio venezuelano Al, Presidente. d) de um Frum sobre Liberdade e Democracia que seria realizado na cidade de Caracas. e) da visita do escritor Mario Vargas Llosa a Caracas para participar de um Frum sobre Liberdade e Democracia. 22 De acordo com o texto, correto armar: a) O presidente venezuelano Hugo Chvez recusou-se a ser moderador do debate sobre liberalismo e socialismo em Frum sobre Liberdade e Democracia. b) Escritores convidados a participar do Frum sobre Liberdade e Democracia se negaram a participar do debate com Hugo Chvez, presidente da Venezuela. c) O presidente venezuelano Hugo Chvez negou-se a participar do debate sobre liberalismo e socialismo, moderado pelo escritor Mario Vargas Llosa. d) O presidente venezuelano Hugo Chvez negou-se a debater frente a frente com o escritor Mario Vargas Llosa por no ser este um presidente. e) Intelectuais participantes do Frum sobre Liberalismo e Socialismo recusaram-se a indicar o escritor Mario Vargas Llosa como moderador do debate com Hugo Chvez.

12 / 16

23 Com base no texto, considere as armativas a seguir: I. Os escritores Enrique Krauze e Jorge Castaeda assumiram o compromisso de participar de um debate com Hugo Chvez. II. Ao chegar Venezuela, Mario Vargas Llosa e seu lho, lvaro Vargas Llosa, foram impedidos de entrar no pas. III. Intelectuais liberais estrangeiros foram ameaados de serem expulsos do pas se zessem crticas ao governo do presidente Hugo Chvez. IV. Mario Vargas Llosa chegou Caracas na quarta-feira anterior ao dia marcado para o debate com Hugo Chvez. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e III so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e IV so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 24 Observe o fragmento a seguir, retirado do texto: ste ha sido, al menos hasta ayer, el ltimo captulo del culebrn en que se ha convertido la visita de este grupo de intelectuales liberales a Caracas. A ideia que o autor imprime no fragmento de que a visita dos intelectuais liberais capital venezuelana transformou-se em: a) um golpe de estado. b) um roteiro de lme. c) uma campanha publicitria. d) um captulo de telenovela. e) uma ao terrorista. 25 Com base no texto, considere as armativas a seguir: I. Mario Vargas Llosa arma que Hugo Chvez no aceita debater com ningum. II. Na ltima hora, representantes do Governo e do Partido Socialista Unido de Venezuela preferiram no aceitar as condies de debate propostas por Mario Vargas Llosa. III. Os intelectuais liberais mencionados no texto pertencem a pases latino-americanos tais como Repblica Dominicana, Peru e Mxico. IV. O governo do presidente Hugo Chvez patrocina a liga principal venezuelana de beisebol (AAA). Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e III so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e IV so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas.

13 / 16

26 Observe a charge a seguir sobre a 15 Conferncia das Partes (COP -15, Conferncia das Naes Unidas sobre Mudanas Climticas: Copenhague, 7 a 18 de dezembro de 2009).

(Rmon. Disponvel em: <http://tiny.cc/elpaisramon> Acesso em: 17 nov. 2009)

correto armar que a charge sugere que a) no haver condies de negociao sobre questes climticas na conferncia de Copenhague. b) questes climticas e fenmenos da natureza no devem ser tema de uma conferncia. c) o objetivo da conferncia impedir negociaes sobre o meio-ambiente. d) o objetivo da conferncia discutir o crescimento econmico mundial. e) questes climticas e fenmenos da natureza no devem ser negociados.

Leia o texto a seguir e responda s questes de 27 a 30. CREAN RED SOCIAL PARA AUTISTAS Y DISCAPACITADOS COGNITIVOS Investigadores espaoles crearon un nuevo modelo de red social en Internet, tipo Facebook, para personas con autismo y con discapacidad cognitiva. El Grupo de Autismo y Dicultades de Aprendizaje del Instituto de Robtica de la Universitat de Valncia (UV) y la Fundacin Adapta, presentaron en Madrid el portal web www.miradasdeapoyo.org, basado en el funcionamiento de las redes sociales como el Facebook, y dirigido a las personas que se encuentran en situacin de exclusin o en riesgo de padecerla. Uno de los creadores del portal, el investigador Javier Sevilla, asegur que esta web permite conocer cmo es una persona con necesidades de apoyo y, con ello, facilita a la gente de su entorno la coordinacin para ayudarla y para que alcance una mayor calidad de vida. De esta manera, seal que el trabajo centrado en la persona facilita que colectivos en riesgo de exclusin puedan tomar las riendas de su propia vida, ya que ampla y potencia sus posibilidades para tomar decisiones. La web Miradas de Apoyo es un espacio individualizado para cada persona en riesgo de exclusin, al que slo tienen acceso los miembros de su grupo o red de apoyo. En ese espacio se recogen los aspectos esenciales de la vida de la persona y cuenta con herramientas visuales para facilitar su comprensin con profundidad. El portal tambin ofrece ayudas para la coordinacin y planicacin para y con la persona central, con lo que permite traducir sus anhelos y objetivos en actividades concretas de su vida diaria. As, los participantes de cada grupo pueden relacionarse tambin con los de otros, para compartir experiencias, recursos y conocimientos sobre esta forma de trabajo. El portal www.miradasdeapoyo.org se integra en los servicios ofrecidos por la Fundacin Adapta, una entidad estatal sin nimo de lucro en cuyo patronato participa la Universitat de Valncia. Desde ahora, cualquier persona podr darse de alta, crear un grupo de apoyo para s misma o para un familiar y comenzar a trabajar. Por su parte, el Grupo de Autismo y Dicultades de Aprendizaje investiga desde hace diez aos el desarrollo y aplicacin de las nuevas tecnologas con el n de mejorar la calidad de vida de las personas con autismo y discapacidad cognitiva. Actualmente, con la colaboracin de la Fundacin Orange, el grupo trabaja en el proyecto Azahar, que consiste en un conjunto de aplicaciones diseadas para que las personas con discapacidad cognitiva puedan usar el telfono mvil para comunicarse, formarse y entretenerse.
(Disponvel em: <http://tiny.cc/autistasydiscapacitados> Acesso em: 17 nov. 2009)

1 2

3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28

14 / 16

27 Com base nas informaes apresentadas no texto, correto armar que a) o portal direcionado s pessoas com diculdades de aprendizagem e em situao de excluso ou prestes a serem excludas. b) o apoio da Universitat de Valncia (UV) ao projeto do portal se deve publicidade para a entidade. c) o objetivo do portal oferecer um trabalho virtual aos autistas, pois se trata de um espao especializado. d) a nalidade do portal divulgar na rede virtual a rotina de uma pessoa com diculdades de aprendizagem. e) o portal um espao para pessoas que esto de alta mdica, com a opo de criar seu prprio grupo de apoio. 28 Na linha 11 do texto, a expresso tomar las riendas de su propia vida interpreta-se como: a) O indivduo com oportunidades e conhecimento tem a possibilidade de assumir a conduo de sua prpria vida. b) O indivduo deve ter acesso a diversas opes de atividades, inclusive ao trabalho rentvel. c) O trabalho deve estar centrado no indivduo, excluindo o risco da renda no ser direcionada para sua sobrevivncia. d) Assumir o controle de seus ganhos pode ampliar seu potencial e suas possibilidades em momentos decisivos. e) O indivduo deve considerar a coletividade para poder ter renda suciente para administrar sua vida nanceira. 29 Considere o trecho El portal www.miradasdeapoyo.org se integra en los servicios ofrecidos por la Fundacin Adapta, una entidad estatal sin nimo de lucro en cuyo patronato participa la Universitat de Valncia, (linhas 19 e 20), correto armar que a Fundacin Adapta a) se uniu ao portal porque passa por uma crise nanceira. b) espera lucrar com a integrao dos servios oferecidos pelo portal. c) uma entidade estvel cujo patrocinador principal a Universitat de Valncia. d) uma empresa que presta servios para a Universitat de Valncia. e) uma entidade do governo sem ns lucrativos. 30 Com base no texto, correto armar que el Grupo de Autismo y Dicultades de Aprendizaje a) um projeto piloto sobre robtica e novas tecnologias da Universidad de Madrid. b) elabora projetos para redes de relacionamento como o Facebook. c) faz parte do Instituto de Robtica de la Universitat de Valncia. d) um dos investidores da Fundacin Orange. e) foi iniciativa individual de Javier Sevilla.

15 / 16

You might also like