You are on page 1of 28

Cdigo da Prova 1 3 1 3 1 2 1 0 1 0

TURMAS DE MAIO A

TURMAS DE MAIO A

1
Em 2010, o IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica realizou o 12. Censo Demogrfico do Brasil, resultando, segundo dados preliminares divulgados na ltima semana de novembro de 2010, numa populao total de 190 732 694 habitantes. O grfico abaixo mostra alguns dados obtidos quanto distribuio geogrfica da populao:

(IBGE Folha de S. Paulo, 5/12/2010)

A anlise do grfico, mais conhecimentos obtidos nos estudos, permitem uma srie de concluses, entre as quais est correta: a) A Regio Sudeste possui, alm da maior populao absoluta, com 80,3 milhes de habitantes, tambm o maior percentual em relao populao total do Pas. b) O processo de industrializao observado na histria recente do Pas o principal responsvel pela eliminao total da populao rural. c) A industrializao do Pas tambm foi a responsvel pela concentrao maior da populao em cidades com at 50 000 habitantes. d) A menor populao absoluta do Pas se encontra na Regio Norte, em funo da dificuldade de acesso que a regio apresenta at hoje. e) A Regio Sul apresenta o segundo maior contingente populacional do Brasil, em funo do qual sua influncia no Congresso Nacional bastante importante.

2
Sobre o mapa a seguir, que apresenta a projeo de Peters e alguns pontos distribudos pelo espao terrestre, quanto aos conhecimentos cartogrficos e s coordenadas dos pontos, possvel dizer que

TURMAS DE MAIO A

a) impossvel determinar as coordenadas geogrficas com preciso numa projeo de Peters, pois ela distorce as reas, impedindo o clculo. b) as coordenadas geogrficas do ponto D so 0 de latitude e 0 de longitude. c) para a determinao correta de coordenadas, preciso construir uma projeo na qual as distncias entre os paralelos e os meridianos sejam absolutamente iguais. d) o ponto B se encontra nos hemisfrios meridional e oriental. e) o ponto C se acha a 40N e 120L.

3
A situao apresentada na figura que se segue um fenmeno prprio do movimento de translao do planeta Terra, conhecido como

A partir dela e da comparao com a pirmide mostrada com os dados de 1960, so feitas as seguintes assertivas: I. A pirmide etria do Brasil continua a apresentar um formato tpico da de pas subdesenvolvido, em que predomina um grande nmero de jovens; II. Ao contrrio, a pirmide j comea a apresentar uma fase de transio, pois o nmero de jovens diminui, enquanto aumenta o nmero de adultos e idosos; III.H um desequilbrio na distribuio da populao por sexo, j que o nmero de homens e mulheres absolutamente igual; IV. No Brasil, como em outros pases do mundo, h desequilbrio na distribuio por sexo, com a tendncia a predominar o sexo feminino. Esto corretas a) I e II. c) I e III. e) III e IV.

b) II e III. d) II e IV.

5
a) aflio. d) equincio. b) perilio. e) solstcio. c) sigzia.

4
Com base nos dados do Censo de 2010, o IBGE construiu uma pirmide etria, como a observada abaixo.

Os dados preliminares divulgados pelo IBGE em novembro de 2010, para o censo de 2010, permitem tambm analisar a forma pela qual a populao vem crescendo. Observe os grficos a seguir:

(IBGE Folha de S. Paulo)

(IBGE Folha de S. Paulo)

TURMAS DE MAIO A

A partir deles, possvel afirmar que a) como as curvas podem mostrar, o crescimento da populao brasileira foi constante nos perodos analisados. b) o crescimento populacional vem diminuindo constantemente desde o decnio 1940/50. c) a populao cresce em nmeros absolutos, mas est diminuindo o seu ritmo de crescimento. d) o atual crescimento da populao brasileira negativo, pois o nmero de bitos supera o nmero de nascimentos. e) o baixo crescimento observado no ltimo decnio (2000/10) impediu que a populao crescesse em nmeros absolutos.

6
O mapa abaixo apresenta dados referentes distribuio populacional brasileira, de acordo com os dados preliminares do Censo Demogrfico do Brasil divulgados em novembro de 2010. Utiliza tambm um tipo caracterstico de cartografia.

"Caminhamos para uma sociedade que vai parar de crescer, em que o estoque novo de brasileiros vai diminuir. A gerao atual, e eu sou de uma famlia de seis irmos, no consegue pensar em algo dessa natureza. Mas ter de fazlo. Hoje, metade dos brasileiros tem at 29 anos de idade. A outra metade, mais. Os pisos, degraus, banheiros, a altura de portas de nibus, tudo ter de ser modificado para acolher mais e mais pessoas de idade."
(IBGE Folha de S. Paulo, 5/12/2010)

Sobre o mapa e os dados apresentados, analise as assertivas: I. Ele mostra claramente que a populao apresenta uma distribuio espacial desequilibrada, com toda a concentrao nas faixas litorneas e quase nenhuma concentrao na poro oeste ou Centro-Oeste do Pas; II. errado usar-se esse tipo de projeo, pois os pontos cardeais no so respeitados nessa representao cartogrfica; III. As maiores concentraes populacionais ocorrem no Sudeste brasileiro, mas outra concentrao razovel surge tambm na poro extremo nordeste do territrio; no interior ocorrem pontos isolados, como algumas importantes cidades caso de Manaus; TURMAS DE MAIO A

IV. A tcnica de projeo utilizada nessa carta a anamorfose, na qual a representao no respeita necessariamente as propores corretas de uma realidade. Esto corretas: a) I e II e III. c) I, II e IV. e) I, III e IV.

b) I e III, apenas. d) III e IV, apenas.

Por seu lado, um investigador norte-americano, Francis Fukuyama, abriu em junho de 1989 um debate sobre o fim da histria. Segundo ele, o modelo ocidental do liberalismo poltico e econmico imps-se definitivamente escala mundial, pelo menos psicologicamente. O fim da histria, em sentido hegeliano, a consequncia do reconhecimento por todos de um objetivo comum humanidade. Tal significa o desaparecimento dos grandes hegemonismos ideolgicos e do risco de confrontao que da decorria.
(Atlas das Relaes Internacionais, Ed. Pltano)

7
A partir de 1985, a Humanidade passou a assistir a uma das mais impressionantes transformaes na histria da organizao social humana: a quase eliminao total da experincia socialista. De um sistema sonhado como a soluo para a injustia na distribuio de riqueza entre as pessoas, o sistema passou por uma crise de estagnao que decretou praticamente seu fim. possvel afirmar que a) s a China mantm o sistema socialista na sua forma original, comprovando, com seu grande crescimento, que um erro considerar ultrapassado o sistema socialista. b) apenas dois pases ainda perseveram na utilizao dos princpios socialistas de produo, Coreia do Norte e Cuba (atualmente sob reviso). c) o sistema no deu certo pois foi implantado num pas muito frio, a Rssia, pobre em recursos naturais. d) o fim do sistema socialista prova que nenhum sistema superior ao capitalismo financeiro, o melhor sistema econmico que a Humanidade conseguiu at agora. e) apesar de abandonado pela antiga URSS, o sistema socialista de produo ainda utilizado em algumas repblicas, como Gergia, Armnia e Azerbaijo.

Sobre o texto, possvel afirmar-se que a) a nova ordem mundial tambm conhecida, at os dias de hoje, como globalizao ou mundializao. b) a nova ordem mundial no possui relao com o fim da Guerra Fria. c) a histria da Humanidade chegou a um fim com o advento da globalizao. d) o advento da globalizao significou o fim das ditaduras entre os sistemas polticos. e) o fim da Guerra Fria significa que a ONU poder controlar os conflitos regionais, eliminando-os.

9
Sobre os diversos aspectos que caracterizam o Oriente Mdio, so feitas as seguintes assertivas: I. Trata-se de uma regio totalmente montanhosa, o que impe srias dificuldades de comunicao entre os povos. As passagens entre as montanhas (os passos) so intensamente disputados por se caracterizarem em pontos estratgicos e so o principal motivo das guerras locais; II. O interior dos territrios (principalmente a pennsula rabe) desrtico, surgindo junto ao litoral reas de climas mediterrneos com ndices pluviomtricos semelhantes aos do clima equatorial; III. As formaes tnicas presentes no Oriente Mdio esto entre as mais antigas da Humanidade e h trs religies marcantes: o Judasmo, o Cristianismo e o Islamismo, professado pela maioria da populao; IV. Afora o petrleo, a maioria da populao dedica-se ao pastoreio nmade ou a atividades comerciais. Esto corretas: a) I e II. d) III e IV.

8
Leia atentamente para o texto que se segue:

A nova ordem mundial... Foi nos Estados Unidos que seria lanado, pelo presidente George Bush, o debate sobre a nova ordem mundial. Esta expresso, que ele utilizou numerosas vezes em pblico, subentende um mundo em que as Naes Unidas, libertas do impasse da Guerra Fria, se encontram aptas a realizar a viso histrica dos seus fundadores... um mundo no qual a liberdade e os direitos do Homem so respeitados por todas as naes.

b) I e III. e) II e IV.

c) II e III.

TURMAS DE MAIO A

10
Durante o ano de 2012, o PIB do Brasil cresceu em ritmo inferior a 2%, um ndice considerado baixo. Por sua vez, a ndia projeta um crescimento de 4,9% para 2012, o que , entretanto, considerado tambm baixo.

gando uma pesada carga de dvida, desigualdade, demografia, infraestrutura negligenciada, insatisfao social e expectativas irreais. Enquanto isso, outras variantes de capitalismo chinesa, indiana, russa, brasileira esto crescendo, explorando as vantagens do atraso e sua dinmica econmica est rapidamente se traduzindo em poder poltico. O resultado? No um mundo unipolar, convergindo para um modelo nico de capitalismo democrtico liberal, mas um mundo no polar, divergindo para muitas verses nacionais diferentes de capitalismo, com frequncia no liberal. No uma nova ordem mundial, mas uma nova desordem mundial. Um mundo caleidoscpico fragmentado, superaquecido, prenhe de conflitos futuros.
(O Estado de S. Paulo, 31/1/2011)

o (Folha de S. Paulo, 1. /12/2012.)

Assinale a alternativa que explicaria o porqu dessa considerao, utilizando os dados acima e sabendo que, para o Brasil, 4,9% seria considerada uma taxa bastante boa: a) A populao indiana cerca de seis vezes maior que a brasileira e necessita gerar empregos continuamente para evitar convulses sociais. b) A ndia necessita crescer sua economia continuamente para poder equiparar-se China, que apresenta um contingente populacional semelhante. c) O crescimento da economia e a gerao contnua de emprego evitaria um enorme xodo populacional contnuo em direo Europa, movimento proibido por acordos assinados entre a ndia e a Unio Europeia. d) Sem emprego gerado pelo crescimento econmico acelerado, a populao indiana invadiria imediatamente o Paquisto e Bangladesh gerando uma grande guerra local. e) Acredita-se que o menor crescimento econmico e a menor oferta de empregos faria a populao indiana abandonar as cidades e retornar ao campo, que no teria condio de absorv-la.

O texto refere-se a um momento histrico-geogrfico que engloba a) o mundo bipolar inerente Guerra Fria; b) o mundo unipolar que se estabeleceu logo aps o fim da Guerra Fria, quando os EUA dominavam politicamente o mundo; a a c) o perodo entre guerras (1. . e 2. .), com grande instabilidade poltica; a d) o perodo ps 2. . Guerra Mundial, quando houve a diviso em primeiro, segundo e terceiro mundo; e) o momento vivido logo aps a crise econmica de 2008, que permitiu o reforo da posio dos pases emergentes, como os BRIC.

12
Na figura, esto ilustrados animais que pertencem a diferentes filos. Assinale a alternativa que classifica corretamente os animais de 1 a 5, nessa ordem.

11
Comentando sobre o Frum Mundial de Davos, ocorrido na Sua, em janeiro de 2011, o professor Timothy Garton Ash profere as seguintes frases:

O capitalismo ocidental sobrevive, mas ferido, carreTURMAS DE MAIO A

a) Nematelminto, platelminto, inseto, inseto e mamfero monotremado. b) Celenterado, asquelminto, diplpodo, quilpodo e mamfero marsupial. c) Platelminto, aneldeo, aracndeo, quilpodo e mamfero eutrio. d) Cnidrio, nematelminto, aracndeo, diplpodo e mamfero eutrio. e) Nematelminto, platelminto, inseto, crustceo e mamfero monotremado.

15
Em seu trabalho com ervilhas, publicado em 1866, Mendel representou os fatores hereditrios determinantes dos estados amarelo e verde do carter cor da semente pelas letras A e a, respectivamente. O conhecimento atual a respeito da natureza do material hereditrio permite dizer que a letra A usada por Mendel simboliza a) um segmento de DNA com informao para uma cadeia polipeptdica. b) um segmento de DNA com informao para um RNA ribossmico. c) um aminocido em uma protena. d) uma trinca de bases do RNA mensageiro. e) uma trinca de bases do RNA transportador.

13
Animais ectotrmicos, comumente denominados de sangue frio, como rpteis e anfbios, no produzem calor em seu metabolismo para regular a temperatura do corpo. Isto significa que sua temperatura corprea a) varivel, mas sempre oscilando entre 0C e 5C, valores em torno dos quais possvel ocorrer um mnimo de atividade metablica. b) varivel, de acordo com a temperatura ambiental, dentro de certos limites, acima ou abaixo dos quais os animais podem morrer. c) varivel, de acordo com a temperatura do ambiente, desde que esta no exceda 20C, valor limite para ocorrer o metabolismo. d) constante e de valor discretamente superior a 0C, temperatura para evitar o congelamento dos lquidos corpreos. e) constante e prxima a 4C, temperatura em que os fluidos permanecem lquidos.

16
Em uma populao, foi identificado um indivduo que possui resistncia gentica a um vrus que provoca uma importante doena. Em um estudo comparativo, verificou-se que esse indivduo produz uma protena que confere tal resistncia, com a seguinte sequncia de aminocidos: serina-tirosina-cistena-valina-arginina. A partir da tabela de cdigo gentico, a seguir: AGU serina UAC tirosina UGC cistena GUA valina AGG arginina AGC serina UAU tirosina UGU cistena GUU valina CGA arginina

14
A ingesto de nutrientes essenciais em quantidades adequadas indispensvel para o funcionamento regular do organismo. Dessa forma, carboidratos, protenas, sais minerais, lipdeos e vitaminas constituem a base de uma dieta alimentar equilibrada. Considerando sua funo principal, esses compostos so classificados, respectivamente, em a) energticos, estruturais, reguladores, energticos e reguladoras. b) energticos, reguladoras, energticos, estruturais e estruturais. c) energticos, energticas, reguladores, reguladores e energticas. d) estruturais, energticas, estruturais, reguladores e estruturais. e) estruturais, estruturais, energticos, reguladores e reguladoras.

e considerando que o RNA mensageiro deste gene contm: 46,7% de uracila; 33,3% de guanina; 20% de adenina e 0% de citosina, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta de bases da fita-molde deste gene. a) TCA ATA ACA CAA TCC b) TCA ATA ACG CAT TCC c) TCA ATG ACA CAT TGG d) AGU UAU UGU GUU AGG e) AGC UAC UGC CAA CGA

17
Estima-se que, no Brasil, haja 1,8 milho de espcies de plantas e animais, o que corresponde a cerca de 10% do total de espcies na Terra. Desse total, at o presente, somente cerca de 200 mil espcies foram descritas. Analise este quadro, em que se apresenta a distribuio das espcies de plantas em algumas regies do chamado Domnio Atlntico, no Pas: TURMAS DE MAIO A

Grupo taxonmico Brifitas Pteridfitas Gimnospermas Angiospermas

Domnio Atlntico Floresta densa 1 166 631 2 7 862 Formao campestre 6 142 0 3 592 Restinga 88 14 1 1 705

19
Alguns estudantes visitaram o horto florestal de sua cidade e iniciaram uma discusso sobre a diversidade vegetal, pois l tiveram a oportunidade de observar diversas plantas, suas caractersticas e, at mesmo, algumas relaes entre plantas e animais. Entre as plantas observadas, estavam: I. samambaias e avencas; II. podocarpos e pinheiros-do-paran; III.musgos e hepticas; IV. jabuticabeiras e goiabeiras. Sobre essas plantas, fizeram quatro afirmaes: I. As plantas listadas acima esto adaptadas vida terrestre por possurem, entre outras caractersticas, vasos condutores de seiva. II. Os insetos so importantes para o polinizao de um dos grupos de plantas listadas. III.Alm do homem, pssaros alimentam-se dos frutos de um dos grupos de plantas e agem como importantes agentes disseminadores. IV. Em dois grupos de plantas, h produo de sementes e em dois outros, produo de esporos como meio de disperso das espcies. Esto corretas as afirmaes a) apenas I e II. b) apenas I e III. c) apenas II e IV. d) apenas II, III e IV. e) I, II, III e IV.

Com base nas informaes contidas nesse quadro e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, analise as frases a seguir: I. O elevado nmero de espcies de brifitas na floresta densa explica-se pela grande dependncia de gua para a sobrevivncia e na reproduo observada nessas plantas. II. As gimnospermas so pouco representadas no Domnio Atlntico porque no encontram nele condies ideais para a disperso de suas sementes. III. A dominncia das angiospermas nesse Domnio deve-se em grande parte ao aparecimento de flores, frutos e sementes que asseguram a fecundao cruzada e a eficiente disperso de suas sementes. Esto corretas a) apenas I. c) apenas I e III. e) I, II e III.

b) apenas I e II. d) apenas II e III.

18
As clulas animais so organizadas internamente por uma srie de compartimentos denominados organelas celulares, que apresentam funes especficas. Entre as organelas presentes nas clulas animais, podem ser citadas: centrolos, Complexo de Golgi, mitocndrias e retculo endoplasmtico. Estas organelas so responsveis por diferentes funes em uma clula. De acordo com a ordem de citao das organelas, as atividades por elas desempenhadas so: a) respirao, modificaes ps-traducionais das protenas, sntese proteica e diviso celular. b) modificaes ps-traducionais das protenas, sntese proteica, respirao e diviso celular. c) sntese proteica, respirao, diviso celular e modificaes ps-traducionais das protenas. d) diviso celular, modificaes ps-traducionais das protenas, respirao e sntese proteica. e) modificaes ps-traducionais das protenas, diviso celular, respirao celular e sntese das protenas.

20
A figura a seguir representa uma clula eucariota de uma antfita, com suas principais estruturas.

Em relao a esta clula, pode-se afirmar: a) O vacolo uma estrutura que controla a quantidade de gua que penetra na clula. O excesso de gua provoca contraes rtmicas do vacolo para expuls-la e assim evitar a lise celular.

TURMAS DE MAIO A

b) A membrana plasmtica controla a entrada e sada de nutrientes por meio da atividade do seu glicoclice. c) O citoplasma um gel proteico que contm no seu interior ribossomos livres relacionados com a digesto intracelular. d) Os cloroplastos produzem alimento a partir de gua, gs carbnico, minerais absorvidos do solo e da energia liberada pelas mitocndrias. e) Os nuclolos so responsveis pela produo dos ribossomos encontrados livres no citoplasma ou aderidos s membranas do retculo endoplasmtico.

22
Analise o esquema.

21
O esquema demonstra um processo de transporte de substncia atravs de uma biomembrana.

Assinale a alternativa que identifica corretamente I, II e III. I a) b) c) d) e) aminocido aminocido protena glicose glicose II grupo carboxila grupo amina grupo amina grupo amina glicina III grupo amina grupo carboxila grupo carboxila glicina grupo amina

23
correto afirmar que esse processo demonstra o/a a) transporte ativo de sdio e potssio realizado com frequncia por uma ATPase de membrana plasmtica, com finalidade de criar diferenas eltricas entre as superfcies externa e interna da membrana. b) processo de difuso facilitada de ons sdio e potssio com funo de igualar as cargas eltricas tanto no ambiente interno da clula quanto no meio extracelular. c) transporte inico comum da membrana mitocondrial externa, necessrio para induzir dficit de presso de difuso (DPD) de cargas, a qual importante para o processo de fosforilao oxidativa do ADP em ATP. d) ao de um canal inico ativado pela presena de ATP, com finalidade de igualar a concentrao de prtons entre citoplasma e meio extracelular para diminuir a presso osmtica da gua. e) cotransporte ativo de sdio e potssio dependente de nveis de ATP, que tem a finalidade de diminuir a concentrao de solutos no citoplasma e evitar a entrada excessiva de gua e glicose. Osmose o movimento de molculas de solvente atravs de uma membrana semipermevel de uma regio de concentrao de soluto mais baixa para uma regio de concentrao de soluto mais alta. Esse movimento pode ser demonstrado com um experimento simples.

Baseando-se no texto, conclui-se: a) Separando-se duas solues, uma de acar com gua e outra de gua e sal de cozinha de mesma concentrao, por uma membrana semipermevel, ocorreria osmose em ambos os sentidos e as duas solues teriam sabores doce e salgado. TURMAS DE MAIO A

10

b) O fluxo osmtico atravs de uma membrana seletivamente permevel (semipermevel) ocorre somente com o solvente, e no com o soluto (substncia dissolvida), pois grandes molculas e ons hidratados no so capazes de se difundir atravs de uma membrana semipermevel. c) A altura da coluna de soluo chamada de presso osmtica e proporcional quantidade de acar que atravessa a membrana semipermevel. d) A osmose ocorre da soluo mais concentrada (hipertnica) para a menos concentrada (hipotnica). e) A soluo apresentada, acar e gua (5% e 95%), atingir concentrao igual a zero de acar para equalizar o nmero de molculas de gua que se movem atravs da membrana num certo intervalo de tempo.

a) entre 12 e 24 nutrons a menos que o nmero de prtons. b) exatamente o mesmo nmero de prtons e nutrons. c) entre 0 e 12 nutrons a mais que o nmero de prtons. d) entre 12 e 24 nutrons a mais que o nmero de prtons. e) entre 0 e 12 nutrons a menos que o nmero de prtons.

25
Um aluno estava analisando a Tabela Peridica e encontrou vrios conjuntos de trs elementos qumicos que apresentavam propriedades semelhantes.

24
Os ncleos dos tomos so constitudos de prtons e nutrons, sendo ambos os principais responsveis pela sua massa. Nota-se que, na maioria dos ncleos, essas partculas no esto presentes na mesma proporo. O grfico mostra a quantidade de nutrons (N) em funo da quantidade de prtons (Z) para os ncleos estveis conhecidos.

Assinale a alternativa na qual os conjuntos de trs elementos ou substncias elementares esto corretamente associados s propriedades indicadas no quadro abaixo. Mesmo estado Nmeros Reatividades fsico atmicos semelhantes temperatura consecutivos ambiente a) b) c) d) e) Pt, Au, Hg Cl, Br,I Li, Na, K Ne, Ar, Kr Pt, Au, Hg H2, He, Li O2, F2, Ne O2, F2, Ne Mg, Ca, Sr Li, Na, K Cl2, Br2, I2 Ne, Ar, Kr Pt, Au, Hg Cl2, Br2, I2 Ne, Ar, Kr

26
O rtulo de um pacote de batata frita indica que o produto possui 5% do valor dirio de referncia (VD) de NaCl. Dadas as massas molares em g mol1, Na+ = 23; Cl = 35,5 e a constante de Avogadro, 6,02 x 1023 mol1, e sabendo-se que o VD definido pela Organizao Mundial da Sade para o NaCl de 2,4 g, quantos ons Na+ so ingeridos se o contedo total desse pacote for consumido? a) 0,012. d) 31 x 1020. b) 0,020. e) 20 x 1020. c) 12 x 1020.

KAPLAN, I. Fsica Nuclear. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1978 (adaptado).

O antimnio um elemento qumico que possui 50 prtons e possui vrios istopos tomos que s se diferem pelo nmero de nutrons. De acordo com o grfico, os istopos estveis do antimnio possuem TURMAS DE MAIO A

11

27
A tabela seguinte apresenta dados referentes s espcies K, K+, Ca2+ e S2. Espcie K K+ Ca2+ S2 Z 19 19 20 16 Nutrons 22 22 22 18

d) elemento do grupo 15, gs nobre, metal alcalino e metal de transio. e) halognio, gs nobre, metal de transio e metal alcalino.

30
O silcio (Si) e o germnio (Ge) so semicondutores empregados na elaborao de componentes eletrnicos. Para serem usados em eletrnica, cristais de germnio so purificados at que apenas um tomo em cada bilho (109) seja impureza, isto , seja tomo de outro elemento qumico. Considerando um cristal de germnio de massa igual a 146 . 103 g, o nmero de tomos de impurezas presentes no cristal ser: Dados: Massa molar (em g mol1): Ge = 73 Constante de Avogadro = 6,0 . 1023 mol1 a) b) c) d) e) 4,3 2,6 6,0 1,2 7,3 . . . . . 1012 1012 1012 1012 1012 tomos tomos tomos tomos tomos

Em relao a essas espcies, so feitas as seguintes afirmaes: I. K+ e Ca2+ so istonos; II. K e Ca2+ so isbaros; III. K+ tem mais prtons que K; IV. K+ e S2 tm o mesmo nmero de eltrons. correto apenas o que se afirma em a) I e II. b) I e III. c) I e IV. d) II e III. e) II e IV.

28
tomos do elemento qumico potssio, que possuem 20 nutrons, esto no quarto perodo da tabela peridica, na famlia dos metais alcalinos. Em relao a seus ons, correto afirmar que a) tm Z = 18. b) tm 20 eltrons e A = 40. c) tm 18 eltrons e A = 39. d) so ctions bivalentes. e) tm A = 38.

31
Uma mistura, aps ser agitada, foi colocada em um funil de decantao, conforme o esquema abaixo. Se uma das substncias for a gua, a outra pode ser:

29
A seguir so mostradas quatro configuraes eletrnicas: I. 1s2, 2s2, 2p5. II. 1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6. III. 1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6, 4s2, 3d5. IV. 1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6, 4s2, 3d10, 4p6, 5s1. Essas configuraes correspondem, respectivamente, a um a) halognio, gs nobre, metal de transio interna e metal alcalinoterroso. b) elemento do grupo 15, gs nobre, halognio e metal alcalino. c) halognio, calcognio, metal de transio e metal alcalino. a) etanol. b) petrleo. c) vinagre. d) uma soluo concentrada de cloreto de sdio. e) uma soluo diluda de cido clordrico.

12

TURMAS DE MAIO A

32
I) Carbono diamante e carbono grafite. II) Dixido de nitrognio e monxido de dinitrognio. III)Enxofre rmbico e enxofre monoclnico. Alotropia o fenmeno observado quando um elemento qumico forma substncias simples diferentes. Nos conjuntos acima, so observadas variedades alotrpicas em: a) I, II e III. b) I e III, somente. c) I e II, somente. d) I, somente. e) II e III, somente.

34
Seathl, chefe indgena americano, em seu famoso discurso, discorre a respeito dos sentimentos e dos cuidados que o homem branco deveria ter para com a Terra, semelhana dos ndios, ao se assenhorear das novas regies. E ao final, diz: Nunca esqueas como era a terra quando dela tomaste posse. Conserva-a para os teus filhos e ama-a como Deus nos ama a todos. Uma coisa sabemos: o nosso Deus o mesmo Deus. Nem mesmo o homem branco pode evitar nosso destino comum.
O discurso adaptado, publicado na revista Norsk Natur, de Oslo, em 1974, nunca esteve to atual. O homem, procurando tornar sua vida mais confortvel, vem destruindo e contaminando tudo ao seu redor, sem se preocupar com os efeitos desastrosos posteriores. Esses efeitos podem ser causados por I. II. III. IV. liberao desenfreada de gases-estufa. destruio da camada de oznio. uso descontrolado de agrotxicos e inseticidas. desmatamentos e queimadas.

33
O Brasil um pas privilegiado no que diz respeito ao estoque de gua doce. Estima-se em 1 400 000 km3 o volume total de gua na Terra, sendo cerca de 35.000 km3 de gua doce. Desses 35 000 km3, o Brasil possui 12%. Em alguns pases, no entanto, a gua doce tem que ser obtida pelo uso de metodologias complexas e caras. Uma proposta recente sugere a utilizao de energia geotrmica (fluido geotrmico) para a obteno de gua dessalinizada a partir da gua salgada. O esquema a seguir, em que as setas indicam o sentido dos fluxos, resume a metodologia a ser empregada.

correto afirmar que contribuem para o agravamento dos problemas as causas citadas em a) I, II e III, apenas. b) II e III, apenas. c) I e IV, apenas. d) I, II, III e IV. e) II e IV, apenas.

35
Considerando-se as informaes do texto e o conhecimento qumico, pode-se afirmar que, nesse processo, o fluido geotrmico entra em a) C e sai em E e a gua salina entra em A, enquanto em B sai a gua dessalinizada e em D sai uma gua mais salgada. b) A e sai em B e a gua salina entra em C, enquanto em D sai a gua dessalinizada e em E sai uma gua mais salgada. c) C e sai em D e a gua salina entra em A, enquanto em E sai a gua dessalinizada e em B sai uma gua mais salgada. d) A e sai em B e a gua salina entra em C, enquanto em E sai a gua dessalinizada e em D sai uma gua mais salgada. e) A e sai em E e a gua salina entra em C, enquanto em B sai a gua dessalinizada e em D sai uma gua mais salgada. TURMAS DE MAIO A

Monxido de Carbono perigo vista O monxido de carbono um gs incolor e inodoro presente na queima de combustveis, fumaa de cigarros etc. Quando inalado, compete com o gs oxignio ao combinar-se com a hemoglobina do sangue muito mais facilmente que esse. Assim, as clulas do corpo vo receber quantidade de oxignio bem menor do que o necessrio, pois a hemoglobina disponvel para o transporte de oxignio diminui, causando danos sade, podendo, at mesmo, levar morte. Em recintos fechados, onde o fumo liberado, tanto fumantes quanto no fumantes sofrem a ao desse gs no organismo. Considere que um fumante, em um recinto fechado, tenha ficado exposto das 22 h s 6 h do dia seguinte, a 450 ppm de monxido de carbono proveniente da fumaa de cigarros. (ppm partes do monxido por milho de partes de ar)

13

Quantidade de CO necessria para desativar a hemoglobina (ppm) Porcentagem de hemoglobina desativada

Tempo de Tempo de exposio: exposio: 8h 1h

Efeitos na sade

55-80

15-18

3%

Diminuio da atividade cardaca, alterao no fluxo sanguneo Problemas de viso, diminuio da capacidade de trabalho

Quando traficantes dos morros do Rio cobraram, digamos, pedgio para permitir a filmagem de um clipe de Michael Jackson na favela, estavam exercendo uma funo (a de tributar) teoricamente reservada ao Estado. Quando traficantes impem toque de recolher em uma determinada rea de So Paulo, como aconteceu no fim do ano passado, esto legislando, outra tarefa exclusiva, em tese, do poder pblico. H inmeras outras situaes, todas elas provando a crescente ocupao pela criminalidade de espaos deixados vazios pelo poder pblico, por omisso, incompetncia, inapetncia ou uma conjuno de todos esses fatores. [...] Ou o Estado finalmente se dispe a enfrentar e vencer o desafio representado por esse poder paralelo, ou se desmoraliza de uma boa vez.
(Clvis Rossi, Folha de S.Paulo, 22/02/2001.)

110-170

30-45

6%

280-575

75-155

10 a 20%

Pequenas dores de cabea, problemas psicomotores Dores de cabea intensas e nuseas Nuseas, vmitos e diminuio da viso Convulso, coma

36
Assinale a opo correta quanto ao procedimento adotado nos segundo e terceiro pargrafos da argumentao (desenvolvimento) do texto acima. O autor utilizou a) juzos de valor. b) justificativas. c) exemplificao comprobatria. d) dados estatsticos. e) comparaes.

575-860

155-235

20 a 30%

860-1155 1430-1710

235-310 390-470

30 a 40% 40 a 60%

1710-2000

470-550

60 a 70%

Coma, diminuio da atividade cardaca e respiratria Morte

37
A concluso do texto apresenta uma a) exigncia de soluo. b) sntese da argumentao. c) retomada da tese. d) reafirmao dos argumentos. e) introduo de nova questo.

2000-2280

550-630

70 a 80%

Consultando a tabela acima, percebe-se que o efeito desse gs nessa pessoa ser a) a diminuio da atividade cardaca. b) pequena dor de cabea. c) convulso. d) dor de cabea intensa e nuseas. e) a morte. Texto para as questes de 36 a 38.

38
Inapetncia, no penltimo pargrafo, significa a) falta de vontade. b) inaptido. c) carncia. d) corrupo. e) desorganizao.

As rebelies nos presdios e as reivindicaes expostas pelo tal PCC (Primeiro Comando da Capital) representam, claramente, um momento novo na guerra civil no declarada que o Brasil vive. [...]

14

TURMAS DE MAIO A

Texto para as questes de 39 a 42.

E SE TODOS OS CRIMES FOSSEM PUNIDOS COM A MORTE? Uma lei severa como essa no duraria muito tempo. Das duas uma: haveria uma revolta contra o rigor da pena ou morreriam quase todos na comunidade. Mas a criminalidade, principal alvo da punio, dificilmente cairia. (...) No Brasil, se essa moda pegasse, o corredor da morte ficaria lotado de condenados por furto (o crime mais comum por aqui), maridos e esposas infiis (sim, o adultrio ainda crime, voc no sabia?) e outros criminosos pouco ameaadores. Voltaramos a tempos primitivos, seria uma barbrie sem nenhum resultado positivo, diz o advogado criminalista Fernando Castelo Branco. (...) Para ele, o que desencoraja o criminoso no a intensidade da pena, mas a garantia da punio. Quem planeja cometer um delito no pensa na hiptese de ser pego. Se tem eficcia duvidosa, a pena de morte , sem d vida, muito mais onerosa para a sociedade. Nos Es tados Unidos, o custo de uma nica execuo de 2,5 milhes de dlares, em mdia o triplo do nus de manter algum preso por 40 anos. (...) Alguns defensores da pena capital lembram que o modelo chins mais barato. L, os julgamentos duram dias e no anos. Sem falar que at a bala do revlver paga pela famlia do condenado, diz o deputado estadual Jos Guilherme Godinho (PPB-RJ), defensor da pena capital. Mas ser que um julgamento de dias pode ser eficaz? Embora no haja dados oficiais sobre erros judiciais na China, estima-se que os enganos sejam inmeros. Para se ter uma ideia, 23 pessoas foram executadas por engano, nos Estados Unidos, desde 1973 e outras 99 foram soltas horas antes do momento fatal em funo da comprovao de erros processuais. Isso porque, l, os processos demoram at 20 anos para serem concludos, a fim de evitar erros irreversveis. (...) Diante de um quadro desses bom lembrar as palavras de Gandhi: Um olho por um olho acabar por deixar toda a humanidade cega.
(Priscila Lambert, Superinteressante, maio/2002.)

a) Alm de ter eficcia duvidosa, a pena de morte , sem dvida, muito mais onerosa para a sociedade do que manter um preso encarcerado por vrios anos. b) Por ter eficcia duvidosa, a pena de morte , sem dvida, muito mais onerosa para a sociedade do que para os criminosos. c) J que tem eficcia duvidosa, a pena de morte , sem dvida, mais onerosa para a sociedade americana do que para a chinesa. d) O criminoso no pensa em ser preso, por isso a pena de morte ineficaz na diminuio da criminalidade e torna-se muito mais onerosa para a sociedade. e) A intensidade da pena de morte no desencoraja quem planeja cometer um delito, por isso esse tipo de penalidade , sem dvida, muito mais oneroso para a sociedade.

40
Em qual dos seguintes trechos a autora aparenta ocultar sua opinio para, sutilmente, direcionar o leitor a raciocinar como ela? a) Mas ser que um julgamento de dias pode ser eficaz? b) No Brasil, se essa moda pegasse, o corredor da morte ficaria lotado de condenados por furto... c) Para se ter uma ideia, 23 pessoas foram executadas por engano... d) Isso porque, l, os processos demoram at 20 anos para serem concludos... e) ... estima-se que os enganos sejam inmeros.

41
As seguintes alternativas relacionam alguns aspectos negativos da pena de morte. Assinale a que no justificada adequadamente com afirmaes do texto. a) No um sistema de punio eficaz para diminuir a criminalidade: o que desencoraja o criminoso no a intensidade da pena, mas a garantia da punio. b) A cautela para que no se condenem inocentes torna o modelo americano extremamente oneroso: os processos demoram at 20 anos para serem concludos, a fim de evitar erros irreversveis. c) Julgamentos rpidos como os dos chineses diminuem gastos com a manuteno do criminoso na priso, porm a probabilidade de se cometer erros aumenta: L, os julgamentos duram dias e no anos (...) estima-se que os enganos sejam inmeros. d) Julgamentos longos e cautelosos no so garantia contra erros: 23 pessoas foram executadas por engano, nos Estados Unidos, desde 1973 e outras 99 foram soltas horas antes do momento fatal em funo da comprovao de erros processuais.

39
O trecho a seguir, de redao problemtica, apresenta certo grau de dificuldade para o leitor: Se tem eficcia duvidosa, a pena de morte , sem dvida, muito mais onerosa para a sociedade. Considere o texto em sua totalidade e examine com ateno as seguintes alternativas para identificar aquela que melhor esclarece o pensamento da redatora. TURMAS DE MAIO A

15

e) A morte eficaz para castigar crimes hediondos, mas no adequada para punir todo tipo de crime: (...) o corredor da morte ficaria lotado de condenados por furto (...) e outros criminosos pouco ameaadores.

IV. O poema se encerra com uma engenhosa definio do Amor: Um no sei qu, que nasce no sei onde, / Vem no sei como e di no sei por qu. Esto corretas a) apenas I e II. c) apenas I, II e IV. e) todas as afirmaes.

42
Todas as alternativas seguintes interpretam corretamente o pensamento de Gandhi apresentado no final do texto, exceto: a) A pena de morte um ato de vingana: um olho por um olho. b) Na lgica do olho por olho, os que impusessem a outros a pena de morte tambm deveriam ser vtimas dela. c) A punio vingativa gera um crculo vicioso em que o punidor comete o mesmo delito do criminoso. d) A pena de morte uma barbrie que, levada ao extremo, afetaria a todos, no apenas aos criminosos que se desejaria punir. e) necessrio ter cautela na aplicao de penas drsticas para qualquer tipo de crime.

b) apenas I, II e III. d) apenas II, III e IV.

44
Examine as seguintes afirmaes sobre o texto. I. Amor vem escrito com inicial maiscula porque tratado no apenas como um sentimento, mas personificado como uma divindade. II. Os versos Olhai de que esperanas me mantenho! Vede que perigosas seguranas! contm ironia carregada de amargura. III. O final do poema revela que Amor no realiza aquilo a que o eu lrico o conclama no incio: buscar uma nova maneira de faz-lo sofrer. Est(o) correta(s) a) apenas I e II. c) apenas II. e) todas as afirmaes.

Texto para as questes de 43 a 45.

b) apenas I e III. d) apenas II e III.

Busque Amor novas artes, novo engenho Para matar-me, e novas esquivanas; Que no pode tirar-me as esperanas, Que mal me tirar o que eu no tenho. Olhai de que esperanas me mantenho! Vede que perigosas seguranas! Que no temo contrastes nem mudanas, Andando em bravo mar, perdido o lenho. Mas, conquanto no pode haver desgosto Onde esperana falta, l me esconde Amor um mal que mata e no se v, Que dias h que na alma me tem posto Um no sei qu, que nasce no sei onde, Vem no sei como e di no sei por qu.
ps

45
Considere as seguintes proposies: I. Os qus que iniciam os versos 3 e 4 tm o mesmo sentido. II. Mal, no verso 4, significa dificilmente. III. No primeiro terceto, esconde tem como sujeito Amor e como objeto um mal. Est correto o que se afirma em a) I, apenas. b) I e II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. Texto para as questes de 46 a 51.
(Cames)

barco

43
Examine as seguintes afirmaes sobre o texto. I. Nos quartetos, o eu lrico diz que, em seu estado de desespero, nenhum mal pode piorar sua situao. II. Nos tercetos, o eu lrico diz que, apesar de tudo, Amor ainda lhe reserva um mal indefinvel. III. O sentido dos versos 7 e 8 que quem est no meio do mar bravo, sem barco, no pode temer nenhuma virada da sorte que piore sua situao.

(...) Um estudo perturbador foi publicado nesta semana no peridico cientfico PLoS Medicine. Pela primeira vez, cientistas comprovaram que um implante de clulas-tronco gerou um tumor cerebral. (...) Nossa descoberta no significa que a pesquisa com clulas-tronco para uso teraputico deva ser abandonada, escreveu a autora do trabalho, Ninette Amariglio, da Universidade de Tel-Aviv, em Israel. Significa que
TURMAS DE MAIO A

16

preciso fazer extensas pesquisas sobre a biologia das clulas-tronco e estudos pr-clnicos rigorosos antes de oferecer qualquer tipo de terapia aos pacientes. Cautela fundamental. Entendo que pessoas em desespero recorram a qualquer recurso para tentar salvar familiares que esto visivelmente caminhando para a morte. Talvez eu fizesse o mesmo. O que no entendo como mdicos e cientistas se prestam a aventuras como essa. Como tm coragem de oferecer terapias com clulas-tronco neste momento, se a cincia ainda sabe to pouco sobre como dom-las? E o pior de tudo: ainda cobram para transformar esses pacientes em cobaias. A imprensa brasileira (e mundial) tem uma parcela de culpa nessa histria. Muitas reportagens exageram no entusiasmo ao relatar as perspectivas abertas por essa rea emergente. E deixam de mencionar com o destaque necessrio que as pesquisas com clulas-tronco embrionrias esto apenas comeando, que os cientistas esto muito longe de ter alguma coisa a oferecer aos pacientes (se que tero algum dia) e que no h nenhuma garantia de sucesso. (...) Em janeiro, as autoridades americanas aprovaram a primeira experincia teraputica com clulas-tronco embrionrias em pessoas que sofreram leso medular. a primeira do mundo. Se funcionar, a terapia criada pela empresa Geron ser um grande avano. Mas os testes de segurana e eficcia ainda vo levar muito tempo. No Reino Unido, a empresa ReNeuron tambm anunciou que at o final de 2009 vai iniciar o primeiro ensaio clnico em pacientes britnicos que sofreram derrame cerebral. Caso tudo d certo, ainda vai demorar alguns anos at que uma terapia esteja disponvel comercialmente. Antes de tudo isso, possvel que as clulas-tronco sirvam para uma outra coisa muito importante: o teste de novos remdios. Em vez de testar em pessoas se as novas drogas so txicas, os laboratrios podero experiment-las em clulas idnticas s dos rgos afetados pelos remdios. E tambm podero usar as clulas-tronco para desenvolver medicamentos mais eficazes. (...)
(Cristiane Segatto, As clulas-tronco viraram tumor. E agora?, poca

c) As clulas-tronco talvez possam ser usadas em testes para a produo de medicamentos mais eficazes. d) Uma experincia com clulas-tronco em humanos foi aprovada em 2009 nos Estados Unidos, mas no se sabe quando estar disponvel comercialmente. e) A primeira experincia teraputica com clulas-tronco embrionrias em pessoas que sofreram leso medular ocorreu em Tel-Aviv, Israel.

47
Considere as seguintes proposies sobre o texto. I. A atitude de pacientes e familiares que procuram tratamentos com clulas-tronco pode ser justificada pelo desespero causado pelas doenas. II. Condena-se a atitude de mdicos e pesquisadores que oferecem terapias com clulas-tronco num estgio em que as pesquisas ainda esto em fase inicial. III. A imprensa deveria noticiar a questo apenas quando as pesquisas estivessem concludas, para no incutir falsas esperanas na populao. Est correto o que se afirma em a) I, apenas. b) I e II, apenas. c) II e III, apenas. d) I e III, apenas. e) I, II e III.

48
A autora da reportagem se mostra predominantemente, ao longo do texto, a) pessimista, por causa do tempo que as terapias de clulas-tronco levaro para poderem ser usadas comercialmente. b) esperanosa com o advento e o desenvolvimento das pesquisas e tratamentos com clulas-tronco em doenas terminais. c) cautelosa com o desenvolvimento das pesquisas de utilizao das clulas-tronco para fins teraputicos. d) descrente em relao utilizao de clulas-tronco no tratamento de males como a leso medular e o derrame cerebral. e) entusiasmada com os benefcios das clulas-tronco no desenvolvimento de medicamentos.

online, 20/2/2009.)

46
Sobre o texto, incorreto afirmar: a) Frequentemente a imprensa se excede nas expectativas quanto s pesquisas sobre clulas-tronco. b) Os estudos sobre clulas-tronco embrionrias ainda no so conclusivos e no h, portanto, nenhuma garantia de que deem certo. TURMAS DE MAIO A

17

49
Como tm coragem de oferecer terapias com clulas-tronco neste momento, se a cincia ainda sabe to pouco sobre como dom-las?
No trecho acima, as aspas em terapias tm sentido crtico e irnico, sugerindo a falta de tica dos profissionais que se dispem a tratar pacientes com uma tcnica sobre a qual se sabe ainda muito pouco. O mesmo uso crtico e irnico das aspas ocorre em: a) Por que no celebramos o futebol, injustiado fenmeno cultural, desdenhado pela alta cultura? b) Segundo a teoria da gramtica universal, de Noam Chomski, temos uma capacidade de nascena para falar. c) Nesse sentido exige-se do testemunho uma objetividade e uma (impossvel) factografia. d) Em 2009, completam-se 200 anos de nascimento de Charles Darwin, o pai do evolucionismo. e) O poema A mquina do mundo, de Carlos Drummond de Andrade, dialoga com um episdio de Os lusadas, de Cames.

Read the joke and answer questions 52 to 54.

He had felt terrible for three days, so Bob finally called his doctors office. The doctor can see you in three weeks, he was told. An outraged Bob bellowed, Three weeks? The doctor cant see me for three weeks? I could be dead by then! Calmly the voice at the other end of the line replied, If so, be sure to have someone call to cancel the appointment.

52
According to the text, a) Bob will die within three weeks. b) Bob wasnt sick before he called his doctor. c) Bob was upset because his appointment will be in three days. d) If Bob cant be there, the appointment will have to be cancelled. e) Bob has just cancelled the appointment .

53
The underlined expression, in the text, can be replaced by a) so far. b) until then. c) up to now. d) now and then. e) eventually.

50
I. Nossa descoberta no significa que a pesquisa com clulas-tronco para uso teraputico deva ser abandonada. II. Significa que preciso fazer extensas pesquisas sobre a biologia das clulas-tronco e estudos pr-clnicos rigorosos antes de oferecer qualquer tipo de terapia aos pacientes. Os dois trechos acima podem ser adequadamente unidos no mesmo perodo atravs das seguintes conjunes, com exceo de uma. Assinale-a. a) mas. b) todavia. c) porm. d) portanto. e) entretanto.

54
Based on the joke, we can conclude that the secretary a) really cares about Bobs health. b) lost her temper during the conversation. c) will cancel Bobs appointment in three weeks time. d) asked to be informed in advance in order to cancel Bobs appointment . e) got outraged when she heard the patients question. Read the text and answer questions 55 and 56.

51
Embora se trate de um texto dissertativo, a autora utiliza um procedimento pouco usual nesse tipo de composio, que a) a criao de uma hiptese que aponta provveis resultados. b) a utilizao de exemplos que corroboram o argumento. c) o uso expressivo de interrogaes. d) a incluso do eu na argumentao. e) a refutao de ideias admitidas consensualmente.

THE SECRET OF SUCCESS IN THE US. If you wonder why Robbie Williams and Oasis have not found success in the US, just look at their teeth. Determined not to make the same mistake, the 5 ex Boyzone singer nowgonesolo Ronan Keating has gotten his crooked front teeth capped in order to have a perfect smile to woo American audiences. Americans approve of artists with a perfect set of teeth such as Britney Spears, and they think that 10 bad teeth make performers less attractive thus making consumers less prone to buy their CDs.
1 TURMAS DE MAIO A

18

55
You can infer from this text that a) a perfect smile makes artists more appealing to Americans. b) physical appearance has no impact on personal productivity. c) Robbie Williams and Oasis have found great success due to their teeth. d) Americans are more concerned about a good performance than good looks. e) Robbie Williams is likely to have a perfect set of teeth.

60
O Festival de Dana de Joinville considerado o maior do mundo pelo Guinnes Book of Records de 2005. Desde 1998, este festival realizado no Centreventos Cau Hansen, que tem capacidade para 4 200 pessoas por noite. Suponha que no 28 Festival de Dana, realizado em julho de 2010, houve uma noite exclusiva para cada uma das seguintes modalidades: ballet, dana de rua e jazz. A noite da dana de rua teve seus ingressos esgotados; na noite do jazz restaram 5% dos ingressos; e a noite do ballet teve 90% dos ingressos disponveis vendidos. Sabe-se que algumas pessoas costumam prestigiar mais de uma noite do Festival. Neste ano, 700 pessoas assistiram dana de rua e ao jazz; 1 610 assistiram ao ballet e dana de rua; 380 assistiram ao ballet e ao jazz e 105 prestigiaram as trs modalidades de dana. Se todas as pessoas que adquiriram os ingressos do Festival assistiram (s) apresentao(es), ento o nmero total de pessoas distintas que assistiu a pelo menos uma das trs modalidades anteriormente mencionadas foi: a) 9 385. b) 9 070. c) 9 595. d) 6 275. e) 6 905.

56
Thus, underlined in the text, means a) however. b) moreover. c) in reality. d) consequently. e) although.

57
1 Se a = 32, b = 23, c = ( 4)2 e x = 9 x
1 2

61

a+bc

, ento

vale: b) 9 1 c) 9 1 d) 3 e) 0

a) 3

Seja y o valor a ser pago aps um desconto de 6% sobre o valor x de um eletrodomstico. A expresso que relaciona y e x : a) y = x 6 b) y = 6 . x c) y = 0,94 . x d) y = 1,06 . x e) y = 1,3 . x

58
100 0001/3 um nmero: a) menor do que 40; b) maior ou igual a 40 e menor do que 45; c) maior ou igual a 45 e menor do que 50; d) maior ou igual a 50 e menor do que 55; e) maior do que 55.

62
Em uma loja, vende-se um certo tipo de artigo ao preo de R$ 14,00 cada um. Uma promoo dessa loja d um desconto de R$ 1,00 a cada dois artigos comprados. Nessas condies, a expresso que permite calcular o valor a ser pago pela compra de n artigos 13 n a) , se n for mpar. 2 b) 26 n, se n for par.

59
Os conjuntos X = { 0, 4, 5, 6, 7, x } e Y = { 1, 3, 6, 8, x, y } possuem o mesmo nmero de elementos e X Y = {2, 6, 7}. Para os elementos x e y, o valor numrico de 7x 2y a) 0. b) 5. c) 25. d) 45. e) 55. TURMAS DE MAIO A

27 n + 1 c) , se n for mpar. 2 d) 27 n + 11, se n for par. 27 n + 13 e) , se n for mpar. 2

19

63
Em um setor de um laboratrio trabalham funcionrios e estagirios. Ao todo so 31 pessoas. O nmero de estagirios corresponde metade dos funcionrios, mais 4. A diferena entre o nmero de funcionrios e o nmero de estagirios que trabalham nesse setor de a) 5. b) 8. c) 9. d) 13. e) 19.

67
A soma dos algarismos do nmero 2 . 109 + 3 . 107 + 4 . 105 a) 11 b) 10 c) 9 d) 8 e) 7

68
As plis helnicas constituam a base da organizao poltica do Mundo Grego. Sobre elas, podemos afirmar que a) tinham a mesma estrutura poltica, de base aristocrtica. b) praticavam uma religio monotesta de carter sincrtico. c) tinham na agricultura de subsistncia a base de sua vida econmica. d) criaram na Pennsula Balcnica um duradouro imprio de base martima. e) eram soberanas, apesar da unidade cultural existente entre elas.

64
Dado o tringulo ABC, o valor de x, em graus, :

(figura fora de escala)

a) 30.

b) 40.

c) 50.

d) 60.

e) 70.

65
Na figura a seguir, os segmentos AB e CD so paralelos, e os ngulos BAD e BCD medem 60. Se AD mede 20, indique o comprimento da poligonal ABCDA.

69
Alexandre proclamava-se libertador dos povos que conquistava antes submetidos ao domnio persa , afirmando respeitar seus costumes e respectivas religies. Ao mesmo tempo, porm, procurou diminuir ou mesmo suprimir as diferenas que separavam aquelas populaes.
(P. Cloch Alexandre l Grand In Aquino, Denise e Oscar Histria das Sociedades Editora Ao Livro Tcnico AS Rio de Janeiro-RJ, 1980.)

a) 58

b) 60

c) 62

d) 64

e) 66

66
1 Se x for um ngulo agudo tal que sen x = ento o va4 lor da expresso cossec x . (cossec x + cotg x) ser:

15 c) 2 (4 + 15 ) e) 4 (4 15 )
a) 4 +

b) 4

15 d) 4 (4 + 15 )

O texto diz respeito conquista macednica do Imprio Persa. Como consequncia desse processo, podemos afirmar que a estratgia de Alexandre a) fracassou, pois as razes culturais dos povos conquistados eram to fortes que resistiram a qualquer tentativa de fuso. b) visava consolidar o imprio que ele estava formando e teve como consequncia o surgimento de uma cultura hbrida a civilizao helenstica. c) produziu resultados duradouros, pois o imprio por ele fundado preservou sua unidade poltica e cultural nos sculos seguintes. d) ultrapassou os objetivos de seu planejador, pois transformou o Ocidente e o Oriente em uma vasta comunidade unida pelo idioma grego. e) assegurou a preservao da identidade dos povos conquistados, o que resultou em um mosaico de culturas independentes entre si. TURMAS DE MAIO A

20

70
Entre 264 e 146 a.C., trs grandes campanhas militares definiram quem dominaria o Mediterrneo nos sculos seguintes. Estamo-nos referindo s lutas travadas entre a) gregos e romanos, iniciadas quando Alexandre Magno empreendeu sua campanha para conquistar o Ocidente. b) romanos e brbaros germnicos, tendo como desfecho a queda de Roma e o fim da Antiguidade Clssica. c) cartagineses e romanos, tendo como resultado a implantao da talassocracia de Roma sobre o Mare Nostrum. d) atenienses e espartanos, acarretando a decadncia das cidades gregas e o advento da dominao macednica. e) persas e gregos, podendo ser caracterizadas como um choque entre duas civilizaes incompatveis entre si.

72
Entre as causas do colapso do Imprio Romano do Ocidente, podemos citar a) a Anarquia Militar, que desestabilizou a vida poltica e levou as massas plebeias a assumir o poder, dando incio a um longo perodo de caos poltico. b) o triunfo do Cristianismo, cujo universalismo e arraigado sentimento pacifista minaram a capacidade combativa do exrcito romano. c) as invases de hunos e germanos que, aps devastarem o Imprio Romano do Oriente, avanaram sobre o Ocidente Europeu d) as invases de tribos nrdicas, que atingiram o Imprio quando este se encontrava em plena crise econmica, devido ao xodo rural. e) a desagregao do sistema escravista de produo, causada basicamente pelo fim das guerras de conquista, a partir do sculo III d.C.

73 71
A valorizao dos aspectos mais gloriosos da histria de Roma no esconde a violncia e a espoliao contra setores oprimidos, tanto dentro da populao romana como fora dela. Tal situao gerou resistncias e conflitos, concludos quase sempre com o triunfo dos grupos dominantes. Um importante episdio que ilustra esse antagonismo foi(ram) a) as invases brbaras, que puseram fim ao Imprio e criaram condies para o estabelecimento de uma sociedade menos polarizada, embasada no feudalismo. b) o esforo da plebe para alcanar a igualdade de direitos em relao ao patriciado, o que levou o Senado a institucionalizar a poltica do panem et circenses. c) as grandes insurreies de escravos, a mais importante das quais, liderada por Esprtaco, resultou na substituio do escravismo pelo sistema de colonato. d) as guerras civis, que convulsionaram a fase final da Repblica Romana e abriram espao para um efmero perodo de democratizao, inspirado nas plis gregas. e) as tentativas de reforma agrria empreendidas pelos tribunos da plebe Tibrio e Caio Graco, que fracassaram devido resistncia da elite fundiria patrcia. "A prpria vocao do nobre lhe proibia qualquer atividade econmica direta. Ele pertencia de corpo e alma sua funo prpria: a de guerreiro. Um corpo gil e musculoso no bastava para fazer o cavaleiro ideal; era preciso ainda acrescentar a coragem. E era tambm porque proporciona a esta virtude a ocasio de se manifestar que a guerra punha tanta alegria no corao dos homens, para quem a audcia e o desprezo da morte eram, de algum modo, valores profissionais."
(Marc Bloch. A Sociedade Feudal. Lisboa, Edies 70, 1987.)

A leitura do trecho mostra que, segundo o autor, a) o mundo feudal constitua um meio no qual sempre imperava a violncia; por essa razo, cabia aos guerreiros, paradoxalmente, combater para que a paz pudesse prevalecer. b) a belicosidade do estamento senhorial entrava em choque com o pacifismo pregado pela Igreja no perodo, o que transformava os nobres em alvos frequentes da excomunho papal. c) a aristocracia feudal era a camada protetora da sociedade; por essa razo, no devia nem podia submeter-se prtica de trabalhos manuais, dedicando-se s atividades militares. d) o cio da nobreza era visto por ela prpria como uma situao indigna; eis por que, para os senhores feudais, as atividades comerciais eram honrosas, alm de geradoras de proveito. e) as atividades inerentes sociedade feudal eram igualmente valorizadas e o trabalho manual dos servos era to honroso quanto as prticas guerreiras dos cavaleiros.

TURMAS DE MAIO A

21

74

d) s disputas entre os reinos ibricos por terras ultramarinas, dentro do que fora estipulado no Tratado de Tordesilhas. e) precariedade da cartografia na poca, responsvel pela impreciso na localizao das terras recm-descobertas.

76
A Expanso Ultramarina Europeia produziu diversas consequncias, modificando radicalmente a histria da humanidade. Assinale a alternativa que apresenta uma dessas consequncias. a) A reabertura da Rota da Seda, interrompida devido queda de Constantinopla. b) A manuteno do eixo econmico europeu no Mar Mediterrneo. c) A drenagem de capitais europeus para o Oriente, devido ao comrcio de especiarias. d) A formao de imprios coloniais embasados no esprito mercantil. e) A disponibilidade de capitais na Europa em nveis iguais aos anteriores Expanso Martima.

No quadro da Expanso Martima Europeia, o mapa mostra a) a colonizao do Brasil pelos portugueses e o comrcio triangular entre o Atlntico e o ndico. b) os domnios coloniais ibricos, definidos por tratados firmados entre Portugal e Espanha. c) as principais expedies portuguesas relacionadas com o estabelecimento da "carreira das ndias". d) as principais viagens de descobrimento das potncias retardatrias na Expanso Martima. e) as mais importantes rotas do trfico de escravos entre a frica, a Amrica e a sia.

77 75
"Os cosmgrafos e navegadores de Portugal e Espanha procuram situar estas costas e ilhas da maneira mais conveniente a seus propsitos. Os espanhis situam-nas mais para ocidente, de forma a parecer que pertencem ao imperador [Carlos V, imperador germnico e rei da Espanha]; os portugueses, por sua vez, situam-nas mais para oriente, pois deste modo entrariam em sua jurisdio."
(Carta de Robert Thorne, comerciante ingls, ao rei Henrique VIII, 1527.)

O texto constitui uma aluso a) competio entre os pases europeus retardatrios Frana, Inglaterra e Holanda na corrida pela conquista de terras ultramarinas. b) aos esforos dos cartgrafos para mapear com preciso as descobertas resultantes das Grandes Navegaes. c) dupla atuao da marinha da Inglaterra na Expanso Martima, praticando o comrcio e tambm a guerra de corso.

Durante o sculo XVI, a Europa conheceu um processo inflacionrio profundamente perturbador: a "Revoluo dos Preos". Esse fenmeno foi causado a) pela consolidao dos Estados absolutistas, cujos gastos se elevaram devido ao luxo de suas cortes e a guerras dispendiosas. b) pelas guerras civis quase sempre de motivao religiosa que assolaram os principais Estados do continente europeu. c) pela abertura de rotas de comrcio martimo com a sia, que inundaram a Europa com artigos de luxo vendidos a preos elevados. d) pelo enorme afluxo de metais preciosos provenientes da Amrica Espanhola, o que ampliou em muito o dinheiro em circulao. e) pela retrao das atividades econmicas na Europa, em consequncia da devastao provocada pelo trinmio fomepesteguerra.

22

TURMAS DE MAIO A

78
Texto 1 Pesquisadores do clima mundial afirmam que este aquecimento global est ocorrendo em funo do aumento da atividade industrial e da consequente emisso de poluentes na atmosfera, principalmente de gases derivados da queima de combustveis fsseis e de queimadas agrcolas. Esses gases (oznio e gs carbnico, principalmente) formam uma camada de poluentes de difcil disperso, causando o famoso efeito estufa. Texto 2 O sistema climtico da Terra muda em resposta variao de fatores externos (incluindo a variao de sua rbita em torno do Sol), a erupes vulcnicas e concentrao de gases do efeito estufa na atmosfera. As causas do aquecimento recente continuam sendo uma rea ativa de pesquisa; mas o consenso cientfico identifica, como causa principal do aquecimento observado, a atividade humana desde o incio da era industrial. Esse fenmeno tem sido mais evidente nos ltimos cinquenta anos, para os quais esto disponveis dados mais precisos.

atividades industriais; essa soluo, porm, encontra forte oposio das massas trabalhadoras, as quais seriam privadas do conforto que os bens de consumo durveis lhes proporcionam atualmente.

79
(UNICENTRO) A matria est organizada em estruturas de diferentes escalas. Um pequeno bloco de cristal apresenta dimenses da ordem de 102 m, enquanto o tomo de hidrognio tem dimenses da ordem de 108 cm. Com base nessas informaes, um pequeno bloco de cristal maior do que o tomo de hidrognio um nmero de vezes igual a a) 1 000 000 000 b) 100 000 000 c) 10 000 000 d) 1 000 000 e) 100 000

80
(FEI-SP) Sabendo-se que 20 gotas de gua ocupam, aproximadamente, 1,0 cm3, quantas gotas de gua h em uma piscina de comprimento 20,0 m, largura 12,0 m e profundidade 2,0 m? a) 9,6 x 107 b) 9,6 x 108 c) 9,6 x 109 10 11 d) 9,6 x 10 e) 4,8 x 10

Com base nos trechos transcritos e em outros conhecimentos sobre o tema, possvel afirmar que a) no h provas conclusivas sobre danos causados ao meio ambiente pela Revoluo Industrial; no obstante, a totalidade da opinio pblica mundial admite a necessidade de se deter a emisso de poluentes fabris. b) a maioria dos cientistas considera o aquecimento global como um fenmeno cclico de nosso planeta, como ocorreu com as glaciaes de eras anteriores; portanto, no se pode responsabilizar a Revoluo Industrial pela ocorrncia do aquecimento global. c) o processo da Revoluo Industrial irreversvel; entretanto, ela gerou um alto custo ambiental, devido queima de combustveis fsseis e emisso de poluentes. Atualmente, entende-se melhor esse fenmeno e se buscam solues prticas para minimizar seus efeitos. d) a ao antrpica explica apenas parcialmente as mudanas climticas atualmente em curso; mas possvel ter certeza de que no h motivos para temor, pois a Natureza se autorregula e possui grande capacidade de regenerao. e) a soluo aparentemente mais vivel para conter o aquecimento global seria uma drstica reduo das TURMAS DE MAIO A

81
Considere trs esferinhas deslocando-se em linha reta com as velocidades indicadas na figura em relao a um referencial fixo no solo.

Se adotarmos a esfera C como referencial, ento: a) as esferas A e B esto em repouso. b) as esferas A e B esto em movimento. c) a esfera A estar em movimento e a esfera B estar em repouso. d) a esfera A estar em repouso e a esfera B estar em movimento. e) o solo estar em repouso.

23

82
Um carro move-se com velocidade escalar mdia de 60 km/h durante 1,0 h e com velocidade escalar mdia de 90 km/h durante 0,5 h, em uma trajetria retilnea. A velocidade escalar mdia, no intervalo de 1,5 h, mencionado, vale: a) 65 km/h b) 70 km/h c) 75 km/h d) 80 km/h e) 85 km/h

85
Quando por um processo qualquer, conseguimos ordenar (dar um sentido preferencial de movimentao) o movimento catico das cargas livres de um condutor, estabelece-se nesse, o que denominamos corrente eltrica.

83
Uma pedra lanada verticalmente para cima e a sua altura h, relativa ao solo, varia com o tempo t segundo a relao: h = 5,0 + 20,0t 5,0 t2 (SI) No instante t1 = 3,0s o movimento : a) progressivo e acelerado. b) progressivo e retardado. c) retrgrado e acelerado. d) retrgrado e retardado. e) uniforme e retrgrado.

O grfico a seguir representa a intensidade de corrente eltrica em funo do tempo em um dado condutor.

84
O grfico a seguir representa o espao s em funo do tempo t para um ciclista que descreve uma trajetria retilnea.

A quantidade de carga eltrica que atravessa uma seco transversal desse condutor nos dez segundos analisados no grfico de: a) 8,0 C b) 10,0 C c) 12,0 C d) 16,0 C e) 24,0 C

86
Nos choques eltricos, as correntes que fluem atravs do corpo humano podem causar danos biolgicos que, de acordo com a intensidade da corrente, so classificados segundo a tabela abaixo.

Corrente eltrica I II Analise as proposies a seguir: (I) O ciclista tem movimento uniforme e progressivo. (II) A velocidade escalar do ciclista nula no instante t = 10,0 s. (III) A velocidade escalar do ciclista constante e vale 2,0 m/s. Somente est correto o que se afirma em: a) I b) II c) III d) I e II e) I e III At 10 mA De 10 mA at 20 mA

Dano biolgico Dor e contrao muscular Aumento das contraes musculares Parada respiratria Fibrilao ventricular, que pode ser fatal Parada cardaca, queimaduras graves

III De 20 mA at 100 mA IV De 100 mA at 3,0 A

Acima de 3,0 A

(DURAN, J. E. R. Biofsica fundamentos e aplicaes. So Paulo, Pearson Prentice Hall, 2003. p. 178 [Adaptado]

24

TURMAS DE MAIO A

88
(UFCE) Dois termmetros, um graduado em Celsius e o outro em Fahrenheit, so usados, simultaneamente, para medir a temperatura de uma mesma amostra. Analise as proposies a seguir. (1) (2) (3) (4) as leituras em Celsius so sempre maiores do que as leituras em Fahrenheit. os termmetros apresentam o mesmo valor, caso a temperatura da amostra seja 40C. caso o termmetro em Celsius indique zero grau, o termmetro em Fahrenheit indicar 32 graus. quando a temperatura da amostra for zero grau Fahrenheit, a temperatura em Celsius tambm ser zero.

Consideremos que a pessoa da figura tenha uma resistncia eltrica corporal da ordem de 2,0 . 103 . Em qual das situaes da tabela apresentada tal pessoa se enquadraria quando sujeita a uma tenso eltrica de 110 V? a) I b) II c) III d) IV e) V

87
Para construir um aquecedor eltrico, um eletricista necessita de um condutor com resistncia eltrica de 160 e outro com resistncia eltrica de 40 . A resistncia eltrica do condutor I igual a 10 .

Somente esto corretas: a) (1) e (2) c) (3) e (4) e) (1), (2) e (3)

b) (2) e (3) d) (2), (3) e (4)

89
(UERGS) No estudo da Calorimetria, so comuns os termos calor especfico sensvel e capacidade trmica. Considerando-se esse tema, assinale a afirmativa correta. a) Calor especfico sensvel uma caracterstica de um corpo. b) Calor especfico sensvel uma caracterstica de uma substncia. c) Capacidade trmica uma caracterstica de uma substncia. d) Quanto maior a capacidade trmica de um corpo, maior a sua temperatura. e) Quanto maior o calor especfico sensvel de um corpo, maior a sua temperatura.

Quais dos resistores eltricos a seguir devem ser escolhidos, sabendo-se que todos so feitos de mesmo material.

90
(FUVEST) Um atleta envolve sua perna com uma bolsa de gua quente contendo 600 g de gua temperatura inicial de 90C. Aps 4,0 h ele observa que a temperatura da gua de 42C, A perda mdia de energia trmica da gua por unidade de tempo : a) 1,0 cal/s b) 2,0 cal/s c) 8,4 cal/s d) 18,4 cal/s e) 120 cal/s (Dado: c = 1,0 cal/gC.)

a) II e III d) II e IV

b) III e IV e) III e V

c) IV e V

TURMAS DE MAIO A

25

26

TURMAS DE MAIO A

TURMAS DE MAIO A

27

28

TURMAS DE MAIO A

You might also like